Novas Adições a USM DOU

Feito por talkingtree e GenOne. Traduzido por lyd.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art

Art by Pyritie.

Resumo

O lançamento de novos jogos da série principal de Pokémon sempre dá uma sacudida nas muitas tiers da Smogon. Embora alterações em meados de uma geração terem menos impacto, novos Pokémon e novos moves forçam jogadores a se adaptarem tanto a montar equipes quanto a jogar o jogo. Esse artigo vai ajudar você, leitor, a aprender como USM mudou o metagame de DOU e se aprofundar um pouco mais no mesmo.


Stakataka

Stakataka

Stakataka é um dos mais interessantes Pokémon introduzidos para o metagame de DOU. Stakataka tem duas grandes vantagens. Primeiramente, 13 de base Speed é o fundo do poço, o que faz com que Gyro Ball tenha 150 de Base Power contra a maior parte do metagame. Com respeitáveis 131 de base Attack, Stakataka consegue demolir times quando em uma posição favorável; Pokémon mais frágeis simplesmente são derrubados por Gyro Ball, já Pokémon um pouco mais bulky como Tapu Fini recebem um 2HKO. Stakataka também ganha Stone Edge e Rock Slide como moves STAB, o que possibilita causar bastante dano em muitos dos Pokémon que resistem Gyro Ball. Nesse quesito, Stakataka é superior a Ferrothorn como usuário de Gyro Ball. Além disso, Stakataka tem acesso ao move Trick Room, uma das melhores formas de Speed control em Doubles. A combinação de Gyro Ball e Trick Room basicamente faz com que Stakataka junte o papel de Ferrothorn e Diancie em um só slot. Entretanto, Stakataka ainda assim sofre competição com Diancie como um Rock-type usuário de Trick Room e de Ferrothorn como um usuário de Gyro Ball. Diancie é mais consistente que Stakataka, pois possui uma melhor combinação de tipos, melhor Special Defense, e uma ability que ignora reduções de stats. No espectro ofensivo, Diancie pode espalhar dano com Diamond Storm, o que é mais ideal quando comparado a Stakataka que visa KOs rápidos com seu Gyro Ball. Já Ferrothorn tem só uma fraqueza explorável (move do tipo Fire) e acesso a recovery via Leech Seed, enquanto Stakataka tem duas fraquezas exploráveis a Fighting e Ground (dois dos mais comums tipos ofensivos de DOU). Contudo, Stakataka pode atenuar essa fraqueza com sua maior Defense e com o uso de Shuca Berry ou Chople Berry. De fato Stakataka pode reduzir essas fraquezas, mas ele pode apenas sonhar em ter resistências cruciais como Electric e Water igual a Ferrothorn.


Naganadel

Naganadel

A destreza ofensiva de Naganadel em tiers singles não necessariamente condiz com o metagame de Doubles, onde ele tem dificuldade de lidar com Pokémon bulky como Zapdos, Tapu Fini e Ferrothorn, bem como Pokémon mais rápidos, a exemplo de Marshadow, Mega Gengar e Deoxys-A, todos os três banidos em OU. O bulk baixa de Naganadel impede que ele dure muito em uma partida, logo acaba sendo usado por sua ampla coverage ou como um usuário de Tailwind ofensivo. Sua Speed tier que ultrapassa a de Mega Salamence salva Naganadel da inutilidade, possibilitando que Naganadel seja um check para ambos Mega Salamence e Kyurem-B, conseguindo um OHKO até em Assault Vest Kyurem-B com seu Devastating Drake. Ter STAB em moves do tipo Poison possibilita que Naganadel se diferencie de outros Dragon-types, assustando Tapu Bulu, Tapu Lele sem Choice Scarf e Tapu Koko sem Hidden Power Ice. A escolha entre Fire Blast e Tailwind varia bastante de equipe pra equipe, já que na maioria das vezes Naganadel funciona com um nicho bem específico. Mas para grande parte das equipes, Mega Salamence é simplesmente uma melhor opção devido ao seu bulk e versatilidade superiores.


Tapu Fini

Tapu Fini

Tapu Fini já era uma grande ameaça no metagame de SM Doubles, mas move tutors a melhoraram ainda mais, providenciando acesso a tanto Icy Wind quanto Knock Off, moves muito importantes para a sua utilidade no metagame. Com Speed control consistente e a capacidade de remover itens, a já impressionante versatilidade de Tapu Fini continua a aumentar. Em sua maioria, Icy Wind e Knock Off ainda são um pouco raros graças ao sucesso dos outros sets de Tapu Fini. Entretanto, sets híbridos com Calm Mind e Icy Wind já surgiram por providenciar tanto utilidade quanto potencial para um sweep, e o lançamento de ambos os moves já transformou Assault Vest Tapu Fini e também sets mais ofensivos em sets realmente ameaçadores.


Mega Metagross

Mega Metagross

Mega Metagross se estabeleceu como um dos Mega Pokémon mais influentes em Doubles, graças a uma distribuição de stats forte e balanceada e sua capacidade de enfrentar os guardiões de Alola frente a frente. Entretanto, historicamente falando, Mega Metagross sempre sofreu de 4MSS já que não conseguia encaixar seus moves de STAB (Iron Head e Zen Headbutt), Protect (essencial em Doubles) e um move de coverage que permitisse lidar confortavelmente com Steel-types, desde Ferrothorn e Celesteela a Heatran e Aegislash. Porém, em USUM a introdução de novos move tutors possibilitou que Mega Metagross aprendesse Stomping Tantrum, um move de alvo único do tipo Ground, coloquialmente chamado de "Ground Punch" que ganha o bônus de Tough Claws. O move acerta a maioria dos Steel-types com dano super efetivo e ainda acerta outros (como Ferrothorn e Scizor) com dano neutro, assim diminuindo o problema de Mega Metagross e sua coverage. Em combinação com outros moves de coverage, como Hammer Arm, Ice Punch e Thunder Punch, Mega Metagross agora consegue acertar todos seus checks. Mega Metagross ainda não consegue ameaçar todos os seus checks em um único moveset, mas com Stomping Tantrum, fica mais imprevisível e versátil.


Necrozma

Necrozma

Antes de USM, Necrozma era visto como um usuário de Trick Room comparável a Cresselia mas com mais presença ofensiva, pior bulk e uma pior movepool. A maior dificuldade de Necrozma era sua incapacidade de acertar Steel-types. Em USM, entretanto, Necrozma ganhou acesso a Heat Wave e Earth Power, que juntos possibilitam que Necrozma dê dano super efetivo em todos os Steel-types relevantes na tier. Além disso, Necrozma ganhou um move exclusivo, Photon Geyser, que funciona tanto como um move physical quanto como um move special, dependendo de qual stat de Necrozma é maior ao usar o move. Com melhor coverage e acesso a Photon Geyser, Necrozma é bem mais imprevisível. Por mais que a maior parte de Necrozmas funcionem como usuários ofensivos de Trick Room, Necrozma agora têm inúmeros outros nichos. Ele pode usar um set com investimento de EV em Attack com Swords Dance, Earthquake e Groundium Z para derrubar Steel-types que seriam checks caso contrário. Ele pode usar Kasib Berry para servir de isca e dar KO em Marshadow. Necrozma nem precisa mais usar Trick Room — talvez ele possa ser usado como Heatran com uma distribuição de EVs mais veloz? O ponto é que Necrozma não é mais previsível como era antes, mas que ele cresceu para se tornar um Pokémon indecifrável a partir do Team Preview.


Kartana

Kartana

A Special Defense horrível de Kartana o torna difícil de usar num metagame centrado em moves special como Doubles, com sua decente Speed tier e seu Attack incrível o salvando da irrelevância. Os novos move tutors foram generosos com Kartana se tornando bem mais útil com Tailwind e Knock Off. Normalmente, Kartana era quase inútil se não conseguisse um KO a cada turno antes desse novos moves; mas em USM, ambos moves possibilitam Kartana gerar momentum sem nem alcançar um KO. Tailwind é especialmente interessante pois, junto a um Flynium Z, o move aumenta a chance de critical hit de Kartana em dois estágios. Com STAB em Leaf Blade que já tem uma chance maior de dar critical hit, isso significa que Kartana vai sempre disparar moves certeiros, possibilitando ignorar Intimidate de Landorus-T, um dos Pokémon mais relevantes no metagame. Night Slash providencia ainda mais coverage e também sempre será um critical hit; entretanto, esse set não tem a habilidade de causar altos níveis de dano de dano super efetivo, e impede que outros Pokémon em sua equipe usem Z-moves. Além disso, como um usuário de Tailwind, Kartana é extremamente frágil, logo, seus companheiros de equipe não podem depender dele como sua forma de Speed control.


Mudanças Menores

Os Pokémon acima são os Pokémon mais afetados pelas mudanças em USM Doubles, mas algumas outras adições têm o potencial de dar uma sacudida no metagame enquanto ele se adapta. Blacephalon, o único Pokémon novo não comentado nesse artigo, tem um Special Attack monstruoso e boa coverage com seus STABs. Porém, ele sofre com sua tremenda fragilidade, com uma Speed tier medíocre e com a presença de Tapu Fini, Mega Salamence e Marshadow, reduzindo bastante suas chances em DOU. Alguns novos move tutors também são interessantes. Tapu Koko ganhou acesso a Electroweb como uma forma de Speed control, mas tem dificuldade de encaixar o move em seu moveset. Alolan Muk pode usar a combinação de Gluttony, Recycle e uma Iapapa Berry para ter uma forma semi-consistente de recovery. Defog foi vastamente distribuído, o que pode diminuir a prevalência que Stealth Rock vinha ganhando. Finalmente, Sticky Web, um move muito raro no metagame de Doubles, agora ganhou dois novos usuários na forma de Araquanid e Ribombee, que podem trazer o move para o cenário competitivo.


Vá Lá!

Em sua maioria, o metagame de Doubles está bem similar a sua forma antes de USM. Porém, para jogadores que achavam que o metagame estava ficando obsoleto, essas mudanças vão dar uma variada no metagame e dar espaço para criatividade e inovação. Agora que você já sabe quais Pokémon se beneficiaram em USM Doubles, vá a ladder e teste-os você mesmo!

HTML por inactive.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »