UU Gengar

Grillo

⭐⭐⭐
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/gengar/uu/

[OVERVIEW]

Gengar é um Pokémon ofensivo ameaçador graças à sua genial tipagem ofensiva, aos seus stats e à sua movepool. Diferente de outros Ghost-types, é mais difícil de ser preso com Pursuit graças a Substitute, o que facilita previsões e pode deixar o time rival em uma situação muito ruim. Gengar também é capaz de pressionar Fairy-, Fighting- e Psychic-types como Mega Altaria, Terrakion e Celebi, o que faz dele muito útil em times ofensivos. No entanto, Gengar tem um bulk ruim em geral, deixando-o muito suscetível a ameaças mais rápidas e moves de prioridade. Sua tipagem também não oferece boas resistências, o que significa que geralmente tem problemas para encontrar turnos para colocar Substitute. Substitute muitas vezes também deixa Gengar no alcance de moves com prioridade e de Pokémon mais rápidos, fazendo com que seja fácil lhe fazer revenge kill.

name: Substitute
move 1: Substitute
move 2: Shadow Ball
move 3: Sludge Wave
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z / Life Orb / Black Sludge
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Substitute é muito útil contra Pursuit trappers como Krookodile, Bisharp e Mega Aerodactyl, os que normalmente são usados para contra-atacar Gengar. Focus Blast é necessário para fazer OHKO a Dark-types, como Hydreigon, Krookodile e Bisharp. O move também pode ser usado com Fightinium Z para ter um poderoso e perfeitamente preciso ataque Fighting-type.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z torna Focus Blast em um All-Out Pummeling de 190 de Base Power e com precisão perfeita, o que pode fazer OHKO a Dark-types e também a outras ameaças como Terrakion e Cobalion, além de Empoleon depois de um pouco de dano anterior. Life Orb pode ser usado no seu lugar para ter um boost considerável em todos os moves de Gengar, mas isso faz com que Focus Blast seja muito menos confiável, além de causar dano em Gengar. Black Sludge é uma opção que pode aumentar o número de vezes que Gengar pode usar Substitute e aumenta sua longevidade em geral.

Dicas de Uso
========

Gengar é muito frágil para entrar diretamente em ataques, por isso, precisa ser trazido depois que um colega de equipe tiver sido eliminado, por uma switch dupla agressiva ou por Volt Switch ou U-turn. A tipagem de Gengar e seu alto Special Attack permitem que force a saída de Pokémon comuns, tais como Mega Altaria, Togekiss e Slowbro, o que significa que normalmente encontra muitas oportunidades para colocar Substitute nos jogos. Gengar pode entrar contra inimigos passivos com STABs aos quais resiste, como Sylveon, Amoonguss e Florges, para ganhar turnos livres, especialmente se está usando Black Sludge. Em geral, é melhor usar Substitute com frequência, mas contra times com Pursuit trappers como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, use Substitute o máximo possível, já que elimina o risco de prever mal com suas coverages e coloca o adversário em uma má posição. Por exemplo, Substitute pode ser usado quando você espera que seu rival vá sacrificar algo contra Gengar; nessa situação, você pode evitar que Gengar seja preso por Pursuit depois do sacrifício e ainda consegue dois KOs. O move também pode ser usado quando se espera que um Pokémon que resista a Shadow Ball, como Choice Scarf Hydreigon, entrar em campo. Substitute deve ser usado frequentemente contra times com usuários de moves de prioridade, como Scizor e Crawdaunt, e pode ser muito benéfico contra Bisharp para evitar jogos mentais entre Sucker Punch e Pursuit. Não deixe Gengar se enfraquecer muito por dano residual, visto que precisa usar Substitute bastante e sobreviver a ataques rivais. Considerando isso, certifique-se de ter poucos entry hazards no seu campo antes de enviar Gengar. Fightinium Z é melhor usado para assegurar um OHKO contra Dark-types como Krookodile e Bisharp na switch ou atrás de um Substitute, uma vez que usar o move em qualquer outro momento significa que Gengar corre o risco de errar. Se está usando Black Sludge, Gengar pode usar Substitute com mais frequência, pois tem muito mais possibilidades de usar Substitute com Black Sludge do que com qualquer outro item nesse set.

Opções de Equipe
========

Gengar encaixa melhor em equipes ofensivas por ser rápido e poderoso, podendo fazer check a ameaças como Terrakion e Togekiss em emergências. Times normalmente confiam em ameaças como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile para fazer check a Gengar, por isso, usuários de Justified como Cobalion, Terrakion e Lucario podem aproveitar isso para conseguir turnos livres. Setup sweepers mais bulky como Scizor e Suicune também apreciam as possibilidades de setup que Gengar pode conseguir para eles atraindo Pokémon presos em itens Choice como Krookodile e Scizor querendo usar Pursuit. Usuários de entry hazards como Cobalion e Klefki podem ajudar a por ameaças como Empoleon no alcance de All-Out Pummeling e normalmente ajudam Gengar a assegurar 2HKOs com Shadow Ball. Além disso, Toxic Spikes de Tentacruel e Nidoqueen combinam bem com Substitute Gengar, especialmente variantes Black Sludge, já que pode causar dano residual em ameaças como Hippowdon e Blissey, que normalmente são difíceis de lidar para Gengar. Gengar odeia hazards, visto que enfraquecem ele e o deixam no alcance de ataques rivais além de limitar as vezes que pode usar Substitute. Removedores de entry hazards como Starmie e Hydreigon encaixam bem em times ofensivos com Gengar; Starmie pode fazer check e usar Rapid Spin contra Ground-types como Hippowdon e Gligar, os quais ameaçam Gengar. Outros Pokémon como Tsareena e Slowbro também podem fazer check a Ground-types. Se Gengar não estiver com Substitute, usuários de prioridades como Scizor, Crawdaunt e Mamoswine podem vencer ele depois de um pouco de dano prévio. Portanto, Pokémon como Moltres, Hydreigon e Infernape podem ser bons parceiros. Sem um item de fortalecer o dano, Gengar tem problemas com a maioria das walls, então, wallbreakers como Terrakion e Mega Blastoise são bons companheiros. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Rotom-H, Scizor e Hydreigon, podem fazer Gengar entrar sem receber muito dano.

Outras Opções
=============

Já que Gengar normalmente força trocas, um set com Substitute, Hex e Will-O-Wisp lhe oferece uma poderosa opção de STAB e um método para incomodar equipes mais bulky com status e Substitute. Choice Specs e Choice Scarf podem ser usados para dar a Gengar mais poder ou mais Speed imediatos, mas seus STABs são fáceis de o rival tomar vantagem.

Checks e Counters
===================

**Dark-types**: Dark-types como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile, embora não possam entrar em Focus Blast, ameaçam-no com seus moves Dark-type. Adicionalmente, Gengar é suscetível a ser preso por Pursuit devido ao seu terrível bulk. É bom dizer que nenhum deles pode vencer Gengar atrás de Substitute. Em particular, Gengar é incapaz de fazer uma quantidade decente de dano a Alolan Muk e é preso por Pursuit, fazendo com que Substitute seja pouco útil contra ele.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de Gengar ser rápido, existem Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Beedrill que podem o ultrapassar e lhe dar OHKO.

**Moves De Prioridade**: Assim como os Pokémon mais rápidos, usuários de moves de prioridade, como Doublade e Scizor, não precisam o ultrapassar e quebram as defesas de papel de Gengar.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon defensivos como Blissey, Hippowdon, Umbreon e Snorlax podem receber tranquilamente a maioria dos ataques de Gengar.

- Written by: [[Nuked, 382658]]
- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Pinboim.3, 435279]]
- Quality control by: [[TSR, 271239], [Pak, 245869], [Kink, 222534], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Amane Misa, 312356], [Surgeon, 347604]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

— As legendas usadas foram (A)notações e (G)ramática. Dê mais atenção às (A)notações;

— Veja todas as mudanças no diffchecker!;

— Lembre-se de acentuar o "já que". Além disso, tente variar mais entre "já que", "visto que", "uma vez que" e etc. As conjunções possuem o mesmo significado, mas variar entre elas evita repetição;

— Alguns termos em inglês nós traduzimos. Dos que apareceram na tradução, "typing", "counter play", "setters", "removers", "outspeed", todos são termos que nós traduzimos;

GP 1/2

[OVERVIEW]

Gengar é um Pokémon ofensivo ameaçador graças à sua genial tipagem ofensiva (A: traduzimos "typing"), aos seus stats e à sua movepool. Diferente de outros Ghost-types, é mais difícil de ser preso com Pursuit graças a Substitute, o que facilita previsões (A: traduzimos "predict") e pode deixar o time rival em uma situação muito ruim. Gengar também é capaz de pressionar Fairy-, Fighting- e Psychic-types como Mega Altaria, Terrakion e Celebi, o que faz dele muito útil em times ofensivos. No entanto, Gengar tem um bulk ruim em geral, deixando-o muito suscetível a ameaças mais rápidas e moves de prioridade. Sua tipagem também não oferece boas resistências, o que significa que geralmente tem problemas para encontrar turnos para colocar Substitute. Substitute muitas vezes também deixa Gengar no alcance de moves com prioridade e de Pokémon mais rápidos, fazendo com que seja fácil lhe fazer revenge kill.

name: Substitute
move 1: Substitute
move 2: Shadow Ball
move 3: Sludge Wave
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z / Life Orb / Black Sludge
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Substitute é muito útil contra Pursuit trappers como Krookodile, Bisharp e Mega Aerodactyl, os que normalmente são usados contra-atacar Gengar. Focus Blast é necessário para fazer OHKO a Dark-types, como Hydreigon, Krookodile e Bisharp. O move também pode ser usado com Fightinium Z para ter um poderoso e perfeitamente preciso ataque Fighting-type.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z torna Focus Blast em um All-Out Pummeling de 190 de Base Power e com precisão perfeita, o que pode fazer OHKO a Dark-types e também a outras ameaças como Terrakion e Cobalion, além de Empoleon depois de um pouco de dano anterior. Life Orb pode ser usado no lugar para ter um boost considerável em todos os moves de Gengar, mas isso faz com que Focus Blast seja muito menos confiável e também causa danos em Gengar. Black Sludge é uma opção que pode aumentar o número de vezes que Gengar pode usar Substitute e aumenta sua longevidade em geral.

Dicas de Uso
========

Gengar é muito frágil para entrar diretamente em ataques, por isso, precisa ser trazido depois que um colega de equipe tiver sido eliminado, por uma switch dupla agressivo ou por Volt Switch ou U-turn. A tipagem de Gengar e seu alto Special Attack permitem que force a sair Pokémon comuns, tais como Mega Altaria, Togekiss e Slowbro, o que significa que normalmente encontra muitas oportunidades para colocar Substitute nos jogos. Gengar pode entrar contra inimigos passivos com STABs aos quais resiste como Sylveon, Amoonguss e Florges para ganhar turnos livres, especialmente se está usando Black Sludge. Em geral, é melhor usar Substitute com frequência, mas contra times com Pursuit trappers como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, use Substitute o máximo possível, que elimina o risco de prever mal com suas coverages e coloca o adversário em uma posição ruim. Por exemplo, Substitute pode ser usado quando você espera que seu rival vá sacrificar algo contra Gengar; nessa situação, você pode evitar que Gengar seja preso por Pursuit depois do sacrifício e ainda consegue dois KOs. O move também pode ser usado quando se espera que um Pokémon que resista a Shadow Ball, como Choice Scarf Hydreigon, entrar em campo. Substitute deve ser usado frequentemente contra times com usuários de moves de prioridade, como Scizor e Crawdaunt, e pode ser muito benéfico contra Bisharp para evitar jogos mentais entre Sucker Punch e Pursuit. Não deixe (G: evite usar artigo de gênero antes de nome de Pokémon) Gengar se enfraquecer muito por dano residual, visto que precisa usar Substitute frequentemente e sobreviver a ataques rivais. Considerando isso, certifique-se de ter poucas entry hazards no seu campo antes de enviar Gengar. Fightinium Z é melhor usado para assegurar (G: "assegurar" e "segurar" possuem sentidos distintos. Um é mais próximo de "certificar", enquanto o outro de "pegar) um OHKO contra Dark-types como Krookodile e Bisharp na (A: "switch" fica no feminino) switch ou atrás de um Substitute, uma vez que usar o move em qualquer outro momento significa que Gengar corre o risco de errar. Se está usando Black Sludge, Gengar pode usar Substitute com mais frequência, pois tem muito (G: advérbio não concorda em número nem em gênero. No caso, "muito" é advérbio de modo e dá mais intensidade ao seu complemento) mais possibilidades de usar Substitute com Black Sludge do que com qualquer outro item nesse set.

Opções de Equipe
========

Gengar encaixa-se melhor em equipes ofensivas por ser rápido e poderoso, podendo fazer check a ameaças como Terrakion e Togekiss em emergências. Times normalmente confiam em ameaças como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile para fazer check a Gengar, por isso, usuários de Justified como Cobalion, Terrakion e Lucario podem aproveitar isso para conseguir turnos livres. Setup sweepers mais bulky como Scizor e Suicune também apreciam as possibilidades de setup que Gengar pode conseguir para eles atraindo Pokémon presos em itens Choice como Krookodile e Scizor querendo usar Pursuit. Usuários (A: traduzimos "setters") de entry hazards como Cobalion e Klefki podem ajudar a por ameaças como Empoleon no alcance de All-Out Pummeling e normalmente ajudam a Gengar assegurar 2HKOs com Shadow Ball. Além disso, Toxic Spikes de Tentacruel e Nidoqueen combinam bem com Substitute Gengar, especialmente variantes Black Sludge, que pode causar dano residual em ameaças como Hippowdon e Blissey, que normalmente são difíceis de lidar para Gengar. Gengar odeia hazards, visto que enfraquecem ele e o deixam no alcance de ataques rivais além de limitar as vezes que pode usar Substitute. Removedores (A: traduzimos "removers") de entry hazards como Starmie e Hydreigon encaixam bem em times ofensivos com Gengar; Starmie pode fazer check e usar Rapid Spin contra Ground-types como Hippowdon e Gligar, os quais ameaçam Gengar. Outros Pokémon como Tsareena e Slowbro também podem fazer check a Ground-types. Se Gengar não estiver com Substitute, usuários de prioridades como Scizor, Crawdaunt e Mamoswine podem vencer ele depois de um pouco de dano prévio. Portanto, Pokémon como Moltres, Hydreigon e Infernape podem ser bons parceiros. Sem um item de fortalecer, Gengar tem problemas com a maioria das walls, então, wallbreakers como Terrakion e Mega Blastoise são bons companheiros. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Rotom-H, Scizor e Hydreigon, podem fazer Gengar entrar sem receber muito dano.

Outras Opções
=============

que Gengar normalmente força trocas, um set com Substitute, Hex e Will-O-Wisp lhe oferece uma poderosa opção de STAB e um método para incomodar equipes mais bulky com status e Substitute. Choice Specs e Choice Scarf podem ser usados para dar a Gengar mais poder ou mais Speed imediatos, mas seus STABs são fáceis de o rival tomar vantagem.

Checks e Counters
===================

**Dark-types**: Dark-types como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile, embora (G: não estou ciente se é algo do espanhol, mas geralmente usamos "while" como "embora", "apesar de" ou "enquanto". As concessivas, no caso, são as que se encaixam) não possam entrar em Focus Blast, ameaçam-no com seus moves Dark-type. Adicionalmente, Gengar é suscetível a ser preso por Pursuit devido ao seu terrível bulk. É bom dizer que nenhum deles pode vencer Gengar atrás de Substitute. Em particular, Gengar é incapaz de fazer uma quantidade decente de dano a Alolan Muk e é preso por Pursuit, fazendo com que Substitute seja pouco útil contra ele.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de Gengar ser rápido, existem Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Beedrill que podem o ultrapassar (A: traduzimos "outspeed") e lhe dar OHKO.

**Moves De Prioridade**: Assim como os Pokémon mais rápidos, usuários de moves de prioridade, como Doublade e Scizor, não precisam o ultrapassar (A: traduzimos "outspeed") e quebram as defesas de papel de Gengar.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon defensivos como Blissey, Hippowdon, Umbreon e Snorlax podem receber tranquilamente a maioria dos ataques de Gengar.

- Written by: [[Nuked, 382658]]
- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[TSR, 271239], [Pak, 245869], [Kink, 222534], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Amane Misa, 312356], [Surgeon, 347604]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/AhTGtGSy

[OVERVIEW]

Gengar é um Pokémon ofensivo ameaçador graças à sua genial tipagem ofensiva, aos seus stats e à sua movepool. Diferente de outros Ghost-types, é mais difícil de ser preso com Pursuit graças a Substitute, o que facilita previsões e pode deixar o time rival em uma situação muito ruim. Gengar também é capaz de pressionar Fairy-, Fighting- e Psychic-types como Mega Altaria, Terrakion e Celebi, o que faz dele muito útil em times ofensivos. No entanto, Gengar tem um bulk ruim em geral, deixando-o muito suscetível a ameaças mais rápidas e moves de prioridade. Sua tipagem também não oferece boas resistências, o que significa que geralmente tem problemas para encontrar turnos para colocar Substitute. Substitute muitas vezes também deixa Gengar no alcance de moves com prioridade e de Pokémon mais rápidos, fazendo com que seja fácil lhe fazer revenge kill.

name: Substitute
move 1: Substitute
move 2: Shadow Ball
move 3: Sludge Wave
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z / Life Orb / Black Sludge
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Substitute é muito útil contra Pursuit trappers como Krookodile, Bisharp e Mega Aerodactyl, os que normalmente são usados contra-atacar Gengar. Focus Blast é necessário para fazer OHKO a Dark-types, como Hydreigon, Krookodile e Bisharp. O move também pode ser usado com Fightinium Z para ter um poderoso e perfeitamente preciso ataque Fighting-type.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z torna Focus Blast em um All-Out Pummeling de 190 de Base Power e com precisão perfeita, o que pode fazer OHKO a Dark-types e também a outras ameaças como Terrakion e Cobalion, além de Empoleon depois de um pouco de dano anterior. Life Orb pode ser usado no lugar para ter um boost considerável em todos os moves de Gengar, mas isso faz com que Focus Blast seja muito menos confiável e também causa danos em Gengar. Black Sludge é uma opção que pode aumentar o número de vezes que Gengar pode usar Substitute e aumenta sua longevidade em geral.

Dicas de Uso
========

Gengar é muito frágil para entrar diretamente em ataques, por isso, precisa ser trazido depois que um colega de equipe tiver sido eliminado, por uma switch dupla agressivo ou por Volt Switch ou U-turn. A tipagem de Gengar e seu alto Special Attack permitem que force a sair Pokémon comuns, tais como Mega Altaria, Togekiss e Slowbro, o que significa que normalmente encontra muitas oportunidades para colocar Substitute nos jogos. Gengar pode entrar contra inimigos passivos com STABs aos quais resiste como Sylveon, Amoonguss e Florges para ganhar turnos livres, especialmente se está usando Black Sludge. Em geral, é melhor usar Substitute com frequência, mas contra times com Pursuit trappers como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, use Substitute o máximo possível, já que elimina o risco de prever mal com suas coverages e coloca o adversário em uma posição ruim. Por exemplo, Substitute pode ser usado quando você espera que seu rival vá sacrificar algo contra Gengar; nessa situação, você pode evitar que Gengar seja preso por Pursuit depois do sacrifício e ainda consegue dois KOs. O move também pode ser usado quando se espera que um Pokémon que resista a Shadow Ball, como Choice Scarf Hydreigon, entrar em campo. Substitute deve ser usado frequentemente contra times com usuários de moves de prioridade, como Scizor e Crawdaunt, e pode ser muito benéfico contra Bisharp para evitar jogos mentais entre Sucker Punch e Pursuit. Não deixe Gengar se enfraquecer muito por dano residual, visto que precisa usar Substitute frequentemente e sobreviver a ataques rivais. Considerando isso, certifique-se de ter poucas entry hazards no seu campo antes de enviar Gengar. Fightinium Z é melhor usado para assegurar um OHKO contra Dark-types como Krookodile e Bisharp na (A: "switch" fica no feminino) switch ou atrás de um Substitute, uma vez que usar o move em qualquer outro momento significa que Gengar corre o risco de errar. Se está usando Black Sludge, Gengar pode usar Substitute com mais frequência, pois tem muito mais possibilidades de usar Substitute com Black Sludge do que com qualquer outro item nesse set.

Opções de Equipe
========

Gengar encaixa-se melhor em equipes ofensivas por ser rápido e poderoso, podendo fazer check a ameaças como Terrakion e Togekiss em emergências. Times normalmente confiam em ameaças como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile para fazer check a Gengar, por isso, usuários de Justified como Cobalion, Terrakion e Lucario podem aproveitar isso para conseguir turnos livres. Setup sweepers mais bulky como Scizor e Suicune também apreciam as possibilidades de setup que Gengar pode conseguir para eles atraindo Pokémon presos em itens Choice como Krookodile e Scizor querendo usar Pursuit. Usuários de entry hazards como Cobalion e Klefki podem ajudar a por ameaças como Empoleon no alcance de All-Out Pummeling e normalmente ajudam a Gengar assegurar 2HKOs com Shadow Ball. Além disso, Toxic Spikes de Tentacruel e Nidoqueen combinam bem com Substitute Gengar, especialmente variantes Black Sludge, já que pode causar dano residual em ameaças como Hippowdon e Blissey, que normalmente são difíceis de lidar para Gengar. Gengar odeia hazards, visto que enfraquecem ele e o deixam no alcance de ataques rivais além de limitar as vezes que pode usar Substitute. Removedores de entry hazards como Starmie e Hydreigon encaixam bem em times ofensivos com Gengar; Starmie pode fazer check e usar Rapid Spin contra Ground-types como Hippowdon e Gligar, os quais ameaçam Gengar. Outros Pokémon como Tsareena e Slowbro também podem fazer check a Ground-types. Se Gengar não estiver com Substitute, usuários de prioridades como Scizor, Crawdaunt e Mamoswine podem vencer ele depois de um pouco de dano prévio. Portanto, Pokémon como Moltres, Hydreigon e Infernape podem ser bons parceiros. Sem um item de fortalecer, Gengar tem problemas com a maioria das walls, então, wallbreakers como Terrakion e Mega Blastoise são bons companheiros. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Rotom-H, Scizor e Hydreigon, podem fazer Gengar entrar sem receber muito dano.

Outras Opções
=============

Já que Gengar normalmente força trocas, um set com Substitute, Hex e Will-O-Wisp lhe oferece uma poderosa opção de STAB e um método para incomodar equipes mais bulky com status e Substitute. Choice Specs e Choice Scarf podem ser usados para dar a Gengar mais poder ou mais Speed imediatos, mas seus STABs são fáceis de o rival tomar vantagem.

Checks e Counters
===================

**Dark-types**: Dark-types como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile, embora não possam entrar em Focus Blast, ameaçam-no com seus moves Dark-type. Adicionalmente, Gengar é suscetível a ser preso por Pursuit devido ao seu terrível bulk. É bom dizer que nenhum deles pode vencer Gengar atrás de Substitute. Em particular, Gengar é incapaz de fazer uma quantidade decente de dano a Alolan Muk e é preso por Pursuit, fazendo com que Substitute seja pouco útil contra ele.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de Gengar ser rápido, existem Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Beedrill que podem o ultrapassar e lhe dar OHKO.

**Moves De Prioridade**: Assim como os Pokémon mais rápidos, usuários de moves de prioridade, como Doublade e Scizor, não precisam o ultrapassar e quebram as defesas de papel de Gengar.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon defensivos como Blissey, Hippowdon, Umbreon e Snorlax podem receber tranquilamente a maioria dos ataques de Gengar.

- Written by: [[Nuked, 382658]]
- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[TSR, 271239], [Pak, 245869], [Kink, 222534], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Amane Misa, 312356], [Surgeon, 347604]]
 

Pinboim3

Rain days are the worst
Adicionar {Remover} (Comentários)

[OVERVIEW]

Gengar é um Pokémon ofensivo ameaçador graças à sua genial tipagem ofensiva, aos seus stats e à sua movepool. Diferente de outros Ghost-types, é mais difícil de ser preso com Pursuit graças a Substitute, o que facilita previsões e pode deixar o time rival em uma situação muito ruim. Gengar também é capaz de pressionar Fairy-, Fighting- e Psychic-types como Mega Altaria, Terrakion e Celebi, o que faz dele muito útil em times ofensivos. No entanto, Gengar tem um bulk ruim em geral, deixando-o muito suscetível a ameaças mais rápidas e moves de prioridade. Sua tipagem também não oferece boas resistências, o que significa que geralmente tem problemas para encontrar turnos para colocar Substitute. Substitute muitas vezes também deixa Gengar no alcance de moves com prioridade e de Pokémon mais rápidos, fazendo com que seja fácil lhe fazer revenge kill.

name: Substitute
move 1: Substitute
move 2: Shadow Ball
move 3: Sludge Wave
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z / Life Orb / Black Sludge
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Substitute é muito útil contra Pursuit trappers como Krookodile, Bisharp e Mega Aerodactyl, os que normalmente são usados para contra-atacar Gengar. Focus Blast é necessário para fazer OHKO a Dark-types, como Hydreigon, Krookodile e Bisharp. O move também pode ser usado com Fightinium Z para ter um poderoso e perfeitamente preciso ataque Fighting-type.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z torna Focus Blast em um All-Out Pummeling de 190 de Base Power e com precisão perfeita, o que pode fazer OHKO a Dark-types e também a outras ameaças como Terrakion e Cobalion, além de Empoleon depois de um pouco de dano anterior. Life Orb pode ser usado no seu lugar para ter um boost considerável em todos os moves de Gengar, mas isso faz com que Focus Blast seja muito menos confiável {e}, além de {também} causar dano{s} em Gengar. Black Sludge é uma opção que pode aumentar o número de vezes que Gengar pode usar Substitute e aumenta sua longevidade em geral.

Dicas de Uso
========

Gengar é muito frágil para entrar diretamente em ataques, por isso, precisa ser trazido depois que um colega de equipe tiver sido eliminado, por uma switch dupla agressiva{o} ou por Volt Switch ou U-turn. A tipagem de Gengar e seu alto Special Attack permitem que force a {sair} saída de Pokémon comuns, tais como Mega Altaria, Togekiss e Slowbro, o que significa que normalmente encontra muitas oportunidades para colocar Substitute nos jogos. Gengar pode entrar contra inimigos passivos com STABs aos quais resiste, como Sylveon, Amoonguss e Florges, para ganhar turnos livres, especialmente se está usando Black Sludge. Em geral, é melhor usar Substitute com frequência, mas contra times com Pursuit trappers como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, use Substitute o máximo possível, já que elimina o risco de prever mal com suas coverages e coloca o adversário em uma posição {ruim}. Por exemplo, Substitute pode ser usado quando você espera que seu rival vá sacrificar algo contra Gengar; nessa situação, você pode evitar que Gengar seja preso por Pursuit depois do sacrifício e ainda consegue dois KOs. O move também pode ser usado quando se espera que um Pokémon que resista a Shadow Ball, como Choice Scarf Hydreigon, entrar em campo. Substitute deve ser usado frequentemente contra times com usuários de moves de prioridade, como Scizor e Crawdaunt, e pode ser muito benéfico contra Bisharp para evitar jogos mentais entre Sucker Punch e Pursuit. Não deixe Gengar se enfraquecer muito por dano residual, visto que precisa usar Substitute {frequentemente} bastante e sobreviver a ataques rivais. Considerando isso, certifique-se de ter {poucas} poucos entry hazards no seu campo antes de enviar Gengar. Fightinium Z é melhor usado para assegurar um OHKO contra Dark-types como Krookodile e Bisharp na { (A: "switch" fica no feminino) } (não se esqueça de retirar as anotações e comentários) switch ou atrás de um Substitute, uma vez que usar o move em qualquer outro momento significa que Gengar corre o risco de errar. Se está usando Black Sludge, Gengar pode usar Substitute com mais frequência, pois tem muito mais possibilidades de usar Substitute com Black Sludge do que com qualquer outro item nesse set.

Opções de Equipe
========

Gengar encaixa{-se} melhor em equipes ofensivas por ser rápido e poderoso, podendo fazer check a ameaças como Terrakion e Togekiss em emergências. Times normalmente confiam em ameaças como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile para fazer check a Gengar, por isso, usuários de Justified como Cobalion, Terrakion e Lucario podem aproveitar isso para conseguir turnos livres. Setup sweepers mais bulky como Scizor e Suicune também apreciam as possibilidades de setup que Gengar pode conseguir para eles atraindo Pokémon presos em itens Choice como Krookodile e Scizor querendo usar Pursuit. Usuários de entry hazards como Cobalion e Klefki podem ajudar a por ameaças como Empoleon no alcance de All-Out Pummeling e normalmente ajudam {a} Gengar a assegurar 2HKOs com Shadow Ball. Além disso, Toxic Spikes de Tentacruel e Nidoqueen combinam bem com Substitute Gengar, especialmente variantes Black Sludge, já que pode causar dano residual em ameaças como Hippowdon e Blissey, que normalmente são difíceis de lidar para Gengar. Gengar odeia hazards, visto que enfraquecem ele e o deixam no alcance de ataques rivais além de limitar as vezes que pode usar Substitute. Removedores de entry hazards como Starmie e Hydreigon encaixam bem em times ofensivos com Gengar; Starmie pode fazer check e usar Rapid Spin contra Ground-types como Hippowdon e Gligar, os quais ameaçam Gengar. Outros Pokémon como Tsareena e Slowbro também podem fazer check a Ground-types. Se Gengar não estiver com Substitute, usuários de prioridades como Scizor, Crawdaunt e Mamoswine podem vencer ele depois de um pouco de dano prévio. Portanto, Pokémon como Moltres, Hydreigon e Infernape podem ser bons parceiros. Sem um item de fortalecer o dano, Gengar tem problemas com a maioria das walls, então, wallbreakers como Terrakion e Mega Blastoise são bons companheiros. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Rotom-H, Scizor e Hydreigon, podem fazer Gengar entrar sem receber muito dano.

Outras Opções
=============

Já que Gengar normalmente força trocas, um set com Substitute, Hex e Will-O-Wisp lhe oferece uma poderosa opção de STAB e um método para incomodar equipes mais bulky com status e Substitute. Choice Specs e Choice Scarf podem ser usados para dar a Gengar mais poder ou mais Speed imediatos, mas seus STABs são fáceis de o rival tomar vantagem.

Checks e Counters
===================

**Dark-types**: Dark-types como Choice Scarf Hydreigon e Choice Scarf Krookodile, embora não possam entrar em Focus Blast, ameaçam-no com seus moves Dark-type. Adicionalmente, Gengar é suscetível a ser preso por Pursuit devido ao seu terrível bulk. É bom dizer que nenhum deles pode vencer Gengar atrás de Substitute. Em particular, Gengar é incapaz de fazer uma quantidade decente de dano a Alolan Muk e é preso por Pursuit, fazendo com que Substitute seja pouco útil contra ele.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de Gengar ser rápido, existem Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Beedrill que podem o ultrapassar e lhe dar OHKO.

**Moves De Prioridade**: Assim como os Pokémon mais rápidos, usuários de moves de prioridade, como Doublade e Scizor, não precisam o ultrapassar e quebram as defesas de papel de Gengar.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon defensivos como Blissey, Hippowdon, Umbreon e Snorlax podem receber tranquilamente a maioria dos ataques de Gengar.

Parabéns pela tradução, apesar de não ser a sua primeira língua tem feito um bom trabalho. Desta vez não adicionei nenhum comentário muito relevante, uma vez que após o GP ficou excelente. Continue o bom trabalho.
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top