UU [ARQUIVADO] Latias

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
[OVERVIEW]

Latias se mantém no topo de UU como uma das principais ameaças do metagame, já que é muito difícil entrar nela dados seus bons stats ofensivos e sua movepool. Latias também tem uma tipagem defensiva fantástica, junto a um bulk respeitável e acesso a recuperação confiável, permitindo-lhe dar check a diversas ameaças como Nidoqueen, Volcanion e Thundurus-T. Calm Mind amplifica muito suas capacidades ofensivas, permitindo que Latias vença checks como Chansey e Celesteela mais facilmente. Latias também tem acesso a um arsenal de opções de utilidade como Trick, Healing Wish e Defog, podendo se dedicar mais a dar suporte se preciso. Apesar disso, Latias é facilmente tirada de campo por oponentes mais rápidos como Zeraora e Choice Scarf Krookodile, além de usuários comuns de prioridade como Mamoswine, Bisharp e Scizor. Latias tem dificuldade para vencer specially defensive walls como Chansey, Jirachi e Slowking sem boosts de Calm Mind ou Trick para inutilizá-los. Chansey e Slowking também podem usar Teleport para trazer uma das ameaças mencionadas anteriormente para forçar Latias a sair de campo, com o último também tendo Regenerator para o fazer continuamente. A combinação de STABs de Latias é parada por Steel-types, então ela tem problemas para usar um move de recuperação no lugar de Mystical Fire em sets de Calm Mind, limitando sua longevidade para vencer walls e impedindo-a de se aproveitar de sua utilidade defensiva para dar check de forma confiável a Pokémon como Nidoqueen e Keldeo. Ademais, enquanto a tipagem de Latias lhe confere muitas resistências, ela também tem diversas fraquezas, notavelmente a impedindo de fazer check a Victini sem ser enfraquecida por U-turn.

[SET]
name: 3 Attacks + Roost
move 1: Draco Meteor
move 2: Psyshock
move 3: Mystical Fire
move 4: Roost
item: Life Orb
ability: Levitate
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

A combinação de STABs de Latias junto a Mystical Fire a permite ter coverage quase perfeita para vencer seus checks defensivos. Defog é uma alternativa à Mystical Mystical Fire, mas é difícil de colocá-lo no set uma vez que assim Latias será parada por Steel-types como Jirachi e Scizor com Roost. Soul Dew é uma opção se usando apenas STABs para Latias aumentar seu dano geral sem tomar dano em troca, mas Life Orb é preferível por seu aumento considerável em seu dano, permitindo a Latias dar OHKO em Amoonguss após Stealth Rock e 2HKO em variantes ofensivas de Jirachi. Latias deve aproveitar sua tipagem para fazer check a ameaças como Keldeo e specially offensive Victini, e usá-los como oportunidades para manter-se saudável com Roost.

Esse set de Latias se encaixa melhor em equipes ofensivas ou balances que apreciam sua utilidade tanto ofensiva quanto defensivamente. Latias tem dificuldade contra special walls como Chansey, Celesteela e Slowking, por isso parceiros como Zeraora, Terrakion e Mamoswine podem ajudá-la a vencê-los. Zeraora também pode trazer Latias a campo contra Pokémon como Amoonguss e Kommo-o, dando-a oportunidades de realizar wallbreak. Mew e Skarmory podem providenciar Spikes para ajudar a enfraquecer Assault Vest Tangrowth e Jirachi até a range de 2HKO de Mystical Fire. Skarmory também pode ajudar a dar check a Bisharp, Krookodile e Mamoswine. Amoonguss e Volcanion podem ajudar Latias dando check a Azumarill, que é um oponente capaz de aguentar um Psyshock de Latias e nocauteá-la em retorno. Amoonguss também ajuda lidando com Zeraora e Tapu Bulu, sendo que Latias tem dificuldades de entrar em sets ofensivos de Tapu Bulu, enquanto Volcanion ajuda dando check a Steel-types como Scizor e Jirachi. Keldeo e Latias podem se ajudar a enfraquecer seus checks compartilhados Azumarill e Primarina. Keldeo também pode sobrepujar Chansey e Assault Vest Tangrowth graças a Secret Sword. Sets de Keldeo com Calm Mind também podem fazer setup em Slowking sem Psyshock, permitindo que Latias faça wallbreak mais facilmente. Keldeo também pode dar check a revenge killers comuns de Latias como Bisharp, Scizor e Mamoswine. Tapu Bulu pode derrotar todos os checks defensivos de Latias e ajuda a dar check em Zeraora, em troca Latias pode ajudar removendo Amoonguss e Tangrowth para ele. Offensive Swords Dance Scizor pode dar OHKO em Celesteela com Superpower e pressionar ofensivamente alguns de seus checks, como Slowking, Tangrowth e Chansey.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Draco Meteor
move 3: Psyshock / Roost
move 4: Mystical Fire / Roost
item: Life Orb
ability: Levitate
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Um boost de Calm Mind permite a Latias dar 2HKO em specially defensive walls como Chansey e Celesteela após Stealth Rock e nocautear mais facilmente ameaças ofensivas mais bulky como Tapu Bulu e Primarina. Roost é uma opção que permite a Latias se aproveitar de suas habilidades defensivas para melhor dar check a oponentes como Keldeo e Nihilego, uma vez que ambos dão amplas oportunidades a Latias de usar Calm Mind ou Roost. Dependendo de sua equipe, ele pode ser usado no lugar de Psyshock ou Mystical Fire, mas ambos são importantes. Não ter Psyshock impede que Latias vença Chansey ou Azumarill, enquanto tirar Mystical Fire faz com que Latias seja parada por Steel-types como Jirachi. Soul Dew pode ser considerado, se Mystical Fire não for usado, para impedir que Latias seja enfraquecida pelo recoil de Life Orb enquanto ainda aumentando o poder de seus ataques, mas você perderá a chance de dar 2HKO em Chansey e OHKO em Amoonguss com Psyshock, com o último podendo colocar Latias para dormir com Spore. Grassy Seed junto a Psyshock ou Stored Power e Mystical Fire pode ser usado junto a Tapu Bulu, para dar a Latias um boost de Defense que lhe permite impedir que oponentes como Bisharp, Mamoswine e Zeraora consigam dar revenge kill nela. Investimento máximo em HP deveria ser usado em versões com Stored Power para ter mais oportunidades de usar Calm Mind. No entanto, sets com Grassy Seed ainda precisam tomar cuidado com usuários de Darkest Lariat como Tapu Bulu e Krookodile. Sets de Stored Power também têm um matchup pior contra oponentes mais resistentes como Chansey e estão propensos a levar stall de Toxic, embora Latias possa usar Rest para compensar isso.

Calm Mind Latias encaixa melhor em equipes ofensivas ou balances, na primeira principalmente se não usando Roost. O fato de ser enfraquecida facilmente sem Roost pode ser amenizado por setters de dual screens como Grimmsnarl. Alolan Ninetales pode usar Aurora Veil e dar mais oportunidades para Latias fazer setup com Encore e Hypnosis, por outro lado Latias será enfraquecida por hail. Latias gosta de ser trazida a campo seguramente uma vez que não tenha tanta longevidade, por isso esse set aprecia pivots como Rotom-W e Zeraora. Rotom-W pode trazer Latias a campo contra oponentes como Kyurem e Kommo-o para fazer wallbreak. Ele também pode enfraquecer Tapu Bulu com Will-O-Wisp, permitindo a Latias fazer setup nele mais facilmente, além de dar check a Mamoswine e neutralizar outros revenge killers de Latias como Bisharp e Scizor. Scizor é outro pivot que funciona bem com Latias, podendo remover diversos dos checks de Latias como Celesteela, Hatterene e Slowking. Variantes mais defensivas de Scizor também podem dar check em Zeraora sem Blaze Kick. Em troca, Latias dá check a Fire-types como Victini e Volcanion. Wallbreakers como Azumarill, Conkeldurr e Terrakion ajudam a vencer specially defensive walls como Chansey e Celesteela, que normalmente forçam Latias a perder muito HP ou levar Toxic para derrotá-las. Suporte de Stealth Rock de Jirachi, Mew e Rhyperior é bem útil para permitir a Latias dar 2HKO em oponentes como Celesteela mais facilmente. Mew também pode usar Knock Off para remover Leftovers de Celesteela e Assault Vest de Tangrowth, fazendo com que Latias os derrote mais facilmente. Jirachi pode providenciar suporte com Healing Wish ou Wish para compensar a dificuldade de Latias em usar Roost.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Draco Meteor
move 2: Psyshock
move 3: Mystical Fire
move 4: Trick / Healing Wish
item: Choice Specs
ability: Levitate
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Specs dá a Latias o poder imediato para pressionar ameaças ofensivas mais bulky como Tapu Bulu, Mamoswine e Jirachi enquanto ainda oferecendo utilidade com Trick ou Healing Wish. Trick permite a Latias inutilizar specially defensive walls como Chansey e Jirachi, além de parar alguns setup sweepers como Galarian Slowbro e Reuniclus. Healing Wish é apreciado em equipes mais ofensivas que valorizam salvar outro Pokémon para jogar de forma mais descuidada com um wallbreaker ou sweeper. Thunderbolt é uma opção no último slot já que dá muito mais dano em Celesteela e garante o OHKO em Azumarill após o dano de Stealth Rock. Este move também permite a Latias vencer Hatterene muito mais facilmente. Sleep Talk pode ser usado para se aproveitar de Spore ou Sleep Powder de Amoonguss e Tangrowth, respectivamente, mas você precisa tomar cuidado com um possível Knock Off deste último.

Apesar de seu enorme potential de wallbreak, Choice Specs Latias tem dificuldades para passar por specially defensive walls como Celesteela e Chansey confiavelmente sem usar Trick para inutilizá-las. Wallbreakers como Crawdaunt, Scizor e Diggersby são ótimos parceiros por isso, os dois últimos podendo trazer Latias a campo com seus moves de pivot. Parceiros defensivos como Celesteela, Amoonguss e Tangrowth podem ajudar a tirar a pressão de Latias possivelmente deixar um oponente entrar de graça após ficar presa em um golpe. Iron Defense Skarmory é outro parceiro defensivo que ajuda a dar check a Scizor e Bisharp, dois oponentes perigosos que podem dar setup em Latias se estiver presa em um de seus STABs. Skarmory também providencia suporte de Spikes para ajudar a enfraquecer oponentes como Jirachi a um ponto onde Latias possa vencê-los. Mew é outro setter de Spikes que também oferece suporte de Knock Off para remover Heavy-Duty Boots de Slowking, tornando-o mais suscetível a Latias uma vez que tomará dano de entry hazards. Jirachi pode dar suporte com Stealth Rock para enfraquecer Celesteela até a range de 2HKO de Mystical Fire. Ele também pode usar Wish para compensar a falta de recuperação de Latias, além de trazer Latias em segurança contra oponentes como Keldeo e Rotom-W para realizar wallbreak. Outros pivots como Victini, Keldeo e Zeraora podem trazer Latias a campo em segurança, uma vez que esta tem dificuldades em entrar muitas vezes em oponentes como Keldeo já que não pode usar um move de recuperação. Nidoqueen pode providenciar suporte de Stealth Rock, dar check a Zeraora e pressionar Pokémon como Hatterene e Celesteela para Latias.

[STRATEGY COMMENTS]
Other Options
=============

Psychic pode ser usado no set de 3 ataques para dar OHKO em Amoonguss e dar mais dano em Azumarill, mas isso torna Latias incapaz de dar muito dano em Chansey ou pressionar Suicune e Calm Mind Primarina de forma confiável. Choice Scarf é uma opção para dar revenge kill em Pokémon como Dragon Dance Gyarados e Salamence, mas a falta de poder imediato faz com que Pokémon como Tapu Bulu possam se aproveitem dela. Além de que Thunderbolt é necessário nesse set para Latias dar revenge kill em Gyarados e Belly Drum Azumarill de forma mais segura, com isso é mais difícil encaixar Mystical Fire, o que permite a Steel-types darem wall em Latias. Colbur Berry ajuda a impedir ameaças como Krookodile, Bisharp e Zeraora sem Play Rough de dar revenge kill em Latias, o que é mais útil em sets com Calm Mind onde Latias pode dar OHKO neles após um boost. Leftovers é uma opção que dá a Latias recuperação passiva, o que pode ser útil em sets de Calm Mind que não conseguem encaixar Roost. Aura Sphere pode ser considerado no lugar de Mystical Fire em sets com Grassy Seed, já que assim Latias acerta Dark-types de forma super efetiva, mas você perde a capacidade de dar OHKO em Scizor. Flame Orb pode ser usado para garantir que Latias não possa levar poison, fazendo com que equipes stall e balance tenham muita dificuldade para vencê-la. Esse set deve ser usado com Psycho Shift para inutilizar oponentes como Krookodile e Tapu Bulu, mas esse set é um nicho bem específico, uma vez que corta muito a longevidade de Latias e te força a usar Roost muito mais do que o desejado. Também faz com que Latias seja parada por Dark-types, principalmente Incineroar, e tenha um matchup ofensivo terrível contra eles. Um set de dual screens tem alguma viabilidade dado seu alto stat de Speed e seu acesso a Healing Wish. No entanto, Latias não tem outras maneiras confiáveis de manter suas screens em campo comparado a outros setters como Grimmsnarl com Taunt e Alolan Ninetales com Hypnosis.

Checks and Counters
===================

**Specially Defensive Pokémon**: Chansey é um dos melhores checks de Latias, podendo aguentar a maior parte de seus ataques e se recuperar com Soft-Boiled. Chansey também pode limitar Latias usando Toxic ou Thunder Wave. Slowking e Assault Vest Tangrowth têm o bulk natural para tomar um golpe de Latias mesmo após Calm Mind, têm Regenerator para entrar em campo muitas vezes, e podem usar Thunder Wave e Knock Off, respectivamente, para enfraquecer Latias.

**Steel-types**: Latias tem dificuldades para passar por Celesteela, Jirachi e Stakataka. Jirachi também pode usar Choice Scarf e dar revenge kill em Latias com Iron Head ou U-turn. No entanto, os dois primeiros precisam ser cautelosos com um Mystical Fire após boosts. Scizor pode fazer setup em Latias com Choice Specs e derrotar Calm Mind Latias se esta estiver enfraquecida.

**Fairy-types**: Hatterene é uma resposta confiável para Latias, já que resiste a ambos seus STABs, mas pode ser eventualmente vencida por Mystical Fire e entry hazards. Tapu Bulu e Azumarill têm o bulk para tomar um hit de Latias e atacá-la com Megahorn e Play Rough, respectivamente. Diancie, Fairy-type com um nicho mais limitado, também pode dar check em Latias, mas também pode ser facilmente enfraquecida pelos golpes Psychic-type de Latias. Também perde eventualmente para sets com Calm Mind se não usar Toxic.

**Dark-types**: Bisharp ameaça Latias podendo dar OHKO nela usando Sucker Punch, e Choice Scarf Krookodile pode dar revenge kill em Latias usando Knock Off ou Darkest Lariat. Grimmsnarl é imune a ambos os STABs de Latias e não toma muito de Mystical Fire, ainda pode reduzir o Special Attack de Latias com Spirit Break.

**Revenge Killers**: Zeraora, Thundurus e Zygarde-10% podem dar outspeed e revenge kill em uma Latias enfraquecida. Fortes golpes de priority como Bullet Punch de Scizor, Ice Shard de Mamoswine e First Impression de Durant também podem dar revenge kill em Latias. Mimikyu pode dar revenge kill nela com Shadow Claw após Disguise absorver um golpe.

[CREDITS]
- Written by: [[Twilight, 344575]]
- Translated by: [[Natan, 321109]]
- Quality checked by: [[avarice, 346653], [Estarossa, 461329], [Lilburr, 481709]]
- Grammar checked by: [[username1, userid1], [username2, userid2]]
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top