UU Azelf

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/azelf/uu/
[OVERVIEW]

Azelf é um Pokémon com uma Speed tier praticamente incomparável, que junto a seu acesso a ótimos moves utilitários como Stealth Rock, Knock Off e Taunt, permitem que ele funcione como um ótimo suicide lead em equipes hyper offense. Azelf possui ótimos stats ofensivos e pode se aproveitar de seu acesso a moves poderosos como Explosion e Fire Blast para enfraquecer os oponentes antes de ser derrotado. Infelizmente, as defesas de Azelf estão entre as piores da tier, o que faz com que ele só possa aproveitar suas capacidades ofensivas quando atuando como suicide lead. Isso também faz de Azelf um Pokémon extremamente previsível, fazendo com que Pokémon comuns como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Infernape possam ser usados como respostas a ele. Azelf também sofre pela recorrência de removedores de entry hazard na tier, evitando que ele mantenha Stealth Rock em campo e, devido a sua fragilidade, não consegue usar esse move mais de uma vez.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Explosion
move 3: Taunt
move 4: Knock Off / Fire Blast
item: Focus Sash
ability: Levitate
nature: Jolly / Naive
evs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe



[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock permite que Azelf ajude sua equipe causando dano residual aos oponentes. Explosion é um move extremamente poderoso que é beneficiado pelo alto Attack de Azelf e é útil para causar um dano altíssimo a um alvo após Stealth Rock ter sido colocada. Taunt previne que outros leads coloquem seus próprios entry hazards, além de prevenir Defog de Pokémon como Latias, Empoleon, Moltres e Mantine. Knock Off fornece a utilidade de remover itens dos adversários, como Choice Scarf de Krookodile, também permitindo que Azelf faça scout a Z-Crystals dos oponentes. Fire Blast é uma alternativa para Knock Off, acertando com dano super efetivo Pokémon que não levam muito dano de Explosion, como Scizor e Cobalion. Dazzling Gleam é uma opção para bater mais forte em Dark-types como Krookodile e Hydreigon. Porém, ambos já tomam bastante dano de Explosion.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Speed permite que Azelf ultrapasse uma boa parte do metagame, ficando notavelmente mais rápido que outros leads como Terrakion e Cobalion. 252 EVs em Attack também são um investimento importante, dando a Explosion o máximo de poder possível. Os 4 EVs restantes são colocados em Special Attack para aumentar o dano de Fire Blast, caso esteja sendo utilizado. Uma nature Jolly é usada caso Azelf esteja com Knock Off no moveset, deixando-o o mais rápido possível sem precisar diminuir seu bulk. Porém, uma nature Naive é preferível caso o set carregue Fire Blast, evitando que seu poder seja diminuído. Levitate é a única ability disponível que Azelf possui, mas é útil para evitar ataques Ground-type vindos de Pokémon com Swampert, Hippowdon e Gligar, fazendo com que Azelf coloque Stealth Rock com mais segurança na frente deles.

Dicas de Uso
========

Azelf funciona melhor como suicide lead em equipes hyper offense, o que significa que na maioria das vezes ele deve ser o primeiro a entrar em campo. Porém, algumas equipes podem possuir counters, fazendo com que um parceiro tenha que abrir a partida para lidar com eles. Por conta do baixo bulk de Azelf, Stealth Rock quase sempre deve ser o primeiro move a ser utilizado, embora Taunt deva ser usado contra outros leads que provavelmente irão colocar entry hazards ou causar status a Azelf, como Swampert, Hippowdon e Terrakion. Knock Off também pode ser utilizado em certas situações, como contra usuários de Choice Scarf como Hydreigon, Krookodile e Infernape. Isso permite que Azelf coloque Stealth Rock em campo enquanto debilita esses Pokémon, embora vale notar que ele provavelmente não será capaz de usar Explosion. Azelf geralmente prefere colocar Stealth Rock e seguir usando Explosion. Contudo, é possível guardar Azelf para outro momento da partida após ele ter colocado Stealth Rock, já que ele pode ser um revenge killer decente a sweepers com boosts por meio do uso de Focus Sash e Explosion.

Opções de Equipe
========

A função de Azelf como suicide lead permite que ele se encaixe muito bem em equipes hyper offense, dando um suporte adequado à ameaças ofensivas que apreciam entry hazards para assegurar KOs, como Infernape, Celebi e Hydreigon. Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Aerodactyl e Talonflame, apreciam a habilidade de Azelf de evitar que outros leads coloquem hazards em campo por meio de Taunt. Pokémon ofensivos mais frágeis, como Infernape e Starmie, também apreciam a presença de Azelf pelo fato ganharem switch in segura após ele usar Explosion. Ghost-types como Gengar, Doubade e Chandelure são capazes de agir como spinblockers para Azelf, evitando que Stealth Rock seja removida. Tornadus pode se aproveitar de sua ability Defiant para desencorajar usuários de Defog, que seriam problemáticos para Azelf.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Azelf pode recorrer a um set Nasty Plot para atuar como um sweeper poderoso, especialmente por conta de sua movepool special diversificada. Porém, sua fragilidade e tipo defensivamente ruim evitam que ele faça setup em segurança, fazendo de Celebi um Nasty Plot sweeper melhor. Um set Stealth Rock + 3 ataques também é uma opção, mas geralmente não vale a pena por conta da utilidade que Taunt dá a Azelf. Trick é uma opção junto a um Choice item para debilitar alvos defensivos. Contudo, Azelf costuma preferir Focus Sash e geralmente falta espaço em sua movepool. Ele ainda pode recorrer a um set dual screens graças à sua alta Speed, mas funciona de forma mais efetiva como suicide lead com Stealth Rock.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de sua boa Speed, as defesas baixas de Azelf fazem com que ele seja bastante ameaçado por oponentes que o ultrapassem, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Usuários de Choice Scarf, como Hydreigon, Krookodile e Infernape, também causam problemas por serem mais rápidos que Azelf e conseguirem causar pressão nele. Contudo, deve-se notar que Azelf ainda pode colocar Stealth Rock frente a maioria dessas ameaças.

**Dark-types**: Dark-types são grandes ameaças a Azelf por conseguirem pressioná-lo com seus moves STAB super efetivos. Graças a Magic Bounce, Mega Absol evita que Azelf coloque Stealth Rock e ainda consegue derrota-lo com a combinação de Knock Off + Sucker Punch. Alolan Muk e Krookodile também se provam oponentes problemáticos, visto que o primeiro consegue dar conta de Azelf por meio do uso de Knock Off e Shadow Sneak enquanto o último comumente utiliza Choice Scarf, assim ultrapassando e derrotando Azelf. Todavia, todos esses Pokémon temem Explosion.

**Fortes Moves Priority**: A fragilidade de Azelf o deixa bastante vulnerável às formas mais comuns de priority. Exemplos incluem Bullet Punch de Scizor e Shadow Sneak de Doublade.

**Rapid Spin e Defog**: Comumente, Azelf não consegue usar Stealth Rock mais de uma vez, o que facilita as coisas para oponentes removedores de entry hazard. Rapid Spin de Tentacruel e Starmie e Defog de Latias e Empoleon conseguem remover Stealth Rock colocado por Azelf após ele ter sido derrotado.

[CREDITS]
- Written by: [[Hilomilo, 313384]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mitsuki, 262009], [nome, id]]
- Quality control by: [SmashBrosBrawl, 171074], [Eyan, 226777], [dodmen, 215715]]
 
Last edited:
dibs

[OVERVIEW]

Azelf é um Pokémon com uma Speed tier praticamente incomparável, que, junto a seu acesso a ótimos moves utilitários, (AV) como Stealth Rock, Knock Off e Taunt, permitem que ele funcione permite-lhe funcionar como um ótimo suicide lead em equipes hyper offense. Azelf possui ótimos stats ofensivos e pode se aproveitar de seu acesso a moves poderosos, (AV) como Explosion e Fire Blast, (AV) para enfraquecer os oponentes antes de ser derrotado. Infelizmente, as defesas de Azelf estão entre as piores da tier, o que fazendo com que ele só possa só seja possível aproveitar suas capacidades ofensivas quando atuando como suicide lead. Isso também faz de Azelf um Pokémon extremamente previsível, fazendo com que Pokémon comuns como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Infernape possam ser usados como respostas a ele. Azelf também sofre pela recorrência de removedores de entry hazard na tier, evitando que ele mantenha Stealth Rock em campo e, devido à sua fragilidade, usar esse move mais de uma vez.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Explosion
move 3: Taunt
move 4: Knock Off / Fire Blast
item: Focus Sash
ability: Levitate
nature: Jolly / Naïve Naive (realmente essa palavra tem acento no inglês, mas não se usa em análises)
evs: 252 Atk / 4 Spa / 252 Spe



[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock permite que Azelf ajude sua equipe causando dano residual aos oponentes. Explosion é um move extremamente poderoso que é beneficiado pelo alto Attack de Azelf e é útil para causar um dano altíssimo a um alvo após Stealth Rock ter sido colocada colocado em campo. Taunt previne impede que outros leads coloquem seus próprios entry hazards, além de prevenir Defog de Pokémon como Latias, Empoleon, Moltres e Mantine. Knock Off fornece a utilidade de remover itens dos adversários, como Choice Scarf de Krookodile, também permitindo que Azelf faça scout a Z-Crystals dos oponentes. Fire Blast é uma alternativa para Knock Off, acertando em com dano super efetivo Pokémon que não levam muito dano de Explosion, como Scizor e Cobalion. Dazzling Gleam é uma opção para bater mais forte em Dark-types, (AV) como Krookodile e Hydreigon. Porém, ambos já tomam bastante dano de Explosion.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Speed permite que Azelf ultrapasse uma boa parte do metagame, ficando notavelmente mais rápido que outros leads, (AV) como Terrakion e Cobalion. 252 EVs em Attack também é um investimento importante, dando a Explosion o máximo de poder possível. Os 4 EVs restantes são colocados em Special Attack para aumentar o dano de Fire Blast, caso esteja sendo utilizado. Uma nature Jolly é usada caso Azelf esteja com Knock Off no moveset, deixando-o o mais rápido possível sem precisar diminuir seu bulk. Porém, uma nature Naive é preferível caso o set carregue Fire Blast, evitando que seu poder seja diminuído. Levitate é a única ability disponível que Azelf possui, mas é útil para evitar ataques Ground-type vindos de Pokémon como Swampert, Hippowdon e Gligar, fazendo com que Azelf coloque Stealth Rock com mais segurança na frente deles.

Dicas de Uso
========

Azelf funciona melhor como suicide lead em equipes hyper offense, o que significa que na maioria das vezes ele deve ser o primeiro a entrar em campo. Porém, algumas equipes podem possuir counters, fazendo com que um parceiro tenha que abrir a partida para lidar com eles. Por conta do baixo bulk de Azelf, Stealth Rock quase sempre deve ser o primeiro move a ser utilizado, embora Taunt deva ser usado contra outros leads que provavelmente irão colocar entry hazards ou causar status a Azelf, como Swampert, Hippowdon e Terrakion. Knock Off também pode ser utilizado em certas situações, como contra usuários de Choice Scarf, (AV) tais como Hydreigon, Krookodile e Infernape. Isso permite que Azelf coloque Stealth Rock em campo enquanto debilita esses Pokémon, embora vale valha notar que ele provavelmente não será capaz de usar Explosion. Azelf geralmente prefere colocar Stealth Rock e seguir usando Explosion. Contudo, é possível guardar Azelf para outro momento da partida após ele ter colocado Stealth Rock ter sido usado, já que ele pode ser um revenge killer decente a sweepers com boosts por meio do uso de Focus Sash e Explosion.

Opções de Equipe
========

A função de Azelf como suicide lead permite que ele se encaixe muito bem em equipes hyper offense, dando um suporte adequado à ameaças ofensivas que apreciam entry hazards para assegurar KOs, como Infernape, Celebi e Hydreigon. Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Aerodactyl e Talonflame, apreciam a habilidade de Azelf de evitar que outros leads coloquem pedras seu próprio hazard em campo por meio de Taunt. Pokémon ofensivos mais frágeis, como Infernape e Starmie, também apreciam a presença de Azelf pelo fato de ganharem switch in segura após ele usar Explosion. Ghost-types, (AV) como Gengar, Doubade e Chandelure, (AV) são capazes de agir como spinblockers para Azelf, evitando que Stealth Rock seja removida removido. Tornadus pode se aproveitar de sua ability Defiant para desencorajar usuários de Defog, que seriam problemáticos para Azelf.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Azelf pode recorrer a um set Nasty Plot para atuar como um sweeper poderoso, especialmente por conta de sua movepool special diversificada. Porém, sua fragilidade e tipo defensivamente ruim evitam que ele faça setup em segurança, fazendo de Celebi um Nasty Plot sweeper melhor. Um set Stealth Rock + 3 ataques também é uma opção, mas geralmente não vale a pena por conta da utilidade que Taunt dá a Azelf. Trick é uma opção junto a um Choice item para debilitar alvos defensivos. Contudo, Azelf costuma preferir Focus Sash e geralmente falta espaço em sua movepool. Ele ainda pode recorrer a um set dual screens graças à sua alta Speed, mas funciona de forma mais efetiva como suicide lead com Stealth Rock.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de sua boa Speed, as defesas baixas de Azelf fazem com que ele seja bastante ameaçado por oponentes que o ultrapassem ultrapassam, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Usuários de Choice Scarf, como Hydreigon, Krookodile e Infernape, também causam problemas por serem mais rápidos que Azelf e conseguirem causar pressão nele. Contudo, deve-se notar que Azelf ainda pode colocar Stealth Rock frente a maioria dessas ameaças.

**Dark-types**: Dark-types são grandes ameaças a Azelf por conseguirem pressioná-lo com seus moves STAB super efetivos. Graças a Magic Bounce, Mega Absol evita que Azelf coloque Stealth Rock e ainda consegue derrotá-lo com a combinação de Knock Off + Sucker Punch. Alolan Muk e Krookodile também se provam oponentes problemáticos, visto que o primeiro consegue dar conta de Azelf por meio do uso de Knock Off e Shadow Sneak, (AV) enquanto o último comumente utiliza Choice Scarf, assim ultrapassando e derrotando Azelf. Todavia, todos esses Pokémon temem Explosion.

**Fortes Moves Priority Prioritários**: A fragilidade de Azelf o deixa bastante vulnerável às formas mais comuns de priority prioridade. Exemplos incluem Bullet Punch de Scizor e Shadow Sneak de Doublade.

**Rapid Spin e Defog**: Comumente Geralmente, Azelf não consegue usar Stealth Rock mais de uma vez, o que facilita as coisas para oponentes removedores de entry hazard. Rapid Spin de Tentacruel e Starmie e Defog de Latias e Empoleon conseguem remover Stealth Rock colocado por Azelf após ele ter sido derrotado.


COLOCA OS CRÉDITOS :psyangry:
 
+ adicionar
± alterar
- apagar
[OVERVIEW]

Azelf é um Pokémon com uma Speed tier praticamente incomparável, que junto a seu acesso a ótimos moves utilitários como Stealth Rock, Knock Off e Taunt, permitem que ele funcione como um ótimo suicide lead em equipes hyper offense. Azelf possui ótimos stats ofensivos e pode se aproveitar de seu acesso a moves poderosos como Explosion e Fire Blast para enfraquecer os oponentes antes de ser derrotado. Infelizmente, as defesas de Azelf estão entre as piores da tier, o que faz com que ele só possa aproveitar suas capacidades ofensivas quando atuando como suicide lead. Isso também faz de Azelf um Pokémon extremamente previsível, fazendo com que Pokémon comuns como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Infernape possam ser usados como respostas a ele. Azelf também sofre pela recorrência de removedores de entry hazard na tier, evitando que ele mantenha Stealth Rock em campo e, devido a sua fragilidade, não consegue usar esse move mais de uma vez.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Explosion
move 3: Taunt
move 4: Knock Off / Fire Blast
item: Focus Sash
ability: Levitate
nature: Jolly / Naive
evs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe



[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock permite que Azelf ajude sua equipe causando dano residual aos oponentes. Explosion é um move extremamente poderoso que é beneficiado pelo alto Attack de Azelf e é útil para causar um dano altíssimo a um alvo após Stealth Rock ter sido colocada. Taunt previne que outros leads coloquem seus próprios entry hazards, além de prevenir Defog de Pokémon como Latias, Empoleon, Moltres e Mantine. Knock Off fornece a utilidade de remover itens dos adversários, como Choice Scarf de Krookodile, também permitindo que Azelf faça scout a Z-Crystals dos oponentes. Fire Blast é uma alternativa para Knock Off, acertando com dano em super efetivo Pokémon que não levam muito dano de Explosion, como Scizor e Cobalion. Dazzling Gleam é uma opção para bater mais forte em Dark-types como Krookodile e Hydreigon. Porém, ambos já tomam bastante dano de Explosion.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Speed permite que Azelf ultrapasse uma boa parte do metagame, ficando notavelmente mais rápido que outros leads como Terrakion e Cobalion. 252 EVs em Attack também são é um investimento importante, dando a Explosion o máximo de poder possível. Os 4 EVs restantes são colocados em Special Attack para aumentar o dano de Fire Blast, caso esteja sendo utilizado. Uma nature Jolly é usada caso Azelf esteja com Knock Off no moveset, deixando-o o mais rápido possível sem precisar diminuir seu bulk. Porém, uma nature Naive é preferível caso o set carregue Fire Blast, evitando que seu poder seja diminuído. Levitate é a única ability disponível que Azelf possui, mas é útil para evitar ataques Ground-type vindos de Pokémon com Swampert, Hippowdon e Gligar, fazendo com que Azelf coloque Stealth Rock com mais segurança na frente deles.

Dicas de Uso
========

Azelf funciona melhor como suicide lead em equipes hyper offense, o que significa que na maioria das vezes ele deve ser o primeiro a entrar em campo. Porém, algumas equipes podem possuir counters, fazendo com que um parceiro tenha que abrir a partida para lidar com eles. Por conta do baixo bulk de Azelf, Stealth Rock quase sempre deve ser o primeiro move a ser utilizado, embora Taunt deva ser usado contra outros leads que provavelmente irão colocar entry hazards ou causar status a Azelf, como Swampert, Hippowdon e Terrakion. Knock Off também pode ser utilizado em certas situações, como contra usuários de Choice Scarf como Hydreigon, Krookodile e Infernape. Isso permite que Azelf coloque Stealth Rock em campo enquanto debilita esses Pokémon, embora vale notar que ele provavelmente não será capaz de usar Explosion. Azelf geralmente prefere colocar Stealth Rock e seguir usando Explosion. Contudo, é possível guardar Azelf para outro momento da partida após ele ter colocado Stealth Rock, já que ele pode ser um revenge killer decente a sweepers com boosts por meio do uso de Focus Sash e Explosion.

Opções de Equipe
========

A função de Azelf como suicide lead permite que ele se encaixe muito bem em equipes hyper offense, dando um suporte adequado à ameaças ofensivas que apreciam entry hazards para assegurar KOs, como Infernape, Celebi e Hydreigon. Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Aerodactyl e Talonflame, apreciam a habilidade de Azelf de evitar que outros leads coloquem hazards pedras em campo por meio de Taunt. Pokémon ofensivos mais frágeis, como Infernape e Starmie, também apreciam a presença de Azelf pelo fato ganharem switch in segura após ele usar Explosion. Ghost-types como Gengar, Doubade e Chandelure são capazes de agir como spinblockers para Azelf, evitando que Stealth Rock seja removida. Tornadus pode se aproveitar de sua ability Defiant para desencorajar usuários de Defog, que seriam problemáticos para Azelf.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Azelf pode recorrer a um set Nasty Plot para atuar como um sweeper poderoso, especialmente por conta de sua movepool special diversificada. Porém, sua fragilidade e tipo defensivamente ruim evitam que ele faça setup em segurança, fazendo de Celebi um Nasty Plot sweeper melhor. Um set Stealth Rock + 3 ataques também é uma opção, mas geralmente não vale a pena por conta da utilidade que Taunt dá a Azelf. Trick é uma opção junto a um Choice item para debilitar alvos defensivos. Contudo, Azelf costuma preferir Focus Sash e geralmente falta espaço em sua movepool. Ele ainda pode recorrer a um set dual screens graças à sua alta Speed, mas funciona de forma mais efetiva como suicide lead com Stealth Rock.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de sua boa Speed, as defesas baixas de Azelf fazem com que ele seja bastante ameaçado por oponentes que o ultrapassem, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Usuários de Choice Scarf, como Hydreigon, Krookodile e Infernape, também causam problemas por serem mais rápidos que Azelf e conseguirem causar pressão nele. Contudo, deve-se notar que Azelf ainda pode colocar Stealth Rock frente a maioria dessas ameaças.

**Dark-types**: Dark-types são grandes ameaças a Azelf por conseguirem pressioná-lo com seus moves STAB super efetivos. Graças a Magic Bounce, Mega Absol evita que Azelf coloque Stealth Rock e ainda consegue derrota-lo com a combinação de Knock Off + Sucker Punch. Alolan Muk e Krookodile também se provam oponentes problemáticos, visto que o primeiro consegue dar conta de Azelf por meio do uso de Knock Off e Shadow Sneak enquanto o último comumente utiliza Choice Scarf, assim ultrapassando e derrotando Azelf. Todavia, todos esses Pokémon temem Explosion.

**Fortes Moves Priority**: A fragilidade de Azelf o deixa bastante vulnerável às formas mais comuns de priority. Exemplos incluem Bullet Punch de Scizor e Shadow Sneak de Doublade.

**Rapid Spin e Defog**: Comumente, Azelf não consegue usar Stealth Rock mais de uma vez, o que facilita as coisas para oponentes removedores de entry hazard. Rapid Spin de Tentacruel e Starmie e Defog de Latias e Empoleon conseguem remover Stealth Rock colocado por Azelf após ele ter sido derrotado.

[CREDITS]
- Written by: [[Hilomilo, 313384]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mitsuki, 262009], [nome, id]]
- Quality control by: [SmashBrosBrawl, 171074], [Eyan, 226777], [dodmen, 215715]]
excelente tradução :)

GP 2/2
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top