Monotype Clefable (GP 1/2)

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/clefable/monotype/

[OVERVIEW]

Fairy
========

Clefable se destaca em equipes Fairy como uma das melhores pivots defensivas graças a seu ótimo bulk geral junto a um tipo defensivo sólido em Fairy, permitindo-lhe agir como uma ameaça versátil que pode comprimir vários papéis. Ela também tem acesso a uma ability incrível em Magic Guard, que lhe garante imunidade a qualquer tipo de dano indireto, ajudando-a agir como uma ótima usuária de entry hazard ou setup sweeper defensiva. Clefable também possui uma movepool ampla, formada por moves de utilidade bons como Stealth Rock e Soft-Boiled junto a ótimos moves de coverage, como Flamethrower, tornando-a uma ameaça enorme. Ao segurar uma Babiri Berry, ela age como uma das melhores checks de Mega Scizor, uma ameaça que, caso contrário, pode causar estragos em times Fairy. Todavia, o bulk de Clefable não a deixa suporter golpes de wallbreakers fortes como Landorus, Victini e Diggersby. Seu tipo também não fornece nenhuma resistência útil para seus companheiros de equipe, significando que Pokémon Poison- e Steel-type como Nidoking e Heatran ainda podem ser uma ameaça para ela.

[SET]
name: Utilitário (Fairy)
move 1: Stealth Rock
move 2: Soft-Boiled
move 3: Moonblast
move 4: Fire Blast / Flamethrower
item: Babiri Berry / Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock ajuda os alidados de Clefable ao enfraquecer ameaças adversárias através do dano residual. Ela é uma forte usuária de Stealth Rock graças a seu tipo Fairy e ability Magic Guard assustando removedores de entry hazards e usuários de Magic Bounce comuns, tais como Mandibuzz, Latios, Armaldo e Mega Sableye. Soft-Boiled é um move de recovery confiável que aumenta a durabilidade de Clefable, tornando-a uma wall defensiva mais segura. Moonblast é o STAB de Clefable, permitindo-lhe atingir com força Fighting-, Dark- e Dragon-types e os impedindo de usá-la como isca de setup. O golpe também tem o efeito secundário de poder diminuir o Special Attack do inimigo, ajudando Clefable a parar special attackers com mais facilidade. Fire Blast é usado para acertar ameaças Steel-type como Mega Scizor e Bisharp. Flamethrower pode ser usado no lugar, visto que sua accuracy perfeita oferece mais consistência em troca de poder.

Detalhes do Set
========

Magic Guard deixa Clefable ignorar qualquer tipo de dano indireto, isso significa que ela não será prejudicada por condições de status como burn e poison. A ability também deixa Clefable entrar em campo mais livremente, visto que ela pode ignorar o dano residual dos entry hazards, evitando um 2HKO de certas ameaças ofensivas, tais como Latios, Keldeo e Terrakion. Uma Babiri Berry é equipada para atrair certos Steel-types, como Mega Scizor e Excadrill, ao evitar um OHKO ou 2HKO de seus STABs Steel-type e atacando fortemente em retorno com a coverage Fire-type de Clefable. Leftovers pode ser utilizado para aumentar a sustentabilidade de Clefable, permitindo-lhe fazer check a uma grande variedade de ameaças com mais segurança devido a recovery passiva fornecida a cada turno. Os EVs maximizados em HP e Defense com uma nature Bold são usados para melhorar o bulk physical de Clefable, permitindo-lhe fazer check a ameaças como Mega Scizor, Landorus-T e Mega Gyarados. Contudo, uma distribuição de EVs maximizada em Special Defense e uma nature Calm podem ser usadas para que Clefable atue como um tank focado em Special Defense que pode fazer check a special attackers como Meloetta, Volcanion e Thundurus com mais segurança.

Dicas de Uso
========

Clefable deve colocar Stealth Rock no início da partida, visto que o dano residual ajuda seus aliados a derrotarem walls mais facilmente. Ela deve por Stealth Rock frequentemente devido ao seu alto número de oportunidades de fazer switch in. Graças a sua ability, Clefable pode ser usada para absorver status como Toxic e Will-O-Wisp, o que significa que ela pode fazer pivot em usuários comuns desses moves, tais como Zapdos e Mew. No entanto, Clefable deve ter cautela ao fazer switch in contra atacantes poderosos, como Landorus e Choice Band Victini. Ela também deve evitar confrontar certos wallbreakers que podem lhe dar 2HKO, tais como Tapu Koko e Meloetta, a menos que estejam severamente enfraquecidos, isso se deve ao fato de que Clefable pode gastar todos os PPs de Soft-Boiled muito rapidamente, impedindo-a de se manter mais tarde na batalha. Clefable também deve ter cuidado para conservar sua Babiri Berry, já que ela pode ser necessária para fazer check a certas ameaças, tais como Mega Scizor e Excadrill. Portanto, evitar coverage Steel-type de ameaças como Celesteela e Magnezone é crucial.

Opções de Equipe
========

Aliados que podem se aproveitar do suporte de entry hazard que Clefable fornece são importantes, o que significa que atacantes como Tapu Koko, Tapu Bulu e Gardevoir se destacam como ótimas escolhas. Tapu Koko também age como um ótimo pivot que pode ajudar Clefable a entrar em campo com segurança, enquanto Tapu Bulu oferece recovery passiva adicional através de Grassy Terrain, o que pode ser útil caso Clefable não esteja usando Leftovers. Mega Diancie aprecia Clefable utilizando Stealth Rock, pois lhe deixa usar Psychic ou outro move de coverage. Klefki é benéfico, uma vez que pode ajudar Clefable a fazer check a Poison- e Steel-types melhor; em troca, ela pode fazer switch em Fighting-types. Klefki também fornece mais suporte de entry hazard e screens com Spikes, Reflect e Light Screen. Setup sweepers como Azumarill e Swords Dance Tapu Bulu também podem ser úteis para desgastar walls adversárias que Clefable tem dificuldades para enfraquecer, tais como Mantine e Mew; em troca, Clefable lhes dá suporte de entry hazard. Remoção de entry hazard de parceiros como Togekiss e Tapu Fini também pode ser importante, visto que, embora Clefable não seja afetada pelo dano residual, ela ainda pode ser usada para colocarem entry hazard em campo.

[SET]
name: Calm Mind (Fairy)
move 1: Calm Mind
move 2: Moonblast
move 3: Flamethrower
move 4: Soft-Boiled
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Calm Mind transforma Clefable numa sweeper bulky e poderosa que pode causar estragos facilmente após alguns boosts. Moonblast é o STAB escolhido, oferecendo ótima coverage ofensiva e tendo a chance de diminuir o Special Attack do inimigo, deixando mais difícil derrotar Clefable. Flamethrower é uma opção de coverage notável que ajuda Clefable a derrotar Steel-types, como Mega Scizor, Excadrill e Celesteela. Soft-Boiled é um move de recovery importante que dá a oportunidade de Clefable fazer setup mais frequentemente ao aumentar sua durabilidade geral. Thunder Wave é um move de utilidade alternativo que deixa Clefable prejudicar ameaças ofensivas como Heatran, Mega Pidgeot e Keldeo ao reduzir seus stats de Speed. O move também pode dar mais oportunidades de setup para Clefable caso o adversário seja afetado com paralysis. Entretanto, isso significa que Clefable deve deixar uma opção de coverage de lado, tornando-a mais suscetível em certos matchups.

Detalhes do Set
========

Magic Guard deixa Clefable ignorar qualquer dano indireto, como poison e burn, tornando muito difícil de contorná-la após alguns boosts. Leftovers é o item preferível, pois a recovery passiva de cada turno ajuda Clefable a evitar 2HKO de certas ameaças ofensivas, tais como Thundurus e Garchomp. Os EVs são investidos totalmente em HP e Defense junto a uma nature Bold a fim de maximizar o bulk physical de Clefable, tornando-a quase impossível de ser nocauteada após alguns boosts.

Dicas de Uso
========

Clefable é melhor ao ser usada como cleaner de late-game, visto que tem mais facilidade para fazer sweep uma vez que checks como Nidoking e Toxapex foram severamente enfraquecidos ou nocauteados. Ela deve evitar fazer setup contra outros sweepers de Calm Mind, tais como Mega Slowbro e Meloetta, já que eles geralmente tem Psyshock, que pode nocautear Clefable independentemente do número de boosts de Calm Mind que ela foi capaz de acumular. Physical wallbreakers como Choice Band Victini e Landorus-T ofensivo ainda podem ameaçar dar 2HKO em Clefable não importando o investimento que ela tem em bulk physical. Portanto, é aconselhável sair de campo contra essas ameaças para que Clefable não seja severamente enfraquecida. Ela também não deve ser trazida a campo sem necessidade contra ataques fortes, visto que eles podem deixá-la imensamente enfraquecida, podendo impedi-la de fazer um sweep mais tarde na partida.

Opções de Equipe
========

Klefki é um ótimo parceiro para Clefable, visto que pode fazer switch em ataques Poison-type e fornecer suporte valioso com Reflect, Light Screen e Spikes, deixando Clefable aguentar mais ataques, fazer setup mais facilmente e romper walls. Stealth Rock Mega Diancie é uma obrigação, pois fornece o suporte que Clefable normalmente daria. Outros setup sweepers como Belly Drum Azumarill e Swords Dance Tapu Bulu também são benéficos, uma vez que ajudam a dar mais pressão ofensiva contra o time oponente e ajudam Clefable a vencer walls special como Chansey e Alolan Muk. Wallbreakers como Tapu Koko e Tapu Bulu se aproveitam da capacidade de Clefable de derrotar walls e em troca ajudam a fazer check a ameaças ofensivas. Tapu Koko também dá momentum através de Volt Switch, possibilitando que Clefable entre em campo mais frequentemente. Remoção de entry hazards de aliados como Togekiss e Tapu Fini também pode ser útil pois compensam a vulnerabilidade de Clefable ser usada para colocarem entry hazards.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fairy
--------

Um set defensivo com Unaware pode ser usado, permitindo que Clefable faça check a setup sweepers como Volcarona, Tapu Fini e Porygon-Z. Todavia, Clefable fornece mais utilidade através de seus sets de Magic Guard, tornando essa uma opção de nicho. Ela também é forçada a usar Moonlight, um move de recovery com PP baixo e situacional que pode deixar Clefable vulnerável em certas ocasiões.

Checks e Counters
===================

Fairy
--------

**Poison-types**: Poison-types como Nidoking, Mega Venusuar e Nihilego podem prejudicar severamente Clefable com seus STABs Poison-type, além de resistirem a Moonblast.

**Steel-types**: Pokémon como Excadrill, Heatran, Mega Scizor e Celesteela resistem ao STAB Fairy-type de Clefable e, em retorno, podem ameaçar derrotá-la com seus próprios STABs. Contudo, todos os Pokémon citados, exceto Heatran, têm medo de serem atingidos pelos moves Fire-type que ela carrega.

**Wallbreakers Poderosos**: Ameaças ofensivas como Victini, Landorus e Mega Pinsir podem dar 2HKO em Clefable graças a suas capacidades de wallbreak impressionantes, deixando Clefable com dificuldades para derrotá-los.

**Chansey**: Chansey gargalha de qualquer ataque special vindo de Clefable (até mesmo os com boosts) devido a seu HP colossal combinando com sua alta Special Defense; entretanto, Clefable ainda pode usá-la para colocar Stealth Rock. A imunidade de Clefable ao dano de Toxic graças a Magic Guard significa que Chansey também tem muita dificuldade para enfraquecer Clefable.

**Fire-types**: Fire-types como Alolan Marowak, Mega Charizard Y, Rotom-H e Volcanion resistem aos STABs de Clefable e podem aguentar seus moves coverage Fire-type. Todavia, todos os Pokémon mencinados, salvo Rotom-H, não gostam de entrar em Thunder Wave.

**Taunt**: Usuários de Taunt comum como Jellicent, Deoxys-S e Gliscor podem impedir Clefable de colocar entry hazards em campo, fazer setup com Calm Mind e recuperar HP, desde modo ameaçando enfraquecê-la. No entanto, Clefable ainda pode assustar os Pokémon mencionados com seu STAB.

[CREDITS]
- Written by: [[nome, id]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [Pubo, 535121], [nome, id]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [terrors, 279058]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar Remover Comentários

GP 1/2:blobthumbsup:

Pubo.gif


[OVERVIEW]

Fairy
========

Clefable se destaca em equipes Fairy como uma das melhores pivots defensivas graças a seu ótimo bulk geral junto a um tipo defensivo sólido em Fairy, permitindo-lhe agir como uma ameaça versátil que pode comprimir vários papéis. Ela também tem acesso a uma ability incrível em Magic Guard, que lhe garante imunidade a qualquer tipo de dano indireto, ajudando-a agir como uma ótima usuária de entry hazard ou setup sweeper defensiva. Clefable também possui uma movepool ampla, formada por moves de utilidade bons como Stealth Rock e Soft-Boiled junto a ótimos moves de coverage, (AV) como Flamethrower, tornando-a uma ameaça enorme. Ao segurar uma Babiri Berry, ela age como uma das melhores checks de Mega Scizor, uma ameaça que, caso contrário, pode causar estragos em times Fairy. Todavia, o bulk de Clefable não a deixa suporter golpes de wallbreakers fortes como Landorus, Victini e Diggersby. Seu tipo também não fornece nenhuma resistência útil para seus companheiros de equipe, significando que Pokémon Poison- e Steel-type como Nidoking e Heatran ainda podem ser uma ameaça para ela.

[SET]
name: Utilitário (Fairy)
move 1: Stealth Rock
move 2: Soft-Boiled
move 3: Moonblast
move 4: Fire Blast / Flamethrower
item: Babiri Berry / Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock ajuda os alidados de Clefable ao enfraquecer ameaças adversárias através do dano residual. Ela é uma forte usuária de Stealth Rock graças a seu tipo Fairy e ability Magic Guard assustando removedores de entry hazards e usuários de Magic Bounce comuns, tais como Mandibuzz, Latios, Armaldo e Mega Sableye. Soft-Boiled é um move de recovery confiável que aumenta a durabilidade de Clefable, tornando-a uma wall defensiva mais segura. Moonblast é o STAB de Clefable, permitindo-lhe atingir com força Fighting-, Dark- e Dragon-types e os impedindo de usá-la como isca de setup. O golpe também tem o efeito secundário de poder diminuir o Special Attack do inimigo, ajudando Clefable a parar special attackers com mais facilidade. Fire Blast é usado para acertar ameaças Steel-type como Mega Scizor e Bisharp. Flamethrower pode ser usado no lugar, visto que sua accuracy perfeita oferece mais consistência em troca de mais (acho que já fica implícito) poder.

Detalhes do Set
========

Magic Guard deixa Clefable ignorar qualquer tipo de dano indireto, isso significa que ela não será prejudicada por condições de status como burn e poison. A ability também deixa Clefable entrar em campo mais livremente, visto que ela pode ignorar o dano residual dos entry hazards, significando que ela pode evitar evitando um 2HKO de certas ameaças ofensivas, tais como Latios, Keldeo e Terrakion. Uma Babiri Berry é equipada para fazer lure em atrair certos Steel-types, como Mega Scizor e Excadrill, ao evitar um OHKO ou 2HKO de seus STABs Steel-type e atacando fortemente em retorno com a coverage Fire-type de Clefable. Leftovers pode ser utilizado para aumentar a sustentabilidade de Clefable, permitindo-lhe fazer check a uma grande variedade de ameaças com mais segurança devido a recovery passiva fornecida a cada turno. Os EVs maximizados em HP e Defense com uma nature Bold são usados para melhorar o bulk physical de Clefable, permitindo-lhe fazer check a ameaças como Mega Scizor, Landorus-T e Mega Gyarados. Contudo, uma distribuição de EVs maximizada em Special Defense e uma nature Calm podem ser usadas para que Clefable atue como um tank focado em Special Defense que pode fazer check a special attackers como Meloetta, Volcanion e Thundurus com mais segurança.

Dicas de Uso
========

Clefable deve colocar Stealth Rock no início da partida, visto que o dano residual ajuda seus aliados a derrotarem walls mais facilmente. Ela deve por Stealth Rock frequentemente devido ao seu alto número de oportunidades de fazer switch in. Graças a sua ability, Clefable pode ser usada para absorver status como Toxic e Will-O-Wisp, o que significa que ela pode fazer pivot em usuários comuns desses moves, tais como Zapdos e Mew. No entanto, Clefable deve ter cautela ao fazer switch in contra atacantes poderosos, como Landorus e Choice Band Victini. Ela também deve evitar confrontar certos wallbreakers que podem lhe dar 2HKO, tais como Tapu Koko e Meloetta, a menos que estejam severamente enfraquecidos, isso se deve ao fato de que Clefable pode gastar todos os PPs de Soft-Boiled muito rapidamente, impedindo-a de se manter mais tarde na batalha. Clefable também deve ter cuidado para conservar sua Babiri Berry, já que ela pode ser necessária para fazer check a certas ameaças, tais como Mega Scizor e Excadrill. Portanto, evitar coverage Steel-type de ameaças como Celesteela e Magnezone é crucial.

Opções de Equipe
========

Aliados que podem se aproveitar do suporte de entry hazard que Clefable fornece são importantes, o que significa que atacantes como Tapu Koko, Tapu Bulu e Gardevoir se destacam como ótimas escolhas. Tapu Koko também age como um ótimo pivot que pode ajudar Clefable a entrar em campo com segurança, enquanto Tapu Bulu Koko ofecere oferece recovery passiva adicional através de Grassy Terrain, o que pode ser útil caso Clefable não esteja usando Leftovers. Mega Diancie aprecia Clefable utilizando Stealth Rock, pois lhe deixa usar Psychic ou outro move de coverage. Klefki é benéfico, uma vez que pode ajudar Clefable a fazer check a Poison- e Steel-types melhor; em troca, ela pode fazer switch em Fighting-types. Klefki também fornece mais suporte de entry hazard e screens com Spikes, Reflect e Light Screen. Setup sweepers como Azumarill e Swords Dance Tapu Bulu também podem ser úteis para desgastar walls adversárias que Clefable tem dificuldades para enfraquecer, tais como Mantine e Mew; em troca, Clefable lhes dá suporte de entry hazard. Remoção de entry hazard de parceiros como Togekiss e Tapu Fini também pode ser importante, visto que, embora Clefable não seja afetada pelo dano residual, ela ainda pode ser usada para colocarem entry hazard em campo.

[SET]
name: Calm Mind (Fairy)
move 1: Stealth Rock Calm Mind
move 2: Moonblast
move 3: Flamethrower
move 4: Soft-Boiled
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Calm Mind transforma Clefable numa sweeper bulky e poderosa que pode causar estragos facilmente após alguns boosts. Moonblast é o STAB escolhido, oferecendo ótima coverage ofensiva e tendo a chance de diminuir o Special Attack do inimigo, deixando mais difícil para derrotar Clefable. Flamethrower é uma opção de coverage notável que ajuda Clefable a derrotar Steel-types, (AV) como Mega Scizor, Excadrill e Celesteela. Soft-Boiled é um move de recovery imporatante que dá a oportunidade de Clefable fazer setup mais frequentemente ao aumentar sua durabilidade geral. Thunder Wave é um move de utilidade alternativo que deixa Clefable prejudicar ameaças ofensivas como Heatran, Mega Pidgeot e Keldeo ao reduzir seus stats de Speed. O move também pode dar mais oportunidades de setup para Clefable caso o adversário seja afetado com paralysis. Entretanto, isso significa que Clefable deve deixar uma opção de coverage de lado, tornando-a mais suscetível em certos matchups.

Detalhes do Set
========

Magic Guard deixa Clefable ignorar qualquer dano indireto, como poison e burn, tornando muito difícil de contorná-la após um par de alguns boosts. Letfovers Leftovers é o item preferível, pois a recovery passiva de cada turno ajuda Clefable a evitar 2HKO de certas ameaças ofensivas, tais como Thundurus e Garchomp. Os EVs são investidos totalmente em HP e Defense junto a uma nature Bold a fim de maximizar o bulk physical de Clefable, tornando-a quase impossível de ser nocauteada após alguns boosts.

Dicas de Uso
========

Clefable é melhor ao ser usada como cleaner de late-game, visto que tem mais facilidade para fazer sweep uma vez que checks como Nidoking e Toxapex foram severamente enfraquecidos ou nocauteados. Ela deve evitar fazer setup contra outros sweepers de Calm Mind, tais como Mega Slowbro e Meloetta, já que eles geralmente tem Psyshock, que pode nocautear Clefable independentemente do número de boosts de Calm Mind que ela foi capaz de acumular. Physical wallbreakers como Choice Band Victini e Landorus-T ofensivo ainda podem ameaçar dar 2HKO em Clefable não importando o investimento que ela tem em bulk physical. Portanto, é aconselhável sair de campo contra essas ameaças para que Clefable não seja severamente enfraquecida. Ela também não deve ser trazida a campo sem necessidade contra ataques fortes, visto que eles podem deixá-la imensamente enfraquecida, podendo impedi-la de fazer um sweep mais tarde na partida.

Opções de Equipe
========

Klefki é um ótimo parceiro para Clefable, visto que pode fazer switch em ataques Poison-type e fornecer suporte valioso com Reflect, Light Screen e Spikes, deixando Clefable aguentar mais ataques, fazer setup mais facilmente e romper através de walls. Stealth Rock Mega Diancie é uma obrigação, pois fornece o suporte que Clefable normalmente daria. Outros setup sweepers como Belly Drum Azumarill e Swords Dance Tapu Bulu também são benéficos, uma vez que ajudam a dar mais pressão ofensiva contra o time oponente e ajudam Clefable a vencer walls special como Chansey e Alolan Muk. Wallbreakers como Tapu Koko e Tapu Bulu se aproveitam da capacidade de Clefable de derrotar walls defensivas e em troca ajudam a fazer check a ameaças ofensivas. Tapu Koko também dá momentum através de Volt Switch, possibilitando que Clefable entre em campo mais frequentemente. Remoção de entry hazards de aliados como Togekiss e Tapu Fini também podem ser úteis útil (para concordar com remoção) pois compensam a vulnerabilidade de Clefable ser usada para colocarem entry hazards.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fairy
--------

Um set defensivo com Unaware pode ser usado, permitindo que Clefable faça check a setup sweepers como Volcarona, Tapu Fini e Porygon-Z. Todavia, Clefable fornece mais utilidade através de seus sets de Magic Guard, tornando essa uma opção de nicho. Ela também é forçada a usar Moonlight, um move de recovery com PP baixo e situacional que pode deixar Clefable vulnerável em certas ocasiões.

Checks e Counters
===================

Fairy
--------

**Poison-types**: Poison-types como Nidoking, Mega Venusuar e Nihilego podem prejudicar severamente Clefable com seus STABs Poison-type, além de resistirem a Moonblast.

**Steel-types**: Pokémon como Excadrill, Heatran, Mega Scizor e Celesteela resistem ao STAB Fairy-type de Clefable e, em retorno, podem ameaçar derrotá-la com seus próprios STABs. Contudo, todos os Pokémon citados, exceto Heatran, têm medo de serem atingidos pelos moves Fire-type que ela carrega.

**Wallbreakers Poderosos**: Ameaças ofensivas como Victini, Landorus e Mega Pinsir podem dar 2HKO em Clefable graças a suas capacidades de wallbreak impressionantes, deixando Clefable com dificuldades para derrotá-los.

**Chansey**: Chansey gargalha de qualquer ataque special vindo de Clefable (até mesmo os com boosts) devido a seu HP colossal combinando com sua alta Special Defense; entretanto, Clefable ainda pode usá-la para colocar Stealth Rock. A imunidade de Clefable ao dano de Toxic graças a Magic Guard significa que Chansey também tem muita dificuldade para enfraquecer Clefable.

**Fire-types**: Fire-types como Alolan Marowak, (AV) Mega Charizard Y, Rotom-H e Volcanion resistem aos STABs de Clefable e podem aguentar seus moves coverage Fire-type. Todavia, todos os Pokémon mencinados, salvo Rotom-H, não gostam de entrar em Thunder Wave.

**Taunt**: Usuários de Taunt comum como Jellicent, Deoxys-S e Gliscor podem impedir Clefable de botar colocar entry hazards em campo, fazer setup com Calm Mind e recuperar HP, desde modo ameaçando enfraquecê-la. No entanto, Clefable ainda pode assustar os Pokémon mencionados com seu STAB.

[CREDITS]
- Written by: [[nome, id]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [Pubo, 535121], [nome, id]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [terrors, 279058]]



 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top