OU Excadrill

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/forums/threads/excadrill-gp-1-2.3681179/
Excadrill-EX

Excadrill é uma ameaça versátil no metagame de OU graças a seu Attack impressionante, movepool decente e acesso a duas abilities úteis. Em times de sand, Excadrill é um forte sweeper que ultrapassa quase todos os Pokémon da tier graças ao boost em Speed dado por Sand Rush. Ele também fornece utilidade defensiva apesar de seu bulk baixo, já que pode pôr Stealth Rock em campo, é um dos poucos usuários viáveis de Rapid Spin e pode impedir tentativas de Volt Switch contra Pokémon como Zeraora e Tapu Koko devido à sua imunidade a Electric. Essas características permitem que ele possa ter um papel de suporte, utilizando sua tipagem defensiva útil e movepool de utilidade para fazer check a Pokémon Fairy-type, como Tapu Koko, Tapu Lele e Clefable, e colocar ou retirar entry hazards dependendo das necessidades de seu time. Infelizmente, Excadrill é muito frágil e sua Speed é mediana se não for impulsionada por Sand Rush ou Rapid Spin, tornando-o suscetível a levar revenge kill de moves de prioridade fortes de Pokémon como Rillaboom e Urshifu-R, além de Pokémon mais rápidos como Garchomp e Kartana. Ele facilmente leva wall de Pokémon defensivos physical, como Slowbro, Corviknight e Skarmory, tornando sets ofensivos muito dependentes do suporte de aliados para fazer sweep. O set de Sand Rush também sofre com pouca sinergia defensiva com ambos usuários de Sand Stream viáveis, compartilhando fraquezas com Tyranitar e Hippowdon.

[SET]
name: Sand Sweeper
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rapid Spin / Rock Slide
move 4: Swords Dance / Toxic
item: Leftovers
ability: Sand Rush
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Se o seu time tem outras formas de remoção de hazards, Rock Slide pode ser usado no lugar de Rapid Spin, providenciado coverage para Pokémon que resistem os STABs de Excadrill, como Zapdos e Mandibuzz. Swords Dance permite que Excadrill se aproveite de switches forçadas e de Pokémon que ele faz wall, como Tapu Koko. Toxic pode ser usado para prejudicar walls que caso contrários podem fazer switch em Excadrill com facilidade, como Slowbro e Tangrowth. Uma nature Jolly é usada para permitir que Excadrill ultrapasse Timid Nidoking, Timid Heatran e Modest Kyurem fora de sand. Leftovers impede que Excadrill se desgaste demais, dando-lhe mais chances de sweep.

Sand Rush Excadrill é combinado exclusivamente com Tyranitar ou Hippowdon para pôr sand em campo. Tyranitar focado em Special Defense em particular pode usar Stealth Rock para Excadrill e fazer check a ameaças como Zapdos. Hippowdon é um usuário de Sand Stream alternativo que pode fazer switch em Excadrill inimigo e também usar Stealth Rock. Ele tem mais longevidade devido à sua recovery confiável, mas é mais passivo do que Tyranitar. Dracozolt pode ser adicionado a esse core de sand para derrotar walls as quais Excadrill tem dificuldade de lidar, como Mandibuzz, Slowbro e Corviknight. Se Excadrill tem Toxic, ele pode atrair e prejudicar alguns checks de Dracozolt, como Hippowdon e Landorus-T, fazendo com que Dracozolt os derrote com mais facilidade. Garchomp pode atrair e enfraquecer Zapdos e Corviknight com Stone Edge e Fire Fang, respectivamente, para facilitar o sweep de Excadrill, e ele pode desgastar Water- e Grass-types, como Slowbro e Tangrowth, que fazem check a Excadrill. Mandibuzz, Corviknight e Skarmory são checks consistentes a Rillaboom, o qual cores de sand tipicamente têm dificuldade de lidar, além de Ground-types como Garchomp e Excadrill inimigo. Os dois primeiros também podem remover entry hazards, permitindo que Excadrill use Rock Slide no lugar de Rapid Spin com mais liberdade, enquanto Skarmory se destaca, já que pode usar Spikes, que é particularmente efetivo desgastando checks de Excadrill o suficiente para levarem KO.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Stealth Rock / Rapid Spin
move 4: Toxic / Swords Dance
item: Leftovers
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 4 Atk / 252 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Com esses EVs em Special Defense, Excadrill pode se aproveitar totalmente de sua tipagem defensiva para fazer check a special attackers como Clefable sem Flamethrower e Tapu Koko. Stealth Rock é geralmente a melhor escolha para o terceiro move, já que Excadrill pode pressionar muitos removedores de hazards com a combinação de seus STABs e Toxic, como Tornadus-T e Mandibuzz. Se o time de Excadrill já tem um usuário de Stealth Rock, ele pode então usar Rapid Spin para remover entry hazards. Toxic é geralmente preferível para prejudicar Pokémon que não se importam com os ataques de Excadrill, como Landorus-T e Slowbro. Swords Dance pode ser usado em seu lugar para permitir que Excadrill faça sweep no late-game e se aproveite de seus checks. Ele combina especialmente bem com o boost em Speed de Rapid Spin. Contudo, Swords Dance torna Excadrill mais fácil de levar wall sem Toxic para punir seus checks. Mold Breaker é a ability de escolha para este set, pois ela permite que Excadrill use Earthquake mais livremente ao ignorar Levitate de Pokémon como Hydreigon e Latios. Apesar de parecer estranho usar EVs de Special Defense ao invés de EVs de HP em um set defensivo, eles são a melhor opção para maximizar o bulk special de Excadrill devido a seu alto HP e baixa Special Defense.

Apesar da tipagem de Excadrill lhe fornecer diversas resistências úteis, ela também o deixa vulnerável a tipos comuns no metagame, como Water, Ground e Fighting. Consequentemente, um bom alicerce defensivo é necessário. Pokémon como Corviknight, Tornadus-T e Tangrowth são bons aliados, já que podem fazer check a Ground-types para ele. Os dois primeiros também providenciam remoção de hazards, permitindo que Excadrill use Stealth Rock no lugar de Rapid Spin com mais liberdade. Clefable e Toxapex são checks sólidos a Fighting-types como Hawlucha e Urshifu-R. Eles também se beneficiam da habilidade de Excadrill de fazer check a Pokémon como Tapu Koko e prevenir wallbreakers fortes como Tapu Lele de usar seus moves mais fortes com muita liberdade. Se Excadrill está usando Stealth Rock, ele muitas vezes atrai removedores de entry hazards como Zapdos, Corviknight e Mandibuzz. Por isso, Pokémon que podem se aproveitar deles, como Tapu Koko, são bons companheiros de equipe. Por outro lado, se Excadrill está usando Rapid Spin, muitos Pokémon ofensivos apreciam poder entrar e sair do campo mais livremente, como Urshifu-R e Choice Specs Dragapult.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Em times de hyper offense, Excadrill pode ser usado como um suicide lead usuário de entry hazard com Stealth Rock, Rapid Spin e Steel Beam, mas é geralmente inferior a Landorus-T nesse quesito, que pode utilizar o poderoso Explosion, e Mew, que é mais rápido e tem acesso a Spikes e Taunt. Excadrill pode usar alguns itens no lugar de Leftovers. Por exemplo, Heavy-Duty Boots permite que Excadrill entre em campo sem levar dano de entry hazards, o que pode ser útil se ele carregar Rapid Spin. Contudo, Excadrill já é imune a Toxic Spikes e resiste Stealth Rock, então o dano residual geralmente não é tão significante. Um Air Balloon é outro item que pode ser usado em variantes de Sand Rush para permitir que Excadrill faça setup contra alguns Ground-types, como Hippowdon, Garchomp e Landorus-T, que geralmente o forçariam a sair de campo, mas não tem utilidade fora disso, e Excadrill não conseguirá tirar proveito de sua tipagem defensiva se deseja manter seu item intacto. Adicionalmente, Excadrill é desgastado mais rapidamente sem a recovery passiva de Leftovers. High Horsepower pode ser usado no lugar de Earthquake em ambos sets para evitar que o STAB mais poderoso de Excadrill seja enfraquecido por Grassy Terrain, apesar de em outra situações sua força inferior e accuracy imperfeita podem não ser desejadas.

Checks e Counters
====

**Flying-types**: Corviknight e Skarmory são os melhores counters a Excadrill, resistindo seus STABs e sendo imunes a Toxic. Zapdos também resiste os moves STAB de Excadrill, mas tem que se preocupar com Rock Slide e Toxic. Corviknight e Zapdos também podem remover Stealth Rock contra o set "Utilidade".

**Physical Walls**: Muitos Pokémon focados em Defense, como Slowbro, Tangrowth, Hippowdon e variantes defensivas de Landorus-T e Garchomp, podem fazer switch nos ataques de Excadrill e forçá-lo a sair de campo com seus STABs. Contudo, todos eles podem ser desgastados se Excadrill atingi-los com Toxic e se Excadrill tem um Air Balloon pode potencialmente fazer setup nos Ground-types.

**Revenge Killers**: Rillaboom facilmente faz revenge kill a Excadrill com seu Grassy Glide com prioridade e é particularmente irritante porque Grassy Terrai enfraquece Earthquake. Urshifu-R e Weavile podem ambos fazer revenge kill a ele com Aqua Jet e Ice Shard, respectivamente, e muitos outros Pokémon mais rápidos que Excadrill fora de sand podem conseguir um OHKO nele, como Volcarona e Garchomp ofensivo. Contudo, nenhum desses Pokémon pode fazer switch diretamente em Excadrill com segurança e Sand Rush Excadrill em sand derrota a maioria dos revenge killers sem moves de prioridade.


[CREDITS]
- Written by: [[TailGlowVM, 546123]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [Mitsuki, 262009]]
- Quality checked by: [[airfare, 513717], [ausma, 360720]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

[OVERVIEW]

Excadrill é uma ameaça versátil no metagame de OU graças a seu Attack impressionante, movepool decente e acesso a duas abilities úteis. Em times de sand, Excadrill é um forte sweeper que ultrapassa quase todos os Pokémon da tier graças ao boost em Speed dado por Sand Rush duplicando sua Speed em sand (alterado no GP original). Ele também fornece utilidade defensiva apesar de seu bulk pobre, já que pode pôr Stealth Rock em campo, é um dos poucos usuários viáveis de Rapid Spin e pode impedir tentativas de Volt Switch para ganhar momentum (alterado no GP original) contra Pokémon como Zeraora e Tapu Koko devido à sua imunidade a Electric. Essas características permitem que ele possa ter um papel de suporte, utilizando sua tipagem defensiva útil e movepool de utilidade para fazer check a Pokémon Fairy-type como Tapu Koko, Tapu Lele e Clefable, e colocar ou retirar entry hazards dependendo das necessidades de seu time. Infelizmente, Excadrill é muito frágil, e sua Speed é mediana se não impulsionada por Sand Rush ou Rapid Spin, tornando-o suscetível a levar revenge kill de moves de prioridade fortes de Pokémon como Rillaboom e Urshifu-R, além de Pokémon mais rápidos como Garchomp e Kartana. Ele facilmente leva wall de Pokémon defensivos physical como Slowbro, Corviknight e Skarmory, tornando sets ofensivos muito dependentes do suporte de aliados para fazer sweep. O set de Sand Rush também sofre com pouca sinergia defensiva com ambos usuários de Sand Stream viáveis, compartilhando fraquezas com em (tava faltando esse pedaço) Tyranitar e Hippowdon.

[SET]
name: Sand Sweeper Rush (o nome foi mudado na análise publicada)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rapid Spin / Rock Slide
move 4: Swords Dance / Toxic
item: Leftovers
ability: Sand Rush
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Se o seu time tem outras formas de remoção de hazards, Rock Slide pode ser usado no lugar de Rapid Spin, providenciado coverage para Pokémon que resistem os moves STABs ("moves STAB" é redundante) de Excadrill, como Zapdos e Mandibuzz. Swords Dance permite que Excadrill se aproveite de switches forçados e de Pokémon que ele faz wall, como Tapu Koko. Toxic pode ser usado para prejudicar walls que caso contrários podem fazer switch em Excadrill com facilidade, como Slowbro e Tangrowth. Uma nature Jolly é usada para permitir que Excadrill ultrapasse Timid Nidoking, (AV) e Timid Heatran Timid e Modest Kyurem Modest (se lembro bem, a nature vem antes do nome do Pokémon igual a itens) fora de sand. Leftovers impede que Excadrill se desgaste demais, dando-lhe mais chances de sweep.

Sand Rush Excadrill é combinado exclusivamente com Tyranitar ou Hippowdon para pôr sand em campo. Tyranitar focado em Special Defense em particular pode usar Stealth Rock para Excadrill e fazer check a ameaças a ele (não vejo muita necessidade de especificar que é para Excadrill pois ele já foi mencionado na frase) como Zapdos. Hippowdon é um usuário de Sand Stream alternativo que pode fazer switch em Excadrill inimigo e também usar Stealth Rock. Ele tem mais longevidade devido à sua recovery confiável, mas é mais passivo do que Tyranitar. Dracozolt pode ser adicionado a esse core de sand para derrotar walls as quais Excadrill tem dificuldade de lidar, como Mandibuzz, Slowbro e Corviknight. Se Excadrill tem Toxic, ele pode enganar atrair (tradução mais exata) e prejudicar alguns checks de Dracozolt, como Hippowdon e Landorus-T, fazendo com que Dracozolt os derrote com mais facilidade. Garchomp pode atrair e enfraquecer Zapdos e Corviknight com Stone Edge e Fire Fang, respectivamente, para facilitar o sweep de Excadrill, e ele pode desgastar Water- e Grass-types, como Slowbro e Tangrowth, que fazem check a Excadrill. Mandibuzz, Corviknight e Skarmory são checks consistentes a Rillaboom, o qual cores de sand tipicamente têm dificuldade de lidar, além de Ground-types como Garchomp e Excadrill inimigo. Os dois primeiros também podem remover entry hazards, permitindo que Excadrill use Rock Slide no lugar de Rapid Spin com mais facilidade liberdade (tradução mais exata), enquanto Skarmory se destaca, já que pode usar Spikes, que é particularmente efetivo desgastando checks de Excadrill o suficiente para levarem KO.

[SET]
name: Utility Utilidade ("Utility" é traduzido)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Stealth Rock / Rapid Spin
move 4: Toxic / Swords Dance
item: Leftovers
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 4 Atk / 252 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Com esses EVs de em (alterado no GP original) Special Defense, Excadrill pode se aproveitar totalmente de sua tipagem defensiva para fazer check a Pokémon special attackers (alterado no GP original) como Clefable sem Flamethrower e Tapu Koko. Stealth Rock é geralmente a melhor escolha para o terceiro move, já que Excadrill pode pressionar muitos removedores de hazards (faltou esse pedaço) com a combinação de seus moves STABs e Toxic, como Tornadus-T e Mandibuzz. Se o time de Excadrill já tem um usuário de Stealth Rock, ele pode então usar Rapid Spin para remover entry hazards. Toxic é geralmente preferível para prejudicar Pokémon que não se importam com os ataques de Excadrill, como Landorus-T e Slowbro. Swords Dance pode ser usado em seu lugar para permitir que Excadrill faça sweep no late-game e se aproveite de seus checks. Ele combina especialmente bem com o boost em Speed de Rapid Spin. Contudo, Swords Dance torna Excadrill mais fácil de levar wall sem Toxic para punir seus checks. Mold Breaker é a ability de escolha para este set, pois ela permite que Excadrill use Earthquake mais livremente ao ignorar Levitate de Pokémon como Hydreigon e Latios. Apesar de parecer estranho usar EVs de Special Defense ao invés de EVs de HP em um set defensivo, eles são a melhor opção para maximizar o bulk special de Excadrill devido a seu alto HP e baixa Special Defense.

Apesar da tipagem de Excadrill lhe fornecer diversas resistências úteis, ela também o deixa vulnerável a tipos ofensivos (alterado no GP original) comuns no metagame, como Water, Ground e Fighting. Consequentemente, um bom alicerce defensivo é necessário. Pokémon como Corviknight, Tornadus-T e Tangrowth são bons aliados, já que podem fazer check a Ground-types para ele. Os dois primeiros também providenciam remoção de hazards, permitindo que Excadrill use Stealth Rock no lugar de Rapid Spin com mais liberdade. Clefable e Toxapex são checks sólidos a Fighting-types como Hawlucha e Urshifu-R. Eles também se beneficiam da habilidade de Excadrill de fazer check a Pokémon como Tapu Koko e prevenir wallbreakers fortes como Tapu Lele de usar seus moves mais fortes com muita liberdade. Se Excadrill está usando Stealth Rock, ele muitas vezes atrai removedores de entry hazards como Zapdos, Corviknight e Mandibuzz. Por isso, Pokémon que podem se aproveitar deles, como Tapu Koko são bons companheiros de equipe. Por outro lado, se Excadrill está usando Rapid Spin, muitos Pokémon ofensivos apreciam poder entrar e sair do campo mais livremente, como Urshifu-R e Choice Specs Dragapult.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Em times de hyper offense, Excadrill pode ser usado como um suicide lead usuário de entry hazard com Stealth Rock, Rapid Spin e Steel Beam, mas é geralmente inferior a Landorus-T nesse quesito, que pode utilizar o poderoso Explosion, e Mew, que é mais rápido e tem acesso a Spikes e Taunt. Excadrill pode usar alguns itens no lugar de Leftovers. Por exemplo, Heavy-Duty Boots permite que Excadrill entre em campo sem levar dano de entry hazards, o que pode ser útil se ele carregar Rapid Spin. Contudo, Excadrill já é imune a Toxic Spikes e resiste Stealth Rock, então o dano residual geralmente não é tão significante. Um Air Balloon é outro item que pode ser usado em variantes de Sand Rush para permitir que Excadrill faça setup contra alguns Ground-types, como Hippowdon, Garchomp e Landorus-T, que geralmente o forçariam a sair de campo, mas não tem utilidade fora disso, e Excadrill não conseguirá tirar proveito de sua tipagem defensiva se deseja manter seu item intacto. Adicionalmente, Excadrill é desgastado mais rapidamente sem a recovery passiva de Leftovers. High Horsepower pode ser usado no lugar de Earthquake em ambos sets para evitar que o STAB mais poderoso de Excadrill seja enfraquecido por Grassy Terrain, apesar de que em outra situações sua força inferior e accuracy imperfeita podem não ser desejadas.

Checks e Counters
====

**Flying-types**: Corviknight e Skarmory são os melhores counters a Excadrill, resistindo seus moves STABs e sendo imunes a Toxic. Zapdos também resiste os moves STAB de Excadrill, mas tem que se preocupar com Rock Slide e Toxic. Corviknight e Zapdos também podem remover Stealth Rocks contra o set "Utilidade" (não si se está certo, mas o nome do set deve ser traduzido) utility Excadrill.

**Walls Physical**: Muitos Pokémon focados em Defense defensivos physical como Slowbro, Tangrowth, Hippowdon e variantes defensivas de Landorus-T e Garchomp podem fazer switch nos ataques de Excadrill e forçá-lo a sair de campo com seus moves STABs. Contudo, todos eles podem ser desgastados se Excadrill atingi-los com Toxic, e se Excadrill tem um Air Balloon pode potencialmente fazer setup nos Ground-types.

**Revenge Killers**: Rillaboom facilmente faz revenge kill a Excadrill com seu Grassy Glide com prioridade, e é particularmente irritante porque o Grassy Terrain que ele cria enfraquece Earthquake. Urshifu-R e Weavile podem ambos fazer revenge kill a ele com Aqua Jet e Ice Shard, respectivamente, e muitos outros Pokémon mais rápidos que Excadrill fora de sand podem conseguir um OHKO nele, como Volcarona e Garchomp ofensivo. Contudo, nenhum desses Pokémon pode fazer switch diretamente em Excadrill com segurança, e Sand Rush Excadrill em sand derrota a maioria dos revenge killers sem moves de prioridade.


[CREDITS]
- Written by: [[TailGlowVM, 546123]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [nome, id]] (nas traduções a seção "Grammar checked by" vem antes)
- Quality checked by: [[airfare, 513717], [ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[nome, id], [username2, userid2]]
 
adicionar ou corrigir remover (comentários)

Excadrill é uma ameaça versátil no metagame de OU graças a seu Attack impressionante, movepool decente e acesso a duas abilities úteis. Em times de sand, Excadrill é um forte sweeper que ultrapassa quase todos os Pokémon da tier graças ao boost em Speed dado por Sand Rush. Ele também fornece utilidade defensiva apesar de seu bulk pobre baixo, já que pode pôr Stealth Rock em campo, é um dos poucos usuários viáveis de Rapid Spin e pode impedir tentativas de Volt Switch contra Pokémon como Zeraora e Tapu Koko devido à sua imunidade a Electric. Essas características permitem que ele possa ter um papel de suporte, utilizando sua tipagem defensiva útil e movepool de utilidade para fazer check a Pokémon Fairy-type, (adicionar vírgula) como Tapu Koko, Tapu Lele e Clefable, e colocar ou retirar entry hazards dependendo das necessidades de seu time. Infelizmente, Excadrill é muito frágil, (remover vírgula) e sua Speed é mediana se não for impulsionada por Sand Rush ou Rapid Spin, tornando-o suscetível a levar revenge kill de moves de prioridade fortes de Pokémon como Rillaboom e Urshifu-R, além de Pokémon mais rápidos como Garchomp e Kartana. Ele facilmente leva wall de Pokémon defensivos physical, (adicionar vírgula) como Slowbro, Corviknight e Skarmory, tornando sets ofensivos muito dependentes do suporte de aliados para fazer sweep. O set de Sand Rush também sofre com pouca sinergia defensiva com ambos usuários de Sand Stream viáveis, compartilhando fraquezas com Tyranitar e Hippowdon.

[SET]
name: Sand Rush Sweeper
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rapid Spin / Rock Slide
move 4: Swords Dance / Toxic
item: Leftovers
ability: Sand Rush
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Se o seu time tem outras formas de remoção de hazards, Rock Slide pode ser usado no lugar de Rapid Spin, providenciado coverage para Pokémon que resistem os STABs de Excadrill, como Zapdos e Mandibuzz. Swords Dance permite que Excadrill se aproveite de switches forçados forçadas e de Pokémon que ele faz wall, como Tapu Koko. Toxic pode ser usado para prejudicar walls que caso contrários podem fazer switch em Excadrill com facilidade, como Slowbro e Tangrowth. Uma nature Jolly é usada para permitir que Excadrill ultrapasse Timid Nidoking, Timid Heatran e Modest Kyurem fora de sand. Leftovers impede que Excadrill se desgaste demais, dando-lhe mais chances de sweep.

Sand Rush Excadrill é combinado exclusivamente com Tyranitar ou Hippowdon para pôr sand em campo. Tyranitar focado em Special Defense em particular pode usar Stealth Rock para Excadrill e fazer check a ameaças como Zapdos. Hippowdon é um usuário de Sand Stream alternativo que pode fazer switch em Excadrill inimigo e também usar Stealth Rock. Ele tem mais longevidade devido à sua recovery confiável, mas é mais passivo do que Tyranitar. Dracozolt pode ser adicionado a esse core de sand para derrotar walls as quais Excadrill tem dificuldade de lidar, como Mandibuzz, Slowbro e Corviknight. Se Excadrill tem Toxic, ele pode atrair e prejudicar alguns checks de Dracozolt, como Hippowdon e Landorus-T, fazendo com que Dracozolt os derrote com mais facilidade. Garchomp pode atrair e enfraquecer Zapdos e Corviknight com Stone Edge e Fire Fang, respectivamente, para facilitar o sweep de Excadrill, e ele pode desgastar Water- e Grass-types, como Slowbro e Tangrowth, que fazem check a Excadrill. Mandibuzz, Corviknight e Skarmory são checks consistentes a Rillaboom, o qual cores de sand tipicamente têm dificuldade de lidar, além de Ground-types como Garchomp e Excadrill inimigo. Os dois primeiros também podem remover entry hazards, permitindo que Excadrill use Rock Slide no lugar de Rapid Spin com mais liberdade, enquanto Skarmory se destaca, já que pode usar Spikes, que é particularmente efetivo desgastando checks de Excadrill o suficiente para levarem KO.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Stealth Rock / Rapid Spin
move 4: Toxic / Swords Dance
item: Leftovers
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 4 Atk / 252 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Com esses EVs em Special Defense, Excadrill pode se aproveitar totalmente de sua tipagem defensiva para fazer check a special attackers como Clefable sem Flamethrower e Tapu Koko. Stealth Rock é geralmente a melhor escolha para o terceiro move, já que Excadrill pode pressionar muitos removedores de hazards com a combinação de seus STABs e Toxic, como Tornadus-T e Mandibuzz. Se o time de Excadrill já tem um usuário de Stealth Rock, ele pode então usar Rapid Spin para remover entry hazards. Toxic é geralmente preferível para prejudicar Pokémon que não se importam com os ataques de Excadrill, como Landorus-T e Slowbro. Swords Dance pode ser usado em seu lugar para permitir que Excadrill faça sweep no late-game e se aproveite de seus checks. Ele combina especialmente bem com o boost em Speed de Rapid Spin. Contudo, Swords Dance torna Excadrill mais fácil de levar wall sem Toxic para punir seus checks. Mold Breaker é a ability de escolha para este set, pois ela permite que Excadrill use Earthquake mais livremente ao ignorar Levitate de Pokémon como Hydreigon e Latios. Apesar de parecer estranho usar EVs de Special Defense ao invés de EVs de HP em um set defensivo, eles são a melhor opção para maximizar o bulk special de Excadrill devido a seu alto HP e baixa Special Defense.

Apesar da tipagem de Excadrill lhe fornecer diversas resistências úteis, ela também o deixa vulnerável a tipos comuns no metagame, como Water, Ground e Fighting. Consequentemente, um bom alicerce defensivo é necessário. Pokémon como Corviknight, Tornadus-T e Tangrowth são bons aliados, já que podem fazer check a Ground-types para ele. Os dois primeiros também providenciam remoção de hazards, permitindo que Excadrill use Stealth Rock no lugar de Rapid Spin com mais liberdade. Clefable e Toxapex são checks sólidos a Fighting-types como Hawlucha e Urshifu-R. Eles também se beneficiam da habilidade de Excadrill de fazer check a Pokémon como Tapu Koko e prevenir wallbreakers fortes como Tapu Lele de usar seus moves mais fortes com muita liberdade. Se Excadrill está usando Stealth Rock, ele muitas vezes atrai removedores de entry hazards como Zapdos, Corviknight e Mandibuzz. Por isso, Pokémon que podem se aproveitar deles, como Tapu Koko, (adicionar vírgula) são bons companheiros de equipe. Por outro lado, se Excadrill está usando Rapid Spin, muitos Pokémon ofensivos apreciam poder entrar e sair do campo mais livremente, como Urshifu-R e Choice Specs Dragapult.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Em times de hyper offense, Excadrill pode ser usado como um suicide lead usuário de entry hazard com Stealth Rock, Rapid Spin e Steel Beam, mas é geralmente inferior a Landorus-T nesse quesito, que pode utilizar o poderoso Explosion, e Mew, que é mais rápido e tem acesso a Spikes e Taunt. Excadrill pode usar alguns itens no lugar de Leftovers. Por exemplo, Heavy-Duty Boots permite que Excadrill entre em campo sem levar dano de entry hazards, o que pode ser útil se ele carregar Rapid Spin. Contudo, Excadrill já é imune a Toxic Spikes e resiste Stealth Rock, então o dano residual geralmente não é tão significante. Um Air Balloon é outro item que pode ser usado em variantes de Sand Rush para permitir que Excadrill faça setup contra alguns Ground-types, como Hippowdon, Garchomp e Landorus-T, que geralmente o forçariam a sair de campo, mas não tem utilidade fora disso, e Excadrill não conseguirá tirar proveito de sua tipagem defensiva se deseja manter seu item intacto. Adicionalmente, Excadrill é desgastado mais rapidamente sem a recovery passiva de Leftovers. High Horsepower pode ser usado no lugar de Earthquake em ambos sets para evitar que o STAB mais poderoso de Excadrill seja enfraquecido por Grassy Terrain, apesar de que em outra situações sua força inferior e accuracy imperfeita podem não ser desejadas.

Checks e Counters
====

**Flying-types**: Corviknight e Skarmory são os melhores counters a Excadrill, resistindo seus STABs e sendo imunes a Toxic. Zapdos também resiste os moves STAB de Excadrill, mas tem que se preocupar com Rock Slide e Toxic. Corviknight e Zapdos também podem remover Stealth Rocks Rock contra o set "Utilidade".

**Walls Physical Walls**: Muitos Pokémon focados em Defense, (adicionar vírgula) como Slowbro, Tangrowth, Hippowdon e variantes defensivas de Landorus-T e Garchomp, (adicionar vírgula) podem fazer switch nos ataques de Excadrill e forçá-lo a sair de campo com seus STABs. Contudo, todos eles podem ser desgastados se Excadrill atingi-los com Toxic, (remover vírgula) e se Excadrill tem um Air Balloon pode potencialmente fazer setup nos Ground-types.

**Revenge Killers**: Rillaboom facilmente faz revenge kill a Excadrill com seu Grassy Glide com prioridade, (remover vírgula) e é particularmente irritante porque o Grassy Terrain que ele cria enfraquece Earthquake. Urshifu-R e Weavile podem ambos fazer revenge kill a ele com Aqua Jet e Ice Shard, respectivamente, e muitos outros Pokémon mais rápidos que Excadrill fora de sand podem conseguir um OHKO nele, como Volcarona e Garchomp ofensivo. Contudo, nenhum desses Pokémon pode fazer switch diretamente em Excadrill com segurança, (remover vírgula) e Sand Rush Excadrill em sand derrota a maioria dos revenge killers sem moves de prioridade.


[CREDITS]
- Written by: [[TailGlowVM, 546123]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [Mitsuki, 262009]]
- Quality checked by: [[airfare, 513717], [ausma, 360720]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top