Grammar Heatran (0/2)

Visão Geral
Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças a sua tipagem insana e ótima ability em Flash Fire, garantindo-o um número importante de imunidades e resistências, fazendo com que se torne um ótimo check à inúmeros pokemon top-tier como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela, e Tapu Lele. É um fantástico breaker devido a sua sólida base de Special Attack de 130 e acesso a um ótimo move STAB em Magma Storm, que em conjunto com Taunt permite que Heatran invalide e remova Pokemons passivos como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Heatran também pode escolher qual Z-Move usar como Inferno Overdrive ou Corkscrew Crash para passar por checks comuns como Gliscor, Mega Sableye, Mega Alakazam e Mega Latios. Ele também tem a possibilidade de levar Toxic para incomodar potenciais swtich-ins como Mega Alakazam e Gastrodon sem ter que usar Z-move. Esses fatores fazem com que se torne um dos melhores setters de Stealth Rock, já que consegue derrotar a maioria dos removedores de hazards, como Tornadus-T, Zapdos e Gliscor devem faze-lo usar o Z-Move. No entanto, devido a prevalência de Heatran, ele pode perder pra pokemons que em outros casos daria check, como Mega Mawile e Volcarona, devido a coverage específicas para lidar com Heatran. Heatran também infelizmente não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers e é vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, que significa que pode ser derrotado rapidamente. Uma Speed tier mediana também significa que é razoavelmente fácil força-lo a sair com Pokemons mais rápidos, como Landorus-T, Ash-Greninja e Zygarde.


Z-Move Trapper
Move 1
Magma Storm
Move 2
Earth Power
Move 3
Taunt
Move 4
ToxicStealth Rock
Item
Firium Z
Ability
Flash Fire
Nature
ModestTimid
EVs
4 Def252 SpA252 Spe

Moves
===================
Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário; ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran proceda disparar um poderoso Inferno Overdrive após isso, sem se preocupar com o oponente predicando-o e trocando. Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir outros Heatran, Toxapex e Tyranitar. Taunt derruba recovery moves de walls passivas como Chansey e Toxapex assim permitindo Heatran a ter mais facilidade em derrotá-los no um-contra-um. Toxic é usado para atingir Water-types que Heatran não consegue derrotar com Z-Move como Mantine e Gastrodon, que precisam ser cuidadosos quando derem switch-in em ameaças quando envenenados. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades de colocá-lo de pé. Solar Beam pode ser usado em conjunto com Grassium Z para um forte Bloom doom em Heatran ofensivo como opção de coverage para Water-Types como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. Solar Beam deve ser usado no último slot. Finalmente, Lava Plume pode ser usado para accuracy adicional, segurança e a capacidade de espalhar burns.

Detalhes do set
===================

Máximo investimento em Special Attack aumenta o damage output de Heatran, ajudando a lidar com ameaças defensivas que sofreria contra em outros casos, como Mega Sableye e Toxapex. 252 de investimento em junto de nature Modest permite com que Heatran ultrapasse Timid Magearna e fique em Speed tie com outros Heatran. Firium Z transforma Magma Storm num poderoso ataque, capaz de dar KO em Mega Sableye após dano de Magma Storm e dando OHKO em Tangrowth para evitando de levar um Earthquake. Ele também tem a chance de dar OHKO em Landorus-T defensivo em uma situação de um-contra-um. Grassium Z é uma opção sólida e deve ser usada junto de Solar Beam. Finalmente, Heatran pode fazer uso de Flash Fire dando switch em moves Fire-type predicados para aumentar o poder de Inferno Overdrive.

Dicas de usagem
===================

Tente trazer Heatran a campo por meio de double switches ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran investido em HP e a sustentabilidade das variantes de Leftovers. Então, você também precisa jogar de um modo mais conservador com ele; evitando de levar dano, até mesmo de fortes ataques resistidos, já que não vai poder recuperar o HP perdido e ele precisa estar saudável para efetivamente remover Chansey, e se não estiver usando Groundium Z, Toxapex. Contudo, não deixe muitos entry hazards ficarem de pé do seu lado porque Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, você deve dar scout para coverage super efetiva em Pokemon que geralmente não dariam muito dano em Heatran como Mew antes de tentar tomar vantagem deste.

Opções de time
===================

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, este não consegue dar switch na imensa ameaça que é Tapu Lele. Outro Steel-type como Celesteela ou Magearna Assault Vest podem funcionar como duras switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground, embora ela não de check em Rockium Z Landorus-T e Garchomp. No fim disso, eles atraem moves do tipo Fire que Heatran aprecia para pegar um boost. Grass-types que tenham uma ótima sinergia defensiva graças as resistências que providenciam, então pokemon como Tangrowth e Mega Venusaur são parceiros ideais. Outro Grass-type que merece uma menção é Tapu Bulu, que embora não providencia a mesma utilidade defensiva dos outros dois, pode formar um core ofensivo formidável junto de Heatran enquanto lhe da recovery passiva e diminuindo dano de Earthquake devido ao Grassy Terrain. Pivots defensivos que podem dar switch em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro como Landorus-T e Assault Vest Magearna são incriveis parceiros, já que Heatran normalmente teria dificuldade em jogo sem o suporte de VoltTurn e precisa de um backup defensivo bom para quando forçado a sair. Finalmente, pokemon que consigam lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter feito seu trabalho como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana funcionam bem com ele.

Special Defensivo
Move 1
Lava Plume
Move 2
Earth Power
Move 3
Stealth Rock
Move 4
Toxic/Taunt
Item
Leftovers
Ability
Flash Fire
Nature
Calm
EVs
252 HP 128 SpD 128 Spe

Moves
===================

Lava Plume é escolhido como o fire-type STAB de heatran, devido a sua segurança, base power decente em 80 e a ótima capacidade de espalhar burns em pokemon que em outras situações teriam switch-in livre, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente se Gliscor não tiver ativado a Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedi-lo de ter recovery de Poison Heal, machucando-o pelo resto da partida. Alternativamente Magma Storm pode ser usado caso o time precisa pokemon como Toxapex e Chansey a serem presas e removidas, que pode ser possível em conjunto com Taunt. Embora seja uma opção muito mais inferior que Lava Plume devido a baixa accuracy e baixo PP, significando que você tem que jogar de modo mais conservador; senão Heatran não conseguira derrotar pokemon como Ferrothorn e Mega Scizor. Earth Power permite Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran super efetivamente para ajudar na habilidade de Heatran de forçar inúmeras switch-ins devido a sua ótima tipagem defensiva e presença ofensiva em conjunto com sua habilidade de pressionar a maioria dos usuários de Defog da tier como Tornadus-T, Tapu Koko, Zapdos e Mew, fazem-lo um dos usuários mais efetivos de Stealth Rock da tier; no entanto você deve ficar atento pois Mew pode levar coverage Ground-type. Toxic permite Heatran de machucar pokemons que em outros casos entrariam sem dificuldades como Mega Alakazam, Mega Latios, Gastrodon e Hydreigon. Taunt impede pokemon que precisariam de moves de status para funcionar, como Clefable, Toxapex, Chansey e Pyukumuku, permitindo que Heatran os vence no um contra um.

Detalhes do set
===================

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magznezone Modest. 252 EVs em HP e o resto dos EVs em Special Defense junto de nature Calm providenciam o melhor bulk possível para adequadamente dar check em Magearna, Tapu Lele e Blacephalon. Leftovers impede que Heatran seja derrotado mais rapidamente. Flash Fire é a única ability disponível de Heatran, no entanto é ótima para pokemons como Volcarona,Blacephalon e outros Heatran usando STABs fire-type poderosos.

Dicas de Usagem
===================
Use este set de Heatran para dar check em pokemon como Tornadus-T e Tapu Lele ou de switch em Pokemon que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor para tomar vantagem para atacar ou por Stealth Rock em campo. Além disso,se o oponente possuir um Mega Alakazam ou Mega Latias, é uma boa ideia em dar predicar o switch destes e atingi-los com Toxic. Tente não deixar Heatran levar knock off, já que com Leftovers removido ele pode se derrotado mais rapidamente. Tente evitar dar switch para Heatran em hazards repetidamente,já que irá machucar drasticamente sua longevidade. Use taunt contra Pokemon passivos como Toxapex e Chansey em turnos que você espera um move de recovery para tomar o minímo dano possivel de repetidos Scalds e Seismic Toss.

Opcões de time

===================

Esse Heatran se encaixa melhor em builds Bulky offense ou balanced, já que graças ao fato de ser um usuário incrível de Stealth rock devido a sua tipagem, permitindo-o dar check em pokemons problemáticos ao archetype como Mega Scizor e Tapu Lele. Tapu Bulu é seu melhor parceiro, já que a sinergia entre ambos é imensa; Tapu Bulu pode dar switch em Ground-types como Landorus-T e Garchomp, Fighting-types como Keldeo, e Water types como Ash-Greninja, Gastrodon e Mega Gyarados. Tapu Bulu também põe Grassy terrain em campo, o que providencia a Heatran mais recovery passiva junto de Leftovers e lhe da a habilidade de aguentar Earthquakes de pokemon como Landorus-T se necessário. Outros Grass-types como Tangrowth e Amoonguss também são fantásticos parceiros, no entanto Tapu Bulu é geralmente a melhor escolha. similarmente, Water-types bulky como Toxapex e Gastrodon são sólidos parceiros de time já que conseguem dar switch em Ash-Greninja para Heatran, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Já que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de hazard como Tornadus-T e Tapu Koko são bons parceiros. Enquanto Heatran é geralmente possibilitado de por Stealth Rock em campo contra times stall, ele precisa de suporte do time para facilitar o matchup ---- Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

Steelium Z
Move 1
Flash Cannon
Move 2
Lava Plume/Magma Storm
Move 3
Earth Power
Move 4
Stealth Rock/Taunt
Item
Firium Z
Ability
Flash Fire
Nature
Modest
EVs
4 Def252 SpA252 Spe

Moves
===================

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios fortemente, dando 2HKO na variante ofensiva de ambos. A parte mais importante de Flash Cannon é que permite Heatran usar Corkscrew Crash, que da OHKO em pokemon que dariam check em Heatran como Mega Alakazam e Gliscor, assim como Mega Latios após dano de Stealth Rock. Lava Plume é um Fire-type STAB seguro já que inflinge um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, a chance decente de burn de Lava plume também pode ajudar neste set devido a falta de outros moves de utility como Toxic. Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um fire-type STAB que permite Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt e remove-los. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran oponentes é crucial, já que Heatran não possui outro meio de causar dano a outros Heatran. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards como Ferrothorn, desencoraja usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a dar switch in, e dar KO ou machucar gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T fazem-lo um efetivo usuário de Stealth Rock. Taunt pode ser usado pra melhorar a habilidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.


Detalhes do Set
===================

Máximo investimento em Special Attack com uma nature Modest maximizam o poder de fogo de Heatran, Permitindo Corkscrew Crash sempre dar OHKO em Gliscor e o máximo possível de dano em oponentes como Mega Latios e Tyranitar. Uma nature Timid é uma opção alternativa para ao menos dar speed tie com outros Heatran, porém com o custo de perder o OHKO garantido contra Gliscor e ter um menor poder de fogo não valem a pena. Steelium Z permite Heatran usar Corkscrew Crash com Flash Cannon, permitindo Heatran a punir severamente seus checks ofensivos dando OHKO neles ou machucando-os gravemente. Heatran pode utilizar o Flash Fire para dar switch em ataques Fire-type e aumentar o poder de seus ataques do mesmo.

Dicas de usagem
===================

Diferente de outras variantes, Steelium Z consegue dar OHKO em checks usuais como Mega Alakazam, Mega Latios e Gliscor em uma switch-in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no ínicio da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e a capacidade de prender-lo em campo irá consideravelmente derrubá-lo e impedir que de switch-in, dando Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Finalizando, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar muito arriscadamente.

Opções de time
===================

Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Ground-types como Garchomp, que Heatran deve evitar a todo custo. Ambos esses pokemon também são bons checks a Water-types como Ash-Greninja e Keldeo e podem dar pivot para Tapu Koko, que pode ajudar Heatran devido a falta de investimento em bulk. Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Variantes de Clefable com Wish podem extender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e sua habilidade de dar pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele. Contudo o acesso de Ferrothorn a Spikes permite atrair usuários de Defog como Tornadus-T a dar switch-in frequentemente, dando Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças a seu acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saúdavel para melhorar a capacidade de wallbreak para combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja ou Hawlucha podem se beneficiar massivamente do benefício das capacidade de Heatran de wallbreak e suporte de Stealth Rock.

Outras Opções
===================
Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender Toxapex e dar KO nela sem levar um dano maior e da KO em Tyranitar Choice Band padrão após dano de Magma Storm, mas não se beneficia de nenhum alvo notável tirando isso. Choice Scarf pode ser usado para dar lure em pokemons mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, mas é muito dependente de predicar e necessita um Choice Scarf secundário devido a sua Speed desejável.

Checks e Counters
===================

Pokemon Water-type e coverage: Sem Bloom doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Gastrodon e Quagsire, que dão switch-in de graça e lhe forçam a sair. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch nele algumas vezes e forçá-lo a sair também.

Pokemon Ground-type e coverage: Ground-types como Landorus-T, Garchomp e Gliscor podem força-lo a sair facilmente. Outros pokemon como Mew,Volcarona e Mega Venusaur podem levar coverage Ground-type para Heatran, entçao seja cauteloso quando dar switch-in neles.

Knock Off: Heatran utility e Special defensivo dependem de Leftovers para conseguir vida novamente e torna muito mais suscetível a dano residual sem ele. Contudo, devem tomar cuidado com Knock off vindo de Tornadus-T e Mega Mawile.

Pokemon Fighting-type e coverage: Fighting-types como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny podem lhe forçar naturalmente a sair. pokemon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para Heatran também.

Ataques fortes: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques muito fortes como Stone Edge de Tyranitar Choice Band ou Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

Credits
-Escrito por: [[leo,328915,lotus,434601,mellow,423226]]
-Traduzido por: [[ampha,388824]]
- Revisão gramatical por: [[nome, id], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[nome, id], [nome, id], [nome, id]]
 
Last edited:

Repu

is a Forum Moderatoris a Smogon Media Contributor
Moderator
Anotações:

— Lembre-se de colocar o link da análise escolhida no topo de sua postagem https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/heatran/ ;

— Houve muitas mudanças na análise de Heatran, tanto nos sets quanto nos parágrafos. Por isso, leia o GP cuidadosamente;

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças você pode conferir no https://www.diffchecker.com/mZ4IONyC;

— Apenas relembrando de que "Pokémon" não tem uma forma plural e deve vir acentuado;

— Caso ainda não tenha se acostumado, "switch in" se refere ao ato de fazer uma switch, entrar em campo, enquanto "switch-in" é um ou mais Pokémon que conseguem entrar na frente de um certo Pokémon rival sem sofrer muitos prejuízos. Na tradução, muitas vezes apareceu só "switch", levando-me a crer que talvez a diferença não esteja muito clara;

Comentários:

— Perdoe-me pela demora, já que de fato você postou sua análise a um bom tempo. Houve mudanças consideráveis na análise original nesse período, então não pense que seu esforço foi em vão. Ademais, aproveite bem este GP e que ele possa te ajudar futuramente, uma vez que lhe foi colocado muito cuidado. Good work, soldier!

:mad:


— Por fim, gostaria de mencionar que tentar colocar a formatação direitinho, seja de sets, uso de espaços, etc, não é apenas uma questão de estética, mas também nos ajuda muito na hora de publicar no CMS. Se possível, dê um pouco mais de carinho a essa parte, embora de fato isso não influencie na qualidade de sua tradução. Mesmo que você não sinta a necessidade de fazer isso, essa ajuda seria muito apreciada;

:blobthumbsup:

GP 1/2:

[OVERVIEW]

Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças à sua tipagem insana e à sua ótima ability Flash Fire, garantindo-lhe um número importante de imunidades e resistências, tornando-o em um ótimo check de vários dos melhores Pokémon da tier, como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela e (G: evite colocar a vírgula antes do "e", sobretudo, quando esse tiver valor aditivo) Tapu Lele. Ele é um fantástico breaker devido ao seu sólido Special Attack de 130 e ao seu acesso a um ótimo move STAB Magma Storm, que com (A: "em conjunto com" é redundante. Evite) Taunt permite que Heatran inutilize e remova Pokémon (A: não usamos plural com a palavra "Pokémon") passivos, como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Além disso, seu Inferno Overdrive pode aterrorizar Pokémon que supostamente deveriam ser seus checks, tais como Gliscor, Greninja e Garchomp, quando entram em campo. (A: por favor, verifique esse trecho na análise, pois ele pode ter sido modificado com o passar do tempo) Esses atributos o tornam em um dos melhores usuários de Stealth Rock, já que consegue expulsar de campo a maioria dos removedores de hazards (A: os exemplos foram removidos da análise também. Por favor, verificar) com seu poder. No entanto, devido à predominância de Heatran, ele pode perder para Pokémon aos quais em outras ocasiões ele faria check, como Mega Mawile, Tornadus-T e Volcarona, visto que eles podem usar coverages específicas para lidar com ele. Infelizmente, Heatran também não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers, além de ser vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, podendo assim ser enfraquecido rapidamente. Por fim, uma Speed tier mediana indica que é razoavelmente fácil o forçar (G: advérbios exigem próclise, que, no caso, é "razoavelmente") a sair de campo ao usar Pokémon mais rápidos, como Landorus-T e Ash-Greninja. (A: Zygarde foi removido das análises atuais)

[SET]
name: Z-Move Trapper
move 1: Magma Storm
move 2: Earth Power
move 3: Taunt
move 4: Toxic / Stealth Rock
item: Firium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
===================

Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário: ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran possa disparar um poderoso Inferno Overdrive sem se preocupar com que o adversário preveja o move e saia de campo. Inclusive, Inferno Overdrive ajuda Heatran a derrubar Pokémon como Gliscor e Mega Sableye, além de provocar danos muito altos em seus checks ofensivos. (A: outra trecho que vale a pena você verificar) Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir outros Heatran e Toxapex. Taunt neutraliza os moves de recovery de walls passivas como Chansey e Toxapex, permitindo-lhe ter mais facilidade em derrotar eles no um contra um. Usa-se Toxic para derrotar as walls que Heatran não consegue derrubar, como Mega Latias, Rotom-W, Suicune, Slowbro e Gastrodon, além de punir Mega Alakazam e Garchomp quando esses entram em campo. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades para colocá-lo. (A: a parte de Solar Beam foi retirada. Por favor, verifique na análise) Finalmente, Lava Plume tem uma accuracy melhor e pode espalhar burns, porém, ele não possui a força nem o efeito secundário de Magma Storm.

Detalhes do Set
===================

Prefere-se usar uma nature Modest pelo aumento em poder, destacando-se o fato de garantir que Inferno Overdrive dê OHKO em Gliscors comuns. (A: o trecho foi retirado, porém, para que você não fique sem a revisão do seu parágrafo anterior, você pode conferir a revisão neste
)

Dicas de Uso (A: padrão)
===================

Tente trazer Heatran em campo por meio de switch ins duplas ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran com investimento em HP e a longevidade das variantes de Leftovers. Então, é também preciso jogar de modo a conservar ele; evitar levar danos, até mesmo de ataques fortes resistidos, uma vez que ele não vai recuperar o HP perdido, sendo que seu HP deve estar intacto para efetivamente remover Chansey e (A: outro trecho removido, verifique) Toxapex. Mais ainda, não deixe muitos entry hazards serem colocados do seu lado do campo, afinal, Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, tente fazer scout a coverages super efetivas em Pokemon que geralmente não lhe seriam uma ameaça, como Mega Mawile e Tornadus-T, antes de tentar se aproveitar deles.

Caso o oponente tenha uma switch-in ofensiva como Greninja or Garchomp, é bem seguro usar Magma Storm quando Heatran entra em campo , visto que ele provoca um dano decente graças ao investimento em Special Attack e o dano residual imediato desse move pode ser tão útil quanto o de Toxic a longo prazo. Se o adversário tiver uma switch-in mais resistente capaz de aguentar até mesmo o Z-Move, como Rotom-W ou Suicune, Toxic deve ser usado para cumprir o serviço, já que esse move prejudica essas switch-ins pelo resto do jogo. Ademais, deve-se usar o Z-Move cuidadosamente, pois, apesar de conseguir dar OHKO em Gliscor, nada impede que um Pokémon rival saia de campo para que um aliado capaz de resistir ao move dê as caras, tais como Toxapex ou Tyranitar, isso se os mesmos preverem um Z-Move. (A: um parágrafo foi adicionado. Reveja)

Opções de Equipe (A: padrão)
===================

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, esse (G: quando você quiser retomar uma informação, use "esse" ao invés de "este". Caso queira introduzir uma informação, aí sim você usa "este") não consegue dar switch in na imensa ameaça que é Tapu Lele, ou seja, ele vai precisar de um parceiro que consiga lidar com ela. Outros Steel-type como Celesteela e Magearna Assault Vest podem funcionar como boas switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground. (A: mais um retirado) Além disso, eles atraem moves Fire-type que Heatran aprecia para se fortalecer. Grass-types têm uma ótima sinergia defensiva com Heatran graças às (G: visto a regência nominal do termo "graças a" e a presença do artigo de gênero "as", a crase deve ser usada) resistências que providenciam, então, Pokémon como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu são parceiros ideais. (A: outro trecho retirado) Pivots defensivos que podem dar switch in em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro como Tornadus-T e Assault Vest Magearna são sempre bem-vindos. Finalmente, Pokémon que conseguem lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter feito seu wallbreak, como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana, funcionam bem com ele.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Lava Plume
move 2: Earth Power
move 3: Stealth Rock
move 4: Toxic / Taunt
item: Leftovers
ability: Flash Fire
nature: Calm
evs: 252 HP / 128 SpD / 128 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
===================

Lava Plume é o STAB Fire-type escolhido de Heatran devido à sua segurança, ao seu Base Power decente de 80 e à sua ótima capacidade de espalhar burn em Pokémon que em outras situações fariam switch in livremente, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente, se Gliscor não tiver ativado seu Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedí-lo de receber o recovery de Poison Heal, prejudicando pelo resto da partida. Alternativamente, Magma Storm pode ser usado caso o time precise que um Pokémon como Toxapex e Chansey sejam presos e removidos, o que pode se tornar possível com Taunt. (A: outro trecho retirado) Earth Power permite a Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran em super efetivo. (A: mais um retirado) Toxic permite que Heatran possa debilitar Pokémon que em outros casos entrariam sem dificuldades em sua frente, como Mega Latias, Mega Alakazam, Garchomp e Hydreigon. Por outro lado, Taunt inutiliza adversários como Toxapex e Chansey, permitindo que Heatran os vença no um a um.

Detalhes do Set
===================

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magnezone Modest. O resto dos EVs em Special Defense e HP junto de uma nature Calm providenciam o melhor bulk special possível (A: foi retirado). Leftovers é obrigatório, senão Heatran não terá meio de recovery.

Dicas de Uso
===================

Use esse set de Heatran para fazer check a Pokémon como Tornadus-T e Tapu Lele ou switch in naqueles que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor a fim de tomar vantagem para atacar ou pôr Stealth Rock em campo. Além disso, se o oponente tiver um Mega Alakazam ou Hydreigon, é uma boa ideia prever as switch ins deles e os atingir com Toxic. Tente não deixar Heatran levar Knock Off, já que com Leftovers removido ele pode ser enfraquecido mais rapidamente. Evite dar switch in com Heatran em hazards repetidamente, uma vez que sua longevidade será drasticamente abalada. (A: mais um removido)

Opções de Equipe
===================

Esse Heatran se encaixa melhor em times bulky offense ou balance, já que por ele ser um usuário incrível de Stealth Rock devido à sua excelente tipagem, ele consegue dar check em Pokémon problemáticos a esses arquétipos, como Mega Scizor e Tapu Lele. (A: trecho retirado) Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss podem lidar com adversários como Ash-Greninja e Garchomp, sendo eles, por isso, bons parceiros; no caso, Tapu Bulu invoca Grassy Terrain para dar suporte, no entanto, a ability Regenerator dos dois últimos e o melhor matchup contra Kartana tornam todos eles igualmente desejáveis. Semelhante a isso, Water-types bulky como Toxapex e Tapu Fini são sólidos aliados de time, visto que conseguem dar switch in em Ash-Greninja, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Uma vez que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de entry hazards como Tornadus-T e Landorus-T são boas escolhas. Apesar de Heatran geralmente ser capaz de pôr Stealth Rock em campo contra equipes stall, ele ainda precisa de suporte para facilitar o matchup — (A: hífen não é travessão) Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

[SET]
name: Steelium Z
move 1: Flash Cannon
move 2: Lava Plume / Magma Storm
move 3: Earth Power
move 4: Stealth Rock / Taunt
item: Steelium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
===================

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios bem forte, dando 2HKO nas variantes ofensivas de ambos. Contudo, a importância de Flash Cannon é permitir a Heatran usar Corkscrew Crash, que dá OHKO em Pokémon que fariam check a ele, como Mega Alakazam, Hydreigon e Mega Latios após Stealth Rock. Esse Z-Move ainda herda a capacidade de acertar os alvos de Inferno Overdrive com bastante força em troca de um pouco de poder. O maior prejuízo, no entanto, é que ao usar Flash Cannon não sobra espaço para colocar Toxic, permitindo que Heatran possa sofrer wall de Rotom-W e outros Water-types. Lava Plume é um STAB Fire-type seguro, já que inflige um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, e a chance decente de burn de Lava plume também pode compensar a falta de outros moves de utilidade como Toxic desse set. Por outro lado, Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um outro STAB que permite a Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt para os remover. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran rivais é crucial, uma vez que Heatran não possui outro meio de causar dano em seus semelhantes. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards, como Ferrothorn, desencoraja usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a darem switch in, e dar KO ou ferir gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T o tornam em um efetivo usuário de Stealth Rock. Porém, Taunt pode melhorar a capacidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.

Detalhes do Set
===================

Uma nature Modest é ideal a fim de permitir que Corkscrew Crash geralmente dê OHKO em Gliscor e provocar os maiores danos possíveis em rivais como Mega Latios, Hydreigon e Assault Vest Tyranitar. (A: mais um parágrafo foi completamente removido. Mas, novamente, para que você não fique sem a revisão, segue um )

Dicas de Uso
===================

Diferente de outras variantes, Steelium Z Heatran consegue dar OHKO em seus checks usuais, como Mega Alakazam, Hydreigon, Mega Latios e Gliscor, em uma switch in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado, uma vez que seus adversários provavelmente darão scout no Z-Move usando Pokémon que resistem a ele, como Toxapex. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no início da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e os danos de seu efeito secundário irão consideravelmente enfraquecer e impedir que seus adversários saiam de campo, dando a Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Por fim, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar arriscadamente.

Opções de Equipe
===================

Grass-types como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Water-types como Ash-Greninja e Ground-types como Garchomp, ambos os quais Heatran deve evitar a todo custo. (A: retirado) Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Em troca, variantes de Clefable com Wish podem estender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e seu potencial de fazer pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele, ambas às quais Heatran não poderia fazer check sem investimento em Special Defense. Além disso, o acesso de Ferrothorn a Spikes permite a ele atrair usuários de Defog como Tornadus-T ao campo frequentemente, dando a Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças ao acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso, considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saudável para melhorar a sua capacidade de wallbreak a fim de combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja e Hawlucha podem se beneficiar bastante com a capacidade de wallbreak de Heatran e o suporte de Stealth Rock.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
===================

Heatran ofensivo pode usar Solar Beam com Grassium Z no último slot para ter uma coverage a Water-types, como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. No entanto, com exceção de Tapu Fini, a maioria desses odeia Toxic, deixando que Heatran carregue Firium Z e ainda assim consiga lidar com esses Water-types. Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias e Swords Dance Garchomp. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender e dar KO em Toxapex sem levar muitos danos e, ainda, conseguir um KO em Tyranitar Choice Band após dano de Magma Storm, embora esse Z-Move não acerte alvos mais notáveis do que esses. Choice Scarf pode atrair Pokémon mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, porém, é muito dependente em previsões e necessita um usuário de Choice Scarf secundário devido à sua Speed que deixa a desejar.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Water-type e Coverage**: Sem Bloom Doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Rotom-W, Suicune e Slowbro, todos os quais dão switch in de graça e o forçam a sair; apesar de os três últimos odiarem Toxic. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch in nele algumas vezes e fazer ele sair de campo também.

**Pokémon Ground-type e Coverage**: Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, podem forçá-lo a sair facilmente. Outros Pokémon como Volcarona, Tangrowth, Amoonguss e Mew podem levar coverage Ground-type contra Heatran, então cuidado ao fazer switch in neles.

**Knock Off**: Heatran utilitário e focado em Special Defense depende de Leftovers para restaurar seu HP, tornando-o muito mais suscetível a danos residuais sem ele. Por isso, deve-se tomar cuidado com Knock Off de Pokémon como Tornadus-T e Mega Mawile.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Fighting-types, como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny, naturalmente forçam Heatran a sair de campo. Pokémon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para derrotar ele também. Mega Mawile e Tornadus-T também podem ter uma coverage Fighting para lidar com Heatran.

**Atacantes Fortes**: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Tyranitar Choice Band e Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

[CREDITS]
- Written by: [[Leo, 328915, Lotus, 434601, Mellow, 423226]]
- Translated by: [[Ampha, 388824]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Colonel M, 12650], [Gary, 101351], [GMars, 273636], [Jordy, 395754], [Leo, 328915], [Locri, 303291]]

OBS: os créditos agora precisam ser colocados no inglês para não dar erro no CMS


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/mZ4IONyC :

[OVERVIEW]

Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças à sua tipagem insana e à sua ótima ability Flash Fire, garantindo-lhe um número importante de imunidades e resistências, tornando-o em um ótimo check de vários dos melhores Pokémon da tier, como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela e Tapu Lele. Ele é um fantástico breaker devido ao seu sólido Special Attack de 130 e ao seu acesso a um ótimo move STAB Magma Storm, que com Taunt permite que Heatran inutilize e remova Pokémon passivos, como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Além disso, seu Inferno Overdrive pode aterrorizar Pokémon que supostamente deveriam ser seus checks, tais como Gliscor, Greninja e Garchomp, quando entram em campo. Esses atributos o tornam em um dos melhores usuários de Stealth Rock, já que consegue expulsar de campo a maioria dos removedores de hazards com seu poder. No entanto, devido à predominância de Heatran, ele pode perder para Pokémon aos quais em outras ocasiões ele faria check, como Mega Mawile, Tornadus-T e Volcarona, visto que eles podem usar coverages específicas para lidar com ele. Infelizmente, Heatran também não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers, além de ser vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, podendo assim ser enfraquecido rapidamente. Por fim, uma Speed tier mediana indica que é razoavelmente fácil o forçar a sair de campo ao usar Pokémon mais rápidos, como Landorus-T e Ash-Greninja.

[SET]
name: Z-Move Trapper
move 1: Magma Storm
move 2: Earth Power
move 3: Taunt
move 4: Toxic / Stealth Rock
item: Firium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
===================

Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário: ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran possa disparar um poderoso Inferno Overdrive sem se preocupar com que o adversário preveja o move e saia de campo. Inclusive, Inferno Overdrive ajuda Heatran a derrubar Pokémon como Gliscor e Mega Sableye, além de provocar danos muito altos em seus checks ofensivos. Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir outros Heatran e Toxapex. Taunt neutraliza os moves de recovery de walls passivas como Chansey e Toxapex, permitindo-lhe ter mais facilidade em derrotar eles no um contra um. Usa-se Toxic para derrotar as walls que Heatran não consegue derrubar, como Mega Latias, Rotom-W, Suicune, Slowbro e Gastrodon, além de punir Mega Alakazam e Garchomp quando esses entram em campo. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades para colocá-lo. Finalmente, Lava Plume tem uma accuracy melhor e pode espalhar burns, porém, ele não possui a força nem o efeito secundário de Magma Storm.

Detalhes do Set
===================

Prefere-se usar uma nature Modest pelo aumento em poder, destacando-se o fato de garantir que Inferno Overdrive dê OHKO em Gliscors comuns.

Dicas de Uso
===================

Tente trazer Heatran em campo por meio de switch ins duplas ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran com investimento em HP e a longevidade das variantes de Leftovers. Então, é também preciso jogar de modo a conservar ele; evitar levar danos, até mesmo de ataques fortes resistidos, uma vez que ele não vai recuperar o HP perdido, sendo que seu HP deve estar intacto para efetivamente remover Chansey e Toxapex. Mais ainda, não deixe muitos entry hazards serem colocados do seu lado do campo, afinal, Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, tente fazer scout a coverages super efetivas em Pokemon que geralmente não lhe seriam uma ameaça, como Mega Mawile e Tornadus-T, antes de tentar se aproveitar deles.

Caso o oponente tenha uma switch-in ofensiva como Greninja or Garchomp, é bem seguro usar Magma Storm quando Heatran entra em campo , visto que ele provoca um dano decente graças ao investimento em Special Attack e o dano residual imediato desse move pode ser tão útil quanto o de Toxic a longo prazo. Se o adversário tiver uma switch-in mais resistente capaz de aguentar até mesmo o Z-Move, como Rotom-W ou Suicune, Toxic deve ser usado para cumprir o serviço, já que esse move prejudica essas switch-ins pelo resto do jogo. Ademais, deve-se usar o Z-Move cuidadosamente, pois, apesar de conseguir dar OHKO em Gliscor, nada impede que um Pokémon rival saia de campo para que um aliado capaz de resistir ao move dê as caras, tais como Toxapex ou Tyranitar, isso se os mesmos preverem um Z-Move.

Opções de Equipe
===================

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, esse não consegue dar switch in na imensa ameaça que é Tapu Lele, ou seja, ele vai precisar de um parceiro que consiga lidar com ela. Outros Steel-type como Celesteela e Magearna Assault Vest podem funcionar como boas switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground. Além disso, eles atraem moves Fire-type que Heatran aprecia para se fortalecer. Grass-types têm uma ótima sinergia defensiva com Heatran graças às resistências que providenciam, então, Pokémon como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu são parceiros ideais. Pivots defensivos que podem dar switch in em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro como Tornadus-T e Assault Vest Magearna são sempre bem-vindos. Finalmente, Pokémon que conseguem lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter feito seu wallbreak, como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana, funcionam bem com ele.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Lava Plume
move 2: Earth Power
move 3: Stealth Rock
move 4: Toxic / Taunt
item: Leftovers
ability: Flash Fire
nature: Calm
evs: 252 HP / 128 SpD / 128 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
===================

Lava Plume é o STAB Fire-type escolhido de Heatran devido à sua segurança, ao seu Base Power decente de 80 e à sua ótima capacidade de espalhar burn em Pokémon que em outras situações fariam switch in livremente, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente, se Gliscor não tiver ativado seu Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedí-lo de receber o recovery de Poison Heal, prejudicando pelo resto da partida. Alternativamente, Magma Storm pode ser usado caso o time precise que um Pokémon como Toxapex e Chansey sejam presos e removidos, o que pode se tornar possível com Taunt. Earth Power permite a Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran em super efetivo. Toxic permite que Heatran possa debilitar Pokémon que em outros casos entrariam sem dificuldades em sua frente, como Mega Latias, Mega Alakazam, Garchomp e Hydreigon. Por outro lado, Taunt inutiliza adversários como Toxapex e Chansey, permitindo que Heatran os vença no um a um.

Detalhes do Set
===================

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magnezone Modest. O resto dos EVs em Special Defense e HP junto de uma nature Calm providenciam o melhor bulk special possível. Leftovers é obrigatório, senão Heatran não terá meio de recovery.

Dicas de Uso
===================

Use esse set de Heatran para fazer check a Pokémon como Tornadus-T e Tapu Lele ou dê switch in naqueles que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor a fim de tomar vantagem para atacar ou pôr Stealth Rock em campo. Além disso, se o oponente tiver um Mega Alakazam ou Hydreigon, é uma boa ideia prever as switch ins deles e os atingir com Toxic. Tente não deixar Heatran levar Knock Off, já que com Leftovers removido ele pode ser enfraquecido mais rapidamente. Evite dar switch in com Heatran em hazards repetidamente, uma vez que sua longevidade será drasticamente abalada.

Opções de Equipe
===================

Esse Heatran se encaixa melhor em times bulky offense ou balance, já que por ele ser um usuário incrível de Stealth Rock devido à sua excelente tipagem, ele consegue dar check em Pokémon problemáticos a esses arquétipos, como Mega Scizor e Tapu Lele. Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss podem lidar com adversários como Ash-Greninja e Garchomp, sendo eles, por isso, bons parceiros; no caso, Tapu Bulu invoca Grassy Terrain para dar suporte, no entanto, a ability Regenerator dos dois últimos e o melhor matchup contra Kartana tornam todos eles igualmente desejáveis. Semelhante a isso, Water-types bulky como Toxapex e Tapu Fini são sólidos aliados de time, visto que conseguem dar switch in em Ash-Greninja, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Uma vez que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de entry hazards como Tornadus-T e Landorus-T são boas escolhas. Apesar de Heatran geralmente ser capaz de pôr Stealth Rock em campo contra equipes stall, ele ainda precisa de suporte para facilitar o matchup — Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

[SET]
name: Steelium Z
move 1: Flash Cannon
move 2: Lava Plume / Magma Storm
move 3: Earth Power
move 4: Stealth Rock / Taunt
item: Steelium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
===================

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios bem forte, dando 2HKO nas variantes ofensivas de ambos. Contudo, a importância de Flash Cannon é permitir a Heatran usar Corkscrew Crash, que dá OHKO em Pokémon que fariam check a ele, como Mega Alakazam, Hydreigon e Mega Latios após Stealth Rock. Esse Z-Move ainda herda a capacidade de acertar os alvos de Inferno Overdrive com bastante força em troca de um pouco de poder. O maior prejuízo, no entanto, é que ao usar Flash Cannon não sobra espaço para colocar Toxic, permitindo que Heatran possa sofrer wall de Rotom-W e outros Water-types. Lava Plume é um STAB Fire-type seguro, já que inflige um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, e a chance decente de burn de Lava plume também pode compensar a falta de outros moves de utilidade como Toxic desse set. Por outro lado, Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um outro STAB que permite a Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt para os remover. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran rivais é crucial, uma vez que Heatran não possui outro meio de causar dano em seus semelhantes. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards, como Ferrothorn, desencoraja usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a darem switch in, e dar KO ou ferir gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T o tornam em um efetivo usuário de Stealth Rock. Porém, Taunt pode melhorar a capacidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.

Detalhes do Set
===================

Uma nature Modest é ideal a fim de permitir que Corkscrew Crash geralmente dê OHKO em Gliscor e provocar os maiores danos possíveis em rivais como Mega Latios, Hydreigon e Assault Vest Tyranitar.

Dicas de Uso
===================

Diferente de outras variantes, Steelium Z Heatran consegue dar OHKO em seus checks usuais, como Mega Alakazam, Hydreigon, Mega Latios e Gliscor, em uma switch in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado, uma vez que seus adversários provavelmente darão scout no Z-Move usando Pokémon que resistem a ele, como Toxapex. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no início da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e os danos de seu efeito secundário irão consideravelmente enfraquecer e impedir que seus adversários saiam de campo, dando a Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Por fim, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar arriscadamente.

Opções de Equipe
===================

Grass-types como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Water-types como Ash-Greninja e Ground-types como Garchomp, ambos os quais Heatran deve evitar a todo custo. Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Em troca, variantes de Clefable com Wish podem estender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e seu potencial de fazer pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele, ambas às quais Heatran não poderia fazer check sem investimento em Special Defense. Além disso, o acesso de Ferrothorn a Spikes permite a ele atrair usuários de Defog como Tornadus-T ao campo frequentemente, dando a Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças ao acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso, considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saudável para melhorar a sua capacidade de wallbreak a fim de combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja e Hawlucha podem se beneficiar bastante com a capacidade de wallbreak de Heatran e o suporte de Stealth Rock.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
===================

Heatran ofensivo pode usar Solar Beam com Grassium Z no último slot para ter uma coverage a Water-types, como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. No entanto, com exceção de Tapu Fini, a maioria desses odeia Toxic, deixando que Heatran carregue Firium Z e ainda assim consiga lidar com esses Water-types. Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias e Swords Dance Garchomp. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender e dar KO em Toxapex sem levar muitos danos e, ainda, conseguir um KO em Tyranitar Choice Band após dano de Magma Storm, embora esse Z-Move não acerte alvos mais notáveis do que esses. Choice Scarf pode atrair Pokémon mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, porém, é muito dependente em previsões e necessita um usuário de Choice Scarf secundário devido à sua Speed que deixa a desejar.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Water-type e Coverage**: Sem Bloom Doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Rotom-W, Suicune e Slowbro, todos os quais dão switch in de graça e o forçam a sair; apesar de os três últimos odiarem Toxic. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch in nele algumas vezes e fazer ele sair de campo também.

**Pokémon Ground-type e Coverage**: Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, podem forçá-lo a sair facilmente. Outros Pokémon como Volcarona, Tangrowth, Amoonguss e Mew podem levar coverage Ground-type contra Heatran, então cuidado ao fazer switch in neles.

**Knock Off**: Heatran utilitário e focado em Special Defense depende de Leftovers para restaurar seu HP, tornando-o muito mais suscetível a danos residuais sem ele. Por isso, deve-se tomar cuidado com Knock Off de Pokémon como Tornadus-T e Mega Mawile.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Fighting-types, como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny, naturalmente forçam Heatran a sair de campo. Pokémon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para derrotar ele também. Mega Mawile e Tornadus-T também podem ter uma coverage Fighting para lidar com Heatran.

**Atacantes Fortes**: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Tyranitar Choice Band e Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

[CREDITS]
- Written by: [[Leo, 328915, Lotus, 434601, Mellow, 423226]]
- Translated by: [[Ampha, 388824]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Colonel M, 12650], [Gary, 101351], [GMars, 273636], [Jordy, 395754], [Leo, 328915], [Locri, 303291]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top