OU Heatran

Ampha

"They don’t call me Greed for nothing!"
is a Community Contributoris a Tiering Contributor
[OVERVIEW]

Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças à sua tipagem insana e à sua ótima ability Flash Fire, garantindo-lhe um número importante de imunidades e resistências, o que o faz um ótimo check para vários dos melhores Pokémon da tier, como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela e Tapu Lele. Ele é um fantástico breaker devido ao seu sólido Special Attack de 130 e ao seu acesso a um ótimo move STAB em Magma Storm, que com Taunt, permite que Heatran inutilize e remova Pokémon passivos, como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Além disso, seu Inferno Overdrive pode aterrorizar Pokémon que supostamente deveriam ser seus checks, tais como Gliscor, Greninja e Garchomp, quando entram em campo. Esses atributos o tornam em um dos melhores usuários de Stealth Rock, já que consegue expulsar de campo a maioria dos removedores de hazards com seu poder. No entanto, devido à predominância de Heatran, ele pode perder para Pokémon aos quais em outras ocasiões ele faria check, como Mega Mawile, Tornadus-T e Volcarona, visto que eles podem usar coverages específicas para lidar com ele. Infelizmente, Heatran também não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers, além de ser vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, podendo assim ser enfraquecido rapidamente. Por fim, uma Speed tier mediana indica que é razoavelmente fácil o forçar a sair de campo ao usar Pokémon mais rápidos, como Landorus-T e Ash-Greninja.

[SET]
name: Z-Move Trapper
move 1: Magma Storm
move 2: Earth Power
move 3: Taunt
move 4: Toxic / Stealth Rock
item: Firium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário: ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran possa disparar um poderoso Inferno Overdrive sem se preocupar com que o adversário preveja o move e saia de campo. Inclusive, Inferno Overdrive ajuda Heatran a derrubar Pokémon como Gliscor e Mega Sableye, além de provocar danos muito altos em seus checks ofensivos. Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir Toxapex e outros Heatran. Taunt neutraliza os moves de recovery de walls passivas como Chansey e Toxapex, permitindo-lhe ter mais facilidade em derrotar eles no um contra um. Usa-se Toxic para prejudicar as walls que Heatran não consegue derrubar, como Mega Latias, Rotom-W, Suicune, Slowbro e Gastrodon, além de punir Mega Alakazam e Garchomp quando esses entram em campo. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades para colocá-lo. Finalmente, Lava Plume tem uma accuracy melhor e pode espalhar burns, porém, o move não possui a força nem o efeito secundário de Magma Storm.

Detalhes do Set
========

Prefere-se usar uma nature Modest pelo aumento em poder, destacando-se o fato de garantir que Inferno Overdrive dê OHKO em Gliscors comuns.

Dicas de Uso
========

Tente trazer Heatran em campo por meio de trocas duplas ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran com investimento em HP e a longevidade das variantes de Leftovers. Então, é também preciso jogar de modo a conservá-lo; evitar levar danos, até mesmo de ataques fortes resistidos, uma vez que ele não vai recuperar o HP perdido, sendo que o HP de Heatran deve estar intacto para efetivamente remover Chansey e Toxapex. Mais ainda, não deixe muitos entry hazards serem colocados do seu lado do campo, afinal, Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, tente fazer scout a coverages super efetivas em Pokemon que geralmente não lhe seriam uma ameaça, como Mega Mawile e Tornadus-T, antes de tentar se aproveitar deles.

Caso o oponente tenha uma switch-in ofensiva como Greninja or Garchomp, é bem seguro usar Magma Storm quando Heatran entra em campo, visto que ele provoca um dano decente graças ao investimento em Special Attack e o dano residual imediato desse move pode ser tão útil quanto o de Toxic a longo prazo. Se o adversário tiver uma switch-in mais resistente capaz de aguentar até mesmo o Z-Move, como Rotom-W ou Suicune, Toxic deve ser usado para cumprir o serviço, já que esse move prejudica essas switch-ins pelo resto do jogo. Ademais, deve-se usar o Z-Move cuidadosamente, pois, apesar de conseguir dar OHKO em Gliscor, nada impede que seu oponente, prevendo um Z-move, envie um Pokémon que resista ao Z-move, tais como Toxapex ou Tyranitar.

Opções de Equipe
========

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, esse não consegue dar switch in na imensa ameaça que é Tapu Lele, ou seja, ele vai precisar de um parceiro que consiga lidar com ela. Outros Steel-type como Celesteela e Magearna Assault Vest podem funcionar como boas switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground. Além disso, eles atraem moves Fire-type que Heatran aprecia para se fortalecer. Grass-types têm uma ótima sinergia defensiva com Heatran graças às resistências que apresentam, então, Pokémon como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu são parceiros ideais. Pivots defensivos que podem dar switch in em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro, como Tornadus-T e Assault Vest Magearna, são sempre bem-vindos. Finalmente, Pokémon que conseguem lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter aberto brechas no time adversário, como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana, funcionam bem com ele.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Lava Plume
move 2: Earth Power
move 3: Stealth Rock
move 4: Toxic / Taunt
item: Leftovers
ability: Flash Fire
nature: Calm
evs: 252 HP / 128 SpD / 128 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Lava Plume é o STAB Fire-type escolhido de Heatran devido à sua segurança, ao seu Base Power decente de 80 e à sua ótima capacidade de espalhar burn em Pokémon que em outras situações fariam switch in livremente, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente, se Gliscor não tiver ativado seu Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedí-lo de receber o recovery de Poison Heal, prejudicando-o pelo resto da partida. Alternativamente, Magma Storm pode ser usado caso o time precise que um Pokémon como Toxapex e Chansey sejam presos e removidos, o que pode se tornar possível com Taunt. Earth Power permite a Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran com dano super efetivo. Toxic permite que Heatran possa debilitar Pokémon que em outros casos entrariam sem dificuldades em sua frente, como Mega Latias, Mega Alakazam, Garchomp e Hydreigon. Por outro lado, Taunt inutiliza adversários como Toxapex e Chansey, permitindo que Heatran os vença no um a um.

Detalhes do Set
========

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magnezone Modest. O resto dos EVs em Special Defense e HP junto de uma nature Calm providenciam o melhor bulk special possível. Leftovers é obrigatório, senão Heatran não terá meio de recovery.

Dicas de Uso
========

Use esse set de Heatran para fazer check a Pokémon como Tornadus-T e Tapu Lele ou dê switch in naqueles que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor a fim de tomar vantagem para atacar ou pôr Stealth Rock em campo. Além disso, se o oponente tiver um Mega Alakazam ou Hydreigon, é uma boa ideia prever as switch ins deles e os atingir com Toxic. Tente não deixar Heatran levar Knock Off, já que com Leftovers removido, ele pode ser enfraquecido mais rapidamente. Evite dar switch in com Heatran em hazards repetidamente, uma vez que sua longevidade será drasticamente abalada.

Opções de Equipe
========

Esse Heatran se encaixa melhor em times bulky offense ou balance, já que por ele ser um usuário incrível de Stealth Rock devido à sua excelente tipagem, ele consegue dar check em Pokémon problemáticos a esses arquétipos, como Mega Scizor e Tapu Lele. Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss podem lidar com adversários como Ash-Greninja e Garchomp, sendo eles, por isso, bons parceiros; no caso, Tapu Bulu invoca Grassy Terrain para dar suporte, no entanto, a ability Regenerator dos dois últimos e o melhor matchup contra Kartana tornam todos eles igualmente desejáveis. Semelhante a isso, Water-types bulky como Toxapex e Tapu Fini são sólidos aliados, visto que conseguem dar switch in em Ash-Greninja, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Uma vez que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de entry hazards como Tornadus-T e Landorus-T são boas escolhas. Apesar de Heatran geralmente ser capaz de pôr Stealth Rock em campo contra equipes stall, ele ainda precisa de suporte para facilitar o matchup — Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

[SET]
name: Steelium Z
move 1: Flash Cannon
move 2: Lava Plume / Magma Storm
move 3: Earth Power
move 4: Stealth Rock / Taunt
item: Steelium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios bem forte, dando 2HKO nas variantes ofensivas de ambos. Contudo, a importância de Flash Cannon é permitir a Heatran usar Corkscrew Crash, que dá OHKO em Pokémon que fariam check a ele, como Mega Alakazam, Hydreigon e Mega Latios após Stealth Rock. Esse Z-Move ainda herda a capacidade de acertar os alvos de Inferno Overdrive com bastante força em troca de um pouco de poder. O maior prejuízo, no entanto, é que ao usar Flash Cannon não sobra espaço para colocar Toxic, permitindo que Heatran possa ser parado por Rotom-W e outros Water-types. Lava Plume é um STAB Fire-type seguro, já que inflige um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, e a chance decente de burn de Lava Plume também pode compensar a falta de outros moves de utilidade como Toxic desse set. Por outro lado, Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um outro STAB que permite a Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt para os remover. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran rivais é crucial, uma vez que Heatran não possui outro meio de causar dano em seus semelhantes. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards como Ferrothorn, desencorajar usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a darem switch in, e dar KO ou ferir gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T o tornam em um efetivo usuário de Stealth Rock. Porém, Taunt pode melhorar a capacidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.

Detalhes do Set
========

Uma nature Modest é ideal a fim de permitir que Corkscrew Crash geralmente dê OHKO em Gliscor e provocar os maiores danos possíveis em rivais como Mega Latios, Hydreigon e Assault Vest Tyranitar.

Dicas de Uso
========

Diferente de outras variantes, Steelium Z Heatran consegue dar OHKO em seus checks usuais, como Mega Alakazam, Hydreigon, Mega Latios e Gliscor, em uma switch in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado, uma vez que seus adversários provavelmente darão scout no Z-Move usando Pokémon que resistem a ele, como Toxapex. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no início da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e os danos de seu efeito secundário irão consideravelmente enfraquecer e impedir que seus adversários saiam de campo, dando a Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Por fim, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar arriscadamente.

Opções de Equipe
========

Grass-types como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Water-types como Ash-Greninja e Ground-types como Garchomp, ambos os quais Heatran deve evitar a todo custo. Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Em troca, variantes de Clefable com Wish podem estender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e seu potencial de fazer pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele, ambas às quais Heatran não poderia fazer check sem investimento em Special Defense. Além disso, o acesso de Ferrothorn a Spikes permite a ele atrair usuários de Defog como Tornadus-T ao campo frequentemente, dando a Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças ao acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso, considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saudável para melhorar a sua capacidade de wallbreak a fim de combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja e Hawlucha podem se beneficiar bastante com a capacidade de wallbreak de Heatran e o suporte de Stealth Rock.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Heatran ofensivo pode usar Solar Beam com Grassium Z no último slot para ter uma coverage a Water-types, como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. No entanto, com exceção de Tapu Fini, a maioria desses odeia Toxic, deixando que Heatran carregue Firium Z e ainda assim consiga lidar com esses Water-types. Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias e Swords Dance Garchomp. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender e dar KO em Toxapex sem levar muitos danos e, ainda, conseguir um KO em Tyranitar Choice Band após dano de Magma Storm, embora esse Z-Move não acerte alvos mais notáveis do que esses. Choice Scarf pode surpreender Pokémon mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, porém, é muito dependente em previsões e necessita um usuário de Choice Scarf secundário devido à sua Speed que deixa a desejar.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Water-type e Coverage**: Sem Bloom Doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Rotom-W, Suicune e Slowbro, todos os quais dão switch in de graça e o forçam a sair; apesar de os três últimos odiarem Toxic. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch in nele algumas vezes e fazer ele sair de campo também.

**Pokémon Ground-type e Coverage**: Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, podem forçá-lo a sair facilmente. Outros Pokémon como Volcarona, Tangrowth, Amoonguss e Mew podem levar coverage Ground-type contra Heatran, então cuidado ao fazer switch in neles.

**Knock Off**: Heatran utilitário e focado em Special Defense depende de Leftovers para restaurar seu HP, tornando-o muito mais suscetível a danos residuais sem ele. Por isso, deve-se tomar cuidado com Knock Off de Pokémon como Tornadus-T e Mega Mawile.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Fighting-types, como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny, naturalmente forçam Heatran a sair de campo. Pokémon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para derrotar ele também. Mega Mawile e Tornadus-T também podem ter uma coverage Fighting para lidar com Heatran.

**Atacantes Fortes**: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Tyranitar Choice Band e Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

[CREDITS]
- Written by: [[Leo, 328915], [Lotus, 434601], [Mellow, 423226]]
- Translated by: [[Ampha, 388824]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Lyd, 303291]]
- Quality control by: [[Colonel M, 12650], [Gary, 101351], [GMars, 273636], [Jordy, 395754], [Leo, 328915], [Lyd, 303291]]
 
Last edited by a moderator:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Lembre-se de colocar o link da análise escolhida no topo de sua postagem https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/heatran/ ;

— Houve muitas mudanças na análise de Heatran, tanto nos sets quanto nos parágrafos. Por isso, leia o GP cuidadosamente;

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças você pode conferir no https://www.diffchecker.com/mZ4IONyC;

— Apenas relembrando de que "Pokémon" não tem uma forma plural e deve vir acentuado;

— Caso ainda não tenha se acostumado, "switch in" se refere ao ato de fazer uma switch, entrar em campo, enquanto "switch-in" é um ou mais Pokémon que conseguem entrar na frente de um certo Pokémon rival sem sofrer muitos prejuízos. Na tradução, muitas vezes apareceu só "switch", levando-me a crer que talvez a diferença não esteja muito clara;

Comentários:

— Perdoe-me pela demora, já que de fato você postou sua análise a um bom tempo. Houve mudanças consideráveis na análise original nesse período, então não pense que seu esforço foi em vão. Ademais, aproveite bem este GP e que ele possa te ajudar futuramente, uma vez que lhe foi colocado muito cuidado. Good work, soldier!

:mad:


— Por fim, gostaria de mencionar que tentar colocar a formatação direitinho, seja de sets, uso de espaços, etc, não é apenas uma questão de estética, mas também nos ajuda muito na hora de publicar no CMS. Se possível, dê um pouco mais de carinho a essa parte, embora de fato isso não influencie na qualidade de sua tradução. Mesmo que você não sinta a necessidade de fazer isso, essa ajuda seria muito apreciada;

:blobthumbsup:

GP 1/2:

[OVERVIEW]

Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças à sua tipagem insana e à sua ótima ability Flash Fire, garantindo-lhe um número importante de imunidades e resistências, tornando-o em um ótimo check de vários dos melhores Pokémon da tier, como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela e (G: evite colocar a vírgula antes do "e", sobretudo, quando esse tiver valor aditivo) Tapu Lele. Ele é um fantástico breaker devido ao seu sólido Special Attack de 130 e ao seu acesso a um ótimo move STAB Magma Storm, que com (A: "em conjunto com" é redundante. Evite) Taunt permite que Heatran inutilize e remova Pokémon (A: não usamos plural com a palavra "Pokémon") passivos, como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Além disso, seu Inferno Overdrive pode aterrorizar Pokémon que supostamente deveriam ser seus checks, tais como Gliscor, Greninja e Garchomp, quando entram em campo. (A: por favor, verifique esse trecho na análise, pois ele pode ter sido modificado com o passar do tempo) Esses atributos o tornam em um dos melhores usuários de Stealth Rock, já que consegue expulsar de campo a maioria dos removedores de hazards (A: os exemplos foram removidos da análise também. Por favor, verificar) com seu poder. No entanto, devido à predominância de Heatran, ele pode perder para Pokémon aos quais em outras ocasiões ele faria check, como Mega Mawile, Tornadus-T e Volcarona, visto que eles podem usar coverages específicas para lidar com ele. Infelizmente, Heatran também não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers, além de ser vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, podendo assim ser enfraquecido rapidamente. Por fim, uma Speed tier mediana indica que é razoavelmente fácil o forçar (G: advérbios exigem próclise, que, no caso, é "razoavelmente") a sair de campo ao usar Pokémon mais rápidos, como Landorus-T e Ash-Greninja. (A: Zygarde foi removido das análises atuais)

[SET]
name: Z-Move Trapper
move 1: Magma Storm
move 2: Earth Power
move 3: Taunt
move 4: Toxic / Stealth Rock
item: Firium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário: ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran possa disparar um poderoso Inferno Overdrive sem se preocupar com que o adversário preveja o move e saia de campo. Inclusive, Inferno Overdrive ajuda Heatran a derrubar Pokémon como Gliscor e Mega Sableye, além de provocar danos muito altos em seus checks ofensivos. (A: outra trecho que vale a pena você verificar) Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir outros Heatran e Toxapex. Taunt neutraliza os moves de recovery de walls passivas como Chansey e Toxapex, permitindo-lhe ter mais facilidade em derrotar eles no um contra um. Usa-se Toxic para derrotar as walls que Heatran não consegue derrubar, como Mega Latias, Rotom-W, Suicune, Slowbro e Gastrodon, além de punir Mega Alakazam e Garchomp quando esses entram em campo. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades para colocá-lo. (A: a parte de Solar Beam foi retirada. Por favor, verifique na análise) Finalmente, Lava Plume tem uma accuracy melhor e pode espalhar burns, porém, ele não possui a força nem o efeito secundário de Magma Storm.

Detalhes do Set
========

Prefere-se usar uma nature Modest pelo aumento em poder, destacando-se o fato de garantir que Inferno Overdrive dê OHKO em Gliscors comuns. (A: o trecho foi retirado, porém, para que você não fique sem a revisão do seu parágrafo anterior, você pode conferir a revisão neste https://www.diffchecker.com/tLjxx2Av)

Dicas de Uso (A: padrão)
========

Tente trazer Heatran em campo por meio de switch ins duplas ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran com investimento em HP e a longevidade das variantes de Leftovers. Então, é também preciso jogar de modo a conservar ele; evitar levar danos, até mesmo de ataques fortes resistidos, uma vez que ele não vai recuperar o HP perdido, sendo que seu HP deve estar intacto para efetivamente remover Chansey e (A: outro trecho removido, verifique) Toxapex. Mais ainda, não deixe muitos entry hazards serem colocados do seu lado do campo, afinal, Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, tente fazer scout a coverages super efetivas em Pokemon que geralmente não lhe seriam uma ameaça, como Mega Mawile e Tornadus-T, antes de tentar se aproveitar deles.

Caso o oponente tenha uma switch-in ofensiva como Greninja or Garchomp, é bem seguro usar Magma Storm quando Heatran entra em campo , visto que ele provoca um dano decente graças ao investimento em Special Attack e o dano residual imediato desse move pode ser tão útil quanto o de Toxic a longo prazo. Se o adversário tiver uma switch-in mais resistente capaz de aguentar até mesmo o Z-Move, como Rotom-W ou Suicune, Toxic deve ser usado para cumprir o serviço, já que esse move prejudica essas switch-ins pelo resto do jogo. Ademais, deve-se usar o Z-Move cuidadosamente, pois, apesar de conseguir dar OHKO em Gliscor, nada impede que um Pokémon rival saia de campo para que um aliado capaz de resistir ao move dê as caras, tais como Toxapex ou Tyranitar, isso se os mesmos preverem um Z-Move. (A: um parágrafo foi adicionado. Reveja)

Opções de Equipe (A: padrão)
========

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, esse (G: quando você quiser retomar uma informação, use "esse" ao invés de "este". Caso queira introduzir uma informação, aí sim você usa "este") não consegue dar switch in na imensa ameaça que é Tapu Lele, ou seja, ele vai precisar de um parceiro que consiga lidar com ela. Outros Steel-type como Celesteela e Magearna Assault Vest podem funcionar como boas switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground. (A: mais um retirado) Além disso, eles atraem moves Fire-type que Heatran aprecia para se fortalecer. Grass-types têm uma ótima sinergia defensiva com Heatran graças às (G: visto a regência nominal do termo "graças a" e a presença do artigo de gênero "as", a crase deve ser usada) resistências que providenciam, então, Pokémon como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu são parceiros ideais. (A: outro trecho retirado) Pivots defensivos que podem dar switch in em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro como Tornadus-T e Assault Vest Magearna são sempre bem-vindos. Finalmente, Pokémon que conseguem lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter feito seu wallbreak, como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana, funcionam bem com ele.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Lava Plume
move 2: Earth Power
move 3: Stealth Rock
move 4: Toxic / Taunt
item: Leftovers
ability: Flash Fire
nature: Calm
evs: 252 HP / 128 SpD / 128 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Lava Plume é o STAB Fire-type escolhido de Heatran devido à sua segurança, ao seu Base Power decente de 80 e à sua ótima capacidade de espalhar burn em Pokémon que em outras situações fariam switch in livremente, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente, se Gliscor não tiver ativado seu Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedí-lo de receber o recovery de Poison Heal, prejudicando pelo resto da partida. Alternativamente, Magma Storm pode ser usado caso o time precise que um Pokémon como Toxapex e Chansey sejam presos e removidos, o que pode se tornar possível com Taunt. (A: outro trecho retirado) Earth Power permite a Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran em super efetivo. (A: mais um retirado) Toxic permite que Heatran possa debilitar Pokémon que em outros casos entrariam sem dificuldades em sua frente, como Mega Latias, Mega Alakazam, Garchomp e Hydreigon. Por outro lado, Taunt inutiliza adversários como Toxapex e Chansey, permitindo que Heatran os vença no um a um.

Detalhes do Set
========

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magnezone Modest. O resto dos EVs em Special Defense e HP junto de uma nature Calm providenciam o melhor bulk special possível (A: foi retirado). Leftovers é obrigatório, senão Heatran não terá meio de recovery.

Dicas de Uso
========

Use esse set de Heatran para fazer check a Pokémon como Tornadus-T e Tapu Lele ou switch in naqueles que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor a fim de tomar vantagem para atacar ou pôr Stealth Rock em campo. Além disso, se o oponente tiver um Mega Alakazam ou Hydreigon, é uma boa ideia prever as switch ins deles e os atingir com Toxic. Tente não deixar Heatran levar Knock Off, já que com Leftovers removido ele pode ser enfraquecido mais rapidamente. Evite dar switch in com Heatran em hazards repetidamente, uma vez que sua longevidade será drasticamente abalada. (A: mais um removido)

Opções de Equipe
========

Esse Heatran se encaixa melhor em times bulky offense ou balance, já que por ele ser um usuário incrível de Stealth Rock devido à sua excelente tipagem, ele consegue dar check em Pokémon problemáticos a esses arquétipos, como Mega Scizor e Tapu Lele. (A: trecho retirado) Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss podem lidar com adversários como Ash-Greninja e Garchomp, sendo eles, por isso, bons parceiros; no caso, Tapu Bulu invoca Grassy Terrain para dar suporte, no entanto, a ability Regenerator dos dois últimos e o melhor matchup contra Kartana tornam todos eles igualmente desejáveis. Semelhante a isso, Water-types bulky como Toxapex e Tapu Fini são sólidos aliados de time, visto que conseguem dar switch in em Ash-Greninja, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Uma vez que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de entry hazards como Tornadus-T e Landorus-T são boas escolhas. Apesar de Heatran geralmente ser capaz de pôr Stealth Rock em campo contra equipes stall, ele ainda precisa de suporte para facilitar o matchup — (A: hífen não é travessão) Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

[SET]
name: Steelium Z
move 1: Flash Cannon
move 2: Lava Plume / Magma Storm
move 3: Earth Power
move 4: Stealth Rock / Taunt
item: Steelium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios bem forte, dando 2HKO nas variantes ofensivas de ambos. Contudo, a importância de Flash Cannon é permitir a Heatran usar Corkscrew Crash, que dá OHKO em Pokémon que fariam check a ele, como Mega Alakazam, Hydreigon e Mega Latios após Stealth Rock. Esse Z-Move ainda herda a capacidade de acertar os alvos de Inferno Overdrive com bastante força em troca de um pouco de poder. O maior prejuízo, no entanto, é que ao usar Flash Cannon não sobra espaço para colocar Toxic, permitindo que Heatran possa sofrer wall de Rotom-W e outros Water-types. Lava Plume é um STAB Fire-type seguro, já que inflige um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, e a chance decente de burn de Lava plume também pode compensar a falta de outros moves de utilidade como Toxic desse set. Por outro lado, Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um outro STAB que permite a Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt para os remover. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran rivais é crucial, uma vez que Heatran não possui outro meio de causar dano em seus semelhantes. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards, como Ferrothorn, desencoraja usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a darem switch in, e dar KO ou ferir gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T o tornam em um efetivo usuário de Stealth Rock. Porém, Taunt pode melhorar a capacidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.

Detalhes do Set
========

Uma nature Modest é ideal a fim de permitir que Corkscrew Crash geralmente dê OHKO em Gliscor e provocar os maiores danos possíveis em rivais como Mega Latios, Hydreigon e Assault Vest Tyranitar. (A: mais um parágrafo foi completamente removido. Mas, novamente, para que você não fique sem a revisão, segue um https://www.diffchecker.com/wGUzVHE0)

Dicas de Uso
========

Diferente de outras variantes, Steelium Z Heatran consegue dar OHKO em seus checks usuais, como Mega Alakazam, Hydreigon, Mega Latios e Gliscor, em uma switch in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado, uma vez que seus adversários provavelmente darão scout no Z-Move usando Pokémon que resistem a ele, como Toxapex. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no início da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e os danos de seu efeito secundário irão consideravelmente enfraquecer e impedir que seus adversários saiam de campo, dando a Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Por fim, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar arriscadamente.

Opções de Equipe
========

Grass-types como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Water-types como Ash-Greninja e Ground-types como Garchomp, ambos os quais Heatran deve evitar a todo custo. (A: retirado) Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Em troca, variantes de Clefable com Wish podem estender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e seu potencial de fazer pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele, ambas às quais Heatran não poderia fazer check sem investimento em Special Defense. Além disso, o acesso de Ferrothorn a Spikes permite a ele atrair usuários de Defog como Tornadus-T ao campo frequentemente, dando a Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças ao acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso, considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saudável para melhorar a sua capacidade de wallbreak a fim de combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja e Hawlucha podem se beneficiar bastante com a capacidade de wallbreak de Heatran e o suporte de Stealth Rock.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Heatran ofensivo pode usar Solar Beam com Grassium Z no último slot para ter uma coverage a Water-types, como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. No entanto, com exceção de Tapu Fini, a maioria desses odeia Toxic, deixando que Heatran carregue Firium Z e ainda assim consiga lidar com esses Water-types. Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias e Swords Dance Garchomp. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender e dar KO em Toxapex sem levar muitos danos e, ainda, conseguir um KO em Tyranitar Choice Band após dano de Magma Storm, embora esse Z-Move não acerte alvos mais notáveis do que esses. Choice Scarf pode atrair Pokémon mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, porém, é muito dependente em previsões e necessita um usuário de Choice Scarf secundário devido à sua Speed que deixa a desejar.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Water-type e Coverage**: Sem Bloom Doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Rotom-W, Suicune e Slowbro, todos os quais dão switch in de graça e o forçam a sair; apesar de os três últimos odiarem Toxic. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch in nele algumas vezes e fazer ele sair de campo também.

**Pokémon Ground-type e Coverage**: Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, podem forçá-lo a sair facilmente. Outros Pokémon como Volcarona, Tangrowth, Amoonguss e Mew podem levar coverage Ground-type contra Heatran, então cuidado ao fazer switch in neles.

**Knock Off**: Heatran utilitário e focado em Special Defense depende de Leftovers para restaurar seu HP, tornando-o muito mais suscetível a danos residuais sem ele. Por isso, deve-se tomar cuidado com Knock Off de Pokémon como Tornadus-T e Mega Mawile.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Fighting-types, como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny, naturalmente forçam Heatran a sair de campo. Pokémon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para derrotar ele também. Mega Mawile e Tornadus-T também podem ter uma coverage Fighting para lidar com Heatran.

**Atacantes Fortes**: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Tyranitar Choice Band e Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

[CREDITS]
- Written by: [[Leo, 328915, Lotus, 434601, Mellow, 423226]]
- Translated by: [[Ampha, 388824]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Colonel M, 12650], [Gary, 101351], [GMars, 273636], [Jordy, 395754], [Leo, 328915], [Locri, 303291]]

OBS: os créditos agora precisam ser colocados no inglês para não dar erro no CMS


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/mZ4IONyC :

[OVERVIEW]

Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças à sua tipagem insana e à sua ótima ability Flash Fire, garantindo-lhe um número importante de imunidades e resistências, tornando-o em um ótimo check de vários dos melhores Pokémon da tier, como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela e Tapu Lele. Ele é um fantástico breaker devido ao seu sólido Special Attack de 130 e ao seu acesso a um ótimo move STAB Magma Storm, que com Taunt permite que Heatran inutilize e remova Pokémon passivos, como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Além disso, seu Inferno Overdrive pode aterrorizar Pokémon que supostamente deveriam ser seus checks, tais como Gliscor, Greninja e Garchomp, quando entram em campo. Esses atributos o tornam em um dos melhores usuários de Stealth Rock, já que consegue expulsar de campo a maioria dos removedores de hazards com seu poder. No entanto, devido à predominância de Heatran, ele pode perder para Pokémon aos quais em outras ocasiões ele faria check, como Mega Mawile, Tornadus-T e Volcarona, visto que eles podem usar coverages específicas para lidar com ele. Infelizmente, Heatran também não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers, além de ser vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, podendo assim ser enfraquecido rapidamente. Por fim, uma Speed tier mediana indica que é razoavelmente fácil o forçar a sair de campo ao usar Pokémon mais rápidos, como Landorus-T e Ash-Greninja.

[SET]
name: Z-Move Trapper
move 1: Magma Storm
move 2: Earth Power
move 3: Taunt
move 4: Toxic / Stealth Rock
item: Firium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário: ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran possa disparar um poderoso Inferno Overdrive sem se preocupar com que o adversário preveja o move e saia de campo. Inclusive, Inferno Overdrive ajuda Heatran a derrubar Pokémon como Gliscor e Mega Sableye, além de provocar danos muito altos em seus checks ofensivos. Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir outros Heatran e Toxapex. Taunt neutraliza os moves de recovery de walls passivas como Chansey e Toxapex, permitindo-lhe ter mais facilidade em derrotar eles no um contra um. Usa-se Toxic para derrotar as walls que Heatran não consegue derrubar, como Mega Latias, Rotom-W, Suicune, Slowbro e Gastrodon, além de punir Mega Alakazam e Garchomp quando esses entram em campo. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades para colocá-lo. Finalmente, Lava Plume tem uma accuracy melhor e pode espalhar burns, porém, ele não possui a força nem o efeito secundário de Magma Storm.

Detalhes do Set
========

Prefere-se usar uma nature Modest pelo aumento em poder, destacando-se o fato de garantir que Inferno Overdrive dê OHKO em Gliscors comuns.

Dicas de Uso
========

Tente trazer Heatran em campo por meio de switch ins duplas ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran com investimento em HP e a longevidade das variantes de Leftovers. Então, é também preciso jogar de modo a conservar ele; evitar levar danos, até mesmo de ataques fortes resistidos, uma vez que ele não vai recuperar o HP perdido, sendo que seu HP deve estar intacto para efetivamente remover Chansey e Toxapex. Mais ainda, não deixe muitos entry hazards serem colocados do seu lado do campo, afinal, Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, tente fazer scout a coverages super efetivas em Pokemon que geralmente não lhe seriam uma ameaça, como Mega Mawile e Tornadus-T, antes de tentar se aproveitar deles.

Caso o oponente tenha uma switch-in ofensiva como Greninja or Garchomp, é bem seguro usar Magma Storm quando Heatran entra em campo , visto que ele provoca um dano decente graças ao investimento em Special Attack e o dano residual imediato desse move pode ser tão útil quanto o de Toxic a longo prazo. Se o adversário tiver uma switch-in mais resistente capaz de aguentar até mesmo o Z-Move, como Rotom-W ou Suicune, Toxic deve ser usado para cumprir o serviço, já que esse move prejudica essas switch-ins pelo resto do jogo. Ademais, deve-se usar o Z-Move cuidadosamente, pois, apesar de conseguir dar OHKO em Gliscor, nada impede que um Pokémon rival saia de campo para que um aliado capaz de resistir ao move dê as caras, tais como Toxapex ou Tyranitar, isso se os mesmos preverem um Z-Move.

Opções de Equipe
========

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, esse não consegue dar switch in na imensa ameaça que é Tapu Lele, ou seja, ele vai precisar de um parceiro que consiga lidar com ela. Outros Steel-type como Celesteela e Magearna Assault Vest podem funcionar como boas switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground. Além disso, eles atraem moves Fire-type que Heatran aprecia para se fortalecer. Grass-types têm uma ótima sinergia defensiva com Heatran graças às resistências que providenciam, então, Pokémon como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu são parceiros ideais. Pivots defensivos que podem dar switch in em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro como Tornadus-T e Assault Vest Magearna são sempre bem-vindos. Finalmente, Pokémon que conseguem lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter feito seu wallbreak, como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana, funcionam bem com ele.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Lava Plume
move 2: Earth Power
move 3: Stealth Rock
move 4: Toxic / Taunt
item: Leftovers
ability: Flash Fire
nature: Calm
evs: 252 HP / 128 SpD / 128 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Lava Plume é o STAB Fire-type escolhido de Heatran devido à sua segurança, ao seu Base Power decente de 80 e à sua ótima capacidade de espalhar burn em Pokémon que em outras situações fariam switch in livremente, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente, se Gliscor não tiver ativado seu Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedí-lo de receber o recovery de Poison Heal, prejudicando pelo resto da partida. Alternativamente, Magma Storm pode ser usado caso o time precise que um Pokémon como Toxapex e Chansey sejam presos e removidos, o que pode se tornar possível com Taunt. Earth Power permite a Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran em super efetivo. Toxic permite que Heatran possa debilitar Pokémon que em outros casos entrariam sem dificuldades em sua frente, como Mega Latias, Mega Alakazam, Garchomp e Hydreigon. Por outro lado, Taunt inutiliza adversários como Toxapex e Chansey, permitindo que Heatran os vença no um a um.

Detalhes do Set
========

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magnezone Modest. O resto dos EVs em Special Defense e HP junto de uma nature Calm providenciam o melhor bulk special possível. Leftovers é obrigatório, senão Heatran não terá meio de recovery.

Dicas de Uso
========

Use esse set de Heatran para fazer check a Pokémon como Tornadus-T e Tapu Lele ou dê switch in naqueles que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor a fim de tomar vantagem para atacar ou pôr Stealth Rock em campo. Além disso, se o oponente tiver um Mega Alakazam ou Hydreigon, é uma boa ideia prever as switch ins deles e os atingir com Toxic. Tente não deixar Heatran levar Knock Off, já que com Leftovers removido ele pode ser enfraquecido mais rapidamente. Evite dar switch in com Heatran em hazards repetidamente, uma vez que sua longevidade será drasticamente abalada.

Opções de Equipe
========

Esse Heatran se encaixa melhor em times bulky offense ou balance, já que por ele ser um usuário incrível de Stealth Rock devido à sua excelente tipagem, ele consegue dar check em Pokémon problemáticos a esses arquétipos, como Mega Scizor e Tapu Lele. Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss podem lidar com adversários como Ash-Greninja e Garchomp, sendo eles, por isso, bons parceiros; no caso, Tapu Bulu invoca Grassy Terrain para dar suporte, no entanto, a ability Regenerator dos dois últimos e o melhor matchup contra Kartana tornam todos eles igualmente desejáveis. Semelhante a isso, Water-types bulky como Toxapex e Tapu Fini são sólidos aliados de time, visto que conseguem dar switch in em Ash-Greninja, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Uma vez que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de entry hazards como Tornadus-T e Landorus-T são boas escolhas. Apesar de Heatran geralmente ser capaz de pôr Stealth Rock em campo contra equipes stall, ele ainda precisa de suporte para facilitar o matchup — Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

[SET]
name: Steelium Z
move 1: Flash Cannon
move 2: Lava Plume / Magma Storm
move 3: Earth Power
move 4: Stealth Rock / Taunt
item: Steelium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios bem forte, dando 2HKO nas variantes ofensivas de ambos. Contudo, a importância de Flash Cannon é permitir a Heatran usar Corkscrew Crash, que dá OHKO em Pokémon que fariam check a ele, como Mega Alakazam, Hydreigon e Mega Latios após Stealth Rock. Esse Z-Move ainda herda a capacidade de acertar os alvos de Inferno Overdrive com bastante força em troca de um pouco de poder. O maior prejuízo, no entanto, é que ao usar Flash Cannon não sobra espaço para colocar Toxic, permitindo que Heatran possa sofrer wall de Rotom-W e outros Water-types. Lava Plume é um STAB Fire-type seguro, já que inflige um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, e a chance decente de burn de Lava plume também pode compensar a falta de outros moves de utilidade como Toxic desse set. Por outro lado, Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um outro STAB que permite a Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt para os remover. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran rivais é crucial, uma vez que Heatran não possui outro meio de causar dano em seus semelhantes. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards, como Ferrothorn, desencoraja usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a darem switch in, e dar KO ou ferir gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T o tornam em um efetivo usuário de Stealth Rock. Porém, Taunt pode melhorar a capacidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.

Detalhes do Set
========

Uma nature Modest é ideal a fim de permitir que Corkscrew Crash geralmente dê OHKO em Gliscor e provocar os maiores danos possíveis em rivais como Mega Latios, Hydreigon e Assault Vest Tyranitar.

Dicas de Uso
========

Diferente de outras variantes, Steelium Z Heatran consegue dar OHKO em seus checks usuais, como Mega Alakazam, Hydreigon, Mega Latios e Gliscor, em uma switch in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado, uma vez que seus adversários provavelmente darão scout no Z-Move usando Pokémon que resistem a ele, como Toxapex. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no início da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e os danos de seu efeito secundário irão consideravelmente enfraquecer e impedir que seus adversários saiam de campo, dando a Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Por fim, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar arriscadamente.

Opções de Equipe
========

Grass-types como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Water-types como Ash-Greninja e Ground-types como Garchomp, ambos os quais Heatran deve evitar a todo custo. Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Em troca, variantes de Clefable com Wish podem estender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e seu potencial de fazer pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele, ambas às quais Heatran não poderia fazer check sem investimento em Special Defense. Além disso, o acesso de Ferrothorn a Spikes permite a ele atrair usuários de Defog como Tornadus-T ao campo frequentemente, dando a Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças ao acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso, considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saudável para melhorar a sua capacidade de wallbreak a fim de combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja e Hawlucha podem se beneficiar bastante com a capacidade de wallbreak de Heatran e o suporte de Stealth Rock.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Heatran ofensivo pode usar Solar Beam com Grassium Z no último slot para ter uma coverage a Water-types, como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. No entanto, com exceção de Tapu Fini, a maioria desses odeia Toxic, deixando que Heatran carregue Firium Z e ainda assim consiga lidar com esses Water-types. Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias e Swords Dance Garchomp. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender e dar KO em Toxapex sem levar muitos danos e, ainda, conseguir um KO em Tyranitar Choice Band após dano de Magma Storm, embora esse Z-Move não acerte alvos mais notáveis do que esses. Choice Scarf pode atrair Pokémon mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, porém, é muito dependente em previsões e necessita um usuário de Choice Scarf secundário devido à sua Speed que deixa a desejar.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Water-type e Coverage**: Sem Bloom Doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Rotom-W, Suicune e Slowbro, todos os quais dão switch in de graça e o forçam a sair; apesar de os três últimos odiarem Toxic. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch in nele algumas vezes e fazer ele sair de campo também.

**Pokémon Ground-type e Coverage**: Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, podem forçá-lo a sair facilmente. Outros Pokémon como Volcarona, Tangrowth, Amoonguss e Mew podem levar coverage Ground-type contra Heatran, então cuidado ao fazer switch in neles.

**Knock Off**: Heatran utilitário e focado em Special Defense depende de Leftovers para restaurar seu HP, tornando-o muito mais suscetível a danos residuais sem ele. Por isso, deve-se tomar cuidado com Knock Off de Pokémon como Tornadus-T e Mega Mawile.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Fighting-types, como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny, naturalmente forçam Heatran a sair de campo. Pokémon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para derrotar ele também. Mega Mawile e Tornadus-T também podem ter uma coverage Fighting para lidar com Heatran.

**Atacantes Fortes**: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Tyranitar Choice Band e Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

[CREDITS]
- Written by: [[Leo, 328915, Lotus, 434601, Mellow, 423226]]
- Translated by: [[Ampha, 388824]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Colonel M, 12650], [Gary, 101351], [GMars, 273636], [Jordy, 395754], [Leo, 328915], [Locri, 303291]]
 
Last edited:
+ Adicionar
± Alterar
- Apagar
Heatran é um dos melhores Pokemon da tier graças à sua tipagem insana e à sua ótima ability Flash Fire, garantindo-lhe um número importante de imunidades e resistências, o que o faz tornando-o em (quanto menos gerúndio melhor :) um ótimo check para de vários dos melhores Pokémon da tier, como Clefable, Ferrothorn, Tornadus-T, Celesteela e Tapu Lele. Ele é um fantástico breaker devido ao seu sólido Special Attack de 130 e ao seu acesso a um ótimo move STAB em Magma Storm, que com Taunt, (adicionar vírgula) permite que Heatran inutilize e remova Pokémon passivos, como Toxapex, Chansey e Alomomola, que em outros casos o derrotariam. Além disso, seu Inferno Overdrive pode aterrorizar Pokémon que supostamente deveriam ser seus checks, tais como Gliscor, Greninja e Garchomp, quando entram em campo. Esses atributos o tornam em um dos melhores usuários de Stealth Rock, já que consegue expulsar de campo a maioria dos removedores de hazards com seu poder. No entanto, devido à predominância de Heatran, ele pode perder para Pokémon aos quais em outras ocasiões ele faria check, como Mega Mawile, Tornadus-T e Volcarona, visto que eles podem usar coverages específicas para lidar com ele. Infelizmente, Heatran também não tem nenhuma forma de recovery com exceção de Leftovers, além de ser vulnerável a ambos Stealth Rock e Spikes, podendo assim ser enfraquecido rapidamente. Por fim, uma Speed tier mediana indica que é razoavelmente fácil o forçar a sair de campo ao usar Pokémon mais rápidos, como Landorus-T e Ash-Greninja.

[SET]
name: Z-Move Trapper
move 1: Magma Storm
move 2: Earth Power
move 3: Taunt
move 4: Toxic / Stealth Rock
item: Firium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Magma Storm é um STAB Fire-type com um ótimo efeito secundário: ele prende o oponente em campo e dá dano residual a cada turno. Isso permite também que Heatran possa disparar um poderoso Inferno Overdrive sem se preocupar com que o adversário preveja o move e saia de campo. Inclusive, Inferno Overdrive ajuda Heatran a derrubar Pokémon como Gliscor e Mega Sableye, além de provocar danos muito altos em seus checks ofensivos. Earth Power complementa a coverage de Heatran para atingir Toxapex e outros Heatran e Toxapex. Taunt neutraliza os moves de recovery de walls passivas como Chansey e Toxapex, permitindo-lhe ter mais facilidade em derrotar eles no um contra um. Usa-se Toxic para prejudicar derrotar as walls que Heatran não consegue derrubar, como Mega Latias, Rotom-W, Suicune, Slowbro e Gastrodon, além de punir Mega Alakazam e Garchomp quando esses entram em campo. Alternativamente, Stealth Rock pode ser usado nesse slot, já que é mandatório em qualquer time e Heatran pode encontrar oportunidades para colocá-lo. Finalmente, Lava Plume tem uma accuracy melhor e pode espalhar burns, porém, o move ele não possui a força nem o efeito secundário de Magma Storm.

Detalhes do Set
========

Prefere-se usar uma nature Modest pelo aumento em poder, destacando-se o fato de garantir que Inferno Overdrive dê OHKO em Gliscors comuns.

Dicas de Uso
========

Tente trazer Heatran em campo por meio de trocas switch ins (switch in é o Pokémon não o próprio ato de trocar) duplas ou com suporte de VoltTurn, já que essa variante é mais ofensiva e não possui o bulk extra de um Heatran com investimento em HP e a longevidade das variantes de Leftovers. Então, é também preciso jogar de modo a conservá-lo ele; evitar levar danos, até mesmo de ataques fortes resistidos, uma vez que ele não vai recuperar o HP perdido, sendo que o seu HP de Heatran deve estar intacto para efetivamente remover Chansey e Toxapex. Mais ainda, não deixe muitos entry hazards serem colocados do seu lado do campo, afinal, Spikes podem facilmente acumular dano em Heatran sem Leftovers. Assim como qualquer outro set de Heatran, tente fazer scout a coverages super efetivas em Pokemon que geralmente não lhe seriam uma ameaça, como Mega Mawile e Tornadus-T, antes de tentar se aproveitar deles.

Caso o oponente tenha uma switch-in ofensiva como Greninja or Garchomp, é bem seguro usar Magma Storm quando Heatran entra em campo, visto que ele provoca um dano decente graças ao investimento em Special Attack e o dano residual imediato desse move pode ser tão útil quanto o de Toxic a longo prazo. Se o adversário tiver uma switch-in mais resistente capaz de aguentar até mesmo o Z-Move, como Rotom-W ou Suicune, Toxic deve ser usado para cumprir o serviço, já que esse move prejudica essas switch-ins pelo resto do jogo. Ademais, deve-se usar o Z-Move cuidadosamente, pois, apesar de conseguir dar OHKO em Gliscor, nada impede que seu oponente, prevendo um Z-move, envie um Pokémon que resista ao Z-move rival saia de campo para que um aliado capaz de resistir ao move dê as caras (essa frase tá desnecessariamente longa e confusa, acho que assim fica melhor), tais como Toxapex ou Tyranitar, (remover vírgula) isso se os mesmos preverem um Z-Move.

Opções de Equipe
========

Diferente de outros sets mais defensivos de Heatran, esse não consegue dar switch in na imensa ameaça que é Tapu Lele, ou seja, ele vai precisar de um parceiro que consiga lidar com ela. Outros Steel-type como Celesteela e Magearna Assault Vest podem funcionar como boas switch-ins, Celesteela também providencia uma imunidade a Ground. Além disso, eles atraem moves Fire-type que Heatran aprecia para se fortalecer. Grass-types têm uma ótima sinergia defensiva com Heatran graças às resistências que apresentam providenciam, então, Pokémon como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu são parceiros ideais. Pivots defensivos que podem dar switch in em diversas ameaças e trazer Heatran a campo de modo seguro, (adicionar vírgula) como Tornadus-T e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) são sempre bem-vindos. Finalmente, Pokémon que conseguem lidar com times ofensivos e dar sweep após Heatran ter aberto brechas no time adversário feito seu wallbreak, como Ash-Greninja e Choice Scarf Kartana, funcionam bem com ele.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Lava Plume
move 2: Earth Power
move 3: Stealth Rock
move 4: Toxic / Taunt
item: Leftovers
ability: Flash Fire
nature: Calm
evs: 252 HP / 128 SpD / 128 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Lava Plume é o STAB Fire-type escolhido de Heatran devido à sua segurança, ao seu Base Power decente de 80 e à sua ótima capacidade de espalhar burn em Pokémon que em outras situações fariam switch in livremente, como Toxapex e Garchomp. Adicionalmente, se Gliscor não tiver ativado seu Toxic Orb, você pode dar burn nele e impedí-lo de receber o recovery de Poison Heal, prejudicando-o pelo resto da partida. Alternativamente, Magma Storm pode ser usado caso o time precise que um Pokémon como Toxapex e Chansey sejam presos e removidos, o que pode se tornar possível com Taunt. Earth Power permite a Heatran atingir Toxapex, Tyranitar, e outros Heatran com dano em super efetivo. Toxic permite que Heatran possa debilitar Pokémon que em outros casos entrariam sem dificuldades em sua frente, como Mega Latias, Mega Alakazam, Garchomp e Hydreigon. Por outro lado, Taunt inutiliza adversários como Toxapex e Chansey, permitindo que Heatran os vença no um a um.

Detalhes do Set
========

128 EVs em Speed permitem que Heatran ultrapasse Choice Band Tyranitar Adamant e Magnezone Modest. O resto dos EVs em Special Defense e HP junto de uma nature Calm providenciam o melhor bulk special possível. Leftovers é obrigatório, senão Heatran não terá meio de recovery.

Dicas de Uso
========

Use esse set de Heatran para fazer check a Pokémon como Tornadus-T e Tapu Lele ou dê switch in naqueles que não fariam muito a ele como Ferrothorn e Mega Scizor a fim de tomar vantagem para atacar ou pôr Stealth Rock em campo. Além disso, se o oponente tiver um Mega Alakazam ou Hydreigon, é uma boa ideia prever as switch ins deles e os atingir com Toxic. Tente não deixar Heatran levar Knock Off, já que com Leftovers removido, (adicionar vírgula) ele pode ser enfraquecido mais rapidamente. Evite dar switch in com Heatran em hazards repetidamente, uma vez que sua longevidade será drasticamente abalada.

Opções de Equipe
========

Esse Heatran se encaixa melhor em times bulky offense ou balance, já que por ele ser um usuário incrível de Stealth Rock devido à sua excelente tipagem, ele consegue dar check em Pokémon problemáticos a esses arquétipos, como Mega Scizor e Tapu Lele. Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss podem lidar com adversários como Ash-Greninja e Garchomp, sendo eles, por isso, bons parceiros; no caso, Tapu Bulu invoca Grassy Terrain para dar suporte, no entanto, a ability Regenerator dos dois últimos e o melhor matchup contra Kartana tornam todos eles igualmente desejáveis. Semelhante a isso, Water-types bulky como Toxapex e Tapu Fini são sólidos aliados de time, visto que conseguem dar switch in em Ash-Greninja, que é um dos melhores checks ofensivos de Heatran. Uma vez que Heatran é vulnerável a ser derrubado por Stealth Rock e Spikes, removedores de entry hazards como Tornadus-T e Landorus-T são boas escolhas. Apesar de Heatran geralmente ser capaz de pôr Stealth Rock em campo contra equipes stall, ele ainda precisa de suporte para facilitar o matchup — Mega Mawile e Calm Mind Clefable cumprem o papel.

[SET]
name: Steelium Z
move 1: Flash Cannon
move 2: Lava Plume / Magma Storm
move 3: Earth Power
move 4: Stealth Rock / Taunt
item: Steelium Z
ability: Flash Fire
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flash Cannon atinge Tyranitar e Latios bem forte, dando 2HKO nas variantes ofensivas de ambos. Contudo, a importância de Flash Cannon é permitir a Heatran usar Corkscrew Crash, que dá OHKO em Pokémon que fariam check a ele, como Mega Alakazam, Hydreigon e Mega Latios após Stealth Rock. Esse Z-Move ainda herda a capacidade de acertar os alvos de Inferno Overdrive com bastante força em troca de um pouco de poder. O maior prejuízo, no entanto, é que ao usar Flash Cannon não sobra espaço para colocar Toxic, permitindo que Heatran possa ser parado por sofrer wall de Rotom-W e outros Water-types. Lava Plume é um STAB Fire-type seguro, já que inflige um bom dano devido ao investimento ofensivo de Heatran, e a chance decente de burn de Lava Plume também pode compensar a falta de outros moves de utilidade como Toxic desse set. Por outro lado, Magma Storm troca a segurança de Lava Plume e a habilidade de espalhar burns por um outro STAB que permite a Heatran prender oponentes passivos como Toxapex e Chansey e desabilitá-los com Taunt para os remover. Earth Power atinge Toxapex e outros Heatran, e a coverage contra Heatran rivais é crucial, uma vez que Heatran não possui outro meio de causar dano em seus semelhantes. A habilidade de Heatran de forçar trocas contra usuários comuns de entry hazards, (remover vírgula) como Ferrothorn, desencorajar usuários de Defog como Landorus-T e Kartana a darem switch in, e dar KO ou ferir gravemente outros usuários de Defog como Gliscor e Tornadus-T o tornam em um efetivo usuário de Stealth Rock. Porém, Taunt pode melhorar a capacidade de Heatran de prender e remover oponentes passivos com Magma Storm se o time já possuir um usuário de Stealth Rock apropriado.

Detalhes do Set
========

Uma nature Modest é ideal a fim de permitir que Corkscrew Crash geralmente dê OHKO em Gliscor e provocar os maiores danos possíveis em rivais como Mega Latios, Hydreigon e Assault Vest Tyranitar.

Dicas de Uso
========

Diferente de outras variantes, Steelium Z Heatran consegue dar OHKO em seus checks usuais, como Mega Alakazam, Hydreigon, Mega Latios e Gliscor, em uma switch in com Corkscrew Crash, então faça o seu melhor para não desperdiçar seu Z-Move no oponente errado, uma vez que seus adversários provavelmente darão scout no Z-Move usando Pokémon que resistem a ele, como Toxapex. Se estiver usando Magma Storm, Heatran pode agir ofensivamente no início da partida para causar um grande dano ao time do oponente. Graças ao investimento ofensivo de Heatran, esse set possui um número limitado de checks disponíveis. Mesmo se Heatran acabar prendendo um oponente que devia evitar, o poder de fogo de Magma Storm e os danos de seu efeito secundário irão consideravelmente enfraquecer e impedir que seus adversários saiam de campo, dando a Heatran a chance de criar um matchup favorável a um de seus parceiros de time. Por fim, Heatran não possui muita durabilidade com investimento ofensivo, então evite jogar arriscadamente.

Opções de Equipe
========

Grass-types como Tangrowth, Amoonguss e Tapu Bulu podem dar check defensivamente em Water-types como Ash-Greninja e Ground-types como Garchomp, ambos os quais Heatran deve evitar a todo custo. Clefable se beneficia da capacidade de Heatran de pressionar Steel-types. Em troca, variantes de Clefable com Wish podem estender a longevidade de Heatran e com isso facilitar sua capacidade de wallbreak e seu potencial de fazer pivot em Fairy types durante a partida. Outros Steel-types como Ferrothorn e Magearna podem dar check em Magearna e Tapu Lele, ambas às quais Heatran não poderia fazer check sem investimento em Special Defense. Além disso, o acesso de Ferrothorn a Spikes permite a ele atrair usuários de Defog como Tornadus-T ao campo frequentemente, dando a Heatran mais oportunidades de atacar. Magearna pode providenciar uma opção mais segura de switch in graças ao acesso a Volt Switch, que é especialmente valioso, considerando que Heatran ofensivo prefere ficar saudável para melhorar a sua capacidade de wallbreak a fim de combater seus checks. Ameaças ofensivas como Ash-Greninja e Hawlucha podem se beneficiar bastante com a capacidade de wallbreak de Heatran e o suporte de Stealth Rock.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Heatran ofensivo pode usar Solar Beam com Grassium Z no último slot para ter uma coverage a Water-types, como Gastrodon, Quagsire e Tapu Fini. No entanto, com exceção de Tapu Fini, a maioria desses odeia Toxic, deixando que Heatran carregue Firium Z e ainda assim consiga lidar com esses Water-types. Roar é um ataque situacional que permite Heatran a dar phaze em Mega Latias e Swords Dance Garchomp. Groundium Z ajuda Heatran ofensivo a prender e dar KO em Toxapex sem levar muitos danos e, ainda, conseguir um KO em Tyranitar Choice Band após dano de Magma Storm, embora esse Z-Move não acerte alvos mais notáveis do que esses. Choice Scarf pode surpreender atrair Pokémon mais rápidos que geralmente forçariam Heatran a sair, porém, é muito dependente em previsões e necessita um usuário de Choice Scarf secundário devido à sua Speed que deixa a desejar.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Water-type e Coverage**: Sem Bloom Doom, Heatran não consegue dar muito dano em Tapu Fini, Rotom-W, Suicune e Slowbro, todos os quais dão switch in de graça e o forçam a sair; apesar de os três últimos odiarem Toxic. Water-Types ofensivos como Ash-Greninja e Gyarados podem dar switch in nele algumas vezes e fazer ele sair de campo também.

**Pokémon Ground-type e Coverage**: Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, podem forçá-lo a sair facilmente. Outros Pokémon como Volcarona, Tangrowth, Amoonguss e Mew podem levar coverage Ground-type contra Heatran, então cuidado ao fazer switch in neles.

**Knock Off**: Heatran utilitário e focado em Special Defense depende de Leftovers para restaurar seu HP, tornando-o muito mais suscetível a danos residuais sem ele. Por isso, deve-se tomar cuidado com Knock Off de Pokémon como Tornadus-T e Mega Mawile.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Fighting-types, como Mega Medicham, Hawlucha e Mega Lopunny, naturalmente forçam Heatran a sair de campo. Pokémon como Magearna e Mega Charizard Y também carregam Focus Blast para derrotar ele também. Mega Mawile e Tornadus-T também podem ter uma coverage Fighting para lidar com Heatran.

**Atacantes Fortes**: Já que Leftovers é o único meio de recovery de Heatran, ele não pode receber ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Tyranitar Choice Band e Hyperspace Fury de Choice Band Hoopa Unbound.

[CREDITS]
- Written by: [[Leo, 328915], [Lotus, 434601], [Mellow, 423226]]
- Translated by: [[Ampha, 388824]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Colonel M, 12650], [Gary, 101351], [GMars, 273636], [Jordy, 395754], [Leo, 328915], [Locri, 303291]]
boa tradução :)

GP 2/2
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top