Grammar Kartana (set Swords Dance) [GP 1/2]

Repu

is a Forum Moderatoris a Smogon Media Contributor
Moderator
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/kartana/

[SET]
name: Paper Cut (Swords Dance)
move 1: Swords Dance
move 2: Leaf Blade
move 3: Sacred Sword
move 4: Giga Impact
item: Normalium Z
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Leaf Blade é o STAB de preferência que permite a Kartana derrotar Pokémon como Rotom-W, Toxapex e Garchomp sem gastar seu Z-Move. Sacred Sword proporciona uma coverage valiosa contra Steel-types, tais como Heatran e Ferrothorn, os quais fariam wall a esse set caso contrário. Quando Giga Impact é usado com Normalium Z, Kartana pode causar danos severos em alguns dos seus checks mais comuns, entre eles Tornadus-T, Zapdos, Tangrowth e Volcarona. Smart Strike é uma opção que acerta bem forte Fairy-types, como Clefable e Magearna, sem a necessidade de gastar o Z-Move de Kartana, enquanto Knock Off consegue remover itens de checks como Zapdos para que possa derrotar eles com mais facilidade.

Detalhes do Set
========

Opta-se por uma nature Jolly ao invés de Adamant a fim de ultrapassar todos os Pokémon com 108 de base Speed ou menos, como Garchomp, Tapu Lele e Mega Medicham. Steelium Z é uma opção caso Kartana tenha Smart Strike.

Dicas de Uso
========

Fique atento sobre desperdiçar o Z-Move de Kartana, já que sem isso Kartana não derrota seus checks típicos e sofre wall facilmente de Tornadus-T e Zapdos. Durante a partida, a presença ofensiva de Kartana geralmente dá a ele ao menos uma chance para fazer setup em um adversário que o tema. Por isso, tente usar Swords Dance contra Pokémon que ele consiga derrotar, como Rotom-W, Ferrothorn e Gliscor. Equipes mais bulky tendem a possuir Pokémon mais rápidos e que podem fazer revenge kill a Kartana, como Mega Latias e Mega Alakazam. Se o seu objetivo é fazer sweep, eliminar esses Pokémon deve se tornar sua meta principal antes de fazer setup; eliminadas essas ameaças, fica fácil para Kartana formar brechas nessas equipes e abrir caminho para que outros parceiros façam sweep. Equipes ofensivas dificilmente fazem switch in em Kartana, sendo que Pokémon glue como Tornadus-T são exceções, mas elas dão revenge kill a ele com facilidade ao usarem Pokémon velozes como Mega Alakazam, Greninja e Tapu Koko. Então, tente enfraquecer a equipe rival o máximo possível a fim de que outro aliado faça um sweep mais fácil no late-game. É crucial mencionar que, ainda sem o boost de Swords Dance, Kartana consegue dar OHKO em Tornadus-T se o mesmo tentar fazer pivot nele para fazer scout a um set de Choice. Usufrua dessa vantagem, uma vez que remover Tornadus-T do oponente pode abrir uma grande brecha para que Kartana provoque danos graves.

Opções de Equipe
========

Pursuit de Tyranitar é extremamente útil para Kartana, visto que ele consegue eliminar os maiores revenge killers de equipes bulky offense e balance para esse set, como Mega Latias, Mega Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T. Ash-Greninja, Mega Lopunny, Mega Alakazam e outros Pokémon ofensivos que podem pressionar vários checks de Kartana, como Tangrowth e Zapdos, são bons aliados. Além disso, esse Pokémon passam a ter mais facilidade para fazer sweep no late-game após Kartana ter enfraquecido o time rival. Pokémon como Heatran, Volcarona e Magnezone não só conseguem lidar com Celesteela e Mega Scizor, dois dos melhores counters de Kartana, mas também atraem Pokémon em que Kartana consegue fazer setup, tais como Rotom-W, Toxapex e Gliscor. Kartana é bem vulnerável e ultrapassado por Pokémon ofensivos mais rápidos, como Ash-Greninja, Mega Alakazam e Tornadus-T, por isso, ter um Pokémon capaz de fazer checks a eles é essencial; são bons exemplos disso Assault Vest Magearna e Tapu Koko. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Rotom-W, Landorus-T e Assault Vest Magearna, podem trazer Kartana ao campo em segurança, não arriscando que ele receba golpes fortes devido ao seu baixo bulk.
 
Last edited:

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Smogon Media Contributor
Adicionar Remover (Comentário)
[SET]
name: Paper Cut (Swords Dance)
move 1: Swords Dance
move 2: Leaf Blade
move 3: Sacred Sword
move 4: Giga Impact
item: Normalium Z
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Leaf Blade é o STAB de preferência que permite a Kartana derrotar Pokémon como Rotom-W, Toxapex e Garchomp sem gastar seu Z-Move. Sacred Sword proporciona uma coverage valiosa contra Steel-types, tais como Heatran e Ferrothorn, os quais fariam wall a esse set caso contrário. Quando Giga Impact é usado com Normalium Z, Kartana pode causar danos severos em alguns dos seus checks mais comuns, entre eles Tornadus-T, Zapdos, Tangrowth e Volcarona. Smart Strike é uma opção que pode acertar (Do jeito que estava antes, acho que pode passar uma ideia de que Smart Strike era pra aparecer no set principal, não algo que é só considerável usar no set) bem forte Fairy-types, como Clefable e Magearna, sem a necessidade de gastar o Z-Move de Kartana, enquanto Knock Off consegue remover itens de checks como Zapdos para que possa derrotar eles com mais facilidade.

Detalhes do Set
========

Opta-se por uma nature Jolly ao invés de Adamant a fim de ultrapassar todos os Pokémon com 108 de base Speed ou menos, como Garchomp, Tapu Lele e Mega Medicham. Steelium Z é uma opção caso Kartana tenha Smart Strike.

Dicas de Uso
========

Fique atento sobre gastar desperdiçar (você teoricamente também gasta ele contra os seus alvos, mas nesse caso não é desperdício) o Z-Move de Kartana, já que sem isso Kartana não derrota seus checks típicos e sofre wall facilmente de Tornadus-T e Zapdos. Durante a partida, a presença ofensiva de Kartana geralmente dá a ele ao menos uma chance para fazer setup em um adversário que o tema. Por isso, tente usar Swords Dance contra Pokémon que ele consiga derrotar, como Rotom-W, Ferrothorn e Gliscor. Equipes mais bulky tendem a possuir Pokémon mais rápidos e que podem fazer revenge kill a Kartana, como Mega Latias e Mega Alakazam. Se o seu objetivo é fazer sweep, eliminar esses Pokémon deve se tornar sua meta principal antes de fazer setup; eliminadas essas ameaças, fica fácil para Kartana formar brechas nessas equipes e abrir caminho para que outros parceiros façam sweep. Times Equipes ofensivas (mudei aqui pra usar "elas" mais tarde, já que "eles dão revenge kill a ele com facilidade" eu achei bem confuso de ler na primeira vez) dificilmente fazem switch in em Kartana, sendo que Pokémon glue (glue é um termo competitivo pra um Pokémon que pode facilmente se encaixar em diversas equipes pra cobrir várias ameaças importantes, como Tornadus-T, Heatran e Landorus-T, então acho justo colocar esse termo e manter ele em inglês, principalmente porque só eles mesmos conseguem fazer switch in em Kartana pra offense) como Tornadus-T são exceções, mas elas dão revenge kill a ele com facilidade ao usarem Pokémon velozes como Mega Alakazam, Greninja e Tapu Koko. Então, tente enfraquecer a equipe rival o máximo possível a fim de que outro aliado faça um sweep mais fácil no late-game. É crucial mencionar que, ainda sem o boost de Swords Dance, Kartana consegue dar OHKO em Tornadus-T se o mesmo tentar fazer pivot nele para fazer scout a um set de Choice. Usufrua dessa vantagem, uma vez que remover Tornadus-T do oponente pode abrir uma grande brecha para que Kartana provoque danos graves.

Opções de Equipe
========

Pursuit de Tyranitar é extremamente útil para Kartana, visto que ele consegue eliminar os maiores revenge killers de equipes bulky offense e balance para esse set, como Mega Latias, Mega Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T. Ash-Greninja, Mega Lopunny, Mega Alakazam e outros Pokémon ofensivos que podem pressionar vários checks de Kartana, como Tangrowth e Zapdos, são bons aliados. Além disso, esse Pokémon passam a ter mais facilidade para fazer sweep no late-game após Kartana ter enfraquecido o time rival. Pokémon como Heatran, Volcarona e Magnezone não só conseguem lidar com Celesteela e Mega Scizor, ambos os quais são dois dos (teoricamente, alguns Pokémon menos comum são até melhores nisso, como Skarmory, apesar deles continuarem entre os melhores) melhores counters de Kartana, mas também atraem Pokémon em que Kartana consegue fazer setup, tais como Rotom-W, Toxapex e Gliscor. Kartana é bem vulnerável e ultrapassado por Pokémon ofensivos mais rápidos, como Ash-Greninja, Mega Alakazam e Tornadus-T, por isso, ter um Pokémon capaz de fazer checks a eles é essencial; são bons exemplos disso Assault Vest Magearna e Tapu Koko. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Rotom-W, Landorus-T e Assault Vest Magearna, podem trazer Kartana ao campo em segurança, não arriscando que ele receba golpes fortes devido ao seu péssimo baixo (não dá pra realmente dizer péssimo porque o bulk physical de Kartana é bem sólido) bulk.
Se referir a Kartana no feminino > Kartana no masculino
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top