Monotype Kommo-o (Dragon/Fighting)

MrPanda

not a bear
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Contributor to Smogon
Moderator

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/kommo-o/monotype/
[OVERVIEW]

Dragon
========

Kommo-o é um dos melhores setup sweepers Dragon-type graças ao seu Z-Move assinatura, Clangorous Soulblaze, que dá omniboost, ótima combinação de STABs em Dragon e Fighting e opções de coverage muito sólidas, o que é sobretudo útil contra tipos que Dragon, em geral, teria dificuldade em vencer, como Normal, Steel, Rock e Ice. Por Kommo-o ter uma movepool tão vasta, ele pode atuar como physical ou special setup sweeper, tornando seu moveset mais difícil de prever na Team Preview. Os stats defensivos de Kommo-o são tão sólidos quanto seus stats ofensivos, geralmente lhe permitindo sofrer muitos golpes antes de usar seu Z-Move contra times sem um Pokémon Fairy-type. Ele também consegue fazer setup contra presenças mais lentas em tipos como Fire, Steel e Bug, a exemplo de Heatran e Armaldo, respectivamente. Com um STAB Fighting em Close Combat, Kommo-o ajuda Dragon a derrotar cores mais bulky, como Chansey + Porygon2, o que é bem útil considerando que times Dragon não têm um usuário de Knock Off que possa remover os Eviolites dos dois. Opções de coverage sólidas como Flash Cannon, Flamethrower e Poison Jab ajudam a fazer check a Fairy- e Steel-types que Dragon-types, em geral, teriam dificuldades de enfrentar, como Clefable, Mega Diancie e Mega Scizor. A tipagem única de Kommo-o fornece resistências extras a moves Bug- e Rock-type, já que nenhum outro Dragon-type resiste a moves Bug-type, como U-turn de Scizor, e Garchomp é o único Dragon-type além dele que resiste a moves Rock-type, como Stone Edge de Tyranitar. Seu acesso a Taunt pode impedir Haze, phaze e status de comprometerem sua capacidade de sweep. Entretanto, a tipagem única de Kommo-o, embora benéfica, também o torna fraco a tipos mais comuns na tier como Fairy e Psychic, que vêm com ameaças ofensivas como Mew, Mega Diancie e Mega Gardevoir. Fairy-types em geral prejudicam Kommo-o no sentido que resistem ou são imunes a ambos os seus STABs, impedem-no de usar seu Z-Move assinatura e podem, todos, nocauteá-lo se tiverem um move STAB. Além do mais, sua Speed é bem medíocre comparada a outros Dragon-types, com uma base de 85, o que o deixa vulnerável a setup sweepers mais rápidos, como Porygon-Z e Mega Charizard X, antes de um boost de Speed, e usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, depois. Uma vez que Kommo-o depende muito de seu Z-Move para agir como setup sweeper, ele raramente usa outro item além de Kommonium Z.

Fighting
========

Kommo-o é um ótimo Pokémon ofensivo em times Fighting devido ao seu acesso a um Z-Move único em Clangorous Soulblaze, que dá um boost de +1 em todos seus stats enquanto causa bastante dano à maioria do metagame. Além disso, ele ostenta um ótimo tipo Dragon secundário com resistências úteis a tipos como Fire e Grass, dando-lhe a habilidade de fazer check a muitos Pokémon ofensivos perigosos, como Mega Charizard Y e Tapu Bulu, enquanto seu bulk acima da média em conjunto de resistências permitem-lhe fazer setup em uma variedade de Pokémon defensivos, como Zapdos. Kommo-o também tem acesso a opções decentes de utilidade, sobretudo Taunt, que detém usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, de limparem seus boosts e recuperarem HP, impedindo-os de lhe fazerem check. Apesar disso, Clangorous Soulblaze é bem arriscado e situacional dada a prevalência de Fairy-types que podem fazer switch in nele e desperdiçá-lo. Além do mais, ele é de uso único, o que significa que Kommo-o só tem uma oportunidade de fazer setup e sweep durante o jogo, o que se agrava pelo fato de que seus stats ofensivos que deixam a desejar tornam-no superdependente de seu Z-Move para causar dano significativo. Kommo-o também é ultrapassado por muitos Pokémon ofensivos e usuários comuns de Choice Scarf, como Latios, mesmo após um boost. Ademais, sua tipagem o concede uma fraqueza quádrupla a Fairy-types comuns que podem pressioná-lo constantemente com seus STABs e fazer switch em seu Z-Move com facilidade. Outras fraquezas a tipos comuns como Dragon e Ice limitam suas capacidades de setup, uma vez que Pokémon mais rápidos, como Latios e Kyurem-B, podem forçá-lo a sair de campo com seus STABs.

[SET]
name: Mixed Setup Sweeper (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Drain Punch
move 3: Flamethrower
move 4: Taunt
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o STAB mais forte de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze. Depois do omniboost, Clanging Scales se torna uma ameaça muito mais potente que consegue derrotar muitas walls, como Toxapex e Mega Venusaur, com facilidade. Além disso, suas propriedades baseadas em som lhe permitem dar dano em Pokémon como Suicune através de seus Substitutes. Drain Punch possibilita a Kommo-o recuperar seu HP bem como ameaçar Normal- e Steel-types, como Chansey e Heatran. Flamethrower é uma ótima coverage contra Steel-types, como Celesteela e Mega Scizor, que são neutros aos seus STABs Fighting-type. Taunt impede inimigos como Hippowdon e Toxapex de removerem seus boosts por meio de phaze ou Haze.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed, quando combinados a uma nature Naive, permitem a Kommo-o bater o mais forte e rápido possível. Com +1 em Speed, ele consegue ultrapassar oponentes como Mega Lopunny e Zeraora. Soundproof é usado para impedir Kommo-o adversários de usar Clangorous Soulblaze, bem como Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts, e ainda tem méritos menores por deixá-lo imune a Perish Song de Azumarill e Hyper Voice de Mega Gardevoir. Kommonium Z é usado com Clanging Scales a fim de executar seu Z-Move exclusivo, Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Kommo-o só deve usar Clangorous Soulblaze em situações seguras, como um nocaute garantido ou uma switch forçada. Por exemplo, a última situação pode ocorrer quando ele faz switch em segurança em moves a que ele resiste, como com Victini Choice-locked em V-create. Preservar Kommo-o é crucial contra times Steel, um tipo contra o qual equipes Dragon tradicionalmente têm dificuldades, pois a combinação de Clangorous Soulblaze, Drain Punch e Flamethrower pode lhes fazer sweep direto sob as condições certas. Também se deve mantê-lo saudável contra times Dragon, já que consegue impedir Kommo-o adversários de usarem Clanging Scales e Clangorous Soulblaze por meio de Soundproof, enquanto também pode fazer setup e sweep se não houver Mega Altaria ou Choice Scarf Latios. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Ditto, Kommo-o adversários ou Fairy-types, uma vez que eles podem bloquear o ataque com seu Soundproof adquirido ou sua imunidade a Dragon. Embora Clanging Scales seja um move poderoso, mantenha em mente as reduções de Defense que Kommo-o sofrerá, pois reduções demais podem garantir a usuários de moves physical de prioridade, como Dragonite e Weavile, oportunidades para enfraquecer seu HP. Contra usuários de Haze e phazers, como Mantine e Hippowdon, Kommo-o deve usar Taunt primeiro para assegurar que não perderá seu omniboost. No entanto, esteja atento a Z-Haze Toxapex em particular, que pode impedi-lo de usar seu omniboost independente de Taunt. Por atuar como um poderoso setup sweeper, Kommo-o deve ser preservado o máximo possível para fazer sweep a times com sucesso. Também se deve evitar status a todo custo, sobretudo paralysis, uma vez que prejudica bastante sua capacidade como setup sweeper. Usar Taunt contra indutores de status conhecidos, como Jirachi e Porygon2, ajuda a detê-los.

Opções de Equipe
========

Kyurem-B auxilia Kommo-o por fazer check a Dragon-types inimigos, como Mega Altaria e Dragonite, e outros oponentes ameaçadores, como Azumarill, e provê-lo com neutralidade a Ice-type, que ajuda contra adversários como Greninja e Nidoking. Dragonite usa sua poderosa coverage ofensiva para detonar walls comuns, como Toxapex e Mega Venusaur, e também pode ameaçar finalizar inimigos mais rápidos, como Greninja e Mega Lopunny, com Extreme Speed para Kommo-o sem boosts. Choice Scarf Latios combina bem com ele por fazer check a Pokémon mais rápidos, como Greninja e Kyurem-B. Também possui utilidade adicional como um Defogger consistente, o que ajuda a prevenir hazards de enfraquecerem Kommo-o, e pode utilizar Trick para prejudicar oponentes mais bulky, como Porygon2 e Zapdos, o que permite a Kommo-o fazer setup e sweep com mais facilidade. Choice Scarf Latias pode ser uma alternativa para Latios por agir como uma Defogger mais bulky e carregar melhores opções de utilidade no geral. Em troca, Kommo-o oferece a capacidade de ameaçar bastante Steel-types, o que Latias aprecia muito. Garchomp fornece suporte de Stealth Rock e desgasta oponentes como Dragonite e Gyarados, colocando-os no alcance dos ataques de Kommo-o. Mega Altaria é um aliado essencial contra times Dragon adversários, pois se torna imune a moves Dragon-type após Mega Evoluir e consegue ameaçá-los com seus ataques fortalecidos por Pixilate, e também consegue lidar com outros checks de Kommo-o, como Mega Gallade. Além disso, pode ser um aliado de utilidade pelo uso de Defog e Heal Bell, que podem garantir oportunidades de setup mais seguras para Kommo-o. Hydreigon o ajuda contra times Psychic que o ameaçariam, seja desferindo Dark Pulse ou fazendo pivot com U-turn para manter momentum ofensivo. Dragalge, embora uma escolha de nicho, auxilia Kommo-o ao fornecer coverage contra Fairy-types ameaçadores, como Mega Diancie e Tapu Koko, e coloca Toxic Spikes para ajudar com oponentes mais bulky, como Azumarill e Porygon2.

[SET]
name: Dragon Dance (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Dragon Dance
move 3: Close Combat / Earthquake
move 4: Earthquake / Poison Jab
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é usado para ganhar os boosts de Clangorous Soulblaze. Seu poder special sólido também lhe permite subjugar oponentes defensivos physical, como Avalugg, Pelipper e Landorus-T. Dragon Dance amplifica a presença ofensiva de Kommo-o por dar boost em seu Attack e sua Speed. Boost nesses stats não só lhe permite funcionar melhor como setup sweeper sem ter que utilizar Clangorous Soulblaze prematuramente, mas também pode ajudar a fazer check a ameaças ofensivas como Greninja, que seria mais difícil de lidar de outro modo. Close Combat é o melhor STAB physical de Kommo-o, conseguindo vencer walls bulky, como Ferrothorn, Porygon2 e Cradily. Earthquake serve como uma opção de coverage contra outros adversários que não resistem a ele, em particular Victini, Jirachi, Klefki e Toxapex. Poison Jab acerta Fairy-types que resistem aos STABs de Kommo-o, sobretudo Tapu Koko, Tapu Bulu e Azumarill.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack permite a Kommo-o maximizar seu poder physical. Investimento máximo em Speed combinado a uma nature Naive lhe permite ter um Speed tie com outros oponentes com 85 de base Speed, como Nidoking e Heracross, e ultrapassar Mega Lopunny e Mega Alakazam com +1. Kommonium Z é necessário para usar Clangorous Soulblaze, que lhe permite receber seus boosts. Soundproof é escolhido principalmente para prevenir Kommo-o adversários de usarem Clangorous Soulblaze e impedir Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts.

Dicas de Uso
========

Dragon Dance Kommo-o auxilia times Dragon sobretudo contra equipes Normal, já que seu STAB Fighting-type é extremamente benéfico por derrotar notórios pilares defensivos de times Normal. Nesses casos, use Dragon Dance diante de Chansey, pois isso força o oponente a uma opção defensiva enquanto fornece a Kommo-o um turno livre de setup. Nunca use Clangorous Soulblaze cedo demais a menos que o matchup esteja bastante inclinado a favor de Dragon, como contra times Fire e Grass. Do contrário, busque oportunidades para usar Clangorous Soulblaze com segurança, como quando o inimigo está enfraquecido ou Choice-locked em um move ao qual Kommo-o resiste. Exemplos disso incluem usar Clangorous Soulblaze em Greninja Choice-locked em Dark Pulse ou Victini Choice-locked em V-create. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Kommo-o e Ditto adversários, uma vez que se tornam imunes por conta de Soundproof e, em contrapartida, Kommo-o não receberá boosts. Ainda, evite usar o Z-Move contra Fairy-types saudáveis, como Tapu Bulu em Grass e Mimikyu em Ghost, já que podem facilmente fazer switch no ataque e impedir qualquer potencial boost. Use Dragon Dance em situações em que Kommo-o enfrenta um Pokémon com muitas opções de utilidade, como Ferrothorn ou Forretress. Esses tipos de oponentes normalmente não usam moves de induzir status e, por isso, tornam mais seguro aplicar pressão ofensiva aos inimigos enquanto Kommo-o sofre dano mínimo de seus ataques. Kommo-o physical não consegue fazer sweep em times se ele está com status, então evite levar golpes que possam infligir tais condições, como Scald, Discharge e Sludge Bomb. Ao remover adversários como Mega Pinsir em times Bug, Toxapex e Mantine em times Water, e Ditto e Staraptor em times Normal, fica muito mais fácil para Kommo-o atuar como um late-game sweeper mortal fazendo setup com Dragon Dance ou utilizando seu Z-Move, já que o oponente não teria forma segura de impedi-lo a esse ponto.

Opções de Equipe
========

Latias é uma aliada fantástica para Kommo-o, sendo capaz de limpar hazards com Defog e fornecer suporte de Healing Wish para lhe dar uma segunda chance de sweep se ele for enfraquecido. Mega Latias em geral tem ótimo bulk que pode usar para absorver golpes para Kommo-o e também recuperar o dano com Roost. Latios oferece assistência similar por também remover hazards com Defog. Diferente de Latias, no entanto, Latios toma uma abordagem mais ofensiva para o setup de Kommo-o ao prejudicar walls e Pokémon de utilidade com Trick e usar Memento em potências ofensivas, como Excadrill e Blacephalon, reduzindo o dano que Kommo-o sofre e lhe possibilitando fazer setup com mais segurança enquanto ameaça remover uma presença ofensiva. Kyurem-B fornece neutralidade a Ice que todos Dragon-types apreciam e ameaça inimigos defensivos physical que Kommo-o não consegue derrotar tão facilmente, como Skarmory e Zapdos. Hydreigon faz check a Psychic-types ofensivos, como Mew e Alakazam, que ameaçariam Kommo-o caso contrário. Garchomp provê suporte de Stealth Rock que quebra Sturdy e Focus Sash de Pokémon como Skarmory, Gengar e Dugtrio e concede dano residual valioso contra oponentes que normalmente não possuem opção de recovery, como Dragonite e Gyarados. O dano residual também pode colocar adversários no alcance de um nocaute de Kommo-o, o que é útil sobretudo em cenários de late-game. Mega Altaria fornece imunidade a Dragon com seu tipo Fairy adicional e pode forçar Dragon-types Choice-locked, como Latios e Hydreigon, a saírem de campo.

[SET]
name: Z-Move Sweeper (Fighting)
move 1: Clanging Scales
move 2: Flamethrower
move 3: Taunt
move 4: Close Combat / Earthquake
item: Kommonium Z
ability: Bulletproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o move mais forte e repetível de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze, que arrebenta a maioria dos Pokémon que não resistem a ele e dá boost em todos seus stats. Flamethrower completa a coverage muito bem, pois pode acertar Steel-types, como Skarmory e Mega Scizor, bem como certos Fairy-types, como Tapu Bulu e Klefki, que fariam wall a Kommo-o do contrário. Taunt para Pokémon mais passivos, como Swampert e Hippowdon, por impedi-los de recuperar HP, distribuir status e neutralizar Kommo-o com Haze e moves de phaze. O principal uso de Close Combat é derrotar Pokémon defensivos special, como Alolan Muk e Chansey, que lhe fariam wall de outra forma. Earthquake pode ser usado em vez de Close Combat para atingir Electric-types, como Tapu Koko, enquanto ainda acerta alvos chave, como Alolan Muk e Heatran, com dano super efetivo. Por fim, Drain Punch é outra alternativa viável a Close Combat que aumenta a longevidade de Kommo-o contra walls, como Chansey, junto a Taunt.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto de uma nature Naive maximiza a Speed de Kommo-o a fim de ultrapassar o máximo possível do metagame sem sacrificar sua potência de dano. O resto é investido em Special Attack para preencher seu papel como um mixed sweeper inclinado ao lado special. Bulletproof dá a Kommo-o um matchup muito mais fácil contra Mega Venusaur quando combinado a Taunt por torná-lo imune a Sludge Bomb e lhe permite pressionar certos Pokémon, como Blacephalon. Kommonium Z é necessário para lhe conceder acesso a Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Embora Kommo-o possa ser um late-game sweeper muito perigoso com Clangorous Soulblaze, é muito importante ser seletivo para decidir quando fazer setup, já que ele só funciona uma vez durante o jogo. Em específico, fique atento a potenciais Fairy-types, pois podem desperdiçar seu Z-Move e seguir para lhe fazer check com seus STABs. Contudo, Kommo-o pode fazer switch in em certos Fairy-types, como Tapu Bulu, dando-lhe algum uso no matchup. Use Clangorous Soulblaze uma vez que todos seus checks e counters, como Mega Diancie e Latios, estiverem enfraquecidos ou nocauteados para Kommo-o fazer sweep efetivamente no jogo. Ele serve como uma ótima resposta a Poison-types problemáticos, como Mega Venusaur e Toxapex, então é recomendado trazê-lo em segurança contra esses Pokémon para seus aliados terem mais facilidade depois. Use Taunt se esperar um potencial Haze de Mantine e outros moves de status problemáticos, como Leech Seed de Mega Venusaur, antes de tentar fazer setup. Kommo-o deve permanecer saudável antes de tentar fazer sweep, já que se torna um alvo muito mais fácil de sofrer revenge kill uma vez desgastado, principalmente porque não tem forma confiável de recuperar HP. É importante evitar status, já que a Speed de Kommo-o é prejudicada por paralysis e pode ser facilmente enfraquecido por poison e burns.

Opções de Equipe
========

Kommo-o beneficia o time por fornecer o papel de um bom setup sweeper special, algo que Fighting carece geralmente. Mega Gallade é um excelente parceiro, pois é um ótimo wallbreaker que pode arrebentar Pokémon problemáticos, como Kyurem-B, no early-game para lhe dar uma ótima oportunidade de sweep. Ele também alivia a carga de Kommo-o no matchup contra Poison, atuando como um check adicional para Toxapex e Mega Venusaur. Keldeo é outro wallbreaker que o ajuda em matchups importantes, como Ground, devido ao seu poder imediato e coverage. Choice Scarf Terrakion oferece uma forma incrível de manter inimigos mais rápidos sob controle em matchups problemáticos, como Flying, ultrapassando a maioria do metagame e fazendo revenge kill a muitos Pokémon importantes, como Tapu Koko, enquanto Kommo-o consegue pressionar Pokémon defensivos, como Skarmory, para ele. Suporte de hazards de Cobalion combina muito bem com a habilidade de Kommo-o de forçar switches e desgasta seus checks gradualmente. Cobalion também fornece uma neutralidade importante a Fairy, sendo capaz de sobreviver a ataques como Moonblast de Mega Diancie. Além disso, seu suporte de Thunder Wave de alguma forma alivia a Speed medíocre de Kommo-o e Volt Switch ajuda a prover momentum. Heracross e Buzzwole ajudam com o matchup problemático contra Psychic graças ao seu tipo Bug, com o primeiro podendo prender ameaças com Pursuit e o último ostentando um incrível bulk physical. Breloom pode conceder a Kommo-o uma oportunidade segura de setup graças ao seu acesso a Spore e provê o time com um setup sweeper secundário com Swords Dance. Kommo-o cobre sua fraqueza a Fire muito bem em retorno. Hawlucha oferece suporte por fornecer remoção de hazards enquanto ultrapassa quase todo o metagame depois de um boost de Unburden, permitindo-lhe remover oponentes mais rápidos, como Latios, para Kommo-o.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Earthquake em mixed Kommo-o é uma opção que seria usada com Close Combat e Flamethrower para pressionar bastante times Steel. Ele também faz check a Toxapex em um cenário um contra um, mas isso não é tão necessário considerando que aliados como Latios, Kyurem-B e Garchomp funcionam como bons checks por si só. Além disso, a combinação de burns de Scald e Haze elimina quaisquer chances que Kommo-o teria de derrotar Toxapex com Earthquake. Drain Punch pode servir como um substituto de Close Combat em variantes com Dragon Dance, já que troca poder por recovery confiável sem derrubar suas defesas. No entanto, Drain Punch perde mais potenciais 2HKOs, sobretudo Porygon2 e Celesteela, devido sua grande redução de poder comparado a Close Combat. Bulletproof pode ser usado em vez de Soundproof como uma opção de blefe, que atrairia Ditto adversário tentando bloquear Clanging Scales ou Clangorous Soulblaze, enquanto fornece imunidades de nicho extras a moves específicos, como Sludge Bomb e Shadow Ball. Todavia, essas imunidades extras não são tão valiosas comparadas ao que Soundproof oferece e elas possibilitam que Kommo-o e Ditto inimigos tirem proveito da falta de Soundproof uma vez descoberta.

Fighting
--------

Soundproof pode ser usado em vez de Bulletproof para ter um matchup melhor contra Ditto e Kommo-o adversários, mas isso vem ao custo de seu matchup contra Pokémon mais importantes, como Mega Venusaur. Um set physical composto por Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales pode tornar Kommo-o um setup sweeper physical decente junto de Clangorous Soulblaze, mas esse set não consegue fazer check a Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur tão bem devido à falta de Taunt.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Fairy-types**: Fairy-types, como Tapu Koko e Mega Diancie, podem ultrapassar Kommo-o antes de conseguir boost de Dragon Dance ou Clangorous Soulblaze e fazer OHKO imediatamente enquanto são imunes ao seu Z-Move. Da mesma forma, Fairy-types mais bulky, como Klefki, também podem tirar proveito de Kommo-o para colocar dual screens e hazards ou prejudicá-lo com Thunder Wave ou Toxic.

**Mimikyu**: Mimikyu é especialmente ameaçador, pois sua tipagem única o torna imune aos dois STABs de Kommo-o, é protegido de um move ofensivo com Disguise e lhe fará OHKO de imediato com Play Rough mesmo com um boost de Defense.

**Usuários de Haze e Phazers**: Usuários comuns de Haze, como Toxapex e Mantine, bem como usuários bulky de Whirlwind, como Hippowdon e Skarmory, podem forçar Kommo-o a sair de campo, fazendo-o perder seus boosts e reduzindo sua pressão ofensiva.

**Psychic-types**: Psychic-types, como Alakazam, Latios, Latias e Mega Gallade, podem se aproveitar da Speed mais baixa de Kommo-o e causar bastante dano ou até nocauteá-lo com moves Psychic poderosos.

**Ameaças Mais Rápidas**: Usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, Dragon-types adversários, como Mega Altaria e Hydreigon, ou outros setup sweepers, como Mega Charizard X, Flyinium Z Landorus-T e Mewnium Z Mew, conseguem ameaçá-lo uma vez que façam setup. Entretanto, os últimos geralmente devem fazer setup antes de atacar e não gostam de ser atingidos pelos ataques fortes de Kommo-o.

**Status e Dano Residual**: Condições de status, como paralysis e burns, inibem bastante a habilidade de Kommo-o agir como setup sweeper, então evite inimigos mais bulky ou usuários de Prankster, como Sableye e Klefki, que possam infligir tais condições. Ademais, qualquer dano residual de hazards ou status coloca um contador em Kommo-o, sendo que deve permanecer saudável para ter a melhor chance possível de fazer sweep a times.

Fighting
--------

**Fairy-types**: Quase qualquer Fairy-type, como Mega Diancie e Mimikyu, pode se aproveitar da fraqueza quádrupla de Kommo-o e impedi-lo de usar seu Z-Move, ameaçando-o constantemente.

**Dragon-types**: Kommo-o carece da Speed para ultrapassar a maioria dos Dragon-types inimigos, que conseguem lhe fazer OHKO geralmente. Uma vez com boost, ele ainda é ameaçado por usuários de Choice Scarf, como Latios.

**Psychic-types**: Kommo-o não tem o poder para derrotar Psychic-types, como Mew e Mega Gallade, que podem nocauteá-lo em troca.

**Revenge Killers**: Embora seu bulk seja bem impressionante com boost, sua Speed mediana e dependência de moves que reduzem suas defesas permitem a revenge killers mais rápidos, como Choice Scarf Greninja, derrotarem-no.

**Status**: Kommo-o detesta todas as formas de status. Paralysis prejudica sua Speed enquanto poison ou burn podem enfraquecê-lo rápido ao decorrer da partida.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [Haaku., 194098]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Decem, 362454]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Comentários / Sugestão

GP 1/2 :blobthumbsup: bom trabalho acho que mudei só 4 coisas

[OVERVIEW]

Dragon
========

Kommo-o é um dos melhores setup sweepers Dragon-type graças ao seu Z-Move assinatura, Clangorous Soulblaze, que dá omniboost, ótima combinação de STABs em Dragon e Fighting e opções de coverage muito sólidas, o que é sobretudo útil contra tipos que Dragon, em geral, teria dificuldade em vencer, como Normal, Steel, Rock e Ice. Por Kommo-o ter uma movepool tão vasta, ele pode atuar como physical ou special setup sweeper, tornando seu moveset mais difícil de prever na Team Preview. Os stats defensivos de Kommo-o são tão sólidos quanto seus stats ofensivos, geralmente permitindo-lhe sofrer muitos golpes antes de usar seu Z-Move contra times sem um Pokémon Fairy-type. Ele também consegue fazer setup contra presenças mais lentas em tipos como Fire, Steel e Bug, como, por exemplo, Heatran e Armaldo, respectivamente. Com um STAB Fighting em Close Combat, Kommo-o ajuda Dragon a derrotar cores mais bulky, como Chansey + Porygon2, o que é bem útil considerando que times Dragon não têm um usuário de Knock Off que possa remover os Eviolites dos dois. Opções de coverage sólidas como Flash Cannon, Flamethrower e Poison Jab ajudam a fazer check a Fairy- e Steel-types que Dragon-types, em geral, teriam dificuldades de enfrentar, como Clefable, Mega Diancie e Mega Scizor. A tipagem única de Kommo-o fornece resistências extras a moves Bug- e Rock-type, já que nenhum outro Dragon-type resiste a moves Bug-type, como U-turn de Scizor, e Garchomp é o único Dragon-type além dele que resiste a moves Rock-type, como Stone Edge de Tyranitar. Seu acesso a Taunt pode impedir Haze, phaze e status de comprometerem sua capacidade de sweep. Entretanto, a tipagem única de Kommo-o, embora benéfica, também o torna fraco a tipos mais comuns na tier como Fairy e Psychic, que vêm com ameaças ofensivas como Mew, Mega Diancie e Mega Gardevoir. Fairy-types em geral prejudicam Kommo-o no sentido que eles resistem ou são imunes a ambos os seus STABs, o impedem de usar seu Z-Move assinatura e podem, todos, fazer-lhe OHKO (nocauteá-lo) se tiverem um move STAB. Além do mais, sua Speed é bem medíocre comparada a outros Dragon-types, com uma base de 85, o que o deixa vulnerável a setup sweepers mais rápidos, como Porygon-Z e Mega Charizard X, antes de um boost de Speed, e usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, depois. Uma vez que Kommo-o depende muito de seu Z-Move para agir como setup sweeper, ele raramente usa outro item além de Kommonium Z.

Fighting
========

Kommo-o é um ótimo Pokémon ofensivo em times Fighting devido ao seu acesso a um Z-Move único em Clangorous Soulblaze, que dá um boost de 1 em todos seus stats enquanto causa bastante dano à maioria do metagame. Além disso, ele ostenta um ótimo tipo Dragon secundário com resistências úteis a tipos como Fire e Grass, dando-lhe a habilidade de fazer check a muitos Pokémon ofensivos perigosos, como Mega Charizard Y e Tapu Bulu, enquanto seu bulk acima da média e conjunto de resistências permitem-lhe fazer setup em uma variedade de Pokémon defensivos, como Zapdos. Kommo-o também tem acesso a opções decentes de utilidade, sobretudo Taunt, que lhe propicia especificamente detémr usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, de limparem seus boosts e recuperarem HP, impedindo-os de lhe fazerem check. Apesar disso, Clangorous Soulblaze é bem arriscado e situacional dada a prevalência de Fairy-types que podem fazer switch in nele e desperdiçá-lo. Além do mais, ele é de uso único, o que significa que Kommo-o só tem uma oportunidade de fazer setup e sweep durante o jogo, o que se agrava pelo fato de que seus stats ofensivos deficientes tornam-no superdependente de seu Z-Move para que possa causar dano significativo. Kommo-o também é ultrapassado por muitos Pokémon ofensivos e usuários comuns de Choice Scarf, como Latios, mesmo após um boost. Ademais, sua tipagem o concede uma fraqueza quádrupla a Fairy-types comuns que podem pressioná-lo constantemente com seus STABs e fazer switch em seu Z-Move com facilidade. Outras fraquezas a tipos comuns como Dragon e Ice limitam suas capacidades de setup, uma vez que Pokémon mais rápidos, como Latios e Kyurem-B, podem forçá-lo a sair de campo com seus STABs.

[SET]
name: Mixed Setup Sweeper (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Drain Punch
move 3: Flamethrower
move 4: Taunt
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o STAB mais forte de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze. Depois do omniboost, Clanging Scales se torna uma ameaça muito mais potente que consegue derrotar muitas walls, como Toxapex e Mega Venusaur, com facilidade. Além disso, suas propriedades baseadas em som lhe permitem dar dano em Pokémon como Suicune através de seus Substitutes. Drain Punch possibilita a Kommo-o recuperar seu HP bem como ameaçar Normal- e Steel-types, como Chansey e Heatran. Flamethrower é uma ótima coverage contra Steel-types, como Celesteela e Mega Scizor, que são neutros aos seus STABs Fighting-type. Taunt impede inimigos como Hippowdon e Toxapex de removerem seus boosts por meio de phaze ou Haze.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed, quando combinados a uma nature Naive, permitem a Kommo-o bater o mais forte e rápido possível. Com +1 em Speed, ele consegue ultrapassar oponentes como Mega Lopunny e Zeraora. Soundproof é usado para impedir Kommo-o adversários de usar Clangorous Soulblaze, bem como Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts, e ainda tem méritos menores por deixá-lo imune a Perish Song de Azumarill e Hyper Voice de Mega Gardevoir. Kommonium Z é usado com Clanging Scales a fim de executar seu Z-Move exclusivo, Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Kommo-o só deve usar Clangorous Soulblaze em situações seguras, como um nocaute garantido ou uma switch forçada. Por exemplo, a última situação pode ocorrer quando ele faz switch em segurança em moves que ele resiste, como com Victini Choice-locked em V-create. Preservar Kommo-o é crucial contra times Steel, um tipo contra o qual equipes Dragon tradicionalmente têm dificuldades, pois a combinação de Clangorous Soulblaze, Drain Punch e Flamethrower pode lhes fazer sweep direto sob as condições certas. Também deve-se mantê-lo saudável contra times Dragon, já que ele consegue impedir Kommo-o adversários de usarem Clanging Scales e Clangorous Soulblaze por meio de Soundproof, enquanto também pode fazer setup e sweep se não houver Mega Altaria ou Choice Scarf Latios. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Ditto, Kommo-o adversários ou Fairy-types, uma vez que eles podem bloquear o ataque com seu Soundproof adquirido ou sua imunidade a Dragon. Embora Clanging Scales seja um move poderoso, mantenha em mente os drops de Defense que Kommo-o sofrerá, pois drops demais podem garantir a usuários de moves physical de prioridade, como Dragonite e Weavile, oportunidades para enfraquecer seu HP. Contra usuários de Haze e phazers, como Mantine e Hippowdon, Kommo-o deve usar Taunt primeiro para assegurar que não perderá seu omniboost. No entanto, esteja atento a Z-Haze Toxapex em particular, que pode impedi-lo de usar seu omniboost independente de Taunt. Por atuar como um poderoso setup sweeper, Kommo-o deve ser preservado o máximo possível para fazer sweep a times com sucesso. Também se deve evitar status a todo custo, sobretudo paralysis, uma vez que prejudica bastante sua capacidade como setup sweeper. Usar Taunt contra indutores de status conhecidos, como Jirachi e Porygon2, ajuda a detê-los.

Opções de Equipe
========

Kyurem-B auxilia Kommo-o por fazer check a Dragon-types inimigos, como Mega Altaria e Dragonite, e outros oponentes ameaçadores, como Azumarill, e provê-lo com neutralidade a Ice-type, que ajuda contra adversários como Greninja e Nidoking. Dragonite usa sua poderosa coverage ofensiva para detonar walls defensivas (redundante) comuns, como Toxapex e Mega Venusaur, e também pode ameaçar finalizar inimigos mais rápidos, como Greninja e Mega Lopunny, com Extreme Speed para Kommo-o sem boosts. Choice Scarf Latios combina bem com ele por fazer check a Pokémon mais rápidos, como Greninja e Kyurem-B. Também possui utilidade adicional como um Defogger consistente, o que ajuda a prevenir hazards de enfraquecerem Kommo-o, e pode utilizar Trick para prejudicar oponentes mais bulky, como Porygon2 e Zapdos, o que permite a Kommo-o fazer setup e sweep com mais facilidade. Choice Scarf Latias pode ser usada como uma alternativa para Latios por agir como uma Defogger mais bulky e carregar melhores opções de utilidade no geral. Em troca, Kommo-o oferece a capacidade de ameaçar bastante Steel-types, o que Latias aprecia muito. Garchomp fornece suporte de Stealth Rock e desgasta oponentes como Dragonite e Gyarados, colocando-os no alcance dos ataques de Kommo-o. Mega Altaria é um aliado essencial contra times Dragon adversários, pois se torna imune a moves Dragon-type após Mega Evoluir e consegue ameaçá-los com seus ataques fortalecidos por Pixilate, e também consegue lidar com outros checks de Kommo-o, como Mega Gallade. Além disso, também pode ser um aliado de utilidade pelo uso de Defog e Heal Bell, que podem garantir oportunidades de setup mais seguras para Kommo-o. Hydreigon o ajuda contra times Psychic que o ameaçariam, seja desferindo Dark Pulse ou fazendo pivot com U-turn para manter momentum ofensivo. Dragalge, embora uma escolha de nicho, auxilia Kommo-o ao fornecer coverage contra Fairy-types ameaçadores, como Mega Diancie e Tapu Koko, e colocar Toxic Spikes para ajudar com oponentes mais bulky, como Azumarill e Porygon2.

[SET]
name: Dragon Dance (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Dragon Dance
move 3: Close Combat / Earthquake
move 4: Earthquake / Poison Jab
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é usado para ganhar os boosts de Clangorous Soulblaze. Seu poder special sólido também lhe permite subjugar oponentes defensivos physical, como Avalugg, Pelipper e Landorus-T. Dragon Dance amplifica a presença ofensiva de Kommo-o por dar boost em seu Attack e sua Speed. Boost nesses stats não só lhe permite funcionar melhor como setup sweeper sem ter que utilizar Clangorous Soulblaze prematuramente, mas também pode ajudar a fazer check a ameaças ofensivas como Greninja, que seria mais difícil de lidar de outro modo. Close Combat é o melhor STAB physical de Kommo-o, conseguindo vencer walls bulky, como Ferrothorn, Porygon2 e Cradily. Earthquake serve como uma opção de coverage contra outros adversários que não resistem a ele, em particular Victini, Jirachi, Klefki e Toxapex. Poison Jab acerta Fairy-types que resistem aos STABs de Kommo-o, sobretudo Tapu Koko, Tapu Bulu e Azumarill.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack permite a Kommo-o maximizar seu poder physical. Investimento máximo em Speed combinado a uma nature Naive lhe permite fazer ter um Speed tie com outros oponentes com 85 de base Speed, como Nidoking e Heracross, e ultrapassar Mega Lopunny e Mega Alakazam com +1. Kommonium Z é necessário para usar Clangorous Soulblaze, que lhe permite receber seus boosts. Soundproof é escolhido principalmente para prevenir Kommo-o adversários de usarem Clangorous Soulblaze e também impedir Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts.

Dicas de Uso
========

Dragon Dance Kommo-o auxilia times Dragon sobretudo contra equipes Normal, já que seu STAB Fighting-type é extremamente benéfico por derrotar notórios pilares defensivos de times Normal. Nesses casos, use Dragon Dance diante de Chansey, pois isso força o oponente a uma opção defensiva enquanto fornece a Kommo-o um turno livre de setup. Nunca use Clangorous Soulblaze cedo demais a menos que o matchup esteja bastante inclinado a favor de Dragon, como contra times Fire e Grass. Do contrário, você deve encontrar oportunidades para usar Clangorous Soulblaze com segurança, como quando o inimigo está enfraquecido ou Choice-locked em um move ao qual Kommo-o resiste. Exemplos disso incluem usar Clangorous Soulblaze em Greninja Choice-locked em Dark Pulse ou Victini Choice-locked em V-create. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Kommo-o e Ditto adversários, uma vez que se tornam imunes por conta de Soundproof e, em contrapartida, Kommo-o não receberá boosts. Ainda, evite usar o Z-Move contra Fairy-types saudáveis, como Tapu Bulu em Grass e Mimikyu em Ghost, já que podem facilmente fazer switch no ataque e impedir qualquer potencial boost. Use Dragon Dance em situações em que Kommo-o enfrenta um Pokémon com muitas opções de utilidade, como Ferrothorn ou Forretress. Esses tipos de oponentes normalmente não usam moves de induzir status e, por isso, tornam mais seguro aplicar pressão ofensiva aos inimigos enquanto sofrendo dano mínimo de seus ataques. Kommo-o physical não consegue fazer sweep em times se ele está com status, então evite levar golpes que possam infligir tais condições, como Scald, Discharge e Sludge Bomb. Ao remover adversários como Mega Pinsir em times Bug, Toxapex e Mantine em times Water, e Ditto e Staraptor em times Normal, fica muito mais fácil para Kommo-o atuar como um late-game sweeper mortal fazendo setup com Dragon Dance ou utilizando seu Z-Move, já que o oponente não teria forma segura de impedi-lo nesse ponto.

Opções de Equipe
========

Latias é uma aliada fantástica para Kommo-o, sendo capaz de limpar hazards com Defog e fornecer suporte de Healing Wish para lhe dar uma segunda chance de sweep se ele for enfraquecido. Mega Latias em geral tem ótimo bulk que ela pode usar para absorver golpes para Kommo-o e também pode recuperar o dano com Roost. Latios oferece assistência similar por também remover hazards com Defog. Diferente de Latias, no entanto, Latios toma uma abordagem mais ofensiva para o setup de Kommo-o ao prejudicar walls e Pokémon de utilidade com Trick e também usar Memento em potências ofensivas, como Excadrill e Blacephalon, reduzindo o dano que Kommo-o sofre e lhe possibilitando fazer setup com mais segurança enquanto ameaça remover uma presença ofensiva. Kyurem-B fornece neutralidade a Ice que todos Dragon-types apreciam e também ameaça inimigos defensivos physical que Kommo-o não consegue derrotar tão facilmente, como Skarmory e Zapdos. Hydreigon faz check a Psychic-types ofensivos, como Mew e Alakazam, que ameaçariam Kommo-o caso contrário. Garchomp provê suporte de Stealth Rock que quebra Sturdy e Focus Sashes de Pokémon como Skarmory, Gengar e Dugtrio e concede dano residual valioso contra oponentes que normalmente não possuem opção de recovery, como Dragonite e Gyarados. O dano residual também pode colocar adversários no alcance de um nocaute de Kommo-o, o que é útil sobretudo em cenários de late-game. Mega Altaria fornece imunidade a Dragon com seu tipo Fairy adicional e pode forçar Dragon-types Choice-locked, como Latios e Hydreigon, a saírem de campo.

[SET]
name: Z-Move Sweeper (Fighting)
move 1: Clanging Scales
move 2: Flamethrower
move 3: Taunt
move 4: Close Combat / Earthquake
item: Kommonium Z
ability: Bulletproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o move mais forte e repetível de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze, que arrebenta a maioria dos Pokémon que não resistem a ele e dá boost em todos seus stats. Flamethrower completa a coverage muito bem, pois pode acertar Steel-types, como Skarmory e Mega Scizor, bem como certos Fairy-types, como Tapu Bulu e Klefki, que fariam wall a Kommo-o do contrário. Taunt para Pokémon mais passivos, como Swampert e Hippowdon, por impedi-los de recuperar HP, distribuir status e neutralizar Kommo-o com Haze e moves de phaze. O principal uso de Close Combat é derrotar Pokémon defensivos special, como Alolan Muk e Chansey, que lhe fariam wall de outra forma. Earthquake pode ser usado em vez de Close Combat para atingir Electric-types, como Tapu Koko, enquanto ainda acerta alvos chave, como Alolan Muk e Heatran, com dano super efetivo. Por fim, Drain Punch é outra alternativa viável a Close Combat que aumenta a longevidade de Kommo-o contra walls, como Chansey, junto a Taunt.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto de uma nature Naive maximiza a Speed de Kommo-o a fim de ultrapassar o máximo possível do metagame sem sacrificar sua potência de dano. O resto é investido em Special Attack para preencher seu papel como um mixed sweeper inclinado ao lado special. Bulletproof dá a Kommo-o um matchup muito mais fácil contra Mega Venusaur quando combinado a Taunt por torná-lo imune a Sludge Bomb e também lhe permite pressionar certos Pokémon, como Blacephalon. Kommonium Z é necessário para lhe conceder acesso a Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Embora Kommo-o possa ser um late-game sweeper muito perigoso com Clangorous Soulblaze, é muito importante ser seletivo para decidir quando fazer setup, já que ele só funciona uma vez durante o jogo. Em específico, fique atento a potenciais Fairy-types, pois eles podem desperdiçar seu Z-Move e seguir para lhe fazer check com seus STABs. Contudo, Kommo-o pode fazer switch in em certos Fairy-types, como Tapu Bulu, dando-lhe algum uso no matchup. Use Clangorous Soulblaze uma vez que todos seus checks e counters, como Mega Diancie e Latios, estiverem enfraquecidos ou nocauteados para Kommo-o fazer sweep efetivamente no jogo. Ele serve como uma ótima resposta a Poison-types problemáticos, como Mega Venusaur e Toxapex, então é recomendado trazê-lo em segurança contra esses Pokémon para seus aliados terem mais facilidade depois. Use Taunt se esperar um potencial Haze de Mantine e outros moves de status problemáticos, como Leech Seed de Mega Venusaur, antes de tentar fazer setup. Kommo-o deve permanecer saudável antes de tentar fazer sweep, já que se torna muito mais fácil de sofrer revenge kill uma vez desgastado, principalmente porque ele não tem forma confiável de recuperar HP. É importante evitar status, já que a Speed de Kommo-o é prejudicada por paralysis e ele pode ser facilmente enfraquecido por poison e burns.

Opções de Equipe
========

Kommo-o beneficia o time por fornecer o papel de um bom setup sweeper special, algo que Fighting carece geralmente. Mega Gallade é um excelente parceiro, pois é um ótimo wallbreaker que pode arrebentar Pokémon problemáticos, como Kyurem-B, no early-game para lhe dar uma ótima oportunidade de sweep. Ele também alivia a carga de Kommo-o no matchup contra Poison, atuando como um check adicional para Toxapex e Mega Venusaur. Keldeo é outro wallbreaker que o ajuda em matchups importantes, como Ground, devido ao seu poder imediato e coverage. Choice Scarf Terrakion oferece uma forma incrível de manter inimigos mais rápidos sob controle em matchups problemáticos, como Flying, ultrapassando a maioria do metagame e fazendo revenge kill a muitos Pokémon importantes, como Tapu Koko, enquanto Kommo-o consegue pressionar Pokémon defensivos, como Skarmory, para ele. Suporte de hazards de Cobalion combina muito bem com a habilidade de Kommo-o de forçar switches e desgasta seus checks gradualmente. Cobalion também fornece uma neutralidade importante a Fairy, sendo capaz de sobreviver a ataques como Moonblast de Mega Diancie. Além disso, seu suporte de Thunder Wave de alguma forma alivia a Speed medíocre de Kommo-o e Volt Switch ajuda a prover momentum. Heracross e Buzzwole lhe ajudam com o matchup problemático contra Psychic graças ao seu tipo Bug, com o primeiro podendo prender ameaças com Pursuit e o último ostentando um incrível bulk physical. Breloom pode conceder a Kommo-o uma oportunidade segura de setup graças ao seu acesso a Spore e provê o time com um setup sweeper secundário com Swords Dance. Kommo-o cobre sua fraqueza a Fire muito bem em retorno. Hawlucha oferece suporte por fornecer remoção de hazards enquanto ultrapassa quase todo o metagame depois de um boost de Unburden, permitindo-lhe remover oponentes mais rápidos, como Latios, para Kommo-o.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Earthquake em mixed Kommo-o é uma opção que seria usada com Close Combat e Flamethrower para pressionar bastante times Steel. Ele também faz check a Toxapex em um cenário um contra um, mas isso não é tão necessário considerando que aliados como Latios, Kyurem-B e Garchomp funcionam como bons checks por si só. Além disso, a combinação de burns de Scald e Haze elimina quaisquer chances que Kommo-o teria de derrotar Toxapex com Earthquake. Drain Punch pode servir como um substituto de Close Combat em variantes com Dragon Dance, já que ele troca poder por recovery confiável sem derrubar suas defesas. No entanto, Drain Punch perde mais potenciais 2HKOs, sobretudo Porygon2 e Celesteela, devido sua grande redução de poder comparado a Close Combat. Bulletproof pode ser usado em vez de Soundproof como uma opção de blefe, que atrairia Ditto adversário tentando bloquear Clanging Scales ou Clangorous Soulblaze, enquanto fornece imunidades de nicho extras a moves específicos, como Sludge Bomb e Shadow Ball. Todavia, essas imunidades extras não são tão valiosas comparadas ao que Soundproof oferece e elas possibilitam que Kommo-o e Ditto inimigos tirem proveito da falta de Soundproof uma vez descoberta.

Fighting
--------

Soundproof pode ser usado em vez de Bulletproof para ter um matchup melhor contra Ditto e Kommo-o adversários, mas isso vem ao custo de seu matchup contra Pokémon mais importantes, como Mega Venusaur. Um set physical composto por Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales pode tornar Kommo-o um setup sweeper physical decente junto de Clangorous Soulblaze, mas esse set não consegue fazer check a Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur tão bem devido à falta de Taunt.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Fairy-types**: Fairy-types, como Tapu Koko e Mega Diancie, podem ultrapassar Kommo-o antes de conseguir boost de Dragon Dance ou Clangorous Soulblaze e lhe fazer OHKO imediatamente enquanto são imunes ao seu Z-Move. Da mesma forma, Fairy-types mais bulky, como Klefki, também podem tirar proveito de Kommo-o para colocar dual screens e hazards ou prejudicá-lo com Thunder Wave ou Toxic.

**Mimikyu**: Mimikyu é especialmente ameaçador, pois sua tipagem única o torna imune aos dois STABs de Kommo-o, ele se protege de um move ofensivo com Disguise e lhe fará OHKO de imediato com Play Rough mesmo com um boost de Defense.

**Usuários de Haze e Phazers**: Usuários comuns de Haze, como Toxapex e Mantine, bem como usuários bulky de Whirlwind, como Hippowdon e Skarmory, podem forçar Kommo-o a sair de campo, fazendo-o perder seus boosts e reduzindo sua pressão ofensiva.

**Psychic-types**: Psychic-types, como Alakazam, Latios, Latias e Mega Gallade, podem se aproveitar da Speed mais baixa de Kommo-o e lhe causar bastante dano ou até nocauteá-lo com moves Psychic poderosos.

**Ameaças Mais Rápidas**: Usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, Dragon-types adversários, como Mega Altaria e Hydreigon, ou outros setup sweepers, como Mega Charizard X, Flyinium Z Landorus-T e Mewnium Z Mew, conseguem ameaçá-lo uma vez que eles façam setup. Entretanto, os últimos geralmente devem fazer setup antes de atacar e não gostam de ser atingidos pelos ataques fortes de Kommo-o.

**Status e Dano Residual**: Condições de status, como paralysis e burns, inibem bastante a habilidade de Kommo-o de agir como setup sweeper, então evite inimigos mais bulky ou usuários de Prankster, como Sableye e Klefki, que possam infligir tais condições. Ademais, qualquer dano residual de hazards ou status coloca um contador em Kommo-o e ele deve permanecer saudável para ter a melhor chance possível de fazer sweep a times.

Fighting
--------

**Fairy-types**: Quase qualquer Fairy-type, como Mega Diancie e Mimikyu, pode se aproveitar da fraqueza quádrupla de Kommo-o e impedi-lo de usar seu Z-Move, ameaçando-o constantemente.

**Dragon-types**: Kommo-o carece da Speed para ultrapassar a maioria dos Dragon-types inimigos, que conseguem lhe fazer OHKO geralmente. Uma vez com boost, ele ainda é ameaçado por usuários de Choice Scarf, como Latios.

**Psychic-types**: Kommo-o não tem o poder para derrotar Psychic-types, como Mew e Mega Gallade, que podem nocauteá-lo em troca.

**Revenge Killers**: Embora seu bulk seja bem impressionante com boost, sua Speed mediana e dependência de moves que reduzem suas defesas permitem a revenge killers mais rápidos, como Choice Scarf Greninja, derrotarem-no.

**Status**: Kommo-o detesta todas as formas de status. Paralysis prejudica sua Speed enquanto poison ou burn podem enfraquecê-lo rápido ao decorrer da partida.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [Haaku., 194098]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [nome, id]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Decem, 362454]]
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

GP 2/2

[OVERVIEW]

Dragon
========

Kommo-o é um dos melhores setup sweepers Dragon-type graças ao seu Z-Move assinatura, Clangorous Soulblaze, que dá omniboost, ótima combinação de STABs em Dragon e Fighting e opções de coverage muito sólidas, o que é sobretudo útil contra tipos que Dragon, em geral, teria dificuldade em vencer, como Normal, Steel, Rock e Ice. Por Kommo-o ter uma movepool tão vasta, ele pode atuar como physical ou special setup sweeper, tornando seu moveset mais difícil de prever na Team Preview. Os stats defensivos de Kommo-o são tão sólidos quanto seus stats ofensivos, geralmente lhe permitindo-lhe sofrer muitos golpes antes de usar seu Z-Move contra times sem um Pokémon Fairy-type. Ele também consegue fazer setup contra presenças mais lentas em tipos como Fire, Steel e Bug, como, por a exemplo de, (C: RV) Heatran e Armaldo, respectivamente. Com um STAB Fighting em Close Combat, Kommo-o ajuda Dragon a derrotar cores mais bulky, como Chansey + Porygon2, o que é bem útil considerando que times Dragon não têm um usuário de Knock Off que possa remover os Eviolites dos dois. Opções de coverage sólidas como Flash Cannon, Flamethrower e Poison Jab ajudam a fazer check a Fairy- e Steel-types que Dragon-types, em geral, teriam dificuldades de enfrentar, como Clefable, Mega Diancie e Mega Scizor. A tipagem única de Kommo-o fornece resistências extras a moves Bug- e Rock-type, já que nenhum outro Dragon-type resiste a moves Bug-type, como U-turn de Scizor, e Garchomp é o único Dragon-type além dele que resiste a moves Rock-type, como Stone Edge de Tyranitar. Seu acesso a Taunt pode impedir Haze, phaze e status de comprometerem sua capacidade de sweep. Entretanto, a tipagem única de Kommo-o, embora benéfica, também o torna fraco a tipos mais comuns na tier como Fairy e Psychic, que vêm com ameaças ofensivas como Mew, Mega Diancie e Mega Gardevoir. Fairy-types em geral prejudicam Kommo-o no sentido que eles resistem ou são imunes a ambos os seus STABs, o impedem-no de usar seu Z-Move assinatura e podem, todos, nocauteá-lo se tiverem um move STAB. Além do mais, sua Speed é bem medíocre comparada a outros Dragon-types, com uma base de 85, o que o deixa vulnerável a setup sweepers mais rápidos, como Porygon-Z e Mega Charizard X, antes de um boost de Speed, e usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, depois. Uma vez que Kommo-o depende muito de seu Z-Move para agir como setup sweeper, ele raramente usa outro item além de Kommonium Z.

Fighting
========

Kommo-o é um ótimo Pokémon ofensivo em times Fighting devido ao seu acesso a um Z-Move único em Clangorous Soulblaze, que dá um boost de +1 em todos seus stats enquanto causa bastante dano à maioria do metagame. Além disso, ele ostenta um ótimo tipo Dragon secundário com resistências úteis a tipos como Fire e Grass, dando-lhe a habilidade de fazer check a muitos Pokémon ofensivos perigosos, como Mega Charizard Y e Tapu Bulu, enquanto seu bulk acima da média em conjunto de resistências permitem-lhe fazer setup em uma variedade de Pokémon defensivos, como Zapdos. Kommo-o também tem acesso a opções decentes de utilidade, sobretudo Taunt, que detém usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, de limparem seus boosts e recuperarem HP, impedindo-os de lhe fazerem check. Apesar disso, Clangorous Soulblaze é bem arriscado e situacional dada a prevalência de Fairy-types que podem fazer switch in nele e desperdiçá-lo. Além do mais, ele é de uso único, o que significa que Kommo-o só tem uma oportunidade de fazer setup e sweep durante o jogo, o que se agrava pelo fato de que seus stats ofensivos deficientes que deixam a desejar tornam-no superdependente de seu Z-Move para que possa causar dano significativo. Kommo-o também é ultrapassado por muitos Pokémon ofensivos e usuários comuns de Choice Scarf, como Latios, mesmo após um boost. Ademais, sua tipagem o concede uma fraqueza quádrupla a Fairy-types comuns que podem pressioná-lo constantemente com seus STABs e fazer switch em seu Z-Move com facilidade. Outras fraquezas a tipos comuns como Dragon e Ice limitam suas capacidades de setup, uma vez que Pokémon mais rápidos, como Latios e Kyurem-B, podem forçá-lo a sair de campo com seus STABs.

[SET]
name: Mixed Setup Sweeper (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Drain Punch
move 3: Flamethrower
move 4: Taunt
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o STAB mais forte de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze. Depois do omniboost, Clanging Scales se torna uma ameaça muito mais potente que consegue derrotar muitas walls, como Toxapex e Mega Venusaur, com facilidade. Além disso, suas propriedades baseadas em som lhe permitem dar dano em Pokémon como Suicune através de seus Substitutes. Drain Punch possibilita a Kommo-o recuperar seu HP bem como ameaçar Normal- e Steel-types, como Chansey e Heatran. Flamethrower é uma ótima coverage contra Steel-types, como Celesteela e Mega Scizor, que são neutros aos seus STABs Fighting-type. Taunt impede inimigos como Hippowdon e Toxapex de removerem seus boosts por meio de phaze ou Haze.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed, quando combinados a uma nature Naive, permitem a Kommo-o bater o mais forte e rápido possível. Com +1 em Speed, ele consegue ultrapassar oponentes como Mega Lopunny e Zeraora. Soundproof é usado para impedir Kommo-o adversários de usar Clangorous Soulblaze, bem como Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts, e ainda tem méritos menores por deixá-lo imune a Perish Song de Azumarill e Hyper Voice de Mega Gardevoir. Kommonium Z é usado com Clanging Scales a fim de executar seu Z-Move exclusivo, Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Kommo-o só deve usar Clangorous Soulblaze em situações seguras, como um nocaute garantido ou uma switch forçada. Por exemplo, a última situação pode ocorrer quando ele faz switch em segurança em moves a que ele resiste, como com Victini Choice-locked em V-create. Preservar Kommo-o é crucial contra times Steel, um tipo contra o qual equipes Dragon tradicionalmente têm dificuldades, pois a combinação de Clangorous Soulblaze, Drain Punch e Flamethrower pode lhes fazer sweep direto sob as condições certas. Também se (C: "também" é advérbio e, por isso, deve haver próclise aqui) deve-se mantê-lo saudável contra times Dragon, já que ele consegue impedir Kommo-o adversários de usarem Clanging Scales e Clangorous Soulblaze por meio de Soundproof, enquanto também pode fazer setup e sweep se não houver Mega Altaria ou Choice Scarf Latios. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Ditto, Kommo-o adversários ou Fairy-types, uma vez que eles podem bloquear o ataque com seu Soundproof adquirido ou sua imunidade a Dragon. Embora Clanging Scales seja um move poderoso, mantenha em mente os drops as reduções (C: "drops" é traduzido) de Defense que Kommo-o sofrerá, pois drops reduções demais podem garantir a usuários de moves physical de prioridade, como Dragonite e Weavile, oportunidades para enfraquecer seu HP. Contra usuários de Haze e phazers, como Mantine e Hippowdon, Kommo-o deve usar Taunt primeiro para assegurar que não perderá seu omniboost. No entanto, esteja atento a Z-Haze Toxapex em particular, que pode impedi-lo de usar seu omniboost independente de Taunt. Por atuar como um poderoso setup sweeper, Kommo-o deve ser preservado o máximo possível para fazer sweep a times com sucesso. Também se deve evitar status a todo custo, sobretudo paralysis, uma vez que prejudica bastante sua capacidade como setup sweeper. Usar Taunt contra indutores de status conhecidos, como Jirachi e Porygon2, ajuda a detê-los.

Opções de Equipe
========

Kyurem-B auxilia Kommo-o por fazer check a Dragon-types inimigos, como Mega Altaria e Dragonite, e outros oponentes ameaçadores, como Azumarill, e provê-lo com neutralidade a Ice-type, que ajuda contra adversários como Greninja e Nidoking. Dragonite usa sua poderosa coverage ofensiva para detonar walls comuns, como Toxapex e Mega Venusaur, e também pode ameaçar finalizar inimigos mais rápidos, como Greninja e Mega Lopunny, com Extreme Speed para Kommo-o sem boosts. Choice Scarf Latios combina bem com ele por fazer check a Pokémon mais rápidos, como Greninja e Kyurem-B. Também possui utilidade adicional como um Defogger consistente, o que ajuda a prevenir hazards de enfraquecerem Kommo-o, e pode utilizar Trick para prejudicar oponentes mais bulky, como Porygon2 e Zapdos, o que permite a Kommo-o fazer setup e sweep com mais facilidade. Choice Scarf Latias pode ser usada como uma alternativa para Latios por agir como uma Defogger mais bulky e carregar melhores opções de utilidade no geral. Em troca, Kommo-o oferece a capacidade de ameaçar bastante Steel-types, o que Latias aprecia muito. Garchomp fornece suporte de Stealth Rock e desgasta oponentes como Dragonite e Gyarados, colocando-os no alcance dos ataques de Kommo-o. Mega Altaria é um aliado essencial contra times Dragon adversários, pois se torna imune a moves Dragon-type após Mega Evoluir e consegue ameaçá-los com seus ataques fortalecidos por Pixilate, e também consegue lidar com outros checks de Kommo-o, como Mega Gallade. Além disso, também (C: "além disso" já transmite a ideia de adição suficientemente) pode ser um aliado de utilidade pelo uso de Defog e Heal Bell, que podem garantir oportunidades de setup mais seguras para Kommo-o. Hydreigon o ajuda contra times Psychic que o ameaçariam, seja desferindo Dark Pulse ou fazendo pivot com U-turn para manter momentum ofensivo. Dragalge, embora uma escolha de nicho, auxilia Kommo-o ao fornecer coverage contra Fairy-types ameaçadores, como Mega Diancie e Tapu Koko, e coloca Toxic Spikes para ajudar com oponentes mais bulky, como Azumarill e Porygon2.

[SET]
name: Dragon Dance (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Dragon Dance
move 3: Close Combat / Earthquake
move 4: Earthquake / Poison Jab
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é usado para ganhar os boosts de Clangorous Soulblaze. Seu poder special sólido também lhe permite subjugar oponentes defensivos physical, como Avalugg, Pelipper e Landorus-T. Dragon Dance amplifica a presença ofensiva de Kommo-o por dar boost em seu Attack e sua Speed. Boost nesses stats não só lhe permite funcionar melhor como setup sweeper sem ter que utilizar Clangorous Soulblaze prematuramente, mas também pode ajudar a fazer check a ameaças ofensivas como Greninja, que seria mais difícil de lidar de outro modo. Close Combat é o melhor STAB physical de Kommo-o, conseguindo vencer walls bulky, como Ferrothorn, Porygon2 e Cradily. Earthquake serve como uma opção de coverage contra outros adversários que não resistem a ele, em particular Victini, Jirachi, Klefki e Toxapex. Poison Jab acerta Fairy-types que resistem aos STABs de Kommo-o, sobretudo Tapu Koko, Tapu Bulu e Azumarill.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack permite a Kommo-o maximizar seu poder physical. Investimento máximo em Speed combinado a uma nature Naive lhe permite ter um Speed tie com outros oponentes com 85 de base Speed, como Nidoking e Heracross, e ultrapassar Mega Lopunny e Mega Alakazam com +1. Kommonium Z é necessário para usar Clangorous Soulblaze, que lhe permite receber seus boosts. Soundproof é escolhido principalmente para prevenir Kommo-o adversários de usarem Clangorous Soulblaze e também impedir Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts.

Dicas de Uso
========

Dragon Dance Kommo-o auxilia times Dragon sobretudo contra equipes Normal, já que seu STAB Fighting-type é extremamente benéfico por derrotar notórios pilares defensivos de times Normal. Nesses casos, use Dragon Dance diante de Chansey, pois isso força o oponente a uma opção defensiva enquanto fornece a Kommo-o um turno livre de setup. Nunca use Clangorous Soulblaze cedo demais a menos que o matchup esteja bastante inclinado a favor de Dragon, como contra times Fire e Grass. Do contrário, você deve encontrar busque oportunidades para usar Clangorous Soulblaze com segurança, como quando o inimigo está enfraquecido ou Choice-locked em um move ao qual Kommo-o resiste. Exemplos disso incluem usar Clangorous Soulblaze em Greninja Choice-locked em Dark Pulse ou Victini Choice-locked em V-create. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Kommo-o e Ditto adversários, uma vez que se tornam imunes por conta de Soundproof e, em contrapartida, Kommo-o não receberá boosts. Ainda, evite usar o Z-Move contra Fairy-types saudáveis, como Tapu Bulu em Grass e Mimikyu em Ghost, já que podem facilmente fazer switch no ataque e impedir qualquer potencial boost. Use Dragon Dance em situações em que Kommo-o enfrenta um Pokémon com muitas opções de utilidade, como Ferrothorn ou Forretress. Esses tipos de oponentes normalmente não usam moves de induzir status e, por isso, tornam mais seguro aplicar pressão ofensiva aos inimigos enquanto Kommo-o sofrendo dano mínimo de seus ataques. Kommo-o physical não consegue fazer sweep em times se ele está com status, então evite levar golpes que possam infligir tais condições, como Scald, Discharge e Sludge Bomb. Ao remover adversários como Mega Pinsir em times Bug, Toxapex e Mantine em times Water, e Ditto e Staraptor em times Normal, fica muito mais fácil para Kommo-o atuar como um late-game sweeper mortal fazendo setup com Dragon Dance ou utilizando seu Z-Move, já que o oponente não teria forma segura de impedi-lo a nesse ponto.

Opções de Equipe
========

Latias é uma aliada fantástica para Kommo-o, sendo capaz de limpar hazards com Defog e fornecer suporte de Healing Wish para lhe dar uma segunda chance de sweep se ele for enfraquecido. Mega Latias em geral tem ótimo bulk que ela pode usar para absorver golpes para Kommo-o e também pode recuperar o dano com Roost. Latios oferece assistência similar por também remover hazards com Defog. Diferente de Latias, no entanto, Latios toma uma abordagem mais ofensiva para o setup de Kommo-o ao prejudicar walls e Pokémon de utilidade com Trick e também usar Memento em potências ofensivas, como Excadrill e Blacephalon, reduzindo o dano que Kommo-o sofre e lhe possibilitando fazer setup com mais segurança enquanto ameaça remover uma presença ofensiva. Kyurem-B fornece neutralidade a Ice que todos Dragon-types apreciam e também ameaça inimigos defensivos physical que Kommo-o não consegue derrotar tão facilmente, como Skarmory e Zapdos. Hydreigon faz check a Psychic-types ofensivos, como Mew e Alakazam, que ameaçariam Kommo-o caso contrário. Garchomp provê suporte de Stealth Rock que quebra Sturdy e Focus Sashes de Pokémon como Skarmory, Gengar e Dugtrio e concede dano residual valioso contra oponentes que normalmente não possuem opção de recovery, como Dragonite e Gyarados. O dano residual também pode colocar adversários no alcance de um nocaute de Kommo-o, o que é útil sobretudo em cenários de late-game. Mega Altaria fornece imunidade a Dragon com seu tipo Fairy adicional e pode forçar Dragon-types Choice-locked, como Latios e Hydreigon, a saírem de campo.

[SET]
name: Z-Move Sweeper (Fighting)
move 1: Clanging Scales
move 2: Flamethrower
move 3: Taunt
move 4: Close Combat / Earthquake
item: Kommonium Z
ability: Bulletproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o move mais forte e repetível de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze, que arrebenta a maioria dos Pokémon que não resistem a ele e dá boost em todos seus stats. Flamethrower completa a coverage muito bem, pois pode acertar Steel-types, como Skarmory e Mega Scizor, bem como certos Fairy-types, como Tapu Bulu e Klefki, que fariam wall a Kommo-o do contrário. Taunt para Pokémon mais passivos, como Swampert e Hippowdon, por impedi-los de recuperar HP, distribuir status e neutralizar Kommo-o com Haze e moves de phaze. O principal uso de Close Combat é derrotar Pokémon defensivos special, como Alolan Muk e Chansey, que lhe fariam wall de outra forma. Earthquake pode ser usado em vez de Close Combat para atingir Electric-types, como Tapu Koko, enquanto ainda acerta alvos chave, como Alolan Muk e Heatran, com dano super efetivo. Por fim, Drain Punch é outra alternativa viável a Close Combat que aumenta a longevidade de Kommo-o contra walls, como Chansey, junto a Taunt.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto de uma nature Naive maximiza a Speed de Kommo-o a fim de ultrapassar o máximo possível do metagame sem sacrificar sua potência de dano. O resto é investido em Special Attack para preencher seu papel como um mixed sweeper inclinado ao lado special. Bulletproof dá a Kommo-o um matchup muito mais fácil contra Mega Venusaur quando combinado a Taunt por torná-lo imune a Sludge Bomb e também lhe permite pressionar certos Pokémon, como Blacephalon. Kommonium Z é necessário para lhe conceder acesso a Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Embora Kommo-o possa ser um late-game sweeper muito perigoso com Clangorous Soulblaze, é muito importante ser seletivo para decidir quando fazer setup, já que ele só funciona uma vez durante o jogo. Em específico, fique atento a potenciais Fairy-types, pois eles podem desperdiçar seu Z-Move e seguir para lhe fazer check com seus STABs. Contudo, Kommo-o pode fazer switch in em certos Fairy-types, como Tapu Bulu, dando-lhe algum uso no matchup. Use Clangorous Soulblaze uma vez que todos seus checks e counters, como Mega Diancie e Latios, estiverem enfraquecidos ou nocauteados para Kommo-o fazer sweep efetivamente no jogo. Ele serve como uma ótima resposta a Poison-types problemáticos, como Mega Venusaur e Toxapex, então é recomendado trazê-lo em segurança contra esses Pokémon para seus aliados terem mais facilidade depois. Use Taunt se esperar um potencial Haze de Mantine e outros moves de status problemáticos, como Leech Seed de Mega Venusaur, antes de tentar fazer setup. Kommo-o deve permanecer saudável antes de tentar fazer sweep, já que se torna um alvo muito mais fácil de sofrer revenge kill uma vez desgastado, principalmente porque ele não tem forma confiável de recuperar HP. É importante evitar status, já que a Speed de Kommo-o é prejudicada por paralysis e ele pode ser facilmente enfraquecido por poison e burns.

Opções de Equipe
========

Kommo-o beneficia o time por fornecer o papel de um bom setup sweeper special, algo que Fighting carece geralmente. Mega Gallade é um excelente parceiro, pois é um ótimo wallbreaker que pode arrebentar Pokémon problemáticos, como Kyurem-B, no early-game para lhe dar uma ótima oportunidade de sweep. Ele também alivia a carga de Kommo-o no matchup contra Poison, atuando como um check adicional para Toxapex e Mega Venusaur. Keldeo é outro wallbreaker que o ajuda em matchups importantes, como Ground, devido ao seu poder imediato e coverage. Choice Scarf Terrakion oferece uma forma incrível de manter inimigos mais rápidos sob controle em matchups problemáticos, como Flying, ultrapassando a maioria do metagame e fazendo revenge kill a muitos Pokémon importantes, como Tapu Koko, enquanto Kommo-o consegue pressionar Pokémon defensivos, como Skarmory, para ele. Suporte de hazards de Cobalion combina muito bem com a habilidade de Kommo-o de forçar switches e desgasta seus checks gradualmente. Cobalion também fornece uma neutralidade importante a Fairy, sendo capaz de sobreviver a ataques como Moonblast de Mega Diancie. Além disso, seu suporte de Thunder Wave de alguma forma alivia a Speed medíocre de Kommo-o e Volt Switch ajuda a prover momentum. Heracross e Buzzwole lhe ajudam com o matchup problemático contra Psychic graças ao seu tipo Bug, com o primeiro podendo prender ameaças com Pursuit e o último ostentando um incrível bulk physical. Breloom pode conceder a Kommo-o uma oportunidade segura de setup graças ao seu acesso a Spore e provê o time com um setup sweeper secundário com Swords Dance. Kommo-o cobre sua fraqueza a Fire muito bem em retorno. Hawlucha oferece suporte por fornecer remoção de hazards enquanto ultrapassa quase todo o metagame depois de um boost de Unburden, permitindo-lhe remover oponentes mais rápidos, como Latios, para Kommo-o.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Earthquake em mixed Kommo-o é uma opção que seria usada com Close Combat e Flamethrower para pressionar bastante times Steel. Ele também faz check a Toxapex em um cenário um contra um, mas isso não é tão necessário considerando que aliados como Latios, Kyurem-B e Garchomp funcionam como bons checks por si só. Além disso, a combinação de burns de Scald e Haze elimina quaisquer chances que Kommo-o teria de derrotar Toxapex com Earthquake. Drain Punch pode servir como um substituto de Close Combat em variantes com Dragon Dance, já que ele troca poder por recovery confiável sem derrubar suas defesas. No entanto, Drain Punch perde mais potenciais 2HKOs, sobretudo Porygon2 e Celesteela, devido sua grande redução de poder comparado a Close Combat. Bulletproof pode ser usado em vez de Soundproof como uma opção de blefe, que atrairia Ditto adversário tentando bloquear Clanging Scales ou Clangorous Soulblaze, enquanto fornece imunidades de nicho extras a moves específicos, como Sludge Bomb e Shadow Ball. Todavia, essas imunidades extras não são tão valiosas comparadas ao que Soundproof oferece e elas possibilitam que Kommo-o e Ditto inimigos tirem proveito da falta de Soundproof uma vez descoberta.

Fighting
--------

Soundproof pode ser usado em vez de Bulletproof para ter um matchup melhor contra Ditto e Kommo-o adversários, mas isso vem ao custo de seu matchup contra Pokémon mais importantes, como Mega Venusaur. Um set physical composto por Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales pode tornar Kommo-o um setup sweeper physical decente junto de Clangorous Soulblaze, mas esse set não consegue fazer check a Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur tão bem devido à falta de Taunt.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Fairy-types**: Fairy-types, como Tapu Koko e Mega Diancie, podem ultrapassar Kommo-o antes de conseguir boost de Dragon Dance ou Clangorous Soulblaze e fazer OHKO imediatamente enquanto são imunes ao seu Z-Move. Da mesma forma, Fairy-types mais bulky, como Klefki, também podem tirar proveito de Kommo-o para colocar dual screens e hazards ou prejudicá-lo com Thunder Wave ou Toxic.

**Mimikyu**: Mimikyu é especialmente ameaçador, pois sua tipagem única o torna imune aos dois STABs de Kommo-o, ele se protege é protegido de um move ofensivo com Disguise e lhe fará OHKO de imediato com Play Rough mesmo com um boost de Defense.

**Usuários de Haze e Phazers**: Usuários comuns de Haze, como Toxapex e Mantine, bem como usuários bulky de Whirlwind, como Hippowdon e Skarmory, podem forçar Kommo-o a sair de campo, fazendo-o perder seus boosts e reduzindo sua pressão ofensiva.

**Psychic-types**: Psychic-types, como Alakazam, Latios, Latias e Mega Gallade, podem se aproveitar da Speed mais baixa de Kommo-o e causar bastante dano ou até nocauteá-lo com moves Psychic poderosos.

**Ameaças Mais Rápidas**: Usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, Dragon-types adversários, como Mega Altaria e Hydreigon, ou outros setup sweepers, como Mega Charizard X, Flyinium Z Landorus-T e Mewnium Z Mew, conseguem ameaçá-lo uma vez que eles façam setup. Entretanto, os últimos geralmente devem fazer setup antes de atacar e não gostam de ser atingidos pelos ataques fortes de Kommo-o.

**Status e Dano Residual**: Condições de status, como paralysis e burns, inibem bastante a habilidade de Kommo-o de agir como setup sweeper, então evite inimigos mais bulky ou usuários de Prankster, como Sableye e Klefki, que possam infligir tais condições. Ademais, qualquer dano residual de hazards ou status coloca um contador em Kommo-o, (C: AV) e ele sendo que deve permanecer saudável para ter a melhor chance possível de fazer sweep a times.

Fighting
--------

**Fairy-types**: Quase qualquer Fairy-type, como Mega Diancie e Mimikyu, pode se aproveitar da fraqueza quádrupla de Kommo-o e impedi-lo de usar seu Z-Move, ameaçando-o constantemente.

**Dragon-types**: Kommo-o carece da Speed para ultrapassar a maioria dos Dragon-types inimigos, que conseguem lhe fazer OHKO geralmente. Uma vez com boost, ele ainda é ameaçado por usuários de Choice Scarf, como Latios.

**Psychic-types**: Kommo-o não tem o poder para derrotar Psychic-types, como Mew e Mega Gallade, que podem nocauteá-lo em troca.

**Revenge Killers**: Embora seu bulk seja bem impressionante com boost, sua Speed mediana e dependência de moves que reduzem suas defesas permitem a revenge killers mais rápidos, como Choice Scarf Greninja, derrotarem-no.

**Status**: Kommo-o detesta todas as formas de status. Paralysis prejudica sua Speed enquanto poison ou burn podem enfraquecê-lo rápido ao decorrer da partida.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [Haaku., 194098]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Decem, 362454]]
Copy-paste
[OVERVIEW]

Dragon
========

Kommo-o é um dos melhores setup sweepers Dragon-type graças ao seu Z-Move assinatura, Clangorous Soulblaze, que dá omniboost, ótima combinação de STABs em Dragon e Fighting e opções de coverage muito sólidas, o que é sobretudo útil contra tipos que Dragon, em geral, teria dificuldade em vencer, como Normal, Steel, Rock e Ice. Por Kommo-o ter uma movepool tão vasta, ele pode atuar como physical ou special setup sweeper, tornando seu moveset mais difícil de prever na Team Preview. Os stats defensivos de Kommo-o são tão sólidos quanto seus stats ofensivos, geralmente lhe permitindo sofrer muitos golpes antes de usar seu Z-Move contra times sem um Pokémon Fairy-type. Ele também consegue fazer setup contra presenças mais lentas em tipos como Fire, Steel e Bug, a exemplo de Heatran e Armaldo, respectivamente. Com um STAB Fighting em Close Combat, Kommo-o ajuda Dragon a derrotar cores mais bulky, como Chansey + Porygon2, o que é bem útil considerando que times Dragon não têm um usuário de Knock Off que possa remover os Eviolites dos dois. Opções de coverage sólidas como Flash Cannon, Flamethrower e Poison Jab ajudam a fazer check a Fairy- e Steel-types que Dragon-types, em geral, teriam dificuldades de enfrentar, como Clefable, Mega Diancie e Mega Scizor. A tipagem única de Kommo-o fornece resistências extras a moves Bug- e Rock-type, já que nenhum outro Dragon-type resiste a moves Bug-type, como U-turn de Scizor, e Garchomp é o único Dragon-type além dele que resiste a moves Rock-type, como Stone Edge de Tyranitar. Seu acesso a Taunt pode impedir Haze, phaze e status de comprometerem sua capacidade de sweep. Entretanto, a tipagem única de Kommo-o, embora benéfica, também o torna fraco a tipos mais comuns na tier como Fairy e Psychic, que vêm com ameaças ofensivas como Mew, Mega Diancie e Mega Gardevoir. Fairy-types em geral prejudicam Kommo-o no sentido que resistem ou são imunes a ambos os seus STABs, impedem-no de usar seu Z-Move assinatura e podem, todos, nocauteá-lo se tiverem um move STAB. Além do mais, sua Speed é bem medíocre comparada a outros Dragon-types, com uma base de 85, o que o deixa vulnerável a setup sweepers mais rápidos, como Porygon-Z e Mega Charizard X, antes de um boost de Speed, e usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, depois. Uma vez que Kommo-o depende muito de seu Z-Move para agir como setup sweeper, ele raramente usa outro item além de Kommonium Z.

Fighting
========

Kommo-o é um ótimo Pokémon ofensivo em times Fighting devido ao seu acesso a um Z-Move único em Clangorous Soulblaze, que dá um boost de +1 em todos seus stats enquanto causa bastante dano à maioria do metagame. Além disso, ele ostenta um ótimo tipo Dragon secundário com resistências úteis a tipos como Fire e Grass, dando-lhe a habilidade de fazer check a muitos Pokémon ofensivos perigosos, como Mega Charizard Y e Tapu Bulu, enquanto seu bulk acima da média em conjunto de resistências permitem-lhe fazer setup em uma variedade de Pokémon defensivos, como Zapdos. Kommo-o também tem acesso a opções decentes de utilidade, sobretudo Taunt, que detém usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, de limparem seus boosts e recuperarem HP, impedindo-os de lhe fazerem check. Apesar disso, Clangorous Soulblaze é bem arriscado e situacional dada a prevalência de Fairy-types que podem fazer switch in nele e desperdiçá-lo. Além do mais, ele é de uso único, o que significa que Kommo-o só tem uma oportunidade de fazer setup e sweep durante o jogo, o que se agrava pelo fato de que seus stats ofensivos que deixam a desejar tornam-no superdependente de seu Z-Move para causar dano significativo. Kommo-o também é ultrapassado por muitos Pokémon ofensivos e usuários comuns de Choice Scarf, como Latios, mesmo após um boost. Ademais, sua tipagem o concede uma fraqueza quádrupla a Fairy-types comuns que podem pressioná-lo constantemente com seus STABs e fazer switch em seu Z-Move com facilidade. Outras fraquezas a tipos comuns como Dragon e Ice limitam suas capacidades de setup, uma vez que Pokémon mais rápidos, como Latios e Kyurem-B, podem forçá-lo a sair de campo com seus STABs.

[SET]
name: Mixed Setup Sweeper (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Drain Punch
move 3: Flamethrower
move 4: Taunt
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o STAB mais forte de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze. Depois do omniboost, Clanging Scales se torna uma ameaça muito mais potente que consegue derrotar muitas walls, como Toxapex e Mega Venusaur, com facilidade. Além disso, suas propriedades baseadas em som lhe permitem dar dano em Pokémon como Suicune através de seus Substitutes. Drain Punch possibilita a Kommo-o recuperar seu HP bem como ameaçar Normal- e Steel-types, como Chansey e Heatran. Flamethrower é uma ótima coverage contra Steel-types, como Celesteela e Mega Scizor, que são neutros aos seus STABs Fighting-type. Taunt impede inimigos como Hippowdon e Toxapex de removerem seus boosts por meio de phaze ou Haze.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed, quando combinados a uma nature Naive, permitem a Kommo-o bater o mais forte e rápido possível. Com +1 em Speed, ele consegue ultrapassar oponentes como Mega Lopunny e Zeraora. Soundproof é usado para impedir Kommo-o adversários de usar Clangorous Soulblaze, bem como Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts, e ainda tem méritos menores por deixá-lo imune a Perish Song de Azumarill e Hyper Voice de Mega Gardevoir. Kommonium Z é usado com Clanging Scales a fim de executar seu Z-Move exclusivo, Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Kommo-o só deve usar Clangorous Soulblaze em situações seguras, como um nocaute garantido ou uma switch forçada. Por exemplo, a última situação pode ocorrer quando ele faz switch em segurança em moves a que ele resiste, como com Victini Choice-locked em V-create. Preservar Kommo-o é crucial contra times Steel, um tipo contra o qual equipes Dragon tradicionalmente têm dificuldades, pois a combinação de Clangorous Soulblaze, Drain Punch e Flamethrower pode lhes fazer sweep direto sob as condições certas. Também se deve mantê-lo saudável contra times Dragon, já que consegue impedir Kommo-o adversários de usarem Clanging Scales e Clangorous Soulblaze por meio de Soundproof, enquanto também pode fazer setup e sweep se não houver Mega Altaria ou Choice Scarf Latios. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Ditto, Kommo-o adversários ou Fairy-types, uma vez que eles podem bloquear o ataque com seu Soundproof adquirido ou sua imunidade a Dragon. Embora Clanging Scales seja um move poderoso, mantenha em mente as reduções de Defense que Kommo-o sofrerá, pois reduções demais podem garantir a usuários de moves physical de prioridade, como Dragonite e Weavile, oportunidades para enfraquecer seu HP. Contra usuários de Haze e phazers, como Mantine e Hippowdon, Kommo-o deve usar Taunt primeiro para assegurar que não perderá seu omniboost. No entanto, esteja atento a Z-Haze Toxapex em particular, que pode impedi-lo de usar seu omniboost independente de Taunt. Por atuar como um poderoso setup sweeper, Kommo-o deve ser preservado o máximo possível para fazer sweep a times com sucesso. Também se deve evitar status a todo custo, sobretudo paralysis, uma vez que prejudica bastante sua capacidade como setup sweeper. Usar Taunt contra indutores de status conhecidos, como Jirachi e Porygon2, ajuda a detê-los.

Opções de Equipe
========

Kyurem-B auxilia Kommo-o por fazer check a Dragon-types inimigos, como Mega Altaria e Dragonite, e outros oponentes ameaçadores, como Azumarill, e provê-lo com neutralidade a Ice-type, que ajuda contra adversários como Greninja e Nidoking. Dragonite usa sua poderosa coverage ofensiva para detonar walls comuns, como Toxapex e Mega Venusaur, e também pode ameaçar finalizar inimigos mais rápidos, como Greninja e Mega Lopunny, com Extreme Speed para Kommo-o sem boosts. Choice Scarf Latios combina bem com ele por fazer check a Pokémon mais rápidos, como Greninja e Kyurem-B. Também possui utilidade adicional como um Defogger consistente, o que ajuda a prevenir hazards de enfraquecerem Kommo-o, e pode utilizar Trick para prejudicar oponentes mais bulky, como Porygon2 e Zapdos, o que permite a Kommo-o fazer setup e sweep com mais facilidade. Choice Scarf Latias pode ser uma alternativa para Latios por agir como uma Defogger mais bulky e carregar melhores opções de utilidade no geral. Em troca, Kommo-o oferece a capacidade de ameaçar bastante Steel-types, o que Latias aprecia muito. Garchomp fornece suporte de Stealth Rock e desgasta oponentes como Dragonite e Gyarados, colocando-os no alcance dos ataques de Kommo-o. Mega Altaria é um aliado essencial contra times Dragon adversários, pois se torna imune a moves Dragon-type após Mega Evoluir e consegue ameaçá-los com seus ataques fortalecidos por Pixilate, e também consegue lidar com outros checks de Kommo-o, como Mega Gallade. Além disso, pode ser um aliado de utilidade pelo uso de Defog e Heal Bell, que podem garantir oportunidades de setup mais seguras para Kommo-o. Hydreigon o ajuda contra times Psychic que o ameaçariam, seja desferindo Dark Pulse ou fazendo pivot com U-turn para manter momentum ofensivo. Dragalge, embora uma escolha de nicho, auxilia Kommo-o ao fornecer coverage contra Fairy-types ameaçadores, como Mega Diancie e Tapu Koko, e coloca Toxic Spikes para ajudar com oponentes mais bulky, como Azumarill e Porygon2.

[SET]
name: Dragon Dance (Dragon)
move 1: Clanging Scales
move 2: Dragon Dance
move 3: Close Combat / Earthquake
move 4: Earthquake / Poison Jab
item: Kommonium Z
ability: Soundproof
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é usado para ganhar os boosts de Clangorous Soulblaze. Seu poder special sólido também lhe permite subjugar oponentes defensivos physical, como Avalugg, Pelipper e Landorus-T. Dragon Dance amplifica a presença ofensiva de Kommo-o por dar boost em seu Attack e sua Speed. Boost nesses stats não só lhe permite funcionar melhor como setup sweeper sem ter que utilizar Clangorous Soulblaze prematuramente, mas também pode ajudar a fazer check a ameaças ofensivas como Greninja, que seria mais difícil de lidar de outro modo. Close Combat é o melhor STAB physical de Kommo-o, conseguindo vencer walls bulky, como Ferrothorn, Porygon2 e Cradily. Earthquake serve como uma opção de coverage contra outros adversários que não resistem a ele, em particular Victini, Jirachi, Klefki e Toxapex. Poison Jab acerta Fairy-types que resistem aos STABs de Kommo-o, sobretudo Tapu Koko, Tapu Bulu e Azumarill.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack permite a Kommo-o maximizar seu poder physical. Investimento máximo em Speed combinado a uma nature Naive lhe permite ter um Speed tie com outros oponentes com 85 de base Speed, como Nidoking e Heracross, e ultrapassar Mega Lopunny e Mega Alakazam com +1. Kommonium Z é necessário para usar Clangorous Soulblaze, que lhe permite receber seus boosts. Soundproof é escolhido principalmente para prevenir Kommo-o adversários de usarem Clangorous Soulblaze e impedir Ditto de utilizar Clanging Scales depois de copiar seus boosts.

Dicas de Uso
========

Dragon Dance Kommo-o auxilia times Dragon sobretudo contra equipes Normal, já que seu STAB Fighting-type é extremamente benéfico por derrotar notórios pilares defensivos de times Normal. Nesses casos, use Dragon Dance diante de Chansey, pois isso força o oponente a uma opção defensiva enquanto fornece a Kommo-o um turno livre de setup. Nunca use Clangorous Soulblaze cedo demais a menos que o matchup esteja bastante inclinado a favor de Dragon, como contra times Fire e Grass. Do contrário, busque oportunidades para usar Clangorous Soulblaze com segurança, como quando o inimigo está enfraquecido ou Choice-locked em um move ao qual Kommo-o resiste. Exemplos disso incluem usar Clangorous Soulblaze em Greninja Choice-locked em Dark Pulse ou Victini Choice-locked em V-create. Evite usar Clangorous Soulblaze contra Kommo-o e Ditto adversários, uma vez que se tornam imunes por conta de Soundproof e, em contrapartida, Kommo-o não receberá boosts. Ainda, evite usar o Z-Move contra Fairy-types saudáveis, como Tapu Bulu em Grass e Mimikyu em Ghost, já que podem facilmente fazer switch no ataque e impedir qualquer potencial boost. Use Dragon Dance em situações em que Kommo-o enfrenta um Pokémon com muitas opções de utilidade, como Ferrothorn ou Forretress. Esses tipos de oponentes normalmente não usam moves de induzir status e, por isso, tornam mais seguro aplicar pressão ofensiva aos inimigos enquanto Kommo-o sofre dano mínimo de seus ataques. Kommo-o physical não consegue fazer sweep em times se ele está com status, então evite levar golpes que possam infligir tais condições, como Scald, Discharge e Sludge Bomb. Ao remover adversários como Mega Pinsir em times Bug, Toxapex e Mantine em times Water, e Ditto e Staraptor em times Normal, fica muito mais fácil para Kommo-o atuar como um late-game sweeper mortal fazendo setup com Dragon Dance ou utilizando seu Z-Move, já que o oponente não teria forma segura de impedi-lo a esse ponto.

Opções de Equipe
========

Latias é uma aliada fantástica para Kommo-o, sendo capaz de limpar hazards com Defog e fornecer suporte de Healing Wish para lhe dar uma segunda chance de sweep se ele for enfraquecido. Mega Latias em geral tem ótimo bulk que pode usar para absorver golpes para Kommo-o e também recuperar o dano com Roost. Latios oferece assistência similar por também remover hazards com Defog. Diferente de Latias, no entanto, Latios toma uma abordagem mais ofensiva para o setup de Kommo-o ao prejudicar walls e Pokémon de utilidade com Trick e usar Memento em potências ofensivas, como Excadrill e Blacephalon, reduzindo o dano que Kommo-o sofre e lhe possibilitando fazer setup com mais segurança enquanto ameaça remover uma presença ofensiva. Kyurem-B fornece neutralidade a Ice que todos Dragon-types apreciam e ameaça inimigos defensivos physical que Kommo-o não consegue derrotar tão facilmente, como Skarmory e Zapdos. Hydreigon faz check a Psychic-types ofensivos, como Mew e Alakazam, que ameaçariam Kommo-o caso contrário. Garchomp provê suporte de Stealth Rock que quebra Sturdy e Focus Sash de Pokémon como Skarmory, Gengar e Dugtrio e concede dano residual valioso contra oponentes que normalmente não possuem opção de recovery, como Dragonite e Gyarados. O dano residual também pode colocar adversários no alcance de um nocaute de Kommo-o, o que é útil sobretudo em cenários de late-game. Mega Altaria fornece imunidade a Dragon com seu tipo Fairy adicional e pode forçar Dragon-types Choice-locked, como Latios e Hydreigon, a saírem de campo.

[SET]
name: Z-Move Sweeper (Fighting)
move 1: Clanging Scales
move 2: Flamethrower
move 3: Taunt
move 4: Close Combat / Earthquake
item: Kommonium Z
ability: Bulletproof
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Clanging Scales é o move mais forte e repetível de Kommo-o e lhe permite usar Clangorous Soulblaze, que arrebenta a maioria dos Pokémon que não resistem a ele e dá boost em todos seus stats. Flamethrower completa a coverage muito bem, pois pode acertar Steel-types, como Skarmory e Mega Scizor, bem como certos Fairy-types, como Tapu Bulu e Klefki, que fariam wall a Kommo-o do contrário. Taunt para Pokémon mais passivos, como Swampert e Hippowdon, por impedi-los de recuperar HP, distribuir status e neutralizar Kommo-o com Haze e moves de phaze. O principal uso de Close Combat é derrotar Pokémon defensivos special, como Alolan Muk e Chansey, que lhe fariam wall de outra forma. Earthquake pode ser usado em vez de Close Combat para atingir Electric-types, como Tapu Koko, enquanto ainda acerta alvos chave, como Alolan Muk e Heatran, com dano super efetivo. Por fim, Drain Punch é outra alternativa viável a Close Combat que aumenta a longevidade de Kommo-o contra walls, como Chansey, junto a Taunt.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto de uma nature Naive maximiza a Speed de Kommo-o a fim de ultrapassar o máximo possível do metagame sem sacrificar sua potência de dano. O resto é investido em Special Attack para preencher seu papel como um mixed sweeper inclinado ao lado special. Bulletproof dá a Kommo-o um matchup muito mais fácil contra Mega Venusaur quando combinado a Taunt por torná-lo imune a Sludge Bomb e lhe permite pressionar certos Pokémon, como Blacephalon. Kommonium Z é necessário para lhe conceder acesso a Clangorous Soulblaze.

Dicas de Uso
========

Embora Kommo-o possa ser um late-game sweeper muito perigoso com Clangorous Soulblaze, é muito importante ser seletivo para decidir quando fazer setup, já que ele só funciona uma vez durante o jogo. Em específico, fique atento a potenciais Fairy-types, pois podem desperdiçar seu Z-Move e seguir para lhe fazer check com seus STABs. Contudo, Kommo-o pode fazer switch in em certos Fairy-types, como Tapu Bulu, dando-lhe algum uso no matchup. Use Clangorous Soulblaze uma vez que todos seus checks e counters, como Mega Diancie e Latios, estiverem enfraquecidos ou nocauteados para Kommo-o fazer sweep efetivamente no jogo. Ele serve como uma ótima resposta a Poison-types problemáticos, como Mega Venusaur e Toxapex, então é recomendado trazê-lo em segurança contra esses Pokémon para seus aliados terem mais facilidade depois. Use Taunt se esperar um potencial Haze de Mantine e outros moves de status problemáticos, como Leech Seed de Mega Venusaur, antes de tentar fazer setup. Kommo-o deve permanecer saudável antes de tentar fazer sweep, já que se torna um alvo muito mais fácil de sofrer revenge kill uma vez desgastado, principalmente porque não tem forma confiável de recuperar HP. É importante evitar status, já que a Speed de Kommo-o é prejudicada por paralysis e pode ser facilmente enfraquecido por poison e burns.

Opções de Equipe
========

Kommo-o beneficia o time por fornecer o papel de um bom setup sweeper special, algo que Fighting carece geralmente. Mega Gallade é um excelente parceiro, pois é um ótimo wallbreaker que pode arrebentar Pokémon problemáticos, como Kyurem-B, no early-game para lhe dar uma ótima oportunidade de sweep. Ele também alivia a carga de Kommo-o no matchup contra Poison, atuando como um check adicional para Toxapex e Mega Venusaur. Keldeo é outro wallbreaker que o ajuda em matchups importantes, como Ground, devido ao seu poder imediato e coverage. Choice Scarf Terrakion oferece uma forma incrível de manter inimigos mais rápidos sob controle em matchups problemáticos, como Flying, ultrapassando a maioria do metagame e fazendo revenge kill a muitos Pokémon importantes, como Tapu Koko, enquanto Kommo-o consegue pressionar Pokémon defensivos, como Skarmory, para ele. Suporte de hazards de Cobalion combina muito bem com a habilidade de Kommo-o de forçar switches e desgasta seus checks gradualmente. Cobalion também fornece uma neutralidade importante a Fairy, sendo capaz de sobreviver a ataques como Moonblast de Mega Diancie. Além disso, seu suporte de Thunder Wave de alguma forma alivia a Speed medíocre de Kommo-o e Volt Switch ajuda a prover momentum. Heracross e Buzzwole ajudam com o matchup problemático contra Psychic graças ao seu tipo Bug, com o primeiro podendo prender ameaças com Pursuit e o último ostentando um incrível bulk physical. Breloom pode conceder a Kommo-o uma oportunidade segura de setup graças ao seu acesso a Spore e provê o time com um setup sweeper secundário com Swords Dance. Kommo-o cobre sua fraqueza a Fire muito bem em retorno. Hawlucha oferece suporte por fornecer remoção de hazards enquanto ultrapassa quase todo o metagame depois de um boost de Unburden, permitindo-lhe remover oponentes mais rápidos, como Latios, para Kommo-o.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Earthquake em mixed Kommo-o é uma opção que seria usada com Close Combat e Flamethrower para pressionar bastante times Steel. Ele também faz check a Toxapex em um cenário um contra um, mas isso não é tão necessário considerando que aliados como Latios, Kyurem-B e Garchomp funcionam como bons checks por si só. Além disso, a combinação de burns de Scald e Haze elimina quaisquer chances que Kommo-o teria de derrotar Toxapex com Earthquake. Drain Punch pode servir como um substituto de Close Combat em variantes com Dragon Dance, já que troca poder por recovery confiável sem derrubar suas defesas. No entanto, Drain Punch perde mais potenciais 2HKOs, sobretudo Porygon2 e Celesteela, devido sua grande redução de poder comparado a Close Combat. Bulletproof pode ser usado em vez de Soundproof como uma opção de blefe, que atrairia Ditto adversário tentando bloquear Clanging Scales ou Clangorous Soulblaze, enquanto fornece imunidades de nicho extras a moves específicos, como Sludge Bomb e Shadow Ball. Todavia, essas imunidades extras não são tão valiosas comparadas ao que Soundproof oferece e elas possibilitam que Kommo-o e Ditto inimigos tirem proveito da falta de Soundproof uma vez descoberta.

Fighting
--------

Soundproof pode ser usado em vez de Bulletproof para ter um matchup melhor contra Ditto e Kommo-o adversários, mas isso vem ao custo de seu matchup contra Pokémon mais importantes, como Mega Venusaur. Um set physical composto por Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales pode tornar Kommo-o um setup sweeper physical decente junto de Clangorous Soulblaze, mas esse set não consegue fazer check a Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur tão bem devido à falta de Taunt.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Fairy-types**: Fairy-types, como Tapu Koko e Mega Diancie, podem ultrapassar Kommo-o antes de conseguir boost de Dragon Dance ou Clangorous Soulblaze e fazer OHKO imediatamente enquanto são imunes ao seu Z-Move. Da mesma forma, Fairy-types mais bulky, como Klefki, também podem tirar proveito de Kommo-o para colocar dual screens e hazards ou prejudicá-lo com Thunder Wave ou Toxic.

**Mimikyu**: Mimikyu é especialmente ameaçador, pois sua tipagem única o torna imune aos dois STABs de Kommo-o, é protegido de um move ofensivo com Disguise e lhe fará OHKO de imediato com Play Rough mesmo com um boost de Defense.

**Usuários de Haze e Phazers**: Usuários comuns de Haze, como Toxapex e Mantine, bem como usuários bulky de Whirlwind, como Hippowdon e Skarmory, podem forçar Kommo-o a sair de campo, fazendo-o perder seus boosts e reduzindo sua pressão ofensiva.

**Psychic-types**: Psychic-types, como Alakazam, Latios, Latias e Mega Gallade, podem se aproveitar da Speed mais baixa de Kommo-o e causar bastante dano ou até nocauteá-lo com moves Psychic poderosos.

**Ameaças Mais Rápidas**: Usuários de Choice Scarf, como Greninja e Latios, Dragon-types adversários, como Mega Altaria e Hydreigon, ou outros setup sweepers, como Mega Charizard X, Flyinium Z Landorus-T e Mewnium Z Mew, conseguem ameaçá-lo uma vez que façam setup. Entretanto, os últimos geralmente devem fazer setup antes de atacar e não gostam de ser atingidos pelos ataques fortes de Kommo-o.

**Status e Dano Residual**: Condições de status, como paralysis e burns, inibem bastante a habilidade de Kommo-o agir como setup sweeper, então evite inimigos mais bulky ou usuários de Prankster, como Sableye e Klefki, que possam infligir tais condições. Ademais, qualquer dano residual de hazards ou status coloca um contador em Kommo-o, sendo que deve permanecer saudável para ter a melhor chance possível de fazer sweep a times.

Fighting
--------

**Fairy-types**: Quase qualquer Fairy-type, como Mega Diancie e Mimikyu, pode se aproveitar da fraqueza quádrupla de Kommo-o e impedi-lo de usar seu Z-Move, ameaçando-o constantemente.

**Dragon-types**: Kommo-o carece da Speed para ultrapassar a maioria dos Dragon-types inimigos, que conseguem lhe fazer OHKO geralmente. Uma vez com boost, ele ainda é ameaçado por usuários de Choice Scarf, como Latios.

**Psychic-types**: Kommo-o não tem o poder para derrotar Psychic-types, como Mew e Mega Gallade, que podem nocauteá-lo em troca.

**Revenge Killers**: Embora seu bulk seja bem impressionante com boost, sua Speed mediana e dependência de moves que reduzem suas defesas permitem a revenge killers mais rápidos, como Choice Scarf Greninja, derrotarem-no.

**Status**: Kommo-o detesta todas as formas de status. Paralysis prejudica sua Speed enquanto poison ou burn podem enfraquecê-lo rápido ao decorrer da partida.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [Haaku., 194098]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Decem, 362454]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top