OU Kommo-o

Status
Not open for further replies.

Shokkking

No man can walk out on his own story
is a Pre-Contributor
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/kommo-o/ou/

Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, peca ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos, como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

[SET]
nome: Special Defense
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers, como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados, de seguir adiante. Earthquake é uma coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. Earthquake também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set — ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout aos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de de predições e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta de recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto, você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers, como Chansey, Clefable e Jirachi, podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair de campo. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comuns, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum, como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já tiverem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decentes de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do uso de Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo — por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depender de um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard, como Ribombee e Araquanid, podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então ele deve ser utilizado junto de sweepers capazes de vencer essas walls, como Mega Gyarados e Manaphy.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria dos Pokémon desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky, como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro, podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.
 
Last edited:

Repu

formerly HappydaTropa
is a Smogon Media Contributor
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Leia-os atenciosamente;

Atente-se ao uso do travessão: há espaçamento entre ele e as palavras as quais contorna;

Geralmente, "o quê" só é utilizado em final de frase, como a última palavra dela. Com exceção disso, não se acentua "o que";

GP 1/2:

Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, pecam ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais (A: se possível, caso você identifique um "comuns como" adicione o "tais" para evitar essa repetição de "com". Acredite, isso aparece com bastante frequência) como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — (A: usamos espaço quando colocamos travessão) seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

OBS1: apenas lembrando que "o quê" é usado em final de frase, enquanto "o que" no início;

[SET]
nome: Defensivo focado em Special Defense
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados de seguir adiante. Earthquake é um coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. O move citado também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout dos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de predict e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta por um recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar seu Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto (G: tente usar as conclusivas entre vírgulas), você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse (G:o set já foi mencionado anteriormente e, portanto, infere-se que seja uma informação anafórica ao invés de catafórica. Assim, usamos o pronome demonstrativo "esse" para retomar a ideia antes citada e não "este") set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo (A: como você está se referindo ao tipo de equipe, creio que o lógico seria usar o singular para se referir ao arquétipo em si, não aos times desse arquétipo) de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers como Chansey, Clefable e Jirachi podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse (A: nesse caso, acho a pausa mais apropriada) modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comum, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já terem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decente de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar (G: palavras negativas exigem próclise) para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar (G: advérbios exigem próclise. No caso, o sufixo "-mente", geralmente, identifica um advérbio de modo) incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depositar confiança em um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard como Ribombee e Araquanid podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então deve ser utilizado junto de sweepers como Mega Gyarados e Manaphy capazes de vencer essas walls.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/YAgbeWCX :

Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, pecam ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

[SET]
nome: Defensivo focado em Special Defense
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados de seguir adiante. Earthquake é um coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. O move citado também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set — ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout dos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de predict e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta por um recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar seu Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto, você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers como Chansey, Clefable e Jirachi podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comum, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já terem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decente de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo — por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depositar confiança em um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard como Ribombee e Araquanid podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então deve ser utilizado junto de sweepers como Mega Gyarados e Manaphy capazes de vencer essas walls.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.
 

Shokkking

No man can walk out on his own story
is a Pre-Contributor
Implementado e pronto para o próximo!
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Leia-os atenciosamente;

Atente-se ao uso do travessão: há espaçamento entre ele e as palavras as quais contorna;

Geralmente, "o quê" só é utilizado em final de frase, como a última palavra dela. Com exceção disso, não se acentua "o que";

GP 1/2:

Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, pecam ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais (A: se possível, caso você identifique um "comuns como" adicione o "tais" para evitar essa repetição de "com". Acredite, isso aparece com bastante frequência) como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — (A: usamos espaço quando colocamos travessão) seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

OBS1: apenas lembrando que "o quê" é usado em final de frase, enquanto "o que" no início;

[SET]
nome: Defensivo focado em Special Defense
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados de seguir adiante. Earthquake é um coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. O move citado também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout dos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de predict e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta por um recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar seu Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto (G: tente usar as conclusivas entre vírgulas), você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse (G:o set já foi mencionado anteriormente e, portanto, infere-se que seja uma informação anafórica ao invés de catafórica. Assim, usamos o pronome demonstrativo "esse" para retomar a ideia antes citada e não "este") set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo (A: como você está se referindo ao tipo de equipe, creio que o lógico seria usar o singular para se referir ao arquétipo em si, não aos times desse arquétipo) de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers como Chansey, Clefable e Jirachi podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse (A: nesse caso, acho a pausa mais apropriada) modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comum, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já terem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decente de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar (G: palavras negativas exigem próclise) para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar (G: advérbios exigem próclise. No caso, o sufixo "-mente", geralmente, identifica um advérbio de modo) incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depositar confiança em um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard como Ribombee e Araquanid podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então deve ser utilizado junto de sweepers como Mega Gyarados e Manaphy capazes de vencer essas walls.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/YAgbeWCX :

Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, pecam ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

[SET]
nome: Defensivo focado em Special Defense
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados de seguir adiante. Earthquake é um coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. O move citado também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set — ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout dos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de predict e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta por um recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar seu Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto, você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers como Chansey, Clefable e Jirachi podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comum, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já terem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decente de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo — por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depositar confiança em um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard como Ribombee e Araquanid podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então deve ser utilizado junto de sweepers como Mega Gyarados e Manaphy capazes de vencer essas walls.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.
 
Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, pecam ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos, (adicionar vírgula) como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

[SET]
nome: Defensivo focado em Special Defense (eu deixaria só Special Defense porque já dá a entender que o set é defensivo e você encurta o nome)
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers, (adicionar vírgula) como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados, de seguir adiante. Earthquake é uma coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. O move citado Earthquake (pode ficar meio ambíguo) também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set — ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout dos aos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de predict de predições e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta por um de recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar seu Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto, você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers, (adicionar vírgula) como Chansey, Clefable e Jirachi, (adicionar vírgula) podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair de campo. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comum comuns, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum, (adicionar vírgula) como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já terem tiverem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decentes de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do uso de Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo — por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depositar confiança em depender de um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard, (adicionar vírgula) como Ribombee e Araquanid, (adicionar vírgula) podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então ele deve ser utilizado junto de sweepers capazes de vencer essas walls, como Mega Gyarados e Manaphy capazes de vencer essas walls.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria dos Pokémon desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky, (adicionar vírgula) como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro, (adicionar vírgula) podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.
 

Shokkking

No man can walk out on his own story
is a Pre-Contributor
Visão Geral

Kommo-o é uma valiosa adição a diversos times stall, já que sua ability, sua tipagem única e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pokémon problemáticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constituída por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de opções de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, também o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem também são vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a vários Pokémon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas características já citadas também fazem dele resistente a várias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido à falta de acesso a um move de recovery confiável, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combinação de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, pecam ao deixá-lo fraco a tipos comuns, tais como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy também se estende às suas capacidades ofensivas — seu melhor move para causar dano a Fairy-types é Poison Jab, que não se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo após o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Além disso, sua Speed é apenas decente, logo, sets ofensivos estão propensos a sofrer revenge kill de Pokémon mais rápidos, (adicionar vírgula) como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.

[SET]
nome: Defensivo focado em Special Defense (eu deixaria só Special Defense porque já dá a entender que o set é defensivo e você encurta o nome)
move 1: Stealth Rock
move 2: Dragon Tail
move 3: Earthquake
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Bulletproof
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves

Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers, (adicionar vírgula) como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados, de seguir adiante. Earthquake é uma coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. O move citado Earthquake (pode ficar meio ambíguo) também atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contrário, não temeriam Kommo-o. Protect possui muitas funções no set — ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout dos aos moves em que os usuários de Choice Scarf irão se travar, pune tentativas de predict de predições e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que é muito útil considerando a sua falta por um de recovery confiável.

Detalhes do Set

O principal uso de Bulletproof é bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande ameaça para stall. Como bônus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.

Dicas de Uso

Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pokémon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo usá-los para colocar seu Stealth Rock enquanto os força a sair inevitavelmente de campo. Protect é crucial para Kommo-o fazer check a ameaças como o já mencionado Blacephalon, portanto, você deve tentar prever quando eles irão utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usuário de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, então, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuirá severamente sua capacidade de fazer check aos Pokémon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequência para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contrário, ele não fará check aos Pokémon em que devia.

Opções de Equipe

Esse set de Kommo-o é usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pokémon encontrados nesse tipo de time. O maior defeito de Kommo-o é sua falta de recovery confiável, então, deve-se considerar isso na criação de equipes. Wish passers, (adicionar vírgula) como Chansey, Clefable e Jirachi, (adicionar vírgula) podem cobrir isso, logo, são ótimos companheiros. Chansey e Clefable também podem utilizar Heal Bell, o que é muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o já mencionado Jirachi são necessários em qualquer time e todos são ótimos para Kommo-o, uma vez que cobrem vários Pokémon potentes contra os quais ele é fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles também tendem a ser boas respostas a Fairy-types que forçam Kommo-o a sair de campo. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew são bons parceiros.

[SET]
nome: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Substitute
move 3: Drain Punch
move 4: Thunder Punch
item: Salac Berry
ability: Bulletproof
nature: Jolly
evs: 52 HP / 204 Atk / 252 Spe

Moves

Drain Punch é usado no lugar de moves como Close Combat, já que o poder extra não é necessário e o recovery é muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redução de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute também é importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pokémon comum comuns, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pokémon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum, (adicionar vírgula) como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.

Detalhes do Set

52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone não derrote o Substitute de Kommo-o atrás de screens. A distribuição também permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divisível por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers já terem tiverem sido derrotados. Ele também pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decentes de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas ameaças, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, às vezes é melhor não o utilizar para isso, uma vez que esses Pokémon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do uso de Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar incapaz de usar Belly Drum, tornando-o inútil ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pokémon, geralmente, não é uma boa ideia realizar switch in nesses Pokémon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentarão prejudicar Kommo-o se ele não tiver um Substitute ativo — por exemplo, Ferrothorn pode enfraquecê-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Esse set é utilizado em times hyper offense por depositar confiança em depender de um setup único, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arquétipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o é ultrapassado por usuários de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso não esteja atrás de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usuários desse hazard, (adicionar vírgula) como Ribombee e Araquanid, (adicionar vírgula) podem ser usados. Tapu Koko com dual screens é um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, já que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um possível sweep. Ademais, Hawlucha também aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, então ele deve ser utilizado junto de sweepers capazes de vencer essas walls, como Mega Gyarados e Manaphy capazes de vencer essas walls.

Outras Opções

Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z é uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele é melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup graças a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pokémon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set também requer predições pesadas para usar efetivamente o Z-Move, já que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usuário de entry hazards consistente, é possível substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.

Checks e Counters

Fairy-types: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, forçando-o a sair de campo pela maioria dos Pokémon desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pokémon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e é ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.

Psychic-types: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham não temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky, (adicionar vírgula) como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro, (adicionar vírgula) podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, colocá-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.

Status: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pokémon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a versão ofensiva, ambos deixando Kommo-o tão vulnerável a ponto de não causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.
Pronto para o HTML.
 

Repu

formerly HappydaTropa
is a Smogon Media Contributor
HTML:
[title]
Kommo-o

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Kommo-o &eacute; uma valiosa adi&ccedil;&atilde;o a diversos times stall, j&aacute; que sua ability, sua tipagem &uacute;nica e seu bulk relativamente bom permitem a ele fazer check a uma diversidade de Pok&eacute;mon problem&aacute;ticos, como Heatran, Ash-Greninja, Blacephalon, Mega Tyranitar e Mega Gyarados. Inversamente, sua vasta movepool constitu&iacute;da por moves de setup, como Belly Drum e Dragon Dance, poderosos moves STAB e uma diversidade de op&ccedil;&otilde;es de coverage, tais como Thunder Punch, Poison Jab e Earthquake, tamb&eacute;m o tornam um sweeper mais do que competente no late-game. Seu bulk e sua tipagem tamb&eacute;m s&atilde;o vantajosos para o seu papel ofensivo, visto que permitem a Kommo-o utilizar Substitute frente a v&aacute;rios Pok&eacute;mon comuns na tier, como Heatran, Toxapex e Ferrothorn. Suas caracter&iacute;sticas j&aacute; citadas tamb&eacute;m fazem dele resistente a v&aacute;rias formas de revenge kill, como Water Shuriken, Sucker Punch e Choice Scarf Kartana. Entretanto, ele ainda tem pontos fracos. Kommo-o pode sofrer defensivamente devido &agrave; falta de acesso a um move de recovery confi&aacute;vel, tornando-o extremamente dependente de suporte com Wish de outros membros da equipe. Sua combina&ccedil;&atilde;o de tipos, embora seja boa em diversos aspectos, peca ao deix&aacute;-lo fraco a tipos comuns, tais como Psychic, Ice e, sobretudo, Fairy. Essa fraqueza a Fairy tamb&eacute;m se estende &agrave;s suas capacidades ofensivas &mdash; seu melhor move para causar dano a Fairy-types &eacute; Poison Jab, que n&atilde;o se encaixa em sets de Belly Drum, e mesmo ap&oacute;s o boost ele sofre para derrotar em um ataque a maioria dos Fairy-types da tier. Al&eacute;m disso, sua Speed &eacute; apenas decente, logo, sets ofensivos est&atilde;o propensos a sofrer revenge kill de Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, como Hawlucha e Choice Scarf Greninja.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Special Defense</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Dragon Tail</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Bulletproof</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Nature: <span class="nature">Careful</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Protect</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 4 Def / 252 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Dragon Tail expulsa o inimigo do campo, impedindo setup sweepers, como Gliscor, Serperior e Mega Gyarados, de seguir adiante. Earthquake &eacute; uma coverage decente junto de Dragon Tail, permitindo a Kommo-o fazer check apropriadamente a Heatran, Mega Tyranitar e Choice Band Victini. Earthquake tamb&eacute;m atinge Fairy-types como Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko que, caso contr&aacute;rio, n&atilde;o temeriam Kommo-o. Protect possui muitas fun&ccedil;&otilde;es no set &mdash; ele enfraquece Z-Moves de Heatran e Blacephalon, permite-lhe fazer scout aos moves em que os usu&aacute;rios de Choice Scarf ir&atilde;o se travar, pune tentativas de de predi&ccedil;&otilde;es e permite a Kommo-o se aproveitar de cada recovery que puder de Leftovers, o que &eacute; muito &uacute;til considerando a sua falta de recovery confi&aacute;vel.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O principal uso de Bulletproof &eacute; bloquear Shadow Ball de Blacephalon, uma grande amea&ccedil;a para stall. Como b&ocirc;nus, a ability bloqueia diversos outros moves, como Sludge Bomb de Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur e Focus Blast de Mega Charizard Y, Gengar e Thundurus-T.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Kommo-o deve agir como uma switch-in para os Pok&eacute;mon aos quais ele faz wall, como Heatran, Mega Gyarados e Blacephalon, podendo us&aacute;-los para colocar Stealth Rock enquanto os for&ccedil;a a sair inevitavelmente de campo. Protect &eacute; crucial para Kommo-o fazer check a amea&ccedil;as como o j&aacute; mencionado Blacephalon, portanto, voc&ecirc; deve tentar prever quando eles ir&atilde;o utilizar seu Z-Move. Entretanto, o usu&aacute;rio de Blacephalon pode prever essa jogada e usar Calm Mind novamente, ent&atilde;o, deve-se avaliar os riscos e as vantagens no uso de Protect. Mantenha Kommo-o longe de ser atingido por Toxic, visto que isso diminuir&aacute; severamente sua capacidade de fazer check aos Pok&eacute;mon em que ele supostamente deveria. Wish deve ser passado a Kommo-o com bastante frequ&ecirc;ncia para evitar que ele fique muito enfraquecido; caso contr&aacute;rio, ele n&atilde;o far&aacute; check aos Pok&eacute;mon em que devia.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set de Kommo-o &eacute; usado somente em times stall, por isso, deve ser utilizado com Pok&eacute;mon encontrados nesse tipo de time. O maior defeito de Kommo-o &eacute; sua falta de recovery confi&aacute;vel, ent&atilde;o, deve-se considerar isso na cria&ccedil;&atilde;o de equipes. Wish passers, como Chansey, Clefable e Jirachi, podem cobrir isso, logo, s&atilde;o &oacute;timos companheiros. Chansey e Clefable tamb&eacute;m podem utilizar Heal Bell, o que &eacute; muito vantajoso para Kommo-o, driblando sua fraqueza a Toxic. Steel-types como Celesteela, Mega Aggron e o j&aacute; mencionado Jirachi s&atilde;o necess&aacute;rios em qualquer time e todos s&atilde;o &oacute;timos para Kommo-o, uma vez que cobrem v&aacute;rios Pok&eacute;mon potentes contra os quais ele &eacute; fraco, como Mega Alakazam, Kyurem-B e Mega Pinsir. Eles tamb&eacute;m tendem a ser boas respostas a Fairy-types que for&ccedil;am Kommo-o a sair de campo. Kommo-o pode ser enfraquecido por entry hazards, como Spikes e, especialmente, Toxic Spikes. Desse modo, removedores de hazards comumente encontrados em stall como Gliscor, Zapdos e Mew s&atilde;o bons parceiros.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Belly Drum</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Belly Drum</span></td><td>Item: <span class="item-name">Salac Berry</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Substitute</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Bulletproof</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Drain Punch</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Thunder Punch</span></td><td>EVs: <span class="ev">52 HP / 204 Atk / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Drain Punch &eacute; usado no lugar de moves como Close Combat, j&aacute; que o poder extra n&atilde;o &eacute; necess&aacute;rio e o recovery &eacute; muito apreciado, deixando Kommo-o menos propenso a revenge kill. A redu&ccedil;&atilde;o de HP de Substitute e Belly Drum ativa a Salac Berry de Kommo-o, aumentando sua Speed. Substitute tamb&eacute;m &eacute; importante para garantir que Kommo-o realize setup em Pok&eacute;mon comuns, tais como Ferrothorn, Rotom-W e Zapdos. Thunder Punch fornece uma boa coverage junto de Drain Punch, derrotando em um golpe Pok&eacute;mon que resistem a Fighting depois de um Belly Drum, como Tornadus-T, Toxapex e Tapu Fini, oferecendo ainda uma coverage neutra contra a maioria dos outros checks de Fighting-type, nomeadamente Tapu Lele, Reuniclus e Clefable.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>52 EVs em HP garantem que Choice Scarf Magnezone n&atilde;o derrote o Substitute de Kommo-o atr&aacute;s de screens. A distribui&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m permite a Kommo-o realizar setup de Belly Drum frente a Magnezone sem ser derrotado por dois Flash Cannon. Por fim, ela deixa o HP de Kommo-o divis&iacute;vel por quatro, ativando Salac Berry sempre depois de Substitute e Belly Drum. Bulletproof garante a Kommo-o uma imunidade a uma vasta quantidade de moves, permitindo-lhe realizar setup em ataques como Gyro Ball de Ferrothorn, Shadow Ball de Blacephalon e Sludge Bomb de Mega Venusaur.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set &eacute; utilizado em times hyper offense, portanto, na maioria das vezes, Kommo-o deve tentar realizar um sweep quando seus checks estiverem enfraquecidos e os revenge killers j&aacute; tiverem sido derrotados. Ele tamb&eacute;m pode enfraquecer o time inimigo a fim de abrir o caminho para seus companheiros de equipe realizarem o sweep. A tipagem e o bulk decentes de Kommo-o indicam que ele pode fazer check a certas amea&ccedil;as, como Heatran e Ash-Greninja. Entretanto, &agrave;s vezes &eacute; melhor n&atilde;o o utilizar para isso, uma vez que esses Pok&eacute;mon podem deixar seu HP no alcance de Water Shuriken e Sucker Punch depois do uso de Belly Drum, mesmo resistindo a esses moves, ou simplesmente o deixar incapaz de usar Belly Drum, tornando-o in&uacute;til ofensivamente. Embora Kommo-o possa fazer setup em diversos Pok&eacute;mon, geralmente, n&atilde;o &eacute; uma boa ideia realizar switch in nesses Pok&eacute;mon e tentar fazer isso, visto que, usualmente, eles tentar&atilde;o prejudicar Kommo-o se ele n&atilde;o tiver um Substitute ativo &mdash; por exemplo, Ferrothorn pode enfraquec&ecirc;-lo com Leech Seed e Rotom-W pode causar burn com Will-O-Wisp.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set &eacute; utilizado em times hyper offense por depender de um setup &uacute;nico, portanto, deve ser acompanhado de parceiros de equipe que se encaixariam bem nesse arqu&eacute;tipo. Mesmo com +1 Speed, Kommo-o &eacute; ultrapassado por usu&aacute;rios de Choice Scarf como Greninja e Tapu Lele, significando que ele pode sofrer revenge kill caso n&atilde;o esteja atr&aacute;s de Substitute. Sticky Web ajuda a evitar isso, logo, usu&aacute;rios desse hazard, como Ribombee e Araquanid, podem ser usados. Tapu Koko com dual screens &eacute; um parceiro exemplar, visto que coloca em campo ambas as screens, concedendo a Kommo-o mais oportunidades para fazer setup, tem U-turn para trazer Kommo-o ao campo e potencializa o poder de Thunder Punch, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pok&eacute;mon como Clefable e Mew com poucos danos residuais. Hawlucha tem uma boa sinergia com Kommo-o, j&aacute; que eles pressionam os checks um do outro, nomeadamente Clefable, Reuniclus e Hippowdon, facilitando um poss&iacute;vel sweep. Ademais, Hawlucha tamb&eacute;m aprecia a companhia de Tapu Koko, completando um bom core ofensivo. Walls com Unaware, como Clefable, Pyukumuku e Quagsire, param completamente Kommo-o, ent&atilde;o ele deve ser utilizado junto de sweepers capazes de vencer essas walls, como Mega Gyarados e Manaphy.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set ofensivo com Dragon Dance, Close Combat, Poison Jab e Clanging Scales com Kommonium Z &eacute; uma alternativa para o set ofensivo listado acima. Ele &eacute; melhor em certos aspectos, destacando a maior facilidade para fazer setup gra&ccedil;as a Dragon Dance, concedendo um boost em seu Attack e sua Speed. Entretanto, tal set agrega menos resultados positivos, visto que a coverage citada falha em derrotar com um golpe Pok&eacute;mon comuns na tier, como Magearna, Mega Mawile, Tornadus-T e Toxapex. O set tamb&eacute;m requer predi&ccedil;&otilde;es pesadas para usar efetivamente o Z-Move, j&aacute; que Fairy-types previnem os boosts. Se estiver utilizando Kommo-o focado em Special Defense com outro usu&aacute;rio de entry hazards consistente, &eacute; poss&iacute;vel substituir Stealth Rock por um move de coverage como Poison Jab para pegar Fairy-types desprevenidos, como Tapu Bulu, ou Toxic para prejudicar Pok&eacute;mon como Landorus-T, Tornadus-T e Mega Alakazam.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Fairy-types</strong>: Kommo-o focado em Special Defense somente possui Earthquake para causar dano a Fairy-types, for&ccedil;ando-o a sair de campo pela maioria dos Pok&eacute;mon desse tipo na tier, como Tapu Bulu, Tapu Lele e Clefable. O set de Belly Drum tem um matchup melhor com Thunder Punch derrotando em um golpe alguns desses Pok&eacute;mon comuns, mas ainda falha contra Clefable com o HP cheio e &eacute; ultrapassado por Choice Scarf Tapu Lele.</li>
    <li><strong>Psychic-types</strong>: Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Medicham n&atilde;o temem tanto o set defensivo de Kommo-o e o derrotam em troca. Inclusive, Psychic-types bulky, como Reuniclus, Mew e Mega Slowbro, podem aguentar pelo menos um golpe e, em seguida, coloc&aacute;-lo em perigo, sendo Reuniclus capaz de realizar setup nele com Acid Armor caso esteja com o HP cheio.</li>
    <li><strong>Status</strong>: Toxic deixa o set defensivo incapaz de fazer check a Pok&eacute;mon aos quais deveria fazer e limita a quantidade de turnos em que o set ofensivo causaria impacto. Burn e paralysis prejudicam severamente a vers&atilde;o ofensiva, ambos deixando Kommo-o t&atilde;o vulner&aacute;vel a ponto de n&atilde;o causar tanto dano ou de sofrer revenge kill.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/423226" target="_blank">Mellow</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/shokkking.459902/" target="_blank">Shokking</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a> e <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/303291" target="_blank">lyd</a>, <a href="/forums/members/395754" target="_blank">Jordy</a> e <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top