Monotype Mega Sharpedo (Dark)

Pinboim3

Rain days are the worst
[OVERVIEW]

Dark
========

Possuindo Attack e Speed elevados, Mega Sharpedo é um sweeper comum em imensas equipes Dark. Ele possui Speed Boost antes de Mega Evoluir, o que lhe permite fazer sweep a vários times no late-game e tem, após a Mega Evolução, Strong Jaw, que torna Crunch um STAB incrivelmente poderoso. Mega Sharpedo tem acesso a coverages úteis, como Ice Fang e Psychic Fangs, que também recebem um boost de Strong Jaw e acertam fortemente checks como Hydreigon e Keldeo. Esse Pokémon funciona melhor em times hyper offense, porque se beneficia bastante da pressão e do momentum exercidos pelos seus aliados em outras ameaças. Contudo, o mesmo necessita que a equipe adversária esteja enfraquecida para um sweep bem-sucedido. Além disso, precisa do bônus de Speed Boost, requerindo o uso de Protect, o que lhe retira um golpe de coverage necessário. Ele também é bem frágil e tem dificuldade até em aguentar ataques a que resiste. Por fim, efeitos de status como paralysis e burn podem evitar facilmente o seu sweep.

[SET]
Name: Mega Sharpedo (Dark)
Move 1: Protect
Move 2: Crunch
Move 3: Liquidation
Move 4: Psychic Fangs / Ice Fang
Item: Sharpedonite
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
Evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Protect concede a Sharpedo um modo de ativar com segurança Speed Boost antes de Mega Evoluir. Crunch é um STAB contundente que adquire um boost de Strong Jaw, além de ter uma chance de diminuir a Defense do oponente. Liquidation é o STAB secundário que acerta Ground- e Fire-types, como Hippowdon e Heatran. Psychic Fangs recebe boost de Strong Jaw e acerta Poison-types, como Mega Venusaur e Toxapex, enquanto Ice Fang também tem boost de Strong Jaw e é usado para atingir Dragon-types, como Hydreigon e Garchomp.

Detalhes do Set
========

Sharpedonite é necessária para a Mega Evolução. Speed Boost é usado para que Sharpedo consiga receber boosts de Speed e fazer sweeps em times no late-game. EVs máximos em Speed e Attack são usados de modo que Mega Sharpedo possa ser mais rápido do que Landorus e Mega Medicham e, ao mesmo tempo, atacar o mais forte possível. Jolly é escolhido em vez de Adamant, pois com +1 de Speed o mesmo consegue ser mais rápido do que usuários de Choice Scarf comuns como Victini e Nihilego.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de que checks como Skarmory e Tapu Fini estejam debilitados antes da Mega Evolução, uma vez que Mega Sharpedo normalmente só terá uma oportunidade para fazer sweep. No entanto, não tenha medo de usá-lo sem Mega Evoluir, já que pode ser um revenge killer efetivo. Se Mega Sharpedo for forçado a sair de campo após a Mega Evolução, ele ainda consegue fazer wallbreak de forma eficaz por meio de Crunch com boost de Strong Jaw. Evite fazer switch in com Mega Sharpedo diretamente em ataques devido às suas baixas defesas. Em vez disso, tente trazê-lo em segurança com U-turn ou quando um parceiro for derrotado. Protect não é usado somente para adquirir Speed Boost, mas também para verificar se o adversário possui coverages ou evitar dano de Fake Out. Embora o uso de Protect em dois turnos seguidos tenha apenas uma em três chances de ocorrer, é necessário para obter um Speed Boost contra usuários de Choice Scarf como Terrakion e Gengar. Evite deixar Mega Sharpedo ser atingido por moves de status e ficar em campo contra espalhadores de status comuns, tais como Mew e Porygon2, porque Will-O-Wisp do primeiro ou Thunder Wave do último podem o prevenir de fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe
========

Bisharp resiste a Grass, pode dar KO à maior parte dos Fairy-types com Iron Head e partilha muitos checks e counters com Mega Sharpedo, permitindo que um os enfraqueça e o outro faça sweep. Hydreigon resiste a Grass e Electric, além de poder enfraquecer walls focadas em Defense, como Swampert, tornando um sweep. Mega Sharpedo mais fácil. Greninja pode lidar com alguns checks de Mega Sharpedo, principalmente Mega Venusaur com Extrasensory, o que torna Ice Fang uma melhor opção em vez de Psychic Fangs. Mandibuzz toma dano neutro de Bug e Fighting e resiste a Grass, podendo funcionar como pivot contra ataques physical direcionados a Mega Sharpedo e ainda utilizar Defog para remover entry hazards. Tyranitar pode aguentar ataques special com uma certa facilidade, bem como usar Stealth Rock, que pode fornecer dano residual valioso e coloca oponentes ao alcance de serem finalizados. Krookodile é outro usuário de Stealth Rock que funciona como um check a Electric-types. Alolan Muk é um excelente check a Fairy-types e consegue derrotar Electric-types como Tapu Koko e Alolan Raichu.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dark
--------

Um set com Life Orb e Hydro Pump / Crunch / Ice Beam / Protect pode ser usado; contudo, é bem mais fraco e superado por outros special attackers como Greninja e Hydreigon. Destiny Bond é uma opção para remover ameaças do adversário com um KO surpresa. Poison Jab pode ser utilizado em switch-ins Fairy-type como Tapu Bulu. Porém, ambos requerem que Mega Sharpedo perca uma opção de coverage mais valiosa.

Checks e Counters
===================

Dark
--------

**Fairy-types**: Fairy-types como Tapu Bulu e Clefable conseguem aguentar ataques de Sharpedo sem muita dificuldade, ainda que Poison Jab dê OHKO em Tapu Bulu e Clefable não consiga fazer switch in.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo e Breloom resistem a Dark e conseguem dar KO em Mega Sharpedo facilmente com os seus STABs Fighting-type, apesar de serem derrotados em um ou dois turnos por Psychic Fangs.

**Walls Focadas em Defense**: Walls physical como Skarmory e Porygon2 evitam um 2HKO de Crunch. Além disso, Mega Sharpedo é ameaçado por Counter do primeiro e Thunderbolt do segundo.

**Grass-types**: Grass-types, como Mega Venusaur e Ferrothorn, resistem a Water e podem dar KO facilmente com os seus STABs Grass-type.

**Usuários de Prioridade**: As péssimas defesas de Mega Sharpedo o deixam vulnerável a ataques de prioridade poderosos, como Mach Punch de Breloom e Extreme Speed de Dragonite Choice Band.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de possuir Speed Boost, Sharpedo ainda pode ser mais lento em +1 do que usuários de Choice Scarf como Terrakion.

**Status**: Burn e paralysis impedem Sharpedo de cumprir a sua função ao reduzirem o seu Attack e a sua Speed, respectivamente.

[CREDITS]
- Written by: [[6ti, 314587]]
- Translated by: [[Pinboim3, 435279]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761
- Quality control by: [[Kev, 314540], [Moosical, 215618], [Llama, 296591], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Zar, 221862], [Eien, 100418]]
 
Last edited:
As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar/modificar), azul (adicionar) e vermelho (comentários adicionais).

Dark
========

Exibindo Possuindo Attack e Speed elevados, Mega Sharpedo é um sweeper comum em imensas equipes Dark. Ele possui Speed Boost antes da Mega Evolução de Mega Evoluir (Modificação em busca de evitar a repetição de "Mega Evolução"), o que lhe permite fazer sweep a vários times no late-game e tem, após a Mega Evolução, Strong Jaw que torna Crunch um ataque incrivelmente poderoso. Mega Sharpedo tem acesso a moves de coverages (Pelo fato de coverages serem automaticamente moves, decidi cortar) úteis como Ice Fang e Psychic Fangs que também recebem um boost de Strong Jaw e acertam fortemente os seus checks como Hydreigon e Keldeo. Este Pokémon funciona melhor em times hyper offense porque por se beneficiar bastante da pressão e momentum exercidos que os pelos seus aliados exercem em outras ameaças. Contudo, Mega Sharpedo o mesmo necessita que a equipe adversária esteja enfraquecida para um sweep bem sucedido. Ele também Além disso, (Expressão usada com o intuito de evitar a repetição de "Ele") precisa dos boosts de Speed Boost, o que requer requerindo o uso de Protect, o que lhe retira um golpe de coverage necessário. Ele também é um bocado (Dizer que ele é fraco já é o suficiente ao meu ver) fraco e tem dificuldade até em aguentar ataques que resiste resistentes. Por fim, efeitos de status como paralysis e burn podem evitar facilmente um o seu sweep de Mega Sharpedo.

[SET]
Name: Mega Sharpedo (Dark)
Move 1: Protect
Move 2: Crunch
Move 3: Liquidation
Move 4: Psychic Fangs / Ice Fang
Item: Sharpedonite
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
Evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Protect concede a Sharpedo um modo de ativar seguramente Speed Boost antes de Mega Evoluir. Crunch é um ataque (Mesma explicação utilizada para coverage) STAB contundente que tem adquire um boost de Strong Jaw e, além disso, tem uma chance de diminuir a Defense do oponente. Liquidation é o golpe (...) STAB secundário que acerta Ground- e Fire-types como Hippowdon e Heatran. Psychic Fangs recebe boost de Strong Jaw e acerta Poison-types como Mega Venusaur e Toxapex, enquanto Ice Fang também tem boost de Strong Jaw e é usado para atingir Dragon-types como Hydreigon e Garchomp.

Detalhes do Set
========

Sharpedonite é necessária para a Mega Evolução. Speed Boost é usado para que Sharpedo consiga receber boosts de Speed e fazer sweeps a times no late-game. EVs máximos de em Speed é Attack são usados de modo a que Mega Sharpedo possa ser mais rápido que Landorus e Mega Medicham e, ao mesmo tempo, atacar o mais forte possível. Jolly é escolhido em vez de Adamant pois com +1 de Speed ele consegue ser (Vou deixar como sugestão esse trecho, tudo bem?) mais rápido que usuários de Choice Scarf comuns como Victini e Nihilego.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de que checks como Skarmory e Tapu Fini estejam debilitados antes da Mega Evolução, (AV) uma vez que Mega Sharpedo normalmente só terá uma oportunidade para fazer sweep. No entanto, não tenha medo de usá-lo Sharpedo sem o Mega Evoluir, já que pode ser um revenge killer efetivo. Se Mega Sharpedo for forçado a sair de campo após a Mega Evolução, ele ainda consegue fazer wallbreak de forma eficaz (Modificação feita: de forma eficaz soa mais fluido que eficazmente,mas não está errado) eficazmente com por meio de (Não acho legal aparecer dois "com" tão próximos, a frase empobrece) Crunch com boost de Strong Jaw. Você deve tentar não fazer switch in de com Mega Sharpedo diretamente em ataques devido às suas pobres (Pobres possui um melhor sentido para o que a frase está querendo passar) defesas fracas. Em vez disso, tente trazê-lo em segurança com U-turn ou quando um parceiro for derrotado. Protect não é usado somente para adquirir Speed Boost, (AV) mas também serve para verificar se o adversário possui moves de coverages ou para evitar receber dano de usuários de Fake Out. Apesar de usar Embora o uso de (O principal problema desse trecho foi a estrutura, portanto fiz algumas modificações, tudo bem?) Protect por dois turnos seguidos só tem tenha apenas 1/3 uma em três chances de ocorrer, é preciso necessário para obter um Speed Boost contra usuários de Choice Scarf como Terrakion e Gengar. Evite deixar que Mega Sharpedo seja atingido por moves de status e que fique em campo contra espalhadores status spreaders comuns como Mew e Porygon2 porque Will-O-Wisp do primeiro ou Thunder Wave do último podem o prevenir que Mega Sharpedo faça de fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe
========

Bisharp resiste a Grass, pode fazer dar KO à maior parte dos Fairy-types com Iron Head e partilha muitos checks e counters com Mega Sharpedo, permitindo que um os enfraqueça e que o outro faça sweep. Hydreigon resiste a Grass e Electric, (AV) além de poder enfraquecer walls físicas como Swampert, tornando um sweep de Mega Sharpedo mais fácil. Greninja pode lidar com alguns checks de Mega Sharpedo, principalmente Mega Venusaur com Extrasensory. Isto também faz com que Mega Sharpedo possa usar torna Ice Fang uma melhor opção em vez de Psychic Fangs. Mandibuzz toma dano neutro de Bug e Fighting e resiste a Grass, (AV) e pode podendo funcionar como pivot contra ataques físicos physical (Não se esqueça do glossário) direcionados a Mega Sharpedo e ainda utilizar Defog para remover entry hazards. Tyranitar pode aguentar a os ataques special com uma certa facilidade, tal como usar Stealth Rock, que pode fornecer dano residual valioso e coloca oponentes ao alcance de serem KOed finalizados (KOed é um termo utilizado principalmente na língua inglesa, no português pode substituir por finalizado e derrotado por exemplo, okay?) por Mega Sharpedo. Krookodile é outro usuário de Stealth Rock que funciona como um check a Electric-types. Alolan Muk é um excelente check a Fairy-types e também consegue derrotar Electric-types como Tapu Koko e Alolan Raichu.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dark
--------

Um set com Life Orb e Hydro Pump / Crunch / Ice Beam / Protect pode ser usado; contudo, é bastante muito (Mudança apenas de sinônimo, opcional) mais fraco e é superado por outros special attackers como Greninja e Hydreigon. Destiny Bond é uma opção para remover ameaças do adversário com um KO surpresa. Poison Jab pode ser utilizado para atacar switch-ins Fairy-types em suas switch-ins, como Tapu Bulu. Porém, ambos requerem que Mega Sharpedo perca uma opção de coverage mais valiosa.

Checks e Counters
===================

Dark
--------

**Fairy-types**: Fairy-types como Tapu Bulu e Clefable conseguem aguentar ataques de Sharpedo sem muita dificuldade, ainda que Poison Jab dê OHKO em Tapu Bulu e Clefable não consegue fazer switch in.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo e Breloom resistem a Dark e conseguem dar KO em Mega Sharpedo facilmente com os seus golpes Fighting-type STAB, apesar de serem OHKOed ou 2HKOed derrotados no primeiro ou no segundo turno por Psychic Fangs.

**Walls Fisicamente Defensivas**: Walls físicas physical como Skarmory e Porygon2 evitam um 2HKO de Crunch e Mega Sharpedo é ameaçado por Counter do primeiro e Thunderbolt do segundo.

**Grass-types**: Grass-types como Mega Venusaur e Ferrothorn resistem a Water e podem dar KO facilmente com os seus ataques STAB Grass-type.

**Usuários de Prioridade**: As péssimas defesas de Mega Sharpedo o deixam vulnerável a ataques de prioridade poderosos como Mach Punch de Breloom e Extreme Speed de Dragonite Choice Band.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de possuir Speed Boost, (AV) Sharpedo ainda pode ser mais lento a com +1 que usuários de Choice Scarf como Terrakion.

**Status**: Burn e paralysis impedem Sharpedo de cumprir a sua função ao reduzirem o seu Attack e Speed, respectivamente.


Todas as observações foram destacadas em vermelho na própria correção, um beijo!
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática;

Comentários

— Opa, Pinboim3! Desculpe-me se o GP estiver com poucos comentários. Celular é complicado, e tentarei liberar mais revisões essa semana. Parabéns pela tradução! Só me atentaria às vírgulas antes de "pois" e "porque", você poderá ver no diffchecker... Mantenha o ritmo!

:blobthumbsup:

GP 2/2

[OVERVIEW]

Dark
========

Possuindo Attack e Speed elevados, Mega Sharpedo é um sweeper comum em imensas equipes Dark. Ele possui Speed Boost antes de Mega Evoluir, o que lhe permite fazer sweep a vários times no late-game e tem, após a Mega Evolução, Strong Jaw, que torna Crunch um STAB incrivelmente poderoso. Mega Sharpedo tem acesso a coverages úteis, como Ice Fang e Psychic Fangs, que também recebem um boost de Strong Jaw e acertam fortemente checks como Hydreigon e Keldeo. Esse Pokémon funciona melhor em times hyper offense, porque se beneficia bastante da pressão e do (G: atente-se ao paralelismo sintático. Recomenda-se que leia esta seção sobre paralelismo no guia de conceitos) momentum exercidos pelos seus aliados em outras ameaças. Contudo, o mesmo necessita que a equipe adversária esteja enfraquecida para um sweep bem-sucedido. Além disso, precisa do bônus de Speed Boost, requerindo o uso de Protect, o que lhe retira um golpe de coverage necessário. Ele também é bem frágil e tem dificuldade até em aguentar ataques a que resiste. Por fim, efeitos de status como paralysis e burn podem evitar facilmente o seu sweep.

[SET]
Name: Mega Sharpedo (Dark)
Move 1: Protect
Move 2: Crunch
Move 3: Liquidation
Move 4: Psychic Fangs / Ice Fang
Item: Sharpedonite
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
Evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Protect concede a Sharpedo um modo de ativar com segurança Speed Boost antes de Mega Evoluir. Crunch é um STAB contundente que adquire um boost de Strong Jaw, além de ter uma chance de diminuir a Defense do oponente. Liquidation é o STAB secundário que acerta Ground- e Fire-types, como Hippowdon e Heatran. Psychic Fangs recebe boost de Strong Jaw e acerta Poison-types, como Mega Venusaur e Toxapex, enquanto Ice Fang também tem boost de Strong Jaw e é usado para atingir Dragon-types, como Hydreigon e Garchomp.

Detalhes do Set
========

Sharpedonite é necessária para a Mega Evolução. Speed Boost é usado para que Sharpedo consiga receber boosts de Speed e fazer sweeps em times no late-game. EVs máximos em Speed e Attack são usados de modo que Mega Sharpedo possa ser mais rápido do que Landorus e Mega Medicham e, ao mesmo tempo, atacar o mais forte possível. Jolly é escolhido em vez de Adamant, pois com +1 de Speed o mesmo consegue ser mais rápido do que usuários de Choice Scarf comuns como Victini e Nihilego.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de que checks como Skarmory e Tapu Fini estejam debilitados antes da Mega Evolução, uma vez que Mega Sharpedo normalmente só terá uma oportunidade para fazer sweep. No entanto, não tenha medo de usá-lo sem Mega Evoluir, já que pode ser um revenge killer efetivo. Se Mega Sharpedo for forçado a sair de campo após a Mega Evolução, ele ainda consegue fazer wallbreak de forma eficaz por meio de Crunch com boost de Strong Jaw. Evite fazer switch in com Mega Sharpedo diretamente em ataques devido às suas baixas defesas. Em vez disso, tente trazê-lo em segurança com U-turn ou quando um parceiro for derrotado. Protect não é usado somente para adquirir Speed Boost, mas também para verificar se o adversário possui coverages ou evitar dano de Fake Out. Embora o uso de Protect em dois turnos seguidos tenha apenas uma em três chances de ocorrer, é necessário para obter um Speed Boost contra usuários de Choice Scarf como Terrakion e Gengar. Evite deixar Mega Sharpedo ser atingido por moves de status e ficar em campo contra espalhadores de status comuns, tais como Mew e Porygon2, porque Will-O-Wisp do primeiro ou Thunder Wave do último podem o prevenir de fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe
========

Bisharp resiste a Grass, pode dar KO à maior parte dos Fairy-types com Iron Head e partilha muitos checks e counters com Mega Sharpedo, permitindo que um os enfraqueça e o outro faça sweep. Hydreigon resiste a Grass e Electric, além de poder enfraquecer walls focadas em Defense, como Swampert, tornando um sweep. Mega Sharpedo mais fácil. Greninja pode lidar com alguns checks de Mega Sharpedo, principalmente Mega Venusaur com Extrasensory, o que torna Ice Fang uma melhor opção em vez de Psychic Fangs. Mandibuzz toma dano neutro de Bug e Fighting e resiste a Grass, podendo funcionar como pivot contra ataques physical direcionados a Mega Sharpedo e ainda utilizar Defog para remover entry hazards. Tyranitar pode aguentar ataques special com uma certa facilidade, bem como usar Stealth Rock, que pode fornecer dano residual valioso e coloca oponentes ao alcance de serem finalizados. Krookodile é outro usuário de Stealth Rock que funciona como um check a Electric-types. Alolan Muk é um excelente check a Fairy-types e consegue derrotar Electric-types como Tapu Koko e Alolan Raichu.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dark
--------

Um set com Life Orb e Hydro Pump / Crunch / Ice Beam / Protect pode ser usado; contudo, é bem mais fraco e superado por outros special attackers como Greninja e Hydreigon. Destiny Bond é uma opção para remover ameaças do adversário com um KO surpresa. Poison Jab pode ser utilizado em switch-ins Fairy-type como Tapu Bulu. Porém, ambos requerem que Mega Sharpedo perca uma opção de coverage mais valiosa.

Checks e Counters
===================

Dark
--------

**Fairy-types**: Fairy-types como Tapu Bulu e Clefable conseguem aguentar ataques de Sharpedo sem muita dificuldade, ainda que Poison Jab dê OHKO em Tapu Bulu e Clefable não consiga fazer switch in.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo e Breloom resistem a Dark e conseguem dar KO em Mega Sharpedo facilmente com os seus STABs Fighting-type, apesar de serem derrotados em um ou dois turnos por Psychic Fangs.

**Walls Focadas em Defense**: Walls physical como Skarmory e Porygon2 evitam um 2HKO de Crunch. Além disso, Mega Sharpedo é ameaçado por Counter do primeiro e Thunderbolt do segundo.

**Grass-types**: Grass-types, como Mega Venusaur e Ferrothorn, resistem a Water e podem dar KO facilmente com os seus STABs Grass-type.

**Usuários de Prioridade**: As péssimas defesas de Mega Sharpedo o deixam vulnerável a ataques de prioridade poderosos, como Mach Punch de Breloom e Extreme Speed de Dragonite Choice Band.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de possuir Speed Boost, Sharpedo ainda pode ser mais lento em +1 do que usuários de Choice Scarf como Terrakion.

**Status**: Burn e paralysis impedem Sharpedo de cumprir a sua função ao reduzirem o seu Attack e a sua Speed, respectivamente.

[CREDITS]
- Written by: [[6ti, 314587]]
- Translated by: [[Pinboim3, 435279]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu,
- Quality control by: [[Kev, 314540], [Moosical, 215618], [Llama, 296591], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Zar, 221862], [Eien, 100418]](A: não precisa colocar todos os nomes com duplo colchete. Basta usar duplo colchete no começo do primeiro nome e no final do segundo. Tirando isso, todos podem ficar com um colchete só de cada lado. Aliás, daria até erro no cms se atualizássemos com duplo colchete em tudo xD)


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/NASKWhbe:

[OVERVIEW]

Dark
========

Possuindo Attack e Speed elevados, Mega Sharpedo é um sweeper comum em imensas equipes Dark. Ele possui Speed Boost antes de Mega Evoluir, o que lhe permite fazer sweep a vários times no late-game e tem, após a Mega Evolução, Strong Jaw, que torna Crunch um STAB incrivelmente poderoso. Mega Sharpedo tem acesso a coverages úteis, como Ice Fang e Psychic Fangs, que também recebem um boost de Strong Jaw e acertam fortemente checks como Hydreigon e Keldeo. Esse Pokémon funciona melhor em times hyper offense, porque se beneficia bastante da pressão e do momentum exercidos pelos seus aliados em outras ameaças. Contudo, o mesmo necessita que a equipe adversária esteja enfraquecida para um sweep bem-sucedido. Além disso, precisa do bônus de Speed Boost, requerindo o uso de Protect, o que lhe retira um golpe de coverage necessário. Ele também é bem frágil e tem dificuldade até em aguentar ataques a que resiste. Por fim, efeitos de status como paralysis e burn podem evitar facilmente o seu sweep.

[SET]
Name: Mega Sharpedo (Dark)
Move 1: Protect
Move 2: Crunch
Move 3: Liquidation
Move 4: Psychic Fangs / Ice Fang
Item: Sharpedonite
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
Evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Protect concede a Sharpedo um modo de ativar com segurança Speed Boost antes de Mega Evoluir. Crunch é um STAB contundente que adquire um boost de Strong Jaw, além de ter uma chance de diminuir a Defense do oponente. Liquidation é o STAB secundário que acerta Ground- e Fire-types, como Hippowdon e Heatran. Psychic Fangs recebe boost de Strong Jaw e acerta Poison-types, como Mega Venusaur e Toxapex, enquanto Ice Fang também tem boost de Strong Jaw e é usado para atingir Dragon-types, como Hydreigon e Garchomp.

Detalhes do Set
========

Sharpedonite é necessária para a Mega Evolução. Speed Boost é usado para que Sharpedo consiga receber boosts de Speed e fazer sweeps em times no late-game. EVs máximos em Speed e Attack são usados de modo que Mega Sharpedo possa ser mais rápido do que Landorus e Mega Medicham e, ao mesmo tempo, atacar o mais forte possível. Jolly é escolhido em vez de Adamant, pois com +1 de Speed o mesmo consegue ser mais rápido do que usuários de Choice Scarf comuns como Victini e Nihilego.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de que checks como Skarmory e Tapu Fini estejam debilitados antes da Mega Evolução, uma vez que Mega Sharpedo normalmente só terá uma oportunidade para fazer sweep. No entanto, não tenha medo de usá-lo sem Mega Evoluir, já que pode ser um revenge killer efetivo. Se Mega Sharpedo for forçado a sair de campo após a Mega Evolução, ele ainda consegue fazer wallbreak de forma eficaz por meio de Crunch com boost de Strong Jaw. Evite fazer switch in com Mega Sharpedo diretamente em ataques devido às suas baixas defesas. Em vez disso, tente trazê-lo em segurança com U-turn ou quando um parceiro for derrotado. Protect não é usado somente para adquirir Speed Boost, mas também para verificar se o adversário possui coverages ou evitar dano de Fake Out. Embora o uso de Protect em dois turnos seguidos tenha apenas uma em três chances de ocorrer, é necessário para obter um Speed Boost contra usuários de Choice Scarf como Terrakion e Gengar. Evite deixar Mega Sharpedo ser atingido por moves de status e ficar em campo contra espalhadores de status comuns, tais como Mew e Porygon2, porque Will-O-Wisp do primeiro ou Thunder Wave do último podem o prevenir de fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe
========

Bisharp resiste a Grass, pode dar KO à maior parte dos Fairy-types com Iron Head e partilha muitos checks e counters com Mega Sharpedo, permitindo que um os enfraqueça e o outro faça sweep. Hydreigon resiste a Grass e Electric, além de poder enfraquecer walls focadas em Defense, como Swampert, tornando um sweep. Mega Sharpedo mais fácil. Greninja pode lidar com alguns checks de Mega Sharpedo, principalmente Mega Venusaur com Extrasensory, o que torna Ice Fang uma melhor opção em vez de Psychic Fangs. Mandibuzz toma dano neutro de Bug e Fighting e resiste a Grass, podendo funcionar como pivot contra ataques physical direcionados a Mega Sharpedo e ainda utilizar Defog para remover entry hazards. Tyranitar pode aguentar ataques special com uma certa facilidade, bem como usar Stealth Rock, que pode fornecer dano residual valioso e coloca oponentes ao alcance de serem finalizados. Krookodile é outro usuário de Stealth Rock que funciona como um check a Electric-types. Alolan Muk é um excelente check a Fairy-types e consegue derrotar Electric-types como Tapu Koko e Alolan Raichu.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dark
--------

Um set com Life Orb e Hydro Pump / Crunch / Ice Beam / Protect pode ser usado; contudo, é bem mais fraco e superado por outros special attackers como Greninja e Hydreigon. Destiny Bond é uma opção para remover ameaças do adversário com um KO surpresa. Poison Jab pode ser utilizado em switch-ins Fairy-type como Tapu Bulu. Porém, ambos requerem que Mega Sharpedo perca uma opção de coverage mais valiosa.

Checks e Counters
===================

Dark
--------

**Fairy-types**: Fairy-types como Tapu Bulu e Clefable conseguem aguentar ataques de Sharpedo sem muita dificuldade, ainda que Poison Jab dê OHKO em Tapu Bulu e Clefable não consiga fazer switch in.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo e Breloom resistem a Dark e conseguem dar KO em Mega Sharpedo facilmente com os seus STABs Fighting-type, apesar de serem derrotados em um ou dois turnos por Psychic Fangs.

**Walls Focadas em Defense**: Walls physical como Skarmory e Porygon2 evitam um 2HKO de Crunch. Além disso, Mega Sharpedo é ameaçado por Counter do primeiro e Thunderbolt do segundo.

**Grass-types**: Grass-types, como Mega Venusaur e Ferrothorn, resistem a Water e podem dar KO facilmente com os seus STABs Grass-type.

**Usuários de Prioridade**: As péssimas defesas de Mega Sharpedo o deixam vulnerável a ataques de prioridade poderosos, como Mach Punch de Breloom e Extreme Speed de Dragonite Choice Band.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar de possuir Speed Boost, Sharpedo ainda pode ser mais lento em +1 do que usuários de Choice Scarf como Terrakion.

**Status**: Burn e paralysis impedem Sharpedo de cumprir a sua função ao reduzirem o seu Attack e a sua Speed, respectivamente.

[CREDITS]
- Written by: [[6ti, 314587]]
- Translated by: [[Pinboim3, 435279]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu,
- Quality control by: [[Kev, 314540], [Moosical, 215618], [Llama, 296591], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Zar, 221862], [Eien, 100418]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top