• The moderator of this forum is Repu.
  • Welcome to Smogon! Take a moment to read the Introduction to Smogon for a run-down on everything Smogon.

Grammar Mew [GP 1/2]

Original

[OVERVIEW]

Mew é um dos melhores Psychic-types graças aos seus incríveis traços ofensivos e à sua movepool de utilidade muito diversificada, permitindo-lhe preencher as funções de usuário de setup ou stallbreaker resistente. Isso permite que Mew encaixe facilmente em quase qualquer equipe Psychic devido ao número de papéis que pode realizar. Seu acesso ao poderoso signature Z-Move Genesis Supernova junto a golpes de setup como Nasty Plot e Rock Polish permitem que Mew ameace tanto equipes defensivas como ofensivas, enquanto ainda oferece suporte de Psychic Terrain para sua equipe. Sua capacidade de invocar Psychic Terrain é muito útil para aumentar o poder da equipe Psychic e ainda impede que usuários de prioridade como Scizor lhe dêem revenge kill se estiver enfraquecido. Além disso, a ampla movepool de suporte de Mew com moves como Taunt, Knock Off e opções de recovery confiáveis, permite que ele sirva como um pivot defensivo excelente para equipes balance, pressionando ameaças defensivas como Toxapex e Chansey. Ademais, o excelente bulk misto de Mew lhe permite ser check de muitos dos melhores Pokémon ofensivos do metagame como Kyurem-B e Mega Diancie. É difícil derrotar Mew em especial quando possui investimentos em bulk, enquanto Will-O-Wisp também faz check a muitos physical attackers, dificultando extremamente lhe dar check ofensivamente. A imprevisibilidade e a versatilidade de Mew pressionam equipes ofensivas ainda mais quando seu set não for revelado. No entanto, enquanto ter apenas o tipo Psychic seja decente por si só, ele não adiciona qualquer utilidade defensiva a equipes Psychic; em vez disso, acumula fraquezas comuns a Dark-, Bug- e Ghost-types. O poder e a Speed de Mew não são tão altos antes de fazer setup ou usar seu Z-Move, então constantemente acaba dependendo de golpes de setup para enfraquecer equipes.

[SET]
name: Stallbreaker
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Taunt
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Synchronize
nature: Careful
evs: 252 HP/ 148 SpD / 108 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é essencial, já que é o único move ofensivo de Mew e remove o item de seu oponente, mais notavelmente Eviolite e Leftovers de Pokémon defensivos como Chansey e Skarmory, além de itens como Choice Specs de Tapu Koko e Life Orb de Landorus. Will-O-Wisp enfraquece physical attackers como Bisharp, cortando seu Attack no meio, e funciona muito bem com o bulk misto de Mew. O move também ajuda a enfraquecer walls adversários com Knock Off, removendo Leftovers. Taunt para walls oponentes, tais como Mantine, impedindo-as de recuperar seu HP ou as infligindo condições de status, o que ajuda Mew a cumprir sua função de wallbreaker. Roost dá a Mew um necessaríssimo recovery confiável, podendo permanecer no jogo por mais tempo e dar wall em Pokémon muito mais facilmente.

Detalhes do Set
========

A distribuição de EVs do set permite que Mew passe Pokémon importantíssimos como Bisharp e Adamant Diggersby, fazendo check a esses, enquanto ainda ultrapassa a maioria dos Pokémon defensivos. 252 EVs são colocados no HP, enquanto os restantes dos EVs são alocados em Special Defense junto a uma nature Careful para maximizar seu special bulk e fazer check a diversos physical attackers com Will-O-Wisp. Leftovers é o item de preferência nesse set, já que dá a Mew um recovery passivo, permitindo-lhe ficar no campo por mais tempo. Synchronize é a única ability disponível, mas ela desencoraja oponentes com Toxic como Mantine e Gastrodon a usarem-no contra Mew.

Dicas de Uso
========

Esse set de Mew foca em fazer check a vários Pokémon ofensivos com Will-O-Wisp e em ter um special bulk bem investido. Use Will-O-Wisp depois de trazer Mew em segurança contra Pokémon ofensivos como Bisharp e Tapu Bulu para inutilizá-los pelo resto da partida. No entanto, colocar Mew diretamente na frente de physical attackers é normalmente uma má ideia, já que normalmente precisa sobreviver a um golpe poderoso para poder causar burn em seu oponente. O special bulk investido de Mew é ótimo e permite que o jogador use ele livremente, visto que normalmente será capaz de fazer check a muitos Pokémon ofensivos graças à sua longevidade. Use Taunt contra walls que, dependendo da ocasião, podem derrubar Mew, tais como Chansey, e contra Pokémon tentando limpar hazards com Defog, tais como Mantine. Knock Off deveria ser usado com frequência para remover itens de Pokémon oponentes confiavelmente, evitando que walls recuperem seu HP e enfraquecendo Pokémon ofensivos ao remover itens como Life Orb. A natureza passiva desse set significa que Mew pode ter problemas para dar check a certos Pokémon que não possa inutilizar com seus outros moves como Volcarona e Mega Charizard Y. Além disso, tome cuidado com switches previstas, uma vez que Pokémon perigosos como Hydreigon podem ganhar um turno gratuito dependendo do golpe que Mew escolher. Apesar da utilidade de Synchronize, é importante evitar Toxic, já que o move irá limitar bastante o tempo de Mew em campo por enfraquecê-lo rapidamente. Mew também não gosta de paralysis, visto que ele não pode render tanto como stallbreaker com sua Speed reduzida. Em certos matchups, pode até ser bom Mew estar com burn para evitar outros tipos de status. Contra equipes Water, por exemplo, ele pode tentar conseguir burn de Scald para não ser afetado por Toxic Spikes.

Opções de Equipe
========

Esse set é uma opção essencial para equipes balance, significando que outros Pokémon que se encaixem no arquétipo são parceiros ideais para Mew. Slowbro forma um core defensivo bem sólido com Mew, sendo capaz de fazer check a Dark-types como Mega Sharpedo com seu set de Colbur Berry enquanto enfraquece Pokémon ofensivos, ainda mais com Thunder Wave. Em troca, Mew pode tomar golpes special para Slowbro graças a seu ótimo bulk investido. As fantásticas tipagem e capacidade de providenciar suporte de entry hazards, o qual é muito necessário, tornam Jirachi um parceiro excelente para Mew. Ele ainda pode dar a Mew oportunidades de entrar em campo em segurança com seu U-turn meio lento. Victini providencia uma opção ofensiva capaz de tomar conta de oponentes mais rápidos e funcionar como wallbreaker ao mesmo tempo com Choice Scarf e golpes poderosos como V-Create e Bolt Strike, vencendo Pokémon como Mega Scizor e Mantine para Mew. Choice Band Victini também ameaça imensamente equipes defensivas com suporte de stallbreak de Mew. Latios e Latias são ambos bons parceiros, já que podem limpar hazards para Mew com Defog e fazer check a Pokémon ofensivos perigosos como Mega Charizard Y. Latias adicionalmente oferece suporte de Healing Wish, dando a Mew outra possível forma de recovery. Mega Latias aprecia o bulk superior de Mew e sua habilidade de enfraquecer physical attackers com Will-O-Wisp, criando oportunidades para um sweep com Calm Mind. Além disso, sua tipagem lhe permite vencer ameaças comuns do metagame como Tapu Bulu e Landorus, com as quais Mew costuma ter problemas. O physical bulk incrível de Mega Slowbro também o torna em um sweeper excelente com Calm Mind, que aprecia o suporte defensivo de Mew, e lida com tipos Electric e Grass como Zapdos e Cradily para Mega Slowbro. Mega Gallade é um wallbreaker ameaçador que pode tomar conta de muitos Dark-types adversários — Alolan Muk por exemplo — e aprecia a capacidade de Mew de usar Taunt em Pokémon oponentes e impedir que se recuperem. Alakazam pode dar check a certos physical attackers que trazem problemas a Mew como Mega Sharpedo graças a seu acesso a Counter e Magic Guard. Celebi é um parceiro decente para Mew, visto que que pode fazer check a Ground- e Water-types problemáticos como Gastrodon e Mantine, evitando que Mew fique sobrecarregado e providenciando um sweeper para a equipe.

[SET]
name: Double Dance
move 1: Psychic
move 2: Nasty Plot
move 3: Rock Polish
move 4: Focus Blast
item: Mewnium Z
ability: Synchronize
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é facilmente o golpe mais repetível de Mew, sendo seu STAB mais poderoso e confiável. O move também permite que Mew use o poderoso Genesis Supernova, destruindo a maioria das ameaças que não o resistem enquanto invoca Psychic Terrain. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Mew a níveis massivos e lhe permite funcionar efetivamente como um wallbreaker, notavelmente lidando com ameaças defensivas como Porygon2. Rock Polish dobra a Speed de Mew, tornando-se um sweeper perigoso e ultrapassando a maioria do metagame após um único boost. Isso somado a Nasty Plot transforma Mew em um Pokémon ofensivo incrível. Focus Blast oferece ótima coverage neutra e é usado para acertar oponentes dos tipos Dark ou Steel como Tyranitar e Heatran, apesar de ser meio inconsistente devido à baixa accuracy.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto a uma nature Timid dão a Mew muita Speed antes de boosts para ultrapassar Pokémon chave como Landorus-T e Hydreigon, maximizando sua capacidade como um sweeper ofensivo. O resto é colocado em Special Attack para maximizar seu poder. Synchronize é a única ability de Mew e é útil para desencorajar Pokémon que espalhem status como Mantine de usar Toxic em Mew. Mewnium Z é necessário para que Mew use Genesis Supernova.

Dicas de Uso
========

Priorize usar Nasty Plot primeiro contra equipes mais defensivas que não tem nada para dar revenge kill em Mew. Rock Polish deveria ser usado contra equipes mais ofensivas no late-game como um cleaner junto a Genesis Supernova. No entanto, é essencial tomar cuidado com Dark-types quando usar Genesis Supernova, já que podem facilmente fazer o Z-Move ser gasto trocando nele. Apesar de Synchronize punir oponentes que tentem espalhar status, ainda é importante evitá-los completamente, já que poison irá rapidamente enfraquecê-lo, enquanto paralysis irá limitar severamente sua efetividade ofensiva. Similarmente, não permita que Mew tome danos residuais desnecessários em golpes diretos ou entry hazards, visto que esse set não consegue recuperar seu HP. É uma boa ideia não revelar o set de Mew no early-game em certos matchups como Flying, uma vez que walls como Celesteela irão temer a possibilidade de um set de utilidade com Taunt. Isso pode facilitar oportunidades de setup com Nasty Plot e Rock Polish no late-game. Similarmente, Mew pode forçar a saída de vários physical attackers como Bisharp ao blefar Will-O-Wisp, apesar de isso ser em geral arriscado e depender de previsões.

Opções de Equipe
========

Devido à natureza desse set, Mew aprecia parceiros ofensivos capazes de tirar proveito de sua habilidade como wallbreaker e sweeper. Deoxys-S é um parceiro incrível para Mew, sendo capaz de oferecer suporte de entry hazard junto a Taunt para inutilizar leads e removedores de entry hazards do oponente. Ele também providencia suporte de dual screen, amplificando o bulk de Mew e permitindo que fique em campo por muito tempo. Victini é uma ótima opção ofensiva junto a Mew por sua tipagem e capacidade de funcionar como um wallbreaker poderoso com Choice Band e um jeito de fazer check a oponentes mais rápidos com Choice Scarf. Ele também pode levar ameaças como Scizor e Celesteela graças a seu vantajoso tipo Fire. Mega Gallade forma um core de wallbreakers mortal com Mew, pressionando equipes defensivas enquanto lida com special walls como Chansey graças a seu poder physical massivo. Alakazam é um check neutro muito bom contra Pokémon poderosos como Mega Sharpedo graças à combinação de Counter e Magic Guard. Mew, por outro lado, rapidamente lida com Pokémon mais defensivos como Zapdos para ele. Latios é um bom parceiro, já que pode pressionar muitos Pokémon que ameaçam Mew, como Mega Sableye, com seus poderosos STABs Dragon-type e pode remover entry hazards com Defog. Mega Latias traz utilidade como uma sweeper secundária ameaçadora com Stored Power e Calm Mind, derrotando equipes que não tenham respostas a isso, como Water. Choice Band Metagross pode prender Pokémon como Latios com Pursuit e tem o poder imediato para ameaçar checks defensivos de Mew, como Chansey. Por fim, Jirachi fornece suporte de Stealth Rock para Mew enquanto lhe dá muitas oportunidades de vir a campo em segurança graças a seu acesso a U-turn.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Mew pode comprimir um set de utilidade com Nasty Plot e Mewnium Z para providenciar suporte defensivo para a equipe enquanto pega de surpresa alguns de seus checks defensivos comuns tal como Mantine. Uma distribuição de EVs de 252 HP / 240 SpD / 16 Spe com uma nature Careful permite que Mew ultrapasse Adamant Bisharp enquanto aumenta seu bulk, mas ela o torna mais lento do que Jolly Bisharp e outros Pokémon com 70 de Speed e nature positiva, o que pode ser crucial. Similarmente, uma divisão de 252 HP / 120 SpD / 136 Spe EVs com uma nature Careful dá a Mew mais Speed para passar de Pokémon como Suicune.

Checks e Counters
===================

**Mega Sableye**: Mega Sableye é de longe o maior check para qualquer um dos set de Mew, sendo imune a ambos ataques que normalmente usa enquanto devolve quaisquer golpes de status com Magic Bounce. Ele pode ameaçar Mew com Foul Play ou seu próprio Knock Off em troca.

**Outros Dark-types**: Apesar do acesso de Mew a Focus Blast, qualquer Pokémon Dark-type consegue trocar no Z-Move de Double Dance Mew, gastando o Z-Move, além de tomar dano mínimo de Knock Off do set de stallbreaker. Pokémon ofensivos fortes como Mega Sharpedo podem ameaçar Mew com seus STABs super efetivos.

**Bug-types**: Bug-types comuns com STABs super efetivos, como Scizor e Volcarona, podem normalmente sobreviver a um ataque dos sets de Mew e enfraquecê-lo ou derrotá-lo em sequência.

**Physical Wallbreakers**: Apesar de ainda ser sólido sem investimento, o physical bulk de Mew não costuma ser o suficiente para aguentar physical wallbreakers fortes, tais como Choice Band Victini e Tapu Bulu, ainda que possa dar burn em alguns deles com o set de stallbreaker usando Will-O-Wisp.

**Status**: Todos os sets de Mew detestam muito Toxic, já que o enfraquece e impede que funcione efetivamente como um sweeper ou wallbreaker. Paralysis arruína completamente sua Speed e levar burn enfraquece lentamente seu HP ou nega o recovery de Leftovers se estiver com o set de stallbreaker.

**Mantine**: Mantine é um ótimo check a ambos sets de Mew, visto que o set ofensivo é neutralizado por Haze, enquanto sets defensivos não podem dar muito dano nele, embora Mew possa dar Taunt em Mantine.

[CREDITS]
- Written by: [[Haaku, 194098]]
- Previous versions by: [[Eien, 100418]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Zarif, 221862], [Eien, 100418], [Moosical, 215618]]
 
Last edited:

Repu

Sailing Through The Sea of Time
is a member of the Site Staffis a Forum Moderatoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributor
Moderator
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Outras mudanças podem ser conferidas no diffchecker;

— Uma coisa em relação à qual fiquei confuso foi se moves como "Roost", "Soft Boiled" e afins se encaixam como "moves de suporte". O trecho em questão aparece logo na [OVERVIEW]. Se puder olhar e conferir para ver se precisamos mudar algo, avise-me;

— "Permitir" exige um pronome oblíquo "lhe". Na tradução, muitas vezes "permitir" foi acompanhado de "o". Evite;

— Ainda sobre o verbo "permitir", levando a tradução em consideração como um todo, foi uma palavra que notei ter aparecido bastante. Digo, "permitir" e suas outras conjunções. Recomendo que evite repetir o uso;

— A repetição do "já que" diminui, mas ainda dá para perceber que ele é bem presente. Lembre-se de que há outras conjunções como "visto que", "uma vez que", "posto que", "pois", entre outras. Tente variar mais entre elas;

Comentários

— Houve uma boa discrepância em relação a alguns termos que ficam no inglês e outros que são traduzidos, como "recovery" e "distribuição", respectivamente. Recomendo que, caso tenha dúvida se uma palavra fica em inglês ou não, que envie no grupo do Discord para podermos dar uma olhada. A terminologia é bem específica mesmo, e pode nos deixar bem confusos;

— Os trechos "Opções de Equipe" e "Outras Opções" no set de Double Dance de Mew estão invertidos. Fiz a troca no Copy-paste, mas recomendo que dê uma conferida;

GP 1/2

[OVERVIEW]

Mew é um dos melhores Psychic-types graças aos seus incríveis traços ofensivos e à sua (G: atente-se ao paralelismo sintático. A escrita deve ser equivalente) movepool de utilidade muito diversificada, permitindo-lhe preencher as funções de usuário de setup ou stallbreaker resistente. Isso permite que Mew encaixe facilmente em quase qualquer equipe Psychic devido ao número de papéis que pode realizar. Seu acesso ao poderoso signature (A: "signature" fica no inglês mesmo) Z-Move Genesis Supernova junto a golpes de setup como Nasty Plot e Rock Polish permitem que Mew ameace tanto equipes defensivas como ofensivas, enquanto ainda oferece suporte de Psychic Terrain para sua equipe. Sua capacidade de invocar Psychic Terrain é muito útil para aumentar o poder da equipe Psychic e ainda impede que usuários de prioridade como Scizor lhe dêem revenge kill se estiver enfraquecido. Além disso, a ampla movepool de suporte de Mew com moves como Taunt, Knock Off e opções de recovery confiáveis, permite que ele sirva como um pivot defensivo excelente para equipes balance, pressionando ameaças defensivas como Toxapex e Chansey. Ademais, o excelente bulk misto de Mew lhe permite ser check de muitos dos melhores Pokémon ofensivos do metagame como Kyurem-B e Mega Diancie. É difícil derrotar Mew em especial quando possui investimentos em bulk, enquanto Will-O-Wisp também faz check a muitos physical attackers, dificultando extremamente lhe (G: diante de advérbios, próclise) dar check ofensivamente. A imprevisibilidade e a versatilidade de Mew pressionam equipes ofensivas ainda mais quando seu set não for revelado. No entanto, enquanto ter apenas o tipo Psychic seja decente por si só, ele não adiciona qualquer utilidade defensiva a equipes Psychic; em vez disso, acumula fraquezas comuns a Dark-, Bug- e Ghost-types. O poder e a Speed de Mew não são tão altos antes de fazer setup ou usar seu Z-Move, então constantemente acaba dependendo de golpes de setup para enfraquecer equipes.

[SET]
name: Stallbreaker
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Taunt
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Synchronize
nature: Careful
evs: 252 HP/ 148 SpD / 108 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é essencial, já que é o único move ofensivo de Mew e remove o item de seu oponente, mais notavelmente Eviolite e Leftovers de Pokémon defensivos como Chansey e Skarmory, além de itens como Choice Specs de Tapu Koko e Life Orb de Landorus. Will-O-Wisp enfraquece physical attackers como Bisharp, cortando seu Attack no meio, e funciona muito bem com o bulk misto de Mew. O move também ajuda a enfraquecer walls adversários com (A: "em combinação com" é longo e redundante) Knock Off, removendo Leftovers. Taunt para walls oponentes, tais como Mantine, impedindo-as de recuperar seu HP ou as infligindo condições de status, o que ajuda Mew a cumprir sua função de wallbreaker. Roost dá a Mew um necessaríssimo recovery confiável, podendo permanecer no jogo por mais tempo e dar wall em Pokémon muito mais facilmente.

Detalhes do Set
========

A distribuição de EVs do set permite que Mew passe Pokémon importantíssimos como Bisharp e Adamant Diggersby, fazendo check a esses (G: pronome demonstrativo "esse" é anafórico; retoma uma informação), enquanto ainda ultrapassa a maioria dos Pokémon defensivos. 252 EVs são colocados no HP, enquanto os restantes dos EVs são alocados em Special Defense junto a uma nature Careful para maximizar seu special bulk e fazer check a diversos physical attackers com Will-O-Wisp. Leftovers é o item de preferência nesse set, já que dá a Mew um recovery passivo, permitindo-lhe ficar no campo por mais tempo. Synchronize é a única ability disponível, mas ela desencoraja oponentes com Toxic como Mantine e Gastrodon a usarem-no contra Mew.

Dicas de Uso
========

Esse set de Mew foca em fazer check a vários Pokémon ofensivos com Will-O-Wisp e em ter um special bulk bem investido. Use Will-O-Wisp depois de trazer Mew em segurança contra Pokémon ofensivos como Bisharp e Tapu Bulu para inutilizá-los pelo resto da partida. No entanto, colocar Mew diretamente na frente de physical attackers é normalmente uma má ideia, já que normalmente precisa sobreviver a um golpe poderoso para poder causar burn em seu oponente. O special bulk investido de Mew é ótimo e permite que o jogador use ele livremente (A: "liberalmente"? Ficou muito literal e, ao meu ver, até confuso. Trocarei por "livremente" por enquanto, mas, caso consiga pensar em um correspondente melhor do que "liberalmente", fique à vontade para trocar), visto que normalmente será capaz de fazer check a muitos Pokémon ofensivos graças à sua longevidade. Use Taunt contra walls que, dependendo da ocasião, podem derrubar Mew, tais como Chansey, e contra Pokémon tentando limpar hazards com Defog, tais como Mantine. Knock Off deveria ser usado com frequência para remover itens de Pokémon oponentes confiavelmente, evitando que walls recuperem seu HP e enfraquecendo Pokémon ofensivos ao remover itens como Life Orb. A natureza passiva desse set significa que Mew pode ter problemas para dar check a certos Pokémon que não possa inutilizar com seus outros moves como Volcarona e Mega Charizard Y. Além disso, tome cuidado com switches previstas, uma vez que Pokémon perigosos como Hydreigon podem ganhar um turno gratuito dependendo do golpe que Mew escolher. Apesar da utilidade de Synchronize, é importante evitar Toxic, já que o move irá limitar bastante o tempo de Mew em campo por enfraquecê-lo rapidamente. Mew também não gosta de paralysis, visto que ele não pode render tanto como stallbreaker com sua Speed reduzida. Em certos matchups, pode até ser bom Mew estar com burn para evitar outros tipos de status. Contra equipes Water, por exemplo, ele pode tentar conseguir burn de Scald para não ser afetado por Toxic Spikes.

Opções de Equipe
========

Esse set é uma opção essencial para equipes balance, significando que outros Pokémon que se encaixem no arquétipo são parceiros ideais para Mew. Slowbro forma um core defensivo bem sólido com Mew, sendo capaz de fazer check a Dark-types como Mega Sharpedo com seu set de Colbur Berry enquanto enfraquece Pokémon ofensivos, ainda mais com Thunder Wave. Em troca, Mew pode tomar golpes special para Slowbro graças a seu ótimo bulk investido. As fantásticas tipagem e capacidade de providenciar suporte de entry hazards, o qual é muito necessário, tornam Jirachi um parceiro excelente para Mew. Ele ainda pode dar a Mew oportunidades de entrar em campo em segurança com seu U-turn meio lento. Victini providencia uma opção ofensiva capaz de tomar conta de oponentes mais rápidos e funcionar como wallbreaker ao mesmo tempo com Choice Scarf e golpes poderosos como V-Create e Bolt Strike, vencendo Pokémon como Mega Scizor e Mantine para Mew. Choice Band Victini também ameaça imensamente equipes defensivas com suporte de stallbreak de Mew. Latios e Latias são ambos bons parceiros, já que podem limpar hazards para Mew com Defog e fazer check a Pokémon ofensivos perigosos como Mega Charizard Y. Latias adicionalmente oferece suporte de Healing Wish, dando a Mew outra possível forma de recovery. Mega Latias aprecia o bulk superior de Mew e sua habilidade de enfraquecer physical attackers com Will-O-Wisp, criando oportunidades para um sweep com Calm Mind. Além disso, sua tipagem lhe permite vencer ameaças comuns do metagame como Tapu Bulu e Landorus, com as quais Mew costuma ter problemas. O physical bulk incrível de Mega Slowbro também o torna em um sweeper excelente com Calm Mind, que aprecia o suporte defensivo de Mew, e lida com tipos Electric e Grass como Zapdos e Cradily para Mega Slowbro. Mega Gallade é um wallbreaker ameaçador que pode tomar conta de muitos Dark-types adversários — Alolan Muk por exemplo — e aprecia a capacidade de Mew de usar Taunt em Pokémon oponentes e impedir que se recuperem. Alakazam pode dar check a certos physical attackers que trazem problemas a Mew como Mega Sharpedo graças a seu acesso a Counter e Magic Guard. Celebi é um parceiro decente para Mew, visto que que pode fazer check a Ground- e Water-types problemáticos como Gastrodon e Mantine, evitando que Mew fique sobrecarregado e providenciando um sweeper para a equipe.

[SET]
name: Double Dance
move 1: Psychic
move 2: Nasty Plot
move 3: Rock Polish
move 4: Focus Blast
item: Mewnium Z
ability: Synchronize
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é facilmente o golpe mais repetível de Mew, sendo seu STAB mais poderoso e confiável. O move também permite que Mew use o poderoso Genesis Supernova, destruindo a maioria das ameaças que não o resistem enquanto invoca Psychic Terrain. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Mew a níveis massivos e lhe permite funcionar efetivamente como um wallbreaker, notavelmente lidando com ameaças defensivas como Porygon2. Rock Polish dobra a Speed de Mew, tornando-se um sweeper perigoso e ultrapassando a maioria do metagame após um único boost. Isso somado a Nasty Plot transforma Mew em um (A: informal; evite) Pokémon ofensivo incrível. Focus Blast oferece ótima coverage neutra e é usado para acertar oponentes dos tipos Dark ou Steel como Tyranitar e Heatran, apesar de ser meio inconsistente devido à baixa accuracy.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto a uma nature Timid dão a Mew muita Speed antes de boosts para ultrapassar Pokémon chave como Landorus-T e Hydreigon, maximizando sua capacidade como um sweeper ofensivo. O resto é colocado em Special Attack para maximizar seu poder. Synchronize é a única ability de Mew e é útil para desencorajar Pokémon que espalhem status como Mantine de usar Toxic em Mew. Mewnium Z é necessário para que Mew use Genesis Supernova.

Dicas de Uso
========

Priorize usar Nasty Plot primeiro contra equipes mais defensivas que não tem nada para dar revenge kill em Mew. Rock Polish deveria ser usado contra equipes mais ofensivas no late-game como um cleaner junto a Genesis Supernova. No entanto, é essencial tomar cuidado com Dark-types quando usar Genesis Supernova, já que podem facilmente fazer o Z-Move ser gasto trocando nele. Apesar de Synchronize punir oponentes que tentem espalhar status, ainda é importante evitá-los completamente, já que poison irá rapidamente enfraquecê-lo, enquanto paralysis irá limitar severamente sua efetividade ofensiva. Similarmente, não permita que Mew tome danos residuais desnecessários em golpes diretos ou entry hazards, visto que esse set não consegue recuperar seu HP. É uma boa ideia não revelar o set de Mew no early-game em certos matchups como Flying, uma vez que walls como Celesteela irão temer a possibilidade de um set de utilidade com Taunt. Isso pode facilitar oportunidades de setup com Nasty Plot e Rock Polish no late-game. Similarmente, Mew pode forçar a saída de vários physical attackers como Bisharp ao blefar Will-O-Wisp, apesar de isso ser em geral arriscado e depender de previsões.

Opções de Equipe (A: os parágrafos de Opções de Equipe e Outras Opções estava invertido. Dê uma conferida depois)
========

Devido à natureza desse set, Mew aprecia parceiros ofensivos capazes de tirar proveito de sua habilidade como wallbreaker e sweeper. Deoxys-S é um parceiro incrível para Mew, sendo capaz de oferecer suporte de entry hazard junto a Taunt para inutilizar leads e removedores de entry hazards do oponente. Ele também providencia suporte de dual screen, amplificando o bulk de Mew e permitindo que fique em campo por muito tempo. Victini é uma ótima opção ofensiva junto a Mew por sua tipagem e capacidade de funcionar como um wallbreaker poderoso com Choice Band e um jeito de fazer check a oponentes mais rápidos com Choice Scarf. Ele também pode levar ameaças como Scizor e Celesteela graças a seu vantajoso tipo Fire. Mega Gallade forma um core de wallbreakers mortal com Mew, pressionando equipes defensivas enquanto lida com special walls como Chansey graças a seu poder physical massivo. Alakazam é um check neutro muito bom contra Pokémon poderosos como Mega Sharpedo graças à combinação de Counter e Magic Guard. Mew, por outro lado, rapidamente lida com Pokémon mais defensivos como Zapdos para ele. Latios é um bom parceiro, já que pode pressionar muitos Pokémon que ameaçam Mew, como Mega Sableye, com seus poderosos STABs Dragon-type e pode remover entry hazards com Defog. Mega Latias traz utilidade como uma sweeper secundária ameaçadora com Stored Power e Calm Mind, derrotando equipes que não tenham respostas a isso, como Water. Choice Band Metagross pode prender Pokémon como Latios com Pursuit e tem o poder imediato para ameaçar checks defensivos de Mew, como Chansey. Por fim, Jirachi fornece suporte de Stealth Rock para Mew enquanto lhe dá muitas oportunidades de vir a campo em segurança graças a seu acesso a U-turn.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Mew pode comprimir um set de utilidade com Nasty Plot e Mewnium Z para providenciar suporte defensivo para a equipe enquanto pega de surpresa alguns de seus checks defensivos comuns tal como Mantine. Uma distribuição de EVs de 252 HP / 240 SpD / 16 Spe com uma nature Careful permite que Mew ultrapasse Adamant Bisharp enquanto aumenta seu bulk, mas ela o torna mais lento do que Jolly Bisharp e outros Pokémon com 70 de Speed e nature positiva, o que pode ser crucial. Similarmente, uma divisão de 252 HP / 120 SpD / 136 Spe EVs com uma nature Careful dá a Mew mais Speed para passar de Pokémon como Suicune.

Checks e Counters
===================

**Mega Sableye**: Mega Sableye é de longe o maior check para qualquer um dos set de Mew, sendo imune a ambos ataques que normalmente usa enquanto devolve quaisquer golpes de status com Magic Bounce. Ele pode ameaçar Mew com Foul Play ou seu próprio Knock Off em troca.

**Outros Dark-types**: Apesar do acesso de Mew a Focus Blast, qualquer Pokémon Dark-type consegue trocar no Z-Move de Double Dance Mew, gastando o Z-Move, além de tomar dano mínimo de Knock Off do set de stallbreaker. Pokémon ofensivos fortes como Mega Sharpedo podem ameaçar Mew com seus STABs super efetivos.

**Bug-types**: Bug-types comuns com STABs super efetivos, como Scizor e Volcarona, podem normalmente sobreviver a um ataque dos sets de Mew e enfraquecê-lo ou derrotá-lo em sequência.

**Physical Wallbreakers**: Apesar de ainda ser sólido sem investimento, o physical bulk de Mew não costuma ser o suficiente para aguentar physical wallbreakers fortes, tais como Choice Band Victini e Tapu Bulu, ainda que possa dar burn em alguns deles com o set de stallbreaker usando Will-O-Wisp.

**Status**: Todos os sets de Mew detestam muito Toxic, já que o enfraquece e impede que funcione efetivamente como um sweeper ou wallbreaker. Paralysis arruína completamente sua Speed e levar burn enfraquece lentamente seu HP ou nega o recovery de Leftovers se estiver com o set de stallbreaker.

**Mantine**: Mantine é um ótimo check a ambos sets de Mew, visto que o set ofensivo é neutralizado por Haze, enquanto sets defensivos não podem dar muito dano nele, embora Mew possa dar Taunt em Mantine.

[CREDITS]
- Written by: [[Haaku, 194098]]
- Previous versions by: [[Eien, 100418]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Zarif, 221862], [Eien, 100418], [Moosical, 215618]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/PN9zpxI9:

[OVERVIEW]

Mew é um dos melhores Psychic-types graças aos seus incríveis traços ofensivos e à sua movepool de utilidade muito diversificada, permitindo-lhe preencher as funções de usuário de setup ou stallbreaker resistente. Isso permite que Mew encaixe facilmente em quase qualquer equipe Psychic devido ao número de papéis que pode realizar. Seu acesso ao poderoso signature Z-Move Genesis Supernova junto a golpes de setup como Nasty Plot e Rock Polish permitem que Mew ameace tanto equipes defensivas como ofensivas, enquanto ainda oferece suporte de Psychic Terrain para sua equipe. Sua capacidade de invocar Psychic Terrain é muito útil para aumentar o poder da equipe Psychic e ainda impede que usuários de prioridade como Scizor lhe dêem revenge kill se estiver enfraquecido. Além disso, a ampla movepool de suporte de Mew com moves como Taunt, Knock Off e opções de recovery confiáveis, permite que ele sirva como um pivot defensivo excelente para equipes balance, pressionando ameaças defensivas como Toxapex e Chansey. Ademais, o excelente bulk misto de Mew lhe permite ser check de muitos dos melhores Pokémon ofensivos do metagame como Kyurem-B e Mega Diancie. É difícil derrotar Mew em especial quando possui investimentos em bulk, enquanto Will-O-Wisp também faz check a muitos physical attackers, dificultando extremamente lhe dar check ofensivamente. A imprevisibilidade e a versatilidade de Mew pressionam equipes ofensivas ainda mais quando seu set não for revelado. No entanto, enquanto ter apenas o tipo Psychic seja decente por si só, ele não adiciona qualquer utilidade defensiva a equipes Psychic; em vez disso, acumula fraquezas comuns a Dark-, Bug- e Ghost-types. O poder e a Speed de Mew não são tão altos antes de fazer setup ou usar seu Z-Move, então constantemente acaba dependendo de golpes de setup para enfraquecer equipes.

[SET]
name: Stallbreaker
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Taunt
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Synchronize
nature: Careful
evs: 252 HP/ 148 SpD / 108 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é essencial, já que é o único move ofensivo de Mew e remove o item de seu oponente, mais notavelmente Eviolite e Leftovers de Pokémon defensivos como Chansey e Skarmory, além de itens como Choice Specs de Tapu Koko e Life Orb de Landorus. Will-O-Wisp enfraquece physical attackers como Bisharp, cortando seu Attack no meio, e funciona muito bem com o bulk misto de Mew. O move também ajuda a enfraquecer walls adversários com Knock Off, removendo Leftovers. Taunt para walls oponentes, tais como Mantine, impedindo-as de recuperar seu HP ou as infligindo condições de status, o que ajuda Mew a cumprir sua função de wallbreaker. Roost dá a Mew um necessaríssimo recovery confiável, podendo permanecer no jogo por mais tempo e dar wall em Pokémon muito mais facilmente.

Detalhes do Set
========

A distribuição de EVs do set permite que Mew passe Pokémon importantíssimos como Bisharp e Adamant Diggersby, fazendo check a esses, enquanto ainda ultrapassa a maioria dos Pokémon defensivos. 252 EVs são colocados no HP, enquanto os restantes dos EVs são alocados em Special Defense junto a uma nature Careful para maximizar seu special bulk e fazer check a diversos physical attackers com Will-O-Wisp. Leftovers é o item de preferência nesse set, já que dá a Mew um recovery passivo, permitindo-lhe ficar no campo por mais tempo. Synchronize é a única ability disponível, mas ela desencoraja oponentes com Toxic como Mantine e Gastrodon a usarem-no contra Mew.

Dicas de Uso
========

Esse set de Mew foca em fazer check a vários Pokémon ofensivos com Will-O-Wisp e em ter um special bulk bem investido. Use Will-O-Wisp depois de trazer Mew em segurança contra Pokémon ofensivos como Bisharp e Tapu Bulu para inutilizá-los pelo resto da partida. No entanto, colocar Mew diretamente na frente de physical attackers é normalmente uma má ideia, já que normalmente precisa sobreviver a um golpe poderoso para poder causar burn em seu oponente. O special bulk investido de Mew é ótimo e permite que o jogador use ele livremente, visto que normalmente será capaz de fazer check a muitos Pokémon ofensivos graças à sua longevidade. Use Taunt contra walls que, dependendo da ocasião, podem derrubar Mew, tais como Chansey, e contra Pokémon tentando limpar hazards com Defog, tais como Mantine. Knock Off deveria ser usado com frequência para remover itens de Pokémon oponentes confiavelmente, evitando que walls recuperem seu HP e enfraquecendo Pokémon ofensivos ao remover itens como Life Orb. A natureza passiva desse set significa que Mew pode ter problemas para dar check a certos Pokémon que não possa inutilizar com seus outros moves como Volcarona e Mega Charizard Y. Além disso, tome cuidado com switches previstas, uma vez que Pokémon perigosos como Hydreigon podem ganhar um turno gratuito dependendo do golpe que Mew escolher. Apesar da utilidade de Synchronize, é importante evitar Toxic, já que o move irá limitar bastante o tempo de Mew em campo por enfraquecê-lo rapidamente. Mew também não gosta de paralysis, visto que ele não pode render tanto como stallbreaker com sua Speed reduzida. Em certos matchups, pode até ser bom Mew estar com burn para evitar outros tipos de status. Contra equipes Water, por exemplo, ele pode tentar conseguir burn de Scald para não ser afetado por Toxic Spikes.

Opções de Equipe
========

Esse set é uma opção essencial para equipes balance, significando que outros Pokémon que se encaixem no arquétipo são parceiros ideais para Mew. Slowbro forma um core defensivo bem sólido com Mew, sendo capaz de fazer check a Dark-types como Mega Sharpedo com seu set de Colbur Berry enquanto enfraquece Pokémon ofensivos, ainda mais com Thunder Wave. Em troca, Mew pode tomar golpes special para Slowbro graças a seu ótimo bulk investido. As fantásticas tipagem e capacidade de providenciar suporte de entry hazards, o qual é muito necessário, tornam Jirachi um parceiro excelente para Mew. Ele ainda pode dar a Mew oportunidades de entrar em campo em segurança com seu U-turn meio lento. Victini providencia uma opção ofensiva capaz de tomar conta de oponentes mais rápidos e funcionar como wallbreaker ao mesmo tempo com Choice Scarf e golpes poderosos como V-Create e Bolt Strike, vencendo Pokémon como Mega Scizor e Mantine para Mew. Choice Band Victini também ameaça imensamente equipes defensivas com suporte de stallbreak de Mew. Latios e Latias são ambos bons parceiros, já que podem limpar hazards para Mew com Defog e fazer check a Pokémon ofensivos perigosos como Mega Charizard Y. Latias adicionalmente oferece suporte de Healing Wish, dando a Mew outra possível forma de recovery. Mega Latias aprecia o bulk superior de Mew e sua habilidade de enfraquecer physical attackers com Will-O-Wisp, criando oportunidades para um sweep com Calm Mind. Além disso, sua tipagem lhe permite vencer ameaças comuns do metagame como Tapu Bulu e Landorus, com as quais Mew costuma ter problemas. O physical bulk incrível de Mega Slowbro também o torna em um sweeper excelente com Calm Mind, que aprecia o suporte defensivo de Mew, e lida com tipos Electric e Grass como Zapdos e Cradily para Mega Slowbro. Mega Gallade é um wallbreaker ameaçador que pode tomar conta de muitos Dark-types adversários — Alolan Muk por exemplo — e aprecia a capacidade de Mew de usar Taunt em Pokémon oponentes e impedir que se recuperem. Alakazam pode dar check a certos physical attackers que trazem problemas a Mew como Mega Sharpedo graças a seu acesso a Counter e Magic Guard. Celebi é um parceiro decente para Mew, visto que que pode fazer check a Ground- e Water-types problemáticos como Gastrodon e Mantine, evitando que Mew fique sobrecarregado e providenciando um sweeper para a equipe.

[SET]
name: Double Dance
move 1: Psychic
move 2: Nasty Plot
move 3: Rock Polish
move 4: Focus Blast
item: Mewnium Z
ability: Synchronize
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é facilmente o golpe mais repetível de Mew, sendo seu STAB mais poderoso e confiável. O move também permite que Mew use o poderoso Genesis Supernova, destruindo a maioria das ameaças que não o resistem enquanto invoca Psychic Terrain. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Mew a níveis massivos e lhe permite funcionar efetivamente como um wallbreaker, notavelmente lidando com ameaças defensivas como Porygon2. Rock Polish dobra a Speed de Mew, tornando-se um sweeper perigoso e ultrapassando a maioria do metagame após um único boost. Isso somado a Nasty Plot transforma Mew em um Pokémon ofensivo incrível. Focus Blast oferece ótima coverage neutra e é usado para acertar oponentes dos tipos Dark ou Steel como Tyranitar e Heatran, apesar de ser meio inconsistente devido à baixa accuracy.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed junto a uma nature Timid dão a Mew muita Speed antes de boosts para ultrapassar Pokémon chave como Landorus-T e Hydreigon, maximizando sua capacidade como um sweeper ofensivo. O resto é colocado em Special Attack para maximizar seu poder. Synchronize é a única ability de Mew e é útil para desencorajar Pokémon que espalhem status como Mantine de usar Toxic em Mew. Mewnium Z é necessário para que Mew use Genesis Supernova.

Dicas de Uso
========

Priorize usar Nasty Plot primeiro contra equipes mais defensivas que não tem nada para dar revenge kill em Mew. Rock Polish deveria ser usado contra equipes mais ofensivas no late-game como um cleaner junto a Genesis Supernova. No entanto, é essencial tomar cuidado com Dark-types quando usar Genesis Supernova, já que podem facilmente fazer o Z-Move ser gasto trocando nele. Apesar de Synchronize punir oponentes que tentem espalhar status, ainda é importante evitá-los completamente, já que poison irá rapidamente enfraquecê-lo, enquanto paralysis irá limitar severamente sua efetividade ofensiva. Similarmente, não permita que Mew tome danos residuais desnecessários em golpes diretos ou entry hazards, visto que esse set não consegue recuperar seu HP. É uma boa ideia não revelar o set de Mew no early-game em certos matchups como Flying, uma vez que walls como Celesteela irão temer a possibilidade de um set de utilidade com Taunt. Isso pode facilitar oportunidades de setup com Nasty Plot e Rock Polish no late-game. Similarmente, Mew pode forçar a saída de vários physical attackers como Bisharp ao blefar Will-O-Wisp, apesar de isso ser em geral arriscado e depender de previsões.

Opções de Equipe
========

Devido à natureza desse set, Mew aprecia parceiros ofensivos capazes de tirar proveito de sua habilidade como wallbreaker e sweeper. Deoxys-S é um parceiro incrível para Mew, sendo capaz de oferecer suporte de entry hazard junto a Taunt para inutilizar leads e removedores de entry hazards do oponente. Ele também providencia suporte de dual screen, amplificando o bulk de Mew e permitindo que fique em campo por muito tempo. Victini é uma ótima opção ofensiva junto a Mew por sua tipagem e capacidade de funcionar como um wallbreaker poderoso com Choice Band e um jeito de fazer check a oponentes mais rápidos com Choice Scarf. Ele também pode levar ameaças como Scizor e Celesteela graças a seu vantajoso tipo Fire. Mega Gallade forma um core de wallbreakers mortal com Mew, pressionando equipes defensivas enquanto lida com special walls como Chansey graças a seu poder physical massivo. Alakazam é um check neutro muito bom contra Pokémon poderosos como Mega Sharpedo graças à combinação de Counter e Magic Guard. Mew, por outro lado, rapidamente lida com Pokémon mais defensivos como Zapdos para ele. Latios é um bom parceiro, já que pode pressionar muitos Pokémon que ameaçam Mew, como Mega Sableye, com seus poderosos STABs Dragon-type e pode remover entry hazards com Defog. Mega Latias traz utilidade como uma sweeper secundária ameaçadora com Stored Power e Calm Mind, derrotando equipes que não tenham respostas a isso, como Water. Choice Band Metagross pode prender Pokémon como Latios com Pursuit e tem o poder imediato para ameaçar checks defensivos de Mew, como Chansey. Por fim, Jirachi fornece suporte de Stealth Rock para Mew enquanto lhe dá muitas oportunidades de vir a campo em segurança graças a seu acesso a U-turn.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Mew pode comprimir um set de utilidade com Nasty Plot e Mewnium Z para providenciar suporte defensivo para a equipe enquanto pega de surpresa alguns de seus checks defensivos comuns tal como Mantine. Uma distribuição de EVs de 252 HP / 240 SpD / 16 Spe com uma nature Careful permite que Mew ultrapasse Adamant Bisharp enquanto aumenta seu bulk, mas ela o torna mais lento do que Jolly Bisharp e outros Pokémon com 70 de Speed e nature positiva, o que pode ser crucial. Similarmente, uma divisão de 252 HP / 120 SpD / 136 Spe EVs com uma nature Careful dá a Mew mais Speed para passar de Pokémon como Suicune.

Checks e Counters
===================

**Mega Sableye**: Mega Sableye é de longe o maior check para qualquer um dos set de Mew, sendo imune a ambos ataques que normalmente usa enquanto devolve quaisquer golpes de status com Magic Bounce. Ele pode ameaçar Mew com Foul Play ou seu próprio Knock Off em troca.

**Outros Dark-types**: Apesar do acesso de Mew a Focus Blast, qualquer Pokémon Dark-type consegue trocar no Z-Move de Double Dance Mew, gastando o Z-Move, além de tomar dano mínimo de Knock Off do set de stallbreaker. Pokémon ofensivos fortes como Mega Sharpedo podem ameaçar Mew com seus STABs super efetivos.

**Bug-types**: Bug-types comuns com STABs super efetivos, como Scizor e Volcarona, podem normalmente sobreviver a um ataque dos sets de Mew e enfraquecê-lo ou derrotá-lo em sequência.

**Physical Wallbreakers**: Apesar de ainda ser sólido sem investimento, o physical bulk de Mew não costuma ser o suficiente para aguentar physical wallbreakers fortes, tais como Choice Band Victini e Tapu Bulu, ainda que possa dar burn em alguns deles com o set de stallbreaker usando Will-O-Wisp.

**Status**: Todos os sets de Mew detestam muito Toxic, já que o enfraquece e impede que funcione efetivamente como um sweeper ou wallbreaker. Paralysis arruína completamente sua Speed e levar burn enfraquece lentamente seu HP ou nega o recovery de Leftovers se estiver com o set de stallbreaker.

**Mantine**: Mantine é um ótimo check a ambos sets de Mew, visto que o set ofensivo é neutralizado por Haze, enquanto sets defensivos não podem dar muito dano nele, embora Mew possa dar Taunt em Mantine.

[CREDITS]
- Written by: [[Haaku, 194098]]
- Previous versions by: [[Eien, 100418]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Zarif, 221862], [Eien, 100418], [Moosical, 215618]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top