OU Amoonguss

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/amoonguss/ou/

[OVERVIEW]

Com um enorme HP e uma boa combinação de tipos defensiva que lhe permitem lidar com os principais Pokémon do metagame, como Ash-Greninja, Tapu Koko, Keldeo, Tapu Bulu e Tangrowth, Amoonguss é um excelente Pokémon defensivo. Amoonguss também possui cinco resistências chave a Grass, Water, Electric, Fairy e Fighting, além de ter acesso a um amplo número de moves de utilidade valiosos, como Spore, Stun Spore e Clear Smog. A excelente ability defensiva de Amoonguss, Regenerator, apenas reforça ainda mais sua destreza defensiva, já que ela o impede de perder tempo se curando, significando que ele não perde momentum tão facilmente, podendo ser então uma boa escolha em times ofensivos apesar de não ter uma forte presença ofensiva. Infelizmente, a tipagem defensiva de Amoonguss também lhe dá algumas fraquezas desagradáveis para os tipos ofensivos comuns Flying, Ice, Fire e Psychic, o que, junto aos seus baixos stats ofensivos e de Speed, podem torná-lo um pouco passivo. Desse jeito, um vasto número de Pokémon ofensivos pode tomar oportunidades para fazer setup ou switch ins livremente, uma vez que Amoonguss tenha usado Spore.

[SET]
name: Black Sludge
move 1: Spore
move 2: Giga Drain
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Sludge Bomb / Stun Spore
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 248 HP/ 56 Def/ 204 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spore concede a Amoonguss a habilidade de colocar Pokémon ameaçadores como Tornadus-T, Mega Mawile, Mega Alakazam e Heatran para dormir e compensa um pouco a sua baixa presença ofensiva ao forçar a saída de vários Pokémon, ameaçando fazê-los dormir. Hidden Power Fire não só permite a Amoonguss fazer check a Kartana, mas também o impede de ser uma isca de setup para Mega Mawile e Shift Gear Magearna, assim como de Spikes para Ferrothorn. Devido à notável chance de poison e à quantidade de dano que provoca, Sludge Bomb torna-se a opção preferida em comparação a Clear Smog, embora Clear Smog ainda pode ser escolhido para neutralizar ameaças que fazem setup, como Clefable e Serperior. Stun Spore pode substituir Sludge Bomb para prejudicar ameaças que pensam estarem seguras depois de Amoonguss ter usado Spore com êxito. Nota-se ainda que Giga Drain pode ser renunciado em favor de Stun Spore se o time já tiver outra forma confiável para lidar com Ash-Greninja.

Detalhes do Set
========

56 EVs em Defense permitem a Amoonguss sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana. O investimento em Special Defense desse set com uma Nature Calm impede que Amoonguss leve 2HKO de Dark Pulse de Ash-Greninja e o ajuda a fazer check em Pokémon como Magearna e Tapu Koko com mais segurança. Em times stall, uma distribuição de EVs mais focada em Defense pode ser usada para realizar check em stallbreakers ameaçadores como Mega Mawile e Choice Band Tapu Bulu mais fielmente. Deve-se usar Rocky Helmet com essa distribuição para enfraquecer esses Pokémon de modo mais constante.

Dicas de Uso
========

Amoonguss deve ser trazido em segurança contra Pokémon aos quais ele pode fazer check, como Ash-Greninja, Magearna, Tapu Bulu e Clefable. A partir daí, ele deve tentar prejudicar seus oponentes. Graças ao decente bulk de Amoonguss e Regenerator, ele também pode fazer pivot em Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Kartana para descobrir em que move eles vão se prender. No entanto, você deve tomar cuidado ao usar Amoonguss para fazer check nesses Pokémon, afinal, visto que seus meios de recovery são precários, ele não consegue lidar de forma segura com Pokémon como Choice Band Kartana e Tapu Bulu. Esteja atento sobre quando usar Spore, visto que um Pokémon pode ser utilizado como isca para entrar em campo e receber o golpe por outro Pokémon como Mega Alakazam, Heatran e Tornadus-T, os quais irão ativamente procurar levar vantagem sobre Amoonguss. Se Pokémon como Tornadus-T, Mega Alakazam e Zapdos são previstos para entrar em campo assim que outro Pokémon já foi colocado pra dormir com Spore, Amoonguss deve tentar prejudicá-los com Stun Spore, no caso de Tornadus-T e Mega Alakazam, ou dar a eles poison com Sludge Bomb. Além disso, é importante usar Regenerator de forma ativa fazendo double switches na saída de Pokémon a que ele faz check, já que Amoonguss precisa estar com um alto nível de HP para poder fazer check de modo consistente. Isso lhe permite o máximo de momentum possível, especialmente depois de usar Spore.

Opções de Equipe
========

Amoonguss se encaixa em times variando de balance e bulky offense para até mesmo algumas equipes stall. Enquanto Amoonguss tem bulk suficiente para fazer pivot em Ash-Greninja, ter um Pokémon resistente a Dark, como Clefable, Assault Vest Magearna ou Tyranitar, é obrigatório para impedir Amoonguss de levar flinch de Dark Pulse. Steel-types, como Magearna, Celesteela e Jirachi, podem fazer check a Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, que ameaçam Amoonguss. Uma vez que Heatran é uma grande ameaça para Amoonguss, Pokémon que podem fazer check a ele, como Garchomp e Gliscor, são bons parceiros de equipe. Slowbro, em particular é um bom parceiro para Amoonguss, já que eles podem formar um core de Regenerator capaz de fazer check a Heatran, Mega Medicham e Mega Latios. Em troca, Amoonguss mantém os Electric-types em xeque e remove Toxic Spikes. Electric-types, como Rotom-W, Zapdos e Tapu Koko, são capazes de fazer check a Tornadus-T, que é um dos principais Pokémon que tentará efetivamente tirar vantagem de Amoonguss. Nota-se ainda que Tapu Koko anula o efeito de Spore de prejudicar um Pokémon, então, certifique-se de estar atento quando estiver usando ambos no mesmo time. Visto que Amoonguss precisa estar com o HP alto para ser consistente fazendo check, parceiros de equipe que podem remover hazards como Tornadus-T e Rotom-W são boas opções.

[SET]
name: Assault Vest
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Stomping Tantrum
move 4: Hidden Power Fire
item: Assault Vest
ability: Regenerator
nature: Sassy
evs: 252 HP/ 96 Def/ 160 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain é o STAB Grass-type predileto de Amoonguss, já que ele pode ser usado para recuperar HP, além de ser útil contra alguns Water-types problemáticos, como Ash-Greninja, Mega-Swampert e Keldeo. Sludge Bomb é utilizado para acertar Grass e Fairy-types, como Tapu Bulu, Tapu Koko e Tangrowth, e tem uma chance de prejudicar possíveis switch-ins, como Latios e Landorus-T. Pode-se ainda usar Clear Smog no lugar de Sludge Bomb, servindo como um meio de neutralizar ameaças como Calm Mind Mega Latias e Clefable, embora o poder e a utilidade de Sludge Bomb sejam melhores em sua maioria. Além disso, o STAB Poison-type escolhido é aquele que ativa o efeito de Stomping Tantrum contra Steel-types, como Heatran e Magearna. Stomping Tantrum permite a Amoonguss atrair e causar OHKO em todos os sets de Heatran e Magnezone após Amoonguss ter falhado um move e eles terem recebido dano de Stealth Rock. Ele também causa dano em Magearna, ainda mais se usado depois de um move Poison-type. Tenha em mente que, se você usar Stomping Tantrum sem ativar seu efeito, ele será um move muito fraco. Hidden Power Fire torna Amoonguss um bom check de Kartana, dando-lhe também uma forma de atingir Ferrothorn e impedir um cenário favorável em que Mega Scizor possa fazer setup ou ficar em campo contra Amoonguss.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP combinados a 96 EVs em Defense deixam Amoonguss sempre sobreviver a um Knock Off +2 de Kartana após dano prévio de Stealth Rock. O restante dos EVs são colocados em Special Defense com Assault Vest para receber golpes de alguns special attackers poderosos, tais como Ash-Greninja, Choice Specs Tapu Koko e Shift Gear Magearna. Podem ser utilizados 120 EVs em Defense ao invés da distribuição padrão para ter uma boa chance de sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana após dano de Stealth Rock, mas a redução da Special Defense pode fazer falta. Regenerator é escolhido para tornar Amoonguss um ótimo pivot e absorver golpes special, recuperando um pouco de HP a cada vez que sai de campo. Uma nature Sassy é utilizada para aumentar a Special Defense sem perder nenhum dos stats ofensivos, visto que ambos são importantes nesse set. A Speed reduzida não faz muita diferença, já que Amoonguss não ultrapassará nada relevante.

Dicas de Uso
========

Como esse set é usado para absorver alguns moves special, tente evitar que Amoonguss receba poderosos golpes physical, porque ele pode sentir falta da quantidade de HP perdido enquanto está lidando com ataques que caso contrário ele aguentaria, mesmo com Regenerator. Além disso, apesar de Amoonguss poder fazer check a Ash-Greninja e atrair Heatran muito bem, recomenda-se fazer scout de moves que podem agravar esse set, como Ice Beam de Ash-Greninja e Inferno Overdrive de Heatran. Preservar HP saindo de campo depois de fazer check ao Pokémon desejado é altamente recomendado. Deixar Amoonguss com HP baixo ou contar apenas em Giga Drain a fim de preservar a longevidade pode deixar ele incapaz de receber mais golpes special. Regenerator é o que torna esse set um bom pivot, então, use-o sabiamente. Amoonguss pode também remover Toxic Spikes do seu lado do campo, mas tenha em mente que um burn de um Toxapex com Scald, por exemplo, pode ser crítico, colocando Amoonguss no alcance de alguns ataques ou, se seu adversário tem um Heatran, Magnezone ou Magearna, deixando ele incapaz de lidar com esses Pokémon adequadamente devido ao Attack reduzido. Quando estiver enfrentando oponentes como Tapu Bulu e Tangrowth, não hesite em usar Sludge Bomb, ainda que a entrada de um Steel-type seja prevista; Stomping Tantrum está aqui para isso.

Opções de Equipe
========

Assim como Tapu Koko, Amoonguss se encaixa bem junto a Pokémon que são fracos a poderosos ataques Water-types, tais como Tyranitar e Mega Scizor. Pokémon que são vulneráveis a Toxic Spikes, como Greninja, e todos os Guardiões das Ilhas apreciam Amoonguss como um parceiro de equipe pela sua habilidade de absorvê-los. Uma vez que Amoonguss convida poderosos Flying-types a entrar em campo, checks de Mega Pinsir, Hawlucha e Tornadus-T, como Celesteela e Tapu Koko, são ótimos parceiros para Amoonguss. Pivots focados em Defense como Landorus-T e Mega Scizor também são bons aliados, visto que eles podem cobrir os ataques physical com os quais esse set não lida.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Hidden Power Ice pode ser usado em um set mais focado em Defense para surpreender Garchomp, Landorus-T e Gliscor, que caso contrário poderiam usar Amoonguss como isca de setup.

Checks e Counters
===================

**Flying-types**: A combinação entre moves STAB super efetivos e resistência a Grass-type tornam Tornadus-T, Celesteela e Mega Pinsir difíceis para Amoonguss lidar, mas eles devem temer Spore.

**Psychic-types**: Tapu Lele, Mega Alakazam, Mega Latios e Hoopa-U quebram as defesas de Amoonguss com seus STABs Psychic-type, embora Tapu Lele deva ter cautela para não receber Sludge Bomb.

**Fire-types**: Volcarona, Mega Charizard Y e Heatran são apenas alguns Fire-types que conseguem derrotar Amoonguss com seus STABs Fire-type, sendo que Amoonguss mal consegue revidar a não ser com Spore e Stun Spore.

**Ice-types**: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile batem forte em Amoonguss com seus STABs Ice-type; no entanto, Mamoswine não pode entrar diretamente em Giga Drain.

**Vários Pokémon Defensivos**: Os moves de utilidade e STABs de Amoonguss tendem a atrair uma variedade de Pokémon bulky que podem fazer switch in livremente e proceder fazendo setup ou vencendo Amoonguss no um a um. Isso inclui Pokémon como Chansey, Mega Sableye e Mega Venusaur. Outros como Clefable, Toxapex, Skarmory e Celesteela podem todos entrar na frente de Amoonguss e eventualmente o superar se as condições certas forem atendidas. Por exemplo, Clefable precisa de Flamethrower e Amoonguss precisa ter colocado alguém para dormir com Spore antes de Clefable entrar, enquanto Skarmory, Toxapex e Celesteela podem fazer switch in em Amoonguss facilmente depois que ele tiver colocado alguém para dormir também.

[CREDITS]
- Written by: [[Jordy, 395754], [OldAmberPlays, 232261]]
- Translated by: [[InvejaMata, 444608]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Mimas, 466658]]
- Quality control by: [[Leo, 328915], [Finchinator, 114198], [ABR, 223276], [Talah, 248449], [lyd, 303291]]
 
Last edited by a moderator:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças você pode conferir no diffchecker;

— Otimize seu tempo: atualize sua publicação com o Copy-paste primeiro e depois leia o GP;

Comentários:

— Em relação à nova formatação que estamos usando para as análises, houve uma leve adequação a ela para sua tradução. Claro, como é algo relativamente ainda recente, compreendendo que no momento dessa tradução você talvez não estivesse ciente sobre isso. Mas, futuramente, tente usá-la. Você pode conferir esse formato novo na Lista de Reservas;

— Como um set novo foi adicionado posteriormente, é possível notar a diferença entre a escrita do primeiro set com a do outro. No entanto, não deixe de ficar atento a alguns termos específicos que nós usamos, como physical attackers, fazer check a, etc. No mais, caso você tenha dúvida em relação a um termo muito específico, não deixe de sanar essas perguntas no Discord, na Smogon ou qualquer outro meio de comunicação ao qual você tenha acesso para falar conosco;

GP 1/2:

[OVERVIEW]

Com um enorme HP e uma boa combinação de tipos defensiva que lhe permitem (G: frente a pronomes relativos, no caso "que", usa-se a próclise, que é colocar o pronome oblíquo antes do verbo) lidar com os principais Pokémon do metagame, como Ash-Greninja, Tapu Koko, Keldeo, Tapu Bulu e Tangrowth, Amoonguss é um excelente Pokémon defensivo. Amoonguss também possui cinco resistências chave a Grass, Water, Electric, Fairy e Fighting, além de ter acesso a um amplo número de moves de utilidade valiosos, como Spore, Stun Spore e Clear Smog. A excelente ability (A: afinal, se ele está se referindo a Regenerator, deduz-se que o autor está falando da "ability", e não da "habilidade" ou "capacidades" de Amoonguss) defensiva de Amoonguss, Regenerator, apenas reforça ainda mais a destreza defensiva de Amoonguss, já que ela impede que Amoonguss perca tempo se curando, significando que ele não perde momentum tão facilmente, podendo ser então uma boa escolha em times ofensivos apesar de não ter uma forte presença ofensiva. Infelizmente, a tipagem defensiva de Amoonguss também lhe algumas fraquezas desagradáveis para os tipos ofensivos comuns Flying, Ice, Fire e Psychic, o que, junto aos seus baixos stats ofensivos e de Speed, podem torná-lo um pouco passivo. (A: prefiro usar o ponto para fazer uma pausa) Desse jeito, um vasto número de Pokémon ofensivos pode tomar oportunidades para fazer setup ou switch ins livremente, uma vez que Amoonguss tenha usado Spore.

OBS1: mediante à pausa feita com o ponto final, tentei adequar o último período para que não ficasse muito estranho. Qualquer objeção, podemos discutir sobre, isto é, se essa for a sua vontade;

[SET]
name: Black Sludge
move 1: Spore
move 2: Giga Drain
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Sludge Bomb / Stun Spore
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 248 HP/ 56 Def/ 204 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spore concede a Amoonguss a habilidade de colocar Pokémon ameaçadores como Tornadus-T, Mega Mawile, Mega Alakazam e Heatran para dormir e compensa um pouco a sua baixa presença ofensiva ao forçar a saída de vários Pokémon, ameaçando fazê-los dormir. Hidden Power Fire não só permite a Amoonguss fazer check a Kartana, mas também o impede de ser uma isca de setup para Mega Mawile e Shift Gear Magearna e de Spikes para Ferrothorn. Devido à notável chance de poison e à quantidade de dano que provoca, Sludge Bomb torna-se a opção preferida em comparação a Clear Smog, embora Clear Smog ainda pode ser escolhido para neutralizar ameaças que fazem setup, como Clefable e Serperior. Stun Spore pode substituir Sludge Bomb para prejudicar ameaças que pensam estarem seguras depois de Amoonguss ter usado Spore com êxito. Nota-se ainda que Giga Drain pode ser renunciado em favor de Stun Spore se o time já tiver outra forma confiável para lidar com Ash-Greninja.

Detalhes do Set
========

56 EVs em Defense permitem a (G: quando não estiver ocultando o objeto usando o pronome "lhe", coloque o "a" antes do nome do Pokémon, pois, sendo "permitir" um verbo que exige um objeto indireto, ele deve vir antecedido de preposição) Amoonguss sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana. O investimento em Special Defense desse set com (A: "junto com" é redundante, pois se é "junto" já é "com". Nesses casos, priorize usar "com", "junto a" ou "junto de") uma Nature Calm impede que Amoonguss leve 2HKO de Dark Pulse de Ash-Greninja e o ajuda a fazer check em Pokémon como Magearna e Tapu Koko com mais segurança. Em times stall, uma distribuição de EVs mais focada em Defense pode ser usada para realizar check em stallbreakers ameaçadores como Mega Mawile e Choice Band Tapu Bulu mais fielmente. Deve-se usar Rocky Helmet com essa distribuição para enfraquecer esses Pokémon de modo mais constante.

Dicas de Uso
========

Amoonguss deve ser trazido em segurança contra Pokémon aos quais ele pode fazer check, como Ash-Greninja, Magearna, Tapu Bulu e Clefable. A partir daí, ele deve tentar prejudicar seus oponentes. Graças ao decente bulk de Amoonguss e Regenerator, ele também pode fazer pivot em Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Kartana para descobrir em que move eles vão se prender. No entanto, você deve tomar cuidado ao usar Amoonguss para fazer check nesses (G: para retomar um termo anterior, use "esse" ao invés de "este") Pokémon, afinal, visto que seus meios de recovery são precários, ele não consegue lidar de forma segura com Pokémon como Choice Band Kartana e Tapu Bulu. Esteja atento sobre quando usar Spore, visto que um Pokémon pode ser utilizado como isca para entrar em campo e receber o golpe por outro Pokémon como Mega Alakazam, Heatran e Tornadus-T, os quais irão ativamente procurar levar vantagem sobre Amoonguss. Se Pokémon como Tornadus-T, Mega Alakazam e Zapdos são previstos para entrar em campo assim que outro Pokémon já foi colocado pra dormir com Spore, Amoonguss deve tentar prejudicá-los com Stun Spore, no caso de Tornadus-T e Mega Alakazam, ou dar a eles poison com Sludge Bomb. Além disso, é importante usar Regenerator de forma ativa fazendo double switches na saída de Pokémon a que ele faz check, já que Amoonguss precisa estar com um alto nível de HP para poder fazer check de modo consistente. (A: novamente, prefiro optar pela pausa) Isso lhe permite o máximo de momentum possível, especialmente depois de usar Spore.

OBS2: "como" foi a conjunção causal mais usada nesse parágrafo. Lembre-se de usar mais outras conjunções causais, como "uma vez que", "visto que", "já que", etc;

Opções de Equipe
========

Amoonguss se encaixa em times variando de balance e bulky offense para até mesmo algumas equipes stall. Enquanto Amoonguss tem bulk suficiente para fazer pivot em Ash-Greninja, ter um Pokémon resistente a Dark, como Clefable, Assault Vest Magearna ou Tyranitar, é obrigatório para impedir Amoonguss de levar flinch de Dark Pulse. Steel-types, como Magearna, Celesteela e Jirachi, podem fazer check a Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, que ameaçam Amoonguss. Uma vez que Heatran é uma grande ameaça para Amoonguss, Pokémon que podem fazer check a ele, como Garchomp e Gliscor, são bons parceiros de equipe. Mega Slowbro em particular é uma boa combinação para Amoonguss, já que eles podem formar um core de Regenerator com Mega Slowbro fazendo check a Heatran, Mega Medicham e Mega Latios. Em troca, Amoonguss mantém os Electric-types em xeque (A: no contexto da análise, esse "check" deve ser traduzido) e remove Toxic Spikes. Electric-types, como Rotom-W, Zapdos e Tapu Koko, são capazes de fazer check a Tornadus-T, que é um dos principais Pokémon que tentará efetivamente tirar vantagem de Amoonguss. Nota-se ainda que Tapu Koko anula o efeito de Spore de prejudicar um Pokémon, então, certifique-se de estar atento quando estiver usando ambos no mesmo time. Visto que Amoonguss precisa estar com o HP alto para ser consistente fazendo check, parceiros de equipe que podem remover hazards como Tornadus-T e Rotom-W são boas opções.

[SET]
name: Assault Vest
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Stomping Tantrum
move 4: Hidden Power Fire
item: Assault Vest
ability: Regenerator
nature: Sassy
evs: 252 HP/ 96 Def/ 160 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain é o STAB Grass-type predileto de Amoonguss, já que ele pode ser usado para recuperar HP, além de ser útil contra alguns Water-types problemáticos, como Ash-Greninja, Mega-Swampert e Keldeo. Sludge Bomb é utilizado para acertar Grass e Fairy-types, como Tapu Bulu, Tapu Koko e Tangrowth, e tem uma chance de prejudicar possíveis switch-ins, como Latios e Landorus-T. Pode-se ainda usar Clear Smog no lugar de Sludge Bomb, servindo como um meio de neutralizar ameaças como Calm Mind Mega Latias e Clefable, embora o poder e a (G: lembre-se de escrever de maneira paralela, isto é, equivalente. Se você botou "o poder", que exige um artigo de gênero masculino o antecedendo, então "utilidade" também deveria ter seu artigo de gênero equivalente também o antecedendo, que no caso é "a". Caso isso traga dúvida, lembre que você não escreve "o menino e menina", mas "o menino e a menina" com artigos equivalentes) utilidade de Sludge Bomb sejam melhores em sua maioria. Além disso, o STAB Poison-type escolhido é aquele que ativa o efeito de Stomping Tantrum contra Steel-types, como Heatran e Magearna. Stomping Tantrum permite a Amoonguss atrair e causar OHKO em todos os sets de Heatran e Magnezone após Amoonguss ter falhado um move e eles terem recebido dano de Stealth Rock. Ele também causa dano em Magearna, ainda mais se usado depois de um move Poison-type. Tenha em mente que, se você usar Stomping Tantrum sem ativar seu efeito, ele será um move muito fraco. Hidden Power Fire torna Amoonguss em um bom check de Kartana, dando-lhe também uma forma de atingir Ferrothorn e impedir um cenário favorável em que Mega Scizor possa fazer setup ou ficar em campo contra Amoonguss.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP combinados a 96 EVs em Defense deixam Amoonguss sempre sobreviver a um Knock Off +2 de Kartana após dano prévio de Stealth Rock. O restante dos EVs são colocados em Special Defense com Assault Vest para receber golpes de alguns special attackers poderosos, tais como Ash-Greninja, Choice Specs Tapu Koko e Shift Gear Magearna. Podem ser utilizados 120 EVs em Defense ao invés da distribuição padrão para ter uma boa chance de sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana após dano de Stealth Rock, mas a redução da Special Defense pode fazer falta. Regenerator é escolhido para tornar Amoonguss um ótimo pivot e absorver golpes special, recuperando um pouco de HP a cada vez que sai de campo. Uma nature Sassy é utilizada para aumentar a Special Defense sem perder nenhum dos stats ofensivos, visto que ambos são importantes nesse set. A Speed reduzida não faz muita diferença, já que Amoonguss não ultrapassará nada relevante.

Dicas de Uso
========

Como esse set é usado para absorver alguns moves special, tente evitar que Amoonguss receba poderosos golpes physical, porque ele pode sentir falta da quantidade de HP perdido enquanto está lidando com ataques que caso contrário ele aguentaria, mesmo com Regenerator. Além disso, apesar de Amoonguss poder fazer check a Ash-Greninja e atrair Heatran muito bem, recomenda-se fazer scout de moves que podem agravar esse set, como Ice Beam de Ash-Greninja e Inferno Overdrive de Heatran. Preservar HP saindo de campo depois de fazer check ao Pokémon desejado é altamente recomendado. Deixar Amoonguss com HP baixo ou contar apenas em Giga Drain a fim de preservar a longevidade pode deixar ele incapaz de receber mais golpes special. Regenerator é o que torna esse set um bom pivot, então, use-o sabiamente. Amoonguss pode também remover Toxic Spikes do seu lado do campo, mas tenha em mente que um burn de um Toxapex com Scald, por exemplo, pode ser crítico, colocando Amoonguss no alcance de alguns ataques ou, se seu adversário tem um Heatran, Magnezone ou Magearna, deixando ele incapaz de lidar com esses Pokémon adequadamente devido ao Attack reduzido. Quando estiver enfrentando oponentes como Tapu Bulu e Tangrowth, não hesite em usar Sludge Bomb, ainda que a entrada de um Steel-type seja prevista; Stomping Tantrum está aqui para isso.

Opções de Equipe
========

Assim como Tapu Koko, (A: como uma unidade de sentido, acho que colocar esse trecho no começo fica bem mais clara a informação e menos solta; antes parecia que esse trechinho apenas estava jogado ali no período só para adicionar um dado novo) Amoonguss encaixa bem junto a Pokémon que são fracos a poderosos ataques Water-types, tais como Tyranitar e Mega Scizor. Pokémon que são vulneráveis a Toxic Spikes, como Greninja, e todos os Guardiões das Ilhas apreciam Amoonguss como um parceiro de equipe pela sua habilidade de absorvê-los. Uma vez que Amoonguss convida poderosos Flying-types a entrar em campo, checks de Mega Pinsir, Hawlucha e Tornadus-T, como Celesteela e Tapu Koko, são ótimos parceiros para Amoonguss. Pivots focados em Defense como Landorus-T e Mega-Scizor também são bons aliados, visto que eles podem cobrir os ataques physical com os quais esse set não lida.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Hidden Power Ice pode ser usado em um set mais focado em Defense para surpreender Garchomp, Landorus-T e Gliscor, que caso contrário poderiam usar Amoonguss como isca de setup.

Checks e Counters
===================

**Flying-types**: A combinação entre moves STAB super efetivos e resistência a Grass-type tornam Tornadus-T, Celesteela e Mega Pinsir difíceis para Amoonguss lidar, mas eles devem temer Spore.

**Psychic-types**: Tapu Lele, Mega Alakazam, Mega Latios e Hoopa-U quebram as defesas de Amoonguss com seus STABs Psychic-type, embora Tapu Lele deva ter cautela para não receber Sludge Bomb.

**Fire-types**: Volcarona, Mega Charizard Y e Heatran são apenas alguns Fire-types que conseguem derrotar Amoonguss com seus STABs Fire-type, sendo que Amoonguss mal consegue revidar a não ser com Spore e Stun Spore.

**Ice-types**: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile batem forte em Amoonguss com seus STABs Ice-type; no entanto, Mamoswine não pode entrar diretamente em Giga Drain.

**Vários Pokémon Defensivos**: Os moves de utilidade e STABs de Amoonguss tendem a atrair uma variedade de Pokémon bulky que podem fazer switch in livremente e proceder fazendo setup ou vencendo Amoonguss no um a um. Isso inclui Pokémon como Chansey, Mega Sableye e Mega Venusaur. Outros como Clefable, Toxapex, Skarmory e Celesteela podem todos entrar na frente de Amoonguss e eventualmente o superar se as condições certas forem atendidas. Por exemplo, Clefable precisa de Flamethrower e Amoonguss precisa ter colocado alguém para dormir com Spore antes de Clefable entrar, enquanto Skarmory, Toxapex e Celesteela podem fazer switch in em Amoonguss facilmente depois que ele tiver colocado alguém para dormir também.

[CREDITS]
- Written by: [[Jordy, 395754], [OldAmberPlays, 232261]]
- Translated by: [[InvejaMata, 444608]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Leo, 328915], [Finchinator, 114198], [ABR, 223276], [Talah, 248449], [locri, 303291]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/e5DrxNfW :

[OVERVIEW]

Com um enorme HP e uma boa combinação de tipos defensiva que lhe permitem lidar com os principais Pokémon do metagame, como Ash-Greninja, Tapu Koko, Keldeo, Tapu Bulu e Tangrowth, Amoonguss é um excelente Pokémon defensivo. Amoonguss também possui cinco resistências chave a Grass, Water, Electric, Fairy e Fighting, além de ter acesso a um amplo número de moves de utilidade valiosos, como Spore, Stun Spore e Clear Smog. A excelente ability defensiva de Amoonguss, Regenerator, apenas reforça ainda mais a destreza defensiva de Amoonguss, já que ela impede que Amoonguss perca tempo se curando, significando que ele não perde momentum tão facilmente, podendo ser então uma boa escolha em times ofensivos apesar de não ter uma forte presença ofensiva. Infelizmente, a tipagem defensiva de Amoonguss também lhe dá algumas fraquezas desagradáveis para os tipos ofensivos comuns Flying, Ice, Fire e Psychic, o que, junto aos seus baixos stats ofensivos e de Speed, podem torná-lo um pouco passivo. Desse jeito, um vasto número de Pokémon ofensivos pode tomar oportunidades para fazer setup ou switch ins livremente, uma vez que Amoonguss tenha usado Spore.

[SET]
name: Black Sludge
move 1: Spore
move 2: Giga Drain
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Sludge Bomb / Stun Spore
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 248 HP/ 56 Def/ 204 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spore concede a Amoonguss a habilidade de colocar Pokémon ameaçadores como Tornadus-T, Mega Mawile, Mega Alakazam e Heatran para dormir e compensa um pouco a sua baixa presença ofensiva ao forçar a saída de vários Pokémon, ameaçando fazê-los dormir. Hidden Power Fire não só permite a Amoonguss fazer check a Kartana, mas também o impede de ser uma isca de setup para Mega Mawile e Shift Gear Magearna e de Spikes para Ferrothorn. Devido à notável chance de poison e à quantidade de dano que provoca, Sludge Bomb torna-se a opção preferida em comparação a Clear Smog, embora Clear Smog ainda pode ser escolhido para neutralizar ameaças que fazem setup, como Clefable e Serperior. Stun Spore pode substituir Sludge Bomb para prejudicar ameaças que pensam estarem seguras depois de Amoonguss ter usado Spore com êxito. Nota-se ainda que Giga Drain pode ser renunciado em favor de Stun Spore se o time já tiver outra forma confiável para lidar com Ash-Greninja.

Detalhes do Set
========

56 EVs em Defense permitem a Amoonguss sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana. O investimento em Special Defense desse set com uma Nature Calm impede que Amoonguss leve 2HKO de Dark Pulse de Ash-Greninja e o ajuda a fazer check em Pokémon como Magearna e Tapu Koko com mais segurança. Em times stall, uma distribuição de EVs mais focada em Defense pode ser usada para realizar check em stallbreakers ameaçadores como Mega Mawile e Choice Band Tapu Bulu mais fielmente. Deve-se usar Rocky Helmet com essa distribuição para enfraquecer esses Pokémon de modo mais constante.

Dicas de Uso
========

Amoonguss deve ser trazido em segurança contra Pokémon aos quais ele pode fazer check, como Ash-Greninja, Magearna, Tapu Bulu e Clefable. A partir daí, ele deve tentar prejudicar seus oponentes. Graças ao decente bulk de Amoonguss e Regenerator, ele também pode fazer pivot em Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Kartana para descobrir em que move eles vão se prender. No entanto, você deve tomar cuidado ao usar Amoonguss para fazer check nesses Pokémon, afinal, visto que seus meios de recovery são precários, ele não consegue lidar de forma segura com Pokémon como Choice Band Kartana e Tapu Bulu. Esteja atento sobre quando usar Spore, visto que um Pokémon pode ser utilizado como isca para entrar em campo e receber o golpe por outro Pokémon como Mega Alakazam, Heatran e Tornadus-T, os quais irão ativamente procurar levar vantagem sobre Amoonguss. Se Pokémon como Tornadus-T, Mega Alakazam e Zapdos são previstos para entrar em campo assim que outro Pokémon já foi colocado pra dormir com Spore, Amoonguss deve tentar prejudicá-los com Stun Spore, no caso de Tornadus-T e Mega Alakazam, ou dar a eles poison com Sludge Bomb. Além disso, é importante usar Regenerator de forma ativa fazendo double switches na saída de Pokémon a que ele faz check, já que Amoonguss precisa estar com um alto nível de HP para poder fazer check de modo consistente. Isso lhe permite o máximo de momentum possível, especialmente depois de usar Spore.

Opções de Equipe
========

Amoonguss se encaixa em times variando de balance e bulky offense para até mesmo algumas equipes stall. Enquanto Amoonguss tem bulk suficiente para fazer pivot em Ash-Greninja, ter um Pokémon resistente a Dark, como Clefable, Assault Vest Magearna ou Tyranitar, é obrigatório para impedir Amoonguss de levar flinch de Dark Pulse. Steel-types, como Magearna, Celesteela e Jirachi, podem fazer check a Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, que ameaçam Amoonguss. Uma vez que Heatran é uma grande ameaça para Amoonguss, Pokémon que podem fazer check a ele, como Garchomp e Gliscor, são bons parceiros de equipe. Mega Slowbro em particular é uma boa combinação para Amoonguss, já que eles podem formar um core de Regenerator com Mega Slowbro fazendo check a Heatran, Mega Medicham e Mega Latios. Em troca, Amoonguss mantém os Electric-types em xeque e remove Toxic Spikes. Electric-types, como Rotom-W, Zapdos e Tapu Koko, são capazes de fazer check a Tornadus-T, que é um dos principais Pokémon que tentará efetivamente tirar vantagem de Amoonguss. Nota-se ainda que Tapu Koko anula o efeito de Spore de prejudicar um Pokémon, então, certifique-se de estar atento quando estiver usando ambos no mesmo time. Visto que Amoonguss precisa estar com o HP alto para ser consistente fazendo check, parceiros de equipe que podem remover hazards como Tornadus-T e Rotom-W são boas opções.

[SET]
name: Assault Vest
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Stomping Tantrum
move 4: Hidden Power Fire
item: Assault Vest
ability: Regenerator
nature: Sassy
evs: 252 HP/ 96 Def/ 160 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain é o STAB Grass-type predileto de Amoonguss, já que ele pode ser usado para recuperar HP, além de ser útil contra alguns Water-types problemáticos, como Ash-Greninja, Mega-Swampert e Keldeo. Sludge Bomb é utilizado para acertar Grass e Fairy-types, como Tapu Bulu, Tapu Koko e Tangrowth, e tem uma chance de prejudicar possíveis switch-ins, como Latios e Landorus-T. Pode-se ainda usar Clear Smog no lugar de Sludge Bomb, servindo como um meio de neutralizar ameaças como Calm Mind Mega Latias e Clefable, embora o poder e a utilidade de Sludge Bomb sejam melhores em sua maioria. Além disso, o STAB Poison-type escolhido é aquele que ativa o efeito de Stomping Tantrum contra Steel-types, como Heatran e Magearna. Stomping Tantrum permite a Amoonguss atrair e causar OHKO em todos os sets de Heatran e Magnezone após Amoonguss ter falhado um move e eles terem recebido dano de Stealth Rock. Ele também causa dano em Magearna, ainda mais se usado depois de um move Poison-type. Tenha em mente que, se você usar Stomping Tantrum sem ativar seu efeito, ele será um move muito fraco. Hidden Power Fire torna Amoonguss em um bom check de Kartana, dando-lhe também uma forma de atingir Ferrothorn e impedir um cenário favorável em que Mega Scizor possa fazer setup ou ficar em campo contra Amoonguss.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP combinados a 96 EVs em Defense deixam Amoonguss sempre sobreviver a um Knock Off +2 de Kartana após dano prévio de Stealth Rock. O restante dos EVs são colocados em Special Defense com Assault Vest para receber golpes de alguns special attackers poderosos, tais como Ash-Greninja, Choice Specs Tapu Koko e Shift Gear Magearna. Podem ser utilizados 120 EVs em Defense ao invés da distribuição padrão para ter uma boa chance de sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana após dano de Stealth Rock, mas a redução da Special Defense pode fazer falta. Regenerator é escolhido para tornar Amoonguss um ótimo pivot e absorver golpes special, recuperando um pouco de HP a cada vez que sai de campo. Uma nature Sassy é utilizada para aumentar a Special Defense sem perder nenhum dos stats ofensivos, visto que ambos são importantes nesse set. A Speed reduzida não faz muita diferença, já que Amoonguss não ultrapassará nada relevante.

Dicas de Uso
========

Como esse set é usado para absorver alguns moves special, tente evitar que Amoonguss receba poderosos golpes physical, porque ele pode sentir falta da quantidade de HP perdido enquanto está lidando com ataques que caso contrário ele aguentaria, mesmo com Regenerator. Além disso, apesar de Amoonguss poder fazer check a Ash-Greninja e atrair Heatran muito bem, recomenda-se fazer scout de moves que podem agravar esse set, como Ice Beam de Ash-Greninja e Inferno Overdrive de Heatran. Preservar HP saindo de campo depois de fazer check ao Pokémon desejado é altamente recomendado. Deixar Amoonguss com HP baixo ou contar apenas em Giga Drain a fim de preservar a longevidade pode deixar ele incapaz de receber mais golpes special. Regenerator é o que torna esse set um bom pivot, então, use-o sabiamente. Amoonguss pode também remover Toxic Spikes do seu lado do campo, mas tenha em mente que um burn de um Toxapex com Scald, por exemplo, pode ser crítico, colocando Amoonguss no alcance de alguns ataques ou, se seu adversário tem um Heatran, Magnezone ou Magearna, deixando ele incapaz de lidar com esses Pokémon adequadamente devido ao Attack reduzido. Quando estiver enfrentando oponentes como Tapu Bulu e Tangrowth, não hesite em usar Sludge Bomb, ainda que a entrada de um Steel-type seja prevista; Stomping Tantrum está aqui para isso.

Opções de Equipe
========

Assim como Tapu Koko, Amoonguss encaixa bem junto a Pokémon que são fracos a poderosos ataques Water-types, tais como Tyranitar e Mega Scizor. Pokémon que são vulneráveis a Toxic Spikes, como Greninja, e todos os Guardiões das Ilhas apreciam Amoonguss como um parceiro de equipe pela sua habilidade de absorvê-los. Uma vez que Amoonguss convida poderosos Flying-types a entrar em campo, checks de Mega Pinsir, Hawlucha e Tornadus-T, como Celesteela e Tapu Koko, são ótimos parceiros para Amoonguss. Pivots focados em Defense como Landorus-T e Mega-Scizor também são bons aliados, visto que eles podem cobrir os ataques physical com os quais esse set não lida.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Hidden Power Ice pode ser usado em um set mais focado em Defense para surpreender Garchomp, Landorus-T e Gliscor, que caso contrário poderiam usar Amoonguss como isca de setup.

Checks e Counters
===================

**Flying-types**: A combinação entre moves STAB super efetivos e resistência a Grass-type tornam Tornadus-T, Celesteela e Mega Pinsir difíceis para Amoonguss lidar, mas eles devem temer Spore.

**Psychic-types**: Tapu Lele, Mega Alakazam, Mega Latios e Hoopa-U quebram as defesas de Amoonguss com seus STABs Psychic-type, embora Tapu Lele deva ter cautela para não receber Sludge Bomb.

**Fire-types**: Volcarona, Mega Charizard Y e Heatran são apenas alguns Fire-types que conseguem derrotar Amoonguss com seus STABs Fire-type, sendo que Amoonguss mal consegue revidar a não ser com Spore e Stun Spore.

**Ice-types**: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile batem forte em Amoonguss com seus STABs Ice-type; no entanto, Mamoswine não pode entrar diretamente em Giga Drain.

**Vários Pokémon Defensivos**: Os moves de utilidade e STABs de Amoonguss tendem a atrair uma variedade de Pokémon bulky que podem fazer switch in livremente e proceder fazendo setup ou vencendo Amoonguss no um a um. Isso inclui Pokémon como Chansey, Mega Sableye e Mega Venusaur. Outros como Clefable, Toxapex, Skarmory e Celesteela podem todos entrar na frente de Amoonguss e eventualmente o superar se as condições certas forem atendidas. Por exemplo, Clefable precisa de Flamethrower e Amoonguss precisa ter colocado alguém para dormir com Spore antes de Clefable entrar, enquanto Skarmory, Toxapex e Celesteela podem fazer switch in em Amoonguss facilmente depois que ele tiver colocado alguém para dormir também.

[CREDITS]
- Written by: [[Jordy, 395754], [OldAmberPlays, 232261]]
- Translated by: [[InvejaMata, 444608]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Leo, 328915], [Finchinator, 114198], [ABR, 223276], [Talah, 248449], [locri, 303291]]
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
O usuário InvejaMata não está demonstrando atividades na Smogon, tal como diz seu perfil, desde o mês de Abril nem está respondendo a mensagens no site e no grupo do Discord, no qual ele está inserido. O processo de tradução, revisão e publicação continuará em andamento, a fim de que a análise em PT-BR não fique mais tempo estagnada. Caso o usuário volte a acessar essa tradução, ele poderá dar continuidade ao processo.
 
GP (2/2)

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Com um enorme HP e uma boa combinação de tipos defensiva que lhe permitem lidar com os principais Pokémon do metagame, como Ash-Greninja, Tapu Koko, Keldeo, Tapu Bulu e Tangrowth, Amoonguss é um excelente Pokémon defensivo. Amoonguss também possui cinco resistências chave a Grass, Water, Electric, Fairy e Fighting, além de ter acesso a um amplo número de moves de utilidade valiosos, como Spore, Stun Spore e Clear Smog. A excelente ability defensiva de Amoonguss, Regenerator, apenas reforça ainda mais sua a destreza defensiva de Amoonguss, já que ela o impede que Amoonguss de perder tempo se curando, significando que ele não perde momentum tão facilmente, podendo ser então uma boa escolha em times ofensivos apesar de não ter uma forte presença ofensiva. Infelizmente, a tipagem defensiva de Amoonguss também lhe dá algumas fraquezas desagradáveis para os tipos ofensivos comuns Flying, Ice, Fire e Psychic, o que, junto aos seus baixos stats ofensivos e de Speed, podem torná-lo um pouco passivo. Desse jeito, um vasto número de Pokémon ofensivos pode tomar oportunidades para fazer setup ou switch ins livremente, uma vez que Amoonguss tenha usado Spore.

[SET]
name: Black Sludge
move 1: Spore
move 2: Giga Drain
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Sludge Bomb / Stun Spore
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 248 HP/ 56 Def/ 204 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spore concede a Amoonguss a habilidade de colocar Pokémon ameaçadores como Tornadus-T, Mega Mawile, Mega Alakazam e Heatran para dormir e compensa um pouco a sua baixa presença ofensiva ao forçar a saída de vários Pokémon, ameaçando fazê-los dormir. Hidden Power Fire não só permite a Amoonguss fazer check a Kartana, mas também o impede de ser uma isca de setup para Mega Mawile e Shift Gear Magearna e de, (adicionar vírgula) assim como de Spikes para Ferrothorn. Devido à notável chance de poison e à quantidade de dano que provoca, Sludge Bomb torna-se a opção preferida em comparação a Clear Smog, embora Clear Smog ainda pode ser escolhido para neutralizar ameaças que fazem setup, como Clefable e Serperior. Stun Spore pode substituir Sludge Bomb para prejudicar ameaças que pensam estarem seguras depois de Amoonguss ter usado Spore com êxito. Nota-se ainda que Giga Drain pode ser renunciado em favor de Stun Spore se o time já tiver outra forma confiável para lidar com Ash-Greninja.

Detalhes do Set
========

56 EVs em Defense permitem a Amoonguss sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana. O investimento em Special Defense desse set com uma Nature Calm impede que Amoonguss leve 2HKO de Dark Pulse de Ash-Greninja e o ajuda a fazer check em Pokémon como Magearna e Tapu Koko com mais segurança. Em times stall, uma distribuição de EVs mais focada em Defense pode ser usada para realizar check em stallbreakers ameaçadores como Mega Mawile e Choice Band Tapu Bulu mais fielmente. Deve-se usar Rocky Helmet com essa distribuição para enfraquecer esses Pokémon de modo mais constante.

Dicas de Uso
========

Amoonguss deve ser trazido em segurança contra Pokémon aos quais ele pode fazer check, como Ash-Greninja, Magearna, Tapu Bulu e Clefable. A partir daí, ele deve tentar prejudicar seus oponentes. Graças ao decente bulk de Amoonguss e Regenerator, ele também pode fazer pivot em Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Kartana para descobrir em que move eles vão se prender. No entanto, você deve tomar cuidado ao usar Amoonguss para fazer check nesses Pokémon, afinal, visto que seus meios de recovery são precários, ele não consegue lidar de forma segura com Pokémon como Choice Band Kartana e Tapu Bulu. Esteja atento sobre quando usar Spore, visto que um Pokémon pode ser utilizado como isca para entrar em campo e receber o golpe por outro Pokémon como Mega Alakazam, Heatran e Tornadus-T, os quais irão ativamente procurar levar vantagem sobre Amoonguss. Se Pokémon como Tornadus-T, Mega Alakazam e Zapdos são previstos para entrar em campo assim que outro Pokémon já foi colocado pra dormir com Spore, Amoonguss deve tentar prejudicá-los com Stun Spore, no caso de Tornadus-T e Mega Alakazam, ou dar a eles poison com Sludge Bomb. Além disso, é importante usar Regenerator de forma ativa fazendo double switches na saída de Pokémon a que ele faz check, já que Amoonguss precisa estar com um alto nível de HP para poder fazer check de modo consistente. Isso lhe permite o máximo de momentum possível, especialmente depois de usar Spore.

Opções de Equipe
========

Amoonguss se encaixa em times variando de balance e bulky offense para até mesmo algumas equipes stall. Enquanto Amoonguss tem bulk suficiente para fazer pivot em Ash-Greninja, ter um Pokémon resistente a Dark, como Clefable, Assault Vest Magearna ou Tyranitar, é obrigatório para impedir Amoonguss de levar flinch de Dark Pulse. Steel-types, como Magearna, Celesteela e Jirachi, podem fazer check a Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, que ameaçam Amoonguss. Uma vez que Heatran é uma grande ameaça para Amoonguss, Pokémon que podem fazer check a ele, como Garchomp e Gliscor, são bons parceiros de equipe. (Mega) (adicionar parênteses) Slowbro, (adicionar vírgula) em particular é uma boa combinação bom parceiro para Amoonguss, já que eles podem formar um core de Regenerator com Mega Slowbro fazendo check a Heatran, Mega Medicham e Mega Latios. capaz de check a Heatran, Mega Medicham e Mega Latios, é uma combinação particularmente interessante para Amoonguss, criando um core de Regenerator no time (a frase na análise original está dando um duplo sentido em questão, portanto, a modificação foi para desembaraçar a função de Slowbro no core). Em troca, Amoonguss mantém os Electric-types em xeque e remove Toxic Spikes. Electric-types, como Rotom-W, Zapdos e Tapu Koko, são capazes de fazer check a Tornadus-T, que é um dos principais Pokémon que tentará efetivamente tirar vantagem de Amoonguss. Nota-se ainda que Tapu Koko anula o efeito de Spore de prejudicar um Pokémon, então, certifique-se de estar atento quando estiver usando ambos no mesmo time. Visto que Amoonguss precisa estar com o HP alto para ser consistente fazendo check, parceiros de equipe que podem remover hazards como Tornadus-T e Rotom-W são boas opções.

[SET]
name: Assault Vest
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Stomping Tantrum
move 4: Hidden Power Fire
item: Assault Vest
ability: Regenerator
nature: Sassy
evs: 252 HP/ 96 Def/ 160 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain é o STAB Grass-type predileto de Amoonguss, já que ele pode ser usado para recuperar HP, além de ser útil contra alguns Water-types problemáticos, como Ash-Greninja, Mega-Swampert e Keldeo. Sludge Bomb é utilizado para acertar Grass e Fairy-types, como Tapu Bulu, Tapu Koko e Tangrowth, e tem uma chance de prejudicar possíveis switch-ins, como Latios e Landorus-T. Pode-se ainda usar Clear Smog no lugar de Sludge Bomb, servindo como um meio de neutralizar ameaças como Calm Mind Mega Latias e Clefable, embora o poder e a utilidade de Sludge Bomb sejam melhores em sua maioria. Além disso, o STAB Poison-type escolhido é aquele que ativa o efeito de Stomping Tantrum contra Steel-types, como Heatran e Magearna. Stomping Tantrum permite a Amoonguss atrair e causar OHKO em todos os sets de Heatran e Magnezone após Amoonguss ter falhado um move e eles terem recebido dano de Stealth Rock. Ele também causa dano em Magearna, ainda mais se usado depois de um move Poison-type. Tenha em mente que, se você usar Stomping Tantrum sem ativar seu efeito, ele será um move muito fraco. Hidden Power Fire torna Amoonguss em um bom check de Kartana, dando-lhe também uma forma de atingir Ferrothorn e impedir um cenário favorável em que Mega Scizor possa fazer setup ou ficar em campo contra Amoonguss.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP combinados a 96 EVs em Defense deixam Amoonguss sempre sobreviver a um Knock Off +2 de Kartana após dano prévio de Stealth Rock. O restante dos EVs são colocados em Special Defense com Assault Vest para receber golpes de alguns special attackers poderosos, tais como Ash-Greninja, Choice Specs Tapu Koko e Shift Gear Magearna. Podem ser utilizados 120 EVs em Defense ao invés da distribuição padrão para ter uma boa chance de sobreviver a um Smart Strike +2 de Kartana após dano de Stealth Rock, mas a redução da Special Defense pode fazer falta. Regenerator é escolhido para tornar Amoonguss um ótimo pivot e absorver golpes special, recuperando um pouco de HP a cada vez que sai de campo. Uma nature Sassy é utilizada para aumentar a Special Defense sem perder nenhum dos stats ofensivos, visto que ambos são importantes nesse set. A Speed reduzida não faz muita diferença, já que Amoonguss não ultrapassará nada relevante.

Dicas de Uso
========

Como esse set é usado para absorver alguns moves special, tente evitar que Amoonguss receba poderosos golpes physical, porque ele pode sentir falta da quantidade de HP perdido enquanto está lidando com ataques que caso contrário ele aguentaria, mesmo com Regenerator. Além disso, apesar de Amoonguss poder fazer check a Ash-Greninja e atrair Heatran muito bem, recomenda-se fazer scout de moves que podem agravar esse set, como Ice Beam de Ash-Greninja e Inferno Overdrive de Heatran. Preservar HP saindo de campo depois de fazer check ao Pokémon desejado é altamente recomendado. Deixar Amoonguss com HP baixo ou contar apenas em Giga Drain a fim de preservar a longevidade pode deixar ele incapaz de receber mais golpes special. Regenerator é o que torna esse set um bom pivot, então, use-o sabiamente. Amoonguss pode também remover Toxic Spikes do seu lado do campo, mas tenha em mente que um burn de um Toxapex com Scald, por exemplo, pode ser crítico, colocando Amoonguss no alcance de alguns ataques ou, se seu adversário tem um Heatran, Magnezone ou Magearna, deixando ele incapaz de lidar com esses Pokémon adequadamente devido ao Attack reduzido. Quando estiver enfrentando oponentes como Tapu Bulu e Tangrowth, não hesite em usar Sludge Bomb, ainda que a entrada de um Steel-type seja prevista; Stomping Tantrum está aqui para isso.

Opções de Equipe
========

Assim como Tapu Koko, Amoonguss se encaixa bem junto a Pokémon que são fracos a poderosos ataques Water-types, tais como Tyranitar e Mega Scizor. Pokémon que são vulneráveis a Toxic Spikes, como Greninja, e todos os Guardiões das Ilhas apreciam Amoonguss como um parceiro de equipe pela sua habilidade de absorvê-los. Uma vez que Amoonguss convida poderosos Flying-types a entrar em campo, checks de Mega Pinsir, Hawlucha e Tornadus-T, como Celesteela e Tapu Koko, são ótimos parceiros para Amoonguss. Pivots focados em Defense como Landorus-T e Mega- (retirar hífen) Scizor também são bons aliados, visto que eles podem cobrir os ataques physical com os quais esse set não lida.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Hidden Power Ice pode ser usado em um set mais focado em Defense para surpreender Garchomp, Landorus-T e Gliscor, que caso contrário poderiam usar Amoonguss como isca de setup.

Checks e Counters
===================

**Flying-types**: A combinação entre moves STAB super efetivos e resistência a Grass-type tornam Tornadus-T, Celesteela e Mega Pinsir difíceis para Amoonguss lidar, mas eles devem temer Spore.

**Psychic-types**: Tapu Lele, Mega Alakazam, Mega Latios e Hoopa-U quebram as defesas de Amoonguss com seus STABs Psychic-type, embora Tapu Lele deva ter cautela para não receber Sludge Bomb.

**Fire-types**: Volcarona, Mega Charizard Y e Heatran são apenas alguns Fire-types que conseguem derrotar Amoonguss com seus STABs Fire-type, sendo que Amoonguss mal consegue revidar a não ser com Spore e Stun Spore.

**Ice-types**: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile batem forte em Amoonguss com seus STABs Ice-type; no entanto, Mamoswine não pode entrar diretamente em Giga Drain.

**Vários Pokémon Defensivos**: Os moves de utilidade e STABs de Amoonguss tendem a atrair uma variedade de Pokémon bulky que podem fazer switch in livremente e proceder fazendo setup ou vencendo Amoonguss no um a um. Isso inclui Pokémon como Chansey, Mega Sableye e Mega Venusaur. Outros como Clefable, Toxapex, Skarmory e Celesteela podem todos entrar na frente de Amoonguss e eventualmente o superar se as condições certas forem atendidas. Por exemplo, Clefable precisa de Flamethrower e Amoonguss precisa ter colocado alguém para dormir com Spore antes de Clefable entrar, enquanto Skarmory, Toxapex e Celesteela podem fazer switch in em Amoonguss facilmente depois que ele tiver colocado alguém para dormir também.

[CREDITS]
- Written by: [[Jordy, 395754], [OldAmberPlays, 232261]]
- Translated by: [[InvejaMata, 444608]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Leo, 328915], [Finchinator, 114198], [ABR, 223276], [Talah, 248449], [locri, 303291]]


Parabéns pela tradução, caso queira constatar algo sobre a correção, me procure. Até!
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top