OU Bisharp

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/bisharp/

Visão Geral

A combinação de moves STAB fortes, um poderoso golpe prioritário e meios de fortalecer seu Attack tornam Bisharp um physical attacker a ser temido em OU. Dark é um dos tipos ofensivos mais devastadores do jogo, permitindo que Bisharp represente uma grande ameaça a equipes defensivas com seu potente Knock Off. Além disso, Swords Dance + Sucker Punch dá a ele uma ferramenta poderosa de sweep, além de torná-lo um Pokémon ameaçador para equipes ofensivas sob certas circunstâncias. A ability Defiant de Bisharp aumenta sua capacidade como sweeper, conferindo-lhe um boost em Attack sempre que um outro stat diminui. Sua combinação de tipos Dark / Steel também é decente, dando-lhe resistências a tipos ofensivos comuns tais como Dragon, Ice, Flying e Ghost. Em contrapartida, os 70 de base Speed de Bisharp relativamente baixos o deixam ser ultrapassado pela maior parte do metagame, sendo muito dependente de Sucker Punch, um move fácil de se ludibriar caso o adversário não use um golpe de dano direto. Bisharp é consideravelmente frágil, sendo incapaz de aguentar a maioria dos ataques moderadamente fortes, se não os resistir. Ademais, embora Bisharp tenha somente três fraquezas, elas são contra três dos tipos mais comuns da tier: Fire, Ground e Fighting.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Knock Off
move 2: Iron Head
move 3: Sucker Punch
move 4: Swords Dance
item: Dread Plate / Darkinium Z
ability: Defiant
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Knock Off é o STAB principal de Bisharp, ostentando um bom poder junto à capacidade de remover itens dos oponentes. Iron Head é o move STAB secundário, acertando Fairy-types que resistem a Dark e também sendo um bom golpe contra Pokémon que já tiveram o item removido ou que não podem o perder. Sucker Punch dá a Bisharp um move de prioridade, permitindo-lhe cobrir de certa forma sua Speed relativamente baixa para um Pokémon ofensivo, conseguindo assim remover ameaças ofensivas frágeis, além de causar dano significativo em +2. Swords Dance aumenta o Attack de Bisharp e torna-o um aterrorizante sweeper capaz de ameaçar algumas das walls defensivas mais bulky. Black Hole Eclipse oferece a Bisharp um poderoso Z-Move Dark-type com 140 de Base Power que consegue um OHKO em muitos Pokémon defensivos em +2.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed e Attack permite a Bisharp bater o mais forte e o mais rápido possível, duas características importantes para um physical attacker. Nature Adamant é preferível para conseguir um OHKO em Pokémon como Mega Sableye, Celesteela, Toxapex, Skarmory e Mega Scizor com +2 Black Hole Eclipse, isto é, se estiver usando Darkinium Z, embora o dano de Stealth Rock ainda seja necessário no caso dos últimos três. Nature Jolly é uma opção para ultrapassar Pokémon como Adamant Tapu Bulu e Mega Heracross, além de algumas variantes mais bulky de Zygarde, apesar de o poder adicional de wallbreaker fornecido por Adamant ser geralmente uma opção superior. Bisharp é comumente usado em equipes que já têm um usuário de Z-Move, portanto, Dread Plate é a mais balanceada entre as opções, aumentando o poder dos seus dois STABs Dark-type sem quaisquer prejuízos. Todavia, caso a equipe não possua um usuário de Z-Move, Darkinium Z é a melhor opção. Defiant é a ability escolhida de Bisharp, permitindo-lhe obter um boost de +2 em Attack toda vez que um de seus stats diminuir, seja enfrentando usuários de Defog ou Intimidate que entrarem em campo.

Dicas de Uso

Uma das primeiras coisas a se notar ao optar por Darkinium Z Bisharp é que Sucker Punch tem uma Base Power maior do que a de Knock Off, ou seja, usar Sucker Punch como Z-Move dará mais poder a Black Hole Eclipse. Também vale mencionar que Z-Moves têm prioridade neutra por padrão, logo, usar Sucker Punch como Z-Move não resultará num ataque com +1 de prioridade, mas sim um golpe prioritário neutro. Bisharp pode ser usado como um wallbreaker tanto de começo quanto de meio de jogo ou como um cleaner no fim da partida. Como wallbreaker, Bisharp pode abrir caminho para outro sweeper, usando Knock Off ou Black Hole Eclipse a fim de enfraquecer ou derrotar um Pokémon defensivo ameaçador. Contudo, às vezes é apenas necessário que Bisharp use Sucker Punch visando enfraquecer uma ameaça ofensiva para que ela possa sofrer revenge kill por um parceiro de equipe. Como late-game cleaner, Bisharp muito possivelmente usará a combinação de Swords Dance e Sucker Punch para fazer sweep num time adversário enfraquecido. Lembre-se que a excelente ability de Bisharp, Defiant, permite-lhe se tornar uma potente ameaça a qualquer instante, visto que recebe um boost em Attack se algum de seus stats for reduzido. Isso fará usuários de Defog pensarem duas vezes antes de removerem entry hazards, deixando usuários de Intimidate como Landorus-T e Gyarados mais cautelosos contra Bisharp, pois caso contrário as coisas poderão rapidamente sair de controle.

Opções de Equipe

Equipe ofensivas com estratégia centrada em hazards, normalmente aquelas que usam Sticky Web ou Spikes em particular, são os tipos de times nos quais Bisharp melhor se encaixa. Defiant torna-o um grande empecilho para usuários de Defog e sua Speed tier mediana indica que o suporte de Sticky Web é muito apreciado, a fim de ser mais rápido que ameaças ofensivas mais velozes. Dito isso, Pokémon como Smeargle, Greninja e Scolipede são bons parceiros para Bisharp, considerando que todos eles se enquadram bem nesses estilos de equipe e são adeptos a usarem hazards. Bisharp usualmente possui uma boa sinergia com muitos physical attackers, já que Pokémon como Mega Pinsir, Mimikyu, Mega Mawile e Zygarde podem cooperar para atormentar Pokémon defensivos com bastante bulk physical os quais Bisharp não consegue superar sozinho. Por fim, visto que Bisharp é forçado a sair de campo pela maioria dos Fighting-types, geralmente é uma boa ideia o colocar junto de outros Pokémon ofensivos como Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T, que são capazes de fazer check a ameaças como Keldeo e Mega Heracross.

Outras Opções

Life Orb pode ser usado para adicionar poder a todos os ataques de Bisharp, ao custo de um pouco de dano a cada turno. O recoil de Life Orb enfraquecerá Bisharp e pode colocá-lo no âmbito de moves de prioridade ou ataques mais fracos que ele sobreviveria caso contrário. Lum Berry permite a Bisharp curar-se de qualquer condição de status, possibilitando-lhe jogar mais agressivamente contra Pokémon como Rotom-W, Mega Sableye, Amoonguss e Slowbro, os quais poderiam em outra situação o prejudicar com moves de status ou Scald. Shuca Berry torna Bisharp capaz de aguentar um golpe Ground-type de checks comuns tais como Garchomp, Landorus e Zygarde, os quais podem ser ameaçados por Knock Off ou Sucker Punch fortalecido com Swords Dance. Low Kick é uma opção para golpear Pokémon como Heatran, Greninja e Mega Gyarados. Finalmente, pode-se escolher Pursuit no lugar de Swords Dance, dando a Bisharp a habilidade de aprisionar Pokémon como Tapu Lele, Latios, Chansey e Alakazam com Pursuit em dada situação.

Checks e Counters

Fighting-types: Resistindo a ambos Knock Off e Sucker Punch, Keldeo, Breloom, Terrakion e Mega Heracross conseguem todos fazer check a Bisharp e nocauteá-lo com seus fortes STABs. Keldeo é um exemplo particularmente bom, pois também resiste ao Iron Head de Bisharp.

Pokémon com Defense Alta: Physical walls como Zapdos, Tangrowth e Hippowdon aguentam os golpes de Bisharp e lidam com ele facilmente. Zapdos e Hippowdon ameaçam derrotar Bisharp com Heat Wave e Earthquake, respectivamente, enquanto Tangrowth ameaça pôr Bisharp para dormir usando Sleep Powder.

Dark-types: Dark-types, como Ash-Greninja e Mega Gyarados, aproveitam-se de sua resistência a Sucker Punch para fazerem check a Bisharp, sendo Mega Gyarados até mesmo capaz de usá-lo como isca de setup.
 
Last edited:

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
GP 1/2
Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Com a combinação de depois moves STAB fortes, um poderoso golpe prioritário e formas de aumentar seu Attack, Bisharp torna-se um poderoso physical attacker em OU. Dark é um dos tipos ofensivos mais devastadores do jogo, o que permite a Bisharp representar uma grande ameaça para equipes defensivas com seu poderoso Knock Off. Além disso, Swords Dance + Sucker Punch dá a Bisharp uma ferramenta poderosa de sweep, tornando-se também além de torná-lo um Pokémon ameaçador para equipes ofensivas sob certas circunstâncias. A ability Defiant de Bisharp aumenta sua capacidade como sweeper, conferindo-lhe um boost em Attack toda vez sempre que um outro stat sofrer diminuição. Sua combinação de tipos Dark / Steel também é decente, dando-lhe resistências a tipos ofensivos comuns como Dragon, Ice, Flying e Ghost. Em contrapartida, os 70 de base Speed de Bisharp são relativamente baixos, (remover vírgula) não sendo difícil para a deixam-no ser ultrapassado pela maior parte do metagame atacar antes dele, tornando-o extremamente dependente de Sucker Punch, um move que pode ser facilmente impedido caso o oponente não use um golpe de dano direto. Bisharp é consideravelmente frágil, sendo incapaz de aguentar a maior parte dos ataques moderadamente fortes se não resisti-los. Ademais, embora Bisharp tenha somente três fraquezas, elas são contra três dos tipos mais comuns da tier: Fire, Ground e Fighting.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Knock Off
move 2: Iron Head
move 3: Sucker Punch
move 4: Swords Dance
item: Dread Plate / Darkinium Z
ability: Defiant
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Knock Off é o STAB principal de Bisharp, possuindo um bom poder e junto a capacidade de remover itens dos oponentes. Iron Head é o move STAB secundário, acertando Fairy-types que resistem a Dark e também sendo um bom golpe contra Pokémon que já tiveram o item removido / ou que não podem ter o item removido perdê-lo. Sucker Punch dá a Bisharp prioridade, permitindo-lhe cobrir de certa forma sua Speed relativamente baixa para um Pokémon ofensivo e possibilitando-lhe remover ameaças ofensivas frágeis, além de causar dano significativo em +2. Swords Dance aumenta o Attack de Bisharp e torna-o um aterrorizante sweeper que é capaz de ameaçar algumas das walls defensivas mais bulky. Black Hole Eclipse dá a Bisharp um poderoso Z-Move Dark-type com 140 de Base Power que consegue um OHKO em muitos Pokémon defensivos em +2.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed e Attack permite a Bisharp bater o mais forte e o mais rápido possível, duas características importantes para um physical attacker. Nature Adamant é preferível para conseguir um OHKO em Pokémon como Mega Sableye, Celesteela, Toxapex, Skarmory e Mega Scizor com +2 Black Hole Eclipse se estiver usando Darkinium Z, embora o dano de Stealth Rock ainda seja necessário no caso dos últimos três. Nature Jolly é uma opção para ultrapassar Pokémon como Adamant Tapu Bulu e Mega Heracross, além de algumas variantes mais bulky de Zygarde, embora o poder adicionar adicional de wallbreaker fornecido por Adamant seja geralmente uma opção superior. Bisharp é comumente usado em equipes que já têm um usuário de Z-Move, portanto, Dread Plate é uma melhor opção no geral, aumentando o poder dos seus dois STABs Dark-type sem quaisquer consequências. Todavia, caso a equipe não possua um usuário de Z-Move, Darkinium Z é a melhor opção. Defiant é a ability de escolha escolhida de Bisharp, permitindo-lhe conseguir um boost de +2 em Attack toda vez que um de seus stats sofrer diminuição, tal como contra um Pokémon usando Defog ou contra usuários de Intimidate que entrarem em campo.

Dicas de Uso

Uma das primeiras coisas a se notar é que ao optar-se por Darkinium Z Bisharp, (remover vírgula) é que Sucker Punch tem uma Base Power maior que Knock Off, significando que usar Sucker Punch como Z-Move dará uma Base Power maior a Black Hole Eclipse. Também vale mencionar que Z-Moves têm prioridade neutra por padrão, então logo, usar Sucker Punch como Z-Move não resultará em um ataque com +1 de prioridade, mas sim num golpe com prioridade neutra. Bisharp pode ser usado tanto como um wallbreaker no começo ou meio de jogo ou como um cleaner mais para o fim. Como wallbreaker, Bisharp pode facilitar um o caminho para outro sweeper usando Knock Off ou Black Hole Eclipse para a fim de enfraquecer ou derrotar um Pokémon defensivo ameaçador. Contudo, às vezes tudo que é preciso é que Bisharp use Sucker Punch para visando enfraquecer uma ameaça ofensiva para que ela possa levar revenge kill de um parceiro de equipe logo em seguida. Como late-game cleaner, Bisharp muito possivelmente usará a combinação de Swords Dance e Sucker Punch para conseguir um sweep na equipe adversária. Lembre-se que a excelente ability de Bisharp, Defiant, permite-lhe tornar-se uma potente ameaça a qualquer turno minuto, considerando que ele ganha um boost em Attack se qualquer um dos seus stats forem reduzidos. Isso fará usuários de Defog pensarem duas vezes antes de removerem entry hazards e deixará usuários de Intimidate como Landorus-T e Gyarados também terão que jogar com mais cautelosos contra Bisharp, pois, do caso contrário, as coisas poderão facilmente sair do controle deles.

Opções de Equipe

Equipe ofensivas com estratégia centrada em hazards, especialmente aquelas que usam Sticky Web ou Spikes em particular, são os tipos de equipes ofensivas times nos quais Bisharp melhor se encaixa. Defiant torna-o um grande empecilho para usuários de Defog, e sua Speed tier mediana indica que ele aprecia o suporte de Sticky Web para conseguir ser mais rápido que ameaças ofensivas mais velozes. Dito isso, Pokémon como Smeargle, Greninja e Scolipede são bons parceiros para Bisharp, considerando que todos eles se encaixam bem nesses estilos de equipe e são adeptos a usarem hazards. Bisharp geralmente fica bem ao lado de muitos physical attackers, já que Pokémon como Mega Pinsir, Mimikyu, Mega Mawile e Zygarde podem trabalhar para sobrecarregar Pokémon defensivos com bastante bulk physical os quais Bisharp não conseguiria superar sozinho. Por fim, considerando que Bisharp é forçado a sair de campo pela maioria dos Fighting-types, geralmente é uma boa ideia colocá-lo junto de outros Pokémon ofensivos como Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T, os quais são capazes de fazer check a ameaças como Keldeo e Mega Heracross.

Outras Opções

Life Orb pode ser usado para dar um poder adicional a todos os ataques de Bisharp, ao custo de um pouco de dano a cada turno. O recoil de Life Orb enfraquecerá Bisharp e pode colocá-lo na mira de moves de prioridade ou ataques mais fracos que ele seria capaz de sobreviver caso contrário. Lum Berry permite a Bisharp curar-se de qualquer condição de status, permitindo-lhe possibilitando-lhe (repetição) jogar mais agressivamente contra Pokémon como Rotom-W, Mega Sableye, Amoonguss e Slowbro, os quais poderiam em outra situação prejudicá-lo com moves de status ou Scald. Shuca Berry dá a torna Bisharp a ability capaz de aguentar um golpe Ground-type de checks comuns como Garchomp, Landorus e Zygarde, os quais podem ser ameaçados por Knock Off ou Sucker Punch fortalecido por Swords Dance. Low Kick pode ser usado para danificar Pokémon como Heatran, Greninja e Mega Gyarados. Finalmente, Pursuit pode ser usado no lugar de Swords Dance, dando a Bisharp a habilidade situacional de aprisionar Pokémon como Tapu Lele, Latios, Chansey e Alakazam com Pursuit.

Checks e Counters

Fighting-types: Com resistência a ambos Knock Off e Sucker Punch, Keldeo, Breloom, Terrakion e Mega Heracross conseguem todos fazer check a Bisharp e nocauteá-lo com seus STABs. Keldeo é um exemplo particularmente bom, resistindo também ao Iron Head de Bisharp.

Pokémon com Defense Alta: Physical walls como Zapdos, Tangrowth e Hippowdon conseguem aguentar os golpes de Bisharp e lidar com ele facilmente. Zapdos e Hippowdon ameaçam derrotar Bisharp com Heat Wave e Earthquake, respectivamente, enquanto Tangrowth ameaça pôr Bisharp para dormir com Sleep Powder.

Dark-types: Pokémon Dark-types como Ash-Greninja e Mega Gyarados aproveitam-se de sua resistência a Sucker Punch para fazerem check a Bisharp, com Mega Gyarados podendo até mesmo usá-lo como isca de setup.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Tudo o que for gramática propriamente dita está em (G), apenas para confundir menos na hora de ler o GP;

Muitos dos alertas (A) foram usados para justificar as mudanças, havendo quase nenhum exigindo mudanças manuais. No geral, caso seja do seu interesse, leia e o que der para revisar ou mudar, contate-me;

GP 2/2:

Visão Geral

A (A: não creio que haja muita relevância em colocar a preposição de início. Além disso, é possível evitar esses dois 'com' no início da tradução) combinação de moves STAB fortes, um poderoso golpe prioritário e meios de fortalecer seu Attack tornam Bisharp um physical attacker a ser temido em OU. Dark é um dos tipos ofensivos mais devastadores do jogo, permitindo que Bisharp (A: compreendo o porquê 'permitindo-lhe' não foi usado, visto que poderia trazer uma ambiguidade. Fiz a mudança considerando apenas a leitura em si, o tal do 'fluxo' da frase) represente uma grande ameaça a equipes defensivas com seu potente (A: poderoso foi usado anteriormente) Knock Off. Além disso, Swords Dance + Sucker Punch dá a ele uma ferramenta poderosa de sweep, além de torná-lo um Pokémon ameaçador para equipes ofensivas sob certas circunstâncias. A ability Defiant de Bisharp aumenta sua capacidade como sweeper, conferindo-lhe um boost em Attack sempre que um outro stat diminui. Sua combinação de tipos Dark / Steel também é decente, dando-lhe resistências a tipos ofensivos comuns tais (A: evitar a sequência de comuns como) como Dragon, Ice, Flying e Ghost. Em contrapartida, os 70 de base Speed de Bisharp relativamente baixos o deixam (G: advérbios exigem próclise. No caso, 'relativamente' é advérbio de modo; de maneira relativa) ser ultrapassado pela maior parte do metagame, sendo muito (A: ainda está suscetível a mudar. No geral, extremamente dependente não ficou muito suave) dependente de Sucker Punch, um move fácil de se passar a perna (A: a ideia não estava muito clara, apesar de eu ter captado o sentido. 'Passar a perna' pode até denotar informalidade, contudo, acho que é mais do que adequado usar aqui em relação a uma semântica mais clara. No máximo aceito ludibriar, mas 'impedindo' não) caso o adversário não use um golpe de dano direto. Bisharp é consideravelmente frágil, sendo incapaz de aguentar a maioria dos ataques moderadamente fortes se não os resistir (G: aqui, listam-se três ocasiões simultâneas de exigência de próclise. Primeiro, o uso de advérbios — no caso, moderadamente; de maneira moderada. Segundo, o uso de 'se' com valor de conjunção condicional — aliás, 'se' também pode exercer outras funções que exigem próclise, como pronome ou conjunção integrante. Terceiro e último, palavras com valor negativo estão incluídas no uso da regra). Ademais, embora Bisharp tenha somente três fraquezas, elas são contra três dos tipos mais comuns da tier: Fire, Ground e Fighting.

G: vale salientar que, caso o 'se' destacado nessa última seção (G) tenha valor condicional, recomendo usar a vírgula da seguinte maneira: Bisharp é consideravelmente frágil, sendo incapaz de aguentar a maioria dos ataques moderadamente fortes, se não os resistir.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Knock Off
move 2: Iron Head
move 3: Sucker Punch
move 4: Swords Dance
item: Dread Plate / Darkinium Z
ability: Defiant
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Knock Off é o STAB principal de Bisharp, ostentando um bom poder junto à (A: junto a + a capacidade, uso de crase) capacidade de remover itens dos oponentes. Iron Head é o move STAB secundário, acertando Fairy-types que resistem a Dark e também sendo um bom golpe contra Pokémon que já tiveram o item removido ou que não podem o perder (G: palavras com sentido negativo exigem próclise). Sucker Punch dá a Bisharp um move de prioridade, permitindo-lhe cobrir de certa forma sua Speed relativamente baixa para um Pokémon ofensivo, conseguindo assim remover ameaças ofensivas frágeis, além de causar dano significativo em +2. Swords Dance aumenta o Attack de Bisharp e torna-o um aterrorizante sweeper capaz de ameaçar algumas das walls defensivas mais bulky. Black Hole Eclipse oferece a Bisharp um poderoso Z-Move Dark-type com 140 de Base Power que consegue um OHKO em muitos Pokémon defensivos em +2.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed e Attack permite a Bisharp bater o mais forte e o mais rápido possível, duas características importantes para um physical attacker. Nature Adamant é preferível para conseguir um OHKO em Pokémon como Mega Sableye, Celesteela, Toxapex, Skarmory e Mega Scizor com +2 Black Hole Eclipse, isto é (A: adição feita com o intuito de melhorar a coesão), se estiver usando Darkinium Z, embora o dano de Stealth Rock ainda seja necessário no caso dos últimos três. Nature Jolly é uma opção para ultrapassar Pokémon como Adamant Tapu Bulu e Mega Heracross, além de algumas variantes mais bulky de Zygarde, apesar de o poder adicional de wallbreaker fornecido por Adamant seja geralmente uma opção superior. Bisharp é comumente usado em equipes que já têm um usuário de Z-Move, portanto, Dread Plate é a mais balanceada entre as opções, aumentando o poder dos seus dois STABs Dark-type sem quaisquer prejuízos (A: a mudança foi feita considerando o conceito de consequência, podendo uma consequência ser boa ou ruim). Todavia, caso a equipe não possua um usuário de Z-Move, Darkinium Z é a melhor opção. Defiant é a ability escolhida de Bisharp, permitindo-lhe obter um boost de +2 em Attack toda vez que um de seus stats diminuir, seja enfrentando usuários de Defog ou Intimidate que entrarem em campo.

Dicas de Uso

Uma das primeiras coisas a se notar ao optar por Darkinium Z Bisharp é que Sucker Punch tem uma Base Power maior do que a de Knock Off, ou seja (A: embora eu goste sim do 'significando que', houve uma utilização razoável do 'que'), usar Sucker Punch como Z-Move dará mais poder (A: Base Power já foi usado a priori) a Black Hole Eclipse. Também vale mencionar que Z-Moves têm prioridade neutra por padrão, logo, usar Sucker Punch como Z-Move não resultará num ataque com +1 de prioridade, mas sim um golpe prioritário neutro. Bisharp pode ser usado como um wallbreaker tanto de começo quanto de (A: na análise, predomina o uso do 'and' entre começo e meio. Todavia, compreendo a ambiguidade que 'e' pode trazer aqui e, portanto, decidi usar essa estrutura ao invés disso) meio de jogo ou como um cleaner no fim da partida. Como wallbreaker, Bisharp pode abrir caminho para outro sweeper, usando Knock Off ou Black Hole Eclipse a fim de enfraquecer ou derrotar um Pokémon defensivo ameaçador. Contudo, às vezes é apenas necessário que (A: atente-se ao queísmo da construção anterior. O uso do 'que' pode ser evitado) Bisharp use Sucker Punch visando enfraquecer uma ameaça ofensiva para que ela possa sofrer revenge kill por um parceiro de equipe (A: não identifiquei o 'logo em seguida' na análise). Como late-game cleaner, Bisharp muito possivelmente usará a combinação de Swords Dance e Sucker Punch para fazer sweep num time adversário enfraquecido. Lembre-se que a excelente ability de Bisharp, Defiant, permite-lhe se tornar (G: pronomes exigem próclise. Na ocasião, é o 'lhe', que denota um objeto indireto) uma potente ameaça a qualquer instante (A: por que não usar turno, segundo, hora ou qualquer outra palavra que denote um intervalo de tempo, se esse for caso? Minuto não só é muito específico, como também vago, sendo que por isso a alteração foi feita), visto que recebe um boost em Attack se algum de seus stats for reduzido. Isso fará usuários de Defog pensarem duas vezes antes de removerem entry hazards, deixando usuários de Intimidate como Landorus-T e Gyarados mais cautelosos contra Bisharp, pois (G: 'pois' entre vírgulas possui valor conclusivo. Embora não tenha muita certeza se o uso da vírgula fará diferença nessa ocasião, meu intuito é evitar riscos) caso contrário as coisas poderão rapidamente sair de controle.

Opções de Equipe

Equipe ofensivas com estratégia centrada em hazards, normalmente (A: anteriormente havia uma certa redundância: especialmente em particular? Os dois não denotam a mesma ideia? Para que então os colocar simultaneamente na mesma oração?) aquelas que usam Sticky Web ou Spikes em particular, são os tipos de times nos quais Bisharp melhor se encaixa. Defiant torna-o um grande empecilho para usuários de Defog e sua Speed tier mediana indica que o suporte de Sticky Web é muito apreciado, a fim de ser mais rápido que ameaças ofensivas mais velozes. Dito isso, Pokémon como Smeargle, Greninja e Scolipede são bons parceiros para Bisharp, considerando que todos eles se enquadram (A: encaixar foi usado anteriormente, todavia, isso não entra em um caso de repetição; apenas a conjugação foi diferente) bem nesses estilos de equipe e são adeptos a usarem hazards. Bisharp usualmente possui uma boa sinergia com (A: mudança feita a fim de evitar o uso de 'geralmente' e 'bem') muitos physical attackers, já que Pokémon como Mega Pinsir, Mimikyu, Mega Mawile e Zygarde podem cooperar para atormentar Pokémon defensivos com bastante bulk physical os quais Bisharp não consegue superar sozinho. Por fim, visto que Bisharp é forçado a sair de campo pela maioria dos Fighting-types, geralmente é uma boa ideia o colocar (G: advérbios, próclise. Geralmente, de maneira geral) junto de outros Pokémon ofensivos como Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T, que são capazes de fazer check a ameaças como Keldeo e Mega Heracross.

Outras Opções

Life Orb pode ser usado para adicionar poder a todos os ataques de Bisharp, ao custo de um pouco de dano a cada turno. O recoil de Life Orb enfraquecerá Bisharp e pode colocá-lo no âmbito de moves de prioridade ou ataques mais fracos que ele sobreviveria caso contrário. Lum Berry permite a Bisharp curar-se de qualquer condição de status, possibilitando-lhe jogar mais agressivamente contra Pokémon como Rotom-W, Mega Sableye, Amoonguss e Slowbro, os quais poderiam em outra situação o prejudicar (G: pronome relativo 'os quais', próclise) com moves de status ou Scald. Shuca Berry torna Bisharp capaz de aguentar um golpe Ground-type de checks comuns tais como Garchomp, Landorus e Zygarde, os quais podem ser ameaçados por Knock Off ou Sucker Punch fortalecido com Swords Dance. Low Kick é uma opção (A: 'pode ser usado' apareceu no início) para golpear (A: 'danificar' creio ser pouco sutil. No máximo, aceito 'dar rasteira', visto que 'Low Kick' assemelha-se a um chute baixo) Pokémon como Heatran, Greninja e Mega Gyarados. Finalmente, pode-se escolher (A: já foi utilizado no começo 'pode ser usado') Pursuit no lugar de Swords Dance, dando a Bisharp a habilidade de aprisionar Pokémon como Tapu Lele, Latios, Chansey e Alakazam com Pursuit em dada situação.

Checks e Counters

Fighting-types: Resistindo a ambos Knock Off e Sucker Punch, Keldeo, Breloom, Terrakion e Mega Heracross conseguem todos fazer check a Bisharp e nocauteá-lo com seus fortes STABs. Keldeo é um exemplo particularmente bom, pois também resiste ao Iron Head de Bisharp.

Pokémon com Defense Alta: Physical walls como Zapdos, Tangrowth e Hippowdon aguentam os golpes de Bisharp e lidam com ele facilmente. Zapdos e Hippowdon ameaçam derrotar Bisharp com Heat Wave e Earthquake, respectivamente, enquanto Tangrowth ameaça pôr Bisharp para dormir usando Sleep Powder.

Dark-types: Pokémon Dark-types, como Ash-Greninja e Mega Gyarados, aproveitam-se (G: mantenha as vírgulas para não recair no uso da próclise. Se bem me recordo, há regras em relação ao 'como' que podem ou não provocar o uso da próclise. Pelo menos nesse caso, usando as vírgulas tenho certeza de usar ênclise) de sua resistência a Sucker Punch para fazerem check a Bisharp, sendo Mega Gyarados até mesmo capaz de usá-lo como isca de setup.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/ZLoF8HXQ:

Visão Geral

A combinação de moves STAB fortes, um poderoso golpe prioritário e meios de fortalecer seu Attack tornam Bisharp um physical attacker a ser temido em OU. Dark é um dos tipos ofensivos mais devastadores do jogo, permitindo que Bisharp represente uma grande ameaça a equipes defensivas com seu potente Knock Off. Além disso, Swords Dance + Sucker Punch dá a ele uma ferramenta poderosa de sweep, além de torná-lo um Pokémon ameaçador para equipes ofensivas sob certas circunstâncias. A ability Defiant de Bisharp aumenta sua capacidade como sweeper, conferindo-lhe um boost em Attack sempre que um outro stat diminui. Sua combinação de tipos Dark / Steel também é decente, dando-lhe resistências a tipos ofensivos comuns tais como Dragon, Ice, Flying e Ghost. Em contrapartida, os 70 de base Speed de Bisharp relativamente baixos o deixam ser ultrapassado pela maior parte do metagame, sendo muito dependente de Sucker Punch, um move fácil de se passar a perna caso o adversário não use um golpe de dano direto. Bisharp é consideravelmente frágil, sendo incapaz de aguentar a maioria dos ataques moderadamente fortes se não os resistir. Ademais, embora Bisharp tenha somente três fraquezas, elas são contra três dos tipos mais comuns da tier: Fire, Ground e Fighting.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Knock Off
move 2: Iron Head
move 3: Sucker Punch
move 4: Swords Dance
item: Dread Plate / Darkinium Z
ability: Defiant
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Knock Off é o STAB principal de Bisharp, ostentando um bom poder junto à capacidade de remover itens dos oponentes. Iron Head é o move STAB secundário, acertando Fairy-types que resistem a Dark e também sendo um bom golpe contra Pokémon que já tiveram o item removido ou que não podem o perder. Sucker Punch dá a Bisharp um move de prioridade, permitindo-lhe cobrir de certa forma sua Speed relativamente baixa para um Pokémon ofensivo, conseguindo assim remover ameaças ofensivas frágeis, além de causar dano significativo em +2. Swords Dance aumenta o Attack de Bisharp e torna-o um aterrorizante sweeper capaz de ameaçar algumas das walls defensivas mais bulky. Black Hole Eclipse oferece a Bisharp um poderoso Z-Move Dark-type com 140 de Base Power que consegue um OHKO em muitos Pokémon defensivos em +2.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed e Attack permite a Bisharp bater o mais forte e o mais rápido possível, duas características importantes para um physical attacker. Nature Adamant é preferível para conseguir um OHKO em Pokémon como Mega Sableye, Celesteela, Toxapex, Skarmory e Mega Scizor com +2 Black Hole Eclipse, isto é, se estiver usando Darkinium Z, embora o dano de Stealth Rock ainda seja necessário no caso dos últimos três. Nature Jolly é uma opção para ultrapassar Pokémon como Adamant Tapu Bulu e Mega Heracross, além de algumas variantes mais bulky de Zygarde, apesar de o poder adicional de wallbreaker fornecido por Adamant seja geralmente uma opção superior. Bisharp é comumente usado em equipes que já têm um usuário de Z-Move, portanto, Dread Plate é a mais balanceada entre as opções, aumentando o poder dos seus dois STABs Dark-type sem quaisquer prejuízos. Todavia, caso a equipe não possua um usuário de Z-Move, Darkinium Z é a melhor opção. Defiant é a ability escolhida de Bisharp, permitindo-lhe obter um boost de +2 em Attack toda vez que um de seus stats diminuir, seja enfrentando usuários de Defog ou Intimidate que entrarem em campo.

Dicas de Uso

Uma das primeiras coisas a se notar ao optar por Darkinium Z Bisharp é que Sucker Punch tem uma Base Power maior do que a de Knock Off, ou seja, usar Sucker Punch como Z-Move dará mais poder a Black Hole Eclipse. Também vale mencionar que Z-Moves têm prioridade neutra por padrão, logo, usar Sucker Punch como Z-Move não resultará num ataque com +1 de prioridade, mas sim um golpe prioritário neutro. Bisharp pode ser usado como um wallbreaker tanto de começo quanto de meio de jogo ou como um cleaner no fim da partida. Como wallbreaker, Bisharp pode abrir caminho para outro sweeper, usando Knock Off ou Black Hole Eclipse a fim de enfraquecer ou derrotar um Pokémon defensivo ameaçador. Contudo, às vezes é apenas necessário que Bisharp use Sucker Punch visando enfraquecer uma ameaça ofensiva para que ela possa sofrer revenge kill por um parceiro de equipe. Como late-game cleaner, Bisharp muito possivelmente usará a combinação de Swords Dance e Sucker Punch para fazer sweep num time adversário enfraquecido. Lembre-se que a excelente ability de Bisharp, Defiant, permite-lhe se tornar uma potente ameaça a qualquer instante, visto que recebe um boost em Attack se algum de seus stats for reduzido. Isso fará usuários de Defog pensarem duas vezes antes de removerem entry hazards, deixando usuários de Intimidate como Landorus-T e Gyarados mais cautelosos contra Bisharp, pois caso contrário as coisas poderão rapidamente sair de controle.

Opções de Equipe

Equipe ofensivas com estratégia centrada em hazards, normalmente aquelas que usam Sticky Web ou Spikes em particular, são os tipos de times nos quais Bisharp melhor se encaixa. Defiant torna-o um grande empecilho para usuários de Defog e sua Speed tier mediana indica que o suporte de Sticky Web é muito apreciado, a fim de ser mais rápido que ameaças ofensivas mais velozes. Dito isso, Pokémon como Smeargle, Greninja e Scolipede são bons parceiros para Bisharp, considerando que todos eles se enquadram bem nesses estilos de equipe e são adeptos a usarem hazards. Bisharp usualmente possui uma boa sinergia com muitos physical attackers, já que Pokémon como Mega Pinsir, Mimikyu, Mega Mawile e Zygarde podem cooperar para atormentar Pokémon defensivos com bastante bulk physical os quais Bisharp não consegue superar sozinho. Por fim, visto que Bisharp é forçado a sair de campo pela maioria dos Fighting-types, geralmente é uma boa ideia o colocar junto de outros Pokémon ofensivos como Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T, que são capazes de fazer check a ameaças como Keldeo e Mega Heracross.

Outras Opções

Life Orb pode ser usado para adicionar poder a todos os ataques de Bisharp, ao custo de um pouco de dano a cada turno. O recoil de Life Orb enfraquecerá Bisharp e pode colocá-lo no âmbito de moves de prioridade ou ataques mais fracos que ele sobreviveria caso contrário. Lum Berry permite a Bisharp curar-se de qualquer condição de status, possibilitando-lhe jogar mais agressivamente contra Pokémon como Rotom-W, Mega Sableye, Amoonguss e Slowbro, os quais poderiam em outra situação o prejudicar com moves de status ou Scald. Shuca Berry torna Bisharp capaz de aguentar um golpe Ground-type de checks comuns tais como Garchomp, Landorus e Zygarde, os quais podem ser ameaçados por Knock Off ou Sucker Punch fortalecido com Swords Dance. Low Kick é uma opção para golpear Pokémon como Heatran, Greninja e Mega Gyarados. Finalmente, pode-se escolher Pursuit no lugar de Swords Dance, dando a Bisharp a habilidade de aprisionar Pokémon como Tapu Lele, Latios, Chansey e Alakazam com Pursuit em dada situação.

Checks e Counters

Fighting-types: Resistindo a ambos Knock Off e Sucker Punch, Keldeo, Breloom, Terrakion e Mega Heracross conseguem todos fazer check a Bisharp e nocauteá-lo com seus fortes STABs. Keldeo é um exemplo particularmente bom, pois também resiste ao Iron Head de Bisharp.

Pokémon com Defense Alta: Physical walls como Zapdos, Tangrowth e Hippowdon aguentam os golpes de Bisharp e lidam com ele facilmente. Zapdos e Hippowdon ameaçam derrotar Bisharp com Heat Wave e Earthquake, respectivamente, enquanto Tangrowth ameaça pôr Bisharp para dormir usando Sleep Powder.

Dark-types: Pokémon Dark-types, como Ash-Greninja e Mega Gyarados, aproveitam-se de sua resistência a Sucker Punch para fazerem check a Bisharp, sendo Mega Gyarados até mesmo capaz de usá-lo como isca de setup.
 

inactive

In a Movie Scene~
is a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]

Bisharp


[head]

<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />

<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>

<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>



[page]

<div class="pokemon-info"></div>


<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>


<p>A combina&ccedil;&atilde;o de moves STAB fortes, um poderoso golpe priorit&aacute;rio e meios de fortalecer seu Attack tornam Bisharp um physical attacker a ser temido em OU. Dark &eacute; um dos tipos ofensivos mais devastadores do jogo, permitindo que Bisharp represente uma grande amea&ccedil;a a equipes defensivas com seu potente Knock Off. Al&eacute;m disso, Swords Dance + Sucker Punch d&aacute; a ele uma ferramenta poderosa de sweep, al&eacute;m de torn&aacute;-lo um Pok&eacute;mon amea&ccedil;ador para equipes ofensivas sob certas circunst&acirc;ncias. A ability Defiant de Bisharp aumenta sua capacidade como sweeper, conferindo-lhe um boost em Attack sempre que um outro stat diminui. Sua combina&ccedil;&atilde;o de tipos Dark / Steel tamb&eacute;m &eacute; decente, dando-lhe resist&ecirc;ncias a tipos ofensivos comuns tais como Dragon, Ice, Flying e Ghost. Em contrapartida, os 70 de base Speed de Bisharp relativamente baixos o deixam ser ultrapassado pela maior parte do metagame, sendo muito dependente de Sucker Punch, um move f&aacute;cil de se ludibriar caso o advers&aacute;rio n&atilde;o use um golpe de dano direto. Bisharp &eacute; consideravelmente fr&aacute;gil, sendo incapaz de aguentar a maioria dos ataques moderadamente fortes, se n&atilde;o os resistir. Ademais, embora Bisharp tenha somente tr&ecirc;s fraquezas, elas s&atilde;o contra tr&ecirc;s dos tipos mais comuns da tier: Fire, Ground e Fighting.</p>




<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Swords Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>Item: <span class="item-name">Dread Plate</span> / <span class="item-name">Darkinium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Iron Head</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Defiant</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Sucker Punch</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span> / <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Knock Off &eacute; o STAB principal de Bisharp, ostentando um bom poder junto &agrave; capacidade de remover itens dos oponentes. Iron Head &eacute; o move STAB secund&aacute;rio, acertando Fairy-types que resistem a Dark e tamb&eacute;m sendo um bom golpe contra Pok&eacute;mon que j&aacute; tiveram o item removido ou que n&atilde;o podem o perder. Sucker Punch d&aacute; a Bisharp um move de prioridade, permitindo-lhe cobrir de certa forma sua Speed relativamente baixa para um Pok&eacute;mon ofensivo, conseguindo assim remover amea&ccedil;as ofensivas fr&aacute;geis, al&eacute;m de causar dano significativo em +2. Swords Dance aumenta o Attack de Bisharp e torna-o um aterrorizante sweeper capaz de amea&ccedil;ar algumas das walls defensivas mais bulky. Black Hole Eclipse oferece a Bisharp um poderoso Z-Move Dark-type com 140 de Base Power que consegue um OHKO em muitos Pok&eacute;mon defensivos em +2.</p>


<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>Investimento m&aacute;ximo em Speed e Attack permite a Bisharp bater o mais forte e o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel, duas caracter&iacute;sticas importantes para um physical attacker. Nature Adamant &eacute; prefer&iacute;vel para conseguir um OHKO em Pok&eacute;mon como Mega Sableye, Celesteela, Toxapex, Skarmory e Mega Scizor com +2 Black Hole Eclipse, isto &eacute;, se estiver usando Darkinium Z, embora o dano de Stealth Rock ainda seja necess&aacute;rio no caso dos &uacute;ltimos tr&ecirc;s. Nature Jolly &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para ultrapassar Pok&eacute;mon como Adamant Tapu Bulu e Mega Heracross, al&eacute;m de algumas variantes mais bulky de Zygarde, apesar de o poder adicional de wallbreaker fornecido por Adamant ser geralmente uma op&ccedil;&atilde;o superior. Bisharp &eacute; comumente usado em equipes que j&aacute; t&ecirc;m um usu&aacute;rio de Z-Move, portanto, Dread Plate &eacute; a mais balanceada entre as op&ccedil;&otilde;es, aumentando o poder dos seus dois STABs Dark-type sem quaisquer preju&iacute;zos. Todavia, caso a equipe n&atilde;o possua um usu&aacute;rio de Z-Move, Darkinium Z &eacute; a melhor op&ccedil;&atilde;o. Defiant &eacute; a ability escolhida de Bisharp, permitindo-lhe obter um boost de +2 em Attack toda vez que um de seus stats diminuir, seja enfrentando usu&aacute;rios de Defog ou Intimidate que entrarem em campo.</p>


<h3>Dicas de Uso</h3>

<p>Uma das primeiras coisas a se notar ao optar por Darkinium Z Bisharp &eacute; que Sucker Punch tem uma Base Power maior do que a de Knock Off, ou seja, usar Sucker Punch como Z-Move dar&aacute; mais poder a Black Hole Eclipse. Tamb&eacute;m vale mencionar que Z-Moves t&ecirc;m prioridade neutra por padr&atilde;o, logo, usar Sucker Punch como Z-Move n&atilde;o resultar&aacute; num ataque com +1 de prioridade, mas sim um golpe priorit&aacute;rio neutro. Bisharp pode ser usado como um wallbreaker tanto de come&ccedil;o quanto de meio de jogo ou como um cleaner no fim da partida. Como wallbreaker, Bisharp pode abrir caminho para outro sweeper, usando Knock Off ou Black Hole Eclipse a fim de enfraquecer ou derrotar um Pok&eacute;mon defensivo amea&ccedil;ador. Contudo, &agrave;s vezes &eacute; apenas necess&aacute;rio que Bisharp use Sucker Punch visando enfraquecer uma amea&ccedil;a ofensiva para que ela possa sofrer revenge kill por um parceiro de equipe. Como late-game cleaner, Bisharp muito possivelmente usar&aacute; a combina&ccedil;&atilde;o de Swords Dance e Sucker Punch para fazer sweep num time advers&aacute;rio enfraquecido. Lembre-se que a excelente ability de Bisharp, Defiant, permite-lhe se tornar uma potente amea&ccedil;a a qualquer instante, visto que recebe um boost em Attack se algum de seus stats for reduzido. Isso far&aacute; usu&aacute;rios de Defog pensarem duas vezes antes de removerem entry hazards, deixando usu&aacute;rios de Intimidate como Landorus-T e Gyarados mais cautelosos contra Bisharp, pois caso contr&aacute;rio as coisas poder&atilde;o rapidamente sair de controle.</p>


<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

<p>Equipe ofensivas com estrat&eacute;gia centrada em hazards, normalmente aquelas que usam Sticky Web ou Spikes em particular, s&atilde;o os tipos de times nos quais Bisharp melhor se encaixa. Defiant torna-o um grande empecilho para usu&aacute;rios de Defog e sua Speed tier mediana indica que o suporte de Sticky Web &eacute; muito apreciado, a fim de ser mais r&aacute;pido que amea&ccedil;as ofensivas mais velozes. Dito isso, Pok&eacute;mon como Smeargle, Greninja e Scolipede s&atilde;o bons parceiros para Bisharp, considerando que todos eles se enquadram bem nesses estilos de equipe e s&atilde;o adeptos a usarem hazards. Bisharp usualmente possui uma boa sinergia com muitos physical attackers, j&aacute; que Pok&eacute;mon como Mega Pinsir, Mimikyu, Mega Mawile e Zygarde podem cooperar para atormentar Pok&eacute;mon defensivos com bastante bulk physical os quais Bisharp n&atilde;o consegue superar sozinho. Por fim, visto que Bisharp &eacute; for&ccedil;ado a sair de campo pela maioria dos Fighting-types, geralmente &eacute; uma boa ideia o colocar junto de outros Pok&eacute;mon ofensivos como Latios, Mega Alakazam e Tornadus-T, que s&atilde;o capazes de fazer check a amea&ccedil;as como Keldeo e Mega Heracross.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>

<p>Life Orb pode ser usado para adicionar poder a todos os ataques de Bisharp, ao custo de um pouco de dano a cada turno. O recoil de Life Orb enfraquecer&aacute; Bisharp e pode coloc&aacute;-lo no &acirc;mbito de moves de prioridade ou ataques mais fracos que ele sobreviveria caso contr&aacute;rio. Lum Berry permite a Bisharp curar-se de qualquer condi&ccedil;&atilde;o de status, possibilitando-lhe jogar mais agressivamente contra Pok&eacute;mon como Rotom-W, Mega Sableye, Amoonguss e Slowbro, os quais poderiam em outra situa&ccedil;&atilde;o o prejudicar com moves de status ou Scald. Shuca Berry torna Bisharp capaz de aguentar um golpe Ground-type de checks comuns tais como Garchomp, Landorus e Zygarde, os quais podem ser amea&ccedil;ados por Knock Off ou Sucker Punch fortalecido com Swords Dance. Low Kick &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para golpear Pok&eacute;mon como Heatran, Greninja e Mega Gyarados. Finalmente, pode-se escolher Pursuit no lugar de Swords Dance, dando a Bisharp a habilidade de aprisionar Pok&eacute;mon como Tapu Lele, Latios, Chansey e Alakazam com Pursuit em dada situa&ccedil;&atilde;o.</p>


<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">

<li><strong>Fighting-types:</strong> Resistindo a ambos Knock Off e Sucker Punch, Keldeo, Breloom, Terrakion e Mega Heracross conseguem todos fazer check a Bisharp e nocaute&aacute;-lo com seus fortes STABs. Keldeo &eacute; um exemplo particularmente bom, pois tamb&eacute;m resiste ao Iron Head de Bisharp.</li>

<li><strong>Pok&eacute;mon com Defense Alta:</strong> Physical walls como Zapdos, Tangrowth e Hippowdon aguentam os golpes de Bisharp e lidam com ele facilmente. Zapdos e Hippowdon amea&ccedil;am derrotar Bisharp com Heat Wave e Earthquake, respectivamente, enquanto Tangrowth amea&ccedil;a p&ocirc;r Bisharp para dormir usando Sleep Powder.</li>

<li><strong>Dark-types:</strong> Dark-types, como Ash-Greninja e Mega Gyarados, aproveitam-se de sua resist&ecirc;ncia a Sucker Punch para fazerem check a Bisharp, sendo Mega Gyarados at&eacute; mesmo capaz de us&aacute;-lo como isca de setup.</li>
</ul>
https://scms-u-armchair_cereal_golden.www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/bisharp

bish.PNG
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top