OU Charizard

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/charizard/

Visão Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, causando dano massivo a qualquer coisa que não lhe resista, bem como enfraquecendo bastante Landorus-T defensivo. Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite explorar suas resistências a tipos ofensivos comuns e compense o recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode atuar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recoil de Flare Blitz e a sua fraqueza a entry hazards o impossibilitam de fazer setup e concluir um sweep de forma confiável. Antes de fazer setup, Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos.
Mega Charizard Y usa sua ability Drought e seu alto Special Attack para se tornar um wallbreaker feroz. Acesso a Solar Beam lhe permite passar por Water-types bulky, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar com dano expressivo. Infelizmente, Mega Charizard Y não derrota Toxapex, um dos Pokémon mais usuais em balance, assim como Chansey. A enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in e sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill de Pokémon ofensivos comuns, dentre eles Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

3 Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte o qual derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que, em outras ocasiões, são irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e se recupere do dano de recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini, todos em um moveslot, porém, faz Charizard passar por apertos contra Heatran e Tyranitar.

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, dentre elas Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack possibilita que Mega Charizard X provoque danos fortes com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Geralmente, use a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, tais como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em adversários excessivamente fortes. Por exemplo, Mega Charizard X leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Paralelamente, tenha cuidado ao fazer switch in com Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que Charizard pode ser forçado a usar todo o PP de Roost caso ele dê switch in em repetidos Volt Switches. Além disso, se não houver oportunidades explícitas de fazer switch in, tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, para colocar Mega Charizard X em campo. Depois de fazer switch in, no geral, é melhor atacar o Pokémon em sua frente, a menos que exista um benefício significativo para prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistidos causam um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir tomar dianteiras contra a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Primeiramente, devido à fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock antes da Mega Evolução e à vulnerabilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é obrigatório, independente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X encaixa-se melhor em equipes ofensivas graças à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Semelhante a isso, Excadrill pode ser um usuário de Rapid Spin em equipes hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitas switches, logo, o apoio de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Comprova-se isso, principalmente, contra Toxapex, já que Earthquake não consegue causar 2HKO em um Toxapex focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimos companheiros de equipe, pois eles oferecem a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e agir como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível ao usuário. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, oferecendo suporte de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish a um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, porquanto derrota Water-types bulky para ele e não só atrai, mas também dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, do contrário, incomodam Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, derrotando Ground-types, pressionando Water-types bulky e pondo Spikes em campo para enfraquecer checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard Y devido à sua base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica poder bruto para que consiga pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados de campo. Fire Blast é o ataque STAB opcional de Mega Charizard Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, assim como em Pokémon ofensivos que lhe resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que aguentam os seus move STAB Fire-type. Focus Blast atinge Tyranitar, o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz à metade o poder de Solar Beam, e também Heatran, que, caso contrário, faz wall a Charizard. Roost providencia longevidade a Charizard, recuperando-se do dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária a fim de que Charizard Mega Evolua para o Mega Charizard Y, dando-lhe um grande boost em Special Attack e a ability Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como para conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para compensar a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para Mega Charizard Y dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, prefere-se usar a nature Timid para superar a Speed das ameaças anteriormente citadas. 252 EVs em Speed permitem que Charizard atinja os marcos de Speed antes mencionados. 252 EVs em Attack maximiza o poder de Charizard, possibilitando-lhe atuar como um wallbreaker. Blaze é usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar danos de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao desgastar as walls adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep ao final da partida. Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança em Mega Charizard Y. Esforce-se para trazer Charizard seguramente ao campo contra Pokémon que ele pode forçar a saída ou derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard, evitando que ele perca metade de seu HP.

Opções de Equipe

Remover entry hazards é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill Rapid Spin. O suporte de Pursuit de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Além disso, Heatran é um excelente parceiro para Charizard, pois é capaz de prender e eliminar tanto Toxapex quanto Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, fazem revenge kill a Mega Charizard Y, switch-ins para esses Pokémon são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn trazem Charizard em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a atrair Grass-types defensivos que podem ser explorados por Charizard. Late-game sweepers apreciam a capacidade de Mega Charizard Y como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e sua Speed simultaneamente. Outrage possibilita que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um stallbreaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB impulsionado por Tough Claws, fornecendo uma ótima coverage neutra e atingindo Dragon-types, como Latios e Garchomp. Roost aumenta a longevidade de Charizard, facilita o setup e o afasta do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma poderosa contra Steel-types, que resistem a Dragon Claw, e também contra a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake proporciona uma coverage inestimável contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, além de conseguir OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard X. 252 EVs em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. 252 EVs em Attack são usados para maximizar o poder de Charizard. Blaze é usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard ao campo para facilitar o setup. Use Dragon Dance contra Pokémon a que Charizard faz check, tais como Tapu Koko e Scizor. Tente não receber muito dano durante o setup, visto que isso impedirá Charizard de usar Flare Blitz livremente, tornando-o vulnerável a revenge kill. Além disso, evite ser acometido por status no setup, pois paralysis abre possibilidades para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto poison rapidamente o desgasta. Charizard pode enfraquecer walls no início da partida, facilitando o sweep no término dela. No entanto, não deixe Charizard ser muito enfraquecido no início do jogo, senão ele será incapaz de fazer setup depois a não ser com o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para Defog, pois Misty Terrain enfraquece os moves STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca, como Shuca Berry Tapu Koko, ou um counter defensivo, como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele enfraquecem a equipe adversária para facilitar o sweep de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que Charizard tenha Earthquake, ele precisa de auxílio para enfrentar Heatran — Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também são viáveis. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, permite que Charizard faça wallbreak com Flare Blitz sem prejuízos no início do jogo e recupere sua saúde com segurança para um sweep no final da partida.

Outras Opções

Mega Charizard Y pode usar Earthquake ao invés de Focus Blast a fim de acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver sólidas respostas a Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice é uma opção para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também é possível escolher Hidden Power Electric para pegar Mantine e Pelipper desprevenidos. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush Excadrill, que dependem de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind é uma escolha no lugar de Roost para permitir que Mega Charizard Y acabe com equipes ofensivas. Entretanto, frente a tais equipes, Charizard encontra dificuldades em usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, enganando Landorus-Therian e contribuindo para cores defensivos. Todavia, ele se esforça para achar um espaço no atual metagame. Pode-se optar por Swords Dance para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive, ser usado em conjunto de Tailwind para conseguir lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, esse set é desgastado muito rapidamente e, normalmente, é apenas adequado para fins de wallbreak no início de jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de switch in de Mega Charizard Y para fazer wallbreak e reduz a possibilidade de Mega Charizard X fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente com Mega Charizard X e Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode revelar qual forma de Charizard está sendo usada — suporte de Pursuit e Tapu Fini geralmente são utilizados apenas com Mega Charizard Y, enquanto wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Usuários de Choice Scarf com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: Water-types como Toxapex e Alomomola lidam com Mega Charizard X. Toxapex também consegue enfrentar Mega Charizard Y, o que o torna em um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os ataques de Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de aguentar os golpes de Mega Charizard X com boosts, a não ser que ele esteja carregando Earthquake.

Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, como Landorus-Therian, podem lidar com Mega Charizard X, embora, normalmente, recebam danos massivos de Flare Blitz.

Créditos

 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Global Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito firme poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, capaz de causar dano massivo em qualquer coisa que não lhe resista seja resistente, bem como enfraquecer fortemente bastante Landorus-T defensivo. O Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite que ele abuse de explorar suas resistências a types tipos ofensivos comuns e negue o recuo recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode funcionar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recuo recoil de Flare Blitz bem como e sua fraqueza para os a entry hazards lhe impossibilita que seja de ser capaz de fazer setup e terminar um sweep de forma confiável. Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos antes de fazer setup.

Mega Charizard Y é apto capaz de usar Drought e seu alto status de Special Attack alto para se tornar um wallbreaker feroz. O Acesso a Solar Beam lhe permite que ele se exercite através de passar por Watet-types bulky Water-types, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar por uma tonelada com uma quantidade expressiva de dano. Infelizmente, Mega Charizard Y não tem como romper derrotar Toxapex, um dos Pokémon mais usados no momento em balance, assim como Chansey. Sua enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in, e seu médio stat de sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill por de Pokémon ofensivos comuns, (adicionar vírgula) ofensivos como Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

Três 3 Attacks Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte que derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, (adicionar vírgula) como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável ao em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que são de outra forma irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize seu raro tipo defensivo sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e cure se recupere do dano de recuo recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção sobre no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini em um moveslot, mas faz Charizard lutar contra passar por apertos contra Heatran e Tyranitar. Além disso, Thunder Punch requer suporte de Electric Terrain de Tapu Koko, visto que, (adicionar vírgula) caso contrário, o move falha em conseguir um 2HKO em Toxapex caso contrário.

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X fazer conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, como Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack permite que Mega Charizard X bata forte com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Na maior parte do tempo, use o tipo defensivo a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em algo excessivamente forte. Por exemplo, Mega Charizard X é 2HKOed por leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Da mesma forma, tenha cuidado ao fazer switch in com o Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que o Charizard pode ser forçado a queimar usar todo o PP do de Roost se caso ele fazer switch in em repetidos nos Volt Switches repetidos. Além disso, se as oportunidades para fazer switch in não estiverem inerentemente presentes, tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) para colocar Mega Charizard X dentro de campo. Depois de fazer switch in, geralmente é melhor atacar o Pokémon na sua frente, a menos que exista um benefício significativo ao prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistentes recebem um pedaço da resistidos causa um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se o Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir avançar progresso algum contra na a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Em primeiro lugar, devido à fraqueza de 4x do quádrupla de Mega Charizard X para a Stealth Rock antes da Mega Evolução e da à suscetibilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é uma obrigação, independentemente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X se encaixa melhor em equipes ofensivas devido à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Da mesma forma, Excadrill pode ser usado como um usuário de Rapid Spin em equipes hiper ofensivas hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitos muitas switches, então logo o suporte de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto com ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Isso é especialmente imperativo em relação a verdade a fim de derrotar Toxapex, já que o Earthquake não pode consegue causar 2HKO em um Toxapex fisicamente defensivo focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, (adicionar vírgula) como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) são ótimos companheiros de equipe, já que eles dão a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e fazer seu trabalho como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível para o usuário voltar a usar. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, já que eles pois fornecem suporte em na forma de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish para um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, pois porquanto derrota Water-types bulky para ele e atrai e dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso o usuário opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, de outra forma, incomodam o Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, já que podem quebrar sendo capazes de derrotar Ground-types, pressionar Water-types bulky e pôr em campo Spikes para enfraquecer seus checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard-Mega-Y devido à sua potência de base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica o poder bruto em troca de pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados do campo. Fire Blast é o attack ataque STAB opcional de Mega Charizard-Mega-Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, (adicionar vírgula) assim como em Pokémon ofensivos que o resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno no sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que resistem ao seus moves STAB Fire-types moves STAB. Focus Blast atinge Tyranitar, que domina o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz a metade do poder de Solar Beam, e também Heatran, que de outra forma faz wall a Charizard. Roost dá longevidade a Charizard, permitindo-lhe que ele recupere recuperar o dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária para permitir que o Charizard Mega Evolve Evolua para o Mega Charizard-Mega-Y, dando-lhe a Charizard um grande boost no em Special Attack e Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como o empate em para conseguir uma Speed tie com outros 100s Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para mediar o trade-off a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para permitir que Mega Charizard Y possa dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, usando a utilizar nature Timid para superar as ameaças mencionadas é normalmente preferencial. 252 EVs de em Speed permitem que Charizard atinja os benchmarks de os marcos em Speed mencionados anteriormente. 252 EVs de em Attack maximiza a saída de dano o poder de Charizard, permitindo que ele opere dando-lhe a capacidade de atuar como um wallbreaker. Blaze é usado usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar tomar dano do sun oposto de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao suavizar os desgastar as walls opostos adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep no final do jogo. Muitos Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança para o em Mega Charizard Y. Faça esforços para trazer Charizard em segurança ao campo contra Pokémon, (remover vírgula) que ele pode forçar a saída ou, caso contrário, dar KO derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou evite que ele faça setup impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard para evitar que ele perca metade de sua vida seu HP.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill pode usar Rapid Spin. O suporte de Pursuit dos gostos de de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para apanhar remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Heatran é também um um excelente parceiro para o Charizard, pois é capaz de capturar prender em campo e eliminar tanto Toxapex como Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, (adicionar vírgula) são capazes de fazer revenge kill a Mega Charizard Y, fazer switch-ins para esses Pokémon é requerido são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser dar boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn podem trazer o Charizard ao campo em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a forçar atrair os Grass-types defensivos que podem ser aproveitados explorados por Charizard. Os sweepers tardios Late-game sweepers apreciam a ability capacidade de Mega Charizard Y para fazer como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse sentido quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e Speed simultaneamente. Outrage permite que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um strallbeaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB que é impulsionado por Tough Claws, que fornece uma ótima cobertura coverage neutra e atinge Dragon-types como Latios e Garchomp. Roost melhora a longevidade de Charizard, facilita o setup e permite que ele fique fora do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma nuclear poderosa capaz de enfrentar lidar com Steel-types, que resistem a Dragon Claw, assim como e com a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake fornece uma cobertura coverage importante contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, bem como além de conseguir um OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que o Charizard Mega Evolve Evolua para o Mega Charizard X. 252 EVs de em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e que tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100s 100, como Mega Medicham. 252 EVs de em Attack são usados para maximizar a saída de dano o poder de Charizard. Blaze é usado usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados pelo por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que ele faça setup o oponente use esse hazard antes de trazer o Charizard ao campo para facilitar seu setup. Use Dragon Dance em contra Pokémon que Charizard faz check, tais como Tapu Koko e Scizor. Evite tomar muito dano durante o setup, pois isso evitará que impedirá Charizard use de usar livremente o Flare Blitz, (adicionar vírgula) e torne-o tornando-o vulnerável para a revenge killing kill. Além disso, evite o ser acometido por status durante o setup, pois o paralysis permite que abre portas para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto o poison rapidamente o desgasta. Charizard pode ser usado para enfraquecer walls no early-game, facilitando o sweep no late-game. No entanto, não deixe o Charizard ser tornar muito enfraquecido no início do jogo, ou ele será incapaz de fazer setup mais tarde sem o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para o Defog, pois o Misty Terrain enfraquece os moves Dragon STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. As Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca como Shuca Berry Tapu Koko ou um counter defensivo como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele são úteis para enfraquecer a equipe adversária para o sweep do de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que o Charizard esteja executando tenha Earthquake, ele precisa de ajuda para enfrentar Heatran. (remover ponto e travessão) Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçar ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também podem ser usadas. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, pode permitir que Charizard consiga fazer wallbreak com Flare Blitz sem qualquer prejuízo no início do jogo e restaure sua saúde com segurança para um sweep no final do jogo.

Outras Opções

Mega Charizard Y poderia pode usar Earthquake sobre em vez de Focus Blast para acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar perder errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver respostas sólidas para Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice pode ser usado para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também poderia é possível usar o Hidden Power Electric para surpreender Mantine e Pelipper. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush e Excadrill que dependem do clima de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind pode ser usado sobre o no lugar de Roost para permitir que o Mega Charizard Y destrua equipes ofensivas. Mas, contra tais equipes, Charizard pode encontrar dificuldades em dar setup no movimento para usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode executar um moveset mais volumoso utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, o que atrai o Landorus-Therian e lhe permite que ele contribua contribuir para cores defensivos. Contudo, ele se esforça para encontrar um lugar no atual metagame. Swords Dance poderia pode ser usado para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive,. (remover vírgula) Ele também pode ser usado em conjunto com Tailwind para lhe permitir que o Mega Charizard X assuma lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, este esse set é desgastado muito rapidamente e normalmente é apenas adequado para o wallbreaking fins de wallbreak no início do jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de Mega Charizard Y de switch in para fazer wallbreak e limita a capacidade de Mega Charizard X de fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente tanto com o Mega Charizard X quanto com o Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode potencialmente revelar qual o formato do forma de Charizard que está sendo executado usada - (remover hífen e adicionar travessão) o suporte ao de Pursuit e o Tapu Fini geralmente são executados utilizados apenas com o Mega Charizard Y, enquanto os wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Os Usuários de Choice Scarf acima da base 100 Speed com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill de a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch para um único hit do Mega Charizard Y e prosseguir para forçar a saída. Choice Scarf Dragon-types, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X. Water-types como Toxapex e Alomomola conseguem lidar com Mega Charizard X. Toxapex também consegue lidar com Mega Charizard Y, o que o torna um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os hits ataques de do Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar veneno poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de receber hits aguentar golpes de Mega Charizard X com boosts, a menos que ele esteja carregando Earthquake.

Bulky Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, (adicionar vírgula) como Landorus-Therian, (adicionar vírgula) podem lidar com Mega Charizard X, embora eles normalmente sustentem recebam danos massivos de Flare Blitz.

Créditos

 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Global Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito firme poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, capaz de causar dano massivo em qualquer coisa que não lhe resista seja resistente, bem como enfraquecer fortemente bastante Landorus-T defensivo. O Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite que ele abuse de explorar suas resistências a types tipos ofensivos comuns e negue o recuo recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode funcionar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recuo recoil de Flare Blitz bem como e sua fraqueza para os a entry hazards lhe impossibilita que seja de ser capaz de fazer setup e terminar um sweep de forma confiável. Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos antes de fazer setup.

Mega Charizard Y é apto capaz de usar Drought e seu alto status de Special Attack alto para se tornar um wallbreaker feroz. O Acesso a Solar Beam lhe permite que ele se exercite através de passar por Watet-types bulky Water-types, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar por uma tonelada com uma quantidade expressiva de dano. Infelizmente, Mega Charizard Y não tem como romper derrotar Toxapex, um dos Pokémon mais usados no momento em balance, assim como Chansey. Sua enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in, e seu médio stat de sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill por de Pokémon ofensivos comuns, (adicionar vírgula) ofensivos como Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

Três 3 Attacks Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte que derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, (adicionar vírgula) como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável ao em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que são de outra forma irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize seu raro tipo defensivo sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e cure se recupere do dano de recuo recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção sobre no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini em um moveslot, mas faz Charizard lutar contra passar por apertos contra Heatran e Tyranitar. Além disso, Thunder Punch requer suporte de Electric Terrain de Tapu Koko, visto que, (adicionar vírgula) caso contrário, o move falha em conseguir um 2HKO em Toxapex caso contrário.

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X fazer conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, como Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack permite que Mega Charizard X bata forte com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Na maior parte do tempo, use o tipo defensivo a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em algo excessivamente forte. Por exemplo, Mega Charizard X é 2HKOed por leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Da mesma forma, tenha cuidado ao fazer switch in com o Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que o Charizard pode ser forçado a queimar usar todo o PP do de Roost se caso ele fazer switch in em repetidos nos Volt Switches repetidos. Além disso, se as oportunidades para fazer switch in não estiverem inerentemente presentes, tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) para colocar Mega Charizard X dentro de campo. Depois de fazer switch in, geralmente é melhor atacar o Pokémon na sua frente, a menos que exista um benefício significativo ao prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistentes recebem um pedaço da resistidos causa um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se o Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir avançar progresso algum contra na a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Em primeiro lugar, devido à fraqueza de 4x do quádrupla de Mega Charizard X para a Stealth Rock antes da Mega Evolução e da à suscetibilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é uma obrigação, independentemente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X se encaixa melhor em equipes ofensivas devido à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Da mesma forma, Excadrill pode ser usado como um usuário de Rapid Spin em equipes hiper ofensivas hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitos muitas switches, então logo o suporte de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto com ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Isso é especialmente imperativo em relação a verdade a fim de derrotar Toxapex, já que o Earthquake não pode consegue causar 2HKO em um Toxapex fisicamente defensivo focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, (adicionar vírgula) como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) são ótimos companheiros de equipe, já que eles dão a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e fazer seu trabalho como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível para o usuário voltar a usar. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, já que eles pois fornecem suporte em na forma de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish para um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, pois porquanto derrota Water-types bulky para ele e atrai e dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso o usuário opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, de outra forma, incomodam o Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, já que podem quebrar sendo capazes de derrotar Ground-types, pressionar Water-types bulky e pôr em campo Spikes para enfraquecer seus checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard-Mega-Y devido à sua potência de base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica o poder bruto em troca de pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados do campo. Fire Blast é o attack ataque STAB opcional de Mega Charizard-Mega-Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, (adicionar vírgula) assim como em Pokémon ofensivos que o resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno no sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que resistem ao seus moves STAB Fire-types moves STAB. Focus Blast atinge Tyranitar, que domina o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz a metade do poder de Solar Beam, e também Heatran, que de outra forma faz wall a Charizard. Roost dá longevidade a Charizard, permitindo-lhe que ele recupere recuperar o dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária para permitir que o Charizard Mega Evolve Evolua para o Mega Charizard-Mega-Y, dando-lhe a Charizard um grande boost no em Special Attack e Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como o empate em para conseguir uma Speed tie com outros 100s Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para mediar o trade-off a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para permitir que Mega Charizard Y possa dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, usando a utilizar nature Timid para superar as ameaças mencionadas é normalmente preferencial. 252 EVs de em Speed permitem que Charizard atinja os benchmarks de os marcos em Speed mencionados anteriormente. 252 EVs de em Attack maximiza a saída de dano o poder de Charizard, permitindo que ele opere dando-lhe a capacidade de atuar como um wallbreaker. Blaze é usado usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar tomar dano do sun oposto de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao suavizar os desgastar as walls opostos adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep no final do jogo. Muitos Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança para o em Mega Charizard Y. Faça esforços para trazer Charizard em segurança ao campo contra Pokémon, (remover vírgula) que ele pode forçar a saída ou, caso contrário, dar KO derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou evite que ele faça setup impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard para evitar que ele perca metade de sua vida seu HP.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill pode usar Rapid Spin. O suporte de Pursuit dos gostos de de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para apanhar remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Heatran é também um um excelente parceiro para o Charizard, pois é capaz de capturar prender em campo e eliminar tanto Toxapex como Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, (adicionar vírgula) são capazes de fazer revenge kill a Mega Charizard Y, fazer switch-ins para esses Pokémon é requerido são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser dar boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn podem trazer o Charizard ao campo em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a forçar atrair os Grass-types defensivos que podem ser aproveitados explorados por Charizard. Os sweepers tardios Late-game sweepers apreciam a ability capacidade de Mega Charizard Y para fazer como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse sentido quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e Speed simultaneamente. Outrage permite que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um strallbeaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB que é impulsionado por Tough Claws, que fornece uma ótima cobertura coverage neutra e atinge Dragon-types como Latios e Garchomp. Roost melhora a longevidade de Charizard, facilita o setup e permite que ele fique fora do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma nuclear poderosa capaz de enfrentar lidar com Steel-types, que resistem a Dragon Claw, assim como e com a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake fornece uma cobertura coverage importante contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, bem como além de conseguir um OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que o Charizard Mega Evolve Evolua para o Mega Charizard X. 252 EVs de em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e que tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100s 100, como Mega Medicham. 252 EVs de em Attack são usados para maximizar a saída de dano o poder de Charizard. Blaze é usado usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados pelo por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que ele faça setup o oponente use esse hazard antes de trazer o Charizard ao campo para facilitar seu setup. Use Dragon Dance em contra Pokémon que Charizard faz check, tais como Tapu Koko e Scizor. Evite tomar muito dano durante o setup, pois isso evitará que impedirá Charizard use de usar livremente o Flare Blitz, (adicionar vírgula) e torne-o tornando-o vulnerável para a revenge killing kill. Além disso, evite o ser acometido por status durante o setup, pois o paralysis permite que abre portas para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto o poison rapidamente o desgasta. Charizard pode ser usado para enfraquecer walls no early-game, facilitando o sweep no late-game. No entanto, não deixe o Charizard ser tornar muito enfraquecido no início do jogo, ou ele será incapaz de fazer setup mais tarde sem o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para o Defog, pois o Misty Terrain enfraquece os moves Dragon STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. As Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca como Shuca Berry Tapu Koko ou um counter defensivo como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele são úteis para enfraquecer a equipe adversária para o sweep do de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que o Charizard esteja executando tenha Earthquake, ele precisa de ajuda para enfrentar Heatran. (remover ponto e travessão) Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçar ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também podem ser usadas. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, pode permitir que Charizard consiga fazer wallbreak com Flare Blitz sem qualquer prejuízo no início do jogo e restaure sua saúde com segurança para um sweep no final do jogo.

Outras Opções

Mega Charizard Y poderia pode usar Earthquake sobre em vez de Focus Blast para acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar perder errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver respostas sólidas para Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice pode ser usado para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também poderia é possível usar o Hidden Power Electric para surpreender Mantine e Pelipper. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush e Excadrill que dependem do clima de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind pode ser usado sobre o no lugar de Roost para permitir que o Mega Charizard Y destrua equipes ofensivas. Mas, contra tais equipes, Charizard pode encontrar dificuldades em dar setup no movimento para usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode executar um moveset mais volumoso utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, o que atrai o Landorus-Therian e lhe permite que ele contribua contribuir para cores defensivos. Contudo, ele se esforça para encontrar um lugar no atual metagame. Swords Dance poderia pode ser usado para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive,. (remover vírgula) Ele também pode ser usado em conjunto com Tailwind para lhe permitir que o Mega Charizard X assuma lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, este esse set é desgastado muito rapidamente e normalmente é apenas adequado para o wallbreaking fins de wallbreak no início do jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de Mega Charizard Y de switch in para fazer wallbreak e limita a capacidade de Mega Charizard X de fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente tanto com o Mega Charizard X quanto com o Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode potencialmente revelar qual o formato do forma de Charizard que está sendo executado usada - (remover hífen e adicionar travessão) o suporte ao de Pursuit e o Tapu Fini geralmente são executados utilizados apenas com o Mega Charizard Y, enquanto os wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Os Usuários de Choice Scarf acima da base 100 Speed com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill de a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch para um único hit do Mega Charizard Y e prosseguir para forçar a saída. Choice Scarf Dragon-types, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X. Water-types como Toxapex e Alomomola conseguem lidar com Mega Charizard X. Toxapex também consegue lidar com Mega Charizard Y, o que o torna um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os hits ataques de do Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar veneno poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de receber hits aguentar golpes de Mega Charizard X com boosts, a menos que ele esteja carregando Earthquake.

Bulky Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, (adicionar vírgula) como Landorus-Therian, (adicionar vírgula) podem lidar com Mega Charizard X, embora eles normalmente sustentem recebam danos massivos de Flare Blitz.

Créditos

Correções implementadas.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Anotações estão em (A)notações e gramática em (G)ramática;

— Há mudanças manuais a serem feitas em: Visão Geral e Scouting;

— Atente-se ao uso da vírgula em relação ao "e" e ao "logo";

— Quando usar o "como" para introduzir exemplos, lembre-se de o colocar entre vírgulas;

— "Permitir" e suas variantes foram usadas com relativa frequência. Use, por favor, termos mais variados;

Comentários:

— Recomendo que leia, atenciosamente, outras análises, para que você possa se apropriar de suas estruturas;

— Sugiro que não tente aplicar todas as mudanças do GP manualmente, visto que acidentalmente deixei passar alguns erros de espaçamento, o que pode prejudicar a tradução no momento do HTML. Então, o mais adequado seria que você desse uma olhada geral e, caso queira aplicar uma coisa em específico, use o Copy-paste;

GP 2/2:

Visão Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, causando dano massivo a qualquer coisa que não lhe resista, bem como enfraquecendo bastante Landorus-T defensivo. Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite explorar suas resistências a tipos ofensivos comuns e compense o recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode atuar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recoil de Flare Blitz e a sua fraqueza a entry hazards o impossibilitam (G: "o recoil e a fraqueza impossibilitam Charizard de fazer algo ou alguma coisa") de fazer setup e concluir um sweep de forma confiável. Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos antes de fazer setup (A: quem faz esse setup, Charizard ou Pokémon ofensivos? Será que essa relação ficou clara ou necessita de uma leitura mais atenta por parte do leitor? Se possível, tente esclarecer quem faz o setup que, no caso, é Charizard. Recomendo que, para fazer isso, coloque esse trecho colorido antes de Mega Charizard X, da seguinte maneira: Antes de fazer setup, Mega Charizard X também sofre de...", ficando, ao meu ver, mais claro).

Mega Charizard Y usa sua ability Drought e seu alto Special Attack para se tornar um wallbreaker feroz. Acesso a Solar Beam lhe permite passar por Water-types bulky, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar com dano expressivo. Infelizmente, Mega Charizard Y não derrota Toxapex, um dos Pokémon mais usuais em balance, assim como Chansey. A enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in e (G: não use "e" com vírgula se o sentido o qual você quer expressar seja de adição. O "e", quando usado com vírgula, passa ideia de adversidade, como "mas", "porém", "contudo", "entretanto", e raramente a ideia de conclusão, como "logo", "portanto", "destarte". Resumindo, evite) sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill de Pokémon ofensivos comuns, dentre eles Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

3 Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte o qual derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que, em outras ocasiões, são irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e se recupere do dano de recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini, todos em um moveslot, porém, faz Charizard passar por apertos contra Heatran e Tyranitar. Além disso, Thunder Punch requer suporte de Electric Terrain de Tapu Koko, visto que, caso contrário, o move falha em conseguir um 2HKO em Toxapex. (A: esse trecho não está mais presente na análise)

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, dentre elas Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack possibilita que Mega Charizard X provoque danos fortes com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Geralmente, use a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, tais como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em adversários excessivamente fortes. Por exemplo, Mega Charizard X leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Paralelamente (A: apenas deixando uma nota de que "paralelamente" ou "concomitantemente" é similar a "ao mesmo tempo", "da mesma maneira", etc), tenha cuidado ao fazer switch in com Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que Charizard pode ser forçado a usar todo o PP de Roost caso ele dê switch in em repetidos Volt Switches. Além disso, se não houver oportunidades explícitas de fazer switch in (A: a estrutura foi alterada visto que a anterior estava confusa. Caso for de seu desgosto, retorne para a anterior), tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, para colocar Mega Charizard X em campo. Depois de fazer switch in, no geral, é melhor atacar o Pokémon em sua frente, a menos que exista um benefício significativo para prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistidos causam um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir tomar dianteiras (G: se for muito informal, retorne à forma anterior) contra a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Primeiramente (A: gostaria de salientar que essa mudança foi feita apenas pela preocupação com o tamanho, porém, caso você tenha uma preferência maior por estrutura como "Em primeira lugar", recomenda-se "Em primeira análise" e "Em primeira instância", que possuem o mesmo sentido e, ao meu ver, são mais formais), devido à fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock antes da Mega Evolução e à vulnerabilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é obrigatório, independente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X encaixa-se melhor em equipes ofensivas graças à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Semelhante a isso, Excadrill pode ser um usuário de Rapid Spin em equipes hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitas switches, logo (G: quando tiver sentido conclusivo, ponha "logo" entre vírgulas. Outros substitutos, como "portanto", "destarte" ou "pois", assumindo valor de conclusão, também devem vir entre vírgulas), o apoio de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Comprova-se isso, principalmente, contra (A: embora a tradução esteja correta, acredito que o termo "imperative" possa ter causado confusão. Fazendo um paralelo com o imperativo no português, entende-se que imperativo estabelece uma relação de ordem — por exemplo, faça!, coma!, durma!. No entanto, indo ao campo da filosofia, imperativo remete-me a ideia de imperativo categórico, isto é, para que seja possível realizar algo, deve-se agir de maneira que torne essa possibilidade em algo concreto, ou seja, agir conforme o imperativo do português — por exemplo, "coma, caso esteja com fome", "durma, se estiver cansado". Então, não é muito longe de tornar algo verdade ou ser imperativo em relação a algo, mas, a priori, prefiro tomar uma abordagem baseada em comprovar algo, pois para que a afirmação anterior seja uma verdade, é preciso comprovar de alguma maneira essa afirmação. Para que o apoio de Stealth Rock seja realmente algo útil, é preciso comprovar isso de algum modo, sendo esse modo o trecho que procede essa anotação) Toxapex, já que Earthquake não consegue causar 2HKO em um Toxapex focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimos companheiros de equipe, pois eles oferecem a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e agir como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível ao usuário. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, oferecendo suporte de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish a um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, porquanto derrota Water-types bulky para ele e não só atrai, mas também dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, do contrário, incomodam Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, derrotando Ground-types, pressionando Water-types bulky e pondo Spikes em campo para enfraquecer checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard Y devido à sua base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica poder bruto para que consiga pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados de campo. Fire Blast é o ataque STAB opcional de Mega Charizard Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, assim como em Pokémon ofensivos que lhe resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que aguentam os seus move STAB Fire-type. Focus Blast atinge Tyranitar, o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz à metade o poder de Solar Beam, e também Heatran, que, caso contrário, faz wall a Charizard. Roost providencia longevidade a Charizard, recuperando-se do dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária a fim de que Charizard Mega Evolua para o Mega Charizard Y, dando-lhe um grande boost em Special Attack e a ability Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como para conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para compensar a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para Mega Charizard Y dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, prefere-se usar a nature Timid para superar a Speed das ameaças anteriormente citadas. 252 EVs em Speed permitem que Charizard atinja os marcos de Speed antes mencionados. 252 EVs em Attack maximiza o poder de Charizard, possibilitando-lhe atuar como um wallbreaker. Blaze é usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar danos de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao desgastar as walls adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep ao final da partida. Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança em Mega Charizard Y. Esforce-se para trazer Charizard seguramente ao campo contra Pokémon que ele pode forçar a saída ou derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard, evitando que ele perca metade de seu HP.

Opções de Equipe

Remover entry hazards é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill Rapid Spin. O suporte de Pursuit de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Além disso, Heatran é um excelente parceiro para Charizard, pois é capaz de prender e eliminar tanto Toxapex quanto Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, fazem revenge kill a Mega Charizard Y, switch-ins para esses Pokémon são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn trazem Charizard em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a atrair Grass-types defensivos que podem ser explorados por Charizard. Late-game sweepers apreciam a capacidade de Mega Charizard Y como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e sua Speed simultaneamente. Outrage possibilita que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um stallbreaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB impulsionado por Tough Claws, fornecendo uma ótima coverage neutra e atingindo Dragon-types, como Latios e Garchomp. Roost aumenta a longevidade de Charizard, facilita o setup e o afasta do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma poderosa contra Steel-types, que resistem a Dragon Claw, e também contra a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake proporciona uma coverage inestimável contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, além de conseguir OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard X. 252 EVs em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. 252 EVs em Attack são usados para maximizar o poder de Charizard. Blaze é usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard ao campo para facilitar o setup. Use Dragon Dance contra Pokémon a que Charizard faz check (G: Charizard faz check a algo ou a alguma coisa, no caso, certos tipos de Pokémon. No entanto, esses Pokémon já foram anteriormente citados, e, por meio da regência verbal, coloca-se a preposição "a" antes de "que". Outra construção possível é "Use Dragon Dance contra Pokémon aos quais Charizard faz check,...", substituindo o pronome relativo "que" pelo pronome relativo "os quais". Caso queira, pode escolher aquele que mais lhe agradar, " a que faz check" ou "aos quais faz check"), tais como Tapu Koko e Scizor. Tente não receber muito dano durante o setup, visto que isso impedirá Charizard de usar Flare Blitz livremente, tornando-o vulnerável a revenge kill. Além disso, evite ser acometido por status no setup, pois paralysis abre possibilidades para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto poison rapidamente o desgasta. Charizard pode enfraquecer walls no início da partida, facilitando o sweep no término dela. No entanto, não deixe Charizard ser muito enfraquecido no início do jogo, senão ele será incapaz de fazer setup depois a não ser com o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para Defog, pois Misty Terrain enfraquece os moves STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca, como Shuca Berry Tapu Koko, ou um counter defensivo, como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele enfraquecem a equipe adversária para facilitar o sweep de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que Charizard tenha Earthquake, ele precisa de auxílio para enfrentar Heatran — Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também são viáveis. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, permite que Charizard faça wallbreak com Flare Blitz sem prejuízos no início do jogo e recupere sua saúde com segurança para um sweep no final da partida.

Outras Opções

Mega Charizard Y pode usar Earthquake ao invés de Focus Blast a fim de acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver sólidas respostas a Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice é uma opção para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também é possível escolher Hidden Power Electric para pegar Mantine e Pelipper desprevenidos. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush Excadrill, que dependem de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind é uma escolha no lugar de Roost para permitir que Mega Charizard Y acabe com equipes ofensivas. Entretanto, frente a tais equipes, Charizard encontra dificuldades em usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, enganando Landorus-Therian e contribuindo para cores defensivos. Todavia, ele se esforça para achar um espaço no atual metagame. Pode-se optar por Swords Dance para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive, ser usado em conjunto de Tailwind para conseguir lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, esse set é desgastado muito rapidamente e, normalmente, é apenas adequado para fins de wallbreak no início de jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de switch in de Mega Charizard Y para fazer wallbreak e reduz a possibilidade de Mega Charizard X fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente com Mega Charizard X e Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode potencialmente (A: será que o valor desse "potencialmente" não é redundante? "Pode" é um vocábulo que já expressa a ideia de possibilidade, pode vir a ser ou pode vir a não ser, cumprindo a função de indicar algo que não há uma certeza se vai acontecer ou não. Então, há mesmo uma justificativa para adicionar uma outra palavra que indica probabilidade ou entrasse em uma relação de pleonasmo, repetição de ideias? Reveja e, baseando-se nessas anotações, faça a mudança que achar mais adequada) revelar qual forma de Charizard está sendo usada — suporte de Pursuit e Tapu Fini geralmente são utilizados apenas com Mega Charizard Y, enquanto wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Usuários de Choice Scarf com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: Water-types como Toxapex e Alomomola lidam com Mega Charizard X. Toxapex também consegue enfrentar Mega Charizard Y, o que o torna em um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os ataques de Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de aguentar os golpes de Mega Charizard X com boosts, a não ser que ele esteja carregando Earthquake.

Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, como Landorus-Therian, podem lidar com Mega Charizard X, embora, normalmente, recebam danos massivos de Flare Blitz.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/uruPpayo :

Visão Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, causando dano massivo a qualquer coisa que não lhe resista, bem como enfraquecendo bastante Landorus-T defensivo. Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite explorar suas resistências a tipos ofensivos comuns e compense o recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode atuar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recoil de Flare Blitz e a sua fraqueza a entry hazards o impossibilitam de fazer setup e concluir um sweep de forma confiável. Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos antes de fazer setup.

Mega Charizard Y usa sua ability Drought e seu alto Special Attack para se tornar um wallbreaker feroz. Acesso a Solar Beam lhe permite passar por Water-types bulky, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar com dano expressivo. Infelizmente, Mega Charizard Y não derrota Toxapex, um dos Pokémon mais usuais em balance, assim como Chansey. A enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in e sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill de Pokémon ofensivos comuns, dentre eles Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

3 Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte o qual derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que, em outras ocasiões, são irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e se recupere do dano de recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini, todos em um moveslot, porém, faz Charizard passar por apertos contra Heatran e Tyranitar.

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, dentre elas Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack possibilita que Mega Charizard X provoque danos fortes com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Geralmente, use a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, tais como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em adversários excessivamente fortes. Por exemplo, Mega Charizard X leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Paralelamente, tenha cuidado ao fazer switch in com Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que Charizard pode ser forçado a usar todo o PP de Roost caso ele dê switch in em repetidos Volt Switches. Além disso, se não houver oportunidades explícitas de fazer switch in, tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, para colocar Mega Charizard X em campo. Depois de fazer switch in, no geral, é melhor atacar o Pokémon em sua frente, a menos que exista um benefício significativo para prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistidos causam um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir tomar dianteiras contra a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Primeiramente, devido à fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock antes da Mega Evolução e à vulnerabilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é obrigatório, independente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X encaixa-se melhor em equipes ofensivas graças à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Semelhante a isso, Excadrill pode ser um usuário de Rapid Spin em equipes hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitas switches, logo, o apoio de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Comprova-se isso, principalmente, contra Toxapex, já que Earthquake não consegue causar 2HKO em um Toxapex focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimos companheiros de equipe, pois eles oferecem a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e agir como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível ao usuário. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, oferecendo suporte de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish a um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, porquanto derrota Water-types bulky para ele e não só atrai, mas também dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, do contrário, incomodam Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, derrotando Ground-types, pressionando Water-types bulky e pondo Spikes em campo para enfraquecer checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard Y devido à sua base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica poder bruto para que consiga pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados de campo. Fire Blast é o ataque STAB opcional de Mega Charizard Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, assim como em Pokémon ofensivos que lhe resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que aguentam os seus move STAB Fire-type. Focus Blast atinge Tyranitar, o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz à metade o poder de Solar Beam, e também Heatran, que, caso contrário, faz wall a Charizard. Roost providencia longevidade a Charizard, recuperando-se do dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária a fim de que Charizard Mega Evolua para o Mega Charizard Y, dando-lhe um grande boost em Special Attack e a ability Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como para conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para compensar a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para Mega Charizard Y dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, prefere-se usar a nature Timid para superar a Speed das ameaças anteriormente citadas. 252 EVs em Speed permitem que Charizard atinja os marcos de Speed antes mencionados. 252 EVs em Attack maximiza o poder de Charizard, possibilitando-lhe atuar como um wallbreaker. Blaze é usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar danos de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao desgastar as walls adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep ao final da partida. Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança em Mega Charizard Y. Esforce-se para trazer Charizard seguramente ao campo contra Pokémon que ele pode forçar a saída ou derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard, evitando que ele perca metade de seu HP.

Opções de Equipe

Remover entry hazards é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill Rapid Spin. O suporte de Pursuit de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Além disso, Heatran é um excelente parceiro para Charizard, pois é capaz de prender e eliminar tanto Toxapex quanto Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, fazem revenge kill a Mega Charizard Y, switch-ins para esses Pokémon são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn trazem Charizard em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a atrair Grass-types defensivos que podem ser explorados por Charizard. Late-game sweepers apreciam a capacidade de Mega Charizard Y como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e sua Speed simultaneamente. Outrage possibilita que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um stallbreaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB impulsionado por Tough Claws, fornecendo uma ótima coverage neutra e atingindo Dragon-types, como Latios e Garchomp. Roost aumenta a longevidade de Charizard, facilita o setup e o afasta do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma poderosa contra Steel-types, que resistem a Dragon Claw, e também contra a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake proporciona uma coverage inestimável contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, além de conseguir OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard X. 252 EVs em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. 252 EVs em Attack são usados para maximizar o poder de Charizard. Blaze é usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard ao campo para facilitar o setup. Use Dragon Dance contra Pokémon a que Charizard faz check, tais como Tapu Koko e Scizor. Tente não receber muito dano durante o setup, visto que isso impedirá Charizard de usar Flare Blitz livremente, tornando-o vulnerável a revenge kill. Além disso, evite ser acometido por status no setup, pois paralysis abre possibilidades para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto poison rapidamente o desgasta. Charizard pode enfraquecer walls no início da partida, facilitando o sweep no término dela. No entanto, não deixe Charizard ser muito enfraquecido no início do jogo, senão ele será incapaz de fazer setup depois a não ser com o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para Defog, pois Misty Terrain enfraquece os moves STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca, como Shuca Berry Tapu Koko, ou um counter defensivo, como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele enfraquecem a equipe adversária para facilitar o sweep de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que Charizard tenha Earthquake, ele precisa de auxílio para enfrentar Heatran — Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também são viáveis. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, permite que Charizard faça wallbreak com Flare Blitz sem prejuízos no início do jogo e recupere sua saúde com segurança para um sweep no final da partida.

Outras Opções

Mega Charizard Y pode usar Earthquake ao invés de Focus Blast a fim de acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver sólidas respostas a Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice é uma opção para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também é possível escolher Hidden Power Electric para pegar Mantine e Pelipper desprevenidos. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush Excadrill, que dependem de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind é uma escolha no lugar de Roost para permitir que Mega Charizard Y acabe com equipes ofensivas. Entretanto, frente a tais equipes, Charizard encontra dificuldades em usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, enganando Landorus-Therian e contribuindo para cores defensivos. Todavia, ele se esforça para achar um espaço no atual metagame. Pode-se optar por Swords Dance para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive, ser usado em conjunto de Tailwind para conseguir lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, esse set é desgastado muito rapidamente e, normalmente, é apenas adequado para fins de wallbreak no início de jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de switch in de Mega Charizard Y para fazer wallbreak e reduz a possibilidade de Mega Charizard X fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente com Mega Charizard X e Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode potencialmente revelar qual forma de Charizard está sendo usada — suporte de Pursuit e Tapu Fini geralmente são utilizados apenas com Mega Charizard Y, enquanto wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Usuários de Choice Scarf com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: Water-types como Toxapex e Alomomola lidam com Mega Charizard X. Toxapex também consegue enfrentar Mega Charizard Y, o que o torna em um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os ataques de Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de aguentar os golpes de Mega Charizard X com boosts, a não ser que ele esteja carregando Earthquake.

Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, como Landorus-Therian, podem lidar com Mega Charizard X, embora, normalmente, recebam danos massivos de Flare Blitz.
 
Anotações:

— Anotações estão em (A)notações e gramática em (G)ramática;

— Há mudanças manuais a serem feitas em: Visão Geral e Scouting;

— Atente-se ao uso da vírgula em relação ao "e" e ao "logo";

— Quando usar o "como" para introduzir exemplos, lembre-se de o colocar entre vírgulas;

— "Permitir" e suas variantes foram usadas com relativa frequência. Use, por favor, termos mais variados;

Comentários:

— Recomendo que leia, atenciosamente, outras análises, para que você possa se apropriar de suas estruturas;

— Sugiro que não tente aplicar todas as mudanças do GP manualmente, visto que acidentalmente deixei passar alguns erros de espaçamento, o que pode prejudicar a tradução no momento do HTML. Então, o mais adequado seria que você desse uma olhada geral e, caso queira aplicar uma coisa em específico, use o Copy-paste;

GP 2/2:

Visão Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, causando dano massivo a qualquer coisa que não lhe resista, bem como enfraquecendo bastante Landorus-T defensivo. Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite explorar suas resistências a tipos ofensivos comuns e compense o recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode atuar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recoil de Flare Blitz e a sua fraqueza a entry hazards o impossibilitam (G: "o recoil e a fraqueza impossibilitam Charizard de fazer algo ou alguma coisa") de fazer setup e concluir um sweep de forma confiável. Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos antes de fazer setup (A: quem faz esse setup, Charizard ou Pokémon ofensivos? Será que essa relação ficou clara ou necessita de uma leitura mais atenta por parte do leitor? Se possível, tente esclarecer quem faz o setup que, no caso, é Charizard. Recomendo que, para fazer isso, coloque esse trecho colorido antes de Mega Charizard X, da seguinte maneira: Antes de fazer setup, Mega Charizard X também sofre de...", ficando, ao meu ver, mais claro).

Mega Charizard Y usa sua ability Drought e seu alto Special Attack para se tornar um wallbreaker feroz. Acesso a Solar Beam lhe permite passar por Water-types bulky, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar com dano expressivo. Infelizmente, Mega Charizard Y não derrota Toxapex, um dos Pokémon mais usuais em balance, assim como Chansey. A enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in e (G: não use "e" com vírgula se o sentido o qual você quer expressar seja de adição. O "e", quando usado com vírgula, passa ideia de adversidade, como "mas", "porém", "contudo", "entretanto", e raramente a ideia de conclusão, como "logo", "portanto", "destarte". Resumindo, evite) sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill de Pokémon ofensivos comuns, dentre eles Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

3 Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte o qual derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que, em outras ocasiões, são irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e se recupere do dano de recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini, todos em um moveslot, porém, faz Charizard passar por apertos contra Heatran e Tyranitar. Além disso, Thunder Punch requer suporte de Electric Terrain de Tapu Koko, visto que, caso contrário, o move falha em conseguir um 2HKO em Toxapex. (A: esse trecho não está mais presente na análise)

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, dentre elas Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack possibilita que Mega Charizard X provoque danos fortes com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Geralmente, use a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, tais como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em adversários excessivamente fortes. Por exemplo, Mega Charizard X leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Paralelamente (A: apenas deixando uma nota de que "paralelamente" ou "concomitantemente" é similar a "ao mesmo tempo", "da mesma maneira", etc), tenha cuidado ao fazer switch in com Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que Charizard pode ser forçado a usar todo o PP de Roost caso ele dê switch in em repetidos Volt Switches. Além disso, se não houver oportunidades explícitas de fazer switch in (A: a estrutura foi alterada visto que a anterior estava confusa. Caso for de seu desgosto, retorne para a anterior), tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, para colocar Mega Charizard X em campo. Depois de fazer switch in, no geral, é melhor atacar o Pokémon em sua frente, a menos que exista um benefício significativo para prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistidos causam um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir tomar dianteiras (G: se for muito informal, retorne à forma anterior) contra a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Primeiramente (A: gostaria de salientar que essa mudança foi feita apenas pela preocupação com o tamanho, porém, caso você tenha uma preferência maior por estrutura como "Em primeira lugar", recomenda-se "Em primeira análise" e "Em primeira instância", que possuem o mesmo sentido e, ao meu ver, são mais formais), devido à fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock antes da Mega Evolução e à vulnerabilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é obrigatório, independente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X encaixa-se melhor em equipes ofensivas graças à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Semelhante a isso, Excadrill pode ser um usuário de Rapid Spin em equipes hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitas switches, logo (G: quando tiver sentido conclusivo, ponha "logo" entre vírgulas. Outros substitutos, como "portanto", "destarte" ou "pois", assumindo valor de conclusão, também devem vir entre vírgulas), o apoio de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Comprova-se isso, principalmente, contra (A: embora a tradução esteja correta, acredito que o termo "imperative" possa ter causado confusão. Fazendo um paralelo com o imperativo no português, entende-se que imperativo estabelece uma relação de ordem — por exemplo, faça!, coma!, durma!. No entanto, indo ao campo da filosofia, imperativo remete-me a ideia de imperativo categórico, isto é, para que seja possível realizar algo, deve-se agir de maneira que torne essa possibilidade em algo concreto, ou seja, agir conforme o imperativo do português — por exemplo, "coma, caso esteja com fome", "durma, se estiver cansado". Então, não é muito longe de tornar algo verdade ou ser imperativo em relação a algo, mas, a priori, prefiro tomar uma abordagem baseada em comprovar algo, pois para que a afirmação anterior seja uma verdade, é preciso comprovar de alguma maneira essa afirmação. Para que o apoio de Stealth Rock seja realmente algo útil, é preciso comprovar isso de algum modo, sendo esse modo o trecho que procede essa anotação) Toxapex, já que Earthquake não consegue causar 2HKO em um Toxapex focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimos companheiros de equipe, pois eles oferecem a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e agir como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível ao usuário. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, oferecendo suporte de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish a um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, porquanto derrota Water-types bulky para ele e não só atrai, mas também dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, do contrário, incomodam Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, derrotando Ground-types, pressionando Water-types bulky e pondo Spikes em campo para enfraquecer checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard Y devido à sua base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica poder bruto para que consiga pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados de campo. Fire Blast é o ataque STAB opcional de Mega Charizard Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, assim como em Pokémon ofensivos que lhe resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que aguentam os seus move STAB Fire-type. Focus Blast atinge Tyranitar, o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz à metade o poder de Solar Beam, e também Heatran, que, caso contrário, faz wall a Charizard. Roost providencia longevidade a Charizard, recuperando-se do dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária a fim de que Charizard Mega Evolua para o Mega Charizard Y, dando-lhe um grande boost em Special Attack e a ability Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como para conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para compensar a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para Mega Charizard Y dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, prefere-se usar a nature Timid para superar a Speed das ameaças anteriormente citadas. 252 EVs em Speed permitem que Charizard atinja os marcos de Speed antes mencionados. 252 EVs em Attack maximiza o poder de Charizard, possibilitando-lhe atuar como um wallbreaker. Blaze é usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar danos de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao desgastar as walls adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep ao final da partida. Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança em Mega Charizard Y. Esforce-se para trazer Charizard seguramente ao campo contra Pokémon que ele pode forçar a saída ou derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard, evitando que ele perca metade de seu HP.

Opções de Equipe

Remover entry hazards é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill Rapid Spin. O suporte de Pursuit de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Além disso, Heatran é um excelente parceiro para Charizard, pois é capaz de prender e eliminar tanto Toxapex quanto Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, fazem revenge kill a Mega Charizard Y, switch-ins para esses Pokémon são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn trazem Charizard em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a atrair Grass-types defensivos que podem ser explorados por Charizard. Late-game sweepers apreciam a capacidade de Mega Charizard Y como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e sua Speed simultaneamente. Outrage possibilita que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um stallbreaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB impulsionado por Tough Claws, fornecendo uma ótima coverage neutra e atingindo Dragon-types, como Latios e Garchomp. Roost aumenta a longevidade de Charizard, facilita o setup e o afasta do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma poderosa contra Steel-types, que resistem a Dragon Claw, e também contra a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake proporciona uma coverage inestimável contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, além de conseguir OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard X. 252 EVs em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. 252 EVs em Attack são usados para maximizar o poder de Charizard. Blaze é usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard ao campo para facilitar o setup. Use Dragon Dance contra Pokémon a que Charizard faz check (G: Charizard faz check a algo ou a alguma coisa, no caso, certos tipos de Pokémon. No entanto, esses Pokémon já foram anteriormente citados, e, por meio da regência verbal, coloca-se a preposição "a" antes de "que". Outra construção possível é "Use Dragon Dance contra Pokémon aos quais Charizard faz check,...", substituindo o pronome relativo "que" pelo pronome relativo "os quais". Caso queira, pode escolher aquele que mais lhe agradar, " a que faz check" ou "aos quais faz check"), tais como Tapu Koko e Scizor. Tente não receber muito dano durante o setup, visto que isso impedirá Charizard de usar Flare Blitz livremente, tornando-o vulnerável a revenge kill. Além disso, evite ser acometido por status no setup, pois paralysis abre possibilidades para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto poison rapidamente o desgasta. Charizard pode enfraquecer walls no início da partida, facilitando o sweep no término dela. No entanto, não deixe Charizard ser muito enfraquecido no início do jogo, senão ele será incapaz de fazer setup depois a não ser com o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para Defog, pois Misty Terrain enfraquece os moves STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca, como Shuca Berry Tapu Koko, ou um counter defensivo, como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele enfraquecem a equipe adversária para facilitar o sweep de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que Charizard tenha Earthquake, ele precisa de auxílio para enfrentar Heatran — Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também são viáveis. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, permite que Charizard faça wallbreak com Flare Blitz sem prejuízos no início do jogo e recupere sua saúde com segurança para um sweep no final da partida.

Outras Opções

Mega Charizard Y pode usar Earthquake ao invés de Focus Blast a fim de acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver sólidas respostas a Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice é uma opção para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também é possível escolher Hidden Power Electric para pegar Mantine e Pelipper desprevenidos. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush Excadrill, que dependem de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind é uma escolha no lugar de Roost para permitir que Mega Charizard Y acabe com equipes ofensivas. Entretanto, frente a tais equipes, Charizard encontra dificuldades em usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, enganando Landorus-Therian e contribuindo para cores defensivos. Todavia, ele se esforça para achar um espaço no atual metagame. Pode-se optar por Swords Dance para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive, ser usado em conjunto de Tailwind para conseguir lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, esse set é desgastado muito rapidamente e, normalmente, é apenas adequado para fins de wallbreak no início de jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de switch in de Mega Charizard Y para fazer wallbreak e reduz a possibilidade de Mega Charizard X fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente com Mega Charizard X e Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode potencialmente (A: será que o valor desse "potencialmente" não é redundante? "Pode" é um vocábulo que já expressa a ideia de possibilidade, pode vir a ser ou pode vir a não ser, cumprindo a função de indicar algo que não há uma certeza se vai acontecer ou não. Então, há mesmo uma justificativa para adicionar uma outra palavra que indica probabilidade ou entrasse em uma relação de pleonasmo, repetição de ideias? Reveja e, baseando-se nessas anotações, faça a mudança que achar mais adequada) revelar qual forma de Charizard está sendo usada — suporte de Pursuit e Tapu Fini geralmente são utilizados apenas com Mega Charizard Y, enquanto wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Usuários de Choice Scarf com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: Water-types como Toxapex e Alomomola lidam com Mega Charizard X. Toxapex também consegue enfrentar Mega Charizard Y, o que o torna em um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os ataques de Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de aguentar os golpes de Mega Charizard X com boosts, a não ser que ele esteja carregando Earthquake.

Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, como Landorus-Therian, podem lidar com Mega Charizard X, embora, normalmente, recebam danos massivos de Flare Blitz.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/uruPpayo :

Visão Geral

Charizard possui duas Mega Evoluções que desempenham papéis diferentes. Mega Charizard X é um wallbreaker muito poderoso graças ao seu alto stat de Attack e à sua ability Tough Claws. Flare Blitz é imensamente potente, causando dano massivo a qualquer coisa que não lhe resista, bem como enfraquecendo bastante Landorus-T defensivo. Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite explorar suas resistências a tipos ofensivos comuns e compense o recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X também pode atuar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recoil de Flare Blitz e a sua fraqueza a entry hazards o impossibilitam de fazer setup e concluir um sweep de forma confiável. Mega Charizard X também sofre de ser ultrapassado por usuários de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pokémon ofensivos antes de fazer setup.

Mega Charizard Y usa sua ability Drought e seu alto Special Attack para se tornar um wallbreaker feroz. Acesso a Solar Beam lhe permite passar por Water-types bulky, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar com dano expressivo. Infelizmente, Mega Charizard Y não derrota Toxapex, um dos Pokémon mais usuais em balance, assim como Chansey. A enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in e sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill de Pokémon ofensivos comuns, dentre eles Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.

3 Ataques + Roost

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Dragon Claw
- Earthquake
- Roost

Moves

Flare Blitz é um move STAB insanamente forte o qual derruba até mesmo Pokémon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, como Latios, Zygarde e Mega Latias, além de ser um STAB mais confiável em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que, em outras ocasiões, são irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize sua rara combinação de tipos defensiva ao máximo e se recupere do dano de recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch é uma opção no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini, todos em um moveslot, porém, faz Charizard passar por apertos contra Heatran e Tyranitar.

Detalhes do Set

Máximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar ameaças notáveis, dentre elas Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. Máximo investimento em Attack possibilita que Mega Charizard X provoque danos fortes com seus moves de ataque, já que o objetivo desse set é ser um wallbreaker.

Dicas de Uso

Geralmente, use a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pokémon que ele tem um matchup vantajoso contra, tais como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X não é bom o suficiente para fazer switch in em adversários excessivamente fortes. Por exemplo, Mega Charizard X leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Paralelamente, tenha cuidado ao fazer switch in com Mega Charizard X em Electric-types além de Zapdos, já que Charizard pode ser forçado a usar todo o PP de Roost caso ele dê switch in em repetidos Volt Switches. Além disso, se não houver oportunidades explícitas de fazer switch in, tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, para colocar Mega Charizard X em campo. Depois de fazer switch in, no geral, é melhor atacar o Pokémon em sua frente, a menos que exista um benefício significativo para prever uma switch do adversário, como derrubar um wallbreaker que ameaça seu time, visto que mesmo os golpes resistidos causam um bom dano na maioria dos Pokémon. Certifique-se de usar Roost se Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente não conseguir tomar dianteiras contra a equipe adversária e preferir recuperar HP.

Opções de Equipe

Primeiramente, devido à fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock antes da Mega Evolução e à vulnerabilidade a Spikes e Toxic Spikes após a Mega Evolução, o suporte de um removedor de entry hazard é obrigatório, independente do arquétipo da equipe. Mega Charizard X encaixa-se melhor em equipes ofensivas graças à sua potência como um wallbreaker, então Defoggers como Mew, Latios e Zapdos são excelentes companheiros de equipe. Semelhante a isso, Excadrill pode ser um usuário de Rapid Spin em equipes hyper offense nas quais um Defogger não se encaixa. Mega Charizard X força muitas switches, logo, o apoio de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable é útil junto ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Comprova-se isso, principalmente, contra Toxapex, já que Earthquake não consegue causar 2HKO em um Toxapex focado em Defense sem o auxílio de hazards. Pivots lentos, como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimos companheiros de equipe, pois eles oferecem a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e agir como wallbreaker. Além disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incrível ao usuário. Jirachi e Latias são companheiros de equipe exemplares, oferecendo suporte de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish a um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko é um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, porquanto derrota Water-types bulky para ele e não só atrai, mas também dá OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandatório caso opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, do contrário, incomodam Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja têm uma fantástica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, derrotando Ground-types, pressionando Water-types bulky e pondo Spikes em campo para enfraquecer checks como Hippowdon e Alomomola.

Drought Wallbreaker Y

Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y
Ability: Blaze
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Flamethrower
- Solar Beam
- Focus Punch
- Roost

Moves

Flamethrower é a melhor opção de STAB de Mega Charizard Y devido à sua base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica poder bruto para que consiga pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados de campo. Fire Blast é o ataque STAB opcional de Mega Charizard Y. Fire Blast fortalecido por sun dá 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, assim como em Pokémon ofensivos que lhe resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que aguentam os seus move STAB Fire-type. Focus Blast atinge Tyranitar, o qual sobrepõe o sun de Charizard graças a Sand Stream e reduz à metade o poder de Solar Beam, e também Heatran, que, caso contrário, faz wall a Charizard. Roost providencia longevidade a Charizard, recuperando-se do dano de Stealth Rock.

Detalhes do Set

Charizardite Y é necessária a fim de que Charizard Mega Evolua para o Mega Charizard Y, dando-lhe um grande boost em Special Attack e a ability Drought. A nature Timid é usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como para conseguir uma Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para compensar a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para Mega Charizard Y dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, prefere-se usar a nature Timid para superar a Speed das ameaças anteriormente citadas. 252 EVs em Speed permitem que Charizard atinja os marcos de Speed antes mencionados. 252 EVs em Attack maximiza o poder de Charizard, possibilitando-lhe atuar como um wallbreaker. Blaze é usada como a ability pré-Mega de Charizard para evitar danos de sun adversário.

Dicas de Uso

Use Charizard como wallbreaker no início do jogo. Ao desgastar as walls adversárias, Charizard dará aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep ao final da partida. Muito poucos Pokémon são capazes de fazer switch in com segurança em Mega Charizard Y. Esforce-se para trazer Charizard seguramente ao campo contra Pokémon que ele pode forçar a saída ou derrotar para colocar pressão sobre a equipe adversária. Se possível, remova Stealth Rock ou impeça que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard, evitando que ele perca metade de seu HP.

Opções de Equipe

Remover entry hazards é importante para manter Charizard saudável. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill Rapid Spin. O suporte de Pursuit de Pokémon como Weavile e Choice Band Tyranitar é bom para remover Latios e Mega Latias. Esses Pokémon podem também pressionar Chansey. Além disso, Heatran é um excelente parceiro para Charizard, pois é capaz de prender e eliminar tanto Toxapex quanto Chansey. Uma vez que muitos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, fazem revenge kill a Mega Charizard Y, switch-ins para esses Pokémon são necessárias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser boas respostas. Usuários de Volt Switch e U-Turn trazem Charizard em segurança. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses papéis, já que tendem a atrair Grass-types defensivos que podem ser explorados por Charizard. Late-game sweepers apreciam a capacidade de Mega Charizard Y como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja são bons parceiros nesse quesito.

Dragon Dance X

Charizard-Mega-X @ Charizardite X
Ability: Blaze
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Outrage / Roost / Dragon Claw
- Flare Blitz
- Earthquake

Moves

Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e sua Speed simultaneamente. Outrage possibilita que Mega Charizard X dê 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um stallbreaker eficaz. Dragon Claw é um poderoso ataque STAB impulsionado por Tough Claws, fornecendo uma ótima coverage neutra e atingindo Dragon-types, como Latios e Garchomp. Roost aumenta a longevidade de Charizard, facilita o setup e o afasta do alcance de revenge killers. Flare Blitz é uma arma poderosa contra Steel-types, que resistem a Dragon Claw, e também contra a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake proporciona uma coverage inestimável contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, além de conseguir OHKO em Heatran.

Detalhes do Set

Charizardite X é necessária para permitir que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard X. 252 EVs em Speed são usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e tenha Speed tie com outros Pokémon de base 100, como Mega Medicham. 252 EVs em Attack são usados para maximizar o poder de Charizard. Blaze é usada como a ability pré-Mega para evitar danos causados por sun.

Dicas de Uso

Remova Stealth Rock ou evite que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard ao campo para facilitar o setup. Use Dragon Dance contra Pokémon a que Charizard faz check, tais como Tapu Koko e Scizor. Tente não receber muito dano durante o setup, visto que isso impedirá Charizard de usar Flare Blitz livremente, tornando-o vulnerável a revenge kill. Além disso, evite ser acometido por status no setup, pois paralysis abre possibilidades para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto poison rapidamente o desgasta. Charizard pode enfraquecer walls no início da partida, facilitando o sweep no término dela. No entanto, não deixe Charizard ser muito enfraquecido no início do jogo, senão ele será incapaz de fazer setup depois a não ser com o suporte de Healing Wish.

Opções de Equipe

A remoção de entry hazard é crucial; Mew, Zapdos e Excadrill são bons parceiros para isso. Não use Tapu Fini para Defog, pois Misty Terrain enfraquece os moves STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. Respostas a Landorus-Therian são necessárias, seja sob a forma de uma isca, como Shuca Berry Tapu Koko, ou um counter defensivo, como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele enfraquecem a equipe adversária para facilitar o sweep de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele também protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que Charizard tenha Earthquake, ele precisa de auxílio para enfrentar Heatran — Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem ameaçá-lo e enfraquecer a equipe adversária. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus também são viáveis. Um usuário de Healing Wish, como Jirachi, permite que Charizard faça wallbreak com Flare Blitz sem prejuízos no início do jogo e recupere sua saúde com segurança para um sweep no final da partida.

Outras Opções

Mega Charizard Y pode usar Earthquake ao invés de Focus Blast a fim de acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver sólidas respostas a Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice é uma opção para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Também é possível escolher Hidden Power Electric para pegar Mantine e Pelipper desprevenidos. Atrair Pelipper é especialmente útil para companheiros de equipe como Sand Rush Excadrill, que dependem de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind é uma escolha no lugar de Roost para permitir que Mega Charizard Y acabe com equipes ofensivas. Entretanto, frente a tais equipes, Charizard encontra dificuldades em usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, enganando Landorus-Therian e contribuindo para cores defensivos. Todavia, ele se esforça para achar um espaço no atual metagame. Pode-se optar por Swords Dance para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive, ser usado em conjunto de Tailwind para conseguir lidar com equipes ofensivas e defensivas. Porém, esse set é desgastado muito rapidamente e, normalmente, é apenas adequado para fins de wallbreak no início de jogo.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de switch in de Mega Charizard Y para fazer wallbreak e reduz a possibilidade de Mega Charizard X fazer setup ou usar Flare Blitz.

Scouting: Existem pouquíssimos Pokémon capazes de lidar eficientemente com Mega Charizard X e Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma específica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composição da equipe de Charizard pode potencialmente revelar qual forma de Charizard está sendo usada — suporte de Pursuit e Tapu Fini geralmente são utilizados apenas com Mega Charizard Y, enquanto wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.

Revenge Killers: Revenge Killers forçam ambas as formas de Charizard a sair de campo. Usuários de Choice Scarf com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, são particularmente ameaçadores, já que podem fazer revenge kill a um Mega Charizard X +1.

Water-types Defensivos: Water-types como Toxapex e Alomomola lidam com Mega Charizard X. Toxapex também consegue enfrentar Mega Charizard Y, o que o torna em um dos únicos Pokémon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.

Dragon-types: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um único golpe de Mega Charizard Y, forçando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usuários de Choice Scarf, como Garchomp, também podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.

Chansey: Chansey é capaz de receber todos os ataques de Charizard Mega Y e pôr em campo Stealth Rock ou espalhar poison com Toxic.

Heatran: Heatran é capaz de aguentar os golpes de Mega Charizard X com boosts, a não ser que ele esteja carregando Earthquake.

Ground-types Bulky: Ground-types defensivos, como Landorus-Therian, podem lidar com Mega Charizard X, embora, normalmente, recebam danos massivos de Flare Blitz.
Implementado.
 
HTML:
[title]
Charizard

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Charizard possui duas Mega Evolu&ccedil;&otilde;es que desempenham pap&eacute;is diferentes. Mega Charizard X &eacute; um wallbreaker muito poderoso gra&ccedil;as ao seu alto stat de Attack e &agrave; sua ability Tough Claws. Flare Blitz &eacute; imensamente potente, causando dano massivo a qualquer coisa que n&atilde;o lhe resista, bem como enfraquecendo bastante Landorus-T defensivo. Acesso a uma boa coverage em Earthquake impede que ele seja parado por Toxapex e Heatran, enquanto Roost lhe permite explorar suas resist&ecirc;ncias a tipos ofensivos comuns e compense o recoil de Flare Blitz. Mega Charizard X tamb&eacute;m pode atuar como um sweeper de fim de jogo com Dragon Dance; entretanto, o recoil de Flare Blitz e a sua fraqueza a entry hazards o impossibilitam de fazer setup e concluir um sweep de forma confi&aacute;vel. Antes de fazer setup, Mega Charizard X tamb&eacute;m sofre de ser ultrapassado por usu&aacute;rios de Choice Scarf comumente usados, tais como Greninja, Keldeo e Garchomp, assim como muitos Pok&eacute;mon ofensivos.</p>

<p>Mega Charizard Y usa sua ability Drought e seu alto Special Attack para se tornar um wallbreaker feroz. Acesso a Solar Beam lhe permite passar por Water-types bulky, tais como Gastrodon e Alomomola, enquanto Focus Blast atinge Heatran e Tyranitar com dano expressivo. Infelizmente, Mega Charizard Y n&atilde;o derrota Toxapex, um dos Pok&eacute;mon mais usuais em balance, assim como Chansey. A enorme fraqueza a Stealth Rock limita suas chances de switch in e sua Speed mediana o deixa propenso a receber revenge kill de Pok&eacute;mon ofensivos comuns, dentre eles Garchomp, Tapu Koko e Mega Diancie.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>3 Ataques + Roost</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Flare Blitz</span></td><td>Item: <span class="item-name">Charizardite X</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Dragon Claw</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Blaze</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Roost</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Flare Blitz &eacute; um move STAB insanamente forte o qual derruba at&eacute; mesmo Pok&eacute;mon que resistem a ele. Dragon Claw acerta Dragon-types que resistem a Flare Blitz, como Latios, Zygarde e Mega Latias, al&eacute;m de ser um STAB mais confi&aacute;vel em geral. Earthquake atinge Heatran, Toxapex e Tyranitar, que, em outras ocasi&otilde;es, s&atilde;o irritantes para esse set lidar. Roost permite que Mega Charizard X utilize sua rara combina&ccedil;&atilde;o de tipos defensiva ao m&aacute;ximo e se recupere do dano de recoil sofrido por Flare Blitz. Thunder Punch &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o no lugar de Earthquake para acertar Toxapex, Alomomola e Tapu Fini, todos em um moveslot, por&eacute;m, faz Charizard passar por apertos contra Heatran e Tyranitar.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>M&aacute;ximo investimento em Speed com a nature Jolly permite a Mega Charizard X conseguir uma Speed tie com outros Pok&eacute;mon de base 100, tais como Zapdos, Mega Medicham e Mega Charizard Y, e ultrapassar amea&ccedil;as not&aacute;veis, dentre elas Tapu Lele, Kyurem-Black e Landorus-Therian. M&aacute;ximo investimento em Attack possibilita que Mega Charizard X provoque danos fortes com seus moves de ataque, j&aacute; que o objetivo desse set &eacute; ser um wallbreaker.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Geralmente, use a tipagem defensiva de Charizard para fazer switch in em Pok&eacute;mon que ele tem um matchup vantajoso contra, tais como Mega Scizor, Zapdos e Magnezone. Contudo, o bulk de Mega Charizard X n&atilde;o &eacute; bom o suficiente para fazer switch in em advers&aacute;rios excessivamente fortes. Por exemplo, Mega Charizard X leva 2HKO de Thunderbolt de Choice Specs Tapu Koko, apesar de resistir. Paralelamente, tenha cuidado ao fazer switch in com Mega Charizard X em Electric-types al&eacute;m de Zapdos, j&aacute; que Charizard pode ser for&ccedil;ado a usar todo o PP de Roost caso ele d&ecirc; switch in em repetidos Volt Switches. Al&eacute;m disso, se n&atilde;o houver oportunidades expl&iacute;citas de fazer switch in, tente usar pivots lentos, como Landorus-Therian e Assault Vest Magearna, para colocar Mega Charizard X em campo. Depois de fazer switch in, no geral, &eacute; melhor atacar o Pok&eacute;mon em sua frente, a menos que exista um benef&iacute;cio significativo para prever uma switch do advers&aacute;rio, como derrubar um wallbreaker que amea&ccedil;a seu time, visto que mesmo os golpes resistidos causam um bom dano na maioria dos Pok&eacute;mon. Certifique-se de usar Roost se Charizard ficar com HP muito baixo ou quando ele provavelmente n&atilde;o conseguir tomar dianteiras contra a equipe advers&aacute;ria e preferir recuperar HP.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Primeiramente, devido &agrave; fraqueza qu&aacute;drupla de Mega Charizard X a Stealth Rock antes da Mega Evolu&ccedil;&atilde;o e &agrave; vulnerabilidade a Spikes e Toxic Spikes ap&oacute;s a Mega Evolu&ccedil;&atilde;o, o suporte de um removedor de entry hazard &eacute; obrigat&oacute;rio, independente do arqu&eacute;tipo da equipe. Mega Charizard X encaixa-se melhor em equipes ofensivas gra&ccedil;as &agrave; sua pot&ecirc;ncia como um wallbreaker, ent&atilde;o Defoggers como Mew, Latios e Zapdos s&atilde;o excelentes companheiros de equipe. Semelhante a isso, Excadrill pode ser um usu&aacute;rio de Rapid Spin em equipes hyper offense nas quais um Defogger n&atilde;o se encaixa. Mega Charizard X for&ccedil;a muitas switches, logo, o apoio de Stealth Rock de companheiros de equipe como Landorus-Therian, Garchomp e Clefable &eacute; &uacute;til junto ao suporte de Spikes de Ferrothorn e Greninja. Comprova-se isso, principalmente, contra Toxapex, j&aacute; que Earthquake n&atilde;o consegue causar 2HKO em um Toxapex focado em Defense sem o aux&iacute;lio de hazards. Pivots lentos, como Landorus-Therian defensivo e Assault Vest Magearna, s&atilde;o &oacute;timos companheiros de equipe, pois eles oferecem a Mega Charizard X mais oportunidades para dar switch in e agir como wallbreaker. Al&eacute;m disso, esses dois em particular fornecem um suporte defensivo incr&iacute;vel ao usu&aacute;rio. Jirachi e Latias s&atilde;o companheiros de equipe exemplares, oferecendo suporte de Stealth Rock e Defog, respectivamente, e ambos podem passar um Healing Wish a um Mega Charizard X muito enfraquecido. Tapu Koko &eacute; um companheiro de equipe excelente para Mega Charizard X, porquanto derrota Water-types bulky para ele e n&atilde;o s&oacute; atrai, mas tamb&eacute;m d&aacute; OHKO em Landorus-Therian defensivo, sendo mandat&oacute;rio caso opte por Thunder Punch. Grass-types ofensivos, tais como Tapu Bulu e Serperior, podem derrubar Water- e Ground-types ofensivos que, do contr&aacute;rio, incomodam Mega Charizard X. Finalmente, ambas as formas de Greninja t&ecirc;m uma fant&aacute;stica sinergia ofensiva com o Mega Charizard X, derrotando Ground-types, pressionando Water-types bulky e pondo Spikes em campo para enfraquecer checks como Hippowdon e Alomomola.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Drought Wallbreaker Y</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Flamethrower</span></td><td>Item: <span class="item-name">Charizardite Y</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Solar Beam</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Blaze</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Roost</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 Def / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Flamethrower &eacute; a melhor op&ccedil;&atilde;o de STAB de Mega Charizard Y devido &agrave; sua base power consistente, accuracy e PP. Flamethrower sacrifica poder bruto para que consiga pressionar as equipes stall assim que Chansey e Toxapex forem eliminados de campo. Fire Blast &eacute; o ataque STAB opcional de Mega Charizard Y. Fire Blast fortalecido por sun d&aacute; 2HKO em praticamente todos os alvos neutros, assim como em Pok&eacute;mon ofensivos que lhe resistem, incluindo Garchomp e Mew. Solar Beam se torna um move de um turno sob sun, permitindo que Charizard derrote os Water- e Rock-types que aguentam os seus move STAB Fire-type. Focus Blast atinge Tyranitar, o qual sobrep&otilde;e o sun de Charizard gra&ccedil;as a Sand Stream e reduz &agrave; metade o poder de Solar Beam, e tamb&eacute;m Heatran, que, caso contr&aacute;rio, faz wall a Charizard. Roost providencia longevidade a Charizard, recuperando-se do dano de Stealth Rock.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Charizardite Y &eacute; necess&aacute;ria a fim de que Charizard Mega Evolua para o Mega Charizard Y, dando-lhe um grande boost em Special Attack e a ability Drought. A nature Timid &eacute; usada para ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-Black, Zygarde e Mimikyu, bem como para conseguir uma Speed tie com outros Pok&eacute;mon de base 100, como Mega Medicham. Modest pode ser usado com Flamethrower para compensar a troca entre poder e accuracy ou com Fire Blast para Mega Charizard Y dar 2HKO em Zygarde ofensivo. No entanto, prefere-se usar a nature Timid para superar a Speed das amea&ccedil;as anteriormente citadas. 252 EVs em Speed permitem que Charizard atinja os marcos de Speed antes mencionados. 252 EVs em Attack maximiza o poder de Charizard, possibilitando-lhe atuar como um wallbreaker. Blaze &eacute; usada como a ability pr&eacute;-Mega de Charizard para evitar danos de sun advers&aacute;rio.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Use Charizard como wallbreaker no in&iacute;cio do jogo. Ao desgastar as walls advers&aacute;rias, Charizard dar&aacute; aos seus companheiros de equipe mais oportunidades de fazer sweep ao final da partida. Muito poucos Pok&eacute;mon s&atilde;o capazes de fazer switch in com seguran&ccedil;a em Mega Charizard Y. Esforce-se para trazer Charizard seguramente ao campo contra Pok&eacute;mon que ele pode for&ccedil;ar a sa&iacute;da ou derrotar para colocar press&atilde;o sobre a equipe advers&aacute;ria. Se poss&iacute;vel, remova Stealth Rock ou impe&ccedil;a que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard, evitando que ele perca metade de seu HP.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Remover entry hazards &eacute; importante para manter Charizard saud&aacute;vel. Landorus, Kartana e Tapu Koko podem usar Defog, enquanto Excadrill Rapid Spin. O suporte de Pursuit de Pok&eacute;mon como Weavile e Choice Band Tyranitar &eacute; bom para remover Latios e Mega Latias. Esses Pok&eacute;mon podem tamb&eacute;m pressionar Chansey. Al&eacute;m disso, Heatran &eacute; um excelente parceiro para Charizard, pois &eacute; capaz de prender e eliminar tanto Toxapex quanto Chansey. Uma vez que muitos Pok&eacute;mon ofensivos, como Tapu Koko e Greninja, fazem revenge kill a Mega Charizard Y, switch-ins para esses Pok&eacute;mon s&atilde;o necess&aacute;rias. Pivots como Assault Vest Tangrowth podem ser boas respostas. Usu&aacute;rios de Volt Switch e U-Turn trazem Charizard em seguran&ccedil;a. Tapu Koko e Greninja preenchem bem esses pap&eacute;is, j&aacute; que tendem a atrair Grass-types defensivos que podem ser explorados por Charizard. Late-game sweepers apreciam a capacidade de Mega Charizard Y como wallbreaker. Shift Gear Magearna e Ash-Greninja s&atilde;o bons parceiros nesse quesito.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Dragon Dance X</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Dragon Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Charizardite X</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Outrage</span> / <span class="move-name">Roost</span> / <span class="move-name">Dragon Claw</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Blaze</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Flare Blitz</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Dragon Dance permite que Charizard aumente seu Attack e sua Speed simultaneamente. Outrage possibilita que Mega Charizard X d&ecirc; 2HKO em Pyukumuku e Quagsire, transformando-o em um stallbreaker eficaz. Dragon Claw &eacute; um poderoso ataque STAB impulsionado por Tough Claws, fornecendo uma &oacute;tima coverage neutra e atingindo Dragon-types, como Latios e Garchomp. Roost aumenta a longevidade de Charizard, facilita o setup e o afasta do alcance de revenge killers. Flare Blitz &eacute; uma arma poderosa contra Steel-types, que resistem a Dragon Claw, e tamb&eacute;m contra a maioria dos Fairy-types no metagame. Earthquake proporciona uma coverage inestim&aacute;vel contra Tyranitar, Toxapex e Mega Diancie, al&eacute;m de conseguir OHKO em Heatran.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Charizardite X &eacute; necess&aacute;ria para permitir que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard X. 252 EVs em Speed s&atilde;o usados com a nature Jolly para permitir que Charizard ultrapasse Tapu Lele e tenha Speed tie com outros Pok&eacute;mon de base 100, como Mega Medicham. 252 EVs em Attack s&atilde;o usados para maximizar o poder de Charizard. Blaze &eacute; usada como a ability pr&eacute;-Mega para evitar danos causados por sun.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Remova Stealth Rock ou evite que o oponente use o hazard antes de trazer Charizard ao campo para facilitar o setup. Use Dragon Dance contra Pok&eacute;mon a que Charizard faz check, tais como Tapu Koko e Scizor. Tente n&atilde;o receber muito dano durante o setup, visto que isso impedir&aacute; Charizard de usar Flare Blitz livremente, tornando-o vulner&aacute;vel a revenge kill. Al&eacute;m disso, evite ser acometido por status no setup, pois paralysis abre possibilidades para que Charizard seja revenge killed facilmente, enquanto poison rapidamente o desgasta. Charizard pode enfraquecer walls no in&iacute;cio da partida, facilitando o sweep no t&eacute;rmino dela. No entanto, n&atilde;o deixe Charizard ser muito enfraquecido no in&iacute;cio do jogo, sen&atilde;o ele ser&aacute; incapaz de fazer setup depois a n&atilde;o ser com o suporte de Healing Wish.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>A remo&ccedil;&atilde;o de entry hazard &eacute; crucial; Mew, Zapdos e Excadrill s&atilde;o bons parceiros para isso. N&atilde;o use Tapu Fini para Defog, pois Misty Terrain enfraquece os moves STAB Dragon-type de Mega Charizard X contra alvos terrestres. Respostas a Landorus-Therian s&atilde;o necess&aacute;rias, seja sob a forma de uma isca, como Shuca Berry Tapu Koko, ou um counter defensivo, como Tangrowth e Celesteela. Wallbreakers como Hoopa-Unbound e Tapu Lele enfraquecem a equipe advers&aacute;ria para facilitar o sweep de Mega Charizard X. O Psychic Terrain de Tapu Lele tamb&eacute;m protege Mega Charizard X dos ataques de prioridade. A menos que Charizard tenha Earthquake, ele precisa de aux&iacute;lio para enfrentar Heatran &mdash; Gliscor, Zygarde, Greninja e Landorus-Therian podem amea&ccedil;&aacute;-lo e enfraquecer a equipe advers&aacute;ria. Iscas como Focus Blast Magearna e Superpower Tornadus tamb&eacute;m s&atilde;o vi&aacute;veis. Um usu&aacute;rio de Healing Wish, como Jirachi, permite que Charizard fa&ccedil;a wallbreak com Flare Blitz sem preju&iacute;zos no in&iacute;cio do jogo e recupere sua sa&uacute;de com seguran&ccedil;a para um sweep no final da partida.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Mega Charizard Y pode usar Earthquake ao inv&eacute;s de Focus Blast a fim de acertar Heatran e Tyranitar sem ter que arriscar errar o Focus Blast. Se a equipe de Charizard tiver s&oacute;lidas respostas a Tyranitar e Heatran, Hidden Power Ice &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para surpreender Dragon-types, como Garchomp, Zygarde e Dragonite. Tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel escolher Hidden Power Electric para pegar Mantine e Pelipper desprevenidos. Atrair Pelipper &eacute; especialmente &uacute;til para companheiros de equipe como Sand Rush Excadrill, que dependem de weather. Contudo, a perda de Roost ou coverage pode ser prejudicial. Tailwind &eacute; uma escolha no lugar de Roost para permitir que Mega Charizard Y acabe com equipes ofensivas. Entretanto, frente a tais equipes, Charizard encontra dificuldades em usar esse move sem desmaiar. Mega Charizard X pode utilizar um set mais bulky com Will-O-Wisp, enganando Landorus-Therian e contribuindo para cores defensivos. Todavia, ele se esfor&ccedil;a para achar um espa&ccedil;o no atual metagame. Pode-se optar por Swords Dance para transformar Mega Charizard X em um wallbreaker dedicado, podendo, inclusive, ser usado em conjunto de Tailwind para conseguir lidar com equipes ofensivas e defensivas. Por&eacute;m, esse set &eacute; desgastado muito rapidamente e, normalmente, &eacute; apenas adequado para fins de wallbreak no in&iacute;cio de jogo.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Stealth Rock</strong>: Stealth Rock causa dano massivo a todas as formas de Charizard. Isso limita as oportunidades de switch in de Mega Charizard Y para fazer wallbreak e reduz a possibilidade de Mega Charizard X fazer setup ou usar Flare Blitz.</li>
    <li><strong>Scouting</strong>: Existem pouqu&iacute;ssimos Pok&eacute;mon capazes de lidar eficientemente com Mega Charizard X e Mega Charizard Y. No entanto, uma vez determinada a forma espec&iacute;fica de Charizard, seus counters podem ser preservados. Analisar a composi&ccedil;&atilde;o da equipe de Charizard pode revelar qual forma de Charizard est&aacute; sendo usada &mdash; suporte de Pursuit e Tapu Fini geralmente s&atilde;o utilizados apenas com Mega Charizard Y, enquanto wallbreakers normalmente indicam Mega Charizard X.</li>
    <li><strong>Revenge Killers</strong>: Revenge Killers for&ccedil;am ambas as formas de Charizard a sair de campo. Usu&aacute;rios de Choice Scarf com base Speed acima de 100, como Greninja e Latios, s&atilde;o particularmente amea&ccedil;adores, j&aacute; que podem fazer revenge kill a um Mega Charizard X +1.</li>
    <li><strong>Water-types Defensivos</strong>: Water-types como Toxapex e Alomomola lidam com Mega Charizard X. Toxapex tamb&eacute;m consegue enfrentar Mega Charizard Y, o que o torna em um dos &uacute;nicos Pok&eacute;mon capazes de lidar com ambas as formas de Charizard.</li>
    <li><strong>Dragon-types</strong>: A maioria dos Dragon-types, como Mega Latias e Mega Latios, pode fazer switch in em um &uacute;nico golpe de Mega Charizard Y, for&ccedil;ando-o a sair de campo logo em seguida. Dragon-types usu&aacute;rios de Choice Scarf, como Garchomp, tamb&eacute;m podem fazer revenge kill ou expulsar Mega Charizard X de campo.</li>
    <li><strong>Chansey</strong>: Chansey &eacute; capaz de receber todos os ataques de Charizard Mega Y e p&ocirc;r em campo Stealth Rock ou espalhar poison com Toxic.</li>
    <li><strong>Heatran</strong>: Heatran &eacute; capaz de aguentar os golpes de Mega Charizard X com boosts, a n&atilde;o ser que ele esteja carregando Earthquake.</li>
    <li><strong>Ground-types Bulky</strong>: Ground-types defensivos, como Landorus-Therian, podem lidar com Mega Charizard X, embora, normalmente, recebam danos massivos de Flare Blitz.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  <ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a> e <a href="/forums/members/414675" target="_blank">King Sceptile</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/sellon.466658/" target="_blank">Sellon</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/12650" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/114198" target="_blank">Finchinator</a>, <a href="/forums/members/137683" target="_blank">Subject 18</a>, <a href="/forums/members/101351" target="_blank">Gary</a> e <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a></li>  
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/charizard
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top