OU Gyarados

Status
Not open for further replies.

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Original

[OVERVIEW]

Gyarados é um bom sweeper em OU graças a seu acesso a um excelente move de setup Dragon Dance com stats ofensivos sólidos e uma tipagem ofensiva excepcional. Ele também possui duas abilities extremamente úteis Moxie e Intimidate, que lhe permitem acumular boosts e ajudar a fazer setup, respectivamente. O bulk decente de Gyarados e sua boa combinação de tipos defensiva lhe garantem múltiplas oportunidades de utilizar Dragon Dance e aguentar golpes de alguns dos principais Pokémon da tier, como Protean Greninja e Mega Swampert. No entanto, Gyarados sofre com uma Speed tier decepcionante, sendo que Pokémon como Tapu Lele e Kyurem-B o ultrapassam antes de ter qualquer boost, além da maioria dos usuários de Choice Scarf e Pokémon super velozes, como Mega Alakazam, continuarem sendo mais rápidos mesmo após um boost. Gyarados também pode usar um set Mega, que é notavelmente mais difícil para alguns usuários de Choice Scarf, como Garchomp, darem revenge kill, mas ele encontra dificuldades com a predominância de seus checks, como Tangrowth e Toxapex.

[SET]
name: Dragon Dance Sweeper
move 1: Dragon Dance
move 2: Bounce
move 3: Waterfall
move 4: Earthquake / Taunt
item: Flyinium Z
ability: Moxie
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Dragon Dance permite a Gyarados cumprir sua função de sweeper ou abrir brechas na equipe adversária no início do jogo, caso necessário. Bounce funciona com Flyinium Z para dar a Gyarados acesso a um move STAB com 160 BP que bate em Tangrowth, Mega Venusaur e Amoonguss, assim como causa um dano massivo em Water-types bulky. Waterfall acerta Pokémon com bom bulk physical como Landorus-T em super efetivo e dá a Gyarados uma boa coverage neutra. Earthquake é uma opção sólida, já que dá a Gyarados uma maneira de acertar Toxapex, Magnezone, Mega Mawile e Magearna com dano super efetivo. Taunt o ajuda a lidar com Celesteela, Mew, Unaware Clefable, Skarmory e Toxapex, bloqueando Leech Seed, Will-O-Wisp, moves de recovery e phazing; porém, Gyarados ainda precisa se preocupar com burns de Scald de Toxapex. Ele também pode usar Substitute para evitar sofrer status de moves como Lava Plume e Scald enquanto se protege de Will-O-Wisp e Leech Seed, além de dificultar que usuários de Choice Scarf lhe façam revenge kill.

Detalhes do Set
========

A distribuição de EVs dada maximiza o poder e a velocidade de Gyarados, com uma nature Jolly sendo preferida para ultrapassar Adamant Landorus-T antes de um boost e Tapu Koko após um boost. Moxie lhe permite causar um efeito bola de neve após derrotar um Pokémon, o que funciona bem com Supersonic Skystrike, que facilmente pode conseguir um KO graças ao seu alto poder. Flyinium Z faz Gyarados usar Supersonic Skystrike com 160 Base Power por um turno, garantindo coverage contra Grass-types, como Tangrowth, e ajudando a causar um dano massivo contra outros Pokémon. Waterium Z Gyarados consegue dar OHKO em Zapdos defensivo com um +1 Hydro Vortex após Stealth Rock, derrotar Zapdos veloz em um único golpe sem Stealth Rock e derrotar Steel-types, como Magearna, Mega Mawile e Magnezone, sem usar Earthquake, mas isso o torna incapaz de passar por Grass-types.

Dicas de Uso
========

Esse set pode tanto enfraquecer walls no early-game quanto fazer sweep no late-game. Caso a função de Gyarados seja a de um early-game breaker, ele pode sofrer danos no inicio de partida e desgastar agressivamente com Supersonic Skystrike um Pokémon rival para um companheiro de equipe. Gyarados também pode blefar um set de Mega e atrair Grass-types, como Tangrowth, e derrotá-los para um parceiro. Se Gyarados estiver agindo como um late-game cleaner, evite sofrer dano residual, especialmente de Stealth Rock, já que isso pode diminuir suas oportunidades de setup ou deixá-lo vulnerável a revenge killers. Gyarados deve fazer setup contra Pokémon que não o ameaçam, como Landorus-T defensivo sem Stone Edge, Mega Scizor e Pokémon presos em itens Choice, como Choice Specs Keldeo preso em Secret Sword. Atente-se aos usuários de Choice Scarf e tente os remover antes de fazer setup, visto que eles podem atrapalhar um possível sweep de Gyarados.

Opções de Equipe
========

Gyarados tem dificuldades contra Electric-types defensivos, como Zapdos, então ele funciona bem com Pokémon que podem os enfraquecer, como Mega Pinsir, e Pokémon que podem os pressionar, como Tyranitar e Latios. Latios também provê controle de entry hazards, assim como Mega Scizor e Mew, o que é apreciado, já que Stealth Rock pode desgastar Gyarados. Mega Scizor também pode fazer pivot para Gyarados contra Pokémon como Heatran, contra o qual ele pode fazer setup, enquanto Mew espalha burns para facilitar o setup de Gyarados. Latias substituir Latios para trazer suporte de Healing Wish.

Suporte de Stealth Rock e Spikes podem ajudar Gyarados, já que o dano residual enfraquece alguns de seus checks, como Toxapex, usuários de Choice Scarf e Tapu Koko, deixando-os ao alcance de um golpe +1. Taunt Gyarados pode ajudar os usuários de hazards, prevenindo que a maioria dos Defoggers fora Zapdos limpem o campo. Ferrothorn e Spikes Greninja se encaixam bem com Gyarados, sendo que Ferrothorn faz check à maioria dos Electric-types fora Magnezone, enquanto Spikes Greninja pode trabalhar junto de Gyarados para enfraquecer Steel-types. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Mew e Clefable, também são boas opções.

[SET]
name: Mega Dragon Dance
move 1: Dragon Dance
move 2: Crunch
move 3: Earthquake
move 4: Substitute
item: Gyaradosite
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Mega Gyarados, permitindo-lhe fazer setup para um sweep no late-game. Crunch é o move STAB principal que dá a Gyarados boa coverage neutra e acerta Psychic-types, como Mew, Latios e Slowbro, com super efetivo. Earthquake atinge Magearna, Toxapex, Mega Mawile, Tapu Koko, Magnezone e Rotom-W mais forte do que tudo mesmo sem um boost, também acertando Keldeo e Tapu Fini com dano neutro. Substitute permite a Gyarados desviar de Leech Seed e Will-O-Wisp e ainda evita status de moves como Lava Plume e Scald, facilitando oportunidades de setup e dificultando chances de sofrer revenge kill. Taunt é uma alternativa para evitar Haze e phazing de Toxapex e Skarmory e prevenir Celesteela de causar dano residual através de Leech Seed, além de funcionar com Mold Breaker para inutilizar Will-O-Wisp de Mega Sableye. Waterfall bate em Ground-types, como Landorus-T, com dano super efetivo e alguns Pokémon resistentes a Dark, como Clefable, com dano neutro. Ice Fang é uma outra opção cujo dano é maior do que Crunch em Grass-types bulky, como Tapu Bulu, Amoonguss e Mega Venusaur, que também causa mais dano em Garchomp, Landorus-T e Gliscor, podendo ser usado junto de Earthquake no lugar de Waterfall para melhorar sua coverage.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack faz Gyarados bater o mais forte possível, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly lhe permitem ultrapassar Tapu Koko após um Dragon Dance. Intimidate permite que Gyarados faça check a Pokémon como Weavile e gera oportunidades de setup. Gyaradosite garante que Gyarados Mega Evolua para Mega Gyarados.

Dicas de Uso
========

Mega Gyarados somente deve fazer setup após seus checks, como Toxapex, Zapdos, Tangrowth e Tapu Fini, forem removidos ou enfraquecidos ao alcance de um de seus ataques com +1, e ele deve fazer setup apenas contra Pokémon que não podem o ameaçar, como Landorus-T defensivo, Choice Scarf Garchomp preso em Earthquake, Battle Bond Greninja, Heatran, caso esteja carregando Substitute, e Celesteela focada em Special Defense, se tiver Taunt ou Substitute. É bom evitar danos residuais no início da partida, já que isso pode reduzir as oportunidades de setup de Gyarados no late-game; remover Stealth Rock de campo ajuda nesse aspecto. Planejar o momento de Mega Evoluir também é útil, visto que atrasar a Mega Evolução pode permitir que Gyarados faça setup contra Pokémon como Garchomp preso em Earthquake e Keldeo preso em Secret Sword. Por outro lado, a Mega Evolução faz Gyarados levar dano neutro de Stealth Rock e lhe dá uma imunidade a Psychic e uma resistência a Dark, o que é bom contra Psychic-types presos em um item Choice, como Tapu Lele e Latios, e Battle Bond Greninja.

Opções de Equipe
========

Mega Gyarados se encaixa bem com Pokémon que podem atrair seus checks comuns, tais como Tangrowth, Toxapex e Zapdos. Protean Greninja com Extrasensory funciona extremamente bem, já que ele pode trazer Toxapex e derrotar Tangrowth na switch blefando Battle Bond. Pokémon que podem pressionar ditos checks também são bons parceiros. Zapdos defensivo com três ataques pode pressionar Toxapex e Tangrowth, além de Steel-types, como Mega Scizor, e ajudar contra Keldeo e Tapu Fini. Latios também pode fazer check a Keldeo, pressionar Toxapex, causar dano massivo em Tangrowth e atrair Steel-types, como Mega Scizor e Magearna, e derrotá-los com Hidden Power Fire. Mega Gyarados aprecia o auxílio de Pokémon que pressionam bastante equipes ofensivas, com as quais ele pode ter problemas em lidar, como Shift Gear Magearna e Autotomize Celesteela. Magearna pune checks de Gyarados com Thunderbolt, ainda mais com Electrium Z, enquanto Celesteela consegue fazer setup contra os checks de Mega Gyarados, como Tangrowth.

Mega Gyarados aprecia a remoção de entry hazards, então Tapu Fini pode ser uma boa parceira. Defog Latios tem uma boa sinergia ofensiva com Gyarados e consegue vencer Keldeo e Zapdos, pressionar Toxapex e enfraquecer Steel-types. Tapu Fini também permite que Mega Gyarados evite burns de Scald com Misty Terrain e ajuda contra Choice Scarf Keldeo. Defog Zapdos e Defog Mew também são bons companheiros de equipe para remover entry hazards.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set bulky de Dragon Dance com Leftovers, Substitute e Bounce é uma opção para fazer setup mais facilmente e evitar sofrer revenge kill de usuários de Choice Scarf, além de lhe prover um recovery. Stone Edge é uma outra opção para Gyarados base acertar Zapdos. Outros Z-Crystals, como Waterium Z e Groundium Z, também são usáveis. Groundium Z Gyarados consegue dar OHKO em Toxapex e derrotar Steel-types, como Magearna, sem boosts. Porém, ambos são dependentes de Bounce um move de dois turnos para lidar com Grass-types, e sets de Waterium Z também não remediam os problemas de Gyarados com Water-types.

Checks e Counters
===================

**Electric-types**: Electric-types, como Zapdos, Tapu Koko e Rotom-W, estão entre as respostas mais sólidas a Gyarados por eles lidarem com ambas variantes de Supersonic Skystrike e Mega. Porém, caso esteja tenha Earthquake, Mega Gyarados consegue atingir Rotom-W ignorando Levitate.

**Water-types**: Water-types como Tapu Fini, Toxapex, Keldeo e Azumarill podem derrotar Mega Gyarados tranquilamente, exceto os sets de Earthquake no caso de Rotom-W e Toxapex, ameaçando-o com seus STABs secundários, removendo os boosts de Dragon Dance com Haze ou causando burn em Gyarados. Mesmo que sets de Supersonic Skystrike consigam punir Tapu Fini, Keldeo sem Choice Scarf e Azumarill, esses alvos geralmente conseguem fazer scout a esse set.

**Revenge Killers**: Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam e Choice Scarf Keldeo, Garchomp, Greninja, Latios e Terrakion, conseguem ultrapassar Flyinium Z Gyarados mesmo após Dragon Dance e causar dano massivo nele ou até mesmo dar OHKO. Choice Scarf Terrakion, Choice Scarf Keldeo e Focus Blast Mega Alakazam podem dar revenge kill nos sets Mega.

**Grass-types**: Grass-types, como Tangrowth, Ferrothorn, Tapu Bulu, Mega Venusaur e Amonguss, podem todos enfrentar Mega Gyarados e o ameaçar com um ataque STAB super efetivo, mas precisam tomar cuidado com Supersonic Skystrike e fazer scout a ele.

**Steel-types**: Steel-types bulky, como Magearna, Skarmory, Ferrothorn, Mega Mawile e Magnezone, podem irritar Gyarados não tiver Earthquake para Magearna, Mega Mawile e Magnezone ou Taunt para Skarmory. Mega Scizor pode fazer check a Mega Gyarados, mas é isca de setup das variantes com Supersonic Skystrike.

**Fighting-types**: Fighting-types como Mega Heracross e Keldeo podem lidar com Mega Gyarados facilmente, mas somente Choice Scarf Keldeo consegue fazer check a Supersonic Skystrike Gyarados.

**Fairy-types**: Fairy-types bulky, como Clefable, Tapu Bulu, Mega Mawile e Magearna, podem fazer check a Mega Gyarados e ameaçá-lo com um ataque STAB super efetivo, mas Supersonic Skystrike Gyarados pode punir os dois primeiros, enquanto Earthquake acerta Magearna e Mega Mawile.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Anish, 232514]]
- Traduzido por: [[Ropalme1914, 245099]]
- Revisão gramatical por: [[Mitsuki, 262009], [Repu, 304761]]
- Controle de qualidade por: [[uwu Sith Lord uwu,12650], [p2, 245102], [Gary, 101351]]
 
Last edited:
Visão Geral

Gyarados é um bom sweeper em OU graças a seu acesso a um excelente move de setup em Dragon Dance em conjunto de seus stats ofensivos sólidos e uma tipagem ofensiva excepcional. Ele também possui duas abilities extremamente úteis na forma de Moxie e Intimidate, que podem lhe permitir a fazer causar um efeito bola de neve e ajudar a fazer setup, respectivamente. O bulk decente de Gyarados e seu bom tipo defensivo sua boa combinação de tipos defensiva lhe garantem múltiplas oportunidades de utilizar Dragon Dance e lhe permitem aguentar golpes de alguns dos principais Pokémon da tier, como Protean Greninja e Mega Swampert. De qualquer forma, Gyarados sofre com uma Speed tier decepcionante, com Pokémon como Tapu Lele e Zygarde o ultrapassando antes de ter algum boost, além da maioria dos usuários de Choice Scarf e Pokémon ultrarrápidos super velozes, como Mega Alakazam, continuarem sendo mais rápidos mesmo após um boost. Gyarados também pode usar um set Mega, que é notavelmente mais difícil para alguns usuários de Choice Scarf, como Garchomp, darem revenge kill, mas ele encontra dificuldades com a prevalência de seus checks, como Tangrowth e Toxapex. Gyarados, especialmente sets sem a Mega Evolução, também compete com outros sweepers de Dragon Dance, como Dragonite e Zygarde, que são mais difíceis de dar fazer revenge kill devido a Multiscale ou têm Attack ou Speed maiores. Mesmo assim, Gyarados tem a capacidade de derrotar alguns dos principais Pokémon defensivos, como Landorus-T, mais facilmente, além de possuir moves como Taunt e Substitute e uma tipagem defensiva tipo defensivo melhor.

[SET]
name: Dragon Dance Sweeper
move 1: Dragon Dance
move 2: Bounce
move 3: Waterfall
move 4: Earthquake / Taunt
item: Flyinium Z
ability: Moxie
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Dragon Dance permite a Gyarados a cumprir sua função de sweeper ou causar abrir buracos na equipe adversária no início do jogo, caso necessário. Bounce funciona em conjunto de Flyinium Z para dar a Gyarados acesso a um move STAB com 160 BP que bate em Tangrowth, Mega Venusaur e Amoonguss, assim como causa um dano massivo em bulky Water-types bulky. Waterfall acerta Pokémon com bom bulk physical como Landorus-T com dano super efetivo e dá a Gyarados uma boa coverage neutra. Earthquake é uma opção sólida no último slot, já que dá a Gyarados uma maneira de acertar Toxapex, Magnezone, Mega Mawile e Magearna com dano super efetivo. Taunt o ajuda a lidar com Celesteela, Mew, Unaware Clefable, Skarmory e Toxapex, (adicionar vírgula) bloqueando Leech Seed, Will-O-Wisp, moves de recovery e phazing; porém, Gyarados ainda precisa se preocupar com burns de Scald de Toxapex. Ele também pode usar Substitute para evitar sofre status de moves como Lava Plume e Scald enquanto continua protegido de Will-O-Wisp e Leech Seed, assim como além disso torná-lo mais difícil de sofrer revenge kill.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada maximiza o poder e a velocidade de Gyarados, com uma nature Jolly sendo preferida para ultrapassar Adamant Landorus-T antes de um boost e Tapu Koko após um boost. Moxie lhe permite causar um efeito bola de neve após derrotar um Pokémon e funciona bem junto de Supersonic Skystrike, que ele facilmente pode conseguir um KO graças ao seu alto poder. Flyinium Z faz com que Gyarados possa usar um Supersonic Skystrike com 160 Base Power por um turno, garantindo coverage contra Grass-types, como Tangrowth, e ajudando a causar um dano massivo contra outros Pokémon. Waterium Z Gyarados consegue dar OHKO em Zapdos defensivo com um +1 Hydro Vortex após Stealth Rock, derrotar Zapdos veloz em um único golpes sem Stealth Rock e quebrar derrotar Steel-types, (adicionar vírgula) como Magearna, Mega Mawile e Magnezone, (adicionar vírgula) sem ter que usar Earthquake, mas isso faz com que ele não possa quebrar seja incapaz de passar por Grass-types.

Dicas de Uso

Este Esse set pode ser usado para enfraquecer walls no early-game ou para limpar um sweep no late-game. Caso a função de Gyarados seja a de um early-game breaker, ele pode sofrer algum dano no inicio de partida e usar Supersonic Skystrike agressivamente para desgastar um Pokémon para um companheiro de equipe. Gyarados também pode blefar um set de Mega e atrair Grass-types, (adicionar vírgula) como Tangrowth, (adicionar vírgula) e derrotá-los para um parceiro. Se Gyarados estiver sendo usado como um late-game cleaner, tente evitar sofrer dano residual, especialmente de Stealth Rock, já que isso pode diminuir suas oportunidades de setup ou deixá-lo vulnerável a revenge killers. Gyarados deve fazer setup em contra Pokémon que não o ameaçam, como Landorus-T defensivo sem Stone Edge, Mega Scizor e Pokémon presos em itens Choice, como Choice Specs Keldeo preso em Secret Sword. Você deve ficar atento a usuários de Choice Scarf e tentar removê-los antes de fazer setup, visto que eles podem atrapalhar um possível sweep de Gyarados.

Opções de Equipe

Gyarados tem dificuldades contra Electric-types defensivos, como Zapdos, então ele funciona bem com Pokémon que podem os enfraquecer enfraquecê-los, como Mega Pinsir, e Pokémon que podem os pressionar pressioná-los, como Tyranitar e Latios. Latios também provê controle de entry hazards, assim como Mega Scizor e Mew, o que é apreciado já que Stealth Rock pode desgastar Gyarados. Mega Scizor também pode fazer pivot para Gyarados contra Pokémon como Heatran, o qual ele pode fazer setup contra, enquanto Mew espalha burns para facilitar o setup de Gyarados. Latias pode ser usada no lugar de Latios para trazer suporte de Healing Wish.

Suporte de Stealth Rock e Spikes podem ajudar Gyarados, já que o dano residual enfraquece alguns de seus checks como, (adicionar vírgula) Toxapex, usuários de Choice Scarf e Tapu Koko, (adicionar vírgula) ao alcance de um golpe +1. Taunt Gyarados pode ajudar os usuários de hazards, (adicionar vírgula) prevenindo que a maioria dos Defoggers fora Zapdos limpem o campo. Ferrothorn e Spikes Greninja se encaixam bem com Gyarados, com Ferrothorn fazendo check à maioria dos Electric-types fora Magnezone, enquanto Spikes Greninja pode trabalhar junto de Gyarados para enfraquecer Steel-types. Usuários de Stealth Rock, (adicionar vírgula) como Landorus-T, Mew e Clefable, (adicionar vírgula) também são boas opções.

[SET]
name: Mega Dragon Dance
move 1: Dragon Dance
move 2: Crunch
move 3: Waterfall / Ice Fang Earthquake
move 4: Earthquake / Taunt Substitute
item: Gyaradosite
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Mega Gyarados, permitindo-lhe fazer setup para um sweep no late-game. Crunch é o move STAB principal que dá a Gyarados boa coverage neutra e acerta Psychic-types, (adicionar vírgula) como Mew, Latios e Slowbro, (adicionar vírgula) com dano super efetivo. Earthquake atinge Magearna, Toxapex, Mega Mawile, Tapu Koko, Magnezone e Rotom-W mais forte do que qualquer outra coisa sem um boost, também acertando Keldeo e Tapu Fini com dano neutro. Substitute permite a Gyarados desviar de Leech Seed e Will-O-Wisp e ainda evita status de moves como Lava Plume e Scald, fazendo com que seja mais fácil fazer setup e não sofrer revenge kill. Taunt é uma alternativa que permite a Gyarados evitar Haze e phazing de Toxapex e Skarmory, previne Celesteela de causar dano residual através de Leech Seed e funciona junto de Mold Breaker para evitar Will-O-Wisp de Mega Sableye. Waterfall bate em Ground-types, como Landorus-T, com dano super efetivo e alguns Pokémon que resistem Dark, como Clefable, com dano neutro. Ica Fang é uma outra opção que bate mais forte que Crunch contra Grass-types bulky, como Tapu Bulu, Amoonguss e Mega Venusaur, assim como causa mais dano em Garchomp, Landorus-T e Zygarde, logo ele podendo ser usado junto de Earthquake no lugar de Waterfall para melhorar sua coverage. Earthquake atinge Magearna, Toxapex, Mega Mawile, Tapu Koko, Magnezone e Rotom-W mais forte do que qualquer outra coisa sem um boost, também acertando Keldeo e Tapu Fini com dano neutro. Taunt faz com que Gyarados possa evitar Haze e phazing de Toxapex e Skarmory, previne Celesteela de causar dano residual através de Leech Seed e funciona junto de Mold Breaker para evitar Will-O-Wisp de Sableye. Substitute é uma alternativa para Taunt que ainda faz com que Gyarados desvie de Leech Seed e Will-O-Wisp e ainda evita status de moves como Lava Plume e Scald, fazendo com que seja mais fácil fazer setup e não sofrer revenge kill.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Attack faz com que Gyarados bata o mais forte possível, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem que ele ultrapasse Tapu Koko após um Dragon Dance. Intimidate permite que Gyarados faça check a Pokémon como Weavile e gera oportunidades de setup. Gyaradosite garante que Gyarados possa Mega Evoluir para Mega Gyarados.

Dicas de Uso

Mega Gyarados somente deve fazer setup após seus checks, como Toxapex, Zapdos, Tangrowth e Tapu Fini, forem terem sido removidos ou enfraquecidos ao alcance de um de seus ataques com +1, e ele deve mirar seu fazer setup apenas contra Pokémon que não podem o ameaçar ameaçá-lo, como Landorus-T defensivo, Choice Scarf Garchomp preso em Earthquake, Battle Bond Greninja, Heatran caso esteja carregando Substitute e Celesteela focada em Special Defense se tiver Taunt ou Substitute. É bom evitar sofrer dano residual no início da partida, já que isso pode reduzir as oportunidades de setup de Gyarados no late-game; manter Stealth Rock fora de campo ajuda nesse aspecto. Planejar o momento de Mega Evoluir também é útil, visto que atrasar a Mega Evolução pode permitir que Gyarados faça setup em contra Pokémon como Garchomp preso em Earthquake e Keldeo preso em Secret Sword. Por outro lado, a Mega Evolução faz com que Gyarados leve dano neutro de Stealth Rock e lhe dá uma imunidade para a Psychic e uma resistência para a Dark, o que é bom para Psychic-types presos em um item Choice, como Tapu Lele e Latios, e Battle Bond Greninja.

Opções de Equipe

Mega Gyarados se encaixa bem com Pokémon que podem atrair seus checks comuns, como Tangrowth, Toxapex e Zapdos. Protean Greninja com Extrasensory funciona extremamente bem, já que ele pode atrair Toxapex e derrotar Tangrowth na switch blefando Battle Bond. Pokémon que podem pressionar dito checks também são bons parceiros. Zapdos defensivos com três ataques pode pressionar Toxapex e Tangrowth, além de Steel-types, como Mega Scizor, e pode ajudar contra Keldeo e Tapu Fini. Latios também pode fazer check a Keldeo, pressionar Toxapex, causar dano massivo em Tangrowth e atrair Steel-types, como Mega Scizor e Magearna, e derrotá-los com Hidden Power Fire. Mega Gyarados é bem auxiliado por Pokémon que pressionam fortemente times ofensivos, os quais ele pode ter problemas em lidar, como Shift Gear Magearna e Autotomize Celesteela. Magearna pode punir os checks de Gyarados com Thunderbolt, especialmente com Electrium Z, enquanto Celesteela consegue fazer setup nos contra os checks de Gyarados, como Tangrowth.

Mega Gyarados aprecia a remoção de entry hazards, então Tapu Fini pode ser uma boa parceira. Defog Latios tem uma boa sinergia ofensiva com Gyarados e consegue vencer Keldeo e Zapdos, pressionar Toxapex e enfraquecer Steel-types. Tapu Fini também permite que Mega Gyarados evite burns de Scald com Misty Terrain e ajuda contra Choice Scarf Keldeo. Defog Zapdos e Defog Mew também são bons companheiros de equipe por esse motivo.

Outras Opções

Um set bulky com Dragon Dance segurando Leftovers e Substitute e Bounce é uma opção para fazer setup mais facilmente e evitar sofrer revenge kill por de usuários de Choice Scarf, assim como lhe garante além de lhe garantir uma forma de recovery. Stone Edge é uma outra opção no Gyarados base para acertar Zapdos. Outros Z-Crystals, (adicionar vírgula) como Waterium Z e Groundium Z, (adicionar vírgula) também são usáveis em Gyarados. Groundium Z Gyarados consegue dar OHKO em Toxapex e derrotar Steel-types, como Magearna, sem boosts. Porém, ambos são dependentes de um move de dois turnos para lidar com Grass-types na forma de Bounce, e sets de Waterium Z também não ajudam com os problemas de Gyarados com Water-types.

Checks e Counters

Electric-types: Electric-types, como Zapdos, Tapu Koko e Rotom-W, estão entre as respostas mais sólidas de Gyarados por terem a capacidade de lidar com ambas varitantes variantes de Supersonic Skystrike e Mega. Porém, caso esteja utilizando Earthquake, Mega Gyarados consegue atingir Rotom-W ignorando Levitate.

Water-types: Water-types como Tapu Fini, Toxapex, Keldeo e Azumarill podem derrotar Mega Gyarados tranquilamente, com exceção de sets com Earthquake no caso de Rotom-W e Toxapex, e ameaçá-lo com seus STABs secundários, removendo os boosts de Dragon Dance com Haze ou causando burn em Gyarados. Mesmo que sets de Supersonic Skystrike consigam punir Tapu Fini, Keldeo sem Choice Scarf e Azumarill, esses alvos conseguem, na maioria das vezes, verificar se é este esse set que está em jogo.

Revenge Killers: Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam e Choice Scarf Keldeo, Garchomp, Greninja, Latios e Terrakion, (adicionar vírgula) conseguem ultrapassar Flyinium Z Gyarados mesmo após Dragon Dance e causar dano massivo nele ou até mesmo dar OHKO. Choice Scarf Terrakion, Choice Scarf Keldeo e Focus Blast Mega Alakazam podem dar revenge kill nos sets Mega.

Grass-types: Grass-types, como Tangrowth, Ferrothorn, Tapu Bulu, Mega Venusaur e Amonguss, (adicionar vírgula) podem todos segurar Mega Gyarados e ameaçá-lo com um ataque STAB super efetivo, mas precisam tomar cuidado com Supersonic Skystrike.

Steel-types: Steel-types bulky, como Magearna, Skarmory, Ferrothorn, Mega Mawile e Magnezone, (adicionar vírgula) podem ser irritantes se Gyarados não estiver carregando Earthquake para Magearna, Mega Mawile e Magnezone ou Taunt para Skarmory. Mega Scizor pode fazer check a Mega Gyarados, mas é isca de setup para variantes com Supersonic Skystrike Gyarados.

Fighting-types: Fighting-types como Mega Heracross e Keldeo podem lidar com Mega Gyarados facilmente, mas somente Choice Scarf Keldeo consegue fazer check a Supersonic Skystrike Gyarados.

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Clefable, Tapu Bulu, Mega Mawile e Magearna, (adicionar vírgula)podem fazer check a Mega Gyarados e ameaçá-lo com um ataque STAB super efetivo, mas Supersonic Skystrike Gyarados pode punir os dois primeiros, enquanto Earthquake acerta Magearna e Mega Mawile.

Créditos:

Escrito por Anish
Traduzido por Ropalme1914
Revisão gramatical por Mitsuki
Controle de qualidade por Colonel M, the ghost formerly known as p2 e Gary
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

(A)notações. Todas as mudanças podem ser conferidas no diff;

— Se possível, leia os dois OBS's feitos no GP;

GP 2/2:

Visão Geral

Gyarados é um bom sweeper em OU graças a seu acesso a um excelente move de setup Dragon Dance com stats ofensivos sólidos e uma tipagem ofensiva excepcional. Ele também possui duas abilities extremamente úteis Moxie e Intimidate, que lhe permitem acumular boosts (A: no caso, embora eu tenha compreendido a analogia e ela é de fato presente na análise, prefiro usar uma abordagem mais seca, só para ficar realmente claro o que está sendo dito. Ademais, se houvesse um tema mais apropriado, quem sabe a analogia teria se encaixado melhor) e ajudar a fazer setup, respectivamente. O bulk decente de Gyarados e sua boa combinação de tipos defensiva lhe garantem múltiplas oportunidades de utilizar Dragon Dance e aguentar golpes de alguns dos principais Pokémon da tier, como Protean Greninja e Mega Swampert. No entanto, Gyarados sofre com uma Speed tier decepcionante, sendo que Pokémon como Tapu Lele e Kyurem-B o ultrapassam antes de ter qualquer boost, além da maioria dos usuários de Choice Scarf e Pokémon super velozes, como Mega Alakazam, continuarem sendo mais rápidos mesmo após um boost. Gyarados também pode usar um set Mega, que é notavelmente mais difícil para alguns usuários de Choice Scarf, como Garchomp, darem revenge kill, mas ele encontra dificuldades com a predominância de seus checks, como Tangrowth e Toxapex.

[SET]
name: Dragon Dance Sweeper
move 1: Dragon Dance
move 2: Bounce
move 3: Waterfall
move 4: Earthquake / Taunt
item: Flyinium Z
ability: Moxie
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Dragon Dance permite a Gyarados cumprir sua função de sweeper ou abrir brechas na equipe adversária no início do jogo, caso necessário. Bounce funciona com Flyinium Z para dar a Gyarados acesso a um move STAB com 160 BP que bate em Tangrowth, Mega Venusaur e Amoonguss, assim como causa um dano massivo em Water-types bulky. Waterfall acerta Pokémon com bom bulk physical como Landorus-T em super efetivo e dá a Gyarados uma boa coverage neutra. Earthquake é uma opção sólida, já que dá a Gyarados uma maneira de acertar Toxapex, Magnezone, Mega Mawile e Magearna com dano super efetivo. Taunt o ajuda a lidar com Celesteela, Mew, Unaware Clefable, Skarmory e Toxapex, bloqueando Leech Seed, Will-O-Wisp, moves de recovery e phazing; porém, Gyarados ainda precisa se preocupar com burns de Scald de Toxapex. Ele também pode usar Substitute para evitar sofrer status de moves como Lava Plume e Scald enquanto se protege de Will-O-Wisp e Leech Seed, além de dificultar que usuários de Choice Scarf lhe façam revenge kill.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada maximiza o poder e a velocidade de Gyarados, com uma nature Jolly sendo preferida para ultrapassar Adamant Landorus-T antes de um boost e Tapu Koko após um boost. Moxie lhe permite causar um efeito bola de neve após derrotar um Pokémon, o que funciona bem com Supersonic Skystrike, que facilmente pode conseguir um KO graças ao seu alto poder. Flyinium Z faz Gyarados usar Supersonic Skystrike com 160 Base Power por um turno, garantindo coverage contra Grass-types, como Tangrowth, e ajudando a causar um dano massivo contra outros Pokémon. Waterium Z Gyarados consegue dar OHKO em Zapdos defensivo com um +1 Hydro Vortex após Stealth Rock, derrotar Zapdos veloz em um único golpe sem Stealth Rock e derrotar Steel-types, como Magearna, Mega Mawile e Magnezone, sem usar Earthquake, mas isso o torna incapaz de passar por Grass-types.

Dicas de Uso

Esse set pode tanto enfraquecer walls no early-game quanto fazer sweep no late-game. Caso a função de Gyarados seja a de um early-game breaker, ele pode sofrer danos no inicio de partida e desgastar agressivamente com Supersonic Skystrike um Pokémon rival para um companheiro de equipe. Gyarados também pode blefar um set de Mega e atrair Grass-types, como Tangrowth, e derrotá-los para um parceiro. Se Gyarados estiver agindo como um late-game cleaner, evite sofrer dano residual, especialmente de Stealth Rock, já que isso pode diminuir suas oportunidades de setup ou deixá-lo vulnerável a revenge killers. Gyarados deve fazer setup contra Pokémon que não o ameaçam, como Landorus-T defensivo sem Stone Edge, Mega Scizor e Pokémon presos em itens Choice, como Choice Specs Keldeo preso em Secret Sword. Atente-se aos usuários de Choice Scarf e tente os remover antes de fazer setup, visto que eles podem atrapalhar um possível sweep de Gyarados.

Opções de Equipe

Gyarados tem dificuldades contra Electric-types defensivos, como Zapdos, então ele funciona bem com Pokémon que podem os enfraquecer, como Mega Pinsir, e Pokémon que podem os pressionar, como Tyranitar e Latios. Latios também provê controle de entry hazards, assim como Mega Scizor e Mew, o que é apreciado, já que Stealth Rock pode desgastar Gyarados. Mega Scizor também pode fazer pivot para Gyarados contra Pokémon como Heatran, contra o qual ele pode fazer setup, enquanto Mew espalha burns para facilitar o setup de Gyarados. Latias substituir Latios para trazer suporte de Healing Wish.

Suporte de Stealth Rock e Spikes podem ajudar Gyarados, já que o dano residual enfraquece alguns de seus checks, como Toxapex, usuários de Choice Scarf e Tapu Koko, deixando-os ao alcance de um golpe +1. Taunt Gyarados pode ajudar os usuários de hazards, prevenindo que a maioria dos Defoggers fora Zapdos limpem o campo. Ferrothorn e Spikes Greninja se encaixam bem com Gyarados, sendo que Ferrothorn faz check à maioria dos Electric-types fora Magnezone, enquanto Spikes Greninja pode trabalhar junto de Gyarados para enfraquecer Steel-types. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Mew e Clefable, também são boas opções.

[SET]
name: Mega Dragon Dance
move 1: Dragon Dance
move 2: Crunch
move 3: Earthquake
move 4: Substitute
item: Gyaradosite
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Mega Gyarados, permitindo-lhe fazer setup para um sweep no late-game. Crunch é o move STAB principal que dá a Gyarados boa coverage neutra e acerta Psychic-types, como Mew, Latios e Slowbro, com super efetivo. Earthquake atinge Magearna, Toxapex, Mega Mawile, Tapu Koko, Magnezone e Rotom-W mais forte do que tudo mesmo sem um boost, também acertando Keldeo e Tapu Fini com dano neutro. Substitute permite a Gyarados desviar de Leech Seed e Will-O-Wisp e ainda evita status de moves como Lava Plume e Scald, facilitando oportunidades de setup e dificultando chances de sofrer revenge kill. Taunt é uma alternativa para evitar Haze e phazing de Toxapex e Skarmory e prevenir Celesteela de causar dano residual através de Leech Seed, além de funcionar com Mold Breaker para inutilizar Will-O-Wisp de Mega Sableye. Waterfall bate em Ground-types, como Landorus-T, com dano super efetivo e alguns Pokémon resistentes a Dark, como Clefable, com dano neutro. Ice Fang é uma outra opção cujo dano é maior do que Crunch em Grass-types bulky, como Tapu Bulu, Amoonguss e Mega Venusaur, que também causa mais dano em Garchomp, Landorus-T e Gliscor, podendo ser usado junto de Earthquake no lugar de Waterfall para melhorar sua coverage.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Attack faz Gyarados bater o mais forte possível, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly lhe permitem ultrapassar Tapu Koko após um Dragon Dance. Intimidate permite que Gyarados faça check a Pokémon como Weavile e gera oportunidades de setup. Gyaradosite garante que Gyarados Mega Evolua para Mega Gyarados.

Dicas de Uso

Mega Gyarados somente deve fazer setup após seus checks, como Toxapex, Zapdos, Tangrowth e Tapu Fini, forem removidos ou enfraquecidos ao alcance de um de seus ataques com +1, e ele deve fazer setup apenas contra Pokémon que não podem o ameaçar, como Landorus-T defensivo, Choice Scarf Garchomp preso em Earthquake, Battle Bond Greninja, Heatran, caso esteja carregando Substitute, e Celesteela focada em Special Defense, se tiver Taunt ou Substitute. É bom evitar danos residuais no início da partida, já que isso pode reduzir as oportunidades de setup de Gyarados no late-game; remover Stealth Rock de campo ajuda nesse aspecto. Planejar o momento de Mega Evoluir também é útil, visto que atrasar a Mega Evolução pode permitir que Gyarados faça setup contra Pokémon como Garchomp preso em Earthquake e Keldeo preso em Secret Sword. Por outro lado, a Mega Evolução faz Gyarados levar dano neutro de Stealth Rock e lhe dá uma imunidade a Psychic e uma resistência a Dark, o que é bom contra (A: semanticamente a ideia estava estranha — como Gyarados ganhar Dark seria bom para os Psychic-types? A escolha da preposição ficou mal colocada) Psychic-types presos em um item Choice, como Tapu Lele e Latios, e Battle Bond Greninja.

Opções de Equipe

Mega Gyarados se encaixa bem com Pokémon que podem atrair seus checks comuns, tais como Tangrowth, Toxapex e Zapdos. Protean Greninja com Extrasensory funciona extremamente bem, já que ele pode trazer Toxapex e derrotar Tangrowth na switch blefando Battle Bond. Pokémon que podem pressionar ditos checks também são bons parceiros. Zapdos defensivo com três ataques pode pressionar Toxapex e Tangrowth, além de Steel-types, como Mega Scizor, e ajudar contra Keldeo e Tapu Fini. Latios também pode fazer check a Keldeo, pressionar Toxapex, causar dano massivo em Tangrowth e atrair Steel-types, como Mega Scizor e Magearna, e derrotá-los com Hidden Power Fire. Mega Gyarados aprecia o auxílio de Pokémon que pressionam bastante equipes ofensivas, com as quais ele pode ter problemas em lidar, como Shift Gear Magearna e Autotomize Celesteela. Magearna pune checks de Gyarados com Thunderbolt, ainda mais com Electrium Z, enquanto Celesteela consegue fazer setup contra os checks de Mega Gyarados, como Tangrowth.

Mega Gyarados aprecia a remoção de entry hazards, então Tapu Fini pode ser uma boa parceira. Defog Latios tem uma boa sinergia ofensiva com Gyarados e consegue vencer Keldeo e Zapdos, pressionar Toxapex e enfraquecer Steel-types. Tapu Fini também permite que Mega Gyarados evite burns de Scald com Misty Terrain e ajuda contra Choice Scarf Keldeo. Defog Zapdos e Defog Mew também são bons companheiros de equipe para remover entry hazards (A: antes, pelo menos, ficou ambíguo o que estava sendo retomado: a remoção de entry hazards ou a ajuda de Tapu Fini? Só pela proximidade com o trecho de Tapu Fini me deu a crer que era ele que estava sendo retomado, e não a remoção em si. Enfim, mudei apenas para esclarecer o que trecho queria dizer).

Outras Opções

Um set bulky de Dragon Dance com Leftovers, Substitute e Bounce é uma opção para fazer setup mais facilmente e evitar sofrer revenge kill de usuários de Choice Scarf, além de lhe prover um recovery. Stone Edge é uma outra opção para Gyarados base acertar Zapdos. Outros Z-Crystals, como Waterium Z e Groundium Z, também são usáveis. Groundium Z Gyarados consegue dar OHKO em Toxapex e derrotar Steel-types, como Magearna, sem boosts. Porém, ambos são dependentes de Bounce um move de dois turnos para lidar com Grass-types, e sets de Waterium Z também não remediam os problemas de Gyarados com Water-types.

Checks e Counters

Electric-types: Electric-types, como Zapdos, Tapu Koko e Rotom-W, estão entre as respostas mais sólidas a Gyarados por eles lidarem com ambas variantes de Supersonic Skystrike e Mega. Porém, caso esteja tenha Earthquake, Mega Gyarados consegue atingir Rotom-W ignorando Levitate.

Water-types: Water-types como Tapu Fini, Toxapex, Keldeo e Azumarill podem derrotar Mega Gyarados tranquilamente, exceto os sets de Earthquake no caso de Rotom-W e Toxapex, ameaçando-o com seus STABs secundários, removendo os boosts de Dragon Dance com Haze ou causando burn em Gyarados. Mesmo que sets de Supersonic Skystrike consigam punir Tapu Fini, Keldeo sem Choice Scarf e Azumarill, esses alvos geralmente conseguem fazer scout a esse set.

Revenge Killers: Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam e Choice Scarf Keldeo, Garchomp, Greninja, Latios e Terrakion, conseguem ultrapassar Flyinium Z Gyarados mesmo após Dragon Dance e causar dano massivo nele ou até mesmo dar OHKO. Choice Scarf Terrakion, Choice Scarf Keldeo e Focus Blast Mega Alakazam podem dar revenge kill nos sets Mega.

Grass-types: Grass-types, como Tangrowth, Ferrothorn, Tapu Bulu, Mega Venusaur e Amonguss, podem todos enfrentar Mega Gyarados e o ameaçar (A: considerando que "todos" é pronome indefinido, usei próclise) com um ataque STAB super efetivo, mas precisam tomar cuidado com Supersonic Skystrike e fazer scout a ele.

Steel-types: Steel-types bulky, como Magearna, Skarmory, Ferrothorn, Mega Mawile e Magnezone, podem irritar Gyarados não tiver Earthquake para Magearna, Mega Mawile e Magnezone ou Taunt para Skarmory. Mega Scizor pode fazer check a Mega Gyarados, mas é isca de setup das variantes com Supersonic Skystrike.

Fighting-types: Fighting-types como Mega Heracross e Keldeo podem lidar com Mega Gyarados facilmente, mas somente Choice Scarf Keldeo consegue fazer check a Supersonic Skystrike Gyarados.

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Clefable, Tapu Bulu, Mega Mawile e Magearna, podem fazer check a Mega Gyarados e ameaçá-lo com um ataque STAB super efetivo, mas Supersonic Skystrike Gyarados pode punir os dois primeiros, enquanto Earthquake acerta Magearna e Mega Mawile.

OBS2: menciono apenas que pelo menos os três últimos usaram "mas" como a adversativa deles. Caso queira evitar isso, você pode trocar no máximo dois desses "mas" por outras adversativas, como "contudo", "todavia", "no entanto", etc;


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/ZASLBn5s :

Visão Geral

Gyarados é um bom sweeper em OU graças a seu acesso a um excelente move de setup Dragon Dance com stats ofensivos sólidos e uma tipagem ofensiva excepcional. Ele também possui duas abilities extremamente úteis Moxie e Intimidate, que lhe permitem acumular boosts e ajudar a fazer setup, respectivamente. O bulk decente de Gyarados e sua boa combinação de tipos defensiva lhe garantem múltiplas oportunidades de utilizar Dragon Dance e aguentar golpes de alguns dos principais Pokémon da tier, como Protean Greninja e Mega Swampert. No entanto, Gyarados sofre com uma Speed tier decepcionante, sendo que Pokémon como Tapu Lele e Kyurem-B o ultrapassam antes de ter qualquer boost, além da maioria dos usuários de Choice Scarf e Pokémon super velozes, como Mega Alakazam, continuarem sendo mais rápidos mesmo após um boost. Gyarados também pode usar um set Mega, que é notavelmente mais difícil para alguns usuários de Choice Scarf, como Garchomp, darem revenge kill, mas ele encontra dificuldades com a predominância de seus checks, como Tangrowth e Toxapex.

[SET]
name: Dragon Dance Sweeper
move 1: Dragon Dance
move 2: Bounce
move 3: Waterfall
move 4: Earthquake / Taunt
item: Flyinium Z
ability: Moxie
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Dragon Dance permite a Gyarados cumprir sua função de sweeper ou abrir brechas na equipe adversária no início do jogo, caso necessário. Bounce funciona com Flyinium Z para dar a Gyarados acesso a um move STAB com 160 BP que bate em Tangrowth, Mega Venusaur e Amoonguss, assim como causa um dano massivo em Water-types bulky. Waterfall acerta Pokémon com bom bulk physical como Landorus-T em super efetivo e dá a Gyarados uma boa coverage neutra. Earthquake é uma opção sólida, já que dá a Gyarados uma maneira de acertar Toxapex, Magnezone, Mega Mawile e Magearna com dano super efetivo. Taunt o ajuda a lidar com Celesteela, Mew, Unaware Clefable, Skarmory e Toxapex, bloqueando Leech Seed, Will-O-Wisp, moves de recovery e phazing; porém, Gyarados ainda precisa se preocupar com burns de Scald de Toxapex. Ele também pode usar Substitute para evitar sofrer status de moves como Lava Plume e Scald enquanto se protege de Will-O-Wisp e Leech Seed, além de dificultar que usuários de Choice Scarf lhe façam revenge kill.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada maximiza o poder e a velocidade de Gyarados, com uma nature Jolly sendo preferida para ultrapassar Adamant Landorus-T antes de um boost e Tapu Koko após um boost. Moxie lhe permite causar um efeito bola de neve após derrotar um Pokémon, o que funciona bem com Supersonic Skystrike, que facilmente pode conseguir um KO graças ao seu alto poder. Flyinium Z faz Gyarados usar Supersonic Skystrike com 160 Base Power por um turno, garantindo coverage contra Grass-types, como Tangrowth, e ajudando a causar um dano massivo contra outros Pokémon. Waterium Z Gyarados consegue dar OHKO em Zapdos defensivo com um +1 Hydro Vortex após Stealth Rock, derrotar Zapdos veloz em um único golpe sem Stealth Rock e derrotar Steel-types, como Magearna, Mega Mawile e Magnezone, sem usar Earthquake, mas isso o torna incapaz de passar por Grass-types.

Dicas de Uso

Esse set pode tanto enfraquecer walls no early-game quanto fazer sweep no late-game. Caso a função de Gyarados seja a de um early-game breaker, ele pode sofrer danos no inicio de partida e desgastar agressivamente com Supersonic Skystrike um Pokémon rival para um companheiro de equipe. Gyarados também pode blefar um set de Mega e atrair Grass-types, como Tangrowth, e derrotá-los para um parceiro. Se Gyarados estiver agindo como um late-game cleaner, evite sofrer dano residual, especialmente de Stealth Rock, já que isso pode diminuir suas oportunidades de setup ou deixá-lo vulnerável a revenge killers. Gyarados deve fazer setup contra Pokémon que não o ameaçam, como Landorus-T defensivo sem Stone Edge, Mega Scizor e Pokémon presos em itens Choice, como Choice Specs Keldeo preso em Secret Sword. Atente-se aos usuários de Choice Scarf e tente os remover antes de fazer setup, visto que eles podem atrapalhar um possível sweep de Gyarados.

Opções de Equipe

Gyarados tem dificuldades contra Electric-types defensivos, como Zapdos, então ele funciona bem com Pokémon que podem os enfraquecer, como Mega Pinsir, e Pokémon que podem os pressionar, como Tyranitar e Latios. Latios também provê controle de entry hazards, assim como Mega Scizor e Mew, o que é apreciado, já que Stealth Rock pode desgastar Gyarados. Mega Scizor também pode fazer pivot para Gyarados contra Pokémon como Heatran, contra o qual ele pode fazer setup, enquanto Mew espalha burns para facilitar o setup de Gyarados. Latias substituir Latios para trazer suporte de Healing Wish.

Suporte de Stealth Rock e Spikes podem ajudar Gyarados, já que o dano residual enfraquece alguns de seus checks, como Toxapex, usuários de Choice Scarf e Tapu Koko, deixando-os ao alcance de um golpe +1. Taunt Gyarados pode ajudar os usuários de hazards, prevenindo que a maioria dos Defoggers fora Zapdos limpem o campo. Ferrothorn e Spikes Greninja se encaixam bem com Gyarados, sendo que Ferrothorn faz check à maioria dos Electric-types fora Magnezone, enquanto Spikes Greninja pode trabalhar junto de Gyarados para enfraquecer Steel-types. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Mew e Clefable, também são boas opções.

[SET]
name: Mega Dragon Dance
move 1: Dragon Dance
move 2: Crunch
move 3: Earthquake
move 4: Substitute
item: Gyaradosite
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Mega Gyarados, permitindo-lhe fazer setup para um sweep no late-game. Crunch é o move STAB principal que dá a Gyarados boa coverage neutra e acerta Psychic-types, como Mew, Latios e Slowbro, com super efetivo. Earthquake atinge Magearna, Toxapex, Mega Mawile, Tapu Koko, Magnezone e Rotom-W mais forte do que tudo mesmo sem um boost, também acertando Keldeo e Tapu Fini com dano neutro. Substitute permite a Gyarados desviar de Leech Seed e Will-O-Wisp e ainda evita status de moves como Lava Plume e Scald, facilitando oportunidades de setup e dificultando chances de sofrer revenge kill. Taunt é uma alternativa para evitar Haze e phazing de Toxapex e Skarmory e prevenir Celesteela de causar dano residual através de Leech Seed, além de funcionar com Mold Breaker para inutilizar Will-O-Wisp de Mega Sableye. Waterfall bate em Ground-types, como Landorus-T, com dano super efetivo e alguns Pokémon resistentes a Dark, como Clefable, com dano neutro. Ice Fang é uma outra opção cujo dano é maior do que Crunch em Grass-types bulky, como Tapu Bulu, Amoonguss e Mega Venusaur, que também causa mais dano em Garchomp, Landorus-T e Gliscor, podendo ser usado junto de Earthquake no lugar de Waterfall para melhorar sua coverage.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Attack faz Gyarados bater o mais forte possível, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly lhe permitem ultrapassar Tapu Koko após um Dragon Dance. Intimidate permite que Gyarados faça check a Pokémon como Weavile e gera oportunidades de setup. Gyaradosite garante que Gyarados Mega Evolua para Mega Gyarados.

Dicas de Uso

Mega Gyarados somente deve fazer setup após seus checks, como Toxapex, Zapdos, Tangrowth e Tapu Fini, forem removidos ou enfraquecidos ao alcance de um de seus ataques com +1, e ele deve fazer setup apenas contra Pokémon que não podem o ameaçar, como Landorus-T defensivo, Choice Scarf Garchomp preso em Earthquake, Battle Bond Greninja, Heatran, caso esteja carregando Substitute, e Celesteela focada em Special Defense, se tiver Taunt ou Substitute. É bom evitar danos residuais no início da partida, já que isso pode reduzir as oportunidades de setup de Gyarados no late-game; remover Stealth Rock de campo ajuda nesse aspecto. Planejar o momento de Mega Evoluir também é útil, visto que atrasar a Mega Evolução pode permitir que Gyarados faça setup contra Pokémon como Garchomp preso em Earthquake e Keldeo preso em Secret Sword. Por outro lado, a Mega Evolução faz Gyarados levar dano neutro de Stealth Rock e lhe dá uma imunidade a Psychic e uma resistência a Dark, o que é bom contra Psychic-types presos em um item Choice, como Tapu Lele e Latios, e Battle Bond Greninja.

Opções de Equipe

Mega Gyarados se encaixa bem com Pokémon que podem atrair seus checks comuns, tais como Tangrowth, Toxapex e Zapdos. Protean Greninja com Extrasensory funciona extremamente bem, já que ele pode trazer Toxapex e derrotar Tangrowth na switch blefando Battle Bond. Pokémon que podem pressionar ditos checks também são bons parceiros. Zapdos defensivo com três ataques pode pressionar Toxapex e Tangrowth, além de Steel-types, como Mega Scizor, e ajudar contra Keldeo e Tapu Fini. Latios também pode fazer check a Keldeo, pressionar Toxapex, causar dano massivo em Tangrowth e atrair Steel-types, como Mega Scizor e Magearna, e derrotá-los com Hidden Power Fire. Mega Gyarados aprecia o auxílio de Pokémon que pressionam bastante equipes ofensivas, com as quais ele pode ter problemas em lidar, como Shift Gear Magearna e Autotomize Celesteela. Magearna pune checks de Gyarados com Thunderbolt, ainda mais com Electrium Z, enquanto Celesteela consegue fazer setup contra os checks de Mega Gyarados, como Tangrowth.

Mega Gyarados aprecia a remoção de entry hazards, então Tapu Fini pode ser uma boa parceira. Defog Latios tem uma boa sinergia ofensiva com Gyarados e consegue vencer Keldeo e Zapdos, pressionar Toxapex e enfraquecer Steel-types. Tapu Fini também permite que Mega Gyarados evite burns de Scald com Misty Terrain e ajuda contra Choice Scarf Keldeo. Defog Zapdos e Defog Mew também são bons companheiros de equipe para remover entry hazards.

Outras Opções

Um set bulky de Dragon Dance com Leftovers, Substitute e Bounce é uma opção para fazer setup mais facilmente e evitar sofrer revenge kill de usuários de Choice Scarf, além de lhe prover um recovery. Stone Edge é uma outra opção para Gyarados base acertar Zapdos. Outros Z-Crystals, como Waterium Z e Groundium Z, também são usáveis. Groundium Z Gyarados consegue dar OHKO em Toxapex e derrotar Steel-types, como Magearna, sem boosts. Porém, ambos são dependentes de Bounce um move de dois turnos para lidar com Grass-types, e sets de Waterium Z também não remediam os problemas de Gyarados com Water-types.

Checks e Counters

Electric-types: Electric-types, como Zapdos, Tapu Koko e Rotom-W, estão entre as respostas mais sólidas a Gyarados por eles lidarem com ambas variantes de Supersonic Skystrike e Mega. Porém, caso esteja tenha Earthquake, Mega Gyarados consegue atingir Rotom-W ignorando Levitate.

Water-types: Water-types como Tapu Fini, Toxapex, Keldeo e Azumarill podem derrotar Mega Gyarados tranquilamente, exceto os sets de Earthquake no caso de Rotom-W e Toxapex, ameaçando-o com seus STABs secundários, removendo os boosts de Dragon Dance com Haze ou causando burn em Gyarados. Mesmo que sets de Supersonic Skystrike consigam punir Tapu Fini, Keldeo sem Choice Scarf e Azumarill, esses alvos geralmente conseguem fazer scout a esse set.

Revenge Killers: Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam e Choice Scarf Keldeo, Garchomp, Greninja, Latios e Terrakion, conseguem ultrapassar Flyinium Z Gyarados mesmo após Dragon Dance e causar dano massivo nele ou até mesmo dar OHKO. Choice Scarf Terrakion, Choice Scarf Keldeo e Focus Blast Mega Alakazam podem dar revenge kill nos sets Mega.

Grass-types: Grass-types, como Tangrowth, Ferrothorn, Tapu Bulu, Mega Venusaur e Amonguss, podem todos enfrentar Mega Gyarados e o ameaçar com um ataque STAB super efetivo, mas precisam tomar cuidado com Supersonic Skystrike e fazer scout a ele.

Steel-types: Steel-types bulky, como Magearna, Skarmory, Ferrothorn, Mega Mawile e Magnezone, podem irritar Gyarados não tiver Earthquake para Magearna, Mega Mawile e Magnezone ou Taunt para Skarmory. Mega Scizor pode fazer check a Mega Gyarados, mas é isca de setup das variantes com Supersonic Skystrike.

Fighting-types: Fighting-types como Mega Heracross e Keldeo podem lidar com Mega Gyarados facilmente, mas somente Choice Scarf Keldeo consegue fazer check a Supersonic Skystrike Gyarados.

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Clefable, Tapu Bulu, Mega Mawile e Magearna, podem fazer check a Mega Gyarados e ameaçá-lo com um ataque STAB super efetivo, mas Supersonic Skystrike Gyarados pode punir os dois primeiros, enquanto Earthquake acerta Magearna e Mega Mawile.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Gyarados

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Gyarados &eacute; um bom sweeper em OU gra&ccedil;as a seu acesso a um excelente move de setup Dragon Dance com stats ofensivos s&oacute;lidos e uma tipagem ofensiva excepcional. Ele tamb&eacute;m possui duas abilities extremamente &uacute;teis Moxie e Intimidate, que lhe permitem acumular boosts e ajudar a fazer setup, respectivamente. O bulk decente de Gyarados e sua boa combina&ccedil;&atilde;o de tipos defensiva lhe garantem m&uacute;ltiplas oportunidades de utilizar Dragon Dance e aguentar golpes de alguns dos principais Pok&eacute;mon da tier, como Protean Greninja e Mega Swampert. No entanto, Gyarados sofre com uma Speed tier decepcionante, sendo que Pok&eacute;mon como Tapu Lele e Kyurem-B o ultrapassam antes de ter qualquer boost, al&eacute;m da maioria dos usu&aacute;rios de Choice Scarf e Pok&eacute;mon super velozes, como Mega Alakazam, continuarem sendo mais r&aacute;pidos mesmo ap&oacute;s um boost. Gyarados tamb&eacute;m pode usar um set Mega, que &eacute; notavelmente mais dif&iacute;cil para alguns usu&aacute;rios de Choice Scarf, como Garchomp, darem revenge kill, mas ele encontra dificuldades com a predomin&acirc;ncia de seus checks, como Tangrowth e Toxapex.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Dragon Dance Sweeper</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Dragon Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Flyinium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Bounce</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Moxie</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Waterfall</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Earthquake</span> / <span class="move-name">Taunt</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Dragon Dance permite a Gyarados cumprir sua fun&ccedil;&atilde;o de sweeper ou abrir brechas na equipe advers&aacute;ria no in&iacute;cio do jogo, caso necess&aacute;rio. Bounce funciona com Flyinium Z para dar a Gyarados acesso a um move STAB com 160 BP que bate em Tangrowth, Mega Venusaur e Amoonguss, assim como causa um dano massivo em Water-types bulky. Waterfall acerta Pok&eacute;mon com bom bulk physical como Landorus-T em super efetivo e d&aacute; a Gyarados uma boa coverage neutra. Earthquake &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o s&oacute;lida, j&aacute; que d&aacute; a Gyarados uma maneira de acertar Toxapex, Magnezone, Mega Mawile e Magearna com dano super efetivo. Taunt o ajuda a lidar com Celesteela, Mew, Unaware Clefable, Skarmory e Toxapex, bloqueando Leech Seed, Will-O-Wisp, moves de recovery e phazing; por&eacute;m, Gyarados ainda precisa se preocupar com burns de Scald de Toxapex. Ele tamb&eacute;m pode usar Substitute para evitar sofrer status de moves como Lava Plume e Scald enquanto se protege de Will-O-Wisp e Leech Seed, al&eacute;m de dificultar que usu&aacute;rios de Choice Scarf lhe fa&ccedil;am revenge kill.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>A distribui&ccedil;&atilde;o de EVs dada maximiza o poder e a velocidade de Gyarados, com uma nature Jolly sendo preferida para ultrapassar Adamant Landorus-T antes de um boost e Tapu Koko ap&oacute;s um boost. Moxie lhe permite causar um efeito bola de neve ap&oacute;s derrotar um Pok&eacute;mon, o que funciona bem com Supersonic Skystrike, que facilmente pode conseguir um KO gra&ccedil;as ao seu alto poder. Flyinium Z faz Gyarados usar Supersonic Skystrike com 160 Base Power por um turno, garantindo coverage contra Grass-types, como Tangrowth, e ajudando a causar um dano massivo contra outros Pok&eacute;mon. Waterium Z Gyarados consegue dar OHKO em Zapdos defensivo com um +1 Hydro Vortex ap&oacute;s Stealth Rock, derrotar Zapdos veloz em um &uacute;nico golpe sem Stealth Rock e derrotar Steel-types, como Magearna, Mega Mawile e Magnezone, sem usar Earthquake, mas isso o torna incapaz de passar por Grass-types.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set pode tanto enfraquecer walls no early-game quanto fazer sweep no late-game. Caso a fun&ccedil;&atilde;o de Gyarados seja a de um early-game breaker, ele pode sofrer danos no inicio de partida e desgastar agressivamente com Supersonic Skystrike um Pok&eacute;mon rival para um companheiro de equipe. Gyarados tamb&eacute;m pode blefar um set de Mega e atrair Grass-types, como Tangrowth, e derrot&aacute;-los para um parceiro. Se Gyarados estiver agindo como um late-game cleaner, evite sofrer dano residual, especialmente de Stealth Rock, j&aacute; que isso pode diminuir suas oportunidades de setup ou deix&aacute;-lo vulner&aacute;vel a revenge killers. Gyarados deve fazer setup contra Pok&eacute;mon que n&atilde;o o amea&ccedil;am, como Landorus-T defensivo sem Stone Edge, Mega Scizor e Pok&eacute;mon presos em itens Choice, como Choice Specs Keldeo preso em Secret Sword. Atente-se aos usu&aacute;rios de Choice Scarf e tente os remover antes de fazer setup, visto que eles podem atrapalhar um poss&iacute;vel sweep de Gyarados.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Gyarados tem dificuldades contra Electric-types defensivos, como Zapdos, ent&atilde;o ele funciona bem com Pok&eacute;mon que podem os enfraquecer, como Mega Pinsir, e Pok&eacute;mon que podem os pressionar, como Tyranitar e Latios. Latios tamb&eacute;m prov&ecirc; controle de entry hazards, assim como Mega Scizor e Mew, o que &eacute; apreciado, j&aacute; que Stealth Rock pode desgastar Gyarados. Mega Scizor tamb&eacute;m pode fazer pivot para Gyarados contra Pok&eacute;mon como Heatran, contra o qual ele pode fazer setup, enquanto Mew espalha burns para facilitar o setup de Gyarados. Latias substituir Latios para trazer suporte de Healing Wish.</p>
    
    <p>Suporte de Stealth Rock e Spikes podem ajudar Gyarados, j&aacute; que o dano residual enfraquece alguns de seus checks, como Toxapex, usu&aacute;rios de Choice Scarf e Tapu Koko, deixando-os ao alcance de um golpe +1. Taunt Gyarados pode ajudar os usu&aacute;rios de hazards, prevenindo que a maioria dos Defoggers fora Zapdos limpem o campo. Ferrothorn e Spikes Greninja se encaixam bem com Gyarados, sendo que Ferrothorn faz check &agrave; maioria dos Electric-types fora Magnezone, enquanto Spikes Greninja pode trabalhar junto de Gyarados para enfraquecer Steel-types. Usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Landorus-T, Mew e Clefable, tamb&eacute;m s&atilde;o boas op&ccedil;&otilde;es.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Mega Dragon Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Dragon Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Gyaradosite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Crunch</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Intimidate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Substitute</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Mega Gyarados, permitindo-lhe fazer setup para um sweep no late-game. Crunch &eacute; o move STAB principal que d&aacute; a Gyarados boa coverage neutra e acerta Psychic-types, como Mew, Latios e Slowbro, com super efetivo. Earthquake atinge Magearna, Toxapex, Mega Mawile, Tapu Koko, Magnezone e Rotom-W mais forte do que tudo mesmo sem um boost, tamb&eacute;m acertando Keldeo e Tapu Fini com dano neutro. Substitute permite a Gyarados desviar de Leech Seed e Will-O-Wisp e ainda evita status de moves como Lava Plume e Scald, facilitando oportunidades de setup e dificultando chances de sofrer revenge kill. Taunt &eacute; uma alternativa para evitar Haze e phazing de Toxapex e Skarmory e prevenir Celesteela de causar dano residual atrav&eacute;s de Leech Seed, al&eacute;m de funcionar com Mold Breaker para inutilizar Will-O-Wisp de Mega Sableye. Waterfall bate em Ground-types, como Landorus-T, com dano super efetivo e alguns Pok&eacute;mon resistentes a Dark, como Clefable, com dano neutro. Ice Fang &eacute; uma outra op&ccedil;&atilde;o cujo dano &eacute; maior do que Crunch em Grass-types bulky, como Tapu Bulu, Amoonguss e Mega Venusaur, que tamb&eacute;m causa mais dano em Garchomp, Landorus-T e Gliscor, podendo ser usado junto de Earthquake no lugar de Waterfall para melhorar sua coverage.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em Attack faz Gyarados bater o mais forte poss&iacute;vel, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly lhe permitem ultrapassar Tapu Koko ap&oacute;s um Dragon Dance. Intimidate permite que Gyarados fa&ccedil;a check a Pok&eacute;mon como Weavile e gera oportunidades de setup. Gyaradosite garante que Gyarados Mega Evolua para Mega Gyarados.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Mega Gyarados somente deve fazer setup ap&oacute;s seus checks, como Toxapex, Zapdos, Tangrowth e Tapu Fini, forem removidos ou enfraquecidos ao alcance de um de seus ataques com +1, e ele deve fazer setup apenas contra Pok&eacute;mon que n&atilde;o podem o amea&ccedil;ar, como Landorus-T defensivo, Choice Scarf Garchomp preso em Earthquake, Battle Bond Greninja, Heatran, caso esteja carregando Substitute, e Celesteela focada em Special Defense, se tiver Taunt ou Substitute. &Eacute; bom evitar danos residuais no in&iacute;cio da partida, j&aacute; que isso pode reduzir as oportunidades de setup de Gyarados no late-game; remover Stealth Rock de campo ajuda nesse aspecto. Planejar o momento de Mega Evoluir tamb&eacute;m &eacute; &uacute;til, visto que atrasar a Mega Evolu&ccedil;&atilde;o pode permitir que Gyarados fa&ccedil;a setup contra Pok&eacute;mon como Garchomp preso em Earthquake e Keldeo preso em Secret Sword. Por outro lado, a Mega Evolu&ccedil;&atilde;o faz Gyarados levar dano neutro de Stealth Rock e lhe d&aacute; uma imunidade a Psychic e uma resist&ecirc;ncia a Dark, o que &eacute; bom contra Psychic-types presos em um item Choice, como Tapu Lele e Latios, e Battle Bond Greninja.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Mega Gyarados se encaixa bem com Pok&eacute;mon que podem atrair seus checks comuns, tais como Tangrowth, Toxapex e Zapdos. Protean Greninja com Extrasensory funciona extremamente bem, j&aacute; que ele pode trazer Toxapex e derrotar Tangrowth na switch blefando Battle Bond. Pok&eacute;mon que podem pressionar ditos checks tamb&eacute;m s&atilde;o bons parceiros. Zapdos defensivo com tr&ecirc;s ataques pode pressionar Toxapex e Tangrowth, al&eacute;m de Steel-types, como Mega Scizor, e ajudar contra Keldeo e Tapu Fini. Latios tamb&eacute;m pode fazer check a Keldeo, pressionar Toxapex, causar dano massivo em Tangrowth e atrair Steel-types, como Mega Scizor e Magearna, e derrot&aacute;-los com Hidden Power Fire. Mega Gyarados aprecia o aux&iacute;lio de Pok&eacute;mon que pressionam bastante equipes ofensivas, com as quais ele pode ter problemas em lidar, como Shift Gear Magearna e Autotomize Celesteela. Magearna pune checks de Gyarados com Thunderbolt, ainda mais com Electrium Z, enquanto Celesteela consegue fazer setup contra os checks de Mega Gyarados, como Tangrowth.</p>
    
    <p>Mega Gyarados aprecia a remo&ccedil;&atilde;o de entry hazards, ent&atilde;o Tapu Fini pode ser uma boa parceira. Defog Latios tem uma boa sinergia ofensiva com Gyarados e consegue vencer Keldeo e Zapdos, pressionar Toxapex e enfraquecer Steel-types. Tapu Fini tamb&eacute;m permite que Mega Gyarados evite burns de Scald com Misty Terrain e ajuda contra Choice Scarf Keldeo. Defog Zapdos e Defog Mew tamb&eacute;m s&atilde;o bons companheiros de equipe para remover entry hazards.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set bulky de Dragon Dance com Leftovers, Substitute e Bounce &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para fazer setup mais facilmente e evitar sofrer revenge kill de usu&aacute;rios de Choice Scarf, al&eacute;m de lhe prover um recovery. Stone Edge &eacute; uma outra op&ccedil;&atilde;o para Gyarados base acertar Zapdos. Outros Z-Crystals, como Waterium Z e Groundium Z, tamb&eacute;m s&atilde;o us&aacute;veis. Groundium Z Gyarados consegue dar OHKO em Toxapex e derrotar Steel-types, como Magearna, sem boosts. Por&eacute;m, ambos s&atilde;o dependentes de Bounce &mdash; um move de dois turnos &mdash; para lidar com Grass-types, e sets de Waterium Z tamb&eacute;m n&atilde;o remediam os problemas de Gyarados com Water-types.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Electric-types</strong>: Electric-types, como Zapdos, Tapu Koko e Rotom-W, est&atilde;o entre as respostas mais s&oacute;lidas a Gyarados por eles lidarem com ambas variantes de Supersonic Skystrike e Mega. Por&eacute;m, caso esteja tenha Earthquake, Mega Gyarados consegue atingir Rotom-W ignorando Levitate.</li>
    <li><strong>Water-types</strong>: Water-types como Tapu Fini, Toxapex, Keldeo e Azumarill podem derrotar Mega Gyarados tranquilamente, exceto os sets de Earthquake no caso de Rotom-W e Toxapex, amea&ccedil;ando-o com seus STABs secund&aacute;rios, removendo os boosts de Dragon Dance com Haze ou causando burn em Gyarados. Mesmo que sets de Supersonic Skystrike consigam punir Tapu Fini, Keldeo sem Choice Scarf e Azumarill, esses alvos geralmente conseguem fazer scout a esse set.</li>
    <li><strong>Revenge Killers</strong>: Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, como Mega Alakazam e Choice Scarf Keldeo, Garchomp, Greninja, Latios e Terrakion, conseguem ultrapassar Flyinium Z Gyarados mesmo ap&oacute;s Dragon Dance e causar dano massivo nele ou at&eacute; mesmo dar OHKO. Choice Scarf Terrakion, Choice Scarf Keldeo e Focus Blast Mega Alakazam podem dar revenge kill nos sets Mega.</li>
    <li><strong>Grass-types</strong>: Grass-types, como Tangrowth, Ferrothorn, Tapu Bulu, Mega Venusaur e Amonguss, podem todos enfrentar Mega Gyarados e o amea&ccedil;ar com um ataque STAB super efetivo, mas precisam tomar cuidado com Supersonic Skystrike e fazer scout a ele</li>
    <li><strong>Steel-types</strong>: Steel-types bulky, como Magearna, Skarmory, Ferrothorn, Mega Mawile e Magnezone, podem irritar Gyarados n&atilde;o tiver Earthquake para Magearna, Mega Mawile e Magnezone ou Taunt para Skarmory. Mega Scizor pode fazer check a Mega Gyarados, mas &eacute; isca de setup das variantes com Supersonic Skystrike.</li>
    <li><strong>Fighting-types</strong>: Fighting-types como Mega Heracross e Keldeo podem lidar com Mega Gyarados facilmente, mas somente Choice Scarf Keldeo consegue fazer check a Supersonic Skystrike Gyarados.</li>
    <li><strong>Fairy-types</strong>: Fairy-types bulky, como Clefable, Tapu Bulu, Mega Mawile e Magearna, podem fazer check a Mega Gyarados e amea&ccedil;&aacute;-lo com um ataque STAB super efetivo, mas Supersonic Skystrike Gyarados pode punir os dois primeiros, enquanto Earthquake acerta Magearna e Mega Mawile.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/232514/" target="_blank">Anish</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/12650/" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/245102/" target="_blank">the ghost formerly known as p2</a> e <a href="/forums/members/101351/" target="_blank">Gary</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top