OU Landorus-T

Status
Not open for further replies.

Luna

journey before destination
is a Site Content Manager Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnus
GP por: HappydaTropa
Original

Visão Geral

Landorus-T é o melhor Pokémon no metagame de OU. Graças à sua incrível combinação de qualidades como Intimidade, imunidade a Ground, 145 de base Attack e ampla movepool, ele consegue desempenhar eficientemente um leque de funções, encaixando-se com facilidade em quaisquer tipos de equipe. Landorus-T pode atuar como um excelente pivot, sendo capaz de colocar Stealth Rock em campo e conter ameaças como Zygarde e Mega Lopunny enquanto mantém momentum com U-turn. Seu acesso a diferentes moves de boost como Swords Dance e Rock Polish, além da introdução de Z-Moves, também lhe permite se tornar um temível wallbreaker e setup sweeper, conseguindo derrotar offense ou stall com o move apropriado. Contudo, a fraqueza de Landorus-T a Ice e Water significa que é derrotado por Pokémon usuais como Greninja e Keldeo. Ele também carece de qualquer forma de recovery, ou seja, não pode dar switch de maneira constante em ataques de Pokémon adversários ao longo de toda a partida. Por fim, sua base Speed medíocre sem boosts o deixa mais lento que muitas ameaças ofensivas como Tapu Lele e Kyurem-B. Apesar de suas pequenas limitações, Landorus-T define o metagame de OU e tranquilamente é o Pokémon mais coringa da tier.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Earthquake
move 2: U-turn
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Defog / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Naive
evs: 80 HP / 148 Atk / 84 Def / 196 Spe

Moves

Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T. U-turn deve ser usado para obter momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com segurança. Hidden Power Ice permite a Landorus-T atingir Zygarde, Landorus-T adversários e Garchomp com danos graves. Defog é uma opção para equipes que necessitam uma forma de remover hazards, mas não podem abrir mão de um espaço na equipe. Rock Slide é outra alternativa que fornece boa coverage junto a Earthquake e garante que Landorus-T faça revenge kill em Mega Pinsir e Mega Charizard Y. Explosion pode causar dano imenso em Rotom-W e dar OHKO em Pokémon como Tapu Bulu após danos de Stealth Rock. Esse move também é uma boa opção para fazer revenge kill na maior parte dos Pokémon ofensivos e simultaneamente proporcionar uma switch gratuita para um colega de equipe. Além disso, Explosion bloqueia usuários de Defog e Rapid Spin, ajudando a evitar a remoção de entry hazards. Knock Off é útil a fim de remover itens dos checks de Landorus-T como Shed Shell de Skarmory. Superpower pode ser utilizado para dar OHKO em Kartana e Mega Gyarados após um pouco de dano prévio; inclusive, esse é o melhor move de Landorus-T contra Ferrothorn.

Detalhes do Set

Essa distribuição de EVs garante que Landorus-T evite um 2HKO do Leaf Blade de Kartana após Stealth Rock. 196 EVs em Speed junto a uma nature Naive lhe permitem ser mais rápido que Mega Alakazam e qualquer Pokémon mais lento. Os EVs restantes são colocados em Attack para causar o maior dano possível. Se Rock Slide for utilizado no lugar de Hidden Power Ice, a nature deve ser mudada para Jolly, aumentando um pouco a Special Defense, já que o Special Attack é deixado de lado. Choice Scarf é necessário para ultrapassar e fazer check a ameaças habitualmente mais velozes como Tapu Koko e Protean Greninja.

Dicas de Uso

Choice Scarf Landorus-T deve ser utilizado principalmente para fazer check a ameaças mais rápidas e dar revenge kill em sweepers de boost, embora o investimento defensivo lhe permita fazer pivot a certas ameaças como Kartana, tomando um ataque e assim afastando-as para fora do campo. Mesmo que Earthquake seja o principal move de Landorus-T, tenha cautela ao usá-lo, uma vez que esse move pode abrir oportunidades de setup para Mega Pinsir, Landorus-T adversários e Gyarados. No early-game U-turn pode ser bastante usado, sobretudo se você prever uma switch, tentando ganhar momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com segurança. Landorus-T também pode funcionar como um cleaner no late-game após walls serem enfraquecidas e Pokémon imunes a Ground removidos.

Opções de Equipe

Como esse set é parado por Rotom-W, Celesteela e Skarmory, wallbreakers que podem entrar em campo após U-turn de Landorus-T e tirar vantagem desses Pokémon são bons parceiros. Kyurem-B, Mega Charizard Y e Hoopa-U são alguns exemplos. Magnezone é valioso ao remover Celesteela e Skarmory. Usuários de VoltTurn como Mega Scizor, Tapu Koko e Magearna podem formar um core de VoltTurn com Landorus-T, facilitando a obtenção de momentum. Defensivamente, esse set aprecia checks a Water- e Ice-types como Tangrowth e Keldeo. Uma vez que Landorus-T falha em ser mais rápido que Volcarona com boosts e Mega Charizard X, checks defensivos para esses dois também são bons aliados. Toxapex e Mantine podem fazer check a Volcarona, enquanto Pokémon como Tyranitar e Tapu Fini fazem o mesmo a Mega Charizard X.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Hidden Power Ice
move 4: U-turn
item: Leftovers / Rocky Helmet
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

Moves

Landorus-T é um confiável usuário de Stealth Rock que pode dar switch in em physical attackers como Zygarde e Mega Charizard X. Earthquake é o ataque mais consistente de Landorus-T, causando bom dano a alvos mesmo sem investimento ofensivo. Hidden Power Ice é usado para atingir Zygarde e Landorus-T adversários. U-turn ajuda Landorus-T a obter momentum, permitindo que colegas de equipe frágeis façam switch in sem tomar dano. Embora esses quatro moves tenham no geral a maior utilidade, Landorus-T possui várias opções adicionais que podem substituir qualquer move exceto Earthquake, dependendo do que a equipe exige. Knock Off ajuda a contra-atacar uma variedade de ameaças defensivas ao remover seus itens, principalmente Celesteela, Clefable, Tapu Bulu e Zapdos. Além disso, esse move consegue remover Choice Scarf de potenciais checks ofensivos como Keldeo e tem uma boa sinergia com Magnezone para combater Shed Shell Skarmory. Stone Edge é uma boa opção para tornar Landorus-T um sólido check de Mega Pinsir, prevenir Volcarona de fazer setup de Quiver Dance nele, impedir Mantine de entrar livremente em campo para remover seu Stealth Rock e contra-atacar Hidden Power Ice Zapdos. Se estiver usando Leftovers, Protect também é uma possível escolha para dar scout em atacantes com itens Choice, reduzir o dano de Z-Moves e ganhar um pouco mais de recovery. Hidden Power Fire + Toxic é outro set alternativo que faz check a Kartana e Mega Scizor enquanto prejudica Landorus-T adversários, Zapdos e Mantine. Porém, isso significa que Landorus-T não pode agir como um pivot excepcional com U-turn nem derrotar Landorus-T adversários tão rapidamente. Possivelmente, Defog pode ser usado ao invés de Stealth Rock em equipes que têm outro usuário desse entry hazard e carecem de um usuário de Defog, sendo basicamente uma alternativa além de Gliscor em equipes ofensivas que preferem maior compressão de funções e a passividade menor que Landorus-T oferece.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada permite que Landorus-T faça check a physical attackers o mais confiavelmente possível e seja mais rápido que Adamant Tyranitar com Speed máxima. Dependendo das exigências de sua equipe, você pode diminuir o investimento em Defense e o colocar em Speed. 136 EVs em Speed garantem que Landorus-T ultrapasse Timid Magearna, sendo isso crucial para que possa ameaçá-la, usando Earthquake sem se preocupar com um Ice Beam mais rápido. Se você quiser que Landorus-T faça check a ameaças mais rápidas como Heatran e Zygarde, uma distribuição alternativa de 252 HP / 72 Def / 184 Spe com uma nature Jolly pode ser utilizada. Esse tanto de investimento em Speed agrega alguns benefícios, notavelmente fazendo Landorus-T ultrapassar Hoopa-U, a maior parte dos Landorus-T adversários e Jolly Mega Tyranitar. Essa distribuição sacrifica fidelidade contra ameaças physical mais fortes, mas ainda pode ser altamente efetiva dependendo da equipe. Caso sua principal preocupação seja Heatran e queira maior investimento em Defense, você pode modificá-la, utilizando apenas 144 EVs em Speed e colocando o restante em Defense. Leftovers permite que Landorus-T recupere HP pouco a pouco, tornando-o mais confiável contra ameaças poderosas como Mega Mawile. Rocky Helmet é outra escolha para Landorus-T punir moves de contato, especialmente U-turn, ajudando a desgastar tipos como Mega Medicham e Garchomp. Yache Berry também é uma opção para sobreviver a certos moves Ice-type como Hidden Power Ice de Choice Specs Tapu Koko e Ice Punch de Mega Medicham.

Dicas de Uso

Deve-se usar esse set para fazer check a physical attackers como Garchomp, Zygarde e Alolan Marowak. Stealth Rock deve ser colocado em campo contra adversários que são obrigados a sair de campo ou não conseguem ameaçar Landorus-T. Embora o bulk de Landorus-T e a sua ability Intimidade lhe permitam dar switch in direto em algumas ameaças, sua falta de recovery significa que é facilmente desgastado. Lembre-se de preservar o HP de Landorus-T se ele for sua única maneira de parar sweepers como Mega Charizard X e Excadrill. Use U-turn para ganhar momentum e ajudar companheiros de equipe a entrar em campo com segurança.

Opções de Equipe

Esse set é um bom encaixe para equipes ofensivas que necessitam de um usuário de Stealth Rock capaz de fazer switch in em certos physical attackers sem ser tão passivo. Como Landorus-T consegue atrair Pokémon como Skarmory, Rotom-W e Celesteela e ganhar momentum com U-turn, wallbreakers que podem tirar vantagem desses três como Greninja e Gengar são bons parceiros. Outros usuários de U-turn e Volt Switch como Tapu Koko, Mega Scizor e Rotom-W podem formar um core VoltTurn com Landorus-T, dificultando para o oponente recuperar momentum. Pokémon fracos a Ground como Tapu Koko e Magearna desfrutam da capacidade de Landorus-T de fazer switch em Earthquakes adversários. Defensivamente, parceiros que cobrem as fraquezas de Landorus-T a Ice e Water são bem-vindos. Assaul Vest Tangrowth e Mega Venusaur podem derrotar Keldeo, Greninja e Manaphy. Keldeo pode fazer check a Ice-types como Weavile e Kyurem-B, além de alguns Water-types como Greninja. Tapu Fini e Ferrothorn também são parceiros notáveis, formando um core o qual pode cobrir uma grande parte do metagame.

[SET]
name: Rockium Z
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Landorus-T, permitindo-lhe derrotar Pokémon bulky como Celesteela, Tapu Fini, Ferrothorn e Skarmory. Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T, causando bom dano na maioria dos alvos neutros. Stone Edge fornece a Landorus-T uma coverage neutra quase perfeita junto de Earthquake. Com Rockium Z, esse move também se transforma em um Continental Crush com 180 de Base Power, garantindo que Landorus-T cause danos pesados ou dê OHKO na maioria de suas habituais respostas como Skarmory e Celesteela. Stealth Rock também é uma opção fantástica nesse set, já que o poder massivo de Landorus-T lhe permite ameaçar escolhas comuns de controle de hazard como Tapu Fini, Skarmory e Mega Sableye.

Detalhes do Set

Os EVs dados aliados a uma nature Jolly maximizam a Speed e o poder ofensivo de Landorus-T. Jolly é usada ao invés de Adamant para ultrapassar Jolly Gyarados, Adamant Zygarde e Kyurem-B, além de empatar com a Speed de outros Jolly Landorus-T. Rockium Z é o item preferível, usado para que Landorus-T use Continental Crush. Se sua equipe já tiver um usuário de Z-Move, Landorus-T também pode segurar uma Yache Berry para sobreviver a moves Ice-type mais fracos como um Hidden Power Ice de Tapu Koko.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado como um wallbreaker no early- e mid-game, enfraquecendo ou removendo Pokémon defensivos, o que abre caminho para um sweep de um colega de equipe. O desempenho de Landorus-T ofensivo contra stall é notável, visto que pode encarar Skarmory com um pouco de dano prévio e também pressionar intensamente Mega Sableye, que poderia caso contrário impedir Stealth Rock de ser colocado em campo. Landorus-T deve fazer uso de Stealth Rock ou setup de Swords Dance contra inimigos que são forçados a sair de campo contra ele, como Jirachi. Como Z-Moves só podem ser usados uma vez, tenha cautela para não o gastar no alvo errado ou em um Pokémon utilizando Protect. Seu adversário pode prever o Z-Move e trocar para um Pokémon que o resiste, como Ferrothorn, desperdiçando o golpe.

Opções de Equipe

Physical attackers como Mega Pinsir, Mamoswine e Mega Medicham apreciam a capacidade de Landorus-T pressionar walls como Celesteela, Skarmory e Rotom-W. Similarmente, outros Ground-types ofensivos como Zygarde e Garchomp gostam da pressão em Tangrowth, Landorus-T adversários e Tapu Bulu. Setup sweepers e cleaners de late-game como Mega Charizard X, Magearna e Tapu Koko também se beneficiam do potencial de wallbreak de Landorus-T. Já que Landorus-T é forçado para fora de campo por Water- e Ice-types, Pokémon como Tangrowth e Keldeo também são bem-vindos. Ademais, Usuários de U-turn e Volt Switch podem ajudar Landorus-T a entrar em campo com segurança, pois esse set não tem investimento defensivo algum.

[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Earthquake
move 2: Fly
move 3: Gravity / Smack Down
move 4: Stealth Rock / Swords Dance
item: Flyinium Z
ability: Intimidate
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Landorus-T, causando altas quantias de dano não só a Steel-types como Magearna, Magnezone e Mega Mawile, mas também quase dando OHKO em Toxapex focado em Defense. Quando combinado a Flyinium Z, Fly torna-se um move STAB Flying-type com 175 de Base Power que retalha Grass-types bulky como Tapu Bulu e Tangrowth, além de acertar Mega Heracross como um trem desgovernado. Embora seja melhor guardar Supersonic Skystrike para Grass-types, o move também pode ser utilizado como uma bomba de uso único para passar por Pokémon mais resistentes como Clefable, Tapu Fini e Ferrothorn. Gravity anula a imunidade a Ground de Flying-types como Zapdos, Celesteela, Skarmory e Landorus-T adversários por 4 turnos após o uso, fazendo com que Landorus-T consiga os derrotar facilmente com Earthquake. Smack Down é uma alternativa similar, podendo causar dano imediato a Flying-types como Mega Pinsir e prevenir o oponente de se aproveitar do próprio Gravity de Landorus-T. Stealth Rock é usado melhor no último slot caso a sua equipe careça de um usuário desse move, já que Landorus-T é capaz de encontrar muitas oportunidades de forçar switches e colocar esse hazard em campo com segurança. Ele também consegue pressionar intensamente Mega Sableye e a maioria dos usuários de Defog mais bulky, então ele mantém Stealth Rock em campo facilmente. Swords Dance pode ser usado se você já tiver um usuário de Stealth Rock, visto que aumenta significativamente o potencial destrutivo de Landorus-T contra equipes mais resistentes como stall e balance.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Adamant é preferível para maximizar o poder de Landorus-T e ultrapassar Timid Heatran. Uma nature Jolly pode ser utilizada a fim de ser mais rápido do que Adamant Zygarde e também Jolly Gyarados, porém, a perda de força é bem notável. Flyinium Z é obviamente necessário para que Fly se torne o insanamente poderoso Supersonic Skystrike. Intimidade é única ability de Landorus-T, permitindo-lhe forçar physical attackers para fora de campo e agir como um pivot se necessário.

Dicas de Uso

Esse set é melhor usado como um wallbreaker no early- e mid-game, rompendo cores defensivos a fim de abrir caminho para um colega de equipe fazer clean. Tente preservar Supersonic Skystrike para Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu, que tentam dar switch in em Landorus-T com frequência. Se tais Pokémon estiverem ausentes ou não demonstrarem perigo, é melhor usar esse golpe em Pokémon os quais Landorus-T normalmente não consegue dar OHKO usando Earthquake como Garchomp, Tapu Fini e Landorus-T adversários. Utilize Gravity ou Smack Down em Pokémon como Skarmory, Zapdos e Celesteela, que em outros casos fariam wall a Landorus-T. Embora não seja completamente necessário, ainda mais se Stealth Rock estiver em campo, tente apanhar esses Pokémon na switch para manter a pressão e o momentum constantes. Visando deixar Landorus-T o mais saudável possível, limite o número de vezes que você dá switch em ataques com ele; inclusive, utilizar Stealth Rock ou Swords Dance em switch-ins previsíveis é altamente recomendável. Tenha cautela usando Supersonic Skystrike em Pokémon que frequentemente carregam Protect como Unaware Clefable e Mega Sableye, pois caso contrário o golpe causará um dano significativamente menor neles. Ainda que não seja recomendável, Fly pode ser utilizado sem gastar o Z-Crystal ou até mesmo se já tiver sido usado, uma vez que ainda é um move STAB forte; porém, como demora dois turnos para carregar, geralmente é fácil de reagir a esse move.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam a remoção de Grass-types bulky como Ash-Greninja, Zygarde e Keldeo são bons colegas de equipe, pois Landorus-T é facilmente capaz de os atrair e remover. Cleaners de late-game como Mega Alakazam, Trick Room Magearna ofensiva e Choice Scarf Garchomp têm muito mais facilidade em fazer clean após Landorus-T infligir danos severos em cores defensivos. Como Landorus-T frequentemente chama a atenção de Water-types como Ash-Greninja e Keldeo, Assault Vest Tangrowth e Magearna são boas opções para fazer pivot com segurança em seus ataques STAB. Amoonguss e Toxapex também são boas escolhas em equipes mais bulky. Suporte de Spikes não é necessário, apesar de ser muito apreciado, já que esse hazard pode tornar os 2HKOs de Landorus-T em OHKOs e punir Pokémon que tentem fazer check a Landorus-T. Greninja é um poderoso usuário ofensivo de Spikes que aprecia a capacidade de Landorus-T enfraquecer Celesteela, enquanto Ferrothorn pode dar switch em ataques Water-type de Pokémon como Ash-Greninja, bem como Tapu Koko, que pode dar revenge kill em um Landorus-T enfraquecido com Hidden Power Ice. A combinação de U-turn e Volt Switch é muito útil para colocar Landorus-T em campo com segurança e preservar seu HP. Ash-Greninja, Tapu Koko e Rotom-W, todos são opções sólidas com a vantagem adicional de atraírem Grass-types para Landorus-T finalizar.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Explosion
move 4: Swords Dance
item: Focus Sash
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Primeiramente, Stealth Rock é um entry hazard perigoso que pressiona a equipe adversária e pune switch ins excessivas. Earthquake é um ataque STAB poderoso que pode causar dano consistentemente a uma variedade de alvos. Explosion é um golpe poderoso de uso único, bloqueando Defog ou eliminando uma ameaça ofensiva significante no early-game, além de ser principalmente útil nesse set a fim de manter momentum. Swords Dance pode ser usado para permitir que Landorus-T pressione Pokémon mais bulky como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor enquanto lhe possibilita colocar Stealth Rock em campo frente a equipes com Mega Sableye. Alternativamente, Hidden Power Ice pode ser utilizado para que Landorus-T pressione Landorus-T adversários e Defog Gliscor, visando ganhar vantagem de hazard sem precisar usar Explosion.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack e Speed com uma nature Jolly maximizam a Speed de Landorus-T, permitindo-lhe colocar Stealth Rock em campo antes de que muitos adversários possam se mexer e também assegurando que Explosion cause o maior dano possível. Por outro lado, uma nature Naive pode ser utilizada para ampliar o dano causado por Hidden Power Ice a fim de que Defog Gliscor não faça stall a Landorus-T. Esse set opta por Focus Sash para garantir que Landorus-T sobreviva a qualquer ataque e realize setup de Stealth Rock em matchups contra Pokémon ofensivos. Contudo, uma Normal Gem pode ser usada no lugar caso esse set não seja escolhido somente para ser lead a fim de um Explosion consideravelmente mais forte, conseguindo dar OHKO em Gliscor e Rotom-W defensivo, incluindo outros alvos que geralmente não levam OHKO de Explosion.

Dicas de Uso

Esse set é bem simples de usar, já que é um suicide lead. Landorus-T quase sempre assumirá papel de lead a menos que haja um Mega Sableye na equipe inimiga ou um Pokémon que impeça de alguma maneira Landorus-T de colocar Stealth Rock no começo da partida. Ao entrar em campo, Landorus-T deve usar Stealth Rock imediatamente, isto é, se não houver uma ameaça significativa que precisa ser eliminada em primeiro lugar. Swords Dance deve ser utilizado quando estiver enfrentando Pokémon mais bulky como Mega Scizor, Ferrothorn e Clefable para os pressionar e fazer wallbreak aos seus colegas de equipe. Isso é especialmente útil contra Mega Scizor, pois lhe ajuda a manter Stealth Rock em campo. Após colocar Stealth Rock, use Explosion caso esteja lidando com um removedor de hazards mais lento que você não consiga derrotar de nenhum jeito, permitindo-lhe manter Stealth Rock em campo e causar dano expressivo. Contudo, vale salientar que Explosion não deve ser usado descuidadamente, visto que Landorus-T consegue usar esse move apenas uma vez, e o juntar com Swords Dance pode ser uma maneira efetiva de eliminar Pokémon ainda mais bulky.

Opções de Equipe

Landorus-T suicide lead encaixa-se em times hyper offense devido ao momentum e à pressão em Defoggers que é providenciado. Equipes ofensivas de Sticky Web com Araquanid e equipes de Aurora Veil apreciam o suporte de entry hazard oferecido por Landorus-T devido à sua sinergia com os sweepers de late-game que esses times normalmente possuem. Cleaners de late-game como Dragon Dance Zygarde, Blacephalon e Kartana apreciam a capacidade de Landorus-T enfraquecer Pokémon mais bulky no early-game. Além disso, Pokémon ofensivos como Tapu Koko e Zygarde apreciam o potencial de Landorus-T em atrair Tapu Bulu, sendo eles ótimos colegas de equipe.

Outras Opções

Em sets de Swords Dance, Substitute é utilizado para evitar status enquanto faz setup, mas esse move pode desgastar Landorus-T rapidamente. Salac Berry pode ser usado com Substitute para Landorus-T receber um boost de Speed e possivelmente fazer um sweep, todavia, é muito pouco confiável. Earth Plate ou Groundium Z podem aparecer em sets Swords Dance para impor uma presença ofensiva ainda maior. Earth Plate é útil e vantajoso quando um Z-Crystal precisa estar na mão de outro colega de equipe, enquanto Groundium Z consegue infligir dano massivo em Pokémon que não o resistem; especialmente após serem lançados ao chão por Smack Down ou Gravity. Um set Double Dance apresentando Swords Dance e Rock Polish junto a Continental Crush é outra alternativa, pegando o Rockium Z Landorus-T padrão e o transformando em um sweeper mais dedicado, podendo fazer sweep em equipes ofensivas através de Rock Polish. Porém, esse set possui vários defeitos e sequer providencia a mesma utilidade geral que os outros sets fornecem. Landorus-T tem uma base Special Attack decente e pode surpreender muitos de seus checks, como Tangrowth, Tapu Bulu e Landorus-T adversários, com Sludge Wave e Hidden Power Ice, embora esse set usualmente seja fraco.

Checks e Counters

Pokémon Imunes a Ground: Skarmory resiste aos moves STAB de Landorus-T e ainda pode aguentar um +2 Continental Crush caso seu HP esteja cheio, enquanto também possui Whirlwind para dar phaze em Landorus-T. Celesteela, Rotom-W e Landorus-T adversários podem fazer wall facilmente a sets sem Swords Dance, mas não conseguem levar um Continental Crush fortalecido. Gyarados, Mega Latias, Charizard e Thundurus, todos podem tomar vantagem de Choice Scarf Landorus-T preso em Earthquake. Tenha em mente, contudo, que a maioria desses Pokémon deve estar atenta a Smack Down ou Gravity.

Grass-types Resistentes: Tangrowth pode fazer wall a qualquer set sem Flyinium Z e punir o U-turn de Landorus-T com Rocky Helmet. Tapu Bulu também resiste a Ground e seu Grassy Terrain diminui o poder de Earthquake pela metade, o que ajuda colegas de equipes fracos a Ground a derrotar Landorus-T; no entanto, ele não consegue levar um Supersonic Skystrike ou um Continental Crush fortificado.

Water-types: Greninja, Keldeo e Manaphy ultrapassam Landorus-T sem Choice Scarf e o forçam a sair de campo com seus ataques STAB. Tapu Fini, Rotom-W e Slowbro podem confrontar variantes defensivas ou sem boosts, além de ameaçarem um burn em Landorus-T. Gyarados e Mantine são imunes a Earthquake, mas eles podem ser derrotados por Stone Edge.

Pokémon Ice-type e Coverage Ice-type: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile podem facilmente dar OHKO em Landorus-T com seus moves STAB, enquanto esses dois últimos conseguem derrotar até mesmo Choice Scarf Landorus-T com Ice Shard. Pokémon com coverage Ice-type, como Ice Punch Mega Medicham, também podem vencer Landorus-T.

Special Attackers Poderosos: Landorus-T sofre para aguentar golpes de Pokémon como Mega Charizard Y, Hoopa-U, Latios e Tapu Lele, já que seu bulk special é medíocre.
 
Last edited by a moderator:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Houve bastante Queísmo;

Comentários:

Desculpa pela demora;

Algumas mudanças você terá que aplicar. Elas se encontram nos seguintes parágrafos: 1º, 5º, 6º e 17º;

Sendo análise, apenas farei algumas anotações (A) do que precisar de maior destaque. Todas as outras alterações você pode conferir abaixo:

Copy-paste & https://www.diffchecker.com/wKTskqhN :


Visão Geral

Landorus-T é o melhor Pokémon no metagame de OU. Graças à sua incrível combinação de qualidades como Intimidade, imunidade a Ground, 145 de base Attack e ampla movepool, ele consegue desempenhar eficientemente um leque de funções, encaixando-se com facilidade em quaisquer tipos de equipe. Landorus-T pode atuar como um excelente pivot, sendo capaz de colocar Stealth Rock em campo e conter ameaças como Zygarde e Mega Lopunny enquanto mantém momentum com U-turn. Seu acesso a diferentes moves de boost como Swords Dance e Rock Polish, além da introdução de Z-Moves, também lhe permite se tornar um temível wallbreaker e setup sweeper, conseguindo derrotar offense ou stall com o move apropriado. Contudo, a fraqueza de Landorus-T a Ice e Water significa que é derrotado por Pokémon usuais como Greninja e Keldeo. Ele também carece de qualquer forma de recovery, ou seja, não pode dar switch de maneira constante em ataques de Pokémon adversários ao longo de toda a partida. Por fim, sua base Speed medíocre sem boosts o deixa mais lento que muitas ameaças ofensivas como Tapu Lele e Kyurem-B. Apesar de suas pequenas limitações, Landorus-T define o metagame de OU e tranquilamente é o Pokémon mais coringa da tier.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Earthquake
move 2: U-turn
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Defog / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Naive
evs: 80 HP / 148 Atk / 84 Def / 196 Spe

Moves

Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T. U-turn deve ser usado para obter momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com segurança. Hidden Power Ice permite a Landorus-T atingir Zygarde, Landorus-T adversários e Garchomp com danos graves. Defog é uma opção para equipes que necessitam de hazard removal, mas não podem abrir mão de um espaço na equipe. Rock Slide é outra alternativa que fornece boa coverage junto a Earthquake e garante que Landorus-T faça revenge kill em Mega Pinsir e Mega Charizard Y. Explosion pode causar dano imenso em Rotom-W e dar OHKO em Pokémon como Tapu Bulu após danos de Stealth Rock. Esse move também é uma boa opção para fazer revenge kill na maior parte dos Pokémon ofensivo e simultaneamente proporcionar uma switch gratuita para um colega de equipe. Além disso, Explosion bloqueia usuários de Defog e Rapid Spin, ajudando a evitar a remoção de entry hazards. Knock Off é útil a fim de remover itens dos checks de Landorus-T como Shed Shell de Skarmory. Superpower pode ser utilizado para dar OHKO em Kartana e Mega Gyarados após um pouco de dano prévio; inclusive, esse é o melhor move de Landorus-T contra Ferrothorn.

Detalhes do Set

Essa distribuição de EVs garante que Landorus-T evite um 2HKO do Leaf Blade de Kartana após Stealth Rock. 196 de EVs em Speed junto a uma nature Naive lhe permite ser mais rápido que Mega Alakazam e qualquer Pokémon mais lento. Os EVs restantes são colocados em Attack para causar o maior dano possível. Se Rock Slide for utilizado no lugar de Hidden Power Ice, a nature deve ser mudada para Jolly, aumentando um pouco em Special Defense, já que o Special Attack é deixado de lado. Choice Scarf é necessário para ultrapassar e fazer check a ameaças habitualmente mais velozes como Tapu Koko e Protean Greninja.

Dicas de Uso

Choice Scarf Landorus-T deve ser utilizado principalmente para fazer check a ameaças mais rápidas e dar revenge kill em sweepers de boost, embora o investimento defensivo lhe permita fazer pivot a certas ameaças como Kartana, tomando um ataque e assim afastando-as para fora do campo. Mesmo que Earthquake seja o principal move de Landorus-T, tenha cautela ao usá-lo, uma vez que esse move pode abrir oportunidades de setup para Mega Pinsir, Landorus-T adversários e Gyarados. No early-game U-turn pode ser bastante usado, sobretudo se você prever uma switch, tentando ganhar momentum e ajudar colegas de equipe a entrar com segurança. Landorus-T também pode funcionar como um cleaner no late-game após walls serem enfraquecidas e Pokémon imunes a Ground removidos.

Opções de Equipe

Como esse set sofre wall de Rotom-W, Celesteela e Skarmory, wallbreakers que podem entrar em campo após U-turn de Landorus-T e tirar vantagem desses Pokémon são bons parceiros. Kyurem-B, Mega Charizard Y e Hoopa-U são alguns exemplos. Novamente, Celesteela e Skarmory. Usuários de VoltTurn como Mega Scizor, Tapu Koko e Magearna podem formar um core de VoltTurn com Landorus-T, facilitando a obtenção de momentum. Defensivamente, esse set aprecia checks a Water- e Ice-types como Tangrowth e Keldeo. Uma vez que Landorus-T falha em ser mais rápido que Volcarona com boosts e Mega Charizard X, checks defensivos para esses dois também são bons aliados. Toxapex e Mantine podem fazer check a Volcarona, enquanto Pokémon como Tyranitar e Tapu Fini fazem o mesmo a Mega Charizard X.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Hidden Power Ice
move 4: U-turn
item: Leftovers / Rocky Helmet
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

Moves

Landorus-T é um confiável usuário de Stealth Rock que pode dar switch in em physical attackers como Zygarde e Mega Charizard X. Earthquake é o ataque mais consistente de Landorus-T, causando bom dano a alvos mesmo sem investimento ofensivo. Hidden Power Ice é usado para atingir Zygarde e Landorus-T adversários. U-turn ajuda Landorus-T a obter momentum, permitindo que colegas de equipe frágeis façam switch in sem tomar dano. Embora esses quatro moves tenham no geral a maior utilidade, Landorus-T possui várias opções adicionais que podem substituir qualquer move exceto Earthquake, dependendo do que a equipe exige. Knock Off ajuda a contra atacar uma variedade de ameaças defensivas ao remover seus itens, principalmente Celesteela, Clefable, Tapu Bulu e Zapdos. Além disso, esse move consegue remover Choice Scarf de potenciais checks ofensivos como Keldeo e tem uma boa sinergia com Magnezone para combater Shed Shell Skarmory. Stone Edge é uma boa opção para tornar Landorus-T um sólido check de Mega Pinsir, prevenir Volcarona de fazer setup de Quiver Dance nele, impedir Mantine de entrar livremente em campo para remover sua Stealth Rock e contra atacar Hidden Power Ice Zapdos. Se estiver usando Leftovers, Protect também é uma possível escolha para dar scout em attackers com itens Choice, reduzir o dano de Z-Moves e ganhar um pouco mais de recovery. Hidden Power Fire + Toxic é outro set alternativo que faz check a Kartana e Mega Scizor enquanto prejudica Landorus-T adversários, Zapdos e Mantine. Porém, isso significa que Landorus-T não pode agir como um pivot excepcional com U-turn nem derrotar Landorus-T adversários tão rapidamente. Possivelmente, Defog pode ser usado ao invés de Stealth Rock em equipes que têm outro usuário dessa entry hazard e carecem de um usuário de Defog, sendo basicamente uma alternativa além de Gliscor em equipes ofensivas que preferem maior compressão de funções e a passividade menor que Landorus-T oferece.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada permite que Landorus-T faça check a physical attackers o mais confiavelmente possível e seja mais rápido que Adamant Tyranitar com Speed máxima. Dependendo das exigências de sua equipe, você pode diminuir o investimento em Defense e o colocar em Speed. 136 EVs em Speed garantem que Landorus-T ultrapasse Timid Magearna, sendo isso crucial para que possa ameaçar Magearna, usando Earthquake sem se preocupar com um Ice Beam mais rápido. Se você quiser que Landorus-T faça check a ameaças mais rápidas como Heatran e Zygarde, uma spread alternativa de 252 HP / 72 Def / 184 Spe com uma nature Jolly pode ser utilizada. Esse tanto de investimento em Speed agrega alguns benefícios, notavelmente fazendo Landorus-T ultrapassar Hoopa-U, Landorus-T adversários e Jolly Mega Tyranitar. Essa distribuição sacrifica fidelidade contra ameaças physical mais fortes, mas ainda pode ser altamente efetiva dependendo da equipe. Caso sua principal preocupação seja Heatran e queira maior investimento em Defense, você pode modificá-la, utilizando apenas 144 EVs em Speed e colocando o restante em Defense. Leftovers permite que Landorus-T recupere HP pouco a pouco, tornando-o mais confiável contra ameaças poderosas como Mega Mawile. Rocky Helmet é outra escolha para Landorus-T punir moves de contato, especialmente U-turn, ajudando a desgastar tipos como Mega Medicham e Garchomp. Yache Berry também é uma opção para sobreviver a certos moves Ice-type como Hidden Power Ice de Choice Specs Tapu Koko e Ice Punch de Mega Medicham.

Dicas de Uso

Deve-se usar esse set para fazer check a physical attackers como Garchomp, Zygarde e Alolan Marowak. Stealth Rock deve ser colocada em campo contra adversários que são obrigados a sair de campo ou não conseguem ameaçar Landorus-T. Embora o bulk de Landorus-T e a sua ability Intimidade lhe permitam dar switch in direto em algumas ameaças, sua falta de recovery significa que é facilmente desgastado. Lembre-se de preservar o HP de Landorus-T, se ele for sua única maneira de parar sweepers como Mega Charizard X e Excadrill. Use U-turn para ganhar momentum e ajudar companheiros de equipe a entrar em campo com segurança.

Opções de Equipe

Esse set é um bom encaixe para equipes ofensivas que necessitam de um usuário de Stealth Rock capaz de fazer switch in em certos physical attackers sem ser tão passivo. Como Landorus-T consegue atrair Pokémon como Skarmory, Rotom-W e Celesteela e ganhar momentum com U-turn, wallbreakers que podem tirar vantagem desses três como Greninja e Gengar são bons parceiros. Outros usuários de U-turn e Volt Switch como Tapu Koko, Mega Scizor e Rotom-W podem formar um core VoltTurn com Landorus-T, dificultando para o oponente recuperar momentum. Pokémon fracos a Ground como Tapu Koko e Magearna desfrutam da capacidade de Landorus-T de fazer switch em Earthquakes adversários. Defensivamente, parceiros que cobrem as fraquezas de Landorus-T a Ice e Water são bem-vindos. Assaul Vest Tangrowth e Mega Venusaur podem derrotar Keldeo, Greninja e Manaphy. Keldeo pode fazer check a Ice-types como Weavile e Kyurem-B, além de alguns Water-types como Greninja. Tapu Fini e Ferrothorn também são parceiros notáveis, formando um core o qual pode cobrir uma grande parte do metagame.

[SET]
name: Rockium Z
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Landorus-T, permitindo-lhe derrotar Pokémon bulky como Celesteela, Tapu Fini, Ferrothorn e Skarmory. Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T, causando bom dano na maioria dos alvos neutros. Stone Edge fornece a Landorus-T uma coverage neutra quase perfeita junto de Earthquake. Com Rockium Z, esse move também se transforma em um Continental Crush com 180 de Base Power, garantindo que Landorus-T cause danos pesados ou dê OHKO na maioria de suas habituais respostas como Skarmory e Celesteela. Stealth Rock também é uma opção fantástica nesse set, já que o poder massivo de Landorus-T lhe permite ameaçar escolhas comuns de hazard control como Tapu Fini, Skarmory e Mega Sableye.

Detalhes do Set

Os EVs dados aliados a uma nature Jolly maximizam a Speed e o poder ofensivo de Landorus-T. Jolly é usado ao invés de Adamant para ultrapassar Jolly Gyarados, Adamant Zygarde e Kyurem-B, além de empatar com a Speed de outros Jolly Landorus-T. Rockium Z é o item preferível, usado para que Landorus-T use Continental Crush. Se sua equipe já tiver um usuário de Z-Move, Landorus-T também pode segurar uma Yache Berry para sobreviver a moves Ice-type mais fracos como um Hidden Power Ice de Tapu Koko.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado como um wallbreaker no early- e mid-game, enfraquecendo ou removendo Pokémon defensivos, o que abre caminho para um sweep de um colega de equipe. O desempenho de Landorus-T ofensivo contra stall é notável, visto que pode encarar Skarmory com um pouco de dano prévio e também pressionar intensamente Mega Sableye, que poderia caso contrário impedir Stealth Rock de ser colocada em campo. Landorus-T deve fazer setup de Stealth Rock ou utilizar Swords Dance contra inimigos que são forçados a sair de campo contra ele, como Jirachi. Como Z-Moves só podem ser usados uma vez, tenha cautela para não o gastar no alvo errado ou em um Pokémon utilizando Protect. Seu adversário pode prever o Z-Move e trocar para um Pokémon que o resiste, como Ferrothorn, desperdiçando o golpe.

Opções de Equipe

Physical attackers como Mega Pinsir, Mamoswine e Mega Medicham apreciam a capacidade de Landorus-T pressionar walls como Celesteela, Skarmory e Rotom-W. Similarmente, outros Ground-types ofensivos como Zygarde e Garchomp gostam da pressão em Tangrowth, Landorus-T adversários e Tapu Bulu. Setup sweepers e cleaners de late-game como Mega Charizard X, Magearna e Tapu Koko também se beneficiam do potencial de wallbreak de Landorus-T. Já que Landorus-T é forçado para fora de campo por Water- e Ice-types, Pokémon como Tangrowth e Keldeo também são bem-vindos. Ademais, Usuários de U-turn e Volt Switch podem ajudar Landorus-T a entrar em campo com segurança, pois esse set não tem investimento defensivo algum.

[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Earthquake
move 2: Fly
move 3: Gravity / Smack Down
move 4: Stealth Rock / Swords Dance
item: Flyinium Z
ability: Intimidate
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Landorus-T, causando altas quantias de dano não só a Steel-types como Magearna, Magnezone e Mega Mawile, mas também quase dando OHKO em Toxapex physical defensive. Quando combinado a Flyinium Z, Fly torna-se um move STAB Flying-type com 175 de Base Power que retalha Grass-types bulky como Tapu Bulu e Tangrowth, além de acertar Mega Heracross como um trem desgovernado. Embora seja melhor guardar Supersonic Skystrike para Grass-types, o move também pode ser utilizado como uma bomba de uso único para romper Pokémon mais resistentes como Clefable, Tapu Fini e Ferrothorn. Gravity anula a imunidade a Ground de Flying-types como Zapdos, Celesteela, Skarmory e Landorus-T adversários por 4 turnos após o uso, fazendo com que Landorus-T consiga os derrotar facilmente com Earthquake. Smack Down é uma alternativa similar, todavia, pode causar dano imediato a Flying-types como Mega Pinsir e prevenir o oponente de se aproveitar do próprio Gravity de Landorus-T. Stealth Rock é usado melhor no último slot caso a sua equipe careça de um usuário desse move, já que Landorus-T é capaz de encontrar muitas oportunidades de forçar switches e colocar essa hazard em campo com segurança. Ele também consegue pressionar intensamente Mega Sableye e a maioria dos usuários de Defog mais bulky, então ele mantém Stealth Rock em campo facilmente. Swords Dance pode ser usado se você já tiver um usuário de Stealth Rock, visto que aumenta significativamente o potencial destrutivo de Landorus-T contra equipes mais resistentes como stall e balance.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Adamant é preferível para maximizar o poder de Landorus-T e ultrapassar Timid Heatran. Uma nature Jolly pode ser utilizada a fim de ser mais rápido do que Adamant Zygarde e também Jolly Gyarados, porém, a perda de força é bem notável. Flyinium Z é obviamente necessário para que Fly se torne o insanamente poderoso Supersonic Skystrike. Intimidade é única ability de Landorus-T, permitindo-lhe forçar physical attackers para fora de campo e agir como um pivot se necessário.

Dicas de Uso

Esse set é melhor usado como um wallbreaker no early- e mid-game, rompendo cores defensivos a fim de abrir caminho para um colega de equipe fazer clean. Tente preservar Supersonic Skystrike para Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu, que tentam dar switch in em Landorus-T com frequência. Se tais Pokémon estiverem ausentes ou não demonstrarem perigo, é melhor usar esse golpe em Pokémon os quais Landorus-T normalmente não consegue dar OHKO usando Earthquake como Garchomp, Tapu Fini e Landorus-T adversários. Utilize Gravity ou Smack Down em Pokémon como Skarmory, Zapdos e Celesteela, que em outros casos fariam wall a Landorus-T. Embora não seja completamente necessário, ainda mais se Stealth Rock estiver em campo, tente apanhar esses Pokémon na switch para manter a pressão e o momentum constantes. Visando deixar Landorus-T o mais saudável possível, limite o número de vezes que você dá switch em ataques com ele; inclusive, utilizar Stealth Rock ou Swords Dance em switch-ins previsíveis é altamente recomendável. Tenha cautela usando Supersonic Skystrike em Pokémon que frequentemente carregam Protect como Unaware Clefable e Mega Sableye, pois caso contrário o golpe causará um dano significativamente menor neles. Ainda que não seja recomendável, Fly pode ser utilizado sem gastar o Z-Crystal ou até mesmo se já tiver sido usado, uma vez que ainda é um move STAB forte; porém, como demora dois turnos para carregar, geralmente é fácil de reagir a esse move.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam a remoção de Grass-types bulky como Ash-Greninja, Zygarde e Keldeo são bons colegas de equipe, pois Landorus-T é facilmente capaz de os atrair e remover. Cleaners de late-game como Mega Alakazam, Magearna Trick Room ofensiva e Choice Scarf Garchomp têm muita mais facilidade em fazer clean após Landorus-T infligir danos severos em cores defensivos. Como Landorus-T frequentemente chama a atenção de Water-types como Ash-Greninja e Keldeo, Assault Vest Tangrowth e Magearna são ambas boas opções para fazer pivot com segurança em seus ataques STAB. Amoonguss e Toxapex também são boas escolhas em equipes mais bulky. Suporte de Spikes não é necessário, apesar de ser muito apreciado, já que essa hazard pode tornar os 2HKOs de Landorus-T em OHKOs e punir Pokémon que tentem fazer check a Landorus-T. Greninja é um poderoso usuário ofensivo de Spikes que aprecia a capacidade de Landorus-T enfraquecer Celesteela, enquanto Ferrothorn pode dar switch em ataques Water-type de Pokémon como Ash-Greninja, bem como Tapu Koko, que pode dar revenge kill em um Landorus-T enfraquecido com Hidden Power Ice. U-turn e Volt Switch é muito útil para colocar Landorus-T em campo com segurança e preservar seu HP. Ash-Greninja, Tapu Koko e Rotom-W, todos são opções sólidas com a vantagem adicional de atraírem Grass-types para Landorus-T finalizar.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Explosion
move 4: Swords Dance
item: Focus Sash
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Primeiramente, Stealth Rock é uma entry hazard perigosa que pressiona a equipe adversária e pune switch ins excessivas. Earthquake é um ataque STAB poderoso que pode causar dano consistentemente a uma variedade de alvos. Explosion é um golpe poderoso de uso único, bloqueando Defog ou eliminando uma ameaça ofensiva significante no early-game, além de ser principalmente útil nesse set a fim de manter momentum. Swords Dance pode ser usado para permitir que Landorus-T pressione Pokémon mais bulky como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor enquanto lhe possibilita colocar Stealth Rock em campo frente a equipes com Mega Sableye. Alternativamente, Hidden Power Ice pode ser utilizado para que Landorus-T pressione Landorus-T adversários e Defog Gliscor, visando ganhar vantagem de hazard sem precisar usar Explosion.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack e Speed com uma nature Jolly maximizam a Speed de Landorus-T, permitindo-lhe colocar Stealth Rock em campo antes de muitos adversários possam se mexer e também assegurando que Explosion cause o maior dano possível. Por outro lado, uma nature Naive pode ser utilizada para ampliar o dano causado por Hidden Power Ice a fim de que Defog Gliscor não faça stall a Landorus-T. Esse set opta por Focus Sash para garantir que Landorus-T sobreviva a qualquer ataque e realize setup de Stealth Rock em matchups contra Pokémon ofensivos. Contudo, uma Normal Gem pode ser usada no lugar caso esse set não seja escolhido somente para ser lead de um Explosion consideravelmente mais forte, conseguindo dar OHKO em Gliscor e Rotom-W defensivo, incluindo outros alvos que geralmente não levam OHKO de Explosion.

Dicas de Uso

Esse set é bem simples de usar, já que é um suicide lead. Landorus-T quase sempre assumirá papel de lead a menos que haja um Mega Sableye na equipe inimiga ou um Pokémon que impeça de alguma maneira Landorus-T de colocar Stealth Rock no começo da partida. Ao entrar em campo, Landorus-T deve botar Stealth Rock imediatamente, isto é, se não houver uma ameaça significativa que precisa ser eliminada em primeiro lugar. Swords Dance deve ser utilizado quando estiver enfrentando Pokémon mais bulky como Mega Scizor, Ferrothorn e Clefable para os pressionar e fazer wallbreak aos seus colegas de equipe. Isso é especialmente útil contra Mega Scizor, pois lhe ajuda a manter Stealth Rock em campo. Após colocar Stealth Rock, use Explosion caso esteja lidando com um hazard remover mais lento que você não consiga dar KO de nenhum jeito, permitindo-lhe manter sua Stealth Rock em campo e causar dano expressivo. Contudo, vale salientar que Explosion não deve ser usado descuidadamente, visto que Landorus-T consegue usar esse move apenas uma vez, e o juntar com Swords Dance pode ser uma maneira efetiva de eliminar Pokémon ainda mais bulky.

Opções de Equipe

Landorus-T suicide lead encaixa-se em times hyper offensive devido ao momentum e à pressão em Defoggers providenciado. Offense Sticky Web com Araquanid e equipes de Aurora Veil apreciam o suporte de entry hazard oferecido por Landorus-T devido à sua sinergia com os sweepers late-game que esses times normalmente possuem. Cleaners de late-game como Dragon Dance Zygarde, Blacephalon e Kartana apreciam a capacidade de Landorus-T enfraquecer Pokémon mais bulky no early-game. Além disso, Pokémon ofensivo como Tapu Koko e Zygarde apreciam o potencial de Landorus-T em atrair Tapu Bulu, sendo eles ótimos colegas de equipe.

Outras Opções

Em sets de Swords Dance, Substitute é utilizado para evitar status enquanto faz setup, mas esse move pode desgastar Landorus-T rapidamente. Salac Berry pode ser usado com Substitute para Landorus-T receber um boost de Speed e possivelmente fazer um sweep, todavia, é muito pouco confiável. Earth Plate ou Groundium Z podem aparecer em sets Swords Dance para impor uma presença ofensiva ainda maior. Earth Plate é útil e vantajoso quando um Z-Crystal precisa estar na mão de outro colega de equipe, enquanto Groundium Z consegue infligir dano massivo em Pokémons que não o resistem; especialmente após serem lançados ao chão por Smack Down ou Gravity. Um set Double Dance apresentando Swords Dance e Rock Polish junto a Continental Crush é outra alternativa, pegando o Rockium Z Landorus-T padrão e o transformando em um sweeper mais dedicado, podendo fazer sweep em equipes ofensivas através de Rock Polish. Porém, esse set possui vários defeitos e sequer providencia a mesma utilidade geral que os outros sets fornecem. Landorus-T tem um Special Attack base decente e pode surpreender muitos de seus checks, como Tangrowth, Tapu Bulu e Landorus-T adversários, com Sludge Wave e Hidden Power Ice, embora esse set usualmente seja fraco.

Checks e Counters

Pokémon Imune a Ground: Skarmory resiste aos moves STAB de Landorus-T e ainda pode aguentar um +2 Continental Crush caso seu HP esteja cheio, enquanto também possui Whirlwind para dar phaze em Landorus-T. Celesteela, Rotom-W e Landorus-T adversários podem fazer wall facilmente a sets sem Swords Dance, mas não conseguem levar um Continental Crush fortalecido. Gyarados, Mega Latias, Charizard e Thundurus, todos podem tomar vantagem de Choice Scarf Landorus-T preso em Earthquake. Tenha em mente, contudo, que a maioria desses Pokémon deve estar atenta a Smack Down ou Gravity.

Grass-types Resistentes: Tangrowth pode fazer wall a qualquer set sem Flyinium Z e punir o U-turn de Landorus-T com Rocky Helmet. Tapu Bulu também resiste a Ground e seu Grassy Terrain diminui o poder de Earthquake pela metade, o que ajuda colegas de equipes fracos a Ground a derrotar Landorus-T; no entanto, ele não consegue levar um Supersonic Skystrike ou um Continental Crush fortificado.

Water-types: Greninja, Keldeo e Manaphy ultrapassam Landorus-T sem Choice Scarf e o forçam a sair de campo com seus ataques STAB. Tapu Fini, Rotom-W e Slowbro podem confrontar variantes defensivas ou sem boosts, além de ameaçarem um burn em Landorus-T. Gyarados e Mantine são imunes a Earthquake, mas eles podem ser derrotados por Stone Edge.

Pokémon Ice-type e Coverage Ice-type: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile podem facilmente dar OHKO em Landorus-T com seus moves STAB, enquanto esses dois últimos conseguem derrotar até mesmo Choice Scarf Landorus-T com Ice Shard. Pokémon com coverage Ice-type, como Ice Punch Mega Medicham, também podem vencer Landorus-T.

Special Attackers Poderosos: Landorus-T sofre dificuldades em levar hits de Pokémon como Mega Charizard Y, Hoopa-U, Latios e Tapu Lele, já que seu special bulk medíocre.


GP 1/2:

Visão Geral

Landorus-T é o melhor Pokémon no metagame de OU. Graças à sua incrível combinação de qualidades como Intimidade, imunidade a Ground, 145 de base Attack e ampla movepool, ele consegue desempenhar eficientemente um leque de funções, encaixando-se com facilidade em quaisquer tipos de equipe. Landorus-T pode atuar como um excelente pivot, sendo capaz de colocar Stealth Rock em campo e conter ameaças como Zygarde e Mega Lopunny enquanto mantém momentum com U-turn. Seu acesso a diferentes moves de boost como Swords Dance e Rock Polish, além da introdução de Z-Moves, também lhe permite se tornar um temível wallbreaker e setup sweeper, conseguindo derrotar offense ou stall com o move apropriado. Contudo, a fraqueza de Landorus-T a Ice e Water significa que é derrotado por Pokémon usuais (A: evite a repetição do "com" em sequência) como Greninja e Keldeo. Ele também carece de qualquer forma de recovery, ou seja, não pode dar switch de maneira constante em ataques de Pokémon adversários ao longo de toda a partida. Por fim, sua base Speed medíocre sem boosts o deixa mais lento que muitas ameaças ofensivas como Tapu Lele e Kyurem-B. Apesar de suas pequenas limitações (A: seguem sugestões: 'Apesar de seus altos e baixos', 'Apesar de suas leves grilhetas' ou 'Apesar de seus pequenos defeitos'), Landorus-T define o metagame de OU e tranquilamente é o Pokémon mais coringa da tier.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Earthquake
move 2: U-turn
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Defog / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Naive
evs: 80 HP / 148 Atk / 84 Def / 196 Spe

Moves

Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T. U-turn deve ser usado para obter momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com segurança. Hidden Power Ice permite a Landorus-T atingir Zygarde, Landorus-T adversários e Garchomp com danos graves. Defog é uma opção para equipes que necessitam de hazard removal, mas não podem abrir mão de um espaço na equipe. Rock Slide é outra alternativa (A: repetição de opção) que fornece boa coverage junto a Earthquake e garante que Landorus-T faça revenge kill em Mega Pinsir e Mega Charizard Y. Explosion pode causar dano imenso em Rotom-W e dar OHKO em Pokémon como Tapu Bulu após danos de Stealth Rock. Esse move também é uma boa opção (A: embora repetido, manter para evitar repetição de vogal) para fazer revenge kill na maior parte dos Pokémon ofensivo e simultaneamente proporcionar uma switch gratuita para um colega de equipe. Além disso (A: modificação feita não só para evitar a repetição de 'também', mas ainda manter a coesão), Explosion bloqueia usuários de Defog e Rapid Spin, ajudando a evitar a remoção de entry hazards. Knock Off é útil a fim de remover itens dos checks de Landorus-T como Shed Shell de Skarmory. Superpower pode ser utilizado para dar OHKO em Kartana e Mega Gyarados após um pouco de dano prévio; inclusive, esse é o melhor move de Landorus-T contra Ferrothorn.

Detalhes do Set

Essa distribuição de EVs garante que Landorus-T evite um 2HKO do Leaf Blade de Kartana após (A: 'danos de' é uma locução que dentro do contexto pode ser facilmente resgatada; elipse. Visto que já foi usada anteriormente, a partir daqui ela será retirada) Stealth Rock. 196 de EVs em Speed junto a uma nature Naive lhe permite ser mais rápido que Mega Alakazam e qualquer Pokémon mais lento. Os EVs restantes são colocados em Attack para causar o maior dano possível. Se Rock Slide for utilizado no lugar de Hidden Power Ice, a nature deve ser mudada para Jolly, aumentando (A: repetição do 'para') um pouco em Special Defense, já que o Special Attack é deixado de lado (A: estrutura diferente, mas visando melhor adequação. Além disso, 'necessário' será repetido posteriormente). Choice Scarf é necessário para ultrapassar e fazer check a ameaças habitualmente mais velozes como Tapu Koko e Protean Greninja.

Dicas de Uso

Choice Scarf Landorus-T deve ser utilizado principalmente para fazer check a ameaças mais rápidas e dar revenge kill em sweepers de boost, embora o investimento defensivo lhe permita fazer pivot a certas ameaças como Kartana, tomando um ataque e assim afastando-as para fora do campo. Mesmo que Earthquake seja o principal move de Landorus-T, tenha cautela ao usá-lo, uma vez que esse move pode abrir oportunidades de setup para Mega Pinsir, Landorus-T adversários e Gyarados. No early-game U-turn pode ser bastante usado, sobretudo se você prever uma switch, tentando ganhar momentum e ajudar colegas de equipe a entrar com segurança. Landorus-T também pode funcionar como um cleaner no late-game após walls serem enfraquecidas e Pokémon imunes a Ground removidos.

Opções de Equipe

Como esse set sofre wall de Rotom-W, Celesteela e Skarmory, wallbreakers que podem entrar em campo após U-turn de Landorus-T e tirar vantagem desses Pokémon são bons parceiros. Kyurem-B, Mega Charizard Y e Hoopa-U são alguns exemplos. Novamente (A: está correto, porém, recomendo tirar. Embora esteja no artigo original, em nenhum momento anterior Magnezone foi citado em específico. Não só 'novamente' é um termo acessório como também irrelevante, não prejudicando o sentido da oração), Magnezone é valioso ao remover (A: cuidado com a junção da preposição e da primeira sílaba) Celesteela e Skarmory. Usuários de VoltTurn como Mega Scizor, Tapu Koko e Magearna podem formar um core de VoltTurn com Landorus-T, facilitando a obtenção de momentum. Defensivamente, esse set aprecia checks a Water- e Ice-types como Tangrowth e Keldeo. Uma vez que Landorus-T falha em ser mais rápido que Volcarona com boosts e Mega Charizard X, checks defensivos para esses dois também são bons aliados. Toxapex e Mantine podem fazer check a Volcarona, enquanto Pokémon como Tyranitar e Tapu Fini fazem o mesmo a Mega Charizard X.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Hidden Power Ice
move 4: U-turn
item: Leftovers / Rocky Helmet
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

Moves

Landorus-T é um confiável usuário de Stealth Rock que pode dar switch in em physical attackers como Zygarde e Mega Charizard X. Earthquake é o ataque mais consistente de Landorus-T, causando bom dano a alvos mesmo sem investimento ofensivo. Hidden Power Ice é usado para atingir Zygarde e Landorus-T adversários. U-turn ajuda Landorus-T a obter momentum, permitindo que colegas de equipe frágeis façam switch in sem tomar dano. Embora esses quatro moves tenham no geral a maior utilidade, Landorus-T possui várias opções adicionais que podem substituir qualquer move exceto Earthquake, dependendo do que a equipe exige. Knock Off ajuda a contra atacar (A: infelizmente, apenas achei 'contragolpear' como verbo em dicionário espanhol. No português existe contragolpe, porém, sua classe gramatical é substantivo. Sendo um vocábulo novo ou popular, evita-se o uso para não correr nenhum risco. Caso queira, pode substituir por 'combater' ou qualquer sinônimo do gênero) uma variedade de ameaças defensivas ao remover seus itens, principalmente Celesteela, Clefable, Tapu Bulu e Zapdos. Além disso, esse move consegue remover Choice Scarf de potenciais checks ofensivos como Keldeo e tem uma boa sinergia com Magnezone para combater Shed Shell Skarmory. Stone Edge é uma boa opção para tornar Landorus-T um sólido check de Mega Pinsir, prevenir Volcarona de fazer setup de Quiver Dance nele, impedir Mantine de entrar livremente em campo para remover sua Stealth Rock e contra atacar Hidden Power Ice Zapdos. Se estiver usando Leftovers, Protect também é uma possível escolha para dar scout em attackers com itens Choice, reduzir o dano de Z-Moves e ganhar um pouco mais de recovery. Hidden Power Fire + Toxic é outro set alternativo que faz check a Kartana e Mega Scizor enquanto prejudica Landorus-T adversários, Zapdos e Mantine. Porém (A: o período estava muito longo e a vírgula é facultativa. Além disso, uma pausa é mais adequada aqui), isso significa que Landorus-T não pode agir como um pivot excepcional com U-turn nem derrotar Landorus-T adversários tão rapidamente. Possivelmente (A: evita-se a repetição de 'po'), Defog pode ser usado ao invés de Stealth Rock em equipes que têm outro usuário dessa entry hazard e carecem de um usuário de Defog, sendo basicamente uma alternativa além de Gliscor em equipes ofensivas que preferem maior compressão de funções e a passividade menor que Landorus-T oferece.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada permite que Landorus-T faça check a physical attackers o mais confiavelmente possível e seja mais rápido que Adamant Tyranitar com Speed máxima. Dependendo das exigências de sua equipe, você pode diminuir o investimento em Defense e o colocar em Speed. 136 EVs em Speed garantem que Landorus-T ultrapasse Timid Magearna, sendo isso crucial para que (A: estrutura diferente, porém, visando maior adequação) possa ameaçar Magearna, usando (A: ambiguidade. Mesmo que a resposta pareça óbvia, da maneira como foi escrita, esse Earthquake pertence ao Landorus ou à Magearna? A dúvida, pois, já é um oponente formidável) Earthquake sem se preocupar com um Ice Beam mais rápido. Se você quiser que Landorus-T faça check a ameaças mais rápidas como Heatran e Zygarde, uma spread alternativa de 252 HP / 72 Def / 184 Spe com uma nature Jolly pode ser utilizada. Esse tanto de investimento em Speed agrega alguns benefícios, notavelmente fazendo Landorus-T ultrapassar Hoopa-U, Landorus-T adversários e Jolly Mega Tyranitar. Essa distribuição sacrifica fidelidade contra ameaças physical mais fortes, mas ainda pode ser altamente efetiva dependendo da equipe. Caso sua principal preocupação seja Heatran e queira maior investimento em Defense, você pode modificá-la, utilizando apenas 144 EVs em Speed e colocando o restante em Defense. Leftovers permite que Landorus-T recupere HP pouco a pouco (A: ligeiramente está correto, todavia, evita-se interpretações alternativas), tornando-o mais confiável contra ameaças poderosas como Mega Mawile. Rocky Helmet é outra escolha para Landorus-T punir moves de contato, especialmente U-turn, ajudando a desgastar tipos como Mega Medicham e Garchomp. Yache Berry também é uma opção para sobreviver a certos moves Ice-type como Hidden Power Ice de Choice Specs Tapu Koko e Ice Punch de Mega Medicham.

Dicas de Uso

Deve-se usar esse set (A: evitar a repetição do início das 'Opções de Equipe') para fazer check a physical attackers como Garchomp, Zygarde e Alolan Marowak. Stealth Rock deve ser colocada em campo contra adversários que são obrigados a sair de campo ou não conseguem ameaçar Landorus-T. Embora o bulk de Landorus-T e a sua ability Intimidade lhe permitam dar switch in direto em algumas ameaças, sua falta de recovery significa que é facilmente desgastado. Lembre-se de preservar o HP de Landorus-T, se ele for sua única maneira de parar sweepers como Mega Charizard X e Excadrill. Use U-turn para ganhar momentum e ajudar companheiros de equipe a entrar em campo com segurança.

Opções de Equipe

Esse set é um bom encaixe para equipes ofensivas que necessitam de um usuário de Stealth Rock capaz de fazer switch in em certos physical attackers sem ser tão passivo. Como Landorus-T consegue atrair Pokémon como Skarmory, Rotom-W e Celesteela e ganhar momentum com U-turn, wallbreakers que podem tirar vantagem desses três como Greninja e Gengar são bons parceiros. Outros usuários de U-turn e Volt Switch como Tapu Koko, Mega Scizor e Rotom-W podem formar um core VoltTurn com Landorus-T, dificultando para o oponente recuperar momentum. Pokémon fracos a Ground como Tapu Koko e Magearna desfrutam da capacidade de Landorus-T de fazer switch em Earthquakes adversários. Defensivamente, parceiros que cobrem as fraquezas de Landorus-T a Ice e Water são bem-vindos. Assaul Vest Tangrowth e Mega Venusaur podem derrotar Keldeo, Greninja e Manaphy. Keldeo pode fazer check a Ice-types como Weavile e Kyurem-B, além de alguns Water-types como Greninja. Tapu Fini e Ferrothorn também são parceiros notáveis, formando um core o qual pode cobrir uma grande parte do metagame.

[SET]
name: Rockium Z
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Landorus-T, permitindo-lhe derrotar Pokémon bulky como Celesteela, Tapu Fini, Ferrothorn e Skarmory. Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T, causando bom dano na maioria dos alvos neutros. Stone Edge fornece a Landorus-T uma coverage neutra quase perfeita junto de Earthquake. Com Rockium Z, esse move também se transforma em um Continental Crush com 180 de Base Power, garantindo que Landorus-T cause danos pesados ou dê OHKO na maioria de suas habituais respostas como Skarmory e Celesteela. Stealth Rock também é uma opção fantástica nesse set, já que o poder massivo de Landorus-T lhe permite ameaçar escolhas comuns de hazard control como Tapu Fini, Skarmory e Mega Sableye.

Detalhes do Set

Os EVs dados aliados a uma nature Jolly maximizam a Speed e o poder ofensivo de Landorus-T. Jolly é usado ao invés de Adamant para ultrapassar Jolly Gyarados, Adamant Zygarde e Kyurem-B, além de empatar com a Speed de outros Jolly Landorus-T. Rockium Z é o item preferível, usado para que Landorus-T use Continental Crush. Se sua equipe já tiver um usuário de Z-Move, Landorus-T também pode segurar uma Yache Berry para sobreviver a moves Ice-type mais fracos como um Hidden Power Ice de Tapu Koko.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado como um wallbreaker no early- e mid-game, enfraquecendo ou removendo Pokémon defensivos, o que abre caminho para um sweep de um colega de equipe. O desempenho de Landorus-T ofensivo contra stall é notável, visto que pode encarar Skarmory com um pouco de dano prévio e também pressionar intensamente Mega Sableye, que poderia caso contrário impedir Stealth Rock de ser colocada em campo. Landorus-T deve fazer setup de Stealth Rock ou utilizar Swords Dance contra inimigos que são forçados a sair de campo contra ele, como Jirachi. Como Z-Moves só podem ser usados uma vez, tenha cautela para não o gastar no alvo errado ou em um Pokémon utilizando Protect. Seu adversário pode prever o Z-Move e trocar para um Pokémon que o resiste, como Ferrothorn, desperdiçando o golpe.

Opções de Equipe

Physical attackers como Mega Pinsir, Mamoswine e Mega Medicham apreciam a capacidade de Landorus-T pressionar walls como Celesteela, Skarmory e Rotom-W. Similarmente, outros Ground-types ofensivos como Zygarde e Garchomp gostam da pressão em Tangrowth, Landorus-T adversários e Tapu Bulu. Setup sweepers e cleaners de late-game como Mega Charizard X, Magearna e Tapu Koko também se beneficiam do potencial de wallbreak de Landorus-T. Já que Landorus-T é forçado para fora de campo por Water- e Ice-types, Pokémon como Tangrowth e Keldeo também são bem-vindos. Ademais (A: coesão e repetição de 'também'), Usuários de U-turn e Volt Switch podem ajudar Landorus-T a entrar em campo com segurança, pois esse set não tem investimento defensivo algum.

[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Earthquake
move 2: Fly
move 3: Gravity / Smack Down
move 4: Stealth Rock / Swords Dance
item: Flyinium Z
ability: Intimidate
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Landorus-T, causando altas quantias de dano não só a Steel-types como Magearna, Magnezone e Mega Mawile, mas também quase dando OHKO em Toxapex physical defensive. Quando combinado a Flyinium Z, Fly torna-se um move STAB Flying-type com 175 de Base Power que retalha Grass-types bulky como Tapu Bulu e Tangrowth, além de acertar Mega Heracross como um trem desgovernado. Embora seja melhor guardar Supersonic Skystrike para Grass-types, o move também pode ser utilizado como uma bomba de uso único para romper Pokémon mais resistentes como Clefable, Tapu Fini e Ferrothorn. Gravity anula a imunidade a Ground de Flying-types como Zapdos, Celesteela, Skarmory e Landorus-T adversários por 4 turnos após o uso, fazendo com que Landorus-T consiga os derrotar facilmente com Earthquake. Smack Down é uma alternativa similar, todavia, pode causar dano imediato a Flying-types como Mega Pinsir e prevenir o oponente de se aproveitar do próprio Gravity de Landorus-T. Stealth Rock é usado melhor no último slot caso a sua equipe careça de um usuário desse move, já que Landorus-T é capaz de encontrar muitas oportunidades de forçar switches e colocar essa hazard em campo com segurança. Ele também consegue pressionar intensamente Mega Sableye e a maioria dos usuários de Defog mais bulky, então ele mantém Stealth Rock em campo facilmente. Swords Dance pode ser usado se você já tiver um usuário de Stealth Rock, visto que aumenta significativamente o potencial destrutivo de Landorus-T contra equipes mais resistentes como stall e balance.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Adamant é preferível para maximizar o poder de Landorus-T e ultrapassar Timid Heatran. Uma nature Jolly pode ser utilizada a fim de ser mais rápido do que Adamant Zygarde e também Jolly Gyarados, porém, a perda de força é bem notável. Flyinium Z é obviamente necessário para que Fly se torne o insanamente poderoso Supersonic Skystrike. Intimidade é única ability de Landorus-T, permitindo-lhe forçar physical attackers para fora de campo e agir como um pivot se necessário.

Dicas de Uso

Esse set é melhor usado como um wallbreaker no early- e mid-game, rompendo cores defensivos a fim de abrir caminho para um colega de equipe fazer clean. Tente preservar Supersonic Skystrike para Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu, que tentam dar switch in em Landorus-T com frequência. Se tais Pokémon estiverem ausentes ou não demonstrarem perigo, é melhor usar esse golpe em Pokémon os quais Landorus-T normalmente não consegue dar OHKO usando Earthquake como Garchomp, Tapu Fini e Landorus-T adversários. Utilize Gravity ou Smack Down em Pokémon como Skarmory, Zapdos e Celesteela, que em outros casos fariam wall a Landorus-T. Embora não seja completamente necessário, ainda mais se Stealth Rock estiver em campo, tente apanhar esses Pokémon na switch para manter a pressão e o momentum constantes. Visando deixar Landorus-T o mais saudável possível, limite o número de vezes que você dá switch em ataques com ele; inclusive, utilizar Stealth Rock ou Swords Dance em switch-ins previsíveis é altamente recomendável. Tenha cautela usando Supersonic Skystrike em Pokémon que frequentemente carregam Protect como Unaware Clefable e Mega Sableye, pois caso contrário o golpe causará um dano significativamente menor neles. Ainda que não seja recomendável, Fly pode ser utilizado sem gastar o Z-Crystal ou até mesmo se já tiver sido usado, uma vez que ainda é um move STAB forte; porém, como demora dois turnos para carregar, geralmente é fácil de reagir a esse move.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam a remoção de Grass-types bulky como Ash-Greninja, Zygarde e Keldeo são bons colegas de equipe, pois Landorus-T é facilmente capaz de os atrair e remover (A: o paralelismo está correto, porém, como você certificou que ambos 'os' são referentes a mesma coisa, não é necessário repetir. Todavia, esse trecho ainda fica suscetível a alguma mudança). Cleaners de late-game como Mega Alakazam, Magearna Trick Room ofensiva e Choice Scarf Garchomp têm muita mais facilidade em fazer clean após Landorus-T infligir danos severos em cores defensivos. Como Landorus-T frequentemente chama a atenção de Water-types como Ash-Greninja e Keldeo, Assault Vest Tangrowth e Magearna são ambas boas opções para fazer pivot com segurança em seus ataques STAB. Amoonguss e Toxapex também são boas escolhas em equipes mais bulky. Suporte de Spikes não é necessário, apesar de ser muito apreciado, já que essa hazard pode tornar os 2HKOs de Landorus-T em OHKOs e punir Pokémon que tentem fazer check a Landorus-T. Greninja é um poderoso usuário ofensivo de Spikes que aprecia a capacidade de Landorus-T enfraquecer Celesteela, enquanto Ferrothorn pode dar switch em ataques Water-type de Pokémon como Ash-Greninja, bem como Tapu Koko, que pode dar revenge kill em um Landorus-T enfraquecido com Hidden Power Ice. U-turn e Volt Switch é muito útil para colocar Landorus-T em campo com segurança e preservar seu HP. Ash-Greninja, Tapu Koko e Rotom-W, todos são opções sólidas com a vantagem adicional de atraírem Grass-types para Landorus-T finalizar.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Explosion
move 4: Swords Dance
item: Focus Sash
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Primeiramente, Stealth Rock é uma entry hazard perigosa que pressiona a equipe adversária e pune switch ins excessivas. Earthquake é um ataque STAB poderoso que pode causar dano consistentemente a uma variedade de alvos. Explosion é um golpe poderoso de uso único, bloqueando Defog ou eliminando uma ameaça ofensiva significante no early-game, além de ser principalmente útil nesse set a fim de manter momentum. Swords Dance pode ser usado para permitir que Landorus-T pressione Pokémon mais bulky como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor enquanto lhe possibilita colocar Stealth Rock em campo frente a equipes com Mega Sableye. Alternativamente, Hidden Power Ice pode ser utilizado para que Landorus-T pressione Landorus-T adversários e Defog Gliscor, visando ganhar vantagem de hazard sem precisar usar Explosion.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack e Speed com uma nature Jolly maximizam a Speed de Landorus-T, permitindo-lhe colocar Stealth Rock em campo antes de muitos adversários possam se mexer e também assegurando que Explosion cause o maior dano possível. Por outro lado, uma nature Naive pode ser utilizada para ampliar o dano causado por Hidden Power Ice a fim de que Defog Gliscor não faça stall a Landorus-T. Esse set opta por Focus Sash para garantir que Landorus-T sobreviva a qualquer ataque e realize setup de Stealth Rock em matchups contra Pokémon ofensivos. Contudo, uma Normal Gem pode ser usada no lugar caso esse set não seja escolhido somente para ser lead de um Explosion consideravelmente mais forte, conseguindo dar (A: cuidado com a junção do 'de' e do 'dar'. Outra escolha seria 'dando' ao invés de 'conseguindo') OHKO em Gliscor e Rotom-W defensivo, incluindo outros alvos que geralmente não levam OHKO de Explosion.

Dicas de Uso

Esse set é bem simples de usar, já que é um suicide lead. Landorus-T quase sempre assumirá papel de lead a menos que haja um Mega Sableye na equipe inimiga ou um Pokémon que impeça de alguma maneira Landorus-T de colocar Stealth Rock no começo da partida. Ao entrar em campo, Landorus-T deve botar Stealth Rock imediatamente, isto é, se não houver uma ameaça significativa que precisa ser eliminada em primeiro lugar (A: estrutura diferente, porém, mais adequada). Swords Dance deve ser utilizado quando estiver enfrentando Pokémon mais bulky como Mega Scizor, Ferrothorn e Clefable para os pressionar e fazer wallbreak aos seus colegas de equipe. Isso é especialmente útil contra Mega Scizor, pois lhe ajuda a manter Stealth Rock em campo. Após colocar Stealth Rock, use Explosion caso esteja lidando com um hazard remover mais lento que você não consiga dar KO de nenhum jeito, permitindo-lhe manter sua Stealth Rock em campo e causar dano expressivo. Contudo, vale salientar que Explosion não deve ser usado descuidadamente, visto que Landorus-T consegue usar esse move apenas uma vez, e o juntar com Swords Dance pode ser uma maneira efetiva de eliminar Pokémon ainda mais bulky.

Opções de Equipe

Landorus-T suicide lead encaixa-se em times hyper offensive devido ao momentum e à (A: atente-se ao paralelismo) pressão em Defoggers providenciado. Offense Sticky Web com Araquanid e equipes de Aurora Veil apreciam o suporte de entry hazard oferecido por Landorus-T devido à sua sinergia com os sweepers late-game que esses times normalmente possuem. Cleaners de late-game como Dragon Dance Zygarde, Blacephalon e Kartana apreciam a capacidade de Landorus-T enfraquecer Pokémon mais bulky no early-game. Além disso, Pokémon ofensivo como Tapu Koko e Zygarde (A: a ordem e a estrutura podem estar alteradas, mas o intuito é buscar uma melhor adequação) apreciam o potencial de Landorus-T em atrair Tapu Bulu, sendo eles ótimos colegas de equipe.

Outras Opções

Em sets de Swords Dance, Substitute é utilizado para evitar status enquanto faz setup, mas esse move pode desgastar Landorus-T rapidamente. Salac Berry pode ser usado com Substitute para Landorus-T receber um boost de Speed e possivelmente fazer um sweep, todavia, é muito pouco confiável. Earth Plate ou Groundium Z podem aparecer em sets Swords Dance para impor uma presença ofensiva ainda maior. Earth Plate é útil e vantajoso quando um Z-Crystal precisa estar na mão de outro colega de equipe, enquanto Groundium Z consegue infligir dano massivo em Pokémons que não o resistem; especialmente após serem lançados ao chão (A: embora não isso condiz com o original, possui uma lógica mais adequada) por Smack Down ou Gravity. Um set Double Dance apresentando Swords Dance e Rock Polish junto a Continental Crush é outra alternativa, pegando o Rockium Z Landorus-T padrão e o transformando em um sweeper mais dedicado, podendo fazer sweep em equipes ofensivas através de Rock Polish. Porém, esse set possui vários defeitos e sequer providencia a mesma utilidade geral que os outros sets fornecem. Landorus-T tem um Special Attack base decente e pode surpreender muitos de seus checks, como Tangrowth, Tapu Bulu e Landorus-T adversários, com Sludge Wave e Hidden Power Ice, embora esse set usualmente seja fraco.

Checks e Counters

Pokémon Imune a Ground: Skarmory resiste aos moves STAB de Landorus-T e ainda pode aguentar um +2 Continental Crush caso seu HP esteja cheio, enquanto também possui Whirlwind para dar phaze em Landorus-T. Celesteela, Rotom-W e Landorus-T adversários podem fazer wall facilmente a sets sem Swords Dance, mas não conseguem levar um Continental Crush fortalecido. Gyarados, Mega Latias, Charizard e Thundurus, todos (A: adicione vírgula. Aposto Resumitivo) podem tomar vantagem de Choice Scarf Landorus-T preso em Earthquake. Tenha em mente, contudo, que a maioria desses Pokémon deve estar atenta a Smack Down ou Gravity.

Grass-types Resistentes: Tangrowth pode fazer wall a qualquer set sem Flyinium Z e punir o U-turn de Landorus-T com Rocky Helmet. Tapu Bulu também resiste a Ground e seu Grassy Terrain diminui o poder de Earthquake pela metade, o que ajuda colegas de equipes fracos a Ground a derrotar Landorus-T; no entanto, ele não consegue levar um Supersonic Skystrike ou um Continental Crush fortificado.

Water-types: Greninja, Keldeo e Manaphy ultrapassam Landorus-T sem Choice Scarf e o forçam a sair de campo com seus ataques STAB. Tapu Fini, Rotom-W e Slowbro podem confrontar variantes defensivas ou sem boosts, além de ameaçarem um burn em Landorus-T. Gyarados e Mantine são imunes a Earthquake, mas eles podem ser derrotados por Stone Edge.

Pokémon Ice-type e Coverage Ice-type: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile podem facilmente dar OHKO em Landorus-T com seus moves STAB, enquanto esses dois últimos conseguem derrotar até mesmo Choice Scarf Landorus-T com Ice Shard. Pokémon com coverage Ice-type, como Ice Punch Mega Medicham, também podem vencer Landorus-T.

Special Attackers Poderosos: Landorus-T sofre dificuldades em levar hits de Pokémon como Mega Charizard Y, Hoopa-U, Latios e Tapu Lele, já que seu special bulk medíocre.
 
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Landorus-T é o melhor Pokémon no metagame de OU. Graças à sua incrível combinação de qualidades como Intimidade, imunidade a Ground, 145 de base Attack e ampla movepool, ele consegue desempenhar eficientemente um leque de funções, encaixando-se com facilidade em quaisquer tipos de equipe. Landorus-T pode atuar como um excelente pivot, sendo capaz de colocar Stealth Rock em campo e conter ameaças como Zygarde e Mega Lopunny enquanto mantém momentum com U-turn. Seu acesso a diferentes moves de boost como Swords Dance e Rock Polish, além da introdução de Z-Moves, também lhe permite se tornar um temível wallbreaker e setup sweeper, conseguindo derrotar offense ou stall com o move apropriado. Contudo, a fraqueza de Landorus-T a Ice e Water significa que é derrotado por Pokémon usuais como Greninja e Keldeo. Ele também carece de qualquer forma de recovery, ou seja, não pode dar switch de maneira constante em ataques de Pokémon adversários ao longo de toda a partida. Por fim, sua base Speed medíocre sem boosts o deixa mais lento que muitas ameaças ofensivas como Tapu Lele e Kyurem-B. Apesar de suas pequenas limitações, Landorus-T define o metagame de OU e tranquilamente é o Pokémon mais coringa da tier.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Earthquake
move 2: U-turn
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Defog / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Naive
evs: 80 HP / 148 Atk / 84 Def / 196 Spe

Moves

Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T. U-turn deve ser usado para obter momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com segurança. Hidden Power Ice permite a Landorus-T atingir Zygarde, Landorus-T adversários e Garchomp com danos graves. Defog é uma opção para equipes que necessitam de uma forma de remover hazards removal, mas não podem abrir mão de um espaço na equipe. Rock Slide é outra alternativa que fornece boa coverage junto a Earthquake e garante que Landorus-T faça revenge kill em Mega Pinsir e Mega Charizard Y. Explosion pode causar dano imenso em Rotom-W e dar OHKO em Pokémon como Tapu Bulu após danos de Stealth Rock. Esse move também é uma boa opção para fazer revenge kill na maior parte dos Pokémon ofensivos e simultaneamente proporcionar uma switch gratuita para um colega de equipe. Além disso, Explosion bloqueia usuários de Defog e Rapid Spin, ajudando a evitar a remoção de entry hazards. Knock Off é útil a fim de remover itens dos checks de Landorus-T como Shed Shell de Skarmory. Superpower pode ser utilizado para dar OHKO em Kartana e Mega Gyarados após um pouco de dano prévio; inclusive, esse é o melhor move de Landorus-T contra Ferrothorn.

Detalhes do Set

Essa distribuição de EVs garante que Landorus-T evite um 2HKO do Leaf Blade de Kartana após Stealth Rock. 196 de EVs em Speed junto a uma nature Naive lhe permitem ser mais rápido que Mega Alakazam e qualquer Pokémon mais lento. Os EVs restantes são colocados em Attack para causar o maior dano possível. Se Rock Slide for utilizado no lugar de Hidden Power Ice, a nature deve ser mudada para Jolly, aumentando um pouco em a Special Defense, já que o Special Attack é deixado de lado. Choice Scarf é necessário para ultrapassar e fazer check a ameaças habitualmente mais velozes como Tapu Koko e Protean Greninja.

Dicas de Uso

Choice Scarf Landorus-T deve ser utilizado principalmente para fazer check a ameaças mais rápidas e dar revenge kill em sweepers de boost, embora o investimento defensivo lhe permita fazer pivot a certas ameaças como Kartana, tomando um ataque e assim afastando-as para fora do campo. Mesmo que Earthquake seja o principal move de Landorus-T, tenha cautela ao usá-lo, uma vez que esse move pode abrir oportunidades de setup para Mega Pinsir, Landorus-T adversários e Gyarados. No early-game U-turn pode ser bastante usado, sobretudo se você prever uma switch, tentando ganhar momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com segurança. Landorus-T também pode funcionar como um cleaner no late-game após walls serem enfraquecidas e Pokémon imunes a Ground removidos.

Opções de Equipe

Como esse set sofre wall de é parado por Rotom-W, Celesteela e Skarmory, wallbreakers que podem entrar em campo após U-turn de Landorus-T e tirar vantagem desses Pokémon são bons parceiros. Kyurem-B, Mega Charizard Y e Hoopa-U são alguns exemplos. Magnezone é valioso ao remover Celesteela e Skarmory. Usuários de VoltTurn como Mega Scizor, Tapu Koko e Magearna podem formar um core de VoltTurn com Landorus-T, facilitando a obtenção de momentum. Defensivamente, esse set aprecia checks a Water- e Ice-types como Tangrowth e Keldeo. Uma vez que Landorus-T falha em ser mais rápido que Volcarona com boosts e Mega Charizard X, checks defensivos para esses dois também são bons aliados. Toxapex e Mantine podem fazer check a Volcarona, enquanto Pokémon como Tyranitar e Tapu Fini fazem o mesmo a Mega Charizard X.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Hidden Power Ice
move 4: U-turn
item: Leftovers / Rocky Helmet
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

Moves

Landorus-T é um confiável usuário de Stealth Rock que pode dar switch in em physical attackers como Zygarde e Mega Charizard X. Earthquake é o ataque mais consistente de Landorus-T, causando bom dano a alvos mesmo sem investimento ofensivo. Hidden Power Ice é usado para atingir Zygarde e Landorus-T adversários. U-turn ajuda Landorus-T a obter momentum, permitindo que colegas de equipe frágeis façam switch in sem tomar dano. Embora esses quatro moves tenham no geral a maior utilidade, Landorus-T possui várias opções adicionais que podem substituir qualquer move exceto Earthquake, dependendo do que a equipe exige. Knock Off ajuda a contra-atacar uma variedade de ameaças defensivas ao remover seus itens, principalmente Celesteela, Clefable, Tapu Bulu e Zapdos. Além disso, esse move consegue remover Choice Scarf de potenciais checks ofensivos como Keldeo e tem uma boa sinergia com Magnezone para combater Shed Shell Skarmory. Stone Edge é uma boa opção para tornar Landorus-T um sólido check de Mega Pinsir, prevenir Volcarona de fazer setup de Quiver Dance nele, impedir Mantine de entrar livremente em campo para remover sua seu Stealth Rock e contra-atacar Hidden Power Ice Zapdos. Se estiver usando Leftovers, Protect também é uma possível escolha para dar scout em attackers atacantes com itens Choice, reduzir o dano de Z-Moves e ganhar um pouco mais de recovery. Hidden Power Fire + Toxic é outro set alternativo que faz check a Kartana e Mega Scizor enquanto prejudica Landorus-T adversários, Zapdos e Mantine. Porém, isso significa que Landorus-T não pode agir como um pivot excepcional com U-turn nem derrotar Landorus-T adversários tão rapidamente. Possivelmente, Defog pode ser usado ao invés de Stealth Rock em equipes que têm outro usuário dessa desse entry hazard e carecem de um usuário de Defog, sendo basicamente uma alternativa além de Gliscor em equipes ofensivas que preferem maior compressão de funções e a passividade menor que Landorus-T oferece.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs dada permite que Landorus-T faça check a physical attackers o mais confiavelmente possível e seja mais rápido que Adamant Tyranitar com Speed máxima. Dependendo das exigências de sua equipe, você pode diminuir o investimento em Defense e o colocar em Speed. 136 EVs em Speed garantem que Landorus-T ultrapasse Timid Magearna, sendo isso crucial para que possa ameaçar Magearna ameaçá-la, usando Earthquake sem se preocupar com um Ice Beam mais rápido. Se você quiser que Landorus-T faça check a ameaças mais rápidas como Heatran e Zygarde, uma spread distribuição alternativa de 252 HP / 72 Def / 184 Spe com uma nature Jolly pode ser utilizada. Esse tanto de investimento em Speed agrega alguns benefícios, notavelmente fazendo Landorus-T ultrapassar Hoopa-U, a maior parte dos Landorus-T adversários e Jolly Mega Tyranitar. Essa distribuição sacrifica fidelidade contra ameaças physical mais fortes, mas ainda pode ser altamente efetiva dependendo da equipe. Caso sua principal preocupação seja Heatran e queira maior investimento em Defense, você pode modificá-la, utilizando apenas 144 EVs em Speed e colocando o restante em Defense. Leftovers permite que Landorus-T recupere HP pouco a pouco, tornando-o mais confiável contra ameaças poderosas como Mega Mawile. Rocky Helmet é outra escolha para Landorus-T punir moves de contato, especialmente U-turn, ajudando a desgastar tipos como Mega Medicham e Garchomp. Yache Berry também é uma opção para sobreviver a certos moves Ice-type como Hidden Power Ice de Choice Specs Tapu Koko e Ice Punch de Mega Medicham.

Dicas de Uso

Deve-se usar esse set para fazer check a physical attackers como Garchomp, Zygarde e Alolan Marowak. Stealth Rock deve ser colocada colocado em campo contra adversários que são obrigados a sair de campo ou não conseguem ameaçar Landorus-T. Embora o bulk de Landorus-T e a sua ability Intimidade lhe permitam dar switch in direto em algumas ameaças, sua falta de recovery significa que é facilmente desgastado. Lembre-se de preservar o HP de Landorus-T, (remover vírgula) se ele for sua única maneira de parar sweepers como Mega Charizard X e Excadrill. Use U-turn para ganhar momentum e ajudar companheiros de equipe a entrar em campo com segurança.

Opções de Equipe

Esse set é um bom encaixe para equipes ofensivas que necessitam de um usuário de Stealth Rock capaz de fazer switch in em certos physical attackers sem ser tão passivo. Como Landorus-T consegue atrair Pokémon como Skarmory, Rotom-W e Celesteela e ganhar momentum com U-turn, wallbreakers que podem tirar vantagem desses três como Greninja e Gengar são bons parceiros. Outros usuários de U-turn e Volt Switch como Tapu Koko, Mega Scizor e Rotom-W podem formar um core VoltTurn com Landorus-T, dificultando para o oponente recuperar momentum. Pokémon fracos a Ground como Tapu Koko e Magearna desfrutam da capacidade de Landorus-T de fazer switch em Earthquakes adversários. Defensivamente, parceiros que cobrem as fraquezas de Landorus-T a Ice e Water são bem-vindos. Assaul Vest Tangrowth e Mega Venusaur podem derrotar Keldeo, Greninja e Manaphy. Keldeo pode fazer check a Ice-types como Weavile e Kyurem-B, além de alguns Water-types como Greninja. Tapu Fini e Ferrothorn também são parceiros notáveis, formando um core o qual pode cobrir uma grande parte do metagame.

[SET]
name: Rockium Z
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Landorus-T, permitindo-lhe derrotar Pokémon bulky como Celesteela, Tapu Fini, Ferrothorn e Skarmory. Earthquake é o move mais confiável de Landorus-T, causando bom dano na maioria dos alvos neutros. Stone Edge fornece a Landorus-T uma coverage neutra quase perfeita junto de Earthquake. Com Rockium Z, esse move também se transforma em um Continental Crush com 180 de Base Power, garantindo que Landorus-T cause danos pesados ou dê OHKO na maioria de suas habituais respostas como Skarmory e Celesteela. Stealth Rock também é uma opção fantástica nesse set, já que o poder massivo de Landorus-T lhe permite ameaçar escolhas comuns de controle de hazard control como Tapu Fini, Skarmory e Mega Sableye.

Detalhes do Set

Os EVs dados aliados a uma nature Jolly maximizam a Speed e o poder ofensivo de Landorus-T. Jolly é usado usada ao invés de Adamant para ultrapassar Jolly Gyarados, Adamant Zygarde e Kyurem-B, além de empatar com a Speed de outros Jolly Landorus-T. Rockium Z é o item preferível, usado para que Landorus-T use Continental Crush. Se sua equipe já tiver um usuário de Z-Move, Landorus-T também pode segurar uma Yache Berry para sobreviver a moves Ice-type mais fracos como um Hidden Power Ice de Tapu Koko.

Dicas de Uso

Esse set é utilizado como um wallbreaker no early- e mid-game, enfraquecendo ou removendo Pokémon defensivos, o que abre caminho para um sweep de um colega de equipe. O desempenho de Landorus-T ofensivo contra stall é notável, visto que pode encarar Skarmory com um pouco de dano prévio e também pressionar intensamente Mega Sableye, que poderia caso contrário impedir Stealth Rock de ser colocada colocado em campo. Landorus-T deve fazer setup uso de Stealth Rock ou utilizar setup de Swords Dance contra inimigos que são forçados a sair de campo contra ele, como Jirachi. Como Z-Moves só podem ser usados uma vez, tenha cautela para não o gastar no alvo errado ou em um Pokémon utilizando Protect. Seu adversário pode prever o Z-Move e trocar para um Pokémon que o resiste, como Ferrothorn, desperdiçando o golpe.

Opções de Equipe

Physical attackers como Mega Pinsir, Mamoswine e Mega Medicham apreciam a capacidade de Landorus-T pressionar walls como Celesteela, Skarmory e Rotom-W. Similarmente, outros Ground-types ofensivos como Zygarde e Garchomp gostam da pressão em Tangrowth, Landorus-T adversários e Tapu Bulu. Setup sweepers e cleaners de late-game como Mega Charizard X, Magearna e Tapu Koko também se beneficiam do potencial de wallbreak de Landorus-T. Já que Landorus-T é forçado para fora de campo por Water- e Ice-types, Pokémon como Tangrowth e Keldeo também são bem-vindos. Ademais, Usuários de U-turn e Volt Switch podem ajudar Landorus-T a entrar em campo com segurança, pois esse set não tem investimento defensivo algum.

[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Earthquake
move 2: Fly
move 3: Gravity / Smack Down
move 4: Stealth Rock / Swords Dance
item: Flyinium Z
ability: Intimidate
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Landorus-T, causando altas quantias de dano não só a Steel-types como Magearna, Magnezone e Mega Mawile, mas também quase dando OHKO em Toxapex physical defensive focado em Defense. Quando combinado a Flyinium Z, Fly torna-se um move STAB Flying-type com 175 de Base Power que retalha Grass-types bulky como Tapu Bulu e Tangrowth, além de acertar Mega Heracross como um trem desgovernado. Embora seja melhor guardar Supersonic Skystrike para Grass-types, o move também pode ser utilizado como uma bomba de uso único para romper passar por Pokémon mais resistentes como Clefable, Tapu Fini e Ferrothorn. Gravity anula a imunidade a Ground de Flying-types como Zapdos, Celesteela, Skarmory e Landorus-T adversários por 4 turnos após o uso, fazendo com que Landorus-T consiga os derrotar facilmente com Earthquake. Smack Down é uma alternativa similar, todavia, podendo causar dano imediato a Flying-types como Mega Pinsir e prevenir o oponente de se aproveitar do próprio Gravity de Landorus-T. Stealth Rock é usado melhor no último slot caso a sua equipe careça de um usuário desse move, já que Landorus-T é capaz de encontrar muitas oportunidades de forçar switches e colocar essa esse hazard em campo com segurança. Ele também consegue pressionar intensamente Mega Sableye e a maioria dos usuários de Defog mais bulky, então ele mantém Stealth Rock em campo facilmente. Swords Dance pode ser usado se você já tiver um usuário de Stealth Rock, visto que aumenta significativamente o potencial destrutivo de Landorus-T contra equipes mais resistentes como stall e balance.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Adamant é preferível para maximizar o poder de Landorus-T e ultrapassar Timid Heatran. Uma nature Jolly pode ser utilizada a fim de ser mais rápido do que Adamant Zygarde e também Jolly Gyarados, porém, a perda de força é bem notável. Flyinium Z é obviamente necessário para que Fly se torne o insanamente poderoso Supersonic Skystrike. Intimidade é única ability de Landorus-T, permitindo-lhe forçar physical attackers para fora de campo e agir como um pivot se necessário.

Dicas de Uso

Esse set é melhor usado como um wallbreaker no early- e mid-game, rompendo cores defensivos a fim de abrir caminho para um colega de equipe fazer clean. Tente preservar Supersonic Skystrike para Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu, que tentam dar switch in em Landorus-T com frequência. Se tais Pokémon estiverem ausentes ou não demonstrarem perigo, é melhor usar esse golpe em Pokémon os quais Landorus-T normalmente não consegue dar OHKO usando Earthquake como Garchomp, Tapu Fini e Landorus-T adversários. Utilize Gravity ou Smack Down em Pokémon como Skarmory, Zapdos e Celesteela, que em outros casos fariam wall a Landorus-T. Embora não seja completamente necessário, ainda mais se Stealth Rock estiver em campo, tente apanhar esses Pokémon na switch para manter a pressão e o momentum constantes. Visando deixar Landorus-T o mais saudável possível, limite o número de vezes que você dá switch em ataques com ele; inclusive, utilizar Stealth Rock ou Swords Dance em switch-ins previsíveis é altamente recomendável. Tenha cautela usando Supersonic Skystrike em Pokémon que frequentemente carregam Protect como Unaware Clefable e Mega Sableye, pois caso contrário o golpe causará um dano significativamente menor neles. Ainda que não seja recomendável, Fly pode ser utilizado sem gastar o Z-Crystal ou até mesmo se já tiver sido usado, uma vez que ainda é um move STAB forte; porém, como demora dois turnos para carregar, geralmente é fácil de reagir a esse move.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam a remoção de Grass-types bulky como Ash-Greninja, Zygarde e Keldeo são bons colegas de equipe, pois Landorus-T é facilmente capaz de os atrair e remover. Cleaners de late-game como Mega Alakazam, Trick Room Magearna Trick Room ofensiva e Choice Scarf Garchomp têm muita muito mais facilidade em fazer clean após Landorus-T infligir danos severos em cores defensivos. Como Landorus-T frequentemente chama a atenção de Water-types como Ash-Greninja e Keldeo, Assault Vest Tangrowth e Magearna são ambas boas opções para fazer pivot com segurança em seus ataques STAB. Amoonguss e Toxapex também são boas escolhas em equipes mais bulky. Suporte de Spikes não é necessário, apesar de ser muito apreciado, já que essa esse hazard pode tornar os 2HKOs de Landorus-T em OHKOs e punir Pokémon que tentem fazer check a Landorus-T. Greninja é um poderoso usuário ofensivo de Spikes que aprecia a capacidade de Landorus-T enfraquecer Celesteela, enquanto Ferrothorn pode dar switch em ataques Water-type de Pokémon como Ash-Greninja, bem como Tapu Koko, que pode dar revenge kill em um Landorus-T enfraquecido com Hidden Power Ice. A combinação de U-turn e Volt Switch é muito útil para colocar Landorus-T em campo com segurança e preservar seu HP. Ash-Greninja, Tapu Koko e Rotom-W, todos são opções sólidas com a vantagem adicional de atraírem Grass-types para Landorus-T finalizar.

[SET]
name: Suicide Lead
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Explosion
move 4: Swords Dance
item: Focus Sash
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Primeiramente, Stealth Rock é uma um entry hazard perigosa perigoso que pressiona a equipe adversária e pune switch ins excessivas. Earthquake é um ataque STAB poderoso que pode causar dano consistentemente a uma variedade de alvos. Explosion é um golpe poderoso de uso único, bloqueando Defog ou eliminando uma ameaça ofensiva significante no early-game, além de ser principalmente útil nesse set a fim de manter momentum. Swords Dance pode ser usado para permitir que Landorus-T pressione Pokémon mais bulky como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor enquanto lhe possibilita colocar Stealth Rock em campo frente a equipes com Mega Sableye. Alternativamente, Hidden Power Ice pode ser utilizado para que Landorus-T pressione Landorus-T adversários e Defog Gliscor, visando ganhar vantagem de hazard sem precisar usar Explosion.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack e Speed com uma nature Jolly maximizam a Speed de Landorus-T, permitindo-lhe colocar Stealth Rock em campo antes de que muitos adversários possam se mexer e também assegurando que Explosion cause o maior dano possível. Por outro lado, uma nature Naive pode ser utilizada para ampliar o dano causado por Hidden Power Ice a fim de que Defog Gliscor não faça stall a Landorus-T. Esse set opta por Focus Sash para garantir que Landorus-T sobreviva a qualquer ataque e realize setup de Stealth Rock em matchups contra Pokémon ofensivos. Contudo, uma Normal Gem pode ser usada no lugar caso esse set não seja escolhido somente para ser lead a fim de um Explosion consideravelmente mais forte, conseguindo dar OHKO em Gliscor e Rotom-W defensivo, incluindo outros alvos que geralmente não levam OHKO de Explosion.

Dicas de Uso

Esse set é bem simples de usar, já que é um suicide lead. Landorus-T quase sempre assumirá papel de lead a menos que haja um Mega Sableye na equipe inimiga ou um Pokémon que impeça de alguma maneira Landorus-T de colocar Stealth Rock no começo da partida. Ao entrar em campo, Landorus-T deve botar usar Stealth Rock imediatamente, isto é, se não houver uma ameaça significativa que precisa ser eliminada em primeiro lugar. Swords Dance deve ser utilizado quando estiver enfrentando Pokémon mais bulky como Mega Scizor, Ferrothorn e Clefable para os pressionar e fazer wallbreak aos seus colegas de equipe. Isso é especialmente útil contra Mega Scizor, pois lhe ajuda a manter Stealth Rock em campo. Após colocar Stealth Rock, use Explosion caso esteja lidando com um removedor de hazards remover mais lento que você não consiga dar KO derrotar de nenhum jeito, permitindo-lhe manter sua Stealth Rock em campo e causar dano expressivo. Contudo, vale salientar que Explosion não deve ser usado descuidadamente, visto que Landorus-T consegue usar esse move apenas uma vez, e o juntar com Swords Dance pode ser uma maneira efetiva de eliminar Pokémon ainda mais bulky.

Opções de Equipe

Landorus-T suicide lead encaixa-se em times hyper offensive offense devido ao momentum e à pressão em Defoggers que é providenciado. Offense Equipes ofensivas de Sticky Web com Araquanid e equipes de Aurora Veil apreciam o suporte de entry hazard oferecido por Landorus-T devido à sua sinergia com os sweepers de late-game que esses times normalmente possuem. Cleaners de late-game como Dragon Dance Zygarde, Blacephalon e Kartana apreciam a capacidade de Landorus-T enfraquecer Pokémon mais bulky no early-game. Além disso, Pokémon ofensivos como Tapu Koko e Zygarde apreciam o potencial de Landorus-T em atrair Tapu Bulu, sendo eles ótimos colegas de equipe.

Outras Opções

Em sets de Swords Dance, Substitute é utilizado para evitar status enquanto faz setup, mas esse move pode desgastar Landorus-T rapidamente. Salac Berry pode ser usado com Substitute para Landorus-T receber um boost de Speed e possivelmente fazer um sweep, todavia, é muito pouco confiável. Earth Plate ou Groundium Z podem aparecer em sets Swords Dance para impor uma presença ofensiva ainda maior. Earth Plate é útil e vantajoso quando um Z-Crystal precisa estar na mão de outro colega de equipe, enquanto Groundium Z consegue infligir dano massivo em Pokémons Pokémon que não o resistem; especialmente após serem lançados ao chão por Smack Down ou Gravity. Um set Double Dance apresentando Swords Dance e Rock Polish junto a Continental Crush é outra alternativa, pegando o Rockium Z Landorus-T padrão e o transformando em um sweeper mais dedicado, podendo fazer sweep em equipes ofensivas através de Rock Polish. Porém, esse set possui vários defeitos e sequer providencia a mesma utilidade geral que os outros sets fornecem. Landorus-T tem uma base Special Attack base decente e pode surpreender muitos de seus checks, como Tangrowth, Tapu Bulu e Landorus-T adversários, com Sludge Wave e Hidden Power Ice, embora esse set usualmente seja fraco.

Checks e Counters

Pokémon Imunes a Ground: Skarmory resiste aos moves STAB de Landorus-T e ainda pode aguentar um +2 Continental Crush caso seu HP esteja cheio, enquanto também possui Whirlwind para dar phaze em Landorus-T. Celesteela, Rotom-W e Landorus-T adversários podem fazer wall facilmente a sets sem Swords Dance, mas não conseguem levar um Continental Crush fortalecido. Gyarados, Mega Latias, Charizard e Thundurus, todos podem tomar vantagem de Choice Scarf Landorus-T preso em Earthquake. Tenha em mente, contudo, que a maioria desses Pokémon deve estar atenta a Smack Down ou Gravity.

Grass-types Resistentes: Tangrowth pode fazer wall a qualquer set sem Flyinium Z e punir o U-turn de Landorus-T com Rocky Helmet. Tapu Bulu também resiste a Ground e seu Grassy Terrain diminui o poder de Earthquake pela metade, o que ajuda colegas de equipes fracos a Ground a derrotar Landorus-T; no entanto, ele não consegue levar um Supersonic Skystrike ou um Continental Crush fortificado.

Water-types: Greninja, Keldeo e Manaphy ultrapassam Landorus-T sem Choice Scarf e o forçam a sair de campo com seus ataques STAB. Tapu Fini, Rotom-W e Slowbro podem confrontar variantes defensivas ou sem boosts, além de ameaçarem um burn em Landorus-T. Gyarados e Mantine são imunes a Earthquake, mas eles podem ser derrotados por Stone Edge.

Pokémon Ice-type e Coverage Ice-type: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile podem facilmente dar OHKO em Landorus-T com seus moves STAB, enquanto esses dois últimos conseguem derrotar até mesmo Choice Scarf Landorus-T com Ice Shard. Pokémon com coverage Ice-type, como Ice Punch Mega Medicham, também podem vencer Landorus-T.

Special Attackers Poderosos: Landorus-T sofre dificuldades em levar hits para aguentar golpes de Pokémon como Mega Charizard Y, Hoopa-U, Latios e Tapu Lele, já que seu special bulk special é medíocre.
 
Last edited:
HTML:
[title]
Landorus-Therian

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Landorus-T &eacute; o melhor Pok&eacute;mon no metagame de OU. Gra&ccedil;as &agrave; sua incr&iacute;vel combina&ccedil;&atilde;o de qualidades como Intimidade, imunidade a Ground, 145 de base Attack e ampla movepool, ele consegue desempenhar eficientemente um leque de fun&ccedil;&otilde;es, encaixando-se com facilidade em quaisquer tipos de equipe. Landorus-T pode atuar como um excelente pivot, sendo capaz de colocar Stealth Rock em campo e conter amea&ccedil;as como Zygarde e Mega Lopunny enquanto mant&eacute;m momentum com U-turn. Seu acesso a diferentes moves de boost como Swords Dance e Rock Polish, al&eacute;m da introdu&ccedil;&atilde;o de Z-Moves, tamb&eacute;m lhe permite se tornar um tem&iacute;vel wallbreaker e setup sweeper, conseguindo derrotar offense ou stall com o move apropriado. Contudo, a fraqueza de Landorus-T a Ice e Water significa que &eacute; derrotado por Pok&eacute;mon usuais como Greninja e Keldeo. Ele tamb&eacute;m carece de qualquer forma de recovery, ou seja, n&atilde;o pode dar switch de maneira constante em ataques de Pok&eacute;mon advers&aacute;rios ao longo de toda a partida. Por fim, sua base Speed med&iacute;ocre sem boosts o deixa mais lento que muitas amea&ccedil;as ofensivas como Tapu Lele e Kyurem-B. Apesar de suas pequenas limita&ccedil;&otilde;es, Landorus-T define o metagame de OU e tranquilamente &eacute; o Pok&eacute;mon mais coringa da tier.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Scarf</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Intimidate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Hidden Power Ice</span></td><td>Nature: <span class="nature">Naive</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Defog</span> / <span class="move-name">Rock Slide</span></td><td>EVs: <span class="ev">80 HP / 148 Atk / 84 Def / 196 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Earthquake &eacute; o move mais confi&aacute;vel de Landorus-T. U-turn deve ser usado para obter momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com seguran&ccedil;a. Hidden Power Ice permite a Landorus-T atingir Zygarde, Landorus-T advers&aacute;rios e Garchomp com danos graves. Defog &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para equipes que necessitam uma forma de remover hazards, mas n&atilde;o podem abrir m&atilde;o de um espa&ccedil;o na equipe. Rock Slide &eacute; outra alternativa que fornece boa coverage junto a Earthquake e garante que Landorus-T fa&ccedil;a revenge kill em Mega Pinsir e Mega Charizard Y. Explosion pode causar dano imenso em Rotom-W e dar OHKO em Pok&eacute;mon como Tapu Bulu ap&oacute;s danos de Stealth Rock. Esse move tamb&eacute;m &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o para fazer revenge kill na maior parte dos Pok&eacute;mon ofensivos e simultaneamente proporcionar uma switch gratuita para um colega de equipe. Al&eacute;m disso, Explosion bloqueia usu&aacute;rios de Defog e Rapid Spin, ajudando a evitar a remo&ccedil;&atilde;o de entry hazards. Knock Off &eacute; &uacute;til a fim de remover itens dos checks de Landorus-T como Shed Shell de Skarmory. Superpower pode ser utilizado para dar OHKO em Kartana e Mega Gyarados ap&oacute;s um pouco de dano pr&eacute;vio; inclusive, esse &eacute; o melhor move de Landorus-T contra Ferrothorn.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Essa distribui&ccedil;&atilde;o de EVs garante que Landorus-T evite um 2HKO do Leaf Blade de Kartana ap&oacute;s Stealth Rock. 196 EVs em Speed junto a uma nature Naive lhe permitem ser mais r&aacute;pido que Mega Alakazam e qualquer Pok&eacute;mon mais lento. Os EVs restantes s&atilde;o colocados em Attack para causar o maior dano poss&iacute;vel. Se Rock Slide for utilizado no lugar de Hidden Power Ice, a nature deve ser mudada para Jolly, aumentando um pouco a Special Defense, j&aacute; que o Special Attack &eacute; deixado de lado. Choice Scarf &eacute; necess&aacute;rio para ultrapassar e fazer check a amea&ccedil;as habitualmente mais velozes como Tapu Koko e Protean Greninja.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Choice Scarf Landorus-T deve ser utilizado principalmente para fazer check a amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas e dar revenge kill em sweepers de boost, embora o investimento defensivo lhe permita fazer pivot a certas amea&ccedil;as como Kartana, tomando um ataque e assim afastando-as para fora do campo. Mesmo que Earthquake seja o principal move de Landorus-T, tenha cautela ao us&aacute;-lo, uma vez que esse move pode abrir oportunidades de setup para Mega Pinsir, Landorus-T advers&aacute;rios e Gyarados. No early-game U-turn pode ser bastante usado, sobretudo se voc&ecirc; prever uma switch, tentando ganhar momentum e ajudar colegas de equipe a entrar em campo com seguran&ccedil;a. Landorus-T tamb&eacute;m pode funcionar como um cleaner no late-game ap&oacute;s walls serem enfraquecidas e Pok&eacute;mon imunes a Ground removidos.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Como esse set &eacute; parado por Rotom-W, Celesteela e Skarmory, wallbreakers que podem entrar em campo ap&oacute;s U-turn de Landorus-T e tirar vantagem desses Pok&eacute;mon s&atilde;o bons parceiros. Kyurem-B, Mega Charizard Y e Hoopa-U s&atilde;o alguns exemplos. Magnezone &eacute; valioso ao remover Celesteela e Skarmory. Usu&aacute;rios de VoltTurn como Mega Scizor, Tapu Koko e Magearna podem formar um core de VoltTurn com Landorus-T, facilitando a obten&ccedil;&atilde;o de momentum. Defensivamente, esse set aprecia checks a Water- e Ice-types como Tangrowth e Keldeo. Uma vez que Landorus-T falha em ser mais r&aacute;pido que Volcarona com boosts e Mega Charizard X, checks defensivos para esses dois tamb&eacute;m s&atilde;o bons aliados. Toxapex e Mantine podem fazer check a Volcarona, enquanto Pok&eacute;mon como Tyranitar e Tapu Fini fazem o mesmo a Mega Charizard X.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span> / <span class="item-name">Rocky Helmet</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Intimidate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Hidden Power Ice</span></td><td>Nature: <span class="nature">Impish</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 240 Def / 16 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Landorus-T &eacute; um confi&aacute;vel usu&aacute;rio de Stealth Rock que pode dar switch in em physical attackers como Zygarde e Mega Charizard X. Earthquake &eacute; o ataque mais consistente de Landorus-T, causando bom dano a alvos mesmo sem investimento ofensivo. Hidden Power Ice &eacute; usado para atingir Zygarde e Landorus-T advers&aacute;rios. U-turn ajuda Landorus-T a obter momentum, permitindo que colegas de equipe fr&aacute;geis fa&ccedil;am switch in sem tomar dano. Embora esses quatro moves tenham no geral a maior utilidade, Landorus-T possui v&aacute;rias op&ccedil;&otilde;es adicionais que podem substituir qualquer move exceto Earthquake, dependendo do que a equipe exige. Knock Off ajuda a contra-atacar uma variedade de amea&ccedil;as defensivas ao remover seus itens, principalmente Celesteela, Clefable, Tapu Bulu e Zapdos. Al&eacute;m disso, esse move consegue remover Choice Scarf de potenciais checks ofensivos como Keldeo e tem uma boa sinergia com Magnezone para combater Shed Shell Skarmory. Stone Edge &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o para tornar Landorus-T um s&oacute;lido check de Mega Pinsir, prevenir Volcarona de fazer setup de Quiver Dance nele, impedir Mantine de entrar livremente em campo para remover seu Stealth Rock e contra-atacar Hidden Power Ice Zapdos. Se estiver usando Leftovers, Protect tamb&eacute;m &eacute; uma poss&iacute;vel escolha para dar scout em atacantes com itens Choice, reduzir o dano de Z-Moves e ganhar um pouco mais de recovery. Hidden Power Fire + Toxic &eacute; outro set alternativo que faz check a Kartana e Mega Scizor enquanto prejudica Landorus-T advers&aacute;rios, Zapdos e Mantine. Por&eacute;m, isso significa que Landorus-T n&atilde;o pode agir como um pivot excepcional com U-turn nem derrotar Landorus-T advers&aacute;rios t&atilde;o rapidamente. Possivelmente, Defog pode ser usado ao inv&eacute;s de Stealth Rock em equipes que t&ecirc;m outro usu&aacute;rio desse entry hazard e carecem de um usu&aacute;rio de Defog, sendo basicamente uma alternativa al&eacute;m de Gliscor em equipes ofensivas que preferem maior compress&atilde;o de fun&ccedil;&otilde;es e a passividade menor que Landorus-T oferece.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>A distribui&ccedil;&atilde;o de EVs dada permite que Landorus-T fa&ccedil;a check a physical attackers o mais confiavelmente poss&iacute;vel e seja mais r&aacute;pido que Adamant Tyranitar com Speed m&aacute;xima. Dependendo das exig&ecirc;ncias de sua equipe, voc&ecirc; pode diminuir o investimento em Defense e o colocar em Speed. 136 EVs em Speed garantem que Landorus-T ultrapasse Timid Magearna, sendo isso crucial para que possa amea&ccedil;&aacute;-la, usando Earthquake sem se preocupar com um Ice Beam mais r&aacute;pido. Se voc&ecirc; quiser que Landorus-T fa&ccedil;a check a amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas como Heatran e Zygarde, uma distribui&ccedil;&atilde;o alternativa de 252 HP / 72 Def / 184 Spe com uma nature Jolly pode ser utilizada. Esse tanto de investimento em Speed agrega alguns benef&iacute;cios, notavelmente fazendo Landorus-T ultrapassar Hoopa-U, a maior parte dos Landorus-T advers&aacute;rios e Jolly Mega Tyranitar. Essa distribui&ccedil;&atilde;o sacrifica fidelidade contra amea&ccedil;as physical mais fortes, mas ainda pode ser altamente efetiva dependendo da equipe. Caso sua principal preocupa&ccedil;&atilde;o seja Heatran e queira maior investimento em Defense, voc&ecirc; pode modific&aacute;-la, utilizando apenas 144 EVs em Speed e colocando o restante em Defense. Leftovers permite que Landorus-T recupere HP pouco a pouco, tornando-o mais confi&aacute;vel contra amea&ccedil;as poderosas como Mega Mawile. Rocky Helmet &eacute; outra escolha para Landorus-T punir moves de contato, especialmente U-turn, ajudando a desgastar tipos como Mega Medicham e Garchomp. Yache Berry tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para sobreviver a certos moves Ice-type como Hidden Power Ice de Choice Specs Tapu Koko e Ice Punch de Mega Medicham.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Deve-se usar esse set para fazer check a physical attackers como Garchomp, Zygarde e Alolan Marowak. Stealth Rock deve ser colocado em campo contra advers&aacute;rios que s&atilde;o obrigados a sair de campo ou n&atilde;o conseguem amea&ccedil;ar Landorus-T. Embora o bulk de Landorus-T e a sua ability Intimidade lhe permitam dar switch in direto em algumas amea&ccedil;as, sua falta de recovery significa que &eacute; facilmente desgastado. Lembre-se de preservar o HP de Landorus-T se ele for sua &uacute;nica maneira de parar sweepers como Mega Charizard X e Excadrill. Use U-turn para ganhar momentum e ajudar companheiros de equipe a entrar em campo com seguran&ccedil;a.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set &eacute; um bom encaixe para equipes ofensivas que necessitam de um usu&aacute;rio de Stealth Rock capaz de fazer switch in em certos physical attackers sem ser t&atilde;o passivo. Como Landorus-T consegue atrair Pok&eacute;mon como Skarmory, Rotom-W e Celesteela e ganhar momentum com U-turn, wallbreakers que podem tirar vantagem desses tr&ecirc;s como Greninja e Gengar s&atilde;o bons parceiros. Outros usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch como Tapu Koko, Mega Scizor e Rotom-W podem formar um core VoltTurn com Landorus-T, dificultando para o oponente recuperar momentum. Pok&eacute;mon fracos a Ground como Tapu Koko e Magearna desfrutam da capacidade de Landorus-T de fazer switch em Earthquakes advers&aacute;rios. Defensivamente, parceiros que cobrem as fraquezas de Landorus-T a Ice e Water s&atilde;o bem-vindos. Assaul Vest Tangrowth e Mega Venusaur podem derrotar Keldeo, Greninja e Manaphy. Keldeo pode fazer check a Ice-types como Weavile e Kyurem-B, al&eacute;m de alguns Water-types como Greninja. Tapu Fini e Ferrothorn tamb&eacute;m s&atilde;o parceiros not&aacute;veis, formando um core o qual pode cobrir uma grande parte do metagame.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Rockium Z</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Rockium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Intimidate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Swords Dance aumenta o Attack de Landorus-T, permitindo-lhe derrotar Pok&eacute;mon bulky como Celesteela, Tapu Fini, Ferrothorn e Skarmory. Earthquake &eacute; o move mais confi&aacute;vel de Landorus-T, causando bom dano na maioria dos alvos neutros. Stone Edge fornece a Landorus-T uma coverage neutra quase perfeita junto de Earthquake. Com Rockium Z, esse move tamb&eacute;m se transforma em um Continental Crush com 180 de Base Power, garantindo que Landorus-T cause danos pesados ou d&ecirc; OHKO na maioria de suas habituais respostas como Skarmory e Celesteela. Stealth Rock tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o fant&aacute;stica nesse set, j&aacute; que o poder massivo de Landorus-T lhe permite amea&ccedil;ar escolhas comuns de controle de hazard como Tapu Fini, Skarmory e Mega Sableye.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Os EVs dados aliados a uma nature Jolly maximizam a Speed e o poder ofensivo de Landorus-T. Jolly &eacute; usada ao inv&eacute;s de Adamant para ultrapassar Jolly Gyarados, Adamant Zygarde e Kyurem-B, al&eacute;m de empatar com a Speed de outros Jolly Landorus-T. Rockium Z &eacute; o item prefer&iacute;vel, usado para que Landorus-T use Continental Crush. Se sua equipe j&aacute; tiver um usu&aacute;rio de Z-Move, Landorus-T tamb&eacute;m pode segurar uma Yache Berry para sobreviver a moves Ice-type mais fracos como um Hidden Power Ice de Tapu Koko.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set &eacute; utilizado como um wallbreaker no early- e mid-game, enfraquecendo ou removendo Pok&eacute;mon defensivos, o que abre caminho para um sweep de um colega de equipe. O desempenho de Landorus-T ofensivo contra stall &eacute; not&aacute;vel, visto que pode encarar Skarmory com um pouco de dano pr&eacute;vio e tamb&eacute;m pressionar intensamente Mega Sableye, que poderia caso contr&aacute;rio impedir Stealth Rock de ser colocado em campo. Landorus-T deve fazer uso de Stealth Rock ou setup de Swords Dance contra inimigos que s&atilde;o for&ccedil;ados a sair de campo contra ele, como Jirachi. Como Z-Moves s&oacute; podem ser usados uma vez, tenha cautela para n&atilde;o o gastar no alvo errado ou em um Pok&eacute;mon utilizando Protect. Seu advers&aacute;rio pode prever o Z-Move e trocar para um Pok&eacute;mon que o resiste, como Ferrothorn, desperdi&ccedil;ando o golpe.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Physical attackers como Mega Pinsir, Mamoswine e Mega Medicham apreciam a capacidade de Landorus-T pressionar walls como Celesteela, Skarmory e Rotom-W. Similarmente, outros Ground-types ofensivos como Zygarde e Garchomp gostam da press&atilde;o em Tangrowth, Landorus-T advers&aacute;rios e Tapu Bulu. Setup sweepers e cleaners de late-game como Mega Charizard X, Magearna e Tapu Koko tamb&eacute;m se beneficiam do potencial de wallbreak de Landorus-T. J&aacute; que Landorus-T &eacute; for&ccedil;ado para fora de campo por Water- e Ice-types, Pok&eacute;mon como Tangrowth e Keldeo tamb&eacute;m s&atilde;o bem-vindos. Ademais, Usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch podem ajudar Landorus-T a entrar em campo com seguran&ccedil;a, pois esse set n&atilde;o tem investimento defensivo algum.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Flyinium Z</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Item: <span class="item-name">Flyinium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Fly</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Intimidate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Gravity</span> / <span class="move-name">Smack Down</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span> / <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Stealth Rock</span> / <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Earthquake &eacute; o move STAB mais confi&aacute;vel de Landorus-T, causando altas quantias de dano n&atilde;o s&oacute; a Steel-types como Magearna, Magnezone e Mega Mawile, mas tamb&eacute;m quase dando OHKO em Toxapex focado em Defense. Quando combinado a Flyinium Z, Fly torna-se um move STAB Flying-type com 175 de Base Power que retalha Grass-types bulky como Tapu Bulu e Tangrowth, al&eacute;m de acertar Mega Heracross como um trem desgovernado. Embora seja melhor guardar Supersonic Skystrike para Grass-types, o move tamb&eacute;m pode ser utilizado como uma bomba de uso &uacute;nico para passar por Pok&eacute;mon mais resistentes como Clefable, Tapu Fini e Ferrothorn. Gravity anula a imunidade a Ground de Flying-types como Zapdos, Celesteela, Skarmory e Landorus-T advers&aacute;rios por 4 turnos ap&oacute;s o uso, fazendo com que Landorus-T consiga os derrotar facilmente com Earthquake. Smack Down &eacute; uma alternativa similar, podendo causar dano imediato a Flying-types como Mega Pinsir e prevenir o oponente de se aproveitar do pr&oacute;prio Gravity de Landorus-T. Stealth Rock &eacute; usado melhor no &uacute;ltimo slot caso a sua equipe care&ccedil;a de um usu&aacute;rio desse move, j&aacute; que Landorus-T &eacute; capaz de encontrar muitas oportunidades de for&ccedil;ar switches e colocar esse hazard em campo com seguran&ccedil;a. Ele tamb&eacute;m consegue pressionar intensamente Mega Sableye e a maioria dos usu&aacute;rios de Defog mais bulky, ent&atilde;o ele mant&eacute;m Stealth Rock em campo facilmente. Swords Dance pode ser usado se voc&ecirc; j&aacute; tiver um usu&aacute;rio de Stealth Rock, visto que aumenta significativamente o potencial destrutivo de Landorus-T contra equipes mais resistentes como stall e balance.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em Speed com uma nature Adamant &eacute; prefer&iacute;vel para maximizar o poder de Landorus-T e ultrapassar Timid Heatran. Uma nature Jolly pode ser utilizada a fim de ser mais r&aacute;pido do que Adamant Zygarde e tamb&eacute;m Jolly Gyarados, por&eacute;m, a perda de for&ccedil;a &eacute; bem not&aacute;vel. Flyinium Z &eacute; obviamente necess&aacute;rio para que Fly se torne o insanamente poderoso Supersonic Skystrike. Intimidade &eacute; &uacute;nica ability de Landorus-T, permitindo-lhe for&ccedil;ar physical attackers para fora de campo e agir como um pivot se necess&aacute;rio.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set &eacute; melhor usado como um wallbreaker no early- e mid-game, rompendo cores defensivos a fim de abrir caminho para um colega de equipe fazer clean. Tente preservar Supersonic Skystrike para Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu, que tentam dar switch in em Landorus-T com frequ&ecirc;ncia. Se tais Pok&eacute;mon estiverem ausentes ou n&atilde;o demonstrarem perigo, &eacute; melhor usar esse golpe em Pok&eacute;mon os quais Landorus-T normalmente n&atilde;o consegue dar OHKO usando Earthquake como Garchomp, Tapu Fini e Landorus-T advers&aacute;rios. Utilize Gravity ou Smack Down em Pok&eacute;mon como Skarmory, Zapdos e Celesteela, que em outros casos fariam wall a Landorus-T. Embora n&atilde;o seja completamente necess&aacute;rio, ainda mais se Stealth Rock estiver em campo, tente apanhar esses Pok&eacute;mon na switch para manter a press&atilde;o e o momentum constantes. Visando deixar Landorus-T o mais saud&aacute;vel poss&iacute;vel, limite o n&uacute;mero de vezes que voc&ecirc; d&aacute; switch em ataques com ele; inclusive, utilizar Stealth Rock ou Swords Dance em switch-ins previs&iacute;veis &eacute; altamente recomend&aacute;vel. Tenha cautela usando Supersonic Skystrike em Pok&eacute;mon que frequentemente carregam Protect como Unaware Clefable e Mega Sableye, pois caso contr&aacute;rio o golpe causar&aacute; um dano significativamente menor neles. Ainda que n&atilde;o seja recomend&aacute;vel, Fly pode ser utilizado sem gastar o Z-Crystal ou at&eacute; mesmo se j&aacute; tiver sido usado, uma vez que ainda &eacute; um move STAB forte; por&eacute;m, como demora dois turnos para carregar, geralmente &eacute; f&aacute;cil de reagir a esse move.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Pok&eacute;mon que apreciam a remo&ccedil;&atilde;o de Grass-types bulky como Ash-Greninja, Zygarde e Keldeo s&atilde;o bons colegas de equipe, pois Landorus-T &eacute; facilmente capaz de os atrair e remover. Cleaners de late-game como Mega Alakazam, Trick Room Magearna ofensiva e Choice Scarf Garchomp t&ecirc;m muito mais facilidade em fazer clean ap&oacute;s Landorus-T infligir danos severos em cores defensivos. Como Landorus-T frequentemente chama a aten&ccedil;&atilde;o de Water-types como Ash-Greninja e Keldeo, Assault Vest Tangrowth e Magearna s&atilde;o boas op&ccedil;&otilde;es para fazer pivot com seguran&ccedil;a em seus ataques STAB. Amoonguss e Toxapex tamb&eacute;m s&atilde;o boas escolhas em equipes mais bulky. Suporte de Spikes n&atilde;o &eacute; necess&aacute;rio, apesar de ser muito apreciado, j&aacute; que esse hazard pode tornar os 2HKOs de Landorus-T em OHKOs e punir Pok&eacute;mon que tentem fazer check a Landorus-T. Greninja &eacute; um poderoso usu&aacute;rio ofensivo de Spikes que aprecia a capacidade de Landorus-T enfraquecer Celesteela, enquanto Ferrothorn pode dar switch em ataques Water-type de Pok&eacute;mon como Ash-Greninja, bem como Tapu Koko, que pode dar revenge kill em um Landorus-T enfraquecido com Hidden Power Ice. A combina&ccedil;&atilde;o de U-turn e Volt Switch &eacute; muito &uacute;til para colocar Landorus-T em campo com seguran&ccedil;a e preservar seu HP. Ash-Greninja, Tapu Koko e Rotom-W, todos s&atilde;o op&ccedil;&otilde;es s&oacute;lidas com a vantagem adicional de atra&iacute;rem Grass-types para Landorus-T finalizar.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Suicide Lead</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Focus Sash</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Intimidate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Explosion</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Primeiramente, Stealth Rock &eacute; um entry hazard perigoso que pressiona a equipe advers&aacute;ria e pune switch ins excessivas. Earthquake &eacute; um ataque STAB poderoso que pode causar dano consistentemente a uma variedade de alvos. Explosion &eacute; um golpe poderoso de uso &uacute;nico, bloqueando Defog ou eliminando uma amea&ccedil;a ofensiva significante no early-game, al&eacute;m de ser principalmente &uacute;til nesse set a fim de manter momentum. Swords Dance pode ser usado para permitir que Landorus-T pressione Pok&eacute;mon mais bulky como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor enquanto lhe possibilita colocar Stealth Rock em campo frente a equipes com Mega Sableye. Alternativamente, Hidden Power Ice pode ser utilizado para que Landorus-T pressione Landorus-T advers&aacute;rios e Defog Gliscor, visando ganhar vantagem de hazard sem precisar usar Explosion.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>252 EVs em Attack e Speed com uma nature Jolly maximizam a Speed de Landorus-T, permitindo-lhe colocar Stealth Rock em campo antes de que muitos advers&aacute;rios possam se mexer e tamb&eacute;m assegurando que Explosion cause o maior dano poss&iacute;vel. Por outro lado, uma nature Naive pode ser utilizada para ampliar o dano causado por Hidden Power Ice a fim de que Defog Gliscor n&atilde;o fa&ccedil;a stall a Landorus-T. Esse set opta por Focus Sash para garantir que Landorus-T sobreviva a qualquer ataque e realize setup de Stealth Rock em matchups contra Pok&eacute;mon ofensivos. Contudo, uma Normal Gem pode ser usada no lugar caso esse set n&atilde;o seja escolhido somente para ser lead a fim de um Explosion consideravelmente mais forte, conseguindo dar OHKO em Gliscor e Rotom-W defensivo, incluindo outros alvos que geralmente n&atilde;o levam OHKO de Explosion.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set &eacute; bem simples de usar, j&aacute; que &eacute; um suicide lead. Landorus-T quase sempre assumir&aacute; papel de lead a menos que haja um Mega Sableye na equipe inimiga ou um Pok&eacute;mon que impe&ccedil;a de alguma maneira Landorus-T de colocar Stealth Rock no come&ccedil;o da partida. Ao entrar em campo, Landorus-T deve usar Stealth Rock imediatamente, isto &eacute;, se n&atilde;o houver uma amea&ccedil;a significativa que precisa ser eliminada em primeiro lugar. Swords Dance deve ser utilizado quando estiver enfrentando Pok&eacute;mon mais bulky como Mega Scizor, Ferrothorn e Clefable para os pressionar e fazer wallbreak aos seus colegas de equipe. Isso &eacute; especialmente &uacute;til contra Mega Scizor, pois lhe ajuda a manter Stealth Rock em campo. Ap&oacute;s colocar Stealth Rock, use Explosion caso esteja lidando com um removedor de hazards mais lento que voc&ecirc; n&atilde;o consiga derrotar de nenhum jeito, permitindo-lhe manter Stealth Rock em campo e causar dano expressivo. Contudo, vale salientar que Explosion n&atilde;o deve ser usado descuidadamente, visto que Landorus-T consegue usar esse move apenas uma vez, e o juntar com Swords Dance pode ser uma maneira efetiva de eliminar Pok&eacute;mon ainda mais bulky.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Landorus-T suicide lead encaixa-se em times hyper offense devido ao momentum e &agrave; press&atilde;o em Defoggers que &eacute; providenciado. Equipes ofensivas de Sticky Web com Araquanid e equipes de Aurora Veil apreciam o suporte de entry hazard oferecido por Landorus-T devido &agrave; sua sinergia com os sweepers de late-game que esses times normalmente possuem. Cleaners de late-game como Dragon Dance Zygarde, Blacephalon e Kartana apreciam a capacidade de Landorus-T enfraquecer Pok&eacute;mon mais bulky no early-game. Al&eacute;m disso, Pok&eacute;mon ofensivos como Tapu Koko e Zygarde apreciam o potencial de Landorus-T em atrair Tapu Bulu, sendo eles &oacute;timos colegas de equipe.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Em sets de Swords Dance, Substitute &eacute; utilizado para evitar status enquanto faz setup, mas esse move pode desgastar Landorus-T rapidamente. Salac Berry pode ser usado com Substitute para Landorus-T receber um boost de Speed e possivelmente fazer um sweep, todavia, &eacute; muito pouco confi&aacute;vel. Earth Plate ou Groundium Z podem aparecer em sets Swords Dance para impor uma presen&ccedil;a ofensiva ainda maior. Earth Plate &eacute; &uacute;til e vantajoso quando um Z-Crystal precisa estar na m&atilde;o de outro colega de equipe, enquanto Groundium Z consegue infligir dano massivo em Pok&eacute;mon que n&atilde;o o resistem; especialmente ap&oacute;s serem lan&ccedil;ados ao ch&atilde;o por Smack Down ou Gravity. Um set Double Dance apresentando Swords Dance e Rock Polish junto a Continental Crush &eacute; outra alternativa, pegando o Rockium Z Landorus-T padr&atilde;o e o transformando em um sweeper mais dedicado, podendo fazer sweep em equipes ofensivas atrav&eacute;s de Rock Polish. Por&eacute;m, esse set possui v&aacute;rios defeitos e sequer providencia a mesma utilidade geral que os outros sets fornecem. Landorus-T tem uma base Special Attack decente e pode surpreender muitos de seus checks, como Tangrowth, Tapu Bulu e Landorus-T advers&aacute;rios, com Sludge Wave e Hidden Power Ice, embora esse set usualmente seja fraco.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Pok&eacute;mon Imunes a Ground</strong>: Skarmory resiste aos moves STAB de Landorus-T e ainda pode aguentar um +2 Continental Crush caso seu HP esteja cheio, enquanto tamb&eacute;m possui Whirlwind para dar phaze em Landorus-T. Celesteela, Rotom-W e Landorus-T advers&aacute;rios podem fazer wall facilmente a sets sem Swords Dance, mas n&atilde;o conseguem levar um Continental Crush fortalecido. Gyarados, Mega Latias, Charizard e Thundurus, todos podem tomar vantagem de Choice Scarf Landorus-T preso em Earthquake. Tenha em mente, contudo, que a maioria desses Pok&eacute;mon deve estar atenta a Smack Down ou Gravity.</li>
   <li><strong>Grass-types Resistentes</strong>: Tangrowth pode fazer wall a qualquer set sem Flyinium Z e punir o U-turn de Landorus-T com Rocky Helmet. Tapu Bulu tamb&eacute;m resiste a Ground e seu Grassy Terrain diminui o poder de Earthquake pela metade, o que ajuda colegas de equipes fracos a Ground a derrotar Landorus-T; no entanto, ele n&atilde;o consegue levar um Supersonic Skystrike ou um Continental Crush fortificado.</li>
   <li><strong>Water-types</strong>: Greninja, Keldeo e Manaphy ultrapassam Landorus-T sem Choice Scarf e o for&ccedil;am a sair de campo com seus ataques STAB. Tapu Fini, Rotom-W e Slowbro podem confrontar variantes defensivas ou sem boosts, al&eacute;m de amea&ccedil;arem um burn em Landorus-T. Gyarados e Mantine s&atilde;o imunes a Earthquake, mas eles podem ser derrotados por Stone Edge.</li>
  <li><strong>Pok&eacute;mon Ice-type e Coverage Ice-type</strong>: Kyurem-B, Mamoswine e Weavile podem facilmente dar OHKO em Landorus-T com seus moves STAB, enquanto esses dois &uacute;ltimos conseguem derrotar at&eacute; mesmo Choice Scarf Landorus-T com Ice Shard. Pok&eacute;mon com coverage Ice-type, como Ice Punch Mega Medicham, tamb&eacute;m podem vencer Landorus-T.</li>
  <li><strong>Special Attackers Poderosos</strong>: Landorus-T sofre para aguentar golpes de Pok&eacute;mon como Mega Charizard Y, Hoopa-U, Latios e Tapu Lele, j&aacute; que seu bulk special &eacute; med&iacute;ocre.</li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/landorus-therian
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top