OU Manaphy

Status
Not open for further replies.

Grillo

⭐⭐⭐
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/manaphy/


Visão Geral

Manaphy é um poderoso wallbreaker capaz de desmembrar facilmente equipes defensivas com Tail Glow, o qual aumenta seu Special Attack a níveis incríveis. Ele também possui um bulk natural decente e um bom tipo defensivo em mono-Water, o que lhe dá muitas oportunidades de setup. Além disso, Manaphy tem acesso a uma série de excelentes moves de coverage, como Energy Ball, Ice Beam e Psychic, os quais permitem que ele personalize seu moveset para passar por alguns de seus checks e counters tradicionais. No entanto, Manaphy sofre de uma significativa 4MSS, já que é incapaz de usar todas as opções desejadas num único set. Ademais, a sua base 100 de Speed, apesar de ser decente, torna-o ineficaz contra equipas ofensivas na maioria das vezes.


[SET]
name: Waterium Z
move 1: Tail Glow
move 2: Surf
move 3: Psychic
move 4: Rain Dance
item: Waterium Z
ability: Hydration
nature: Timid
evs: 252 Spe / 252 SpA / 4 SpD

Moves

Tail Glow aumenta o Special Attack de Manaphy a altos níveis, tornando-o um aterrorizante wallbreaker. Surf é o move STAB de escolha, já que Waterium Z Manaphy é encontrado em estilos de jogo hyperoffense, os quais não têm tempo para pescar possíveis burns. O Hydro Vortex de Surf também é muito mais superior ao de Scald no quesito poder, o que é notável ao tentar derrotar Pokémon como Assault Vest Magearna e Unaware Clefable. Psychic é o melhor move para complementar Surf, visto que impede ameaças defensivas como Toxapex ou Mega Venusaur de pararem o set. Rain Dance é a principal diferença desse set em relação ao set regular de Tail Glow, levando em conta que Z-Rain Dance dá a Manaphy um aumento em Speed útil para equipes ofensivas. Com Hydration, Rain Dance também permite a Manaphy curar o status de possíveis Toxic Spikes e burns, tornando-o derrotável apenas através de ataques regulares, algo que é quase impossível, considerando que ele é frequentemente usado com Aurora Veil.


Detalhes do Set

Waterium Z dá a Manaphy duas opções. Z-Rain Dance aumenta a Speed de Manaphy em 1 estágio, o que lhe permite ultrapassar todo o metagame sem boosts. Por outro lado, Hydro Vortex pode ser usado para lidar com Pokémon muito bulky, como Assault Vest Magearna e Chansey, e para vencer Unaware Clefable depois de usar Rain Dance. 252 EVs em Speed e nature Timid são mandatórios a fim de ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele quando estiver em +1 e fazer Speed tie com Mega Charizard Y. 252 EVs em Special Attack são necessários para bater o mais forte possível. Hydration é a única ability disponível de Manaphy, mas não deixa de ser ótima, já que lhe permite se curar de status sob rain.


Dicas de Uso

Manaphy só deve tentar fazer setup quando Aurora Veil estiver ativo, porque de outra forma é muito difícil conseguir dois boosts. Ele deve usar seu Z-Move dependendo do estilo de jogo da equipe rival; times ofensivos são muito propensos a Z-Rain Dance, enquanto times mais bulky são ameaçados por um Hydro Vortex bem usado. Embora esse set tenha matchups bons com Aurora Veil, Manaphy ainda deve tentar evitar dano, levando em conta que precisará do máximo possível de HP para conseguir dois boosts. Manaphy também não deve tentar fazer setup se houver um Pokémon que possa interromper seu sweep, como Haze Mantine ou um Tapu Bulu saudável.


Opções de Equipe

Alolan Ninetales é o melhor companheiro de Manaphy, pois ativa Aurora Veil, o que é crucial para o sweep dele. Waterium Z Manaphy não deve ser usado em outros estilos de jogo, já que raramente obterá dois boosts sem o apoio defensivo de Aurora Veil. Equipes Sticky Web são uma exceção notável porque Waterium Z Manaphy melhora muito o matchup do arquétipo contra Mega Sableye e Mega Diancie, dois Pokémon que dificultam o uso de Sticky Web para Shuckle e Smeargle.
Zygarde é essencial em equipes de Aurora Veil e aprecia que Manaphy elimine Tangrowth e Clefable, embora geralmente ao custo da sua capacidade de sweep. Magearna pode fazer setup contra Pokémon atraídos por Manaphy, como Latios e Mantine. Outros Pokémon encontrados em equipes de Aurora Veil incluem Landorus-T, Mega Mawile, Mega Tyranitar e Conkeldurr. Finalmente, Latias é uma sólida companheira de equipe por remover entry hazards irritantes, principalmente Spikes, e dá a Manaphy uma segunda chance para fazer sweep com Healing Wish.


[SET]
name: Tail Glow + 3 Ataques
move 1: Tail Glow
move 2: Scald
move 3: Ice Beam
move 4: Psychic
item: Leftovers
ability: Hydration
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe


Moves

Tail Glow é um incrível move de setup que aumenta rapidamente o Special Attack de Manaphy a ridículos níveis. Scald é a melhor opção como move Water-type com STAB, já que tem 30% de chance de causar burn no inimigo, o que é útil contra certos physical attackers, e ainda bate relativamente forte. Ice Beam golpeia Grass-types bulky como Tangrowth e Amoonguss, e também Dragon-types como Latios e Zygarde. Psychic permite a Manaphy derrotar Toxapex e o mais raro Mega Venusaur se estiver em+3. No entanto, Energy Ball pode ser usado para passar por alguns Water-types como Gastrodon, Rotom-W, Mega Slowbro, Tapu Fini e Azumarill. O alvo de Hidden Power Fire é Ferrothorn, um Pokémon que pode parar até um +6 Manaphy. Finalmente, Hidden Power Electric também é uma opção para acertar Pokémon como Mantine e Gyarados com mais força.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com nature Timid são necessários para aproveitar ao máximo os 100 de base Speed de Manaphy. 252 EVs em Special Attack permitem-lhe bater o mais forte possível. Hydration é a única ability de Manaphy e só é útil contra equipes de rain. Leftovers dá a Manaphy uma longevidade muito necessária e lhe permite aproveitar seu bulk surpreendentemente bom para um Pokémon ofensivo. Por outro lado, Icium Z combinado a Ice Beam permite que Manaphy vença um bom número de seus checks e counters tradicionais após um boost, como Ferrothorn e Assault Vest Tangrowth, ao custo de recovery.


Dicas de Uso

Tente utilizar Tail Glow contra Pokémon que não façam muito a Manaphy, como Celesteela e Heatran sem Bloom Doom. Esse set de Manaphy não é tão útil contra equipes ofensivas, pois offense costuma ter vários Pokémon que podem ultrapassá-lo e derrotá-lo. Com isso em mente, nesse matchup, Manaphy deve concentrar -se menos em fazer setup e mais em fazer check a ameaças na equipe rival. Ele encaixa-se melhor no papel de um early-game wallbreaker, então não tenha medo de fazer setup no início da partida e começar a abrir buracos no time adversário. Manaphy pode aproveitar seu bom bulk para dar switch in em ataques special mais fracos ou que são resistidos por ele; por exemplo, ele pode fazer pivot em Pokémon como Mew sem Psychic e Keldeo com item Choice preso num ataque Water-type.


Opções de Equipe

Pursuit trappers como Weavile e Tyranitar podem eliminar Latios para Manaphy. Eles também podem notavelmente pressionar Chansey, com Weavile em particular sendo capaz de remover o Eviolite dela com Knock Off, deixando-a suscetível a um 2HKO de +6 Scald. Mega Scizor e Ferrothorn têm uma excelente sinergia defensiva com Manaphy, já que podem atrair Fire-types e fazer pivot para ele, dando-lhe oportunidades de setup. Pokémon como Tapu Koko, Tapu Bulu e Mega Manectric são bons companheiros, porque podem ameaçar os Water-types bulky que de outra forma seriam problemáticos para Manaphy, como Toxapex, Tapu Fini e Rotom-W. Usuários de Volt Switch e U-turn, como Tapu Koko, Magearna, Landorus-T e Jirachi, são parceiros úteis para trazer Manaphy ao campo em segurança e permitir-lhe fazer wallbreak. Cleaners e sweepers de late-game como Ash-Greninja, Mega Pinsir e Gyarados podem aproveitar os buracos que Manaphy é capaz de abrir em equipes bulky. Manaphy atrai Electric-types rápidos como Tapu Koko e Mega Manectric, os quais podem lhe fazer revenge kill com facilidade ou forçá-lo para fora. Por isso, switch-ins sólidas a esses Pokémon como Tangrowth e Alolan Marowak são bons parceiros. Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Keldeo, em geral, são companheiros de equipe úteis devido ao seu bom matchup contra times ofensivos, os quais tendem a incomodar Manaphy.


Outras Opções

Um set Calm Mind pode ser usado a fim de aproveitar o bom bulk natural de Manaphy, mas geralmente é inferior ao set Tail Glow e tem dificuldade para conseguir um nicho no metagame. Rest combinado ao suporte de rain permite a Manaphy recuperar instantaneamente todo seu HP sem ter que esperar, mas Manaphy tem problemas para encontrar espaço para isso. Surf pode ser usado no lugar de Scald para mais poder, mas realmente não alcança nenhum KO útil, e a chance de burn de Scald é geralmente melhor. Wacan Berry surpreende alguns dos counters habituais de Manaphy, como Magnezone e Tapu Koko. Por fim, Substitute pode tirar proveito das switches forçadas por Manaphy e de Pokémon passivos.


Checks e Counters

Grass-types: Ferrothorn, Tangrowth, Mega Venusaur, Amoonguss e Serperior resistem a Scald e podem aguentar alguns ataques fortalecidos de Manaphy, embora todos eles tenham que tomar cuidado com certos moves de coverage.

Water-types: Water-types como Tapu Fini, Mantine, Mega Slowbro e Azumarill podem parar Manaphy sem Energy Ball, inclusive depois de um boost. No entanto, eles não causam muito dano em retorno.

Electric-types: Electric-types como Tapu Koko e Mega Manectric muitas vezes são capazes de superar Manaphy em Speed e podem dar-lhe OHKO com seus poderosos ataques STAB. Assault Vest Magnezone é particularmente ameaçador, já que tem bulk suficiente para dar switch in em Manaphy.

Pokémon Ofensivos Rápidos: Pokémon que naturalmente são mais rápidos que Manaphy, como Tapu Koko, Latios, Weavile, Gengar e Mega Alakazam, podem fazer revenge kill nele se estiver fraco, supondo que não tenha recebido um boost de Z-Rain Dance.
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Manaphy é um poderoso wallbreaker que é capaz de desmembrar facilmente equipes defensivas com Tail Glow, o qual aumenta seu Special Attack a níveis incríveis. Também possui um bulk natural decente e um bom tipo defensivo em mono-Water, o que lhe dá muitas oportunidades de setup. Além disso, Manaphy tem acesso a uma série de excelentes moves de coverage, como Energy Ball, Ice Beam e Psychic, os quais permitem que ele personalize seu moveset para passar por alguns de seus checks e counters tradicionais. No entanto, Manaphy sofre de uma significativa 4MSS, já que é incapaz de usar todas as opções desejadas num único set. Ademais, a sua base 100 de Speed, apesar de ser decente, torna-o ineficaz contra equipas ofensivas na maioria das vezes.

[SET]
name: Waterium Z
move 1: Tail Glow
move 2: Surf
move 3: Psychic
move 4: Rain Dance
item: Waterium Z
ability: Hydration
nature: Timid
evs: 252 Spe / 252 SpA / 4 SpD

Moves

Tail Glow aumenta o Special Attack de Manaphy a grandes níveis, tornando-o um aterrorizante wallbreaker. Surf é o move STAB de escolha, já que Waterium Z Manaphy é encontrado em estilos de jogo hyper(adicionar espaço)offense, que não têm tempo para pescar possíveis burns. O Hydro Vortex de Surf também é muito mais forte do que o de Scald, o que é notável ao tentar derrotar Pokémon como Assault Vest Magearna e Unaware Clefable. Psychic é o melhor move para complementar Surf, visto que impede ameaças defensivas como Toxapex ou Mega Venusaur de fazerem wall ao set. Rain Dance é a principal diferença que esse set tem do set regular de Tail Glow, levando em conta que Z-Rain Dance dá a Manaphy um aumento em Speed útil para equipes ofensivas. Com Hydration, Rain Dance também permite ao Manaphy curar o status de possíveis Toxic Spikes e burns, tornando-o apenas derrotável apenas através de ataques regulares, o que é quase impossível, considerando que é frequentemente usado com Aurora Veil.

Detalhes do Set

Waterium Z dá ao Manaphy duas opções. Z-Rain Dance aumenta a Speed do de Manaphy em 1 estágio, o que lhe permite superar tudo ultrapassar todo o metagame sem boosts. Por outro lado, Hydro Vortex pode ser usado para lidar com Pokémon muito bulky, (adicionar vírgula) como Assault Vest Magearna e Chansey, e para vencer Unaware Clefable depois de usar Rain Dance. 252 EVs em Speed e natureza nature Timid permite superar são mandatórios para atacar antes de Choice Scarf Tapu Lele quando estiver a +1 e fazer Speed tie com Mega Charizard Y. 252 EVs em Special Attack são necessários para bater o mais forte possível. Hydration é a única ability disponível do de Manaphy, (remover vírgula) e é ótima já que Manaphy pode lhe permite se curar de status em rain.

Dicas de Uso

Manaphy só deve tentar fazer set(remover espaço)up quando Aurora Veil estiver ativo, porque de outra forma é muito difícil coleitar conseguir dois boosts. Você Manaphy deve usar o seu Z-Move dependendo do playstyle estilo de jogo da equipe rival; as ofensivas são muito propensas a Z-Rain Dance, enquanto aa as equipes mais bulky são ameaçadas por um Hydro Vortex. Embora este esse set tem tenha matchups bons com Aurora Veil, Manaphy ainda deveria deve tentar evitar o dano, levando em conta que precisará de tanta saúde como seja do máximo possível de HP para fazer conseguir dois boosts. Manaphy também não deve tentar fazer set(remover espaço)up se houver um Pokémon que poda possa terminar seu sweep, como Haze Mantine ou um Tapu Bulu saudável.

Opções de Equipe

Alolan Ninetales é o melhor compenheiro do companheiro de Manaphy, pois monta ativa Aurora Veil, o que é crucial para o sweep do de Manaphy. Waterium Z Manaphy não devería deve ser usado em outros playstyles estilos de jogo, já que raramente obterá dois boosts sem o apoio defensivo de Aurora Veil. Equipes Sticky Web são uma exceção notável porque Waterium Z Manaphy melhora muito o matchup do arquétipo versus Mega Sableye e Mega Diancie, dois Pokémon contra os quais Shuckle e Smeargle têm problemas para colocar usar Sticky Web.

Zygarde é essencial em equipes de Aurora Veil e aprecia que Manaphy elimine Tangrowth e Clefable, embora geralmente ao custo da sua capacidade de sweep. Magearna pode fazer setup contra Pokémon atraídos por Manaphy, (adicionar vírgula) lures in como Latios e Mantine. Outros Pokémon encontrados em equipes de Aurora Veil incluem Landorus-T, Mega Mawile, Mega Tyranitar e Conkeldurr. Finalmente, Latias é uma sólida companheira de equipe para remover entry hazards irritantes, principalmente Spikes, e dá a Manaphy uma segunda chance para fazer sweep com Healing Wish.


[SET]
name: Tail Glow + 3 attacks Ataques
move 1: Tail Glow
move 2: Scald
move 3: Ice Beam
move 4: Psychic
item: Leftovers
ability: Hydration
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Tail Glow é um incrível move de setup que aumenta rapidamente o Special Attack do de Manaphy a ridículos níveis. Scald é a melhor opção como move Water-type com STAB, já que tem 30% de chance de queimar causar burn no inimigo, o que é útil contra certos physical attackers, e ainda atinge bate relativamente forte. Ice Beam golpeia bulky Grass-types bulky como Tangrowth e Amoonguss, e também Dragon-types como Latios ou e Zygarde. Psychic permite ao Manaphy derrotar Toxapex e o mais raro Mega Venusaur se estiver a +3. No entanto, Energy Ball pode ser usado para passar por alguns Water-types como Gastrodon, Rotom-W, Mega Slowbro, Tapu Fini e Azumarill. O alvo de Hidden Power Fire é Ferrothorn, um Pokémon que pode parar até um +6 Manaphy. Finalmente, Hidden Power Electric também é uma opção para bater acertar Pokémon como Mantine e Gyarados mais forte com mais força.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com nature Timid são necessários para aproveitar ao máximo a base Speed de 100 do Manaphy. 252 EVs em Special Attack lhe permitem-lhe bater o mais forte possível. Hydration é a única ability de Manaphy, a qual e só é útil contra equipes de rain. Leftovers dá a Manaphy uma longevidade muito necessária e lhe permite aproveitar seu bulk surpreendentemente bom para um Pokémon ofensivo. Por outro lado, Icium Z combinado com Ice Beam permite que Manaphy vença um bom número de seus checks e counters tradicionais após um boost, como Ferrothorn e Assault Vest Tangrowth, ao custo de recovery.

Dicas de Uso

Tenta Tente utilizar Tail Glow contra Pokémon que não façam muito ao Manaphy, como Celesteela e Heatran sem Bloom Doom. Esse set de Manaphy não é tão útil versus contra equipes ofensivas, já que pois offense tende a ter vários Pokémon que podem fazer KO ao Manaphy ultrapassá-lo e derrotá-lo. Como tal Com isso em mente, em nesse (em português nós contraímos em + pronomes demonstrativos. Ex: em + esse > nesse, em + isso > nisso, em + aquilo > naquilo, etc) matchup, você Manaphy deve concentrar-se menos em fazer setup e mais em fazer check a ameaças na equipe rival. Manaphy encaixa-se melhor no papel de um early-game wallbreaker, então não tenha medo de fazer setup no início da partida e começar a fazer fissuras abrir buracos no time adversário. Manaphy pode aproveitar seu bom bulk para entrar dar switch in em ataques especiais special mais fracos ou que resista; por exemplo, pode ingressar versus fazer pivot em Pokémon como Mew sem Psychic e Keldeo Choice-locked num ataque Water-type.

Opções de Equipe

Pursuit trappers como Weavile e Tyranitar podem eliminar Latios para Manaphy. Eles também podem notavelmente pressionar Chansey, com Weavile em particular sendo capaz de remover a Eviolite dela com Knock Off, (adicionar vírgula) deixando-a suscetível a um 2HKO de +6 Scald. Mega Scizor e Ferrothorn têm uma excelente sinergia defensiva com Manaphy, já que podem atrair Fire-types e trocar ao fazer pivot para Manaphy, (adicionar vírgula) para dar dando-lhe oportunidades de setup. Pokémon como Tapu Koko, Tapu Bulu e Mega Manectric são bons companheiros porque podem ameaçar os bulky Water-types bulky que de outra forma Manaphy tem (tem é singular, têm é plural) problemas para vencer, como Toxapex, Tapu Fini e Rotom-W. Usuários de Volt Switch e de U-turn, (adicionar vírgula) como Tapu Koko, Magearna, Landorus-T e Jirachi, (adicionar vírgula) são acompanhantes parceiros úteis para fazer entrar ao trazer Manaphy ao campo em segurança e permitir-lhe fazer wallbreak. Late-game cleaners e sweepers como Ash-Greninja, Mega Pinsir e Gyarados podem aproveitar os buracos que Manaphy é capaz de fazer em equipes bulky. Manaphy atrai Electric-types rápidos como Tapu Koko e Mega Manectric, já que os quais podem lhe fazer-lhe revenge kill com facilidade ou forçá-lo para fora. Por isso, switch-ins sólidos sólidas a esses Pokémon como Tangrowth e Alolan Marowak são bons parceiros. Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Keldeo, em geral, são companheiros de equipe úteis, (remover vírgula) devido ao seu bom matchup contra times ofensivos, com os quais Manaphy tende a ter problemas.

Outras Opções

Um set Calm Mind pode ser usado para aproveitar o bom bulk natural de do Manaphy, mas geralmente é inferior ao set Tail Glow e tem dificuldade para conseguer conseguir um niche nicho no metagame. Rest combinado com rain support suporte de rain permite ao Manaphy recuperar instantaneamente todo seu HP sem ter que esperar, mas Manaphy tem problemas para encontrar espaço para isso. Surf pode ser usado no lugar de Scald para mais poder, mas realmente não pega nenhum KO útil, e a chance de queimar burn de Scald é geralmente melhor. Wacan Berry surpreende alguns dos counters habituais de Manaphy, como Magnezone e Tapu Koko. Por último, Substitute pode tirar proveito dos das switches que Manaphy força e de Pokémon passivos.

Checks e Counters

Grass-types: Ferrothorn, Tangrowth, Mega Venusaur, Amoonguss e Serperior resistem Scald e podem receber alguns ataques potenciados do fortalecidos de Manaphy, embora todos eles tenham que tomar cuidado com algum move de coverage.

Water-types: Water-types como Tapu Fini, Mantine, Mega Slowbro e Azumarill podem fazer wall a Manaphy sem Energy Ball, incluso inclusive depois de um boost. No entanto, eles não fazem causam muito dano em devolução retorno.

Electric-types: Electric-types como Tapu Koko e Mega Manectric muitas vezes são capazes de superar Manaphy em Speed ao Manaphy e podem fazer-lhe dar-lhe OHKO com seus poderosos ataques STAB. Assault Vest Magnezone é particularmente ameaçante ameaçador já que tem o bulk suficiente para entrar frente dar switch in em Manaphy.

Pokémon Ofensivos Rápidos: Pokémon que naturalmente são mais rápidos que Manaphy, como Tapu Koko, Latios, Weavile, Gengar e Mega Alakazam, podem fazer revenge kill a Manaphy nele se estiver fraco e assumindo supondo que não recebeu o tenha recebido um boost de Z-Rain Dance.


Bom trabalho :blobthumbsup:
 

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Notas:
- Cuidado com a repetição dos termos;
- No início de novos períodos, valorize o uso de pronomes se o sujeito for o mesmo da oração anterior, caso necessário.
- ¡Buen trabajo! :toast:

Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Manaphy é um poderoso wallbreaker que é capaz de desmembrar facilmente equipes defensivas com Tail Glow, o qual aumenta seu Special Attack a níveis incríveis. Ele também possui um bulk natural decente e um bom tipo defensivo em mono-Water, o que lhe dá muitas oportunidades de setup. Além disso, Manaphy tem acesso a uma série de excelentes moves de coverage, como Energy Ball, Ice Beam e Psychic, os quais permitem que ele personalize seu moveset para passar por alguns de seus checks e counters tradicionais. No entanto, Manaphy sofre de uma significativa 4MSS, já que é incapaz de usar todas as opções desejadas num único set. Ademais, a sua base 100 de Speed, apesar de ser decente, torna-o ineficaz contra equipas ofensivas na maioria das vezes.


[SET]
name: Waterium Z
move 1: Tail Glow
move 2: Surf
move 3: Psychic
move 4: Rain Dance
item: Waterium Z
ability: Hydration
nature: Timid
evs: 252 Spe / 252 SpA / 4 SpD

Moves

Tail Glow aumenta o Special Attack de Manaphy a grandes altos níveis, tornando-o um aterrorizante wallbreaker. Surf é o move STAB escolhido, já que Waterium Z Manaphy é encontrado em estilos de jogo hyper offense, que os quais não têm tempo para pescar possíveis burns. O Hydro Vortex de Surf também é muito mais forte do que o de superior ao de Scald no quesito poder (construção para evitar repetição de 'que' no período completo), o que é notável ao tentar derrotar Pokémon como Assault Vest Magearna e Unaware Clefable. Psychic é o melhor move para complementar Surf, visto que impede ameaças defensivas como Toxapex ou Mega Venusaur de fazerem wall ao pararem o set. Rain Dance é a principal diferença que esse set tem do desse set em relação ao set regular de Tail Glow, levando em conta que Z-Rain Dance dá a Manaphy um aumento em Speed útil para equipes ofensivas. Com Hydration, Rain Dance também permite a Manaphy curar o status de possíveis Toxic Spikes e burns, tornando-o derrotável apenas através de ataques regulares, o algo que é quase impossível, considerando que ele é frequentemente usado com Aurora Veil.


Detalhes do Set

Waterium Z dá a Manaphy duas opções. Z-Rain Dance aumenta a Speed de Manaphy em 1 estágio, o que lhe permite ultrapassar todo o metagame sem boosts. Por outro lado, Hydro Vortex pode ser usado para lidar com Pokémon muito bulky, como Assault Vest Magearna e Chansey, e para vencer Unaware Clefable depois de usar Rain Dance. 252 EVs em Speed e nature Timid são mandatórios para atacar antes de a fim de ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele quando estiver a em +1 e fazer Speed tie com Mega Charizard Y. 252 EVs em Special Attack são necessários para bater o mais forte possível. Hydration é a única ability disponível de Manaphy, (adicionar vírgula) e é mas não deixa de ser ótima, (adicionar vírgula) já que lhe permite se curar de status em sob rain.


Dicas de Uso

Manaphy só deve tentar fazer setup quando Aurora Veil estiver ativo, porque de outra forma é muito difícil conseguir dois boosts. Manaphy Ele deve usar seu Z-Move dependendo do estilo de jogo da equipe rival; as ofensivas times ofensivos são muito propensos a Z-Rain Dance, enquanto as equipes times mais bulky são ameaçados por um Hydro Vortex bem usado. Embora esse set tenha matchups bons com Aurora Veil, Manaphy ainda deve tentar evitar dano, levando em conta que precisará do máximo possível de HP para conseguir dois boosts. Manaphy também não deve tentar fazer setup se houver um Pokémon que possa terminar interromper seu sweep, como Haze Mantine ou um Tapu Bulu saudável.


Opções de Equipe

Alolan Ninetales é o melhor companheiro de Manaphy, pois ativa Aurora Veil, o que é crucial para o sweep dele Manaphy. Waterium Z Manaphy não deve ser usado em outros estilos de jogo, já que raramente obterá dois boosts sem o apoio defensivo de Aurora Veil. Equipes Sticky Web são uma exceção notável porque Waterium Z Manaphy melhora muito o matchup do arquétipo versus contra Mega Sableye e Mega Diancie, dois Pokémon contra os quais que dificultam o uso de Sticky Web para Shuckle e Smeargle.

Zygarde é essencial em equipes de Aurora Veil e aprecia que Manaphy elimine Tangrowth e Clefable, embora geralmente ao custo da sua capacidade de sweep. Magearna pode fazer setup contra Pokémon atraídos por Manaphy, como Latios e Mantine. Outros Pokémon encontrados em equipes de Aurora Veil incluem Landorus-T, Mega Mawile, Mega Tyranitar e Conkeldurr. Finalmente, Latias é uma sólida companheira de equipe para por remover entry hazards irritantes, principalmente Spikes, e dá a Manaphy uma segunda chance para fazer sweep com Healing Wish.


[SET]
name: Tail Glow + 3 Ataques
move 1: Tail Glow
move 2: Scald
move 3: Ice Beam
move 4: Psychic
item: Leftovers
ability: Hydration
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe


Moves

Tail Glow é um incrível move de setup que aumenta rapidamente o Special Attack de Manaphy a ridículos níveis. Scald é a melhor opção como move Water-type com STAB, já que tem 30% de chance de causar burn no inimigo, o que é útil contra certos physical attackers, e ainda bate relativamente forte. Ice Beam golpeia Grass-types bulky como Tangrowth e Amoonguss, e também Dragon-types como Latios e Zygarde. Psychic permite a Manaphy derrotar Toxapex e o mais raro Mega Venusaur se estiver a em +3. No entanto, Energy Ball pode ser usado para passar por alguns Water-types como Gastrodon, Rotom-W, Mega Slowbro, Tapu Fini e Azumarill. O alvo de Hidden Power Fire é Ferrothorn, um Pokémon que pode parar até um +6 Manaphy. Finalmente, Hidden Power Electric também é uma opção para acertar Pokémon como Mantine e Gyarados com mais força.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com nature Timid são necessários para aproveitar ao máximo os 100 de base Speed de Manaphy. 252 EVs em Special Attack permitem-lhe bater o mais forte possível. Hydration é a única ability de Manaphy e só é útil contra equipes de rain. Leftovers dá a Manaphy uma longevidade muito necessária e lhe permite aproveitar seu bulk surpreendentemente bom para um Pokémon ofensivo. Por outro lado, Icium Z combinado com a Ice Beam permite que Manaphy vença um bom número de seus checks e counters tradicionais após um boost, como Ferrothorn e Assault Vest Tangrowth, ao custo de recovery.


Dicas de Uso

Tente utilizar Tail Glow contra Pokémon que não façam muito a Manaphy, como Celesteela e Heatran sem Bloom Doom. Esse set de Manaphy não é tão útil contra equipes ofensivas, pois offense tende a costuma ter vários Pokémon que podem ultrapassá-lo e derrotá-lo. Com isso em mente, nesse matchup, Manaphy deve concentrar-se menos em fazer setup e mais em fazer check a ameaças na equipe rival. Manaphy Ele encaixa-se melhor no papel de um early-game wallbreaker, então não tenha medo de fazer setup no início da partida e começar a abrir buracos no time adversário. Manaphy pode aproveitar seu bom bulk para dar switch in em ataques special mais fracos ou que resista são resistidos por ele; por exemplo, ele pode fazer pivot em Pokémon como Mew sem Psychic e Keldeo Choice-locked com item Choice preso num ataque Water-type.


Opções de Equipe

Pursuit trappers como Weavile e Tyranitar podem eliminar Latios para Manaphy. Eles também podem notavelmente pressionar Chansey, com Weavile em particular sendo capaz de remover a o Eviolite dela com Knock Off, deixando-a suscetível a um 2HKO de +6 Scald. Mega Scizor e Ferrothorn têm uma excelente sinergia defensiva com Manaphy, já que podem atrair Fire-types e fazer pivot para Manaphy ele, dando-lhe oportunidades de setup. Pokémon como Tapu Koko, Tapu Bulu e Mega Manectric são bons companheiros, (adicionar vírgula) visto que podem ameaçar os Water-types bulky que de outra forma seriam problemáticos para Manaphy tem problemas para vencer, como Toxapex, Tapu Fini e Rotom-W. Usuários de Volt Switch e de U-turn, como Tapu Koko, Magearna, Landorus-T e Jirachi, são parceiros úteis para trazer Manaphy ao campo em segurança e permitir-lhe fazer wallbreak. Late-game cleaners e sweepers Cleaners e sweepers de late-game como Ash-Greninja, Mega Pinsir e Gyarados podem aproveitar os buracos que Manaphy é capaz de fazer abrir em equipes bulky. Manaphy atrai Electric-types rápidos como Tapu Koko e Mega Manectric, os quais podem lhe fazer revenge kill com facilidade ou forçá-lo para fora. Por isso, switch-ins sólidas a esses Pokémon como Tangrowth e Alolan Marowak são bons parceiros. Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Keldeo, em geral, são companheiros de equipe úteis devido ao seu bom matchup contra times ofensivos, com os quais tendem a incomodar Manaphy.


Outras Opções

Um set Calm Mind pode ser usado para a fim de (repetição posterior) aproveitar o bom bulk natural de Manaphy, mas geralmente é inferior ao set Tail Glow e tem dificuldade para conseguir um nicho no metagame. Rest combinado com ao suporte de rain permite a Manaphy recuperar instantaneamente todo seu HP sem ter que esperar, mas Manaphy tem problemas para encontrar espaço para isso. Surf pode ser usado no lugar de Scald para mais poder, mas realmente não pega alcança nenhum KO útil, e a chance de burn de Scald é geralmente melhor. Wacan Berry surpreende alguns dos counters habituais de Manaphy, como Magnezone e Tapu Koko. Por último fim, Substitute pode tirar proveito das switches forçadas por Manaphy e de Pokémon passivos.


Checks e Counters

Grass-types: Ferrothorn, Tangrowth, Mega Venusaur, Amoonguss e Serperior resistem a Scald e podem receber aguentar alguns ataques fortalecidos de Manaphy, embora todos eles tenham que tomar cuidado com algum (repetição) certos moves de coverage.

Water-types: Water-types como Tapu Fini, Mantine, Mega Slowbro e Azumarill podem fazer wall a parar Manaphy sem Energy Ball, inclusive depois de um boost. No entanto, eles não causam muito dano em retorno.

Electric-types: Electric-types como Tapu Koko e Mega Manectric muitas vezes são capazes de superar Manaphy em Speed e podem dar-lhe OHKO com seus poderosos ataques STAB. Assault Vest Magnezone é particularmente ameaçador, (adicionar vírgula) já que tem bulk suficiente para dar switch in em Manaphy.

Pokémon Ofensivos Rápidos: Pokémon que naturalmente são mais rápidos que Manaphy, como Tapu Koko, Latios, Weavile, Gengar e Mega Alakazam, podem fazer revenge kill nele se estiver fraco, (adicionar vírgula) e supondo que não tenha recebido um boost de Z-Rain Dance.
 
HTML:
[title]
Manaphy

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Manaphy &eacute; um poderoso wallbreaker capaz de desmembrar facilmente equipes defensivas com Tail Glow, o qual aumenta seu Special Attack a n&iacute;veis incr&iacute;veis. Ele tamb&eacute;m possui um bulk natural decente e um bom tipo defensivo em mono-Water, o que lhe d&aacute; muitas oportunidades de setup. Al&eacute;m disso, Manaphy tem acesso a uma s&eacute;rie de excelentes moves de coverage, como Energy Ball, Ice Beam e Psychic, os quais permitem que ele personalize seu moveset para passar por alguns de seus checks e counters tradicionais. No entanto, Manaphy sofre de uma significativa 4MSS, j&aacute; que &eacute; incapaz de usar todas as op&ccedil;&otilde;es desejadas num &uacute;nico set. Ademais, a sua base 100 de Speed, apesar de ser decente, torna-o ineficaz contra equipas ofensivas na maioria das vezes.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Waterium Z</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Tail Glow</span></td><td>Item: <span class="item-name">Waterium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Surf</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Hydration</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Psychic</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Rain Dance</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Spe / 252 SpA / 4 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Tail Glow aumenta o Special Attack de Manaphy a altos n&iacute;veis, tornando-o um aterrorizante wallbreaker. Surf &eacute; o move STAB de escolha, j&aacute; que Waterium Z Manaphy &eacute; encontrado em estilos de jogo hyperoffense, os quais n&atilde;o t&ecirc;m tempo para pescar poss&iacute;veis burns. O Hydro Vortex de Surf tamb&eacute;m &eacute; muito mais superior ao de Scald no quesito poder, o que &eacute; not&aacute;vel ao tentar derrotar Pok&eacute;mon como Assault Vest Magearna e Unaware Clefable. Psychic &eacute; o melhor move para complementar Surf, visto que impede amea&ccedil;as defensivas como Toxapex ou Mega Venusaur de pararem o set. Rain Dance &eacute; a principal diferen&ccedil;a desse set em rela&ccedil;&atilde;o ao set regular de Tail Glow, levando em conta que Z-Rain Dance d&aacute; a Manaphy um aumento em Speed &uacute;til para equipes ofensivas. Com Hydration, Rain Dance tamb&eacute;m permite a Manaphy curar o status de poss&iacute;veis Toxic Spikes e burns, tornando-o derrot&aacute;vel apenas atrav&eacute;s de ataques regulares, algo que &eacute; quase imposs&iacute;vel, considerando que ele &eacute; frequentemente usado com Aurora Veil.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Waterium Z d&aacute; a Manaphy duas op&ccedil;&otilde;es. Z-Rain Dance aumenta a Speed de Manaphy em 1 est&aacute;gio, o que lhe permite ultrapassar todo o metagame sem boosts. Por outro lado, Hydro Vortex pode ser usado para lidar com Pok&eacute;mon muito bulky, como Assault Vest Magearna e Chansey, e para vencer Unaware Clefable depois de usar Rain Dance. 252 EVs em Speed e nature Timid s&atilde;o mandat&oacute;rios a fim de ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele quando estiver em +1 e fazer Speed tie com Mega Charizard Y. 252 EVs em Special Attack s&atilde;o necess&aacute;rios para bater o mais forte poss&iacute;vel. Hydration &eacute; a &uacute;nica ability dispon&iacute;vel de Manaphy, mas n&atilde;o deixa de ser &oacute;tima, j&aacute; que lhe permite se curar de status sob rain.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Manaphy s&oacute; deve tentar fazer setup quando Aurora Veil estiver ativo, porque de outra forma &eacute; muito dif&iacute;cil conseguir dois boosts. Ele deve usar seu Z-Move dependendo do estilo de jogo da equipe rival; times ofensivos s&atilde;o muito propensos a Z-Rain Dance, enquanto times mais bulky s&atilde;o amea&ccedil;ados por um Hydro Vortex bem usado. Embora esse set tenha matchups bons com Aurora Veil, Manaphy ainda deve tentar evitar dano, levando em conta que precisar&aacute; do m&aacute;ximo poss&iacute;vel de HP para conseguir dois boosts. Manaphy tamb&eacute;m n&atilde;o deve tentar fazer setup se houver um Pok&eacute;mon que possa interromper seu sweep, como Haze Mantine ou um Tapu Bulu saud&aacute;vel.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Alolan Ninetales &eacute; o melhor companheiro de Manaphy, pois ativa Aurora Veil, o que &eacute; crucial para o sweep dele. Waterium Z Manaphy n&atilde;o deve ser usado em outros estilos de jogo, j&aacute; que raramente obter&aacute; dois boosts sem o apoio defensivo de Aurora Veil. Equipes Sticky Web s&atilde;o uma exce&ccedil;&atilde;o not&aacute;vel porque Waterium Z Manaphy melhora muito o matchup do arqu&eacute;tipo contra Mega Sableye e Mega Diancie, dois Pok&eacute;mon que dificultam o uso de Sticky Web para Shuckle e Smeargle.</p>
    <p>Zygarde &eacute; essencial em equipes de Aurora Veil e aprecia que Manaphy elimine Tangrowth e Clefable, embora geralmente ao custo da sua capacidade de sweep. Magearna pode fazer setup contra Pok&eacute;mon atra&iacute;dos por Manaphy, como Latios e Mantine. Outros Pok&eacute;mon encontrados em equipes de Aurora Veil incluem Landorus-T, Mega Mawile, Mega Tyranitar e Conkeldurr. Finalmente, Latias &eacute; uma s&oacute;lida companheira de equipe por remover entry hazards irritantes, principalmente Spikes, e d&aacute; a Manaphy uma segunda chance para fazer sweep com Healing Wish.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Tail Glow + 3 Ataques</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Tail Glow</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Scald</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Hydration</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Ice Beam</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Psychic</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Tail Glow &eacute; um incr&iacute;vel move de setup que aumenta rapidamente o Special Attack de Manaphy a rid&iacute;culos n&iacute;veis. Scald &eacute; a melhor op&ccedil;&atilde;o como move Water-type com STAB, j&aacute; que tem 30% de chance de causar burn no inimigo, o que &eacute; &uacute;til contra certos physical attackers, e ainda bate relativamente forte. Ice Beam golpeia Grass-types bulky como Tangrowth e Amoonguss, e tamb&eacute;m Dragon-types como Latios e Zygarde. Psychic permite a Manaphy derrotar Toxapex e o mais raro Mega Venusaur se estiver em+3. No entanto, Energy Ball pode ser usado para passar por alguns Water-types como Gastrodon, Rotom-W, Mega Slowbro, Tapu Fini e Azumarill. O alvo de Hidden Power Fire &eacute; Ferrothorn, um Pok&eacute;mon que pode parar at&eacute; um +6 Manaphy. Finalmente, Hidden Power Electric tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para acertar Pok&eacute;mon como Mantine e Gyarados com mais for&ccedil;a.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>252 EVs em Speed com nature Timid s&atilde;o necess&aacute;rios para aproveitar ao m&aacute;ximo os 100 de base Speed de Manaphy. 252 EVs em Special Attack permitem-lhe bater o mais forte poss&iacute;vel. Hydration &eacute; a &uacute;nica ability de Manaphy e s&oacute; &eacute; &uacute;til contra equipes de rain. Leftovers d&aacute; a Manaphy uma longevidade muito necess&aacute;ria e lhe permite aproveitar seu bulk surpreendentemente bom para um Pok&eacute;mon ofensivo. Por outro lado, Icium Z combinado a Ice Beam permite que Manaphy ven&ccedil;a um bom n&uacute;mero de seus checks e counters tradicionais ap&oacute;s um boost, como Ferrothorn e Assault Vest Tangrowth, ao custo de recovery.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Tente utilizar Tail Glow contra Pok&eacute;mon que n&atilde;o fa&ccedil;am muito a Manaphy, como Celesteela e Heatran sem Bloom Doom. Esse set de Manaphy n&atilde;o &eacute; t&atilde;o &uacute;til contra equipes ofensivas, pois offense costuma ter v&aacute;rios Pok&eacute;mon que podem ultrapass&aacute;-lo e derrot&aacute;-lo. Com isso em mente, nesse matchup, Manaphy deve concentrar -se menos em fazer setup e mais em fazer check a amea&ccedil;as na equipe rival. Ele encaixa-se melhor no papel de um early-game wallbreaker, ent&atilde;o n&atilde;o tenha medo de fazer setup no in&iacute;cio da partida e come&ccedil;ar a abrir buracos no time advers&aacute;rio. Manaphy pode aproveitar seu bom bulk para dar switch in em ataques special mais fracos ou que s&atilde;o resistidos por ele; por exemplo, ele pode fazer pivot em Pok&eacute;mon como Mew sem Psychic e Keldeo com item Choice preso num ataque Water-type.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Pursuit trappers como Weavile e Tyranitar podem eliminar Latios para Manaphy. Eles tamb&eacute;m podem notavelmente pressionar Chansey, com Weavile em particular sendo capaz de remover o Eviolite dela com Knock Off, deixando-a suscet&iacute;vel a um 2HKO de +6 Scald. Mega Scizor e Ferrothorn t&ecirc;m uma excelente sinergia defensiva com Manaphy, j&aacute; que podem atrair Fire-types e fazer pivot para ele, dando-lhe oportunidades de setup. Pok&eacute;mon como Tapu Koko, Tapu Bulu e Mega Manectric s&atilde;o bons companheiros, porque podem amea&ccedil;ar os Water-types bulky que de outra forma seriam problem&aacute;ticos para Manaphy, como Toxapex, Tapu Fini e Rotom-W. Usu&aacute;rios de Volt Switch e U-turn, como Tapu Koko, Magearna, Landorus-T e Jirachi, s&atilde;o parceiros &uacute;teis para trazer Manaphy ao campo em seguran&ccedil;a e permitir-lhe fazer wallbreak. Cleaners e sweepers de late-game como Ash-Greninja, Mega Pinsir e Gyarados podem aproveitar os buracos que Manaphy &eacute; capaz de abrir em equipes bulky. Manaphy atrai Electric-types r&aacute;pidos como Tapu Koko e Mega Manectric, os quais podem lhe fazer revenge kill com facilidade ou for&ccedil;&aacute;-lo para fora. Por isso, switch-ins s&oacute;lidas a esses Pok&eacute;mon como Tangrowth e Alolan Marowak s&atilde;o bons parceiros. Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, como Mega Alakazam, Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Keldeo, em geral, s&atilde;o companheiros de equipe &uacute;teis devido ao seu bom matchup contra times ofensivos, os quais tendem a incomodar Manaphy.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set Calm Mind pode ser usado a fim de aproveitar o bom bulk natural de Manaphy, mas geralmente &eacute; inferior ao set Tail Glow e tem dificuldade para conseguir um nicho no metagame. Rest combinado ao suporte de rain permite a Manaphy recuperar instantaneamente todo seu HP sem ter que esperar, mas Manaphy tem problemas para encontrar espa&ccedil;o para isso. Surf pode ser usado no lugar de Scald para mais poder, mas realmente n&atilde;o alcan&ccedil;a nenhum KO &uacute;til, e a chance de burn de Scald &eacute; geralmente melhor. Wacan Berry surpreende alguns dos counters habituais de Manaphy, como Magnezone e Tapu Koko. Por fim, Substitute pode tirar proveito das switches for&ccedil;adas por Manaphy e de Pok&eacute;mon passivos.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Grass-types</strong>: Ferrothorn, Tangrowth, Mega Venusaur, Amoonguss e Serperior resistem a Scald e podem aguentar alguns ataques fortalecidos de Manaphy, embora todos eles tenham que tomar cuidado com certos moves de coverage.</li>
    <li><strong>Water-types</strong>: Water-types como Tapu Fini, Mantine, Mega Slowbro e Azumarill podem parar Manaphy sem Energy Ball, inclusive depois de um boost. No entanto, eles n&atilde;o causam muito dano em retorno.</li>
    <li><strong>Electric-types</strong>: Electric-types como Tapu Koko e Mega Manectric muitas vezes s&atilde;o capazes de superar Manaphy em Speed e podem dar-lhe OHKO com seus poderosos ataques STAB. Assault Vest Magnezone &eacute; particularmente amea&ccedil;ador, j&aacute; que tem bulk suficiente para dar switch in em Manaphy.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Ofensivos R&aacute;pidos</strong>: Pok&eacute;mon que naturalmente s&atilde;o mais r&aacute;pidos que Manaphy, como Tapu Koko, Latios, Weavile, Gengar e Mega Alakazam, podem fazer revenge kill nele se estiver fraco, supondo que n&atilde;o tenha recebido um boost de Z-Rain Dance.</li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/manaphy
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top