OU Rotom-W

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/rotom-wash/

Visão Geral

Rotom-W tem uma ótima combinação de tipos Electric / Water que fica ainda melhor com Levitate, a qual torna o tipo Electric bem mais difícil de o oponente explorar. Levitate permite a Rotom-W lidar com Ground-types, como Gliscor e Mamoswine, com seu Hydro Pump STAB, além de ser um dos melhores Pokémon resistentes a Flying para fazer check a ameaças ofensivas de alto calibre, como Tornadus-T, Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Levitate, quando combinada as resistências de Rotom-W a Water, Ice e Steel, permite-lhe agir como um sólido pivot defensivo contra Mamoswine, Landorus-T e Mega Swampert. Infelizmente, o baixo HP de Rotom-W e os meios pouco confiáveis de recovery, Leftovers e Pain Split, limitam bastante sua função de pivot bulky. Ademais, a precariedade de recovery também significa que é muito prejudicado por efeitos de status, como burn e Toxic poison. Mesmo com seu acesso a Levitate, Rotom-W sofre para fazer check à maioria dos Ground-types da tier, visto que eles são capazes de explorar os problemas de Rotom-W através de dano residual e moves de coverage.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Hydro Pump
move 2: Volt Switch
move 3: Will-O-Wisp
move 4: Pain Split / Defog
item: Leftovers / Wiki Berry
ability: Levitate
nature: Bold
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

Moves

Volt Switch permite que Rotom-W ameace Flying-types, como Gyarados, Tornadus-T e Mega Pinsir, e gere momentum constantemente ao fazer pivot seguramente contra Grass-types, particularmente Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth, os quais o ameaçam demais. Will-O-Wisp é usado para prejudicar Tapu Bulu, Mega Scizor, Tangrowth e Ferrothorn quando eles tentarem dar switch in livremente. Pain Split é a forma de recovery mais consistente de Rotom-W, garantindo-lhe um jeito de se manter saudável a fim de fazer check confiavelmente aos já citados Flying-types. Rotom-W pode agir como um Defogger graças ao seu matchup vantajoso contra usuários de hazards comuns, tais como Heatran, Garchomp e Landorus-T, conseguindo ainda irritar Ferrothorn. Thunder Wave também é uma opção que pode substituir Will-O-Wisp a fim de prejudicar aqueles como Mega Alakazam, ao custo de não poder infligir burn em rivais como Tapu Bulu, Mega Scizor e Ferrothorn.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs acima dá a Rotom-W a capacidade de ultrapassar Adamant Tyranitar, ainda mantendo o máximo possível de Defense para fazer check consistentemente a Pokémon como Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Leftovers fornece recovery adicional, ajudando Rotom-W a se manter saudável no decorrer da partida. Alternativamente, Wiki Berry lhe permite aguentar golpes poderosos e recuperar 50% de seu HP.

Dicas de Uso

Volt Switch pode ser usado livremente, sendo que Rotom-W ameaça Pokémon imunes a ataques Electric-type com um poderoso Hydro Pump. Rotom-W deve evitar dar switch in em atacantes poderosos, como Ash-Greninja e Blacephalon, já que não possui Special Defense o suficiente para fazer check confiavelmente a esses Pokémon, apesar de resistir seus moves STAB. Will-O-Wisp pode incapacitar Grass-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Ferrothorn, quando eles dão switch in. A saúde de Rotom-W é limitada, então, mantenha-o saudável com Pain Split para lhe permitir fazer pivot e check aos Pokémon a que precisa regularmente.

Opções de Equipe

A fraqueza de Rotom-W a Grass torna uma necessidade pareá-lo com bons checks a Grass-types comuns. Pokémon como Tornadus-T e Mega Scizor funcionam bem nesse aspecto, pois criam um core VoltTurn enquanto fazem check constantemente a Tapu Bulu e Kartana. Suporte de Wish de Pokémon como Jirachi e Clefable ajuda Rotom-W a se manter saudável. Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, apreciam um Pokémon resistente a Flying capaz de fazer check a Tornadus-T. Em troca, esses Pokémon conseguem fazer check aos Pokémon com coverage Ground-type anteriormente mencionados. Rotom-W pode trazer wallbreakers frágeis, como Mega Mawile e Ash-Greninja, ao campo para que eles possam tocar o terror.

Outras Opções

Um set ofensivo com Hydro Pump / Volt Switch / Hidden Power Fire / Defog, Waterium Z e uma distribuição de EVs de 200 HP / 252 SpA / 56 Spe é uma alternativa para equipes mais orientadas ofensivamente. Toxic é uma opção para punir Gastrodon, o qual, caso contrário, para Rotom-W totalmente. Um set com um item Choice parece apelativo graças ao bulk de Rotom-W, seu Special Attack decente e seu acesso a Trick para incapacitar oponentes mais bulk, porém, sacrificar sua utilidade defensiva geralmente não vale a pena.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types resistem aos dois STABs de Rotom-W e podem ameaçá-lo a sair de campo com ataques super efetivos. Embora Kartana e Tapu Bulu temam receber burn quando dão switch in, eles ainda são capazes de amedrontar Rotom-W efetivamente. Ferrothorn e Tangrowth podem dar switch in livremente em Rotom-W, mas sejam enfraquecidos pela combinação de Will-O-Wisp e Volt Switch.

Dragon-types: Kyurem-B é um Pokémon formidavelmente poderoso que resiste aos dois STABs de Rotom-W e só teme burn parcialmente. Mega Latios, similarmente, não tem medo de nada que Rotom-W possa usar e ainda o ameaça com um 2HKO de Psychic. Paralelamente, Garchomp não gosta de ser burn, mas consegue ameaçar Rotom-W com um +2 Continental Crush.

Pokémon Capazes de Ignorar Levitate: Apesar de ter acesso a Levitate, ainda existem Ground-types capazes de ameaçar Rotom-W. Particularmente, Rotom-W deve tomar cuidado com Smack Down ou Gravity de Landorus-T e o Earthquake com Mold Breaker de Excadrill e Mega Gyarados, visto que todos eles podem contornar Levitate.

Dano Residual: O recovery medíocre de Rotom-W significa que ele é bastante suscetível a dano residual de diversas fontes, tais como Toxic de Heatran, U-turn de Tornadus-T e Landorus-T e Stealth Rock. Tenha isso em mente enquanto tenta manter Rotom-W saudável para que ele possa fazer check ao que for necessário. Gastrodon em particular merece uma menção, já que é imune a Volt Switch e Hydro Pump, além de prejudicar Rotom-W com Toxic.

Pokémon com Special Defense Alta: Pokémon com um bulk special alto, como Chansey, Reuniclus e Clefable, podem dar switch in livremente em Rotom-W, embora todos temam a ameaça de Volt Switch. Natural Cure e Magic Guard permitem que esses Pokémon ignorem burns, e ambos Calm Mind Clefable e Reuniclus podem usar Rotom-W como isca de setup.

Créditos

Escrito por teachable
Traduzido por Mitsuki
Revisão gramatical por Ropalme1914 e HappydaTropa
Controle de qualidade por Leo, Eternam e Jordy
 
Last edited:

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

Rotom-W tem uma ótima combinação de tipos Electric / Water que é ainda mais melhorada feita ainda melhor por Levitate, a qual torna o tipo Electric bem mais difícil de o oponente explorar. Levitate permite a Rotom-W lidar com Ground-types, como Gliscor e Mamoswine, com seu Hydro Pump STAB e também lhe concede a capacidade de ser um dos melhores Pokémon resistentes a Flying para fazer check a ameaças ofensivas de alto calibre, como Tornadus-T, Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Levitate, quando combinada as resistências de Rotom-W a Water, Ice e Steel, permite-lhe agir como um sólido pivot defensivo contra Mamoswine, Landorus-T e Mega Swampert. Infelizmente, o baixo HP de Rotom-W e falta de recovery além de Leftovers e Pain Split limitam bastante sua capacidade como um pivot bulky. Ademais, sua falta de recovery também significa que é grandemente prejudicado por efeitos de status, como burn e Toxic poison. Mesmo com seu acesso a Levitate, Rotom-W sofre para fazer check à maioria dos Ground-types da tier, visto que eles são capazes de explorar os problemas de Rotom-W através de dano residual e moves de coverage.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Hydro Pump
move 2: Volt Switch
move 3: Pain Split
move 4: Will-O-Wisp
item: Leftovers / Wiki Berry
ability: Levitate
nature: Bold
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

Moves

Volt Switch permite que Rotom-W ameace Flying-types, como Gyarados, Tornadus-T e Mega Pinsir, e gere momentum constantemente ao fazer pivot seguramente contra Grass-types, particularmente Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth, os quais o ameaçam enormemente. Pain Split é a forma de recovery mais consistente de Rotom-W, garantindo-lhe um jeito de se manter saudável a fim de fazer check confiavelmente aos supracitados Flying-types. Will-O-Wisp é usado para prejudicar Tapu Bulu, Mega Scizor, Tangrowth, Ferrothorn e Zygarde quando eles tentarem dar switch in livremente.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs acima dá a Rotom-W a capacidade de ultrapassar Adamant Tyranitar enquanto continua com o máximo possível de Defense para fazer check consistentemente a Pokémon como Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Leftovers fornece recovery adicional, ajudando Rotom-W a se manter saudável no decorrer da partida. Alternativamente, Wiki Berry lhe permite aguentar golpes poderosos e recuperar 50% de seu HP.

Dicas de Uso

Volt Switch pode ser usado liberalmente, pois Rotom-W é capaz de ameaçar Pokémon imunes a ataques Electric-type com um poderoso Hydro Pump. Rotom-W deve evitar dar switch in em atacantes potentes poderosos, como Ash-Greninja e Blacephalon, já que não possui Special Defense o suficiente para fazer check confiavelmente a esses Pokémon, apesar de resistir seus moves STAB. Will-O-Wisp pode ser usado para incapacitar Grass-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Ferrothorn, quando eles dão switch in. A saúde de Rotom-W é limitada, então, mantenha-o saudável com Pain Split para lhe permitir fazer pivot e check aos Pokémon necessários regularmente.

Opções de Equipe

A fraqueza de Rotom-W a Grass necessita que ele seja usado juntamente a bons checks a Grass-types comuns. Pokémon como Tornadus-T e Mega Scizor funcionam bem nesse aspecto, pois criam um core VoltTurn enquanto fazem check constantemente a Tapu Bulu e Kartana. Pokémon com ataques Ground-type que são capazes de contornar Levitate, como Zygarde e Thousand Arrows e Mega Gyarados com Mold Breaker e Earthquake, colocam muita pressão sobre Rotom-W. Portanto, bons checks a esses Pokémon, como Tangrowth e Curse Mega Scizor, ficam bem ao lado de Rotom-W. Suporte de Wish de Pokémon como Jirachi e Clefable ajuda Rotom-W a se manter saudável. Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, apreciam um Pokémon resistente a Flying capaz de fazer check a Tornadus-T. Em troca, esses Pokémon são capazes de fazer check aos Pokémon com coverage Ground-type anteriormente mencionados. Rotom-W pode trazer wallbreakers frágeis, como Mega Mawile e Ash-Greninja, ao campo a fim de lhes permitir tocar o terror.

Outras Opções

Thunder Wave permite que Rotom-W prejudique Mega Alakazam, Serperior, Mega Latios e Mega Charizard X, os quais tentam tomar vantagem dele. Porém, sem Will-O-Wisp, Rotom-W é muito mais facilmente punido por Pokémon como Zygarde e Tapu Bulu. Rotom-W tem acesso a Defog, porém não tem espaço em seu moveset. Um set ofensivo com Hydro Pump / Volt Switch / Hidden Power Fire / Defog, Waterium Z e uma distribuição de EVs de 196 HP / 252 SpA / 56 Spe é uma alternativa para equipes mais orientadas ofensivamente. Toxic é uma opção para punir Gastrodon, o qual, caso contrário, para Rotom-W totalmente. Um set utilizando um item Choice item parece apelativo graças ao bulk decente de Rotom-W, seu Special Attack decente e seu acesso a Trick para incapacitar oponentes mais bulk, mas sacrificar sua utilidade defensiva geralmente não vale a pena.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types resistem aos dois STABs de Rotom-W e podem ameaçá-lo a sair de campo com ataques super efetivos. Embora Kartana e Tapu Bulu temam receber burn quando dão switch in, eles ainda podem efetivamente amedrontar Rotom-W. Ferrothorn e Tangrowth podem dar switch in livremente em Rotom-W, mas podem ser enfraquecidos com a combinação de Will-O-Wisp e Volt Switch.

Dragon-types: Kyurem-B é um Pokémon formidavelmente poderoso que resiste aos dois STABs de Rotom-W e que só teme burn parcialmente. Mega Latios, similarmente, não tem medo de nada que Rotom-W pode usar e é capaz de ameaçá-lo com um 2HKO de Psychic. Zygarde não aprecia burn, mas variantes com Substitute podem usar Rotom-W como uma isca de setup e ameaçá-lo e com Thousand Arrows. De maneira semelhante, Garchomp não gosta de burn, porém é capaz de ameaçar Rotom-W com Devastating Drake.

Pokémon Capazes de Ignorar Levitate: Apesar de ter acesso a Levitate, ainda existem Ground-types capazes de ameaçar Rotom-W. Particularmente, Rotom-W tem que tomar cuidado com Thousand Arrows de Zygarde, Smack Down ou Gravity de Landorus-T e o Earthquake com Mold Breaker de Excadrill e Mega Gyarados, visto que todos eles podem contornar Levitate.

Dano Residual: O recovery medíocre de Rotom-W significa que ele é bastante suscetível a dano residual de diversas fontes, tal como Toxic de Heatran, U-turn de Tornadus-T e Landorus-T, (remover vírgula) e Stealth Rock. Tenha isso em mente enquanto tenta manter Rotom-W saudável para que ele possa fazer check ao que for necessário. Gastrodon em particular merece uma menção, já que é imune a Volt Switch e Hydro Pump é pode incapacitar Rotom-W com Toxic.

Pokémon com Special Defense Alta: Pokémon com um bulk special alto, como Chansey, Reuniclus e Clefable, podem dar switch in livremente em Rotom-W, embora todos temam a ameaça de Volt Switch. Natural Guard Cure e Magic Cure Guard permite que esses Pokémon ignorem burns, e tanto ambos Calm Mind Clefable quanto e Reuniclus podem usar Rotom-W como isca de setup.

Créditos

Escrito por teachable
Traduzido por Mitsuki
Revisão gramatical por Ropalme1914
Controle de qualidade por Leo, Eternam e Jordy
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

(A)notações;

— Conforme a análise, alguns trechos foram retirados, adicionados ou trocados de ordem. Se possível, verifique isso na análise. Todos os trechos que passaram por isso foram (A)notados;

GP 2/2:

Visão Geral

Rotom-W tem uma ótima combinação de tipos Electric / Water que fica ainda melhor com Levitate, a qual torna o tipo Electric bem mais difícil de o oponente explorar. Levitate permite a Rotom-W lidar com Ground-types, como Gliscor e Mamoswine, com seu Hydro Pump STAB, além de ser um dos melhores Pokémon resistentes a Flying para fazer check a ameaças ofensivas de alto calibre, como Tornadus-T, Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Levitate, quando combinada as resistências de Rotom-W a Water, Ice e Steel, permite-lhe agir como um sólido pivot defensivo contra Mamoswine, Landorus-T e Mega Swampert. Infelizmente, o baixo HP de Rotom-W e os poucos meios (A: quando a análise cita Leftovers e Pain Split, entende-se que o problema não é a falta, afinal, ele possui sim meios de recovery, mas esses meios não são confiáveis ou eficazes. No máximo, eu trocaria para "péssimos meios de recovery" ou "meios de recovery pouco confiáveis") de recovery, Leftovers e Pain Split, limitam bastante sua função de pivot bulky. Ademais, a precariedade de recovery também significa que é muito prejudicado por efeitos de status, como burn e Toxic poison. Mesmo com seu acesso a Levitate, Rotom-W sofre para fazer check à maioria dos Ground-types da tier, visto que eles são capazes de explorar os problemas de Rotom-W através de dano residual e moves de coverage.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Hydro Pump
move 2: Volt Switch
move 3: Will-O-Wisp
move 4: Pain Split / Defog
item: Leftovers / Wiki Berry
ability: Levitate
nature: Bold
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

Moves

Volt Switch permite que Rotom-W ameace Flying-types, como Gyarados, Tornadus-T e Mega Pinsir, e gere momentum constantemente ao fazer pivot seguramente contra Grass-types, particularmente Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth, os quais o ameaçam demais. Will-O-Wisp é usado para prejudicar Tapu Bulu, Mega Scizor, Tangrowth e Ferrothorn quando eles tentarem dar switch in livremente. (A: mudei pela ordem da análise. Lá Will-O-Wisp aparece primeiro) Pain Split é a forma de recovery mais consistente de Rotom-W, garantindo-lhe um jeito de se manter saudável a fim de fazer check confiavelmente aos já citados (A: vocabulário erudito é bom, aliás, ótimo, mas para uma análise acho que o ideal é usar termos mais acessíveis ao leitor) Flying-types. Rotom-W pode agir como um Defogger graças ao seu matchup vantajoso contra usuários de hazards comuns, tais como Heatran, Garchomp e Landorus-T, conseguindo ainda irritar Ferrothorn. Thunder Wave também é uma opção que pode substituir Will-O-Wisp a fim de prejudicar aqueles como Mega Alakazam, ao custo de não poder infligir burn em rivais como Tapu Bulu, Mega Scizor e Ferrothorn. (A: era um trecho que estava ausente)

Detalhes do Set

A distribuição de EVs acima dá a Rotom-W a capacidade de ultrapassar Adamant Tyranitar, ainda mantendo o máximo possível de Defense para fazer check consistentemente a Pokémon como Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Leftovers fornece recovery adicional, ajudando Rotom-W a se manter saudável no decorrer da partida. Alternativamente, Wiki Berry lhe permite aguentar golpes poderosos e recuperar 50% de seu HP.

Dicas de Uso

Volt Switch pode ser usado livremente, sendo que Rotom-W ameaça Pokémon imunes a ataques Electric-type com um poderoso Hydro Pump. Rotom-W deve evitar dar switch in em atacantes poderosos, como Ash-Greninja e Blacephalon, já que não possui Special Defense o suficiente para fazer check confiavelmente a esses Pokémon, apesar de resistir seus moves STAB. Will-O-Wisp pode incapacitar Grass-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Ferrothorn, quando eles dão switch in. A saúde de Rotom-W é limitada, então, mantenha-o saudável com Pain Split para lhe permitir fazer pivot e check aos Pokémon a que precisa regularmente.

Opções de Equipe

A fraqueza de Rotom-W a Grass torna uma necessidade pareá-lo com bons checks a Grass-types comuns. Pokémon como Tornadus-T e Mega Scizor funcionam bem nesse aspecto, pois criam um core VoltTurn enquanto fazem check constantemente a Tapu Bulu e Kartana. Suporte de Wish de Pokémon como Jirachi e Clefable ajuda Rotom-W a se manter saudável. Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, apreciam um Pokémon resistente a Flying capaz de fazer check a Tornadus-T. Em troca, esses Pokémon conseguem fazer check aos Pokémon com coverage Ground-type anteriormente mencionados. Rotom-W pode trazer wallbreakers frágeis, como Mega Mawile e Ash-Greninja, ao campo para que eles possam tocar o terror.

Outras Opções

(A: um trecho foi retirado. Se possível, verifique isso também na análise) Um set ofensivo com Hydro Pump / Volt Switch / Hidden Power Fire / Defog, Waterium Z e uma distribuição de EVs de 200 HP / 252 SpA / 56 Spe é uma alternativa para equipes mais orientadas ofensivamente. Toxic é uma opção para punir Gastrodon, o qual, caso contrário, para Rotom-W totalmente. Um set com um item Choice parece apelativo graças ao bulk de Rotom-W, seu Special Attack decente e seu acesso a Trick para incapacitar oponentes mais bulk, porém, sacrificar sua utilidade defensiva geralmente não vale a pena.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types resistem aos dois STABs de Rotom-W e podem ameaçá-lo a sair de campo com ataques super efetivos. Embora Kartana e Tapu Bulu temam receber burn quando dão switch in, eles ainda são capazes de amedrontar Rotom-W efetivamente. Ferrothorn e Tangrowth podem dar switch in livremente em Rotom-W, mas sejam enfraquecidos pela combinação de Will-O-Wisp e Volt Switch.

Dragon-types: Kyurem-B é um Pokémon formidavelmente poderoso que resiste aos dois STABs de Rotom-W e só teme burn parcialmente. Mega Latios, similarmente, não tem medo de nada que Rotom-W possa usar e ainda o ameaça com um 2HKO de Psychic. Paralelamente, Garchomp não gosta de ser burn, mas consegue ameaçar Rotom-W com um +2 Continental Crush.

Pokémon Capazes de Ignorar Levitate: Apesar de ter acesso a Levitate, ainda existem Ground-types capazes de ameaçar Rotom-W. Particularmente, Rotom-W deve tomar cuidado com Smack Down ou Gravity de Landorus-T e o Earthquake com Mold Breaker de Excadrill e Mega Gyarados, visto que todos eles podem contornar Levitate.

Dano Residual: O recovery medíocre de Rotom-W significa que ele é bastante suscetível a dano residual de diversas fontes, tais como Toxic de Heatran, U-turn de Tornadus-T e Landorus-T e Stealth Rock. Tenha isso em mente enquanto tenta manter Rotom-W saudável para que ele possa fazer check ao que for necessário. Gastrodon em particular merece uma menção, já que é imune a Volt Switch e Hydro Pump, além de prejudicar Rotom-W com Toxic.

Pokémon com Special Defense Alta: Pokémon com um bulk special alto, como Chansey, Reuniclus e Clefable, podem dar switch in livremente em Rotom-W, embora todos temam a ameaça de Volt Switch. Natural Cure e Magic Guard permitem que esses Pokémon ignorem burns, e ambos Calm Mind Clefable e Reuniclus podem usar Rotom-W como isca de setup.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/TPeX6JSi :

Visão Geral

Rotom-W tem uma ótima combinação de tipos Electric / Water que fica ainda melhor com Levitate, a qual torna o tipo Electric bem mais difícil de o oponente explorar. Levitate permite a Rotom-W lidar com Ground-types, como Gliscor e Mamoswine, com seu Hydro Pump STAB, além de ser um dos melhores Pokémon resistentes a Flying para fazer check a ameaças ofensivas de alto calibre, como Tornadus-T, Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Levitate, quando combinada as resistências de Rotom-W a Water, Ice e Steel, permite-lhe agir como um sólido pivot defensivo contra Mamoswine, Landorus-T e Mega Swampert. Infelizmente, o baixo HP de Rotom-W e os poucos meios de recovery, Leftovers e Pain Split, limitam bastante sua função de pivot bulky. Ademais, a precariedade de recovery também significa que é muito prejudicado por efeitos de status, como burn e Toxic poison. Mesmo com seu acesso a Levitate, Rotom-W sofre para fazer check à maioria dos Ground-types da tier, visto que eles são capazes de explorar os problemas de Rotom-W através de dano residual e moves de coverage.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Hydro Pump
move 2: Volt Switch
move 3: Will-O-Wisp
move 4: Pain Split / Defog
item: Leftovers / Wiki Berry
ability: Levitate
nature: Bold
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

Moves

Volt Switch permite que Rotom-W ameace Flying-types, como Gyarados, Tornadus-T e Mega Pinsir, e gere momentum constantemente ao fazer pivot seguramente contra Grass-types, particularmente Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth, os quais o ameaçam demais. Will-O-Wisp é usado para prejudicar Tapu Bulu, Mega Scizor, Tangrowth e Ferrothorn quando eles tentarem dar switch in livremente. Pain Split é a forma de recovery mais consistente de Rotom-W, garantindo-lhe um jeito de se manter saudável a fim de fazer check confiavelmente aos já citados Flying-types. Rotom-W pode agir como um Defogger graças ao seu matchup vantajoso contra usuários de hazards comuns, tais como Heatran, Garchomp e Landorus-T, conseguindo ainda irritar Ferrothorn. Thunder Wave também é uma opção que pode substituir Will-O-Wisp a fim de prejudicar aqueles como Mega Alakazam, ao custo de não poder infligir burn em rivais como Tapu Bulu, Mega Scizor e Ferrothorn.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs acima dá a Rotom-W a capacidade de ultrapassar Adamant Tyranitar, ainda mantendo o máximo possível de Defense para fazer check consistentemente a Pokémon como Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Leftovers fornece recovery adicional, ajudando Rotom-W a se manter saudável no decorrer da partida. Alternativamente, Wiki Berry lhe permite aguentar golpes poderosos e recuperar 50% de seu HP.

Dicas de Uso

Volt Switch pode ser usado livremente, sendo que Rotom-W ameaça Pokémon imunes a ataques Electric-type com um poderoso Hydro Pump. Rotom-W deve evitar dar switch in em atacantes poderosos, como Ash-Greninja e Blacephalon, já que não possui Special Defense o suficiente para fazer check confiavelmente a esses Pokémon, apesar de resistir seus moves STAB. Will-O-Wisp pode incapacitar Grass-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Ferrothorn, quando eles dão switch in. A saúde de Rotom-W é limitada, então, mantenha-o saudável com Pain Split para lhe permitir fazer pivot e check aos Pokémon a que precisa regularmente.

Opções de Equipe

A fraqueza de Rotom-W a Grass torna uma necessidade pareá-lo com bons checks a Grass-types comuns. Pokémon como Tornadus-T e Mega Scizor funcionam bem nesse aspecto, pois criam um core VoltTurn enquanto fazem check constantemente a Tapu Bulu e Kartana. Suporte de Wish de Pokémon como Jirachi e Clefable ajuda Rotom-W a se manter saudável. Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, apreciam um Pokémon resistente a Flying capaz de fazer check a Tornadus-T. Em troca, esses Pokémon conseguem fazer check aos Pokémon com coverage Ground-type anteriormente mencionados. Rotom-W pode trazer wallbreakers frágeis, como Mega Mawile e Ash-Greninja, ao campo para que eles possam tocar o terror.

Outras Opções

Um set ofensivo com Hydro Pump / Volt Switch / Hidden Power Fire / Defog, Waterium Z e uma distribuição de EVs de 200 HP / 252 SpA / 56 Spe é uma alternativa para equipes mais orientadas ofensivamente. Toxic é uma opção para punir Gastrodon, o qual, caso contrário, para Rotom-W totalmente. Um set com um item Choice parece apelativo graças ao bulk de Rotom-W, seu Special Attack decente e seu acesso a Trick para incapacitar oponentes mais bulk, porém, sacrificar sua utilidade defensiva geralmente não vale a pena.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types resistem aos dois STABs de Rotom-W e podem ameaçá-lo a sair de campo com ataques super efetivos. Embora Kartana e Tapu Bulu temam receber burn quando dão switch in, eles ainda são capazes de amedrontar Rotom-W efetivamente. Ferrothorn e Tangrowth podem dar switch in livremente em Rotom-W, mas sejam enfraquecidos pela combinação de Will-O-Wisp e Volt Switch.

Dragon-types: Kyurem-B é um Pokémon formidavelmente poderoso que resiste aos dois STABs de Rotom-W e só teme burn parcialmente. Mega Latios, similarmente, não tem medo de nada que Rotom-W possa usar e ainda o ameaça com um 2HKO de Psychic. Paralelamente, Garchomp não gosta de ser burn, mas consegue ameaçar Rotom-W com um +2 Continental Crush.

Pokémon Capazes de Ignorar Levitate: Apesar de ter acesso a Levitate, ainda existem Ground-types capazes de ameaçar Rotom-W. Particularmente, Rotom-W deve tomar cuidado com Smack Down ou Gravity de Landorus-T e o Earthquake com Mold Breaker de Excadrill e Mega Gyarados, visto que todos eles podem contornar Levitate.

Dano Residual: O recovery medíocre de Rotom-W significa que ele é bastante suscetível a dano residual de diversas fontes, tais como Toxic de Heatran, U-turn de Tornadus-T e Landorus-T e Stealth Rock. Tenha isso em mente enquanto tenta manter Rotom-W saudável para que ele possa fazer check ao que for necessário. Gastrodon em particular merece uma menção, já que é imune a Volt Switch e Hydro Pump, além de prejudicar Rotom-W com Toxic.

Pokémon com Special Defense Alta: Pokémon com um bulk special alto, como Chansey, Reuniclus e Clefable, podem dar switch in livremente em Rotom-W, embora todos temam a ameaça de Volt Switch. Natural Cure e Magic Guard permitem que esses Pokémon ignorem burns, e ambos Calm Mind Clefable e Reuniclus podem usar Rotom-W como isca de setup.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Rotom-Wash

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Rotom-W tem uma &oacute;tima combina&ccedil;&atilde;o de tipos Electric / Water que fica ainda melhor com Levitate, a qual torna o tipo Electric bem mais dif&iacute;cil de o oponente explorar. Levitate permite a Rotom-W lidar com Ground-types, como Gliscor e Mamoswine, com seu Hydro Pump STAB, al&eacute;m de ser um dos melhores Pok&eacute;mon resistentes a Flying para fazer check a amea&ccedil;as ofensivas de alto calibre, como Tornadus-T, Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Levitate, quando combinada as resist&ecirc;ncias de Rotom-W a Water, Ice e Steel, permite-lhe agir como um s&oacute;lido pivot defensivo contra Mamoswine, Landorus-T e Mega Swampert. Infelizmente, o baixo HP de Rotom-W e os meios pouco confi&aacute;veis de recovery, Leftovers e Pain Split, limitam bastante sua fun&ccedil;&atilde;o de pivot bulky. Ademais, a precariedade de recovery tamb&eacute;m significa que &eacute; muito prejudicado por efeitos de status, como burn e Toxic poison. Mesmo com seu acesso a Levitate, Rotom-W sofre para fazer check &agrave; maioria dos Ground-types da tier, visto que eles s&atilde;o capazes de explorar os problemas de Rotom-W atrav&eacute;s de dano residual e moves de coverage.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Hydro Pump</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span> / <span class="item-name">Wiki Berry</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Volt Switch</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Levitate</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Will-O-Wisp</span></td><td>Nature: <span class="nature">Bold</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Pain Split</span> / <span class="move-name">Defog</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 200 Def / 56 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Volt Switch permite que Rotom-W ameace Flying-types, como Gyarados, Tornadus-T e Mega Pinsir, e gere momentum constantemente ao fazer pivot seguramente contra Grass-types, particularmente Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth, os quais o amea&ccedil;am demais. Will-O-Wisp &eacute; usado para prejudicar Tapu Bulu, Mega Scizor, Tangrowth e Ferrothorn quando eles tentarem dar switch in livremente. Pain Split &eacute; a forma de recovery mais consistente de Rotom-W, garantindo-lhe um jeito de se manter saud&aacute;vel a fim de fazer check confiavelmente aos j&aacute; citados Flying-types. Rotom-W pode agir como um Defogger gra&ccedil;as ao seu matchup vantajoso contra usu&aacute;rios de hazards comuns, tais como Heatran, Garchomp e Landorus-T, conseguindo ainda irritar Ferrothorn. Thunder Wave tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que pode substituir Will-O-Wisp a fim de prejudicar aqueles como Mega Alakazam, ao custo de n&atilde;o poder infligir burn em rivais como Tapu Bulu, Mega Scizor e Ferrothorn.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>A distribui&ccedil;&atilde;o de EVs acima d&aacute; a Rotom-W a capacidade de ultrapassar Adamant Tyranitar, ainda mantendo o m&aacute;ximo poss&iacute;vel de Defense para fazer check consistentemente a Pok&eacute;mon como Flyinium Z Gyarados e Mega Pinsir. Leftovers fornece recovery adicional, ajudando Rotom-W a se manter saud&aacute;vel no decorrer da partida. Alternativamente, Wiki Berry lhe permite aguentar golpes poderosos e recuperar 50% de seu HP.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Volt Switch pode ser usado livremente, sendo que Rotom-W amea&ccedil;a Pok&eacute;mon imunes a ataques Electric-type com um poderoso Hydro Pump. Rotom-W deve evitar dar switch in em atacantes poderosos, como Ash-Greninja e Blacephalon, j&aacute; que n&atilde;o possui Special Defense o suficiente para fazer check confiavelmente a esses Pok&eacute;mon, apesar de resistir seus moves STAB. Will-O-Wisp pode incapacitar Grass-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Ferrothorn, quando eles d&atilde;o switch in. A sa&uacute;de de Rotom-W &eacute; limitada, ent&atilde;o, mantenha-o saud&aacute;vel com Pain Split para lhe permitir fazer pivot e check aos Pok&eacute;mon a que precisa regularmente.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>A fraqueza de Rotom-W a Grass torna uma necessidade pare&aacute;-lo com bons checks a Grass-types comuns. Pok&eacute;mon como Tornadus-T e Mega Scizor funcionam bem nesse aspecto, pois criam um core VoltTurn enquanto fazem check constantemente a Tapu Bulu e Kartana. Suporte de Wish de Pok&eacute;mon como Jirachi e Clefable ajuda Rotom-W a se manter saud&aacute;vel. Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, apreciam um Pok&eacute;mon resistente a Flying capaz de fazer check a Tornadus-T. Em troca, esses Pok&eacute;mon conseguem fazer check aos Pok&eacute;mon com coverage Ground-type anteriormente mencionados. Rotom-W pode trazer wallbreakers fr&aacute;geis, como Mega Mawile e Ash-Greninja, ao campo para que eles possam tocar o terror.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set ofensivo com Hydro Pump / Volt Switch / Hidden Power Fire / Defog, Waterium Z e uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs de 200 HP / 252 SpA / 56 Spe &eacute; uma alternativa para equipes mais orientadas ofensivamente. Toxic &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para punir Gastrodon, o qual, caso contr&aacute;rio, para Rotom-W totalmente. Um set com um item Choice parece apelativo gra&ccedil;as ao bulk de Rotom-W, seu Special Attack decente e seu acesso a Trick para incapacitar oponentes mais bulk, por&eacute;m, sacrificar sua utilidade defensiva geralmente n&atilde;o vale a pena.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Grass-types</strong>: Grass-types resistem aos dois STABs de Rotom-W e podem amea&ccedil;&aacute;-lo a sair de campo com ataques super efetivos. Embora Kartana e Tapu Bulu temam receber burn quando d&atilde;o switch in, eles ainda s&atilde;o capazes de amedrontar Rotom-W efetivamente. Ferrothorn e Tangrowth podem dar switch in livremente em Rotom-W, mas sejam enfraquecidos pela combina&ccedil;&atilde;o de Will-O-Wisp e Volt Switch.</li>
    <li><strong>Dragon-types</strong>: Kyurem-B &eacute; um Pok&eacute;mon formidavelmente poderoso que resiste aos dois STABs de Rotom-W e s&oacute; teme burn parcialmente. Mega Latios, similarmente, n&atilde;o tem medo de nada que Rotom-W possa usar e ainda o amea&ccedil;a com um 2HKO de Psychic. Paralelamente, Garchomp n&atilde;o gosta de ser burn, mas consegue amea&ccedil;ar Rotom-W com um +2 Continental Crush.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Capazes de Ignorar Levitate</strong>: Apesar de ter acesso a Levitate, ainda existem Ground-types capazes de amea&ccedil;ar Rotom-W. Particularmente, Rotom-W deve tomar cuidado com Smack Down ou Gravity de Landorus-T e o Earthquake com Mold Breaker de Excadrill e Mega Gyarados, visto que todos eles podem contornar Levitate.</li>
    <li><strong>Dano Residual</strong>: O recovery med&iacute;ocre de Rotom-W significa que ele &eacute; bastante suscet&iacute;vel a dano residual de diversas fontes, tais como Toxic de Heatran, U-turn de Tornadus-T e Landorus-T e Stealth Rock. Tenha isso em mente enquanto tenta manter Rotom-W saud&aacute;vel para que ele possa fazer check ao que for necess&aacute;rio. Gastrodon em particular merece uma men&ccedil;&atilde;o, j&aacute; que &eacute; imune a Volt Switch e Hydro Pump, al&eacute;m de prejudicar Rotom-W com Toxic</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon com Special Defense Alta</strong>: Pok&eacute;mon com um bulk special alto, como Chansey, Reuniclus e Clefable, podem dar switch in livremente em Rotom-W, embora todos temam a amea&ccedil;a de Volt Switch. Natural Cure e Magic Guard permitem que esses Pok&eacute;mon ignorem burns, e ambos Calm Mind Clefable e Reuniclus podem usar Rotom-W como isca de setup.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/242277" target="_blank">teachable</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/328915/" target="_blank">Leo</a>, <a href="/forums/members/248449" target="_blank">Eternam</a> e <a href="/forums/members/395754/" target="_blank">Jordy</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top