HTML [OU] Terrakion [GP 2/2]

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/terrakion/ou/

Visão Geral

A ótima Speed tier de Terrakion permite-lhe atuar como um decente usuário de Stealth Rock ofensivo. Ele possui uma combinação de STABs quase irresistível, o que lhe possibilita funcionar como um potente wallbreaker e cleaner em equipes ofensivas. Por outro lado, sua tipagem o deixa fraco a moves Ground-, Water- e Grass-type usados por Landorus-T, Greninja e Tangrowth, Pokémon comuns em OU; isso também o faz tomar revenge kill de Water Shuriken de Ash-Greninja. Além disso, ele sofre concorrência como wallbreaker e usuário de entry hazard de outras ameaças, como Landorus-T.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Stone Edge
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Justified
nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe



Moves

Swords Dance faz de Terrakion uma ameaça ainda maior a várias equipes defensivas que não possuem respostas mais rápidas para ele, permitindo-lhe fazer wallbreak com facilidade. Stone Edge é notável por ter pouquíssimas resistências no metagame de OU. Com Rockium Z, o move transforma-se num Continental Crush de 180 de Base Power, conseguindo OHKOs notáveis após um Swords Dance em Pokémon focados em Defense como Tangrowth e Landorus-T, após dano de Stealth Rock e um drop de Intimidate no caso de Landorus-T, assim como em Mega Venusaur e Toxapex. Close Combat é o STAB secundário Fighting-type de Terrakion, permitindo-lhe acertar Pokémon Steel- e Ground-type que resistem a Stone Edge, como Garchomp e Ferrothorn. Stealth Rock é o apoio em dano residual que Terrakion dá a sua equipe, funcionando bem nesse set porque, após um Swords Dance, ele consegue tirar vantagem de vários removedores de hazards comuns, como Zapdos e Tapu Fini.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed e Attack junto a nature Jolly permite a Terrakion bater o mais forte possível ao mesmo tempo em que ultrapassa ameaças como Garchomp, Mega Pinsir, Manaphy e Landorus-T. A escolha entre Rockium Z e Life Orb nesse set depende da equipe; se um melhor usuário de Z-Move não está presente na equipe, Rockium Z pode ser usado para transformar Stone Edge em um poderoso Continental Crush, que consegue abalar até mesmo Pokémon que resistem bastante ao move. Porém, Life Orb é um item muito útil que aumenta o poder dos moves de Terrakion em troca de seu HP, facilitando que seja derrotado por coisas como Water Shuriken de um Battle Bond Greninja antes de se transformar.



Dicas de Uso

Esse set serve principalmente como um wallbreaker no early-game, tomando proveito de sua alta Speed para pressionar ameaças defensivas como Celesteela, Landorus-T e Ferrothorn usando Continental Crush após um Swords Dance. Trazer Terrakion a campo com assistência de Volt Switch e U-turn ou switches duplas é uma boa maneira de mantê-lo saudável para que ele não seja derrubado por moves de prioridade no final da partida, como um Sucker Punch de Bisharp +2. Ao utilizar esse set, Stone Edge é o move mais seguro a ser usado devido à falta de resistências a ele no metagame, mas você pode prever ameaças que resistem a Rock, como Choice Scarf Excadrill, a entrarem em campo e usar Close Combat durante a switch. Use Swords Dance em uma switch prevista de uma ameaça defensiva, como Landorus-T, e derrube-a com Continental Crush, embora seja necessário estar atento a oponentes que podem tentar fazer scout ao Z-Move. A forma como esse set é utilizado depende do último slot; se estiver usando Stealth Rock, é bom usar esse move contra ameaças que Terrakion normalmente força a sair, como Ferrothorn e Heatran.



Opções de Equipe

Wallbreakers, como Garchomp e Mega Mawile, que apreciam o suporte de Stealth Rock ou a capacidade de Terrakion de enfraquecer e se livrar de Pokémon como Celesteela, Tangrowth e Landorus-T, são bons parceiros para Terrakion. Esses wallbreakers podem até mesmo enfraquecer ameaças visando preparar um sweep durante o late-game para Terrakion. Parceiros que conseguem lidar com checks ofensivos mais rápidos que Terrakion, como Greninja, Tornadus-T e Tapu Koko, também são boas opções; tais parceiros incluem, por exemplo, Tapu Koko e Choice Scarf Keldeo. Terrakion pode se encontrar limitado por conta de sua fraqueza a moves Water-type de ameaças como Ash-Greninja, que conseguem o impedir de fazer setup ao pressioná-lo com Hydro Pump. Companheiros como Assault Vest Tangrowth podem ajudar lidando com essas ameaças e, logo, funcionam bem com Terrakion. Uma vez que esse set consegue enfraquecer Landorus-T severamente ou até mesmo derrotá-lo, colegas que apreciam isso, como Mega Mawile ou Dragon Dance Mega Charizard X, podem encontrar mais oportunidades para realizarem setup e fazerem sweep.



[SET]
name: Choice Scarf
move 1 :Stone Edge
move 2: Close Combat
move 3: Rock Slide
move 4: Toxic / Earthquake
item: Choice Scarf
ability: Justified
nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe



Moves

Stone Edge é o STAB Rock-type mais forte de Terrakion e é principalmente usado para fazer revenge kill a ameaças que não levam OHKO de Rock Slide, como Mega Charizard X e Gyarados, assim como Gengar e Mega Alakazam após dano de Stealth Rock. Stone Edge também pode ser usado para eliminar equipes enfraquecidas que tendem a carecer de resistências a Rock. Close Combat permite a Terrakion acertar Steel- e Ground-types que resistem à sua coverage Rock-type, como Ferrothorn e Garchomp; também é útil para acertar Greninja de uma forma mais precisa. Rock Slide é um move Rock-type extra que pode ser usado caso você queira economizar os PPs de Stone Edge, ou também se você quer acertar alvos com mais confiança, como por exemplo ao fazer revenge kill a Volcarona. Diferente de Stone Edge, Rock Slide conta com uma chance de flinch, que pode ser útil em certas situações. Toxic dá a Terrakion uma forma de enfraquecer passivamente checks que conseguem fazer switch ins consistentes nesse set, como Tangrowth e Landorus-T. Embora um pouco supérfluo junto à sensacional coverage de STABs de Terrakion, Earthquake permite que ele cause um dano melhor em Pokémon como Tapu Koko, Mega Mawile e Magearna, que podem levar revenge kill com um pouco de dano prévio.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed e Attack junto a uma nature Jolly permitem que Terrakion use de sua ótima Speed tier e Attack para servir como um revenge killer eficiente, tudo graças à sua combinação de STABs quase sem resistências. Choice Scarf é utilizado para que ele possa atuar como um dos melhores revenge killers do metagame, sendo capaz de ultrapassar ameaças com boosts, como Volcarona, Salamence e Mega Charizard X, e até mesmo outros usuários de Choice Scarf rápidos, como Nihilego, Garchomp e Tapu Lele. Justified é a única ability de Terrakion e só é útil situacionalmente, já que várias ameaças com coverage Dark-type possuem coverage super efetiva contra Terrakion, como Bisharp e Greninja; ou seja, não é recomendado tentar fazer uma switch em ataques Dark-type só para conseguir o boost de Justified.



Dicas de Uso

Uma vez que a função primária desse set é atuar como revenge killer, recomenda-se que Terrakion seja enviado ao campo após um sweeper adversário ter derrotado um parceiro para que ele possa revidar usando sua ótima coverage com moves STAB. Além disso, caso a equipe adversária tenha sido enfraquecida o suficiente, esse set pode funcionar como cleaner devido à sua ótima Speed e aos seus ótimos STABs. Ao usar esse set, Stone Edge é um move mais repetível do que Close Combat, mas Close Combat pode ser usado caso você esteja prevendo a entrada de uma ameaça que resista aos STABs Rock-type de Terrakion, como por exemplo Steel- ou Ground-types, como Ferrothorn e Garchomp. A escolha entre usar Stone Edge ou Rock Slide para fazer revenge kill depende da ameaça que está sendo enfrentada e de sua quantidade de HP. Por exemplo, é sempre seguro usar Rock Slide para fazer revenge kill a Volcarona, que é derrotada mesmo com 100% de HP, mas não contra Pokémon como Salamence e Mega Charizard X, já que eles não levam OHKO. Stone Edge é necessário até que eles tenham tomado dano suficiente para serem derrotados por Rock Slide. Se uma ameaça que consegue fazer switch ins sólidas em Terrakion, como Landorus-T e Tangrowth, estiver saudável, é uma boa ideia recorrer a Toxic para dificultar que façam mais switch ins nele.



Opções de Equipe

Colocar Terrakion junto a parceiros que apreciam sua habilidade de fazer revenge kill a ameaças como Volcarona e Mega Charizard X é uma boa, já que isso abre novas oportunidades para outro parceiro sweeper de Terrakion, como Supersonic Skystrike Gyarados, fazer setup e sweep. Se esse set quiser ter uma chance de fazer sweep no late-game após ter sido bem usado para fazer revenge kill às ameaças, será necessário que algumas ameaças-chave sejam enfraquecidas ou eliminadas a fim de que o sweep funcione. Ainda que Toxic o ajude a desgastar Landorus-T, Tangrowth e outras walls, Terrakion irá precisar da assistência de wallbreakers e outros parceiros que consigam lidar com essas ameaças, como Greninja, que também podem fazer setup. Existem outros wallbreakers que ajudam a enfraquecer essas ameaças para Terrakion, incluindo Mamoswine, Mega Pinsir e Mega Mawile. Companheiros que resistem a Water e conseguem lidar com ambos Choice Scarf Keldeo e Ash-Greninja são ótimas escolhas devido à fraqueza massiva de Terrakion a moves Water-type; Assault Vest Tangrowth funciona muito bem nessa situação e consegue até mesmo enfraquecer Tapu Koko para que Terrakion consiga um sweep no late-game, caso ele não esteja carregando Earthquake.



Outras Opções

Um set lead usuário de Stealth Rock com Focus Sash é uma opção usável devido a seus fortes STABs, permitindo-lhe ter um bom matchup contra alguns usuários de entry hazard, como Ferrothorn, ao mesmo tempo que pode fazer uso de Taunt para evitar Defog. Porém, esse set possui um matchup ruim contra alguns leads, como Azelf, sem contar que Ash-Greninja consegue tirar vantagem de lead Terrakion ao se transformar após o derrotar. Double Kick pode ser usado nesse set especificamente para derrotar Smeargle, evitando que ele coloque Sticky Web ou Stealth Rock em campo. Um set Choice Band dá a Terrakion a capacidade de atuar como um poderoso wallbreaker, uma vez que ele tira vantagem da falta de resistências à sua coverage com moves STAB e de sua ótima Speed tier para fazer revenge kill. Notavelmente, ele ameaça checks habituais, como Mega Mawile, em razão de seu Earthquake com boost de Choice Band. Hidden Power Ice pode ser útil com Life Orb para evitar recoil e enfraquecer Landorus-T e Garchomp, embora essa opção force-o a diminuir um pouco de seu bulk para aumentar o dano de Hidden Power Ice, deixando-o à mercê de Battle Bond Greninja e seu Water Shuriken fortalecido por Choice Specs quando está sem boosts.



Checks e Counters

Ground-types:
Landorus-T, Garchomp e Hippowdon resistem aos STABs Rock-type de Terrakion e podem ameaçá-lo com seus STABs Ground-type. Landorus-T corta o Attack de Terrakion com Intimidate, limitando severamente seu dano causado. Todos, com exceção de Landorus-T, devem estar atentos a Close Combat caso estejam significantemente enfraquecidos, além de não apreciarem Toxic.

Water-types: Keldeo, Toxapex, Greninja, Ash-Greninja e outros Water-types bulky, como Tapu Fini, tiram vantagem de Terrakion devido a seus ótimos bulks naturais. Keldeo consegue facilmente derrotar Terrakion com um STAB Water-type, e Toxapex aguenta qualquer golpe de Terrakion sem muitos problemas.

Grass-types: Tangrowth e Mega Venusaur aguentam a maioria dos ataques de Terrakion e respondem com fortes STABs Grass-type super efetivos. Contudo, Tangrowth pode ser desgastado com Toxic, enquanto Mega Venusaur não consegue fazer switch in repetidamente em Terrakion por não ter Regenerator. Tapu Bulu recebe menção honrosa, já que ele tira vantagem da maioria dos moves do set Choice Scarf, embora deva tomar cuidado com Continental Crush ou um Stone Edge com boost de Choice Band.

Moves de Prioridade: Moves prioritários super efetivos, como Water Shuriken de Ash-Greninja, Bullet Punch de Mega Medicham e Mega Scizor e Mach Punch do raro Breloom, conseguem derrotar um Terrakion enfraquecido e parar qualquer sweep em andamento.
 
Last edited:
Visão Geral

A ótima Speed tier de Terrakion permite-olhe atuar como um decente usuário de Stealth Rock ofensivo. Ele possui uma combinação de STABs quase não resistível, o que lhe permite a Terrakion funcionar como um forte wallbreaker e cleaner em equipes ofensivas. Por outro lado, sua tipagem o deixa fraco a moves Ground-, Water- e Grass-type usados por Landorus-T, Greninja e Tangrowth, Pokémon comuns em OU; isso também o faz tomar revenge kill de Water Shuriken de Ash-Greninja. Além disso, ele sofre concorrência como wallbreaker e usuário de entry hazard com de outras ameaças, como Landorus-T.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Stone Edge
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Justified
nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe



Moves


Swords Dance faz de Terrakion uma ameaça ainda maior a várias equipes defensivas que não possuem respostas mais rápidas para ele, permitindo-olhe fazer wallbreak com facilidade. Stone Edge é notável por contar com pouquíssimas resistências no metagame de OU., (remover ponto e adicionar vírgula) transformando-se num Continental Crush com 180 de Base Power Com Rockium Z, se transforma num Continental Crush com Base Power 180, consigo conseguindo OHKOs notáveis após um Swords Dance em Pokémon fisicamente defensivos focados em Defense, como Tangrowth e Landorus-T, após dano de Stealth Rock e um DROP (< tira o caps) de Intimidate no caso de Landorus-T, assim como também em Mega Venusaur e Toxapex. Close Combat é o STAB secundário Fighting-type de Terrakion, permitindo a ele acertar Pokémon Steel- e Ground-type que resistem a Stone Edge, como Garchomp e Ferrothorn. Stealth Rock é o apoio em dano residual que Terrakion dá a sua equipe, e funcionando bem nesse set porque, após um Swords Dance, ele consegue tirar vantagem de vários removedores de hazards comuns, como Zapdos e Tapu Fini.



Detalhes do Set


O investimento máximo em Speed e Attack junto a nature Jolly permite a Terrakion bater o mais forte possível ao mesmo tempo em que ultrapassa ameaças como Garchomp, Mega Pinsir, Manaphy e Landorus-T. A escolha entre Rockium Z e Life Orb nesse set depende da equipe; se um melhor usuário de Z-Move não está presente na equipe, Rockium Z pode ser usado para transformar Stone Edge em um poderoso Continental Crush, que consegue abalar até mesmo Pokémon que resistem bastante ao move. Porém, Life Orb é um item muito útil que aumenta o poder dos moves de Terrakion em troca de sua saúde seu HP, facilitando que seja derrotado por coisas como Water Shuriken de um Battle Bond Greninja antes de se transformar.



Dicas de Uso

Esse set serve principalmente como um wallbreaker no early-game, usando tomando proveito de sua alta Speed para pressionar ameaças defensivas como Celesteela, Landorus-T e Ferrothorn, usando Continental Crush após um Swords Dance. Trazer Terrakion a campo com assistência de Volt Switch e U-turn ou switches duplas é uma boa maneira de mantê-lo saudável para que ele não seja derrubado por moves de prioridade no final da partida, como um Sucker Punch de Bisharp +2. Quando usando esse set, Stone Edge é o move mais seguro a ser usado por conta da falta de resistências a ele no metagame, mas você pode prever ameaças que resistem a Rock, como Choice Scarf Excadrill, a entrarem em campo e usar Close Combat durante a switch. Use Swords Dance em uma switch prevista de uma ameaça defensiva, como Landorus-T, e derrubá-lo derrube-a com Continental Crush, embora seja necessário estar atento a oponentes que podem tentar fazer scout ao Z-Move. A forma como esse set é utilizado depende do último slot; se estiver usando Stealth Rock, é bom usar esse move contra ameaças que Terrakion normalmente força a sair, como Ferrothorn e Heatran.



Opções de Equipe

Wallbreakers, (adicionar vírgula) como Garchomp e Mega Mawile, (adicionar vírgula) que apreciam o suporte de Stealth Rock ou a capacidade de Terrakion de enfraquecer e se livrar de coisas como Celesteela, Tangrowth e Landorus-T, são bons parceiros para Terrakion. Esses wallbreakers podem até mesmo enfraquecer ameaças visando preparar um sweep durante o late-game para Terrakion. Parceiros que conseguem lidar com checks ofensivos mais rápidos que Terrakion, como Greninja, Tornadus-T e Tapu Koko, também são boas opções; tais parceiros incluem, por exemplo, Tapu Koko e Choice Scarf Keldeo. Terrakion pode se encontrar obstruído limitado por conta de sua fraqueza a moves Water-type de ameaças como Ash-Greninja, que conseguem o impedir Terrakion de fazer setup, pressionando-o com Hydro Pump. Parceiros como Assault Vest Tangrowth podem ajudar lidando com essas ameaças e, (adicionar vírgula) portanto, assim funcionarem funcionam bem com Terrakion. Uma vez que esse set consegue enfraquecer Landorus-T severamente ou até mesmo derrota-lo derrotar, um parceiro que aprecia isso, como Mega Mawile ou Dragon Dance Mega Charizard X, podem encontrar mais oportunidades para realizarem setup e fazerem sweep.



[SET]
name: Choice Scarf
move 1 :Stone Edge
move 2: Close Combat
move 3: Rock Slide
move 4: Toxic / Earthquake
item: Choice Scarf
ability: Justified
nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe



Moves

Stone Edge é o STAB Rock-type mais forte de Terrakion e é principalmente usado para fazer revenge kill a ameaças que não levam OHKO de Rock Slide, como Mega Charizard X e Gyarados, assim como Gengar e Mega Alakazam após dano de Stealth Rock. Stone Edge também pode ser usado para eliminar equipes enfraquecidas que tendem a não possuir resistências a Rock. Close Combat permite a Terrakion acertar Steel- e Ground-types que resistem à sua coverage Rock-type, como Ferrothorn e Garchomp; também é útil para acertar Greninja de uma forma mais precisa. Rock Slide é um move Rock-type extra que pode ser usado caso você queira economizar os PPs de Stone Edge, ou também se você quer acertar alvos com mais confiança, como por exemplo ao fazer revenge kill a Volcarona. Diferente de Stone Edge, Rock Slide conta com uma chance de flinch, que pode ser útil em certas situações. Toxic dá a Terrakion uma forma de enfraquecer passivamente checks que conseguem fazer switch ins consistentes nesse set, como Tangrowth e Landorus-T. Earthquake, embora um pouco supérfluo junto à sensacional coverage de STABs de Terrakion, permite que ele cause um dano melhor em coisas como Tapu Koko, Mega Mawile e Magearna, que podem levar revenge kill com um pouco de dano anterior.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed e Attack junto a nature Jolly permite a Terrakion usar de sua ótima Speed tier e Attack para servir como um revenge killer eficiente devido a sua combinação de STABs quase irresistível sem resistências. Choice Scarf é utilizado para que ele possa atuar como um dos melhores revenge killers do metagame, sendo capaz de ultrapassar ameaças com boosts, como Volcarona, Salamence e Mega Charizard X, e até mesmo outros usuários de Choice Scarf rápidos, como Nihilego, Garchomp e Tapu Lele. Justified é a única ability de Terrakion e só é útil situacionalmente, já que várias ameaças com coverage Dark-type possuem coverage super efetiva contra Terrakion, como Bisharp e Greninja; ou seja, não é recomendado tentar fazer uma switch em ataques Dark-type só para conseguir o boost de Justified.



Dicas de Uso

Uma vez que a função primária desse set é atuar como revenge killer, recomenda-se que Terrakion seja enviado ao campo após um sweeper adversário ter derrotado um parceiro para que ele possa revidar usando sua ótima coverage com moves STAB coverage. Juntamente Além disso, caso a equipe adversária tenha sido enfraquecida o suficiente, esse set pode funcionar como cleaner devido à sua ótima Speed e aos seus ótimos STABs. Ao usar esse set, Stone Edge é um move mais repetível do que Close Combat, mas Close Combat pode ser usado caso você esteja prevendo a entrada de uma ameaça que resista aos STABs Rock-type de Terrakion, como por exemplo Steel- ou Ground-types, como Ferrothorn e Garchomp. A escolha entre usar Stone Edge ou Rock Slide para fazer revenge kill depende da ameaça que está sendo enfrentada e de sua quantidade de HP. Por exemplo, é sempre seguro usar Rock Slide para fazer revenge kill a Volcarona, que é derrotado derrotada mesmo com 100% de HP, mas não contra coisas como Salamence e Mega Charizard X, já que eles não levam OHKO. Stone Edge é necessário até que eles tenham tomado dano suficiente para serem derrotados por Rock Slide. Se uma ameaça que consegue fazer switch ins sólidas em Terrakion, como Landorus-T e Tangrowth, está estiver saudável, é uma boa ideia recorrer a Toxic para dificultar que façam mais switch ins em Terrakion nele.



Opções de Equipe

Colocar Terrakion junto a parceiros que apreciam sua habilidade de fazer revenge kill a ameaças como Volcarona e Mega Charizard X é uma boa, já que isso abre novas oportunidades para outro parceiro sweeper de Terrakion, como Supersonic Skystrike Gyarados, fazer setup e sweep. Se esse set quer ter uma chance de fazer cleaning sweep no end-game após ter sido bem usado para fazer revenge kill às ameaças, será necessário que algumas ameaças-chave sejam enfraquecidas ou eliminadas para que o sweep funcione. Ainda que Toxic o ajude-o a desgastar Landorus-T, Tangrowth e outras walls, Terrakion irá precisar da assistência de wallbreakers e outros parceiros que consigam lidar com essas ameaças, como Greninja, que também podem fazer set(remover espaço)up. Existem outros wallbreakers que ajudam a enfraquecer essas ameaças para Terrakion, incluindo Mamoswine, Mega Pinsir e Mega Mawile. Parceiros que resistem a Water e conseguem lidar com ambos Choice Scarf Keldeo e Ash-Greninja são ótimas escolhas devido à fraqueza massiva de Terrakion a moves Water-type; Assault Vest Tangrowth funciona muito bem nessa situação e consegue até mesmo enfraquecer Tapu Koko para que Terrakion consiga um sweep no late-game caso ele não esteja carregando Earthquake.



Outras Opções

Um set lead usuário de Stealth Rock com Focus Sash é uma opção usável devido a seus fortes STABs, permitindo-olhe ter um bom matchup contra um número de alguns usuários de entry hazard, como Ferrothorn, ao mesmo tempo que pode fazer uso de Taunt para evitar Defog. Porém, esse set possui um matchup ruim contra alguns leads, como Azelf, sem contar que Ash-Greninja consegue tirar vantagem do lead Terrakion ao se transformar após o derrotar-lo. Double Kick pode ser usado nesse set especificamente para derrotar Smeargle, evitando que ele coloque Sticky Web ou Stealth Rock em campo. Um set Choice Band dá a Terrakion a capacidade de atuar como um poderoso wallbreaker uma vez que ele tira vantagem da falta de resistências a sua coverage com moves STAB e de sua ótima Speed tier para fazer revenge kill. Notavelmente, ele ameaça checks normais habituais, como Mega Mawile, por conta de seu Earthquake com boost de Choice Band. Hidden Power Ice pode ser útil com Life Orb para evitar recoil e enfraquecer Landorus-T e Garchomp, embora essa opção force-o a diminuir um pouco de seu bulk para aumentar o dano de Hidden Power Ice, deixando-o à mercê de Battle Bond Greninja e seu Water Shuriken com boost de fortalecido por Choice Specs quando sem boosts.



Checks e Counters

Ground-types: Landorus-T, Garchomp e Hippowdon resistem aos STABs Rock-type de Terrakion e podem ameaçá-lo com seus STABs Ground-type. Landorus-T corta o Attack de Terrakion com Intimidate, limitando severamente seu dano causado. Todos, com exceção de Landorus-T, devem estar atentos a Close Combat caso estejam significantemente enfraquecidos, além de não apreciarem serem acertados por Toxic.

Water-types: Keldeo, Toxapex, Greninja, Ash-Greninja e outros Water-types bulky, como Tapu Fini, tiram vantagem de Terrakion devido a seus ótimos bulks naturais. Keldeo consegue facilmente derrotar Terrakion com um STAB Water-type, e Toxapex aguenta qualquer golpe de Terrakion sem muitos problemas.

Grass-types: Tangrowth e Mega Venusaur aguentam a maioria dos ataques de Terrakion e respondem com fortes STABs Grass-type super efetivos. Tangrowth pode ser desgastado com Toxic, enquanto Mega Venusaur não consegue fazer switchs in repetidamente em Terrakion devido a não ter Regenerator. Tapu Bulu recebe menção honrosa, já que ele tira vantagem da maioria dos moves do set Choice Scarf, embora deva tomar cuidado com Continental Crush ou um Stone Edge com boost de Choice Band.

Priority Moves de Prioridade: Moves priority prioritários super efetivos, como Water Shuriken de Ash-Greninja, Bullet Punch de Mega Medicham e Mega Scizor e Mach Punch do raro Breloom, conseguem derrotar um Terrakion enfraquecido e parar qualquer sweep em andamento.
 
Reactions: Lyd

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor
Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)
Visão Geral

A ótima Speed tier de Terrakion permite-lhe atuar como um decente usuário de Stealth Rock ofensivo. Ele possui uma combinação de STABs quase não resistível irresistível, o que lhe permite (repetição) possibilita funcionar como um forte potente wallbreaker e cleaner em equipes ofensivas. Por outro lado, sua tipagem o deixa fraco a moves Ground-, Water- e Grass-type usados por Landorus-T, Greninja e Tangrowth, Pokémon comuns em OU; isso também o faz tomar revenge kill de Water Shuriken de Ash-Greninja. Além disso, ele sofre concorrência como wallbreaker e usuário de entry hazard de outras ameaças, como Landorus-T.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Stone Edge
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock
item: Rockium Z
ability: Justified
nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe



Moves

Swords Dance faz de Terrakion uma ameaça ainda maior a várias equipes defensivas que não possuem respostas mais rápidas para ele, permitindo-lhe fazer wallbreak com facilidade. Stone Edge é notável por contar com (cacofonia) ter pouquíssimas resistências no metagame de OU. Com Rockium Z, o move transforma-se num Continental Crush de 180 de Base Power, conseguindo OHKOs notáveis depois de um Swords Dance em Pokémon focados em Defense, (remover vírgula) como Tangrowth e Landorus-T, após dano de Stealth Rock e um drop de Intimidate no caso de Landorus-T, assim como em Mega Venusaur e Toxapex. Close Combat é o STAB secundário Fighting-type de Terrakion, permitindo-lhe a ele acertar Pokémon Steel- e Ground-type que resistem a Stone Edge, como Garchomp e Ferrothorn. Stealth Rock é o apoio em dano residual que Terrakion dá a sua equipe, funcionando bem nesse set porque, após um Swords Dance, ele consegue tirar vantagem de vários removedores de hazards comuns, como Zapdos e Tapu Fini.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed e Attack junto a nature Jolly permite a Terrakion bater o mais forte possível ao mesmo tempo em que ultrapassa ameaças como Garchomp, Mega Pinsir, Manaphy e Landorus-T. A escolha entre Rockium Z e Life Orb nesse set depende da equipe; se um melhor usuário de Z-Move não está presente na equipe, Rockium Z pode ser usado para transformar Stone Edge em um poderoso Continental Crush, que consegue abalar até mesmo Pokémon que resistem bastante ao move. Porém, Life Orb é um item muito útil que aumenta o poder dos moves de Terrakion em troca de seu HP, facilitando que seja derrotado por coisas como Water Shuriken de um Battle Bond Greninja antes de se transformar.



Dicas de Uso

Esse set serve principalmente como um wallbreaker no early-game, tomando proveito de sua alta Speed para pressionar ameaças defensivas como Celesteela, Landorus-T e Ferrothorn, (remover vírgula) usando Continental Crush após um Swords Dance. Trazer Terrakion a campo com assistência de Volt Switch e U-turn ou switches duplas é uma boa maneira de mantê-lo saudável para que ele não seja derrubado por moves de prioridade no final da partida, como um Sucker Punch de Bisharp +2. Quando usando Ao utilizar esse set, Stone Edge é o move mais seguro a ser usado por conta da devido à falta de resistências a ele no metagame, mas você pode prever ameaças que resistem a Rock, como Choice Scarf Excadrill, a entrarem em campo e usar Close Combat durante a switch. Use Swords Dance em uma switch prevista de uma ameaça defensiva, como Landorus-T, e derrube-a com Continental Crush, embora seja necessário estar atento a oponentes que podem tentar fazer scout ao Z-Move. A forma como esse set é utilizado depende do último slot; se estiver usando Stealth Rock, é bom usar esse move contra ameaças que Terrakion normalmente força a sair, como Ferrothorn e Heatran.



Opções de Equipe

Wallbreakers, como Garchomp e Mega Mawile, que apreciam o suporte de Stealth Rock ou a capacidade de Terrakion de enfraquecer e se livrar de coisas Pokémon como Celesteela, Tangrowth e Landorus-T, são bons parceiros para Terrakion. Esses wallbreakers podem até mesmo enfraquecer ameaças visando preparar um sweep durante o late-game para Terrakion. Parceiros que conseguem lidar com checks ofensivos mais rápidos que Terrakion, como Greninja, Tornadus-T e Tapu Koko, também são boas opções; tais parceiros incluem, por exemplo, Tapu Koko e Choice Scarf Keldeo. Terrakion pode se encontrar limitado por conta de sua fraqueza a moves Water-type de ameaças como Ash-Greninja, que conseguem o impedir de fazer setup ao pressioná-lo com Hydro Pump. Parceiros (repetição) Companheiros como Assault Vest Tangrowth podem ajudar lidando com essas ameaças e, logo, funcionam bem com Terrakion. Uma vez que esse set consegue enfraquecer Landorus-T severamente ou até mesmo derrotá-lo, um parceiro colegas que apreciam isso, como Mega Mawile ou Dragon Dance Mega Charizard X, podem encontrar mais oportunidades para realizarem setup e fazerem sweep.



[SET]
name: Choice Scarf
move 1 :Stone Edge
move 2: Close Combat
move 3: Rock Slide
move 4: Toxic / Earthquake
item: Choice Scarf
ability: Justified
nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe



Moves

Stone Edge é o STAB Rock-type mais forte de Terrakion e é principalmente usado para fazer revenge kill a ameaças que não levam OHKO de Rock Slide, como Mega Charizard X e Gyarados, assim como Gengar e Mega Alakazam após dano de Stealth Rock. Stone Edge também pode ser usado para eliminar equipes enfraquecidas que tendem a não possuir carecer de resistências a Rock. Close Combat permite a Terrakion acertar Steel- e Ground-types que resistem à sua coverage Rock-type, como Ferrothorn e Garchomp; também é útil para acertar Greninja de uma forma mais precisa. Rock Slide é um move Rock-type extra que pode ser usado caso você queira economizar os PPs de Stone Edge, ou também se você quer acertar alvos com mais confiança, como por exemplo ao fazer revenge kill a Volcarona. Diferente de Stone Edge, Rock Slide conta com uma chance de flinch, que pode ser útil em certas situações. Toxic dá a Terrakion uma forma de enfraquecer passivamente checks que conseguem fazer switch ins consistentes nesse set, como Tangrowth e Landorus-T. Embora um pouco supérfluo junto à sensacional coverage de STABs de Terrakion, Earthquake permite que ele cause um dano melhor em coisas Pokémon como Tapu Koko, Mega Mawile e Magearna, que podem levar revenge kill com um pouco de dano anterior prévio.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed e Attack junto a nature Jolly permite que Terrakion use de sua ótima Speed tier e Attack para servir como um revenge killer eficiente, tudo graças à (período estava longo demais) sua combinação de STABs quase sem resistências. Choice Scarf é utilizado para que ele possa atuar como um dos melhores revenge killers do metagame, sendo capaz de ultrapassar ameaças com boosts, como Volcarona, Salamence e Mega Charizard X, e até mesmo outros usuários de Choice Scarf rápidos, como Nihilego, Garchomp e Tapu Lele. Justified é a única ability de Terrakion e só é útil situacionalmente, já que várias ameaças com coverage Dark-type possuem coverage super efetiva contra Terrakion, como Bisharp e Greninja; ou seja, não é recomendado tentar fazer uma switch em ataques Dark-type só para conseguir o boost de Justified.



Dicas de Uso

Uma vez que a função primária desse set é atuar como revenge killer, recomenda-se que Terrakion seja enviado ao campo após um sweeper adversário ter derrotado um parceiro para que ele possa revidar usando sua ótima coverage com moves STAB. Além disso, caso a equipe adversária tenha sido enfraquecida o suficiente, esse set pode funcionar como cleaner devido à sua ótima Speed e aos seus ótimos STABs. Ao usar esse set, Stone Edge é um move mais repetível do que Close Combat, mas Close Combat pode ser usado caso você esteja prevendo a entrada de uma ameaça que resista aos STABs Rock-type de Terrakion, como por exemplo Steel- ou Ground-types, como Ferrothorn e Garchomp. A escolha entre usar Stone Edge ou Rock Slide para fazer revenge kill depende da ameaça que está sendo enfrentada e de sua quantidade de HP. Por exemplo, é sempre seguro usar Rock Slide para fazer revenge kill a Volcarona, que é derrotada mesmo com 100% de HP, mas não contra coisas Pokémon como Salamence e Mega Charizard X, já que eles não levam OHKO. Stone Edge é necessário até que eles tenham tomado dano suficiente para serem derrotados por Rock Slide. Se uma ameaça que consegue fazer switch ins sólidas em Terrakion, como Landorus-T e Tangrowth, estiver saudável, é uma boa ideia recorrer a Toxic para dificultar que façam mais switch ins nele.



Opções de Equipe

Colocar Terrakion junto a parceiros que apreciam sua habilidade de fazer revenge kill a ameaças como Volcarona e Mega Charizard X é uma boa, já que isso abre novas oportunidades para outro parceiro sweeper de Terrakion, como Supersonic Skystrike Gyarados, fazer setup e sweep. Se esse set quer quiser ter uma chance de fazer sweep no end-game late-game após ter sido bem usado para fazer revenge kill às ameaças, será necessário que algumas ameaças-chave sejam enfraquecidas ou eliminadas para (repetição) a fim de que o sweep funcione. Ainda que Toxic o ajude a desgastar Landorus-T, Tangrowth e outras walls, Terrakion irá precisar da assistência de wallbreakers e outros parceiros que consigam lidar com essas ameaças, como Greninja, que também podem fazer set(remover espaço)up. Existem outros wallbreakers que ajudam a enfraquecer essas ameaças para Terrakion, incluindo Mamoswine, Mega Pinsir e Mega Mawile. Companheiros que resistem a Water e conseguem lidar com ambos Choice Scarf Keldeo e Ash-Greninja são ótimas escolhas devido à fraqueza massiva de Terrakion a moves Water-type; Assault Vest Tangrowth funciona muito bem nessa situação e consegue até mesmo enfraquecer Tapu Koko para que Terrakion consiga um sweep no late-game, (adicionar vírgula) caso ele não esteja carregando Earthquake.



Outras Opções

Um set lead usuário de Stealth Rock com Focus Sash é uma opção usável devido a seus fortes STABs, permitindo-lhe ter um bom matchup contra alguns usuários de entry hazard, como Ferrothorn, ao mesmo tempo que pode fazer uso de Taunt para evitar Defog. Porém, esse set possui um matchup ruim contra alguns leads, como Azelf, sem contar que Ash-Greninja consegue tirar vantagem de lead Terrakion ao se transformar após o derrotar. Double Kick pode ser usado nesse set especificamente para derrotar Smeargle, evitando que ele coloque Sticky Web ou Stealth Rock em campo. Um set Choice Band dá a Terrakion a capacidade de atuar como um poderoso wallbreaker, uma vez que ele tira vantagem da falta de resistências à sua coverage com moves STAB e de sua ótima Speed tier para fazer revenge kill. Notavelmente, ele ameaça checks habituais, como Mega Mawile, por conta (já sabe né) em razão de seu Earthquake com boost de Choice Band. Hidden Power Ice pode ser útil com Life Orb para evitar recoil e enfraquecer Landorus-T e Garchomp, embora essa opção force-o a diminuir um pouco de seu bulk para aumentar o dano de Hidden Power Ice, deixando-o à mercê de Battle Bond Greninja e seu Water Shuriken fortalecido por Choice Specs quando está sem boosts.



Checks e Counters

Ground-types:
Landorus-T, Garchomp e Hippowdon resistem aos STABs Rock-type de Terrakion e podem ameaçá-lo com seus STABs Ground-type. Landorus-T corta o Attack de Terrakion com Intimidate, limitando severamente seu dano causado. Todos, com exceção de Landorus-T, devem estar atentos a Close Combat caso estejam significantemente enfraquecidos, além de não apreciarem serem acertados por Toxic.

Water-types: Keldeo, Toxapex, Greninja, Ash-Greninja e outros Water-types bulky, como Tapu Fini, tiram vantagem de Terrakion devido a seus ótimos bulks naturais. Keldeo consegue facilmente derrotar Terrakion com um STAB Water-type, e Toxapex aguenta qualquer golpe de Terrakion sem muitos problemas.

Grass-types: Tangrowth e Mega Venusaur aguentam a maioria dos ataques de Terrakion e respondem com fortes STABs Grass-type super efetivos. Contudo, Tangrowth pode ser desgastado com Toxic, enquanto Mega Venusaur não consegue fazer switch in repetidamente em Terrakion devido a por não ter Regenerator. Tapu Bulu recebe menção honrosa, já que ele tira vantagem da maioria dos moves do set Choice Scarf, embora deva tomar cuidado com Continental Crush ou um Stone Edge com boost de Choice Band.

Moves de Prioridade: Moves prioritários super efetivos, como Water Shuriken de Ash-Greninja, Bullet Punch de Mega Medicham e Mega Scizor e Mach Punch do raro Breloom, conseguem derrotar um Terrakion enfraquecido e parar qualquer sweep em andamento.
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top