OU Tyranitar

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tyranitar/

Visão Geral

O alto Attack de Tyranitar combinado a seus fortes moves STAB em Stone Edge e Crunch o tornam um wallbreaker temível. Um Pursuit poderoso fortalecido por STAB permite que Tyranitar seja um dos trappers mais ameaçadores de OU. Ele usa seu bulk sólido e tipagem única para fazer check a Pokémon como Latios, Alolan Marowak, Tapu Lele presa a um item Choice e Volcarona. Sand Stream também é notável por permitir que Tyranitar ajude sweepers como Excadrill e Mega Garchomp. Por fim, Mega Tyranitar pode se aproveitar do aumento de seu enorme bulk e Speed para fazer setup com Dragon Dance ou fazer check a ameaças perigosas como BoltBeam Magearna, Kyurem-B e Heatran. Infelizmente, Tyranitar é prejudicado por sua combinação de tipos Rock / Dark, a qual o deixa vulnerável a muitos tipos ofensivos comuns em OU como Fighting, Ground e Water. Seus ataques STAB também não são bons contra Mega Mawile, Magearna e Landorus-T. Outro problema é a sua Speed baixa, fazendo-o ser forçado a realizar uma switch contra ameaças mais rápidas.

[SET]
name: Choice Band
move1: Stone Edge
move2: Crunch
move3: Pursuit
move4: Earthquake / Fire Punch
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 8 HP / 252 Atk / 44 SpD / 204 Spe

Moves

Stone Edge é o golpe mais utilizável do set, atingindo até Pokémon resistentes a Rock com dano massivo. A falta de boas switch-ins no metagame para moves Rock-type fortes potencializa a eficiência do set. Crunch é o STAB secundário e atinge muitas ameaças neutralmente, tornando ainda mais difícil fazer uma switch in segura em Tyranitar. Pursuit faz de Tyranitar um trapper temível, pois qualquer alvo fraco a Dark ou neutro e com menos bulk será fortemente ferido ou nocauteado se for pego tentando sair de campo. Alvos notáveis incluem Latios, Alolan Marowak e Tapu Lele presa a um item Choice. O último moveslot é flexível. Earthquake permite que Tyranitar derrote certos Pokémon resistentes a seus ataques STAB, como Mega Mawile, Magearna e Bisharp, enquanto Superpower pode ser usado para atingir Steel-types e carrega uma chance alta de conseguir OHKO em Chansey após dano de Stealth Rock. Ice Punch destrói switch-ins comuns como Landorus-T, Garchomp e Zygarde. Fire Punch causa mais dano a Mega Scizor e Ferrothorn que qualquer outra opção de coverage e conserva a capacidade de golpear Mega Mawile e Magearna super efetivamente, mas tenha em mente que Stone Edge neutro bate tão forte quanto um Fire Punch super efetivo.

Detalhes do Set

O investimento em HP e Special Defense permite que Tyranitar não sofra OHKO de +1 Bug Buzz de Volcarona caso esteja com HP cheio. Investimento máximo em Attack e uma nature Adamant maximiza seu potencial de passar pelas defesas adversárias. O resto dos EVs são distribuídos em Speed para ultrapassar Pokémon defensivos como Clefable e Skarmory. Contudo, Tyranitar pode optar por menos Speed e atingir apenas algumas referências; por exemplo, 76 EVs em Speed são suficientes para ultrapassar Pokémon com base 70 Speed sem investimento como Skarmory e Mantine, enquanto 156 EVs em Speed ultrapassam Pokémon com base 80 Speed sem investimento como Mega Venusaur. Alternativamente, Tyranitar pode usar uma nature Jolly com investimento máximo em Attack e Speed para ultrapassar Pokémon com base 100 Speed sem investimento. Choice Band deixa Tyranitar extremamente poderoso, visto que sua combinação de STABs é muito difícil de realizar uma switch in contra, tanto para times ofensivos como defensivos. Porém, isso vem com o custo de prender Tyranitar em um move. Sand Stream aumenta a sua Special Defense e o ajuda a fazer switch in em special attackers mais facilmente. Parceiros que conseguem um sweep sob sandstorm também a apreciam.

Dicas de Uso

Choice Band Tyranitar deve ser usado como wallbreaker devido ao dano incrível que pode aplicar com Crunch e Stone Edge. Como se trata de um move situacional, Pursuit não deve ser usado frequentemente. Os oponentes costumam ficar inseguros para trazer alvos de Pursuit ao campo por medo de eles serem presos em campo, portanto, a mera presença de Tyranitar na partida pressiona oponentes a manter o momentum a seu favor. O bulk altíssimo de Tyranitar o ajuda a ser check de special attackers fortes como Latios, Tapu Koko e Volcarona; porém, Tyranitar deve ser mantido saudável para escapar do KO de +1 Giga Drain de Volcarona e conseguir nocauteá-la de volta com Stone Edge. Por um fio, Tyranitar é capaz de aguentar um Giga Drain de Volcarona +1 mesmo sem sandstorm ativo.

Opções de Equipe

Os melhores parceiros de Tyranitar são os que apreciam sua habilidade de prender seus checks e counters com Pursuit. Mega Charizard Y, Keldeo e outros special attackers pressionam oponentes em conjunto com Choice Band Tyranitar, visto que seus checks comuns como Chansey e Assault Vest Tornadus-T são obliterados pelos moves STAB de Tyranitar ou enfraquecidos por Pursuit. Ao pressionar adversários bulky como Landorus-T, Tyranitar pode fornecer oportunidades de setup para parceiros como Mega Mawile e Zygarde. Tyranitar sofre contra Fighting-types e ameaças ofensivas rápidas como Keldeo e Garchomp; pode-se usá-lo junto de Flying-, Psychic- e Fairy-types fortes que podem ameaçar esses Pokémon. Boas opções incluem Tapu Fini, Latios, Tornadus-T e Tapu Lele. Switch-ins de Earthquake como Rotom-W, Landorus-T e Tangrowth são muito importantes, já que cobrem a fraqueza de Tyranitar a Ground. Excadrill aprecia sandstorm, a qual lhe dá a possibilidade de um sweep graças a Sand Rush. Mega Garchomp, que também aprecia sand, forma um core ofensivo poderoso com Tyranitar. Notavelmente, ambos pressionam bastante Landorus-T.

[SET]
name: Stealth Rock
move1: Stealth Rock
move2: Pursuit
move3: Stone Edge
move4: Fire Punch / Earthquake
item: Tyranitarite
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 168 HP / 252 Atk / 88 Spe

Moves

Stealth Rock fornece dano consistente no oponente e Mega Tyranitar consegue utilizá-lo com eficiência devido a seu bom bulk e sua capacidade de prender usuários de Defog como Latios e Latias em campo. Pursuit consegue prender ameaças como Gengar, Mega Alakazam, Latios, Latias e Tapu Lele bloqueada por um item Choice, permitindo que Mega Tyranitar consiga nocauteá-los. Stone Edge é o STAB mais forte de Mega Tyranitar e a falta de uma resistência a moves Rock-type no time adversário pode permiti-lo causar muito dano a vários Pokémon. Fire Punch é usado para atingir Mega Scizor, Ferrothorn, Kartana, Skarmory e Celesteela, enquanto mantém a capacidade de atingir Mega Mawile e Magearna. Earthquake pode ser usado para causar mais dano a Toxapex, Mega Mawile, Heatran e Magearna. Ice Punch pode surpreender Landorus-T em uma switch in e conseguir um 2HKO.

Detalhes do Set

Tyranitarite possibilita a Mega Evolução de Tyranitar. Os 252 EVs em Attack junto a uma nature Adamant permitem que Tyranitar seja o mais forte possível. 88 EVs em Speed permitem que Mega Tyranitar ultrapasse Mega Mawile, e o resto dos EVs são distribuídos em HP para tornar Mega Tyranitar o mais bulky possível. Sand Stream aumenta a Special Defense de Mega Tyranitar. Uma distribuição de EVs alternativa para Stealth Rock Mega Tyranitar seria 248 HP / 84 Atk / 68 Def / 64 SpA / 12 SpD / 32 Spe com a nature Sassy e Ice Beam. Essa distribução garante EVs em Speed suficientes para ultrapassar Magearna e Alomomola, EVs em Defense suficientes para aguentar Sacred Sword de Kartana se tiver com o HP cheio e Special Defense suficiente para sobreviver a um Focus Blast de Mega Alakazam. Em geral, o grande bulk de Tyranitar lhe permite fazer pivot para muitas ameaças durante uma partida. Ele possui EVs em Special Attack suficientes para um OHKO em Landorus-T ofensivo com Ice Beam, e o bulk adicional torna necessário o uso de Ice Beam no lugar de Ice Punch para atrair e derrotar Landorus-T defensivo.

Dicas de Uso

Tente trazer Mega Tyranitar ao campo o mais rápido possível para colocar Stealth Rock, forçando uma switch in de usuários de Defog comuns que são presos em campo graças a Pursuit. Depois de colocar Stealth Rock, use Mega Tyranitar para abrir buracos nas defesas adversárias. Use Pursuit em uma switch prevista se isso for mais benéfico que colocar Stealth Rock ou atacar diretamente. Use Pursuit também contra Mega Alakazam, Latios, Latias ou Gengar para garantir que Mega Tyranitar consiga eliminá-los. Mega Tyranitar pode fazer switch in em Pokémon como Kyurem-B e Mega Charizard X devido ao seu bulk adicional depois de sua Mega Evolução.

Opções de Equipe

Keldeo é um ótimo parceiro porque Mega Tyranitar consegue prender Psychic- e Ghost- types, que são switch-ins comuns para Keldeo. Pokémon que podem fazer switch in em Ground-types ajudam bastante Mega Tyranitar, visto que ele é fraco a ataques desse tipo; Pokémon como Celesteela, Landorus-T, Tangrowth e Tapu Bulu funcionam bem contra Ground-types. Tapu Bulu pode fazer switch in em ataques Water- e Fighting-type, pois é resistente a ambos os tipos e pode ajudar Mega Tyranitar dando-lhe recovery passivo e cortando pela metade o dano de um Earthquake adversário; porém, o terrain também enfraquece o Earthquake do próprio Mega Tyranitar. Choice Scarf Landorus-T, Tapu Koko e Rotom-W podem trazer Mega Tyranitar com Volt Switch ou U-Turn, dando-lhe momentum e um turno livre para colocar Stealth Rock. Tapu Koko é um ótimo parceiro para variantes com Fire Punch, já que esse move destrói Grass-types comuns que cruzam o caminho de Tapu Koko como Ferrothorn. Rotom-W funciona especialmente bem por atrair Latios e Latias, que então são presos pelo Pursuit de Mega Tyranitar. Pokémon que destroem Grass-types desagradáveis como Heatran, Kyurem-B, Volcarona e Flyinium Z Landorus-T podem ajudar Mega Tyranitar e seus parceiros de VoltTurn.

[SET]
name: Dragon Dance
move1: Dragon Dance
move2: Stone Edge
move3: Ice Punch
move4: Fire Punch / Earthquake
item: Tyranitarite
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O poder de Mega Tyranitar, bulk impressionante e dificuldade de sofrer revenge kill o tornam um bom usuário de Dragon Dance, sendo melhor que o Tyranitar regular nessa função devido à sua Speed e defesas superiores. Stone Edge é o STAB mais potente de Mega Tyranitar e atinge grande parte do metagame com dano neutro. Ice Punch é usado para atingir Pokémon que seriam checks como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. O último moveslot pode conter Fire Punch ou Earthquake. Fire Punch pune Ferrothorn e Scizor e previne o risco de errar Stone Edge contra outros Steel-types. Earthquake permite que derrote Bisharp, Magearna e Mega Mawile com mais facilidade. Adicionalmente, ele também consegue um 2HKO em Toxapex sem um boost e bate em Keldeo com dano neutro.

Detalhes do Set

Mega Tyranitar usa investimento máximo em Attack e Speed com a nature Jolly para aproveitar ao extremo seus 164 de base Attack enquanto ultrapassa Pokémon cm nature neutra ou positiva em 70 de base Speed como Bisharp, Magearna, SubCoil Zygarde e Garchomp defensivo. Sand Stream é a melhor ability por aumentar a Special Defense de Tyranitar antes da Mega Evolução, permitindo-lhe receber golpes special mais facilmente enquanto realiza o setup.

Dicas de Uso

Mega Tyranitar é melhor usado no mid- ou no late-game como sweeper, pois sua longevidade pode ser encurtada pelo dano sofrido enquanto realiza o setup e o sweep. Antes de fazer o setup, é importante garantir que seus checks, como revenge killers e Pokémon que resistem à sua coverage, sejam removidos ou sofram dano necessároio para que Mega Tyranitar consiga o OHKOs mais facilmente. Fazer um setup contra times ofensivos pode ser difícil, portanto é melhor trazer Tyranitar a campo contra algo que ele normalmente forçaria a sair de campo, como Latios, Heatran ou Tapu Lele presa a um item Choice, e então Mega Evoluir e usar Dragon Dance. Blefar um item diferente, como Choice Band, pode simplificar esse processo. Equipes mais bulky podem ser derrotadas por Mega Tyranitar uma vez que seus checks forem enfraquecidos o suficiente. Contra times baseados em weather, é melhor não Mega Evoluir Tyranitar de primeira em vez de perdê-lo ao fazer um setup no early-game, pois ele pode trazer sandstorm repetidamente para prevenir que sweepers de weather adversários tornem-se mais perigosos.

Opções de Equipe

A presença de Tyranitar antes de sua Mega Evolução pode pressionar oponentes fazendo-os hesitar em colocar Pokémon fracos a Pursuit em campo, habilitando que você jogue agressivamente. Porém, sua abundância de fraquezas e sua grande necessidade de dano prévio para conseguir um sweep significam que Tyranitar tem dificuldade em funcionar como um atacante autossuficiente e requer muito apoio de seus companheiros. Tapu Fini fornece resistência a ataques Fighting- e Water-type e mantém times mais bulky pressionados com a combinação de Taunt e Nature's Madness. Ela também mantém Mega Tyranitar seguro contra status graças a Misty Terrain. Ferrothorn pode colocar Stealth Rock e Spikes no campo para ajudar a enfraquecer inimigos enquanto faz check a Water- e Fairy-types para Tyranitar, mas ambos compartilham uma fraqueza a Fighting-type. Landorus-T é um ótimo parceiro, pois resiste Fighting e é imune a Ground, inflige dano com Rocky Helmet e pode fazer pivot para Tyranitar com U-Turn. Dragon Dance Zygarde é notável, visto que pode atrair e nocautear Tangrowth ou Mega Scizor com Dragonium Z e Groundium Z, respectivamente. Suporte de dual screens permite que Mega Tyranitar faça um setup em fortes ameaças como Landorus-T ofensivo ao elevar seu alto bulk natural a níveis incríveis. Tapu Koko e Azelf são capazes de usar screens em OU.

[SET]
name: Choice Scarf
move1: Stone Edge
move2: Crunch
move3: Pursuit
move4: Earthquake / Superpower
item: Choice Scarf
ability: Sand Stream
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Stone Edge permite que Tyranitar pressione Zapdos, Kyurem-B, Mega Pinsir, Gyarados regular, Mega Charizard X e Mega Charizard Y enquanto desencoraja Tornadus-T de remover hazards. Crunch possibilita a Tyranitar lidar com ameaças que Stone Edge não consegue, como Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus, enquanto causa um dano respeitável a Mega Medicham e Gastrodon e é o move Dark-type STAB mais seguro que Tyranitar tem. Pursuit é um dos moves mais importantes do set, já que tem a mesma Base Power que Crunch em uma switch, conseguindo OHKO em Mega Latios depois de Stealth Rock e incapacitando outros usuários de itens Choice presos em moves inofensivos, como Choice Specs Tapu Lele presa em moves Psychic-type ou Magnezone preso em Hidden Power Fire. O último move é o único customizável dependendo das necessidades da equipe. Earthquake tem a capacidade de nocautear Heatran e Magnezone e de conseguir um 2HKO em Magearna e Mega Mawile. Superpower consegue OHKO em um Tyranitar adversário e em Kartana depois de Stealth Rock e uma camada de Spikes, 2HKO em Ferrothorn depois do dano de Stealth Rock e 2HKO em Heatran. Fire Punch é uma opção de nicho para atingir Steel-types que não são incomodados por Earthquake ou Superpower, como Celesteela e Mega Scizor, além de garantir o OHKO contra Kartana.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack, 252 EVs em Speed e uma nature Jolly são usados para ser o mais forte e rápido possível. Choice Scarf é usado para ultrapassar Pokémon como Mega Latios, Mega Pinsir, Mega Charizard X sem boosts e Mega Charizard Y. Sand Stream é a melhor ability, uma vez que aumenta a Special Defense de Tyranitar e provê dano extra em Pokémon adversários.

Dicas de Uso

Considerando a grande quantidade de resistências de Tyranitar e seu enorme bulk, fazer pivot em moves que ele resiste ou possui imunidade, como Magma Storm de Heatran e Psychic de Mega Latios, é benéfico, já que pode conseguir um OHKO nesses inimigos depois de Stealth Rock ou causar dano residual com Pursuit. Entretanto, tenha cuidado com Corkscrew Crash de Heatran e Earthquake de Mega Latios, pois o primeiro consegue um OHKO em Tyranitar na switch e o último um 2HKO. Colocar entry hazards o mais rápido possível é muito benéfico para esse set, uma vez que o dano causado por eles pode garantir o OHKO em alguns de seus alvos, como Stone Edge contra Hoopa-U e Crunch contra Mega Latios. Além disso, o dano residual pode ser usado para punir switch-ins que resistem aos moves de Tyranitar, tornando-as menos seguras a longo prazo. Tente deixar os Pokémon que deseja eliminar vulneráveis a Pursuit sem boost, visto que Tyranitar eliminará o alvo mesmo se continuar no campo. Isso também evita que Tyranitar use um move que encerre seu momentum caso o alvo saia de campo, como Earthquake contra Flying-types e Crunch contra Fairy-types.

Opções de Equipe

Mesmo dividindo uma fraqueza a Water-type, Gliscor encaixa-se bem com Choice Scarf Tyranitar, pois Tyranitar elimina dois dos melhores checks de Gliscor: Mega Latios e Mega Latias. Em troca, Gliscor pode fazer pivot e lidar com Landorus-T e Toxapex, dois Pokémon que ameaçam Tyranitar dando-lhe OHKO com Earthquake ou ameaçando-o com um burn de Scald, respectivamente. Clefable possui a capacidade de fazer switch in em Mega Medicham e Hawlucha e provê HP a Tyranitar com Wish, tornando-o mais durável ao longo da partida. Ela também pode usar Thunder Wave em Pokémon problemáticos como Greninja e Mega Alakazam, permitindo que Tyranitar ultrapasse-os e consiga um OHKO em ambos. Ferrothorn pode ser usado para fazer pivot em Ash-Greninja e provê uma forma de recovery em Leech Seed e dano residual com Spikes, enquanto Tyranitar faz pivot na maioria das respostas de Ferrothorn, como Heatran. Toxapex também ajuda Tyranitar colocando Toixc Spikes para punir switch-ins, aguentando golpes de Water-types poderosos como Greninja e Keldeo e fazendo wall a Mega Scizor e Volcarona sem Psychium Z. Em troca, Toxapex aprecia a habilidade de Tyranitar de lidar com Zapdos e Psychic-types como Tapu Lele, Mega Latias e Mega Latios.

Outras Opções

Um Tyranitar de suporte, mesmo sendo geralmente ineficaz em OU, carrega Stone Edge, Ice Beam, Stealth Rock e Pursuit. Ele é usado para colocar Stealth Rock, atrair e nocautear outros leads como Garchomp e Landorus-T e prender Pokémon como Latios com Pursuit. Aqua Tail, ainda que seja uma opção inferior a outros moves de coverage, permite que Tyranitar golpeie Ground-types mais bulky, notavelmente Hippowdon.

Checks e Counters

Fighting-types: Keldeo, Mega Lopunny, Mega Heracross, Mega Medicham e outros Fighting-types podem ultrapassar Tyranitar e nocauteá-lo com seus ataques STAB enquanto resistem aos moves STAB de Tyranitar. Quando usam Choice Scarf, esses Pokémon conseguem ultrapassar e dar OHKO em +1 Mega Tyranitar.

Coverage Super Efetiva: Focus Blast de Alakazam, Gengar e Mega Charizard Y, Superpower de Tornadus-T e Low Kick de Greninja punem Tyranitar em virtude da sua fraqueza massiva a Fighting. Pokémon que Tyranitar normalmente faz check como Heatran e Latios podem causar um dano super efetivo com Earth Power e Surf, respectivamente.

Ground-types: Landorus-T defensivo aguenta bem até ataques potencializados por Choice Band e bate em Tyranitar super efetivamente com U-Turn ou Earthquake STAB. Ele também pode usar Stealth Rock enquanto Tyranitar é forçado a sair de cena. Landorus-T ofensivo simplesmente ultrapassa Tyranitar e consegue o OHKO com Earthquake. Hippodown aguenta facilmente os golpes de Tyranitar e pode colocar Stealth Rock ou ameaçar Tyranitar com Earthquake. Zygarde pode usar Thousand Arrows livremente contra Tyranitar. Esses Pokémon são apenas ameaçados por coverage Ice-type.

Fairy-types: Tapu Bulu, Tapu Lele, Magearna, Mega Diancie, Mega Mawile e outros Fairy-type não podem fazer uma switch in segura contra sets ofensivos de Tyranitar pois sofrem muito dano de Stone Edge, mas ultrapassam e derrotam-no com seus ataques STAB.

Steel-types: Alguns Steel-types resistem a ambos os moves STAB de Tyranitar, enquanto outros são simplesmente bulky o suficiente ou suportam Stone Edge. Skarmory, Ferrothorn, Mega Scizor e Jirachi podem fazer check a Tyranitar. Porém, Jirachi precisa de um flinch com Iron Head ou cairá para Crunch. Mega Scizor consegue um revenge kill em Mega Tyranitar no uso de Bullet Punch com boosts.

Water-types: Keldeo, Greninja, Gyarados e outros Water-types ofensivos podem eliminar Tyranitar com seus ataques STAB. Water-types mais bulky, como Toxapex e Rotom-W, podem aguentar um golpe de Tyranitar e fazer pivot ou ameaçá-lo com um burn.
 
Last edited:
Adicionar ou Corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

O Attack alto de Tyranitar combinado seus fortes moves STAB em Stone Edge e Crunch o tornam um wallbreaker temível. Um forte STAB poderoso Pursuit fortalecido por STAB permite que Tyranitar seja um dos trappers mais ameaçadores de OU. Tyranitar usa seu bulk sólido e tipagem única para fazer check a Pokémon como Latios, Alolan Marowak, Tapu Lele preso por presa a um item Choice e Volcarona. Sand Stream é notável pois permite que Tyranitar ajude sweepers como Excadrill e Mega Garchomp. Por fim, Mega Tyranitar possui um bulk gigante e maior Speed e pode usá-los pode se aproveitar de seu enorme bulk e Speed para um fazer setup com Dragon Dance, (remover vírgula) ou fazer check a ameaças perigosas como BoltBeam Magearna, Kyurem-B e Heatran. Infelizmente, Tyranitar é prejudicado por sua tipagem Rock / Dark, que o deixa vulnerável a muitos dos tipos ofensivos comuns em OU como Fighting, Ground e Water. Seus ataques STAB também não são bons contra Mega Mawile, Magearna e Landorus-T. Outro problema é a sua Speed baixa, fazendo-o ser forçado a realizar uma switch contra ameaças mais rápidas.

[SET]
name: Choice Band
move1: Stone Edge
move2: Crunch
move3: Pursuit
move4: Earthquake / Fire Punch
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 8 HP / 252 Atk / 44 SpD / 204 Spe

Moves

Stone Edge é o golpe mais utilizável do set, atingindo até Pokémon resistentes a rock com dano massivo. A falta de bons boas switch-ins do no metagame à para moves Rock-type fortes potencializa a eficiência do set. Crunch é o STAB secundário e atinge muitas ameaças neutralmente, tornando ainda mais difícil fazer uma switch-in (remover hífen) seguro segura em Tyranitar. Pursuit faz de Tyranitar um trapper temível, pois qualquer alvo fraco a Dark ou neutro e com menos bulky bulk será fortemente ferido ou nocauteado se for pego em um switch-out tentando sair de campo. Alvos notáveis incluem Latios, Alolan Marowak e Tapu Lele preso por presa a um item Choice. O último moveslot é flexível. Earthquake permite que Tyranitar derrote certos Pokémon resistentes a seus ataques STAB, como Mega Mawile, Magearna e Bisharp, enquanto Superpower pode ser usado para atingir Steel-types e carrega uma chance alta de conseguir OHKO em Chansey após dano de Stealth Rock. Ice Punch destrói switch-ins comuns como Landorus-T, Garchomp e Zygarde. Fire Punch atinge Mega Scizor e Ferrothorn mais forte que qualquer outra opção de coverage e conserva a habilidade de golpear Mega Mawile e Magearna super-efetivamente (remover hífen), mas tenha em mente que Stone Edge neutro bate tão forte quanto um Fire Punch super efetivo.

Detalhes do Set

O investimento em HP e Special Defense permitem permite que Tyranitar não sofra OHKO de Bug Buzz +1 de Volcarona caso esteja com HP cheio. Investimento máximo em Attack e uma nature Adamant maximiza seu potencial de quebrar passar pelas defesas adversárias. O resto dos EVs são distribuídos em Speed para ultrapassar Pokémon defensivos como Clefable e Skarmory. Porém, (adicionar vírgula) Tyranitar pode optar por menos Speed e atingir apenas algumas referências,; (remover vírgula, adicionar ponto e vírgula) por exemplo, 76 EVs em Speed são suficientes para ultrapassar Pokémon com base 70 Speed sem investimento como Skarmory e Mantine, enquanto 156 EVs em Speed ultrapassam Pokémon com base 80 Speed sem investimento como Mega Venusaur. Alternativamente, Tyranitar pode usar uma nature Jolly com máximo investimento máximo em Attack e Speed para ultrapassar Pokémon com base 100 Speed sem investimento. Choice Band deixa Tyranitar extremamente poderoso, visto que sua combinação de STABs é muito difícil de realizar uma switch-in (remover hífen) contra, tanto para times ofensivos como defensivos. Porém, isso vem com o custo de prender Tyranitar em um move. Sand Stream aumenta a Special Defense de Tyranitar e o ajuda a fazer um switch-in (remover hífen) em special attackers mais facilmente. Parceiros que conseguem um sweep sobre sob sandstorm também a apreciam.

Dicas de Uso

Choice Band Tyranitar deve ser usado como wallbreaker devido ao dano incrível que pode aplicar com Crunch e Stone Edge. Pursuit não deve ser usado frequentemente porque é um move situacional. Os oponentes costumam ficar inseguros para fazer um switch-in de trazer alvos de Pursuit ao campo por medo de eles serem presos em campo sofrer o trap, portanto, (adicionar vírgula) a mera presença de Tyranitar na partida pressiona oponentes a manter o momentum a seu favor. O bulk altíssimo de Tyranitar o ajuda a ser check de special attackers fortes como Latios, Tapu Koko e Volcarona; porém, Tyranitar deve ser mantido saudável para escapar do OHKO de +1 Giga Drain de Volcarona e conseguir nocauteá-la de volta com Stone Edge. Por um fio, Tyranitar é capaz de aguentar um Giga Drain de Volcarona +1 mesmo sem sandstorm ativo.

Opções de Equipe

Os melhores parceiros de Tyranitar são os que apreciam sua habilidade de prender seus checks e counters com Pursuit. Mega Charizard Y, Keldeo e outros special attackers pressionam oponentes em conjunto com Choice Band Tyranitar, visto que seus checks comuns como Chansey e Assault Vest Tornadus-T são obliterados pelos moves STAB de Tyranitar ou enfraquecidos por Pursuit. Pressionando adversários bulky como Landorus-T, Tyranitar pode fornecer oportunidades de setup para parceiros como Mega Mawile e Zygarde. Tyranitar sofre contra Fighting-types e ameaças ofensivas rápidas como Keldeo e Garchomp; usar Tyranitar junto de fortes Flying-, Psychic-, (remover vírgula) e Fairy-(remover espaço)types fortes pode pressioná-los. Boas opções incluem Tapu Fini, Latios, Tornadus-T e Tapu Lele. Switch-ins de Earthquake como Rotom-W, Landorus-T e Tangrowth são muito importantes pois cobrem a fraqueza de Tyranitar a Ground. Excadrill aprecia o sandstorm, que o permite a possibilidade de seu um sweep graças à a Sand Rush. Mega Garchomp, que também aprecia sand, forma um core ofensivo poderoso com Tyranitar. Notavelmente, ambos fortemente pressionam Landorus-T.

[SET]
name: Stealth Rock
move1: Stealth Rock
move2: Pursuit
move3: Stone Edge
move4: Fire Punch / Earthquake
item: Tyranitarite
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 168 HP / 252 Atk / 88 Spe

Moves

Stealth Rock fornece dano consistente no oponente e Mega Tyranitar consegue utilizá-lo com consistência devido a seu bom bulk e sua capacidade de fazer trap a de prender Pokémon com Defog como Latios e Latias em campo. Pursuit pode fazer trap a consegue prender ameaças como Gengar, Mega Alakazam, Latios, Latias e Tapu Lele preso por um bloqueada por um item Choice, permitindo que Mega Tyranitar consiga nocauteá-los. Stone Edge é o STAB mais forte de Mega Tyranitar e a falta de uma resistência a moves Rock-type no time adversário pode permiti-lo causar muito dano a vários Pokémon. Fire Punch é usado para atingir Mega Scizor, Ferrothorn, Kartana, Skarmory e Celesteela, enquanto mantém a habilidade de atingir Mega Mawile e Magearna. Earthquake pode ser usado para causar mais dano a Toxapex, Mega Mawile, Heatran e Magearna. Ice Punch pode surpreender Landorus-T em uma switch-in (remover hífen) e conseguir um 2HKO.

Detalhes do Set

Tyranitarite possibilita a Mega Evolução de Tyranitar. Os 252 EVs em Attack em conjunto com a nature Adamant permitem que Tyranitar seja o mais forte possível. 88 EVs em Speed permitem que Mega Tyranitar ultrapasse Mega Mawile, e o resto dos EVs são distribuídos em HP para tornar Mega Tyranitar o mais bulky possível. Sand Stream aumenta a Special Defense de Mega Tyranitar. Uma spread distribuição de EVs alternativa para Stealth Rock Mega Tyranitar seria 248 HP / 84 Atk / 68 Def / 64 SpA / 12 SpD / 32 Spe com a nature Sassy e Ice Beam. Possui EVs em Speed suficientes para ultrapassar Magearna e Alomomola, EVs em Defense suficientes para aguentar Sacred Sword de Kartana se tiver com o HP cheio, (remover vírgula) e Special Defense suficiente para sobreviver a um Focus Blast de Mega Alakazam. Em geral, o grande bulk de Tyranitar lhe o permite fazer pivot para muitas ameaças durante uma partida. Possui EVs em Special Attack suficientes para um OHKO em Landorus-T ofensivo com Ice Beam, e o bulk adicional torna necessário o uso de Ice Beam no lugar de Ice Punch para atrair e matar (nunca use matar) derrotar Landorus-T defensivo.

Dicas de Uso

Tente entrar com trazer Mega Tyranitar ao campo o mais rápido possível para colocar Stealth Rock em campo, forçando a entrada uma switch in de usuários de Defog comuns que sofrem trap de são presos em campo graças a Pursuit. Depois de colocar Stealth Rock, use Mega Tyranitar para quebrar abrir buracos nas defesas adversárias. Use Pursuit em uma switch previsto se for mais benéfico que colocar Stealth Rock ou atacar. Também use Pursuit contra Mega Alakazam, Latios, Latias ou Gengar para garantir que Mega Tyranitar consiga o KO neles. Mega Tyranitar pode fazer switch in a em Pokémon como Kyurem-B e Mega Charizard X devido ao seu bulk adicional depois de sua Mega Evolução.

Opções de Equipe

Keldeo é um ótimo parceiro porque Mega Tyranitar faz trap em consegue prender Psychic- e Ghost- types, que são switch-ins comuns para Keldeo. Pokémon que podem fazer switch-in (remover hífen) em Ground-types pode ajudar ajudam bastante Mega Tyranitar, (adicionar vírgula) pois ele é fraco a ataques Ground-types Ground-type; Pokémon como Celesteela, Landorus-T, Tangrowth e Tapu Bulu funcionam bem contra Ground-types. Tapu Bulu pode fazer switch in em ataques Water- e Fighting-type pois é resistente a ambos os tipos e pode ajudar Mega Tyranitar lhe dando-lhe recovery passivo e cortando pela metade o dano de um Earthquake adversário; porém, enfraquece o Earthquake do próprio Mega Tyranitar também. Choice Scarf Landorus-T, Tapu Koko e Rotom-W podem trazer Mega Tyranitar com Volt Switch ou U-Turn, lhe dando-lhe momentum e um turno livre para colocar Stealth Rock. Tapu Koko é um ótimo parceiro para variantes com Fire Punch, pois Fire Punch destrói Grass-types comuns que cruzam o caminho de Tapu Koko como Ferrothorn. Rotom-W especialmente funciona bem pois chama visto que atrai Latios e Latias, que então sofrem trap pelo são presos pelo Pursuit de Mega Tyranitar. Pokémon que destrói Grass-types desagradáveis como Heatran, Kyurem-B, Volcarona e Flyinium Z Landorus-T podem ajudar Mega Tyranitar e seus parceiros de VoltTurn.

[SET]
name: Dragon Dance
move1: Dragon Dance
move2: Stone Edge
move3: Ice Punch
move4: Fire Punch / Earthquake
item: Tyranitarite
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O poder de Mega Tyranitar, bulk impressionante e dificuldade de sofrer revenge kill o tornam um bom usuário de Dragon Dance, sendo melhor que o Tyranitar regular nessa função devido à sua maior Speed e maiores defesas. Stone Edge é o STAB mais potente de Mega Tyranitar e atinge muito do metagame por com dano neutro. Ice Punch é usado para atingir Pokémon que seriam checks como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. O último moveslot pode conter Fire Punch ou Earthquake. Fire Punch pune Ferrothorn e Scizor e previne o risco de errar Stone Edge contra outros Steel-types. Earthquake permite que derrote Bisharp, Mageanra Magearna e Mega Mawile com mais facilidade. Também consegue um 2HKO em Toxapex sem um boost e bate em Keldeo com dano neutro.

Detalhes do Set

Mega Tyranitar usa máximo investimento máximo em Attack e Speed com a nature Jolly para aproveitar ao máximo de extremo sua base 164 Attack enquanto ultrapassa Pokémon com nature neutra ou positiva em Speed de base 70 como Bisharp, Magearna, SubCoil Zygarde e Garchomp defensivo. Sand Stream é a melhor ability porque aumenta a Special Defense de Tyranitar antes da Mega Evolução, permitindo que receba golpes special mais facilmente enquanto realiza o setup.

Dicas de Uso

Mega Tyranitar é melhor usado no mid- ou no late-game como sweeper, pois sua longevidade pode ser encurtada pelo dano sofrido enquanto realiza o setup e o sweep. Antes de fazer o setup, é importante garantir que seus checks, como revenge killers e Pokémon que resistem à sua coverage, são sejam removidos ou sofram dano necessário para que Mega Tyranitar consiga o OHKO mais facilmente. Fazer um setup contra times ofensivos pode ser difícil, portanto é melhor trazer Tyranitar a campo contra algo que ele normalmente forçaria um switch-out a sair de campo, como Latios, Heatran ou Tapu Lele preso por presa a um item Choice, (adicionar vírgula) e então Mega Evoluir e usar Dragon Dance. Blefar um item diferente, como Choice Band, pode simplificar esse processo. Equipes mais bulky podem ser derrotadas por Mega Tyranitar uma vez que seus checks forem enfraquecidos o suficiente. Contra times baseados em weather, é melhor não mega evoluir o Tyranitar de primeira ao invés de fazer um setup no early-game (adicionar hífen), pois pode trazer sandstorm repetidamente para previnir prevenir que sweepers adversários sejam tornem-se mais perigosos.

Opções de Equipe

A presença de Tyranitar antes de sua Mega Evolução pode pressionar oponentes para fazendo-os hesitar em colocar Pokémon fracos a Pursuit em campo, habilitando que você jogue agressivamente. Porém, sua abundância de fraquezas e sua grande necessidade de dano anterior para conseguir um sweep significam que Tyranitar tem dificuldade de funcionar como um attacker atacante sozinho e requer muito apoio de seus companheiros. Tapu Fini fornece resistência a ataques Fighting- e Water-type e mantém times mais bulky pressionados com a combinação de Taunt e Nature's Madness. Também mantém Mega Tyranitar seguro contra status graças a Misty Terrain. Ferrothorn pode colocar Stealth Rock e Spikes no campo para ajudar a enfraquecer inimigos enquanto faz check a Water- e Fairy-types para Tyranitar, mas compartilha uma fraqueza a Fighting-type com Tyranitar. Landorus-T é um ótimo parceiro, pois resiste Fighting e é imune a Ground, inflinge inflige dano com Rocky Helmet e pode fazer pivot para Tyranitar com U-Turn. Dragon Dance Zygarde é notável pois pode atrair e nocautear Tangrowth ou Mega Scizor com Dragonium Z e Groundium Z, respectivamente. Apoio Suporte de dual screens permite que Mega Tyranitar faça um setup em fortes ameaças como Landorus-T ofensivo pois incrementam eleva seu alto bulk natural e o levam a níveis incríveis. Tapu Koko e Azelf são capazes de usar as screens em OU.

Outras Opções

Um Tyranitar de supporter suporte, mesmo sendo geralmente ineficaz em OU, carrega Stone Edge, Ice Beam, Stealth Rock e Pursuit. É usado para colocar Stealth Rock, atrair e nocautear outros leads como Garchomp e Landorus-T e prender Pokémon como Latios com Pursuit. Aqua Tail, ainda que seja uma opção inferior a outros moves de coverage, permite que Tyranitar golpeie Ground-types mais bulky, notavelmente Hippowdon.

Checks e Counters

Fighting-types: Keldeo, Mega Lopunny, Mega Heracross, Mega Medicham e outros Fighting-types podem ultrapassar Tyranitar e nocauteá-lo com seus ataques STAB enquanto resistem aos moves STAB de Tyranitar. Quando usam Choice Scarf, esses Pokémon conseguem ultrapassar e dar OHKO em +1 Mega Tyranitar.

Coverage Super-Efetiva (remover hífen): Focus Blast de Alakazam, Gengar e Mega Charizard Y;, (remover ponto e vírgula e adicionar vírgula) Superpower de Tornadus-T; (remover ponto e vírgula)) e Low Kick de Greninja punem a fraqueza massiva a Fighting de Tyranitar. Pokémon que Tyranitar normalmente faz check como Heatran e Latios podem causar um dano super efetivo com Earth Power e Surf, respectivamente.

Ground-types: Landorus-T defensivo aguenta bem até ataques potencializados por Choice Band e bate em Tyranitar super efetivamente com U-Turn ou Earthquake STAB. Também pode usar Stealth Rock enquanto Tyranitar é forçado a sair de cena um switch-out. Landorus-T ofensivo simplesmente ultrapassa Tyranitar e consegue o OHKO com Earthquake. Hippodown aguenta facilmente os golpes de Tyranitar e pode colocar Stealth Rock ou ameaçar Tyranitar com Earthquake. Zygarde pode usar Thousand Arrows livremente contra Tyranitar. Esses Pokémon são apenas ameaçados por coverage Ice-type.

Fairy-types: Tapu Bulu, Tapu Lele, Magearna, Mega Diancie, Mega Mawile e outros Fairy-type não podem fazer uma switch-in (remover hífen) seguro segura contra sets ofensivos de Tyranitar pois sofrem muito dano de Stone Edge, mas ultrapassam e derrotam Tyranitar com seus ataques STAB.

Steel-types: Alguns Steel-types resistem a ambos os moves STAB de Tyranitar, enquanto outros são simplesmente bulky o suficiente e resistem a Stone Edge. Skarmory, Ferrothorn, Mega Scizor e Jirachi podem fazer check a Tyranitar. Porém, Jirachi precisa de um flinch com Iron Head ou cairá para Crunch. Mega Scizor consegue um revenge kill em Mega Tyranitar com boosts com Bullet Punch.

Water-types: Keldeo, Greninja, Gyarados e outros Water-types ofensivos podem eliminar Tyanitar com seus ataques STAB. Water-types mais bulky, como Toxapex e Rotom-W, podem aguentar um golpe de Tyranitar e fazer pivot ou ameaçá-lo com um burn.


[SET]
name: Choice Scarf
move1: Stone Edge
move2: Crunch
move3: Pursuit
move4: Earthquake / Superpower
item: Choice Scarf
ability: Sand Stream
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Stone Edge permite que Tyranitar pressione Zapdos, Kyurem-B, Mega Pinsir, Gyarados regular, Mega Charizard X e Mega Charizard Y enquanto desencoraja Tornadus-T de remover hazards. Crunch possibilita que a Tyranitar lide lidar com ameaças que Stone Edge não consegue, como Mega Latios, Mega Latias, (remover vírgula) e Reuniclus, enquanto causa um dano respeitável a Mega Medicham e Gastrodon e é o move Dark-type STAB mais seguro que Tyranitar tem. Pursuit é um dos moves mais importantes do set, pois tem a mesma Base Power que Crunch em uma switch, conseguindo OHKO em Mega Latios depois de Stealth Rock e dando dano em incapacitando outros usuários de itens Choice presos em moves inofensivos, como Choice Specs Tapu Lele preso presa em moves Psychic-type ou Magnezone preso em Hidden Power Fire. O ultimo move é o único customizável dependendo das necessidades da equipe. Earthquake tem a habilidade de nocautear Heatran e Magnezone e ser de conseguir um 2HKO em Magearna e Mega Mawile. Superpower consegue o OHKO em um Tyranitar adversário e em Kartana depois de Stealth Rock e uma camada layer de Spikes, um 2HKO em Ferrothorn depois do dano de Stealth Rock e um 2HKO em Heatran. Fire Punch é uma opção de nicho para atingir Steel-types que não se preocupam com Earthquake ou Superpower, como Celesteela e Mega Scizor, e garantir o OHKO contra Kartana.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack, 252 EVs em Speed e uma nature Jolly são usados para ser o mais forte e rápido possível. Choice Scarf é usado para ultrapassar Pokémon como Mega Latios, Mega Pinsir, Mega Charizard X sem boosts e Mega Charizard Y. Sand Stream é a melhor ability pois aumenta a Special Defense de Tyranitar e provê dano extra em Pokémon adversários.

Dicas de Uso

Considerando a grande quantidade de resistências de Tyranitar e seu enorme bulk, fazer pivot em moves que Tyranitar ele resiste ou possui imunidade, como Magma Storm para (acho que o for no original foi um erro) de Heatran e Psychic de Mega Latios, é benéfico, pois pode conseguir um OHKO nesses inimigos depois de Stealth Rock, (remover vírgula) ou aplicar causar dano residual com Pursuit. Porém, (adicionar vírgula) tenha cuidado com Corkscrew Crash de Heatran e Earthquake de Mega Latios, pois o primeiro consegue um OHKO em Tyranitar no na switch e o último um 2HKO. Colocar entry hazards o mais rápido possível é muito benéfico para esse set, pois o dano causado por eles pode garantir o OHKO em alguns de seus alvos, como Stone Edge contra Hoopa-U e Crunch contra Mega Latios. Além disso, o dano residual pode ser usado para punir switch-ins que resistem aos moves de Tyranitar, tornando-os tornando-as menos seguros seguras a longo prazo. Tente deixar os Pokémon que deseja eliminar no alcance de Pursuit sem boost, visto que Tyranitar eliminará o alvo mesmo se continuar no campo. Isso também evita que Tyranitar use um move que encerre seu momentum caso o alvo saia de campo, como Earthquake contra Flying-types e Crunch contra Fairy-types

Opções de Equipe

Mesmo dividindo uma fraqueza a Water-type, Gliscor encaixa-se bem com Choice Scarf Tyranitar, (adicionar vírgula) pois Tyranitar elimina dois dos melhores checks de Gliscor,: (remover vírgula e adicionar dois pontos) Mega Latios e Mega Latias. Em troca, Gliscor pode fazer pivô pivot e lidar com Landorus-T e Toxapex, dois Pokémon que lidam com ameaçam Tyranitar dando-lhe OHKO com Earthquake ou ameaçando-o com um burn de Scald, respectivamente. Clefable possui a habilidade de fazer switch-in (remover o hífen e deixar o espaço, vi que na outra parte quando eu falei para remover o hífen você deixou tudo junto, então arruma isso também por favor) em Mega Medicham e Hawlucha e provê HP ao Tyranitar com Wish, tornando-o mais durável ao longo da partida. Também pode usar Thunder Wave em Pokémon problemáticos como Greninja e Mega Alakazam, permitindo que Tyranitar ultrapasse-os e consiga um OHKO em ambos. Ferrothorn pode ser usado para fazer pivô pivot em Ash-Greninja e provê uma forma de recovery em Leech Seed e dano residual com Spikes, enquanto Tyranitar faz pivô pivot na maioria das respostas a (sem crase) Ferrothorn, como Heatran. Toxapex também ajuda Tyranitar colocando Toixc Spikes para punir switch-ins, aguentando golpes de Water-types poderosos como Greninja e Keldeo, e fazendo wall a Mega Scizor e Volcarona sem Psychium Z. Em troca, Toxapex aprecia a habilidade de Tyranitar de lidar com Zapdos e Psychic-types como Tapu Lele, Mega Latias e Mega Latios.
 
Last edited:

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Notas:
- Atente-se em não deixar de traduzir certas palavras; adequações são necessárias por vezes, mas ainda assim é importante que seja fiel ao original.
- Certifique-se de usar pronomes no início de períodos que continuam abordando a mesma ideia anterior, caso seja necessário.
- Valorize o uso de mais conjunções causais além de "pois" e "porque".
Adicionar
Remover
(Comentários)

Visão Geral

O alto Attack de Tyranitar combinado a seus fortes moves STAB em Stone Edge e Crunch o tornam um wallbreaker temível. Um Pursuit poderoso fortalecido por STAB permite que Tyranitar seja um dos trappers mais ameaçadores de OU. Tyranitar Ele usa seu bulk sólido e tipagem única para fazer check a Pokémon como Latios, Alolan Marowak, Tapu Lele presa a um item Choice e Volcarona. Sand Stream também é notável pois permite por permitir que Tyranitar ajude sweepers como Excadrill e Mega Garchomp. Por fim, Mega Tyranitar pode se aproveitar do aumento de seu enorme bulk e Speed para fazer setup com Dragon Dance ou fazer check a ameaças perigosas como BoltBeam Magearna, Kyurem-B e Heatran. Infelizmente, Tyranitar é prejudicado por sua tipagem (repetição) combinação de tipos Rock / Dark, que a qual o deixa vulnerável a muitos dos tipos ofensivos comuns em OU como Fighting, Ground e Water. Seus ataques STAB também não são bons contra Mega Mawile, Magearna e Landorus-T. Outro problema é a sua Speed baixa, fazendo-o ser forçado a realizar uma switch contra ameaças mais rápidas.

[SET]
name: Choice Band
move1: Stone Edge
move2: Crunch
move3: Pursuit
move4: Earthquake / Fire Punch
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 8 HP / 252 Atk / 44 SpD / 204 Spe


Moves

Stone Edge é o golpe mais utilizável do set, atingindo até Pokémon resistentes a Rock com dano massivo. A falta de boas switch-ins no metagame para moves Rock-type fortes potencializa a eficiência do set. Crunch é o STAB secundário e atinge muitas ameaças neutralmente, tornando ainda mais difícil fazer uma switch in segura em Tyranitar. Pursuit faz de Tyranitar um trapper temível, pois qualquer alvo fraco a Dark ou neutro e com menos bulk será fortemente ferido ou nocauteado se for pego tentando sair de campo. Alvos notáveis incluem Latios, Alolan Marowak e Tapu Lele presa a um item Choice. O último moveslot é flexível. Earthquake permite que Tyranitar derrote certos Pokémon resistentes a seus ataques STAB, como Mega Mawile, Magearna e Bisharp, enquanto Superpower pode ser usado para atingir Steel-types e carrega uma chance alta de conseguir OHKO em Chansey após dano de Stealth Rock. Ice Punch destrói switch-ins comuns como Landorus-T, Garchomp e Zygarde. Fire Punch atinge causa mais dano a Mega Scizor e Ferrothorn mais forte que qualquer outra opção de coverage e conserva a habilidade capacidade de golpear Mega Mawile e Magearna super(adicionar espaço)efetivamente, mas tenha em mente que Stone Edge neutro bate tão forte quanto um Fire Punch super efetivo.

Detalhes do Set

O investimento em HP e Special Defense permite que Tyranitar não sofra OHKO de +1 Bug Buzz de Volcarona caso esteja com HP cheio. Investimento máximo em Attack e uma nature Adamant maximiza seu potencial de passar pelas defesas adversárias. O resto dos EVs são distribuídos em Speed para ultrapassar Pokémon defensivos como Clefable e Skarmory. Contudo, Tyranitar pode optar por menos Speed e atingir apenas algumas referências; por exemplo, 76 EVs em Speed são suficientes para ultrapassar Pokémon com base 70 Speed sem investimento como Skarmory e Mantine, enquanto 156 EVs em Speed ultrapassam Pokémon com base 80 Speed sem investimento como Mega Venusaur. Alternativamente, Tyranitar pode usar uma nature Jolly com investimento máximo em Attack e Speed para ultrapassar Pokémon com base 100 Speed sem investimento. Choice Band deixa Tyranitar extremamente poderoso, visto que sua combinação de STABs é muito difícil de realizar uma switch in contra, tanto para times ofensivos como defensivos. Porém, isso vem com o custo de prender Tyranitar em um move. Sand Stream aumenta a sua Special Defense de Tyranitar e o ajuda a fazer switch in em special attackers mais facilmente. Parceiros que conseguem um sweep sob sandstorm também a apreciam.

Dicas de Uso

Choice Band Tyranitar deve ser usado como wallbreaker devido ao dano incrível que pode aplicar com Crunch e Stone Edge. Como se trata de um move situacional, Pursuit não deve ser usado frequentemente. Os oponentes costumam ficar inseguros para trazer alvos de Pursuit ao campo por medo de eles serem presos em campo, portanto, a mera presença de Tyranitar na partida pressiona oponentes a manter o momentum a seu favor. O bulk altíssimo de Tyranitar o ajuda a ser check de special attackers fortes como Latios, Tapu Koko e Volcarona; porém, Tyranitar deve ser mantido saudável para escapar do OHKO KO de +1 Giga Drain de Volcarona e conseguir nocauteá-la de volta com Stone Edge. Por um fio, Tyranitar é capaz de aguentar um Giga Drain de Volcarona +1 mesmo sem sandstorm ativo.

Opções de Equipe

Os melhores parceiros de Tyranitar são os que apreciam sua habilidade de prender seus checks e counters com Pursuit. Mega Charizard Y, Keldeo e outros special attackers pressionam oponentes em conjunto com Choice Band Tyranitar, visto que seus checks comuns como Chansey e Assault Vest Tornadus-T são obliterados pelos moves STAB de Tyranitar ou enfraquecidos por Pursuit. Pressionando Ao pressionar adversários bulky como Landorus-T, Tyranitar pode fornecer oportunidades de setup para parceiros como Mega Mawile e Zygarde. Tyranitar sofre contra Fighting-types e ameaças ofensivas rápidas como Keldeo e Garchomp; pode-se usá-lo Tyranitar junto de Flying-, Psychic- e Fairy-types fortes que podem ameaçar esses Pokémon pressioná-los (construção para evitar repetição de pressionar). Boas opções incluem Tapu Fini, Latios, Tornadus-T e Tapu Lele. Switch-ins de Earthquake como Rotom-W, Landorus-T e Tangrowth são muito importantes, (adicionar vírgula) já que cobrem a fraqueza de Tyranitar a Ground. Excadrill aprecia sandstorm, que o a qual lhe dá a possibilidade de um sweep graças a Sand Rush. Mega Garchomp, que também aprecia sand, forma um core ofensivo poderoso com Tyranitar. Notavelmente, ambos fortemente pressionam bastante Landorus-T.

[SET]
name: Stealth Rock
move1: Stealth Rock
move2: Pursuit
move3: Stone Edge
move4: Fire Punch / Earthquake
item: Tyranitarite
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 168 HP / 252 Atk / 88 Spe


Moves

Stealth Rock fornece dano consistente no oponente e Mega Tyranitar consegue utilizá-lo com consistência eficiência devido a seu bom bulk e sua capacidade de de prender Pokémon com usuários de Defog como Latios e Latias em campo. Pursuit consegue prender ameaças como Gengar, Mega Alakazam, Latios, Latias e Tapu Lele bloqueada por um item Choice, permitindo que Mega Tyranitar consiga nocauteá-los. Stone Edge é o STAB mais forte de Mega Tyranitar e a falta de uma resistência a moves Rock-type no time adversário pode permiti-lo causar muito dano a vários Pokémon. Fire Punch é usado para atingir Mega Scizor, Ferrothorn, Kartana, Skarmory e Celesteela, enquanto mantém a habilidade capacidade de atingir Mega Mawile e Magearna. Earthquake pode ser usado para causar mais dano a Toxapex, Mega Mawile, Heatran e Magearna. Ice Punch pode surpreender Landorus-T em uma switch in e conseguir um 2HKO.

Detalhes do Set

Tyranitarite possibilita a Mega Evolução de Tyranitar. Os 252 EVs em Attack em conjunto junto a uma nature Adamant permitem que Tyranitar seja o mais forte possível. 88 EVs em Speed permitem que Mega Tyranitar ultrapasse Mega Mawile, e o resto dos EVs são distribuídos em HP para tornar Mega Tyranitar o mais bulky possível. Sand Stream aumenta a Special Defense de Mega Tyranitar. Uma distribuição de EVs alternativa para Stealth Rock Mega Tyranitar seria 248 HP / 84 Atk / 68 Def / 64 SpA / 12 SpD / 32 Spe com a nature Sassy e Ice Beam. Essa distribução garante (o uso do pronome melhora o entendimento da frase, valorize-o) Possui EVs em Speed suficientes para ultrapassar Magearna e Alomomola, EVs em Defense suficientes para aguentar Sacred Sword de Kartana se tiver com o HP cheio e Special Defense suficiente para sobreviver a um Focus Blast de Mega Alakazam. Em geral, o grande bulk de Tyranitar lhe permite fazer pivot para muitas ameaças durante uma partida. Ele possui EVs em Special Attack suficientes para um OHKO em Landorus-T ofensivo com Ice Beam, e o bulk adicional torna necessário o uso de Ice Beam no lugar de Ice Punch para atrair e derrotar Landorus-T defensivo.

Dicas de Uso

Tente trazer Mega Tyranitar ao campo o mais rápido possível para colocar Stealth Rock, forçando uma switch in de usuários de Defog comuns que são presos em campo graças a Pursuit. Depois de colocar Stealth Rock, use Mega Tyranitar para abrir buracos nas defesas adversárias. Use Pursuit em uma switch prevista se isso for mais benéfico que colocar Stealth Rock ou atacar diretamente. Use Pursuit também contra Mega Alakazam, Latios, Latias ou Gengar para garantir que Mega Tyranitar consiga o KO neles eliminá-los. Mega Tyranitar pode fazer switch in em Pokémon como Kyurem-B e Mega Charizard X devido ao seu bulk adicional depois de sua Mega Evolução.

Opções de Equipe

Keldeo é um ótimo parceiro porque Mega Tyranitar consegue prender Psychic- e Ghost- types, que são switch-ins comuns para Keldeo. Pokémon que podem fazer switch in em Ground-types ajudam bastante Mega Tyranitar, visto que ele é fraco a ataques Ground-type desse tipo; Pokémon como Celesteela, Landorus-T, Tangrowth e Tapu Bulu funcionam bem contra Ground-types. Tapu Bulu pode fazer switch in em ataques Water- e Fighting-type, pois é resistente a ambos os tipos e pode ajudar Mega Tyranitar dando-lhe recovery passivo e cortando pela metade o dano de um Earthquake adversário; porém, o terrain também enfraquece o Earthquake do próprio Mega Tyranitar. Choice Scarf Landorus-T, Tapu Koko e Rotom-W podem trazer Mega Tyranitar com Volt Switch ou U-Turn, dando-lhe momentum e um turno livre para colocar Stealth Rock. Tapu Koko é um ótimo parceiro para variantes com Fire Punch, já que Fire Punch esse move destrói Grass-types comuns que cruzam o caminho de Tapu Koko como Ferrothorn. Rotom-W funciona especialmente bem visto que atrai por atrair Latios e Latias, que então são presos pelo Pursuit de Mega Tyranitar. Pokémon que destrói destroem Grass-types desagradáveis como Heatran, Kyurem-B, Volcarona e Flyinium Z Landorus-T podem ajudar Mega Tyranitar e seus parceiros de VoltTurn.

[SET]
name: Dragon Dance
move1: Dragon Dance
move2: Stone Edge
move3: Ice Punch
move4: Fire Punch / Earthquake
item: Tyranitarite
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe


Moves

O poder de Mega Tyranitar, bulk impressionante e dificuldade de sofrer revenge kill o tornam um bom usuário de Dragon Dance, sendo melhor que o Tyranitar regular nessa função devido à sua maior Speed e maiores defesas superiores. Stone Edge é o STAB mais potente de Mega Tyranitar e atinge muito grande parte do metagame com dano neutro. Ice Punch é usado para atingir Pokémon que seriam checks como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. O último moveslot pode conter Fire Punch ou Earthquake. Fire Punch pune Ferrothorn e Scizor e previne o risco de errar Stone Edge contra outros Steel-types. Earthquake permite que derrote Bisharp, Magearna e Mega Mawile com mais facilidade. Adicionalmente, ele também consegue um 2HKO em Toxapex sem um boost e bate em Keldeo com dano neutro.

Detalhes do Set

Mega Tyranitar usa investimento máximo em Attack e Speed com a nature Jolly para aproveitar ao extremo seus 164 de base Attack enquanto ultrapassa Pokémon cm nature neutra ou positiva em Speed de base 70 70 de base Speed como Bisharp, Magearna, SubCoil Zygarde e Garchomp defensivo. Sand Stream é a melhor ability porque por aumentar a Special Defense de Tyranitar antes da Mega Evolução, permitindo-lhe receber que receba golpes special mais facilmente enquanto realiza o setup.

Dicas de Uso

Mega Tyranitar é melhor usado no mid- ou no late-game como sweeper, pois sua longevidade pode ser encurtada pelo dano sofrido enquanto realiza o setup e o sweep. Antes de fazer o setup, é importante garantir que seus checks, como revenge killers e Pokémon que resistem à sua coverage, sejam removidos ou sofram dano necessároio para que Mega Tyranitar consiga o OHKOs mais facilmente. Fazer um setup contra times ofensivos pode ser difícil, portanto é melhor trazer Tyranitar a campo contra algo que ele normalmente forçaria a sair de campo, como Latios, Heatran ou Tapu Lele presa a um item Choice, e então Mega Evoluir e usar Dragon Dance. Blefar um item diferente, como Choice Band, pode simplificar esse processo. Equipes mais bulky podem ser derrotadas por Mega Tyranitar uma vez que seus checks forem enfraquecidos o suficiente. Contra times baseados em weather, é melhor não Mega Evoluir Tyranitar de primeira em vez de perdê-lo ao fazer um setup no early-game, pois ele pode trazer sandstorm repetidamente para prevenir que sweepers de weather adversários tornem-se mais perigosos.

Opções de Equipe

A presença de Tyranitar antes de sua Mega Evolução pode pressionar oponentes fazendo-os hesitar em colocar Pokémon fracos a Pursuit em campo, habilitando que você jogue agressivamente. Porém, sua abundância de fraquezas e sua grande necessidade de dano anterior prévio para conseguir um sweep significam que Tyranitar tem dificuldade de em funcionar como um atacante sozinho autossuficiente e requer muito apoio de seus companheiros. Tapu Fini fornece resistência a ataques Fighting- e Water-type e mantém times mais bulky pressionados com a combinação de Taunt e Nature's Madness. Ela também mantém Mega Tyranitar seguro contra status graças a Misty Terrain. Ferrothorn pode colocar Stealth Rock e Spikes no campo para ajudar a enfraquecer inimigos enquanto faz check a Water- e Fairy-types para Tyranitar, mas ambos compartilham uma fraqueza a Fighting-type com. Landorus-T é um ótimo parceiro, pois resiste Fighting e é imune a Ground, inflige dano com Rocky Helmet e pode fazer pivot para Tyranitar com U-Turn. Dragon Dance Zygarde é notável, visto que pois pode atrair e nocautear Tangrowth ou Mega Scizor com Dragonium Z e Groundium Z, respectivamente. Suporte de dual screens permite que Mega Tyranitar faça um setup em fortes ameaças como Landorus-T ofensivo pois ao elevar seu alto bulk natural a níveis incríveis. Tapu Koko e Azelf são capazes de usar screens em OU.

[SET]
name: Choice Scarf
move1: Stone Edge
move2: Crunch
move3: Pursuit
move4: Earthquake / Superpower
item: Choice Scarf
ability: Sand Stream
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe


Moves

Stone Edge permite que Tyranitar pressione Zapdos, Kyurem-B, Mega Pinsir, Gyarados regular, Mega Charizard X e Mega Charizard Y enquanto desencoraja Tornadus-T de remover hazards. Crunch possibilita a Tyranitar lidar com ameaças que Stone Edge não consegue, como Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus, enquanto causa um dano respeitável a Mega Medicham e Gastrodon e é o move Dark-type STAB mais seguro que Tyranitar tem. Pursuit é um dos moves mais importantes do set, pois já que tem a mesma Base Power que Crunch em uma switch, conseguindo OHKO em Mega Latios depois de Stealth Rock e incapacitando outros usuários de itens Choice presos em moves inofensivos, como Choice Specs Tapu Lele presa em moves Psychic-type ou Magnezone preso em Hidden Power Fire. O último move é o único customizável dependendo das necessidades da equipe. Earthquake tem a habilidade capacidade de nocautear Heatran e Magnezone e de conseguir um 2HKO em Magearna e Mega Mawile. Superpower consegue o OHKO em um Tyranitar adversário e em Kartana depois de Stealth Rock e uma camada de Spikes, um 2HKO em Ferrothorn depois do dano de Stealth Rock e um 2HKO em Heatran. Fire Punch é uma opção de nicho para atingir Steel-types que não se preocupam com são incomodados por Earthquake ou Superpower, como Celesteela e Mega Scizor, além de garantir o OHKO contra Kartana.

Detalhes do Set

252 EVs em Attack, 252 EVs em Speed e uma nature Jolly são usados para ser o mais forte e rápido possível. Choice Scarf é usado para ultrapassar Pokémon como Mega Latios, Mega Pinsir, Mega Charizard X sem boosts e Mega Charizard Y. Sand Stream é a melhor ability, (adicionar vírgula) pois uma vez que aumenta a Special Defense de Tyranitar e provê dano extra em Pokémon adversários.

Dicas de Uso

Considerando a grande quantidade de resistências de Tyranitar e seu enorme bulk, fazer pivot em moves que ele resiste ou possui imunidade, como Magma Storm de Heatran e Psychic de Mega Latios, é benéfico, pois já que pode conseguir um OHKO nesses inimigos depois de Stealth Rock ou causar dano residual com Pursuit. Entretanto, tenha cuidado com Corkscrew Crash de Heatran e Earthquake de Mega Latios, pois o primeiro consegue um OHKO em Tyranitar na switch e o último um 2HKO. Colocar entry hazards o mais rápido possível é muito benéfico para esse set, uma vez que o dano causado por eles pode garantir o OHKO em alguns de seus alvos, como Stone Edge contra Hoopa-U e Crunch contra Mega Latios. Além disso, o dano residual pode ser usado para punir switch-ins que resistem aos moves de Tyranitar, tornando-as menos seguras a longo prazo. Tente deixar os Pokémon que deseja eliminar no alcance de vulneráveis a Pursuit sem boost, visto que Tyranitar eliminará o alvo mesmo se continuar no campo. Isso também evita que Tyranitar use um move que encerre seu momentum caso o alvo saia de campo, como Earthquake contra Flying-types e Crunch contra Fairy-types.

Opções de Equipe

Mesmo dividindo uma fraqueza a Water-type, Gliscor encaixa-se bem com Choice Scarf Tyranitar, pois Tyranitar elimina dois dos melhores checks de Gliscor: Mega Latios e Mega Latias. Em troca, Gliscor pode fazer pivot e lidar com Landorus-T e Toxapex, dois Pokémon que ameaçam Tyranitar dando-lhe OHKO com Earthquake ou ameaçando-o com um burn de Scald, respectivamente. Clefable possui a capacidade de fazer switch in em Mega Medicham e Hawlucha e provê HP a Tyranitar com Wish, tornando-o mais durável ao longo da partida. Ela também pode usar Thunder Wave em Pokémon problemáticos como Greninja e Mega Alakazam, permitindo que Tyranitar ultrapasse-os e consiga um OHKO em ambos. Ferrothorn pode ser usado para fazer pivot em Ash-Greninja e provê uma forma de recovery em Leech Seed e dano residual com Spikes, enquanto Tyranitar faz pivot na maioria das respostas de Ferrothorn, como Heatran. Toxapex também ajuda Tyranitar colocando Toixc Spikes para punir switch-ins, aguentando golpes de Water-types poderosos como Greninja e Keldeo, (remover vírgula) e fazendo wall a Mega Scizor e Volcarona sem Psychium Z. Em troca, Toxapex aprecia a habilidade de Tyranitar de lidar com Zapdos e Psychic-types como Tapu Lele, Mega Latias e Mega Latios.

Outras Opções

Um Tyranitar de suporte, mesmo sendo geralmente ineficaz em OU, carrega Stone Edge, Ice Beam, Stealth Rock e Pursuit. Ele é usado para colocar Stealth Rock, atrair e nocautear outros leads como Garchomp e Landorus-T e prender Pokémon como Latios com Pursuit. Aqua Tail, ainda que seja uma opção inferior a outros moves de coverage, permite que Tyranitar golpeie Ground-types mais bulky, notavelmente Hippowdon.

Checks e Counters

Fighting-types: Keldeo, Mega Lopunny, Mega Heracross, Mega Medicham e outros Fighting-types podem ultrapassar Tyranitar e nocauteá-lo com seus ataques STAB enquanto resistem aos moves STAB de Tyranitar. Quando usam Choice Scarf, esses Pokémon conseguem ultrapassar e dar OHKO em +1 Mega Tyranitar.

Coverage Super Efetiva: Focus Blast de Alakazam, Gengar e Mega Charizard Y, Superpower de Tornadus-T e Low Kick de Greninja punem Tyranitar em virtude da sua fraqueza massiva a Fighting. Pokémon que Tyranitar normalmente faz check como Heatran e Latios podem causar um dano super efetivo com Earth Power e Surf, respectivamente.

Ground-types: Landorus-T defensivo aguenta bem até ataques potencializados por Choice Band e bate em Tyranitar super efetivamente com U-Turn ou Earthquake STAB. Ele também pode usar Stealth Rock enquanto Tyranitar é forçado a sair de cena. Landorus-T ofensivo simplesmente ultrapassa Tyranitar e consegue o OHKO com Earthquake. Hippodown aguenta facilmente os golpes de Tyranitar e pode colocar Stealth Rock ou ameaçar Tyranitar com Earthquake. Zygarde pode usar Thousand Arrows livremente contra Tyranitar. Esses Pokémon são apenas ameaçados por coverage Ice-type.

Fairy-types: Tapu Bulu, Tapu Lele, Magearna, Mega Diancie, Mega Mawile e outros Fairy-type não podem fazer uma switch in segura contra sets ofensivos de Tyranitar pois sofrem muito dano de Stone Edge, mas ultrapassam e derrotam-no com seus ataques STAB.

Steel-types: Alguns Steel-types resistem a ambos os moves STAB de Tyranitar, enquanto outros são simplesmente bulky o suficiente e resistem a ou suportam Stone Edge. Skarmory, Ferrothorn, Mega Scizor e Jirachi podem fazer check a Tyranitar. Porém, Jirachi precisa de um flinch com Iron Head ou cairá para Crunch. Mega Scizor consegue um revenge kill em Mega Tyranitar no uso de Bullet Punch com boosts.

Water-types: Keldeo, Greninja, Gyarados e outros Water-types ofensivos podem eliminar Tyranitar com seus ataques STAB. Water-types mais bulky, como Toxapex e Rotom-W, podem aguentar um golpe de Tyranitar e fazer pivot ou ameaçá-lo com um burn.
 
HTML:
[title]
Tyranitar

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>O alto Attack de Tyranitar combinado a seus fortes moves STAB em Stone Edge e Crunch o tornam um wallbreaker tem&iacute;vel. Um Pursuit poderoso fortalecido por STAB permite que Tyranitar seja um dos trappers mais amea&ccedil;adores de OU. Ele usa seu bulk s&oacute;lido e tipagem &uacute;nica para fazer check a Pok&eacute;mon como Latios, Alolan Marowak, Tapu Lele presa a um item Choice e Volcarona. Sand Stream tamb&eacute;m &eacute; not&aacute;vel por permitir que Tyranitar ajude sweepers como Excadrill e Mega Garchomp. Por fim, Mega Tyranitar pode se aproveitar do aumento de seu enorme bulk e Speed para fazer setup com Dragon Dance ou fazer check a amea&ccedil;as perigosas como BoltBeam Magearna, Kyurem-B e Heatran. Infelizmente, Tyranitar &eacute; prejudicado por sua combina&ccedil;&atilde;o de tipos Rock / Dark, a qual o deixa vulner&aacute;vel a muitos tipos ofensivos comuns em OU como Fighting, Ground e Water. Seus ataques STAB tamb&eacute;m n&atilde;o s&atilde;o bons contra Mega Mawile, Magearna e Landorus-T. Outro problema &eacute; a sua Speed baixa, fazendo-o ser for&ccedil;ado a realizar uma switch contra amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Band</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Band</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Crunch</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sand Stream</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Pursuit</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Earthquake</span> / <span class="move-name">Fire Punch</span></td><td>EVs: <span class="ev">8 HP / 252 Atk / 44 SpD / 204 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
 
    <h3>Moves</h3>
    <p>Stone Edge &eacute; o golpe mais utiliz&aacute;vel do set, atingindo at&eacute; Pok&eacute;mon resistentes a Rock com dano massivo. A falta de boas switch-ins no metagame para moves Rock-type fortes potencializa a efici&ecirc;ncia do set. Crunch &eacute; o STAB secund&aacute;rio e atinge muitas amea&ccedil;as neutralmente, tornando ainda mais dif&iacute;cil fazer uma switch in segura em Tyranitar. Pursuit faz de Tyranitar um trapper tem&iacute;vel, pois qualquer alvo fraco a Dark ou neutro e com menos bulk ser&aacute; fortemente ferido ou nocauteado se for pego tentando sair de campo. Alvos not&aacute;veis incluem Latios, Alolan Marowak e Tapu Lele presa a um item Choice. O &uacute;ltimo moveslot &eacute; flex&iacute;vel. Earthquake permite que Tyranitar derrote certos Pok&eacute;mon resistentes a seus ataques STAB, como Mega Mawile, Magearna e Bisharp, enquanto Superpower pode ser usado para atingir Steel-types e carrega uma chance alta de conseguir OHKO em Chansey ap&oacute;s dano de Stealth Rock. Ice Punch destr&oacute;i switch-ins comuns como Landorus-T, Garchomp e Zygarde. Fire Punch causa mais dano a Mega Scizor e Ferrothorn que qualquer outra op&ccedil;&atilde;o de coverage e conserva a capacidade de golpear Mega Mawile e Magearna super efetivamente, mas tenha em mente que Stone Edge neutro bate t&atilde;o forte quanto um Fire Punch super efetivo.</p>
 
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O investimento em HP e Special Defense permite que Tyranitar n&atilde;o sofra OHKO de +1 Bug Buzz de Volcarona caso esteja com HP cheio. Investimento m&aacute;ximo em Attack e uma nature Adamant maximiza seu potencial de passar pelas defesas advers&aacute;rias. O resto dos EVs s&atilde;o distribu&iacute;dos em Speed para ultrapassar Pok&eacute;mon defensivos como Clefable e Skarmory. Contudo, Tyranitar pode optar por menos Speed e atingir apenas algumas refer&ecirc;ncias; por exemplo, 76 EVs em Speed s&atilde;o suficientes para ultrapassar Pok&eacute;mon com base 70 Speed sem investimento como Skarmory e Mantine, enquanto 156 EVs em Speed ultrapassam Pok&eacute;mon com base 80 Speed sem investimento como Mega Venusaur. Alternativamente, Tyranitar pode usar uma nature Jolly com investimento m&aacute;ximo em Attack e Speed para ultrapassar Pok&eacute;mon com base 100 Speed sem investimento. Choice Band deixa Tyranitar extremamente poderoso, visto que sua combina&ccedil;&atilde;o de STABs &eacute; muito dif&iacute;cil de realizar uma switch in contra, tanto para times ofensivos como defensivos. Por&eacute;m, isso vem com o custo de prender Tyranitar em um move. Sand Stream aumenta a sua Special Defense e o ajuda a fazer switch in em special attackers mais facilmente. Parceiros que conseguem um sweep sob sandstorm tamb&eacute;m a apreciam.</p>
 
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Choice Band Tyranitar deve ser usado como wallbreaker devido ao dano incr&iacute;vel que pode aplicar com Crunch e Stone Edge. Como se trata de um move situacional, Pursuit n&atilde;o deve ser usado frequentemente. Os oponentes costumam ficar inseguros para trazer alvos de Pursuit ao campo por medo de eles serem presos em campo, portanto, a mera presen&ccedil;a de Tyranitar na partida pressiona oponentes a manter o momentum a seu favor. O bulk alt&iacute;ssimo de Tyranitar o ajuda a ser check de special attackers fortes como Latios, Tapu Koko e Volcarona; por&eacute;m, Tyranitar deve ser mantido saud&aacute;vel para escapar do KO de +1 Giga Drain de Volcarona e conseguir nocaute&aacute;-la de volta com Stone Edge. Por um fio, Tyranitar &eacute; capaz de aguentar um Giga Drain de Volcarona +1 mesmo sem sandstorm ativo.</p>
 
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Os melhores parceiros de Tyranitar s&atilde;o os que apreciam sua habilidade de prender seus checks e counters com Pursuit. Mega Charizard Y, Keldeo e outros special attackers pressionam oponentes em conjunto com Choice Band Tyranitar, visto que seus checks comuns como Chansey e Assault Vest Tornadus-T s&atilde;o obliterados pelos moves STAB de Tyranitar ou enfraquecidos por Pursuit. Ao pressionar advers&aacute;rios bulky como Landorus-T, Tyranitar pode fornecer oportunidades de setup para parceiros como Mega Mawile e Zygarde. Tyranitar sofre contra Fighting-types e amea&ccedil;as ofensivas r&aacute;pidas como Keldeo e Garchomp; pode-se us&aacute;-lo junto de Flying-, Psychic- e Fairy-types fortes que podem amea&ccedil;ar esses Pok&eacute;mon. Boas op&ccedil;&otilde;es incluem Tapu Fini, Latios, Tornadus-T e Tapu Lele. Switch-ins de Earthquake como Rotom-W, Landorus-T e Tangrowth s&atilde;o muito importantes, j&aacute; que cobrem a fraqueza de Tyranitar a Ground. Excadrill aprecia sandstorm, a qual lhe d&aacute; a possibilidade de um sweep gra&ccedil;as a Sand Rush. Mega Garchomp, que tamb&eacute;m aprecia sand, forma um core ofensivo poderoso com Tyranitar. Notavelmente, ambos pressionam bastante Landorus-T.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Stealth Rock</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Sealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Tyranitarite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Pursuit</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sand Stream</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Fire Punch</span> / <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>EVs: <span class="ev">168 HP / 252 Atk / 88 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
 
    <h3>Moves</h3>
    <p>Stealth Rock fornece dano consistente no oponente e Mega Tyranitar consegue utiliz&aacute;-lo com efici&ecirc;ncia devido a seu bom bulk e sua capacidade de prender usu&aacute;rios de Defog como Latios e Latias em campo. Pursuit consegue prender amea&ccedil;as como Gengar, Mega Alakazam, Latios, Latias e Tapu Lele bloqueada por um item Choice, permitindo que Mega Tyranitar consiga nocaute&aacute;-los. Stone Edge &eacute; o STAB mais forte de Mega Tyranitar e a falta de uma resist&ecirc;ncia a moves Rock-type no time advers&aacute;rio pode permiti-lo causar muito dano a v&aacute;rios Pok&eacute;mon. Fire Punch &eacute; usado para atingir Mega Scizor, Ferrothorn, Kartana, Skarmory e Celesteela, enquanto mant&eacute;m a capacidade de atingir Mega Mawile e Magearna. Earthquake pode ser usado para causar mais dano a Toxapex, Mega Mawile, Heatran e Magearna. Ice Punch pode surpreender Landorus-T em uma switch in e conseguir um 2HKO.</p>
 
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Tyranitarite possibilita a Mega Evolu&ccedil;&atilde;o de Tyranitar. Os 252 EVs em Attack junto a uma nature Adamant permitem que Tyranitar seja o mais forte poss&iacute;vel. 88 EVs em Speed permitem que Mega Tyranitar ultrapasse Mega Mawile, e o resto dos EVs s&atilde;o distribu&iacute;dos em HP para tornar Mega Tyranitar o mais bulky poss&iacute;vel. Sand Stream aumenta a Special Defense de Mega Tyranitar. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs alternativa para Stealth Rock Mega Tyranitar seria 248 HP / 84 Atk / 68 Def / 64 SpA / 12 SpD / 32 Spe com a nature Sassy e Ice Beam. Essa distribu&ccedil;&atilde;o garante EVs em Speed suficientes para ultrapassar Magearna e Alomomola, EVs em Defense suficientes para aguentar Sacred Sword de Kartana se tiver com o HP cheio e Special Defense suficiente para sobreviver a um Focus Blast de Mega Alakazam. Em geral, o grande bulk de Tyranitar lhe permite fazer pivot para muitas amea&ccedil;as durante uma partida. Ele possui EVs em Special Attack suficientes para um OHKO em Landorus-T ofensivo com Ice Beam, e o bulk adicional torna necess&aacute;rio o uso de Ice Beam no lugar de Ice Punch para atrair e derrotar Landorus-T defensivo.</p>
 
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Tente trazer Mega Tyranitar ao campo o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel para colocar Stealth Rock, for&ccedil;ando uma switch in de usu&aacute;rios de Defog comuns que s&atilde;o presos em campo gra&ccedil;as a Pursuit. Depois de colocar Stealth Rock, use Mega Tyranitar para abrir buracos nas defesas advers&aacute;rias. Use Pursuit em uma switch prevista se isso for mais ben&eacute;fico que colocar Stealth Rock ou atacar diretamente. Use Pursuit tamb&eacute;m contra Mega Alakazam, Latios, Latias ou Gengar para garantir que Mega Tyranitar consiga elimin&aacute;-los. Mega Tyranitar pode fazer switch in em Pok&eacute;mon como Kyurem-B e Mega Charizard X devido ao seu bulk adicional depois de sua Mega Evolu&ccedil;&atilde;o.</p>
 
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Keldeo &eacute; um &oacute;timo parceiro porque Mega Tyranitar consegue prender Psychic- e Ghost- types, que s&atilde;o switch-ins comuns para Keldeo. Pok&eacute;mon que podem fazer switch in em Ground-types ajudam bastante Mega Tyranitar, visto que ele &eacute; fraco a ataques desse tipo; Pok&eacute;mon como Celesteela, Landorus-T, Tangrowth e Tapu Bulu funcionam bem contra Ground-types. Tapu Bulu pode fazer switch in em ataques Water- e Fighting-type, pois &eacute; resistente a ambos os tipos e pode ajudar Mega Tyranitar dando-lhe recovery passivo e cortando pela metade o dano de um Earthquake advers&aacute;rio; por&eacute;m, o terrain tamb&eacute;m enfraquece o Earthquake do pr&oacute;prio Mega Tyranitar. Choice Scarf Landorus-T, Tapu Koko e Rotom-W podem trazer Mega Tyranitar com Volt Switch ou U-Turn, dando-lhe momentum e um turno livre para colocar Stealth Rock. Tapu Koko &eacute; um &oacute;timo parceiro para variantes com Fire Punch, j&aacute; que esse move destr&oacute;i Grass-types comuns que cruzam o caminho de Tapu Koko como Ferrothorn. Rotom-W funciona especialmente bem por atrair Latios e Latias, que ent&atilde;o s&atilde;o presos pelo Pursuit de Mega Tyranitar. Pok&eacute;mon que destroem Grass-types desagrad&aacute;veis como Heatran, Kyurem-B, Volcarona e Flyinium Z Landorus-T podem ajudar Mega Tyranitar e seus parceiros de VoltTurn.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Dragon Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Dragon Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Tyranitarite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sand Stream</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Ice Punch</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Fire Punch</span> / <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
 
    <h3>Moves</h3>
    <p>O poder de Mega Tyranitar, bulk impressionante e dificuldade de sofrer revenge kill o tornam um bom usu&aacute;rio de Dragon Dance, sendo melhor que o Tyranitar regular nessa fun&ccedil;&atilde;o devido &agrave; sua Speed e defesas superiores. Stone Edge &eacute; o STAB mais potente de Mega Tyranitar e atinge grande parte do metagame com dano neutro. Ice Punch &eacute; usado para atingir Pok&eacute;mon que seriam checks como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. O &uacute;ltimo moveslot pode conter Fire Punch ou Earthquake. Fire Punch pune Ferrothorn e Scizor e previne o risco de errar Stone Edge contra outros Steel-types. Earthquake permite que derrote Bisharp, Magearna e Mega Mawile com mais facilidade. Adicionalmente, ele tamb&eacute;m consegue um 2HKO em Toxapex sem um boost e bate em Keldeo com dano neutro.</p>
 
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Mega Tyranitar usa investimento m&aacute;ximo em Attack e Speed com a nature Jolly para aproveitar ao extremo seus 164 de base Attack enquanto ultrapassa Pok&eacute;mon cm nature neutra ou positiva em 70 de base Speed como Bisharp, Magearna, SubCoil Zygarde e Garchomp defensivo. Sand Stream &eacute; a melhor ability por aumentar a Special Defense de Tyranitar antes da Mega Evolu&ccedil;&atilde;o, permitindo-lhe receber golpes special mais facilmente enquanto realiza o setup.</p>
 
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Mega Tyranitar &eacute; melhor usado no mid- ou no late-game como sweeper, pois sua longevidade pode ser encurtada pelo dano sofrido enquanto realiza o setup e o sweep. Antes de fazer o setup, &eacute; importante garantir que seus checks, como revenge killers e Pok&eacute;mon que resistem &agrave; sua coverage, sejam removidos ou sofram dano necess&aacute;roio para que Mega Tyranitar consiga o OHKOs mais facilmente. Fazer um setup contra times ofensivos pode ser dif&iacute;cil, portanto &eacute; melhor trazer Tyranitar a campo contra algo que ele normalmente for&ccedil;aria a sair de campo, como Latios, Heatran ou Tapu Lele presa a um item Choice, e ent&atilde;o Mega Evoluir e usar Dragon Dance. Blefar um item diferente, como Choice Band, pode simplificar esse processo. Equipes mais bulky podem ser derrotadas por Mega Tyranitar uma vez que seus checks forem enfraquecidos o suficiente. Contra times baseados em weather, &eacute; melhor n&atilde;o Mega Evoluir Tyranitar de primeira em vez de perd&ecirc;-lo ao fazer um setup no early-game, pois ele pode trazer sandstorm repetidamente para prevenir que sweepers de weather advers&aacute;rios tornem-se mais perigosos.</p>
 
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>A presen&ccedil;a de Tyranitar antes de sua Mega Evolu&ccedil;&atilde;o pode pressionar oponentes fazendo-os hesitar em colocar Pok&eacute;mon fracos a Pursuit em campo, habilitando que voc&ecirc; jogue agressivamente. Por&eacute;m, sua abund&acirc;ncia de fraquezas e sua grande necessidade de dano pr&eacute;vio para conseguir um sweep significam que Tyranitar tem dificuldade em funcionar como um atacante autossuficiente e requer muito apoio de seus companheiros. Tapu Fini fornece resist&ecirc;ncia a ataques Fighting- e Water-type e mant&eacute;m times mais bulky pressionados com a combina&ccedil;&atilde;o de Taunt e Nature's Madness. Ela tamb&eacute;m mant&eacute;m Mega Tyranitar seguro contra status gra&ccedil;as a Misty Terrain. Ferrothorn pode colocar Stealth Rock e Spikes no campo para ajudar a enfraquecer inimigos enquanto faz check a Water- e Fairy-types para Tyranitar, mas ambos compartilham uma fraqueza a Fighting-type. Landorus-T &eacute; um &oacute;timo parceiro, pois resiste Fighting e &eacute; imune a Ground, inflige dano com Rocky Helmet e pode fazer pivot para Tyranitar com U-Turn. Dragon Dance Zygarde &eacute; not&aacute;vel, visto que pode atrair e nocautear Tangrowth ou Mega Scizor com Dragonium Z e Groundium Z, respectivamente. Suporte de dual screens permite que Mega Tyranitar fa&ccedil;a um setup em fortes amea&ccedil;as como Landorus-T ofensivo ao elevar seu alto bulk natural a n&iacute;veis incr&iacute;veis. Tapu Koko e Azelf s&atilde;o capazes de usar screens em OU.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Scarf</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Crunch</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sand Stream</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Pursuit</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Earthquake</span> / <span class="move-name">Superpower</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
 
    <h3>Moves</h3>
    <p>Stone Edge permite que Tyranitar pressione Zapdos, Kyurem-B, Mega Pinsir, Gyarados regular, Mega Charizard X e Mega Charizard Y enquanto desencoraja Tornadus-T de remover hazards. Crunch possibilita a Tyranitar lidar com amea&ccedil;as que Stone Edge n&atilde;o consegue, como Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus, enquanto causa um dano respeit&aacute;vel a Mega Medicham e Gastrodon e &eacute; o move Dark-type STAB mais seguro que Tyranitar tem. Pursuit &eacute; um dos moves mais importantes do set, j&aacute; que tem a mesma Base Power que Crunch em uma switch, conseguindo OHKO em Mega Latios depois de Stealth Rock e incapacitando outros usu&aacute;rios de itens Choice presos em moves inofensivos, como Choice Specs Tapu Lele presa em moves Psychic-type ou Magnezone preso em Hidden Power Fire. O &uacute;ltimo move &eacute; o &uacute;nico customiz&aacute;vel dependendo das necessidades da equipe. Earthquake tem a capacidade de nocautear Heatran e Magnezone e de conseguir um 2HKO em Magearna e Mega Mawile. Superpower consegue OHKO em um Tyranitar advers&aacute;rio e em Kartana depois de Stealth Rock e uma camada de Spikes, 2HKO em Ferrothorn depois do dano de Stealth Rock e 2HKO em Heatran. Fire Punch &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o de nicho para atingir Steel-types que n&atilde;o s&atilde;o incomodados por Earthquake ou Superpower, como Celesteela e Mega Scizor, al&eacute;m de garantir o OHKO contra Kartana.</p>
 
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>252 EVs em Attack, 252 EVs em Speed e uma nature Jolly s&atilde;o usados para ser o mais forte e r&aacute;pido poss&iacute;vel. Choice Scarf &eacute; usado para ultrapassar Pok&eacute;mon como Mega Latios, Mega Pinsir, Mega Charizard X sem boosts e Mega Charizard Y. Sand Stream &eacute; a melhor ability, uma vez que aumenta a Special Defense de Tyranitar e prov&ecirc; dano extra em Pok&eacute;mon advers&aacute;rios.</p>
 
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Considerando a grande quantidade de resist&ecirc;ncias de Tyranitar e seu enorme bulk, fazer pivot em moves que ele resiste ou possui imunidade, como Magma Storm de Heatran e Psychic de Mega Latios, &eacute; ben&eacute;fico, j&aacute; que pode conseguir um OHKO nesses inimigos depois de Stealth Rock ou causar dano residual com Pursuit. Entretanto, tenha cuidado com Corkscrew Crash de Heatran e Earthquake de Mega Latios, pois o primeiro consegue um OHKO em Tyranitar na switch e o &uacute;ltimo um 2HKO. Colocar entry hazards o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel &eacute; muito ben&eacute;fico para esse set, uma vez que o dano causado por eles pode garantir o OHKO em alguns de seus alvos, como Stone Edge contra Hoopa-U e Crunch contra Mega Latios. Al&eacute;m disso, o dano residual pode ser usado para punir switch-ins que resistem aos moves de Tyranitar, tornando-as menos seguras a longo prazo. Tente deixar os Pok&eacute;mon que deseja eliminar vulner&aacute;veis a Pursuit sem boost, visto que Tyranitar eliminar&aacute; o alvo mesmo se continuar no campo. Isso tamb&eacute;m evita que Tyranitar use um move que encerre seu momentum caso o alvo saia de campo, como Earthquake contra Flying-types e Crunch contra Fairy-types.</p>
 
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Mesmo dividindo uma fraqueza a Water-type, Gliscor encaixa-se bem com Choice Scarf Tyranitar, pois Tyranitar elimina dois dos melhores checks de Gliscor: Mega Latios e Mega Latias. Em troca, Gliscor pode fazer pivot e lidar com Landorus-T e Toxapex, dois Pok&eacute;mon que amea&ccedil;am Tyranitar dando-lhe OHKO com Earthquake ou amea&ccedil;ando-o com um burn de Scald, respectivamente. Clefable possui a capacidade de fazer switch in em Mega Medicham e Hawlucha e prov&ecirc; HP a Tyranitar com Wish, tornando-o mais dur&aacute;vel ao longo da partida. Ela tamb&eacute;m pode usar Thunder Wave em Pok&eacute;mon problem&aacute;ticos como Greninja e Mega Alakazam, permitindo que Tyranitar ultrapasse-os e consiga um OHKO em ambos. Ferrothorn pode ser usado para fazer pivot em Ash-Greninja e prov&ecirc; uma forma de recovery em Leech Seed e dano residual com Spikes, enquanto Tyranitar faz pivot na maioria das respostas de Ferrothorn, como Heatran. Toxapex tamb&eacute;m ajuda Tyranitar colocando Toixc Spikes para punir switch-ins, aguentando golpes de Water-types poderosos como Greninja e Keldeo e fazendo wall a Mega Scizor e Volcarona sem Psychium Z. Em troca, Toxapex aprecia a habilidade de Tyranitar de lidar com Zapdos e Psychic-types como Tapu Lele, Mega Latias e Mega Latios.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um Tyranitar de suporte, mesmo sendo geralmente ineficaz em OU, carrega Stone Edge, Ice Beam, Stealth Rock e Pursuit. Ele &eacute; usado para colocar Stealth Rock, atrair e nocautear outros leads como Garchomp e Landorus-T e prender Pok&eacute;mon como Latios com Pursuit. Aqua Tail, ainda que seja uma op&ccedil;&atilde;o inferior a outros moves de coverage, permite que Tyranitar golpeie Ground-types mais bulky, notavelmente Hippowdon e Gliscor.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Fighting-types</strong>: Keldeo, Mega Lopunny, Mega Heracross, Mega Medicham e outros Fighting-types podem ultrapassar Tyranitar e nocaute&aacute;-lo com seus ataques STAB enquanto resistem aos moves STAB de Tyranitar. Quando usam Choice Scarf, esses Pok&eacute;mon conseguem ultrapassar e dar OHKO em +1 Mega Tyranitar.</li>
    <li><strong>Coverage Super Efetiva</strong>: Focus Blast de Alakazam, Gengar e Mega Charizard Y, Superpower de Tornadus-T e Low Kick de Greninja punem Tyranitar em virtude da sua fraqueza massiva a Fighting. Pok&eacute;mon que Tyranitar normalmente faz check como Heatran e Latios podem causar um dano super efetivo com Earth Power e Surf, respectivamente.</li>
    <li><strong>Ground-types</strong>: Landorus-T defensivo aguenta bem at&eacute; ataques potencializados por Choice Band e bate em Tyranitar super efetivamente com U-Turn ou Earthquake STAB. Ele tamb&eacute;m pode usar Stealth Rock enquanto Tyranitar &eacute; for&ccedil;ado a sair de cena. Landorus-T ofensivo simplesmente ultrapassa Tyranitar e consegue o OHKO com Earthquake. Hippodown aguenta facilmente os golpes de Tyranitar e pode colocar Stealth Rock ou amea&ccedil;ar Tyranitar com Earthquake. Zygarde pode usar Thousand Arrows livremente contra Tyranitar. Esses Pok&eacute;mon s&atilde;o apenas amea&ccedil;ados por coverage Ice-type.</li>
    <li><strong>Fairy-types</strong>: Tapu Bulu, Tapu Lele, Magearna, Mega Diancie, Mega Mawile e outros Fairy-type n&atilde;o podem fazer uma switch in segura contra sets ofensivos de Tyranitar pois sofrem muito dano de Stone Edge, mas ultrapassam e derrotam-no com seus ataques STAB.</li>
    <li><strong>Steel-types</strong>: Alguns Steel-types resistem a ambos os moves STAB de Tyranitar, enquanto outros s&atilde;o simplesmente bulky o suficiente ou suportam Stone Edge. Skarmory, Ferrothorn, Mega Scizor e Jirachi podem fazer check a Tyranitar. Por&eacute;m, Jirachi precisa de um flinch com Iron Head ou cair&aacute; para Crunch. Mega Scizor consegue um revenge kill em Mega Tyranitar no uso de Bullet Punch com boosts.</li>
    <li><strong>Water-types</strong>: Keldeo, Greninja, Gyarados e outros Water-types ofensivos podem eliminar Tyranitar com seus ataques STAB. Water-types mais bulky, como Toxapex e Rotom-W, podem aguentar um golpe de Tyranitar e fazer pivot ou amea&ccedil;&aacute;-lo com um burn.</li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/tyranitar
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top