Monotype Tapu Lele (Psychic)

https://www.smogon.com/forums/threads/tapu-lele-psychic.3674714/

[OVERVIEW]

Psychic
========
Tapu Lele é um dos Pokémon mais essenciais em times Psychic devido à sua ability Psychic Surge, alto Special Attack e excelente combinação de moves STAB, capaz de vencer oponentes Dark- e Dragon-type problemáticos, como Mandibuzz, Dragonite e Latios. Psychic Terrain aumenta o poder de moves STAB Psychic-type, especialmente Expanding Force de aliados, enquanto inválida moves de prioridade como Sucker Punch, Shadow Sneak e Aqua Jet de usuários como Bisharp, Aegislash, Mimikyu e Azumarill. Isso é extremamente benéfico para os aliados mais rápidos de Tapu Lele e lhe permite vencer Azumarill. Tapu Lele tem algumas ótimas opções de coverage para lidar com seus checks comuns, como Thunderbolt para Celesteela e Corviknight, Focus Blast para Steel- e Dark-types como Heatran, Ferrothorn, Melmetal e Tyranitar, e Shadow Ball para Ghost-types como Aegislash. No entanto, mesmo com a proteção de Psychic Terrain, Tapu Lele possui uma Speed tier mediana, que lhe torna vulnerável a sofrer revenge kill de vários Pokémon naturalmente mais rápidos, como Zeraora, Volcarona, Gengar e Nihilego. Tapu Lele possui um bulk physical baixo, que dificulta fazer switch constante em ataques para ativar Psychic Terrain para os seus aliados.


[SET]
name: Choice Specs (Psychic)
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Thunderbolt / Shadow Ball
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Psychic destrói walls focadas em Defense, como Amoonguss, enquanto Moonblast lida com uma abundância de Dark- e Dragon-types, como Mandibuzz, Dragonite, Latios e Latias. Focus Blast causa dano significantivo em Steel- e Dark-types, como Ferrothorn, Melmetal, Heatran e Tyranitar, que caso contrário seriam sólidos checks de Tapu Lele. Thunderbolt pode derrotar Water- e Flying-types bulky, como Slowking, Slowbro e Celesteela, permitindo que esse set destrua times Water e Flying com a combinação de Psychic e Thunderbolt. Shadow Ball pode ser usado em vez de Thunderbolt para ajudar contra Ghost-types como Aegislash e oponentes como Jirachi, que tentam fazer switch in nos outros ataques de Tapu Lele. Isso também é de grande utilidade no mirror match com Psychic. Evite que Tapu Lele absorva muitos ataques para que possa se manter saudável e fazer wallbreak. Se Psychic Terrain ou um move STAB Fairy-type seja necessário para uma partida, mantenha Tapu Lele viva. Investimento máximo em Speed com a nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Nidoking e Duraludon, enquanto Choice Specs lhe torna uma wallbreaker amedrontadora.

Todos os aliados de Tapu Lele apreciam sua capacidade de fazer wallbreak e se beneficiam de seu Psychic Terrain. Victini é um excelente companheiro de equipe para Tapu Lele, por ser capaz de derrotar walls focadas em Special Defense como Blissey, assim como Steel-types tal qual Celesteela, Aegislash e Ferrothorn, com V-create, enquanto Tapu Lele possui Focus Blast para lidar com Heatran. Slowbro é uma excelente physical wall que resiste ataques Fire-type, como Pyro Ball de Cinderace e V-create de Victini, para Tapu Lele, enquanto ainda é capaz de garantir uma switch em segurança com Teleport. Slowbro também pode utilizar Thunder Wave para tornar mais lentos oponentes como Volcarona e Hydreigon para Tapu Lele. Jirachi providência suporte com Stealth Rock, desacelera oponentes como Nihilego e Hydreigon com Thunder Wave, possui a combinação de Serene Grace e Iron Head para enfraquecer lentamente oponentes e U-turn para trazer Tapu Lele a campo em segurança. Adicionalmente, um set Choice Scarf permite que Jirachi ultrapasse ameaças como Choice Scarf Galarian Darmanitan e Dragapult sem Choice Scarf, que são grandes ameaças para Tapu Lele. Celebi é uma alternativa como usuário de Stealth Rock em vez de Jirachi graças ao seu tipo Grass, que lhe permite forçar a saída de Water- e Ground-types como Swampert, Seismitoad, Hippowdon e Excadrill, com o último sendo uma grande ameaça para times Psychic. Ademais, Celebi é capaz de absorver status com Natural Cure, fornece suporte com U-turn e Healing Wish e pode utilizar Recover para melhorar sua longevidade. Latias é capaz de remover entry hazards problemáticos como Sticky Web, Toxic Spikes e Stealth Rock para Tapu Lele com Defog, enquanto ainda providencia uma imunidade natural para ataques Ground-type, como Earthquake de Sand Rush Excadrill, Earth Power de Nidoking e Earthquake de Garchomp, além de ser capaz de fornecer suporte com Healing Wish. Alakazam é um revenge killer dedicado capaz de nocautear uma abundância de ameaças, como Choice Scarf Weavile, Barraskewda, Scolipede e Drapion, com sua alta Speed tier, Counter, Focus Sash e Magic Guard, que previne dano residual, tornando-o mais efetivo no seu papel.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============
Psychic
--------
Psyshock pode ser usado em vez de Psychic para causar dano significativo em Blissey que tenta fazer switch in. Choice Scarf permite que Tapu Lele ultrapasse oponentes que normalmente seriam mais rápidos, como Tapu Koko, Garchomp, Hydreigon e Gengar. No entanto, Tapu Lele tem uma perda significativa de poder sem Choice Specs e outros aliados como Latias e Jirachi já utilizam Choice Scarf.

Checks e Counters
===================

Psychic
--------
**Revenge Killers**: Tapu Lele é propensa a sofrer revenge kill e KO de Pokémon mais rápidos, como Zarude, Hydreigon, Gengar, Nihilego e Volcarona. No entanto, nenhum é capaz de fazer switch em seus moves STAB.

**Steel-types**: Tapu Lele depende da coverage certa para vencer Steel-types, logo pode ser facilmente derrotada por Heatran, Ferrothorn e Melmetal caso não esteja utilizando Focus Blast, Aegislash caso não possua Shadow Ball e Celesteela caso não tenha Thunderbolt.

**Ghost-types**: Ghost-types ofensivos como Mimikyu, Dragapult, Gengar, Spectrier e Blacephalon podem fazer revenge kill em Tapu Lele com seus moves STAB. Aegislash é capaz de fazer check de todas as variantes de Tapu Lele sem Shadow Ball.

**Special Walls**: Tapu Lele tem dificuldade para vencer walls focadas em Special Defense como Blissey, Celesteela, Heatran e Aegislash, pois precisa da coverage certa para derrotá-las. No entanto, se essas walls fizerem switch em um move super efetivo, sofrerão muito dano.

[CREDITS]
- Written by: [[Rotten, 491896]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994]], [[Mitsuki, 262009]]
- Quality checked by: [[Havens, 391540], [Harpp, 320110], [maroon, 305839]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

[OVERVIEW]

Psychic
========
Tapu Lele é um dos Pokémon mais essenciais em times Psychic devido à sua habilidade ability ("ability" é mantido em inglês quando se refere a uma ability) Psychic Surge, alto Special Attack e excelente combinação de moves STAB, capaz de vencer oponentes problemáticos Dark- e Dragon-type como Mandibuzz, Dragonite e Latios. Psychic Terrain aumenta o poder de moves STAB Psychic-type, especialmente Expanding Force de aliados, enquanto inválida moves de prioridade como Sucker Punch, Shadow Sneak e Aqua Jet de usuários como Bisharp, Urshifu-S, Mimikyu e Azumarill. Isso é extremamente benéfico para os aliados mais rápidos de Tapu Lele e lhe (coloquei "lhe" pois ficava um pouco confuso quem vence Azumarill) permite vencer Azumarill. Tapu Lele tem algumas ótimas opções de coverage para lidar com seus checks comuns, como Thunderbolt para Celesteela e Corviknight, Focus Blast para Steel- e Dark-types como Heatran, Ferrothorn, Melmetal e Tyranitar, e Shadow Ball para Ghost-types como Aegislash. No entanto, mesmo com a proteção de Psychic Terrain, Tapu Lele possui uma Speed tier mediana, que lhe torna vulnerável a sofrer revenge kill de vários Pokémon naturalmente mais rápidos como Urshifu-S Zeraora (foi alterado na análise públicada), Volcarona, Gengar e Nihilego. Tapu Lele possui um physical bulk physical baixo ("physical bulk" tem a ordem alterada em traduções, troquei "pobre" por "baixo" para fazer mais sentido) pobre, que torna difícil fazer switch constante em ataques para fazer set up de invocar (nesse caso, "set up" se refere a colocar Psychic Terrain, então pode ser traduzido) Psychic Terrain para os seus aliados.


[SET]
name: Choice Specs (Psychic)
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Thunderbolt / Shadow Ball
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Psychic bombardeia walls physically defensive focadas em Defense ("physically defensive" é traduzido) como Amoonguss, enquanto Moonblast lida com uma abundância de Dark- e Dragon-types como Mandibuzz, Dragonite, Latios e Latias. Focus Blast causa dano significantivo em Steel- e Dark-types como Ferrothorn, Melmetal, (faltou "Melmetal," aqui) Heatran e Tyranitar, que caso contrário seriam sólidos checks de Tapu Lele. Thunderbolt pode derrotar bulky Water- e Flying-types bulky ("bulky" fica depois nesse caso) como Slowking, Slowbro e Celesteela, permitindo que esse set destrua times Water e Flying com a combinação de Psychic e Thunderbolt. Shadow Ball pode ser usado em vez de Thunderbolt para ajudar contra Ghost-types como Aegislash e oponentes como Jirachi, que tentam fazer switch in ("switch in" especifica que o Pokémon vai entrar) nos outros ataques de Tapu Lele. Isso também é de grande utilidade no matchup mirror match ("mirror match" está no glossário) com Psychic. Evite que Tapu Lele absorva muitos ataques para que possa se manter saudável e fazer wallbreak. Se Psychic Terrain ou um (achei falta de uma conexão aqui) move STAB Fairy-type seja necessário para uma partida, mantenha Tapu Lele com vida. Investimento máximo em Speed com a nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Nidoking e Duraludon, enquanto Choice Specs lhe torna um wallbreaker amedrontador.

Todos os aliados de Tapu Lele apreciam sua capacidade de fazer wallbreak e se beneficiam do de (evitando atribuir gênero) seu Psychic Terrain. Victini é um excelente companheiro de equipe para Tapu Lele, por ser capaz de derrotar walls specially defensive focadas em Special Defense como Blissey, assim como Steel-types que nem Celesteela, Aegislash e Ferrothorn, com V-create, enquanto Tapu Lele possui Focus Blast para lidar com Heatran. Slowbro é uma excelente wall physical que resiste ataques Fire-type como Pyro Ball de Cinderace e V-create de Victini para Tapu Lele, enquanto ainda é capaz de garantir uma switch em segurança com Teleport. Slowbro também pode utilizar Thunder Wave para tornar mais lentos oponentes como Urshifu-S Volcarona (alterado no texto publicado por conta do banimento de Urshifu-S) e Hydreigon para Tapu Lele. Jirachi providência suporte com Stealth Rock, desacelera oponentes como Urshifu-S Nihilego e Hydreigon com Thunder Wave, possui a combinação de Serene Grace e Iron Head para enfraquecer lentamente oponentes, e U-turn para trazer Tapu Lele a campo em segurança. Adicionalmente, um set Choice Scarf permite que Jirachi ultrapasse ameaças como Choice Scarf Galarian Darmanitan e Dragapult sem Choice Scarf, que são grandes ameaças para Tapu Lele. Celebi é uma alternativa para como usuário ("setter" é traduzido) Stealth Rock setter em vez de Jirachi graças ao seu typing tipo ("typing" é traduzido, fica "tipo" caso se refira apenas a um tipo e "tipagem" caso se refira a uma combinação de tipos) Grass, que lhe permite forçar switch a saída (tradução mais correta aqui) de Water- e Ground-types como Swampert, Seismitoad, Hippowdon e Excadrill, com o último sendo uma grande ameaça para times Psychic. Adicionalmente, Celebi é capaz de absorver status com Natural Cure, providência fornece (evitando repetições) suporte com U-turn e Healing Wish, e pode utilizar Recover para melhorar sua longevidade. Latias é capaz de remover entry hazards problemáticos como Sticky Web, Toxic Spikes e Stealth Rock para Tapu Lele com Defog, enquanto ainda providência uma imunidade natural para ataques Ground-types (singular) como Earthquake de Sand Rush Excadrill, Earth Power de Nidoking e Earthquake de Garchomp. Também é capaz de providenciar fornecer suporte com Healing Wish. Alakazam é um revenge killer dedicado a fazer revenge kill capaz de nocautear (pelo que entendi, ele trata "revenge killer" como uma função, então alterei para refletir a isso) uma abundância de ameaças como Choice Scarf Weavile, Barraskewda, Scolipede e Drapion, com sua alta Speed tier, Counter, Focus Sash e Magic Guard, que previne dano residual, que lhe tornando-o mais efetivo no seu papel.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============
Psychic
--------
Psyshock pode ser usado em vez de Psychic para causar dano significativo em Blissey que tenta fazer switch in. Choice Scarf permite que Tapu Lele ultrapasse oponentes que normalmente seriam mais rápidos como Urshifu-S Tapu Koko, Garchomp, Hydreigon e Gengar. No entanto, Tapu Lele tem uma perda significativa de poder sem Choice Specs, e outros aliados como Latias e Jirachi já utilizam Choice Scarf.

Checks e Counters
===================

Psychic
--------
**Revenge Killers**: Tapu Lele é propensa a sofrer revenge kill e KO de Pokémon mais rápidos como Urshifu-S Zarude, Hydreigon, Gengar, Nihilego e Volcarona. No entanto, nenhum é capaz de fazer switch nos em seus moves STAB de Tapu Lele (não vejo muita necessidade de citar o nome do Pokémon novamente.

**Steel-types**: Tapu Lele depende da coverage certa para vencer Steel-types, logo pode ser facilmente derrotada por Heatran, Ferrothorn e Melmetal, caso não esteja utilizando Focus Blast, Aegislash, caso não possua Shadow Ball, e Celesteela, caso não tenha Thunderbolt.

**Ghost-types**: Ghost-types ofensivos como Mimikyu, Dragapult, Gengar, Spectrier e Blacephalon podem todos fazer revenge kill em Tapu Lele com seus moves STAB. Aegislash é capaz de fazer check de todas as variantes de Tapu Lele sem Shadow Ball.

**Special Walls**: Tapu Lele tem dificuldade para vencer walls specially defensive focadas em Special Defense como Blissey, Celesteela, Heatran e Aegislash, pois precisa da coverage certa para derrotá-las (walls é feminino). No entanto, se essas walls fizeram switch em um move super efetivo, sofrerão muito dano.

[CREDITS]
- Written by: [[Rotten, 491896]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994]], [[nome,id]]
- Quality checked by: [[Havens, 391540], [Harpp, 320110], [maroon, 305839]]
 
adicionar ou corrigir remover (comentários)

[OVERVIEW]

Psychic
========
Tapu Lele é um dos Pokémon mais essenciais em times Psychic devido à sua ability Psychic Surge, alto Special Attack e excelente combinação de moves STAB, capaz de vencer oponentes problemáticos Dark- e Dragon-type problemáticos, como Mandibuzz, Dragonite e Latios. Psychic Terrain aumenta o poder de moves STAB Psychic-type, especialmente Expanding Force de aliados, enquanto inválida moves de prioridade como Sucker Punch, Shadow Sneak e Aqua Jet de usuários como Bisharp, Aegislash, Mimikyu e Azumarill. Isso é extremamente benéfico para os aliados mais rápidos de Tapu Lele e lhe permite vencer Azumarill. Tapu Lele tem algumas ótimas opções de coverage para lidar com seus checks comuns, como Thunderbolt para Celesteela e Corviknight, Focus Blast para Steel- e Dark-types como Heatran, Ferrothorn, Melmetal e Tyranitar, e Shadow Ball para Ghost-types como Aegislash. No entanto, mesmo com a proteção de Psychic Terrain, Tapu Lele possui uma Speed tier mediana, que lhe torna vulnerável a sofrer revenge kill de vários Pokémon naturalmente mais rápidos, (adicionar vírgula) como Zeraora, Volcarona, Gengar e Nihilego. Tapu Lele possui um bulk physical baixo, que torna difícil dificulta fazer switch constante em ataques para invocar ativar Psychic Terrain para os seus aliados.


[SET]
name: Choice Specs (Psychic)
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Thunderbolt / Shadow Ball
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Psychic bombardeia destrói walls focadas em Defense, (adicionar vírgula) como Amoonguss, enquanto Moonblast lida com uma abundância de Dark- e Dragon-types, (adicionar vírgula) como Mandibuzz, Dragonite, Latios e Latias. Focus Blast causa dano significantivo em Steel- e Dark-types, (adicionar vírgula) como Ferrothorn, Melmetal, Heatran e Tyranitar, que caso contrário seriam sólidos checks de Tapu Lele. Thunderbolt pode derrotar Water- e Flying-types bulky, (adicionar vírgula) como Slowking, Slowbro e Celesteela, permitindo que esse set destrua times Water e Flying com a combinação de Psychic e Thunderbolt. Shadow Ball pode ser usado em vez de Thunderbolt para ajudar contra Ghost-types como Aegislash e oponentes como Jirachi, que tentam fazer switch in nos outros ataques de Tapu Lele. Isso também é de grande utilidade no mirror match com Psychic. Evite que Tapu Lele absorva muitos ataques para que possa se manter saudável e fazer wallbreak. Se Psychic Terrain ou um move STAB Fairy-type seja necessário para uma partida, mantenha Tapu Lele viva com vida. Investimento máximo em Speed com a nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Nidoking e Duraludon, enquanto Choice Specs lhe torna uma wallbreaker amedrontadora.

Todos os aliados de Tapu Lele apreciam sua capacidade de fazer wallbreak e se beneficiam de seu Psychic Terrain. Victini é um excelente companheiro de equipe para Tapu Lele, por ser capaz de derrotar walls focadas em Special Defense como Blissey, assim como Steel-types que nem tal qual (que nem é extremamente informal) Celesteela, Aegislash e Ferrothorn, com V-create, enquanto Tapu Lele possui Focus Blast para lidar com Heatran. Slowbro é uma excelente physical wall physical que resiste ataques Fire-type, (adicionar vírgula) como Pyro Ball de Cinderace e V-create de Victini, (adicionar vírgula) para Tapu Lele, enquanto ainda é capaz de garantir uma switch em segurança com Teleport. Slowbro também pode utilizar Thunder Wave para tornar mais lentos oponentes como Volcarona e Hydreigon para Tapu Lele. Jirachi providencia suporte com Stealth Rock, desacelera oponentes como Nihilego e Hydreigon com Thunder Wave, possui a combinação de Serene Grace e Iron Head para enfraquecer lentamente oponentes, (remover vírgula) e U-turn para trazer Tapu Lele a campo em segurança. Adicionalmente, um set Choice Scarf permite que Jirachi ultrapasse ameaças como Choice Scarf Galarian Darmanitan e Dragapult sem Choice Scarf, que são grandes ameaças para Tapu Lele. Celebi é uma alternativa como usuário de Stealth Rock em vez de Jirachi graças ao seu tipo Grass, que lhe permite forçar a saída de Water- e Ground-types como Swampert, Seismitoad, Hippowdon e Excadrill, com o último sendo uma grande ameaça para times Psychic. Adicionalmentev Ademais, Celebi é capaz de absorver status com Natural Cure, fornece suporte com U-turn e Healing Wish, (remover vírgula) e pode utilizar Recover para melhorar sua longevidade. Latias é capaz de remover entry hazards problemáticos como Sticky Web, Toxic Spikes e Stealth Rock para Tapu Lele com Defog, enquanto ainda providencia uma imunidade natural para ataques Ground-type, (adicionar vírgula) como Earthquake de Sand Rush Excadrill, Earth Power de Nidoking e Earthquake de Garchomp, (adicionar vírgula; remover ponto) além de ser Também é capaz de fornecer suporte com Healing Wish. Alakazam é um revenge killer dedicado capaz de nocautear uma abundância de ameaças, (adicionar vírgula) como Choice Scarf Weavile, Barraskewda, Scolipede e Drapion, com sua alta Speed tier, Counter, Focus Sash e Magic Guard, que previne dano residual, tornando-o mais efetivo no seu papel.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============
Psychic
--------
Psyshock pode ser usado em vez de Psychic para causar dano significativo em Blissey que tenta fazer switch in. Choice Scarf permite que Tapu Lele ultrapasse oponentes que normalmente seriam mais rápidos, (adicionar vírgula) como Tapu Koko, Garchomp, Hydreigon e Gengar. No entanto, Tapu Lele tem uma perda significativa de poder sem Choice Specs, (remover vírgula) e outros aliados como Latias e Jirachi já utilizam Choice Scarf.

Checks e Counters
===================

Psychic
--------
**Revenge Killers**: Tapu Lele é propensa a sofrer revenge kill e KO de Pokémon mais rápidos, (adicionar vírgula) como Zarude, Hydreigon, Gengar, Nihilego e Volcarona. No entanto, nenhum é capaz de fazer switch em seus moves STAB.

**Steel-types**: Tapu Lele depende da coverage certa para vencer Steel-types, logo pode ser facilmente derrotada por Heatran, Ferrothorn e Melmetal, (remover vírgula) caso não esteja utilizando Focus Blast, Aegislash, (remover vírgula) caso não possua Shadow Ball, (remover vírgula) e Celesteela, (remover vírgula) caso não tenha Thunderbolt.

**Ghost-types**: Ghost-types ofensivos como Mimikyu, Dragapult, Gengar, Spectrier e Blacephalon podem todos fazer revenge kill em Tapu Lele com seus moves STAB. Aegislash é capaz de fazer check de todas as variantes de Tapu Lele sem Shadow Ball.

**Special Walls**: Tapu Lele tem dificuldade para vencer walls focadas em Special Defense como Blissey, Celesteela, Heatran e Aegislash, pois precisa da coverage certa para derrotá-las. No entanto, se essas walls fizeram fizerem switch em um move super efetivo, sofrerão muito dano.

[CREDITS]
- Written by: [[Rotten, 491896]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994]], [[Mitsuki, 262009]]
- Quality checked by: [[Havens, 391540], [Harpp, 320110], [maroon, 305839]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top