UU Togekiss

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/togekiss/uu/
[OVERVIEW]

Togekiss se encontra em uma posição confortável dentre as maiores ameaças de UU, uma vez que se firmou como uma das melhores wallbreakers da tier. Sua tipagem lhe concede vários benefícios, como imunidade a Ground, resistência a Pursuit e a habilidade de conseguir parar várias ameaças usuais como Hydreigon, Krookodile e Hippowdon. Apesar de ser conhecida principalmente por quebrar muitos cores defensivos, Togekiss pode fornecer uma grande variedade de opções de suporte, como Heal Bell, Defog e Thunder Wave. Sua ability Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash para incríveis 60%, o que pode fazer Pokémon mais lentos do que ela serem derrotados, havendo pouca chance de contra-atacar. Junto a Air Slash, Togekiss possui ótimos coverages, tais como Fire Blast, Dazzling Gleam e Aura Sphere. Confiando em seu 120 de base Special Attack, ela consegue vencer vários de seus checks convencionais ao utilizar o move certo. Embora a mesma pareça ser extremamente poderosa, suas diversas fraquezas a Pokémon comuns a atrapalham bastante; ela é vulnerável a várias ameaças recorrentes da tier, como Mega Aerodactyl, Mega Beedrill, Mega Manectric, Scizor, Nidoking e Cobalion. Junto a isso, possui uma base Speed mediana, permitindo a muitos dos melhores sweepers e cleaners de UU conseguirem facilmente a ultrapassar. Togekiss também enfrenta dificuldades ao tentar causar uma boa presença ofensiva pela falta de STABs fortes. Combinado a uma fraqueza problemática a obstáculos comuns como Stealth Rock, Volt Switch e Bullet Punch de Scizor, Togekiss não é um Pokémon impossível de ser derrotado.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Air Slash
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot é a arma principal de Togekiss para derrotar Pokémon e equipes bulky, instantaneamente dobrando seu Special Attack para causar uma pressão ofensiva considerável. Heal Bell também é um ótimo move, evitando que rivais como Blissey e Alomomola desgastem Togekiss com condições de status. Air Slash é o seu melhor STAB, já que a chance de causar flinch é aumentada para 60% graças a Serene Grace. Roost é necessário caso Togekiss queira vencer equipes stall, recuperando HP após ter tomado dano enquanto utilizava Nasty Plot. Esse move também lhe permite fazer check repetidamente a ameaças como Krookodile e Hydreigon no decorrer da partida. Thunder Wave é uma opção secundária para Togekiss debilitar vários de seus supostos checks, como Nihilego e Mega Aerodactyl. Com a chance de paralysis e o flinch aumentado por Serene Grace, ela comumente tem boas oportunidades de derrotar essas ameaças. Por fim, pode-se optar por Fire Blast como uma coverage adicional para passar por seus checks Steel-type, como Metagross e Scizor.

Detalhes do Set
========

Serene Grace é a ability preferida de Togekiss, dobrando a chance de ocorrer os efeitos secundários de seus moves, o que dá a seu Air Slash uma chance de 60% de flinch. Investimento máximo em HP e Speed lhe concede uma quantidade considerável de bulk ao mesmo tempo em que ultrapassa Pokémon com base Speed abaixo de 80. Leftovers permite que Togekiss recupere um pouco de HP quando não utilizar Roost. Caso seja necessário, pode-se utilizar uma distribuição mais defensiva de 252 HP / 160 Def / 96 Spe junto a uma nature Bold ou 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm para fazer um counter melhor a ameaças como Krookodile enquanto ultrapassa Modest Primarina e Mega Aerodactyl com paralysis.

Dicas de Uso
========

Ainda que Togekiss possua uma ótima tipagem defensiva e um bulk acima da média, ela deve frequentemente evitar fazer switch in em atacantes poderosos, como Heracross e Calm Mind Latias, uma vez que encontra a maioria de suas oportunidades de fazer setup frente a Pokémon mais passivos, como Blissey, Alomomola e Mandibuzz. Além de quebrar cores defensivos, seu Heal Bell é muitas vezes extremamente útil para dar apoio a várias equipes. Recomenda-se enfraquecer ou remover os checks de Togekiss, como Nihilego e Mega Manectric, para ela ter uma chance maior de realizar sweep. A recorrência a Thunder Wave geralmente é mais ameaçadora a equipes ofensivas, já que Togekiss pode derrotar checks ofensivos como Cobalion e Mega Aerodactyl com paralysis de Thunder Wave e flinches de Air Slash.

Opções de Equipe
========

Devido ao fato das variações de Nasty Plot não carregam Defog, Togekiss sempre apreciará a presença de um parceiro capaz de remover Stealth Rock, como Starmie, Tentacruel e Empoleon, para auxiliar sua longevidade. Usuários de Toxic Spikes, como Nihilego e Tentacruel, também podem pressionar Electric-types como Raikou e Mega Manectric. Similarmente, Ground- e Dragon-types bulky, como Hippowdon, Krookodile e Latias, também são ótimos parceiros por fazerem check a Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric, grandes ameaças a Togekiss. Em troca, a mesma consegue fazer check a Dragon-types como Mega Sceptile e Hydreigon. Steel-types, como Bronzong, Scizor e Empoleon, também são boas opções capazes de fazer pivot em moves Poison-, Ice- e Rock-type para Togekiss. Pokémon capazes de fazer check a vários Steel-types, como Infernape e Chandelure, também possuem uma boa sinergia com ela. Magneton pode ser especialmente útil, uma vez que consegue prender e eliminar Pokémon como Empoleon e Scizor. Togekiss muitas vezes é um ótimo check a vários Dark-types poderosos, o que ajuda parceiros como Latias e Chandelure. Por fim, outros special attackers conseguem derrotar cores defensivos uma vez que Togekiss os enfraqueceu. Logo, ela é uma ótima parceira para Pokémon como Nidoking e Latias.

[SET]
name: Nasty Plot Ofensiva
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Flamethrower / Aura Sphere
move 4: Roost
item: Babiri Berry / Fightinium Z
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é o melhor STAB de Togekiss, acertando alvos como Tsareena, Amoonguss e Infernape com dano super efetivo. Além disso, graças a Serene Grace, esse move ganha 60% de chances de causar flinch ao alvo, o que ajuda Togekiss a derrotar Pokémon de suporte bulky como Alomomola, Swampert e Mantine, que contam em condições de status e recovery para vencê-la. Flamethrower permite-lhe acertar Steel-types como Scizor, Mega Aggron, Registeel e Doublade, que de outra forma a poderiam derrotar com dano super efetivo. Por isso, esse move deve ser utilizado com Babiri Berry para tudo ocorrer de forma mais eficiente. Aura Sphere acerta outros Steel-types que não tomam dano super efetivo de Flamethrower, como Empoleon e Stakataka, e deve ser utilizado com Fightinium Z. All-Out Pummeling após Nasty Plot permite a Togekiss dar OHKO em Mega Aggron, Rhyperior e Empoleon. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Togekiss em dois estágios, transformando-a em uma perigosa setup sweeper. Roost mantém seu HP estável e cria mais oportunidades para fazer setup. Thunder Wave, junto a Charti Berry, permite-lhe debilitar Rock-types mais rápidos, como Mega Aerodactyl, Terrakion e Nihilego.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack e Speed maximizam o dano de Togekiss e permitem que ela ultrapasse Pokémon com base 70 de Speed, como Volcanion, e ameaçá-los com Air Slash. Esse investimento também permite-lhe fazer Speed tie com outros base 80, como Mega Altaria e Chandelure. Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash, o que ajuda Togekiss a derrotar usuários de Toxic bulky, como Alomomola e Mantine, que em outras situações causariam grande incômodo. Babiri Berry permite que ela enfrente Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, mais facilmente. Fightinium Z, combinado com Aura Sphere, dá a Togekiss acesso a All-Out Pummeling, que derrota Pokémon resistentes a Flying após um Nasty Plot, como Mega Aggron, Mega Steelix e Empoleon, que de outra forma a derrotariam. Charti Berry fornece um confronto contra Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion com mais facilidade.

Dicas de Uso
========

Evite fazer setup contra Pokémon passivos que possam carregar Toxic, como Blissey e Alomomola, já que esse set não possui Heal Bell e é, portanto, muito propenso a condições de status. Porém, caso esteja com boosts, Togekiss pode tentar derrotar esses Pokémon com Air Slash e Serene Grace. Aproveite-se do bulk e de sua tipagem para fazer check a Dark-types, como Hydreigon e Krookodile, e Grass-types, como Mega Sceptile e Tsareena, e fazer setup em uma switch prevista. Contudo, por esse set não ter investimentos em bulk ou possui recovery passiva, recomenda-se evitar fazer switch ins diretas se houver Stealth Rock no seu lado do campo. Caso não haja, Togekiss não terá muitos problemas ao fazer check. Se Babiri Berry estiver sendo usada, fique na frente de Steel-types como Scizor e Mega Aggron para ou derrotar ou os enfraquecer severamente. Isso é aconselhado para garantir que Togekiss fique com uma quantidade considerável de HP, porque, mesmo com uma Berry, não aprecia levar Bullet Punch de Choice Band Scizor ou Stone Edge de Choice Band Terrakion. No entanto, não é garantido que ela com o HP cheio sobreviva aos ataques desses Pokémon após terem usado Swords Dance. All-Out Pummeling pode, no geral, causar danos massivos que lhe permitem derrotar Pokémon bulky mais lentos, como Blissey e Volcanion, com mais facilidade. Além disso, o move também a ajuda a lidar com Pokémon bulky resistentes a Flying-type, como Mega Aggron, Empoleon e Rhyperior. Entretanto, contra eles, só use All-Out Pummeling caso Togekiss tenha utilizado Nasty Plot, já que ela não será capaz de os derrotar sem boosts. Esse Z-Move também pode causar dano massivo a Pokémon resistentes a Flying mais rápidos que aparecem à sua frente, como Rotom-H e Mega Aerodactyl. Se estiver usando Charti Berry, fique na frente de Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion para debilitá-los com Thunder Wave. Mas, contra Terrakion, recomenda-se fazer scout a um possível set Choice Band, visto que Stone Edge derrota Togekiss após tomar dano de Stealth Rock caso esteja com o boost de Choice Band. Evite fazer setup se o oponente tiver um check saudável a Togekiss, como Mega Manectric e Nihilego. Em vez disso, aproveite-se dos entry hazards e cause um pouco de dano a eles com um move.

Opções de Equipe
========

Usuários de Stealth Rock como Swampert e Mega Aggron são bons parceiros para Togekiss por enfraquecerem seus checks e também enfrentarem alguns dos mesmos. Swampert é capaz de fazer check a Electric-types como Mega Manectric e Rotom-H, Rock-types rápidos como Mega Aerodactyl e Terrakion e a Steel-types como Scizor e Cobalion, mas Togekiss pode ter vantagem contra Rock- e Steel-types caso esteja segurando uma Berry. Mega Aggron também é capaz de enfrentar esses Pokémon, com exceção de Fighting-types, além de conseguir lidar com Nihilego, que muitas vezes derrota Swampert. Similarmente, pelo maioria dos checks de Togekiss tocarem o chão, usuários de Spikes, como Klefki, e usuários de Toxic Spikes, como Nidoking e Nihilego, podem enfraquecer alvos que fazem check a ela como Mega Manectric e Zeraora. Removedores de entry hazard, como Tentacruel e Empoleon, podem tirar Stealth Rock de campo para Togekiss fazer switch in continuamente. Tentacruel também pode colocar Toxic Spikes para auxiliá-la. No geral, Steel-types como Bronzong e Scizor também são bons parceiros por fazerem check a Ice-types, como Kyurem e Mamoswine. Bronzong também pode colocar Stealth Rock para ajudar sua parceira. Dragon-types, como Latias e Mega Altaria, e Rock-types, como Terrakion e Nihilego, apreciam a habilidade de Togekiss de atrair e remover Steel-types para que eles possam usar seus fortes STABs repetidamente. Os Dragon-types também são capazes de fazer check a Electric-types como Rotom-C, Rotom-H e Mega Manectric. Fire-types, como Chandelure e Infernape, fazem check a Steel-types, como Scizor e Cobalion, e apreciam Togekiss enfraquecendo severamente Water-types bulky que tentam lhe causar condições de status e debilitando potencialmente Rock-types rápidos, como Nihilego e Mega Aerodactyl, com Charti Berry e Thunder Wave. Flying-types, como Crobat e Mega Pidgeot, apreciam também sua habilidade de atrair alvos que lhes façam check, como Mega Aggron e Empoleon. Portanto, são boas opções de parceiros.

[SET]
name: Suporte
move 1: Air Slash
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Roost
move 4: Defog / Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é a melhor opção de STAB que Togekiss possui, sendo um move poderoso com uma chance de flinch de 60%. Roost é necessário para oferecer um recovery, sustentando-a no decorrer da partida. Heal Bell é uma opção de suporte útil para a equipe, uma vez que parceiros como Cobalion e Swampert apreciam suas condições de status sendo curadas. Thunder Wave também pode debilitar ameaças como Nihilego, Cobalion e Mega Aerodactyl. Togekiss também pode remover hazards com Defog, visto que sua tipagem única lhe concede um bom matchup contra usuários de Stealth Rock comuns na tier, como Seismitoad e Hippowdon.

Detalhes do Set
========

Serene Grace sempre deve ser utilizado em Togekiss, dando a seu Air Slash uma chance de 60% de causar flinch. Leftovers permite que recupere seu HP sem precisar usar Roost. 96 EVs em Speed deixam-na ultrapassar Primarina Modest e Mega Aerodactyl com paralysis. Os EVs restantes são colocados em Defense para maximizar seu bulk physical. Caso prefira focar em Special Defense para enfrentar com mais segurança ameaças como Latias e Celebi, uma distribuição de 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm é usável.

Dicas de Uso
========

Utilize Togekiss como uma boa switch-in para Hydreigon, Latias e Krookodile. Tome cuidado ao fazer switch ins repetidamente quando houver Stealth Rock em campo, já que isso costuma diminuir a capacidade defensiva de Togekiss; é importante remover Stealth Rock sempre que possível. Togekiss também faz bom uso de Heal Bell, permitindo-lhe curar parceiros afetados por condições de status. Esse set em específico é bem passivo, portanto, certifique-se de fazer uso de switches duplas e previsões para prevenir que alvos resistentes a Flying, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric, ganhem turnos de graça.

Opções de Equipe
========

Dragon- e Ground-types como Hydreigon, Latias e Seismitoad, são boas opções de parceiros, sendo eles os checks mais típicos a Electric-types, como Mega Manectric e Rotom-H, que conseguem vencer Togekiss sem muito esforço. Water- e Ground-types bulky capazes de aguentar os golpes de Mega Aerodactyl, como Swampert e Mega Steelix, também são úteis. Vários Steel-types, como Doublade e Scizor, conseguem fazer um bom check a Poison-types ofensivos, como Nihilego e Mega Beedrill, que ameaçam Togekiss. A mesma também precisa de parceiros que são capazes de derrotar Steel-types problemáticos. Magneton, Infernape, Chandelure e Cobalion conseguem cumprir esse papel. Muitos sweepers e wallbreakers ofensivos, como Scizor, Latias e Cobalion, apreciam o suporte de Heal Bell fornecido para não ficarem com condições de status. Por fim, Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Beedrill e Aerodactyl, apreciam a remoção de entry hazards de Togekiss com Defog.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick / Aura Sphere
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é um STAB de Base Power decente com uma chance de 60% de causar flinch graças a Serene Grace. Dazzling Gleam é um STAB secundário que pode ameaçar mais rapidamente adversários Dragon-type, como Latias e Hydreigon, além de causar mais dano a checks convencionais de Togekiss, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Fire Blast é uma coverage necessária, permitindo-lhe causar muito dano a Steel-types que resistem a seus STABs. Flamethrower pode compensar a accuracy de Fire Blast ao mesmo tempo que dá OHKO em Scizor, mas não causa tanto dano quanto Fire Blast em outros Steel-types como Mega Aggron. Sem Nasty Plot e Heal Bell, várias special walls convencionais como Blissey e Empoleon conseguem fazer check a Togekiss. Por isso, Trick é utilizado no último slot para debilitá-las. Aura Sphere pode causar bastante dano em Empoleon e acertar Rotom-H com dano neutro, mas não possui muita utilidade além dessa.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack permitem a Togekiss maximizar sua presença ofensiva. Uma nature Timid junto ao investimento máximo em Speed garantem que ultrapasse o máximo de ameaças possíveis, como Magneton sem Choice Scarf e Metagross.

Dicas de Uso
========

Fica fácil enfraquecer Togekiss quando não carrega Roost. Por isso, tome cuidado ao fazer switch in em ataques fortes, especialmente com Stealth Rock em seu lado do campo. Choice Specs Togekiss geralmente causa uma grandes danos a seus checks convencionais devido a seu fator surpresa. Portanto, mire Dazzling Gleam em checks como Zeraora e Mega Aerodactyl. Acertar suas switch-ins comuns requer jogadas moderadamente mais agressivas e, por isso, é necessário um pouco de previsão. Leve também em conta que, embora seja extremamente forte, prender Togekiss em um move pode deixá-la em várias situações desconfortáveis; tome cuidado para não dar turnos livres a ameaças como Scizor, Nihilego, Rotom-H, Calm Mind Latias e Mega Manectric.

Opções de Equipe
========

Pokémon com checks similares ao set Nasty Plot, como Latias e Mega Pidgeot, apreciam a capacidade de Togekiss atrair e causar bastante dano em suas respostas defensivas comuns. A mesma pode ser um soft check a ameaças como Hydreigon e Krookodile, o que é apreciado por Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric. Inversamente, Dragon- e Ground-types como Latias, Hydreigon, Krookodile e Seismitoad, conseguem fazer check a Electric-types que ameaçam Togekiss. Sem Roost, ela é ainda mais propensa a sofrer com Stealth Rock. Portanto, Tentacruel, Empoleon e outros removedores de entry hazard são bons parceiros para ela. Aliados que podem compensar a vulnerabilidade de Togekiss quando presa em um move também devem ser usados, como Infernape e Magneton, que conseguem ameaçar vários Steel-types. Water-types bulky, como Swampert, Jellicent e Suicune, também conseguem aguentar golpes de ameaças a Togekiss, como Cobalion e Mega Aerodactyl.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Togekiss pode utilizar Dazzling Gleam para punir ameaças como Hydreigon e Krookodile com mais eficiência do que Air Slash. Também pode recorrer a um set Choice Scarf, mas ele é muito ofuscado por usuários de Choice Scarf mais comuns, tais como Infernape e Hydreigon, que conseguem ultrapassar Mega Aerodactyl e Mega Beedrill.

Checks e Counters
===================

**Electric-types**: Pokémon como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora são imunes a Thunder Wave, resistem a Air Slash e conseguem ameaçar Togekiss com seus STABs. Magneton possui resistência quádrupla a Air Slash, mas deve estar atento a Flamethrower e Aura Sphere.

**Rock-types**: Rock-types que são extremamente ameaçadores a Togekiss, como Mega Aerodactyl e Nihilego, conseguem fazer switch in seguramente em todos os seus moves exceto Thunder Wave. Terrakion é um check mais frágil em relação a Nihilego e Mega Aerodactyl devido ao fato de levar dano neutro de Air Slash e ser fraco a Dazzling Gleam, mas ainda consegue assustar Togekiss facilmente. Contudo, a maioria dos Rock-types precisam estar atentos ao set Charti Berry e suas variações.

**Poison-types**: Nidoking, Mega Beedrill e Tentacruel conseguem ultrapassar e ameaçar Togekiss com seus STABs Poison-type super efetivos, enquanto Crobat pode usar Taunt para impedir as tentativas de Togekiss de fazer setup ou usar Thunder Wave. Assault Vest Alolan Muk dá OHKO em Togekiss com Gunk Shot, visto que dificilmente será derrotado pelos flinches de Air Slash graças ao seu bulk special extremamente alto.

**Steel-types**: Scizor e Metagross conseguem fazer switch in em sets de Togekiss que não possuem moves Fire-type e disparar Bullet Punch super efetivo antes de ela ter a chance de lhes causar flinch com Air Slash. Empoleon focado em Special Defense, Mega Aggron e Mega Steelix tomam pouco dano até mesmo de um Air Slash com boosts e podem tirar Togekiss do campo com Roar ou derrotá-la com Heavy Slam no caso de Aggron e Steelix. Cobalion não é uma switch-in tão resistente quanto outros Steel-types, mas consegue ultrapassar Togekiss e a ameaçar com Iron Head.

**Ice-types**: Pokémon como Kyurem e Mamoswine ameaçam derrotar Togekiss com fortes STABs super efetivos. Contudo, Kyurem deve tomar cuidado para não fazer switch in em Thunder Wave, já que isso lhe dá uma boa chance de vitória em um cenário um a um, ao passo que Mamoswine geralmente teme fazer switch ins diretas na maioria dos sets de Togekiss.

**Status**: Embora Togekiss geralmente consiga usar Heal Bell livremente contra Pokémon mais passivos como Blissey, ameaças como Mega Aerodactyl e Scizor podem fazer switch in livremente nela. Sets sem Heal Bell devem estar atentos a status, visto que paralysis ou poison deixam Togekiss bastante debilitada, sem formas de se curar.

[CREDITS]
- Written by: [[TSR, 271239], [Amane Misa, 312356]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Bouff, 121672], [Amaroq, 301581], [Pak, 245869], [Martha, 384270], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Nuked, 382658]]
 
Last edited:
GP 1/2

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar), vermelho (comentários adicionais) e verde (sugestões).

[OVERVIEW]

Togekiss se encontra em uma posição confortável dentre as maiores ameaças de UU, por conta de sua importante função como uma das melhores wallbreakers da tier. Sua tipagem lhe concede vários benefícios, como imunidade a Ground, resistência a Pursuit e a habilidade de conseguir parar várias ameaças comuns como Hydreigon, Krookodile e Kommo-o. Apesar de ser conhecida principalmente por conseguir quebrar vários cores defensivos, Togekiss pode fornecer uma grande variedade de opções de suporte, (adicionar vírgula) para sua equipe, podendo utilizar como Heal Bell, Defog e Thunder Wave. Sua ability Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash para incríveis 60 por cento, o que pode fazer com que Pokémon mais lentos que ela sejam derrotados, com pouca chance de contra-atacar. Junto a Air Slash, Togekiss possui ótimos moves (assim como STABs, todos os coverages são moves, então pode ocultar) coverages como Fire Blast, Dazzling Gleam e Aura Sphere. Confiando em seu 120 de base Special Attack, ela consegue passar por vários de seus checks convencionais utilizando o move certo. Embora Togekiss a mesma pareça ser extremamente poderosa, suas várias fraquezas a Pokémon comuns atrapalham bastante; ela é vulnerável a várias ameaças recorrentes da tier, como Mega Aerodactyl, Mega Beedrill, Mega Manectric, Scizor, Nidoking e Cobalion. Junto a isso, Togekiss possui uma base Speed mediana, fazendo com que muitos dos melhores sweepers e cleaners de UU consigam facilmente ultrapassá-la. Togekiss também enfrenta dificuldades ao tentar causar uma boa presença ofensiva por conta da falta de moves (Os STABs já são moves, então não tem problema ocultar a palavra, tudo bem?) STABs fortes. Combinado com uma fraqueza problemática a coisas comuns como Stealth Rock, Volt Switch e Bullet Punch de Scizor, Togekiss está longe de ser um Pokémon difícil de ser derrotado.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Air Slash
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot é a arma principal de Togekiss para derrotar Pokémon e equipes bulky, instantaneamente dobrando seu Special Attack para causar uma pressão ofensiva considerável. Heal Bell também é um ótimo move, evitando que Pokémon como Blissey e Alomomola desgastem Togekiss com condições de status. Air Slash é o seu melhor STAB de Togekiss, já que a sua chance de causar flinch é aumentada para 60 por cento graças a Serene Grace. Roost é necessário caso Togekiss queira vencer equipes stall, recuperando HP após ter tomado dano enquanto utilizava Nasty Plot. Esse move também permite-lhe que ela fazer check repetidamente a ameaças como Krookodile e Hydreigon no decorrer da partida. Thunder Wave é uma opção secundária para que Togekiss consiga debilitar vários de seus supostos checks, como Nihilego e Mega Aerodactyl. Com a chance de um paralysis e a chance de flinch aumentada por Serene Grace, Togekiss ela comumente tem uma boa chance de derrotar essas ameaças. Por fim, Togekiss pode-se optar pelo uso de Fire Blast como uma coverage adicional para passar por seus checks Steel-type, como Metagross e Scizor.

Detalhes do Set
========

Serene Grace é a ability preferida de Togekiss, dobrando a chance de ocorrência dos efeitos secundários de seus moves, dando a seu Air Slash uma chance de flinch de 60 por cento. O investimento máximo em HP e Speed lhe concede a ela uma quantidade considerável de bulk ao mesmo tempo em que faz com que ela ultrapasse Pokémon com base Speed abaixo de 80. Leftovers permite que Togekiss recupere pequenas porções de seu HP quando não utilizar Roost. Caso seja necessário, Togekiss pode-se utilizar uma distribuição mais defensiva de 252 HP / 160 Def / 96 Spe junto a uma nature Bold ou 252 HP / 160 SpD / 96 Spe junto a uma nature Calm para fazer um counter melhor a ameaças como Krookodile enquanto ultrapassa Modest Primarina e Mega Aerodactyl com paralysis.

Dicas de Uso
========

Ainda que Togekiss possua uma ótima tipagem defensiva e um bulk acima da média, ela deve frequentemente evitar fazer switch in em atacantes poderosos, como Heracross e Calm Mind Latias, uma vez que Togekiss encontra a maioria de suas oportunidades de fazer setup frente a Pokémon mais passivos, como Blissey, Alomomola e Mandibuzz. Além de quebrar cores defensivos, seu Heal Bell é muitas vezes extremamente útil para dar apoio a várias equipes. Recomenda-se enfraquecer ou remover os checks de Togekiss, como Nihilego e Mega Manectric, para que ela tenha uma chance maior de realizar sweep. A recorrência a Thunder Wave geralmente é mais ameaçadora a equipes ofensivas, já que Togekiss pode conseguir derrotar checks ofensivos como Cobalion e Mega Aerodactyl com o paralysis de Thunder Wave e os flinches de Air Slash.

Opções de Equipe
========

Devido ao fato das variações de Nasty Plot não possuírem espaço para carregar Defog, Togekiss sempre apreciará a presença de um parceiro capaz de remover Stealth Rock, como Starmie, Tentacruel e Empoleon, para auxiliar sua longevidade. Usuários de Toxic Spikes, como Nihilego e Tentacruel, também podem ajudá-la Togekiss pressionando Electric-types como Raikou e Mega Manectric. Similarmente, Ground- e Dragon-types bulky como Hippowdon, Krookodile e Latias, também são ótimos parceiros pelo fato de fazerem check a Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric, grandes ameaças a Togekiss. Em troca, Togekiss a mesma consegue fazer check a Dragon-types como Mega Sceptile e Hydreigon. Steel-types como Bronzong, Scizor e Empoleon também são boas opções, sendo capazes de fazer pivot em moves Poison-, Ice- e Rock-type destinados a Togekiss. Pokémon capazes de fazer check a vários Steel-types, como Infernape e Chandelure, também possuem uma boa sinergia com Togekiss ela. Magneton pode ser especialmente útil, uma vez que ele consegue prender e eliminar Pokémon como Empoleon e Scizor. Togekiss muitas vezes funciona como um ótimo check a vários Dark-types poderosos, o que ajuda parceiros como Latias e Chandelure. Por fim, outros special attackers conseguem derrotar cores defensivos uma vez que Togekiss os enfraqueceu. Logo, ela é uma ótima parceira para Pokémon como Nidoking e Latias.

[SET]
name: Nasty Plot Ofensiva
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Flamethrower / Aura Sphere
move 4: Roost
item: Babiri Berry / Fightnium Z
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é o melhor STAB de Togekiss, acertando alvos como Tsareena, Amoonguss e Infernape em com dano super efetivo. Além disso, graças a Serene Grace, esse move ganha uma chance de 60% de causar flinch ao alvo, o que ajuda Togekiss a derrotar Pokémon de suporte bulky como Alomomola, Swampert e Mantine, que contam com condições de status e recovery para vencê-la Togekiss. Flamethrower permite a ela acertar Steel-types como Scizor, Mega Aggron, Registeel e Doublade em super efetivo (o super efetivo faz parte dos Steel-types, não de Togekiss), que em outras situações de outra forma poderiam derrotá-la com dano super efetivo. Por conta disso, esse move deve ser utilizado com Babiri Berry para que tudo ocorra de forma mais eficiente. Aura Sphere acerta outros Steel-types que não tomam dano super efetivo de Flamethrower, como Empoleon e Stakataka, e deve ser utilizado com Fightinium Z. Um All-Out Pummeling após Nasty Plot permite a Togekiss dar OHKO em Mega Aggron, Rhyperior e Empoleon. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Togekiss em dois estágios, transformando-a em uma perigosa setup sweeper. Roost ajuda a manter sua saúde estável e criar mais oportunidades para fazer setup. Thunder Wave, junto a Charti Berry, permite-lhe a Togekiss debilitar Rock-types mais rápidos, como Mega Aerodactyl, Terrakion e Nihilego.
Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack e Speed maximizam o dano de Togekiss e permitem que ela ultrapasse Pokémon com base 70 de Speed, como Volcanion, e ameaçá-los com Air Slash. Esse investimento também permite-lhe que Togekiss fazer Speed tie com outros base 80, como Mega Altaria e Chandelure. Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash, o que ajuda Togekiss a derrotar usuários de Toxic bulky, como Alomomola e Mantine, que em outras situações causariam grande incômodo. Babiri Berry permite a Togekiss que ela enfrente Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, mais facilmente. Fightinium Z, combinado com Aura Sphere, dá a Togekiss acesso a All-Out Pummeling, que derrota Pokémon resistentes a Flying após um Nasty Plot, como Mega Aggron, Mega Steelix e Empoelon Empoleon, que em outras situações de outra forma (tome cuidado com a repetição dessas expressões, visto que essa foi utilizada logo acima, foi modificada para evitar repetição) a derrotariam. Charti Berry permite que Togekiss enfrente fornece um confronto contra (sugestão para mudança de estrutura) Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion com mais facilidade.

Dicas de Uso
========

Evite fazer setup contra Pokémon passivos que possam carregar Toxic, como Blissey e Alomomola, já que esse set não possui Heal Bell e é, portanto, muito propenso a condições de status. Porém, caso esteja com boosts, Togekiss pode tentar derrotar esses Pokémon com a combinação de Air Slash + Serene Grace. Aproveite-se do bulk e de sua tipagem de Togekiss para fazer check a Dark-types, como Hydreigon e Krookodile, e Grass-types, como Mega Sceptile e Tsareena, e fazer setup numa switch prevista. Porém, pelo fato desse set não ter investimentos em bulk ou possui recovery passiva, recomenda-se evitar fazer switch-ins (adicionar hífen) diretas caso haja Stealth Rock no seu lado do campo. Caso não haja, Togekiss não terá muitos problemas ao fazer check. Caso Babiri Berry esteja sendo usada, fique na frente de Steel-types como Scizor e Mega Aggron para ou derrotar ou enfraquecê-los severamente. Isso é aconselhado para garantir que Togekiss fique com uma quantidade considerável de HP porque, mesmo com uma Berry, ela não aprecia levar Bullet Punch de um Choice Band Scizor ou Stone Edge de um Choice Band Terrakion. Porém, não é garantido que uma Togekiss ela com o HP cheio sobreviva aos ataques desses Pokémon após terem usado Swords Dance. All-Out Pummeling pode ser utilizado como uma arma geral que permite-lhe a Togekiss derrotar Pokémon bulky mais lentos, como Blissey e Volcanion, com mais facilidade. Esse move Além disso, também permite que ela passe por Pokémon resistentes a Flying bulky consiga lidar com Pokémon bulky resistentes a Flying-type (acredito que tenha sido um erro de interpretação mesmo nesse trecho, All-Out Pummeling permite Togekiss a atingir os Pokémon que resistem à sua tipagem, no caso o Flying), como Mega Aggron, Empoleon e Rhyperior. Porém, contra eles, só use All-Out Pummeling caso Togekiss tenha utilizado Nasty Plot, já que ela não será capaz de derrotá-los sem boosts. Esse Z-Move também pode ser utilizado para causar dano severo massivo a Pokémon resistentes a Flying mais rápidos que Togekiss chama para o campo durante a switch deles tendem a aparecer na sua frente, como Rotom-H e Mega Aerodactyl. Caso esteja Se estiver (percebo uma repetição exagerada de "caso" nos períodos, portanto, modificação adicionada) usando Charti Berry, fique na frente de Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion para debilitá-los com Thunder Wave. Porém, contra Terrakion, recomenda-se fazer scout a um possível set Choice Band, visto que Stone Edge derrota Togekiss após tomar dano de Stealth Rock caso esteja sendo aumentado por Choice Band. Evite fazer setup caso se (evitar repetição de "caso") o oponente tenha tiver um check saudável a Togekiss saudável, como Mega Manectric e Nihilego. Em vez disso, aproveite-se dos entry hazards e cause um pouco de dano a eles com um move.

Opções de Equipe
========

Usuários de Stealth Rock como Swampert e Mega Aggron são bons parceiros para Togekiss não apenas por ajudarem a enfraquecer os seus checks dela, mas como e também por conseguirem enfrentar alguns desses checks dos mesmos. Swampert é capaz de fazer check a Electric-types como Mega Manectric e Rotom-H, Rock-types rápidos como Mega Aerodactyl e Terrakion e a Steel-types como Scizor e Cobalion, mas Togekiss pode ter vantagem contra Rock- e Steel-types caso esteja segurando uma Berry. Mega Aggron também é capaz de enfrentar esses Pokémon, com exceção dos Fighting-types, além de conseguir enfrentar Nihilego, que muitas vezes derrota Swampert. Similarmente, pelo fato da maioria dos checks de Togekiss tocarem o chão, usuários de Spikes, como Klefki, e usuários de Toxic Spikes, como Nidoking e Nihilego, podem ajudar a enfraquecer alvos que fazem check a ela como Mega Manectric e Zeraora. Removedores de entry hazard, como Tentacruel e Empoleon, podem remover Stealth Rock do campo para que Togekiss possa fazer switch in continuamente. Tentacruel também pode colocar Toxic Spikes para auxiliá-la Togekiss. No geral, Steel-types como Bronzong e Scizor também são bons parceiros pelo fato de fazerem check a Ice-types, como Kyurem e Mamoswine. Bronzong também pode colocar Stealth Rock para ajudar sua parceira. Dragon-types, como Latias e Mega Altaria, e Rock-types, como Terrakion e Nihilego, apreciam a habilidade de Togekiss de atrair e remover Steel-types para que eles possam usar seus fortes STABs repetidamente. Os Dragon-types também são capazes de fazer check a Electric-types como Rotom-C, Rotom-H e Mega Manectric. Fire-types, como Chandelure e Infernape, fazem check a Steel-types como Scizor e Cobalion, e também apreciam Togekiss enfraquecendo severamente Water-types bulky que tentam lhe causar condições de status a ela e debilitando potencialmente Rock-types rápidos, como Nihilego e Mega Aerodactyl, com a combinação de Charti Berry e Thunder Wave. Flying-types, como Crobat e Mega Pidgeot, apreciam também sua habilidade de Togekiss de atrair alvos que lhes façam check a eles, como Mega Aggron e Empoleon. Portanto, também são boas opções de parceiros.

[SET]
name: Suporte
move 1: Air Slash
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Roost
move 4: Defog / Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é a melhor opção de STAB que Togekiss possui, sendo um move poderoso com poder decente que conta com uma chance de flinch de 60%. Roost é necessário para que Togekiss ela tenha uma forma de recovery, sustentando-se ao decorrer da partida. Heal Bell é uma opção de suporte útil para a equipe, uma vez que parceiros como Cobalion e Swampert apreciam suas condições de status sendo curadas. Thunder Wave também pode ser utilizado para debilitar ameaças como Nihilego, Cobalion e Mega Aerodactyl. Togekiss também pode remover hazards via Defog, visto que sua tipagem única lhe concede um bom matchup contra usuários de Stealth Rock comuns na tier, como Kommo-o e Hippowdon.

Detalhes do Set
========

Serene Grace sempre deve ser utilizado em Togekiss, dando a seu Air Slash uma chance de 60% de causar flinch. Leftovers permite que ela recupere seu HP sem precisar usar Roost. 96 EVs em Speed permitem que Togekiss a mesma ultrapasse Primarina Modest e Mega Aerodactyl com paralysis. Os EVs restantes são colocados em Defense para maximizar seu bulk physical. Caso você prefira uma Togekiss mais focada em Special Defense para enfrentar melhor de forma mais segura (sugestão de mudança de estrutura para melhorar a fluidez) ameaças como Latias e Celebi, uma distribuição de 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm é usável.

Dicas de Uso
========

Utilize Togekiss como uma boa switch-in para Hydreigon, Latias e Krookodile. Tome cuidado ao fazer switch ins repetidamente quando houver Stealth Rock em campo, já que isso comumente costuma (sugestão para mudança de estrutura quanto a fluidez) diminuir a capacidade defensiva de Togekiss; é importante ter Stealth Rock removido sempre que possível. Togekiss também faz bom uso de Heal Bell, permitindo que ela cure parceiros afetados por condições de status. Esse set em específico é bem passivo, portanto certifique-se de fazer uso de switches duplas e previsões para prevenir que alvos resistentes a Flying, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric, ganhem turnos de graça.

Opções de Equipe
========

Dragon- e Ground-types como Hydreigon, Latias e Seismitoad, são boas opções de parceiros, sendo eles os checks mais típicos a Electric-types, como Mega Manectric e Rotom-H, que conseguem vencer Togekiss sem muito esforço. Water- e Ground-types bulky capazes de aguentar os golpes de Mega Aerodactyl, como Swampert e Mega Steelix, também são úteis. Vários Steel-types, como Doublade e Scizor, conseguem fazer um bom check a Poison-types ofensivos, como Nihilego e Mega Beedrill, que ameçam Togekiss. Togekiss A mesma também precisa de da ajuda de seus parceiros que são capazes de derrotar Steel-types problemáticos. Magneton, Infernape, Chandelure e Cobalion conseguem cumprir esse papel. Muitos sweepers e wallbreakers ofensivos, como Kommo-o, Latias e Cobalion, apreciam o suporte de Heal Bell fornecido por Togekiss ela para não ficarem com condições de status. Por fim, Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Beedrill e Aerodactyl, apreciam a remoção de entry hazards de Togekiss via Defog.



[SET]
name: Choice Specs
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick / Aura Sphere
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é um STAB de Base Power decente com uma chance de 60% de causar flinch graças a Serene Grace. Dazzling Gleam é um STAB secundário que causa mais ameaça pode ameaçar mais rapidamente a adversários Dragon-type, como Latias e Hydreigon, como também além de causar mais dano aos checks convencionais de Togekiss, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Fire Blast é uma coverage necessária para Togekiss, permitindo-lhe a ela causar muito dano a Steel-types que resistem a seus STABs. Flamethrower pode ser utilizado para compensar a accuracy de Fire Blast ao mesmo tempo que dá OHKO em Scizor, mas não causa tanto dano quanto Fire Blast em outros Steel-types como Mega Aggron. Sem Nasty Plot e Heal Bell, várias special walls convencionais como Blissey e Empoleon conseguem fazer check a Togekiss. Por conta disso, Trick é utilizado no último slot para debilitá-las (se você estiver se referindo as walls, seria no feminino). Aura Sphere pode ser usado para causar bastante dano em Empoleon e acertar Rotom-H em com dano neutro, mas não possui muita utilidade além disso.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack permitem a Togekiss maximizar sua presença ofensiva. Uma nature Timid junto ao investimento máximo em Speed garantem que ela ultrapasse o máximo de ameaças possíveis (são mais de uma ameaça, então aqui é plural), como Magneton sem Choice Scarf e Metagross.

Dicas de Uso
========

Togekiss fica fácil de ser enfraquecida quando não carrega Roost. Por conta disso, tome cuidado ao fazer switch in em ataques fortes, especialmente com Stealth Rock do em seu lado do campo. Choice Specs Togekiss geralmente consegue causar uma grande quantidade de dano a seus checks convencionais devido a seu fator surpresa. Portanto, mire Dazzling Gleam em checks como Zeraora e Mega Aerodactyl. Acertar suas switch-ins comuns de Togekiss requer jogar jogadas moderadamente mais agressivas, por isso é necessário um pouco de previsão. Leve também em conta que, embora seja extremamente forte, prender Togekiss em um move pode deixá-la em várias situações desconfortáveis; tome cuidado para não dar turnos livres a ameaças como Scizor, Nihilego, Rotom-H, Calm Mind Latias e Mega Manectric.

Opções de Equipe
========

Pokémon com checks similares ao set Nasty Plot, como Latias e Mega Pidgeot, apreciam a capacidade de Togekiss de atrair e causar bastante dano em suas respostas defensivas comuns. Togekiss A mesma pode ser um soft check a ameaças como Hydreigon e Krookodile, o que é apreciado por Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric. Inversamente, Dragon- e Ground-types como Latias, Hydreigon, Krookodile e Seismitoad, conseguem fazer check a Electric-types que ameaçam Togekiss. Sem Roost, ela é ainda mais propensa a Stealth Rock. Portanto Tentacruel, Empoleon e outros removedores de entry hazard são boas opções de parceiros para ela. Parceiros que podem compensar a vulnerabilidade de Togekiss quando presa em um move também devem ser usados; exemplos incluem Pokémon como Infernape e Magneton que conseguem ameaçar vários Steel-types. Water-types bulky, como Swampert, Jellicent e Suicune, também conseguem aguentar golpes de ameaças a Togekiss, como Cobalion e Mega Aerodactyl.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Togekiss pode utilizar Dazzling Gleam para punir ameaças como Hydreigon e Krookodile com mais eficiência que Air Slash. Ela também pode recorrer a um set Choice Scarf, mas ele é muito ofuscado por usuários de Choice Scarf mais comuns, como Infernape e Hydreigon, que conseguem ultrapassar Mega Aerodactyl e Mega Beedrill.


Checks e Counters
===================

**Electric-types**: Pokémon como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora são imunes a Thunder Wave, resistem a Air Slash e conseguem ameaçar Togekiss com seus moves STABs. Magneton possui resistência quádrupla a Air Slash, mas deve estar atento a Flamethrower e Aura Sphere.

**Rock-types**: Rock-types que são extremamente ameaçadores a Togekiss, como Mega Aerodactyl e Nihilego, conseguem fazer switch in seguramente em todos os seus moves exceto Thunder Wave. Terrakion é um check mais frágil em relação à Nihilego e Mega Aerodactyl devido ao fato de levar dano neutro de Air Slash e ser fraco a Dazzling Gleam, mas ainda consegue assustar Togekiss facilmente. Contudo, a maioria dos Rock-types precisam estar atentos ao set Charti Berry e suas variações.


**Poison-types**: Nidoking, Mega Beedrill e Tentacruel conseguem ultrapassar e ameaçar Togekiss com seus STABs Poison-type super efetivos, enquanto Crobat pode usar Taunt para impedir as tentativas de Togekiss de fazer setup ou usar Thunder Wave. Assault Vest Alolan Muk dá OHKO em Togekiss com Gunk Shot, visto que dificilmente ele será derrotado por conta dos flinches de Air Slash por conta de graças ao seu bulk special extremamente alto.

**Steel-types**: Scizor e Metagross conseguem fazer switch in em sets de Togekiss que não possuem moves Fire-type e disparar Bullet Punches super efetivos antes que Togekiss ela tenha a chance de causar flinch a eles com Air Slash. Empoleon focado em Special Defense, Mega Aggron e Mega Steelix tomam pouco dano até mesmo de um Air Slash com boosts e podem tirar Togekiss do campo com Roar ou derrotá-la com Heavy Slam no caso de Aggron e Steelix. Cobalion não é uma switch-in tão resistente quanto outros Steel-types, mas ele consegue ultrapassar Togekiss e ameaçá-la com Iron Head.

**Ice-types**: Pokémon como Kyurem e Mamoswine ameaçam derrotar Togekiss com fortes moves STABs super efetivos. Contudo, Kyurem deve tomar cuidado para não fazer switch in em Thunder Wave, já que isso dá a Togekiss uma boa chance de vitória em um cenário mano-a-mano, ao passo que Mamoswine geralmente teme fazer switch-ins (adicionar hífen) diretas na maioria dos sets de Togekiss.

**Status**: Embora Togekiss geralmente consiga usar Heal Bell livremente contra Pokémon mais passivos como Blissey, ameaças como Mega Aerodactyl e Scizor conseguem fazer switch in livremente nela. Sets sem Heal Bell devem estar atentos a status, já que paralysis ou poison deixam Togekiss bastante debilitada, sem formas de se curar.


Não tenho muito a declarar, apenas tome cuidado com o uso de acentos que em algumas palavras você esqueceu de colocar, além disso, também esteja atento ao uso excessivo de "caso". Até!
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

— Legendas são (A)notações e (G)ramática. Outras mudanças você pode conferir no diffchecker;

— Houve um parágrafo no qual para todas as vezes em que "However" apareceu o substituto usado foi "Porém" para todos os casos. Evite. Há outras conjunções adversativas usáveis, como "no entanto", "contudo", "todavia", "entretanto" e "mas";

— As menções de Kommo-o foram removidas da análise. Se possível, dê mais uma verificada antes de atualizar a análise. Você pode usar o Ctrl + F para buscar as menções;

Comentários

— Gostaria de me desculpar, sobretudo, pela demora na finalização deste GP. Ocorreu algumas coisas recentemente e não consegui dar a devida atenção à tradução;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Togekiss se encontra em uma posição confortável dentre as maiores ameaças de UU, uma vez que se firmou como uma das melhores wallbreakers da tier. Sua tipagem lhe concede vários benefícios, como imunidade a Ground, resistência a Pursuit e a habilidade de conseguir parar várias ameaças usuais como Hydreigon, Krookodile e Hippowdon (A: a menção a Kommo-o foi retirada). Apesar de ser conhecida principalmente por quebrar muitos cores defensivos, Togekiss pode fornecer uma grande variedade de opções de suporte, como Heal Bell, Defog e Thunder Wave. Sua ability Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash para incríveis 60% (A: farei um teste no scms para ver se conseguimos colocar isso), o que pode fazer Pokémon mais lentos do que ela serem derrotados, havendo pouca chance de contra-atacar. Junto a Air Slash, Togekiss possui ótimos coverages, tais como Fire Blast, Dazzling Gleam e Aura Sphere. Confiando em seu 120 de base Special Attack, ela consegue vencer vários de seus checks convencionais ao utilizar o move certo. Embora a mesma pareça ser extremamente poderosa, suas diversas fraquezas a Pokémon comuns a atrapalham bastante; ela é vulnerável a várias ameaças recorrentes da tier, como Mega Aerodactyl, Mega Beedrill, Mega Manectric, Scizor, Nidoking e Cobalion. Junto a isso, possui uma base Speed mediana, permitindo a muitos dos melhores sweepers e cleaners de UU conseguirem facilmente a ultrapassar (G: diante de advérbios, lembre-se de que a próclise é obrigatória. No caso, o advérbio em questão é o "facilmente"). Togekiss também enfrenta dificuldades ao tentar causar uma boa presença ofensiva pela falta de STABs fortes. Combinado a uma fraqueza problemática a obstáculos comuns como Stealth Rock, Volt Switch e Bullet Punch de Scizor, Togekiss não é um Pokémon impossível de ser derrotado.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Air Slash
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot é a arma principal de Togekiss para derrotar Pokémon e equipes bulky, instantaneamente dobrando seu Special Attack para causar uma pressão ofensiva considerável. Heal Bell também é um ótimo move, evitando que rivais como Blissey e Alomomola desgastem Togekiss com condições de status. Air Slash é o seu melhor STAB, já que a chance de causar flinch é aumentada para 60% (A: novamente, farei um teste) graças a Serene Grace. Roost é necessário caso Togekiss queira vencer equipes stall, recuperando HP após ter tomado dano enquanto utilizava Nasty Plot. Esse move também lhe (G: mencionarei aqui que "também" em tese é advérbio. A fim de não arriscar, usarei a próclise aqui, mas acho devo fazer essa menção) permite fazer check repetidamente a ameaças como Krookodile e Hydreigon no decorrer da partida. Thunder Wave é uma opção secundária para Togekiss debilitar vários de seus supostos checks, como Nihilego e Mega Aerodactyl. Com a chance de paralysis e o flinch aumentado por Serene Grace, ela comumente tem boas oportunidades de derrotar essas ameaças. Por fim, pode-se optar por Fire Blast como uma coverage adicional para passar por seus checks Steel-type, como Metagross e Scizor.

Detalhes do Set
========

Serene Grace é a ability preferida de Togekiss, dobrando a chance de ocorrer os efeitos secundários de seus moves, o que dá a seu Air Slash uma chance de 60% de flinch. Investimento máximo em HP e Speed lhe concede uma quantidade considerável de bulk ao mesmo tempo em que ultrapassa Pokémon com base Speed abaixo de 80. Leftovers permite que Togekiss recupere um pouco de HP quando não utilizar Roost. Caso seja necessário, pode-se utilizar uma distribuição mais defensiva de 252 HP / 160 Def / 96 Spe junto a uma nature Bold ou 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm para fazer um counter melhor a ameaças como Krookodile enquanto ultrapassa Modest Primarina e Mega Aerodactyl com paralysis.

Dicas de Uso
========

Ainda que Togekiss possua uma ótima tipagem defensiva e um bulk acima da média, ela deve frequentemente evitar fazer switch in em atacantes poderosos, como Heracross e Calm Mind Latias, uma vez que encontra a maioria de suas oportunidades de fazer setup frente a Pokémon mais passivos, como Blissey, Alomomola e Mandibuzz. Além de quebrar cores defensivos, seu Heal Bell é muitas vezes extremamente útil para dar apoio a várias equipes. Recomenda-se enfraquecer ou remover os checks de Togekiss, como Nihilego e Mega Manectric, para ela ter uma chance maior de realizar sweep. A recorrência a Thunder Wave geralmente é mais ameaçadora a equipes ofensivas, já que Togekiss pode derrotar checks ofensivos como Cobalion e Mega Aerodactyl com paralysis de Thunder Wave e flinches de Air Slash.

Opções de Equipe
========

Devido ao fato das variações de Nasty Plot não carregam Defog, Togekiss sempre apreciará a presença de um parceiro capaz de remover Stealth Rock, como Starmie, Tentacruel e Empoleon, para auxiliar sua longevidade. Usuários de Toxic Spikes, como Nihilego e Tentacruel, também podem pressionar Electric-types como Raikou e Mega Manectric. Similarmente, Ground- e Dragon-types bulky, como Hippowdon, Krookodile e Latias, também são ótimos parceiros por fazerem check a Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric, grandes ameaças a Togekiss. Em troca, a mesma consegue fazer check a Dragon-types como Mega Sceptile e Hydreigon. Steel-types, como Bronzong, Scizor e Empoleon, também são boas opções capazes de fazer pivot em moves Poison-, Ice- e Rock-type para Togekiss. Pokémon capazes de fazer check a vários Steel-types, como Infernape e Chandelure, também possuem uma boa sinergia com ela. Magneton pode ser especialmente útil, uma vez que consegue prender e eliminar Pokémon como Empoleon e Scizor. Togekiss muitas vezes é um ótimo check a vários Dark-types poderosos, o que ajuda parceiros como Latias e Chandelure. Por fim, outros special attackers conseguem derrotar cores defensivos uma vez que Togekiss os enfraqueceu. Logo, ela é uma ótima parceira para Pokémon como Nidoking e Latias.

[SET]
name: Nasty Plot Ofensiva
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Flamethrower / Aura Sphere
move 4: Roost
item: Babiri Berry / Fightinium Z
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é o melhor STAB de Togekiss, acertando alvos como Tsareena, Amoonguss e Infernape com dano super efetivo. Além disso, graças a Serene Grace, esse move ganha 60% de chances de causar flinch ao alvo, o que ajuda Togekiss a derrotar Pokémon de suporte bulky como Alomomola, Swampert e Mantine, que contam em condições de status e recovery para vencê-la. Flamethrower permite-lhe acertar Steel-types como Scizor, Mega Aggron, Registeel e Doublade, que de outra forma a poderiam derrotar com dano super efetivo. Por isso, esse move deve ser utilizado com Babiri Berry para tudo ocorrer de forma mais eficiente. Aura Sphere acerta outros Steel-types que não tomam dano super efetivo de Flamethrower, como Empoleon e Stakataka, e deve ser utilizado com Fightinium Z. All-Out Pummeling após Nasty Plot permite a Togekiss dar OHKO em Mega Aggron, Rhyperior e Empoleon. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Togekiss em dois estágios, transformando-a em uma perigosa setup sweeper. Roost mantém seu HP estável e cria mais oportunidades para fazer setup. Thunder Wave, junto a Charti Berry, permite-lhe debilitar Rock-types mais rápidos, como Mega Aerodactyl, Terrakion e Nihilego.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack e Speed maximizam o dano de Togekiss e permitem que ela ultrapasse Pokémon com base 70 de Speed, como Volcanion, e ameaçá-los com Air Slash. Esse investimento também permite-lhe fazer Speed tie com outros base 80, como Mega Altaria e Chandelure. Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash, o que ajuda Togekiss a derrotar usuários de Toxic bulky, como Alomomola e Mantine, que em outras situações causariam grande incômodo. Babiri Berry permite que ela enfrente Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, mais facilmente. Fightinium Z, combinado com Aura Sphere, dá a Togekiss acesso a All-Out Pummeling, que derrota Pokémon resistentes a Flying após um Nasty Plot, como Mega Aggron, Mega Steelix e Empoleon, que de outra forma a derrotariam. Charti Berry fornece um confronto contra Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion com mais facilidade.

Dicas de Uso
========

Evite fazer setup contra Pokémon passivos que possam carregar Toxic, como Blissey e Alomomola, já que esse set não possui Heal Bell e é, portanto, muito propenso a condições de status. Porém, caso esteja com boosts, Togekiss pode tentar derrotar esses Pokémon com Air Slash e Serene Grace. Aproveite-se do bulk e de sua tipagem para fazer check a Dark-types, como Hydreigon e Krookodile, e Grass-types, como Mega Sceptile e Tsareena, e fazer setup em uma switch prevista. Contudo, por esse set não ter investimentos em bulk ou possui recovery passiva, recomenda-se evitar fazer switch ins diretas se houver Stealth Rock no seu lado do campo. Caso não haja, Togekiss não terá muitos problemas ao fazer check. Se Babiri Berry estiver sendo usada, fique na frente de Steel-types como Scizor e Mega Aggron para ou derrotar ou os enfraquecer severamente. Isso é aconselhado para garantir que Togekiss fique com uma quantidade considerável de HP, porque, mesmo com uma Berry, não aprecia levar Bullet Punch de Choice Band Scizor ou Stone Edge de Choice Band Terrakion. No entanto, não é garantido que ela com o HP cheio sobreviva aos ataques desses Pokémon após terem usado Swords Dance. All-Out Pummeling pode, no geral, causar danos massivos que lhe (G: lembre-se de que, diante de pronomes relativos, a próclise é exigida) permitem derrotar Pokémon bulky mais lentos, como Blissey e Volcanion, com mais facilidade. Além disso, o move também a ajuda a lidar com Pokémon bulky resistentes a Flying-type, como Mega Aggron, Empoleon e Rhyperior. Entretanto, contra eles, só use All-Out Pummeling caso Togekiss tenha utilizado Nasty Plot, já que ela não será capaz de os derrotar (G: com palavras negativas, próclise) sem boosts. Esse Z-Move também pode causar dano massivo a Pokémon resistentes a Flying mais rápidos que aparecem à sua frente, como Rotom-H e Mega Aerodactyl. Se estiver usando Charti Berry, fique na frente de Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion para debilitá-los com Thunder Wave. Mas, contra Terrakion, recomenda-se fazer scout a um possível set Choice Band, visto que Stone Edge derrota Togekiss após tomar dano de Stealth Rock caso esteja com o boost de Choice Band. Evite fazer setup se o oponente tiver um check saudável a Togekiss, como Mega Manectric e Nihilego. Em vez disso, aproveite-se dos entry hazards e cause um pouco de dano a eles com um move.

OBS: apenas queria avisar que, para todas as vezes em que "However" foi usado, o substituto mais usado no parágrafo foi "Porém". Se possível, evite, já que há outras conjunções adversativas que você pode usar, como "Contudo", "Todavia", "No entanto", "Entretanto", etc;

Opções de Equipe
========

Usuários de Stealth Rock como Swampert e Mega Aggron são bons parceiros para Togekiss por enfraquecerem seus checks e também enfrentarem alguns dos mesmos. Swampert é capaz de fazer check a Electric-types como Mega Manectric e Rotom-H, Rock-types rápidos como Mega Aerodactyl e Terrakion e a Steel-types como Scizor e Cobalion, mas Togekiss pode ter vantagem contra Rock- e Steel-types caso esteja segurando uma Berry. Mega Aggron também é capaz de enfrentar esses Pokémon, com exceção de Fighting-types, além de conseguir lidar com Nihilego, que muitas vezes derrota Swampert. Similarmente, pelo maioria dos checks de Togekiss tocarem o chão, usuários de Spikes, como Klefki, e usuários de Toxic Spikes, como Nidoking e Nihilego, podem enfraquecer alvos que fazem check a ela como Mega Manectric e Zeraora. Removedores de entry hazard, como Tentacruel e Empoleon, podem tirar Stealth Rock de campo para Togekiss fazer switch in continuamente. Tentacruel também pode colocar Toxic Spikes para auxiliá-la. No geral, Steel-types como Bronzong e Scizor também são bons parceiros por fazerem check a Ice-types, como Kyurem e Mamoswine. Bronzong também pode colocar Stealth Rock para ajudar sua parceira. Dragon-types, como Latias e Mega Altaria, e Rock-types, como Terrakion e Nihilego, apreciam a habilidade de Togekiss de atrair e remover Steel-types para que eles possam usar seus fortes STABs repetidamente. Os Dragon-types também são capazes de fazer check a Electric-types como Rotom-C, Rotom-H e Mega Manectric. Fire-types, como Chandelure e Infernape, fazem check a Steel-types, como Scizor e Cobalion, e apreciam Togekiss enfraquecendo severamente Water-types bulky que tentam lhe causar condições de status e debilitando potencialmente Rock-types rápidos, como Nihilego e Mega Aerodactyl, com Charti Berry e Thunder Wave. Flying-types, como Crobat e Mega Pidgeot, apreciam também sua habilidade de atrair alvos que lhes façam check, como Mega Aggron e Empoleon. Portanto, são boas opções de parceiros.

[SET]
name: Suporte
move 1: Air Slash
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Roost
move 4: Defog / Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é a melhor opção de STAB que Togekiss possui, sendo um move poderoso com uma chance de flinch de 60%. Roost é necessário para oferecer um recovery, sustentando-a no decorrer da partida. Heal Bell é uma opção de suporte útil para a equipe, uma vez que parceiros como Cobalion e Swampert apreciam suas condições de status sendo curadas. Thunder Wave também pode debilitar ameaças como Nihilego, Cobalion e Mega Aerodactyl. Togekiss também pode remover hazards com Defog, visto que sua tipagem única lhe concede um bom matchup contra usuários de Stealth Rock comuns na tier, como Seismitoad (A: a menção a Kommo-o foi retirada) e Hippowdon.

Detalhes do Set
========

Serene Grace sempre deve ser utilizado em Togekiss, dando a seu Air Slash uma chance de 60% de causar flinch. Leftovers permite que recupere seu HP sem precisar usar Roost. 96 EVs em Speed deixam-na ultrapassar Primarina Modest e Mega Aerodactyl com paralysis. Os EVs restantes são colocados em Defense para maximizar seu bulk physical. Caso prefira focar em Special Defense para enfrentar com mais segurança ameaças como Latias e Celebi, uma distribuição de 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm é usável.

Dicas de Uso
========

Utilize Togekiss como uma boa switch-in para Hydreigon, Latias e Krookodile. Tome cuidado ao fazer switch ins repetidamente quando houver Stealth Rock em campo, já que isso costuma diminuir a capacidade defensiva de Togekiss; é importante remover Stealth Rock sempre que possível. Togekiss também faz bom uso de Heal Bell, permitindo-lhe curar parceiros afetados por condições de status. Esse set em específico é bem passivo, portanto, certifique-se de fazer uso de switches duplas e previsões para prevenir que alvos resistentes a Flying, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric, ganhem turnos de graça.

Opções de Equipe
========

Dragon- e Ground-types como Hydreigon, Latias e Seismitoad, são boas opções de parceiros, sendo eles os checks mais típicos a Electric-types, como Mega Manectric e Rotom-H, que conseguem vencer Togekiss sem muito esforço. Water- e Ground-types bulky capazes de aguentar os golpes de Mega Aerodactyl, como Swampert e Mega Steelix, também são úteis. Vários Steel-types, como Doublade e Scizor, conseguem fazer um bom check a Poison-types ofensivos, como Nihilego e Mega Beedrill, que ameaçam Togekiss. A mesma também precisa de parceiros que são capazes de derrotar Steel-types problemáticos. Magneton, Infernape, Chandelure e Cobalion conseguem cumprir esse papel. Muitos sweepers e wallbreakers ofensivos, como Scizor, Latias e Cobalion, apreciam o suporte de Heal Bell fornecido para não ficarem com condições de status. Por fim, Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Beedrill e Aerodactyl, apreciam a remoção de entry hazards de Togekiss com Defog.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick / Aura Sphere
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é um STAB de Base Power decente com uma chance de 60% de causar flinch graças a Serene Grace. Dazzling Gleam é um STAB secundário que pode ameaçar mais rapidamente adversários Dragon-type, como Latias e Hydreigon, além de causar mais dano a checks convencionais de Togekiss, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Fire Blast é uma coverage necessária, permitindo-lhe causar muito dano a Steel-types que resistem a seus STABs. Flamethrower pode compensar a accuracy de Fire Blast ao mesmo tempo que dá OHKO em Scizor, mas não causa tanto dano quanto Fire Blast em outros Steel-types como Mega Aggron. Sem Nasty Plot e Heal Bell, várias special walls convencionais como Blissey e Empoleon conseguem fazer check a Togekiss. Por isso, Trick é utilizado no último slot para debilitá-las. Aura Sphere pode causar bastante dano em Empoleon e acertar Rotom-H com dano neutro, mas não possui muita utilidade além dessa.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack permitem a Togekiss maximizar sua presença ofensiva. Uma nature Timid junto ao investimento máximo em Speed garantem que ultrapasse o máximo de ameaças possíveis, como Magneton sem Choice Scarf e Metagross.

Dicas de Uso
========

Fica fácil enfraquecer Togekiss quando não carrega Roost. Por isso, tome cuidado ao fazer switch in em ataques fortes, especialmente com Stealth Rock em seu lado do campo. Choice Specs Togekiss geralmente causa uma grandes danos a seus checks convencionais devido a seu fator surpresa. Portanto, mire Dazzling Gleam em checks como Zeraora e Mega Aerodactyl. Acertar suas switch-ins comuns requer jogadas moderadamente mais agressivas e, por isso, é necessário um pouco de previsão. Leve também em conta que, embora seja extremamente forte, prender Togekiss em um move pode deixá-la em várias situações desconfortáveis; tome cuidado para não dar turnos livres a ameaças como Scizor, Nihilego, Rotom-H, Calm Mind Latias e Mega Manectric.

Opções de Equipe
========

Pokémon com checks similares ao set Nasty Plot, como Latias e Mega Pidgeot, apreciam a capacidade de Togekiss atrair e causar bastante dano em suas respostas defensivas comuns. A mesma pode ser um soft check a ameaças como Hydreigon e Krookodile, o que é apreciado por Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric. Inversamente, Dragon- e Ground-types como Latias, Hydreigon, Krookodile e Seismitoad, conseguem fazer check a Electric-types que ameaçam Togekiss. Sem Roost, ela é ainda mais propensa a sofrer com Stealth Rock. Portanto, (G: lembre de colocar a vírgula quando começar o período ou a oração com uma conjunção conclusiva) Tentacruel, Empoleon e outros removedores de entry hazard são bons parceiros para ela. Aliados que podem compensar a vulnerabilidade de Togekiss quando presa em um move também devem ser usados, como (A: gostaria de observar que, se "como" é um vocábulo que já pode exercer a função de introduzir exemplos, então para com qual fim você usaria uma expressão do tipo "exemplos incluem Pokémon como..."? É longo e pode ser facilmente reduzido) Infernape e Magneton, que conseguem ameaçar vários Steel-types. Water-types bulky, como Swampert, Jellicent e Suicune, também conseguem aguentar golpes de ameaças a Togekiss, como Cobalion e Mega Aerodactyl.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Togekiss pode utilizar Dazzling Gleam para punir ameaças como Hydreigon e Krookodile com mais eficiência do que Air Slash. Também pode recorrer a um set Choice Scarf, mas ele é muito ofuscado por usuários de Choice Scarf mais comuns, tais como Infernape e Hydreigon, que conseguem ultrapassar Mega Aerodactyl e Mega Beedrill.


Checks e Counters
===================

**Electric-types**: Pokémon como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora são imunes a Thunder Wave, resistem a Air Slash e conseguem ameaçar Togekiss com seus STABs. Magneton possui resistência quádrupla a Air Slash, mas deve estar atento a Flamethrower e Aura Sphere.

**Rock-types**: Rock-types que são extremamente ameaçadores a Togekiss, como Mega Aerodactyl e Nihilego, conseguem fazer switch in seguramente em todos os seus moves exceto Thunder Wave. Terrakion é um check mais frágil em relação a (G: não há um artigo de gênero antes de Nihilego com o qual crasear) Nihilego e Mega Aerodactyl devido ao fato de levar dano neutro de Air Slash e ser fraco a Dazzling Gleam, mas ainda consegue assustar Togekiss facilmente. Contudo, a maioria dos Rock-types precisam estar atentos ao set Charti Berry e suas variações.

**Poison-types**: Nidoking, Mega Beedrill e Tentacruel conseguem ultrapassar e ameaçar Togekiss com seus STABs Poison-type super efetivos, enquanto Crobat pode usar Taunt para impedir as tentativas de Togekiss de fazer setup ou usar Thunder Wave. Assault Vest Alolan Muk dá OHKO em Togekiss com Gunk Shot, visto que dificilmente será derrotado pelos flinches de Air Slash graças ao seu bulk special extremamente alto.

**Steel-types**: Scizor e Metagross conseguem fazer switch in em sets de Togekiss que não possuem moves Fire-type e disparar Bullet Punch super efetivo antes de ela ter a chance de lhes causar flinch com Air Slash. Empoleon focado em Special Defense, Mega Aggron e Mega Steelix tomam pouco dano até mesmo de um Air Slash com boosts e podem tirar Togekiss do campo com Roar ou derrotá-la com Heavy Slam no caso de Aggron e Steelix. Cobalion não é uma switch-in tão resistente quanto outros Steel-types, mas consegue ultrapassar Togekiss e a ameaçar com Iron Head.

**Ice-types**: Pokémon como Kyurem e Mamoswine ameaçam derrotar Togekiss com fortes STABs super efetivos. Contudo, Kyurem deve tomar cuidado para não fazer switch in em Thunder Wave, já que isso lhe dá uma boa chance de vitória em um cenário um a um (A: não precisava do hífen, só para constar), ao passo que Mamoswine geralmente teme fazer switch ins diretas na maioria dos sets de Togekiss.

**Status**: Embora Togekiss geralmente consiga usar Heal Bell livremente contra Pokémon mais passivos como Blissey, ameaças como Mega Aerodactyl e Scizor podem (A: farei essa mudança apenas porque, embora no original esteja "can", o "potentially" me induz a preferir usar uma palavra que expresse o sentido de "possibilidade") fazer switch in livremente nela. Sets sem Heal Bell devem estar atentos a status, visto que paralysis ou poison deixam Togekiss bastante debilitada, sem formas de se curar.

[CREDITS]
- Written by: [[TSR, 271239], [Amane Misa, 312356]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]

- Quality control by: [[Bouff, 121672], [Amaroq, 301581], [Pak, 245869], [Martha, 384270], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Nuked, 382658]]


Copy-paste e https://www.diffchecker.com/MvRax0RR:

[OVERVIEW]

Togekiss se encontra em uma posição confortável dentre as maiores ameaças de UU, uma vez que se firmou como uma das melhores wallbreakers da tier. Sua tipagem lhe concede vários benefícios, como imunidade a Ground, resistência a Pursuit e a habilidade de conseguir parar várias ameaças usuais como Hydreigon, Krookodile e Hippowdon. Apesar de ser conhecida principalmente por quebrar muitos cores defensivos, Togekiss pode fornecer uma grande variedade de opções de suporte, como Heal Bell, Defog e Thunder Wave. Sua ability Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash para incríveis 60%, o que pode fazer Pokémon mais lentos do que ela serem derrotados, havendo pouca chance de contra-atacar. Junto a Air Slash, Togekiss possui ótimos coverages, tais como Fire Blast, Dazzling Gleam e Aura Sphere. Confiando em seu 120 de base Special Attack, ela consegue vencer vários de seus checks convencionais ao utilizar o move certo. Embora a mesma pareça ser extremamente poderosa, suas diversas fraquezas a Pokémon comuns a atrapalham bastante; ela é vulnerável a várias ameaças recorrentes da tier, como Mega Aerodactyl, Mega Beedrill, Mega Manectric, Scizor, Nidoking e Cobalion. Junto a isso, possui uma base Speed mediana, permitindo a muitos dos melhores sweepers e cleaners de UU conseguirem facilmente a ultrapassar. Togekiss também enfrenta dificuldades ao tentar causar uma boa presença ofensiva pela falta de STABs fortes. Combinado a uma fraqueza problemática a obstáculos comuns como Stealth Rock, Volt Switch e Bullet Punch de Scizor, Togekiss não é um Pokémon impossível de ser derrotado.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Air Slash
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot é a arma principal de Togekiss para derrotar Pokémon e equipes bulky, instantaneamente dobrando seu Special Attack para causar uma pressão ofensiva considerável. Heal Bell também é um ótimo move, evitando que rivais como Blissey e Alomomola desgastem Togekiss com condições de status. Air Slash é o seu melhor STAB, já que a chance de causar flinch é aumentada para 60% graças a Serene Grace. Roost é necessário caso Togekiss queira vencer equipes stall, recuperando HP após ter tomado dano enquanto utilizava Nasty Plot. Esse move também lhe permite fazer check repetidamente a ameaças como Krookodile e Hydreigon no decorrer da partida. Thunder Wave é uma opção secundária para Togekiss debilitar vários de seus supostos checks, como Nihilego e Mega Aerodactyl. Com a chance de paralysis e o flinch aumentado por Serene Grace, ela comumente tem boas oportunidades de derrotar essas ameaças. Por fim, pode-se optar por Fire Blast como uma coverage adicional para passar por seus checks Steel-type, como Metagross e Scizor.

Detalhes do Set
========

Serene Grace é a ability preferida de Togekiss, dobrando a chance de ocorrer os efeitos secundários de seus moves, o que dá a seu Air Slash uma chance de 60% de flinch. Investimento máximo em HP e Speed lhe concede uma quantidade considerável de bulk ao mesmo tempo em que ultrapassa Pokémon com base Speed abaixo de 80. Leftovers permite que Togekiss recupere um pouco de HP quando não utilizar Roost. Caso seja necessário, pode-se utilizar uma distribuição mais defensiva de 252 HP / 160 Def / 96 Spe junto a uma nature Bold ou 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm para fazer um counter melhor a ameaças como Krookodile enquanto ultrapassa Modest Primarina e Mega Aerodactyl com paralysis.

Dicas de Uso
========

Ainda que Togekiss possua uma ótima tipagem defensiva e um bulk acima da média, ela deve frequentemente evitar fazer switch in em atacantes poderosos, como Heracross e Calm Mind Latias, uma vez que encontra a maioria de suas oportunidades de fazer setup frente a Pokémon mais passivos, como Blissey, Alomomola e Mandibuzz. Além de quebrar cores defensivos, seu Heal Bell é muitas vezes extremamente útil para dar apoio a várias equipes. Recomenda-se enfraquecer ou remover os checks de Togekiss, como Nihilego e Mega Manectric, para ela ter uma chance maior de realizar sweep. A recorrência a Thunder Wave geralmente é mais ameaçadora a equipes ofensivas, já que Togekiss pode derrotar checks ofensivos como Cobalion e Mega Aerodactyl com paralysis de Thunder Wave e flinches de Air Slash.

Opções de Equipe
========

Devido ao fato das variações de Nasty Plot não carregam Defog, Togekiss sempre apreciará a presença de um parceiro capaz de remover Stealth Rock, como Starmie, Tentacruel e Empoleon, para auxiliar sua longevidade. Usuários de Toxic Spikes, como Nihilego e Tentacruel, também podem pressionar Electric-types como Raikou e Mega Manectric. Similarmente, Ground- e Dragon-types bulky, como Hippowdon, Krookodile e Latias, também são ótimos parceiros por fazerem check a Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric, grandes ameaças a Togekiss. Em troca, a mesma consegue fazer check a Dragon-types como Mega Sceptile e Hydreigon. Steel-types, como Bronzong, Scizor e Empoleon, também são boas opções capazes de fazer pivot em moves Poison-, Ice- e Rock-type para Togekiss. Pokémon capazes de fazer check a vários Steel-types, como Infernape e Chandelure, também possuem uma boa sinergia com ela. Magneton pode ser especialmente útil, uma vez que consegue prender e eliminar Pokémon como Empoleon e Scizor. Togekiss muitas vezes é um ótimo check a vários Dark-types poderosos, o que ajuda parceiros como Latias e Chandelure. Por fim, outros special attackers conseguem derrotar cores defensivos uma vez que Togekiss os enfraqueceu. Logo, ela é uma ótima parceira para Pokémon como Nidoking e Latias.

[SET]
name: Nasty Plot Ofensiva
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Flamethrower / Aura Sphere
move 4: Roost
item: Babiri Berry / Fightinium Z
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é o melhor STAB de Togekiss, acertando alvos como Tsareena, Amoonguss e Infernape com dano super efetivo. Além disso, graças a Serene Grace, esse move ganha 60% de chances de causar flinch ao alvo, o que ajuda Togekiss a derrotar Pokémon de suporte bulky como Alomomola, Swampert e Mantine, que contam em condições de status e recovery para vencê-la. Flamethrower permite-lhe acertar Steel-types como Scizor, Mega Aggron, Registeel e Doublade, que de outra forma a poderiam derrotar com dano super efetivo. Por isso, esse move deve ser utilizado com Babiri Berry para tudo ocorrer de forma mais eficiente. Aura Sphere acerta outros Steel-types que não tomam dano super efetivo de Flamethrower, como Empoleon e Stakataka, e deve ser utilizado com Fightinium Z. All-Out Pummeling após Nasty Plot permite a Togekiss dar OHKO em Mega Aggron, Rhyperior e Empoleon. Nasty Plot aumenta o Special Attack de Togekiss em dois estágios, transformando-a em uma perigosa setup sweeper. Roost mantém seu HP estável e cria mais oportunidades para fazer setup. Thunder Wave, junto a Charti Berry, permite-lhe debilitar Rock-types mais rápidos, como Mega Aerodactyl, Terrakion e Nihilego.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack e Speed maximizam o dano de Togekiss e permitem que ela ultrapasse Pokémon com base 70 de Speed, como Volcanion, e ameaçá-los com Air Slash. Esse investimento também permite-lhe fazer Speed tie com outros base 80, como Mega Altaria e Chandelure. Serene Grace aumenta a chance de flinch de Air Slash, o que ajuda Togekiss a derrotar usuários de Toxic bulky, como Alomomola e Mantine, que em outras situações causariam grande incômodo. Babiri Berry permite que ela enfrente Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, mais facilmente. Fightinium Z, combinado com Aura Sphere, dá a Togekiss acesso a All-Out Pummeling, que derrota Pokémon resistentes a Flying após um Nasty Plot, como Mega Aggron, Mega Steelix e Empoleon, que de outra forma a derrotariam. Charti Berry fornece um confronto contra Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion com mais facilidade.

Dicas de Uso
========

Evite fazer setup contra Pokémon passivos que possam carregar Toxic, como Blissey e Alomomola, já que esse set não possui Heal Bell e é, portanto, muito propenso a condições de status. Porém, caso esteja com boosts, Togekiss pode tentar derrotar esses Pokémon com Air Slash e Serene Grace. Aproveite-se do bulk e de sua tipagem para fazer check a Dark-types, como Hydreigon e Krookodile, e Grass-types, como Mega Sceptile e Tsareena, e fazer setup em uma switch prevista. Contudo, por esse set não ter investimentos em bulk ou possui recovery passiva, recomenda-se evitar fazer switch ins diretas se houver Stealth Rock no seu lado do campo. Caso não haja, Togekiss não terá muitos problemas ao fazer check. Se Babiri Berry estiver sendo usada, fique na frente de Steel-types como Scizor e Mega Aggron para ou derrotar ou os enfraquecer severamente. Isso é aconselhado para garantir que Togekiss fique com uma quantidade considerável de HP, porque, mesmo com uma Berry, não aprecia levar Bullet Punch de Choice Band Scizor ou Stone Edge de Choice Band Terrakion. No entanto, não é garantido que ela com o HP cheio sobreviva aos ataques desses Pokémon após terem usado Swords Dance. All-Out Pummeling pode, no geral, causar danos massivos que lhe permitem derrotar Pokémon bulky mais lentos, como Blissey e Volcanion, com mais facilidade. Além disso, o move também a ajuda a lidar com Pokémon bulky resistentes a Flying-type, como Mega Aggron, Empoleon e Rhyperior. Entretanto, contra eles, só use All-Out Pummeling caso Togekiss tenha utilizado Nasty Plot, já que ela não será capaz de os derrotar sem boosts. Esse Z-Move também pode causar dano massivo a Pokémon resistentes a Flying mais rápidos que aparecem à sua frente, como Rotom-H e Mega Aerodactyl. Se estiver usando Charti Berry, fique na frente de Rock-types como Mega Aerodactyl e Terrakion para debilitá-los com Thunder Wave. Mas, contra Terrakion, recomenda-se fazer scout a um possível set Choice Band, visto que Stone Edge derrota Togekiss após tomar dano de Stealth Rock caso esteja com o boost de Choice Band. Evite fazer setup se o oponente tiver um check saudável a Togekiss, como Mega Manectric e Nihilego. Em vez disso, aproveite-se dos entry hazards e cause um pouco de dano a eles com um move.

Opções de Equipe
========

Usuários de Stealth Rock como Swampert e Mega Aggron são bons parceiros para Togekiss por enfraquecerem seus checks e também enfrentarem alguns dos mesmos. Swampert é capaz de fazer check a Electric-types como Mega Manectric e Rotom-H, Rock-types rápidos como Mega Aerodactyl e Terrakion e a Steel-types como Scizor e Cobalion, mas Togekiss pode ter vantagem contra Rock- e Steel-types caso esteja segurando uma Berry. Mega Aggron também é capaz de enfrentar esses Pokémon, com exceção de Fighting-types, além de conseguir lidar com Nihilego, que muitas vezes derrota Swampert. Similarmente, pelo maioria dos checks de Togekiss tocarem o chão, usuários de Spikes, como Klefki, e usuários de Toxic Spikes, como Nidoking e Nihilego, podem enfraquecer alvos que fazem check a ela como Mega Manectric e Zeraora. Removedores de entry hazard, como Tentacruel e Empoleon, podem tirar Stealth Rock de campo para Togekiss fazer switch in continuamente. Tentacruel também pode colocar Toxic Spikes para auxiliá-la. No geral, Steel-types como Bronzong e Scizor também são bons parceiros por fazerem check a Ice-types, como Kyurem e Mamoswine. Bronzong também pode colocar Stealth Rock para ajudar sua parceira. Dragon-types, como Latias e Mega Altaria, e Rock-types, como Terrakion e Nihilego, apreciam a habilidade de Togekiss de atrair e remover Steel-types para que eles possam usar seus fortes STABs repetidamente. Os Dragon-types também são capazes de fazer check a Electric-types como Rotom-C, Rotom-H e Mega Manectric. Fire-types, como Chandelure e Infernape, fazem check a Steel-types, como Scizor e Cobalion, e apreciam Togekiss enfraquecendo severamente Water-types bulky que tentam lhe causar condições de status e debilitando potencialmente Rock-types rápidos, como Nihilego e Mega Aerodactyl, com Charti Berry e Thunder Wave. Flying-types, como Crobat e Mega Pidgeot, apreciam também sua habilidade de atrair alvos que lhes façam check, como Mega Aggron e Empoleon. Portanto, são boas opções de parceiros.

[SET]
name: Suporte
move 1: Air Slash
move 2: Heal Bell / Thunder Wave
move 3: Roost
move 4: Defog / Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é a melhor opção de STAB que Togekiss possui, sendo um move poderoso com uma chance de flinch de 60%. Roost é necessário para oferecer um recovery, sustentando-a no decorrer da partida. Heal Bell é uma opção de suporte útil para a equipe, uma vez que parceiros como Cobalion e Swampert apreciam suas condições de status sendo curadas. Thunder Wave também pode debilitar ameaças como Nihilego, Cobalion e Mega Aerodactyl. Togekiss também pode remover hazards com Defog, visto que sua tipagem única lhe concede um bom matchup contra usuários de Stealth Rock comuns na tier, como Seismitoad e Hippowdon.

Detalhes do Set
========

Serene Grace sempre deve ser utilizado em Togekiss, dando a seu Air Slash uma chance de 60% de causar flinch. Leftovers permite que recupere seu HP sem precisar usar Roost. 96 EVs em Speed deixam-na ultrapassar Primarina Modest e Mega Aerodactyl com paralysis. Os EVs restantes são colocados em Defense para maximizar seu bulk physical. Caso prefira focar em Special Defense para enfrentar com mais segurança ameaças como Latias e Celebi, uma distribuição de 252 HP / 160 SpD / 96 Spe com uma nature Calm é usável.

Dicas de Uso
========

Utilize Togekiss como uma boa switch-in para Hydreigon, Latias e Krookodile. Tome cuidado ao fazer switch ins repetidamente quando houver Stealth Rock em campo, já que isso costuma diminuir a capacidade defensiva de Togekiss; é importante remover Stealth Rock sempre que possível. Togekiss também faz bom uso de Heal Bell, permitindo-lhe curar parceiros afetados por condições de status. Esse set em específico é bem passivo, portanto, certifique-se de fazer uso de switches duplas e previsões para prevenir que alvos resistentes a Flying, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric, ganhem turnos de graça.

Opções de Equipe
========

Dragon- e Ground-types como Hydreigon, Latias e Seismitoad, são boas opções de parceiros, sendo eles os checks mais típicos a Electric-types, como Mega Manectric e Rotom-H, que conseguem vencer Togekiss sem muito esforço. Water- e Ground-types bulky capazes de aguentar os golpes de Mega Aerodactyl, como Swampert e Mega Steelix, também são úteis. Vários Steel-types, como Doublade e Scizor, conseguem fazer um bom check a Poison-types ofensivos, como Nihilego e Mega Beedrill, que ameaçam Togekiss. A mesma também precisa de parceiros que são capazes de derrotar Steel-types problemáticos. Magneton, Infernape, Chandelure e Cobalion conseguem cumprir esse papel. Muitos sweepers e wallbreakers ofensivos, como Scizor, Latias e Cobalion, apreciam o suporte de Heal Bell fornecido para não ficarem com condições de status. Por fim, Pokémon fracos a Stealth Rock, como Mega Beedrill e Aerodactyl, apreciam a remoção de entry hazards de Togekiss com Defog.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick / Aura Sphere
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Air Slash é um STAB de Base Power decente com uma chance de 60% de causar flinch graças a Serene Grace. Dazzling Gleam é um STAB secundário que pode ameaçar mais rapidamente adversários Dragon-type, como Latias e Hydreigon, além de causar mais dano a checks convencionais de Togekiss, como Mega Aerodactyl e Mega Manectric. Fire Blast é uma coverage necessária, permitindo-lhe causar muito dano a Steel-types que resistem a seus STABs. Flamethrower pode compensar a accuracy de Fire Blast ao mesmo tempo que dá OHKO em Scizor, mas não causa tanto dano quanto Fire Blast em outros Steel-types como Mega Aggron. Sem Nasty Plot e Heal Bell, várias special walls convencionais como Blissey e Empoleon conseguem fazer check a Togekiss. Por isso, Trick é utilizado no último slot para debilitá-las. Aura Sphere pode causar bastante dano em Empoleon e acertar Rotom-H com dano neutro, mas não possui muita utilidade além dessa.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack permitem a Togekiss maximizar sua presença ofensiva. Uma nature Timid junto ao investimento máximo em Speed garantem que ultrapasse o máximo de ameaças possíveis, como Magneton sem Choice Scarf e Metagross.

Dicas de Uso
========

Fica fácil enfraquecer Togekiss quando não carrega Roost. Por isso, tome cuidado ao fazer switch in em ataques fortes, especialmente com Stealth Rock em seu lado do campo. Choice Specs Togekiss geralmente causa uma grandes danos a seus checks convencionais devido a seu fator surpresa. Portanto, mire Dazzling Gleam em checks como Zeraora e Mega Aerodactyl. Acertar suas switch-ins comuns requer jogadas moderadamente mais agressivas e, por isso, é necessário um pouco de previsão. Leve também em conta que, embora seja extremamente forte, prender Togekiss em um move pode deixá-la em várias situações desconfortáveis; tome cuidado para não dar turnos livres a ameaças como Scizor, Nihilego, Rotom-H, Calm Mind Latias e Mega Manectric.

Opções de Equipe
========

Pokémon com checks similares ao set Nasty Plot, como Latias e Mega Pidgeot, apreciam a capacidade de Togekiss atrair e causar bastante dano em suas respostas defensivas comuns. A mesma pode ser um soft check a ameaças como Hydreigon e Krookodile, o que é apreciado por Electric-types como Rotom-H e Mega Manectric. Inversamente, Dragon- e Ground-types como Latias, Hydreigon, Krookodile e Seismitoad, conseguem fazer check a Electric-types que ameaçam Togekiss. Sem Roost, ela é ainda mais propensa a sofrer com Stealth Rock. Portanto, Tentacruel, Empoleon e outros removedores de entry hazard são bons parceiros para ela. Aliados que podem compensar a vulnerabilidade de Togekiss quando presa em um move também devem ser usados, como Infernape e Magneton, que conseguem ameaçar vários Steel-types. Water-types bulky, como Swampert, Jellicent e Suicune, também conseguem aguentar golpes de ameaças a Togekiss, como Cobalion e Mega Aerodactyl.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Togekiss pode utilizar Dazzling Gleam para punir ameaças como Hydreigon e Krookodile com mais eficiência do que Air Slash. Também pode recorrer a um set Choice Scarf, mas ele é muito ofuscado por usuários de Choice Scarf mais comuns, tais como Infernape e Hydreigon, que conseguem ultrapassar Mega Aerodactyl e Mega Beedrill.

Checks e Counters
===================

**Electric-types**: Pokémon como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora são imunes a Thunder Wave, resistem a Air Slash e conseguem ameaçar Togekiss com seus STABs. Magneton possui resistência quádrupla a Air Slash, mas deve estar atento a Flamethrower e Aura Sphere.

**Rock-types**: Rock-types que são extremamente ameaçadores a Togekiss, como Mega Aerodactyl e Nihilego, conseguem fazer switch in seguramente em todos os seus moves exceto Thunder Wave. Terrakion é um check mais frágil em relação a Nihilego e Mega Aerodactyl devido ao fato de levar dano neutro de Air Slash e ser fraco a Dazzling Gleam, mas ainda consegue assustar Togekiss facilmente. Contudo, a maioria dos Rock-types precisam estar atentos ao set Charti Berry e suas variações.

**Poison-types**: Nidoking, Mega Beedrill e Tentacruel conseguem ultrapassar e ameaçar Togekiss com seus STABs Poison-type super efetivos, enquanto Crobat pode usar Taunt para impedir as tentativas de Togekiss de fazer setup ou usar Thunder Wave. Assault Vest Alolan Muk dá OHKO em Togekiss com Gunk Shot, visto que dificilmente será derrotado pelos flinches de Air Slash graças ao seu bulk special extremamente alto.

**Steel-types**: Scizor e Metagross conseguem fazer switch in em sets de Togekiss que não possuem moves Fire-type e disparar Bullet Punch super efetivo antes de ela ter a chance de lhes causar flinch com Air Slash. Empoleon focado em Special Defense, Mega Aggron e Mega Steelix tomam pouco dano até mesmo de um Air Slash com boosts e podem tirar Togekiss do campo com Roar ou derrotá-la com Heavy Slam no caso de Aggron e Steelix. Cobalion não é uma switch-in tão resistente quanto outros Steel-types, mas consegue ultrapassar Togekiss e a ameaçar com Iron Head.

**Ice-types**: Pokémon como Kyurem e Mamoswine ameaçam derrotar Togekiss com fortes STABs super efetivos. Contudo, Kyurem deve tomar cuidado para não fazer switch in em Thunder Wave, já que isso lhe dá uma boa chance de vitória em um cenário um a um, ao passo que Mamoswine geralmente teme fazer switch ins diretas na maioria dos sets de Togekiss.

**Status**: Embora Togekiss geralmente consiga usar Heal Bell livremente contra Pokémon mais passivos como Blissey, ameaças como Mega Aerodactyl e Scizor podem fazer switch in livremente nela. Sets sem Heal Bell devem estar atentos a status, visto que paralysis ou poison deixam Togekiss bastante debilitada, sem formas de se curar.

[CREDITS]
- Written by: [[TSR, 271239], [Amane Misa, 312356]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Bouff, 121672], [Amaroq, 301581], [Pak, 245869], [Martha, 384270], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Nuked, 382658]]
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top