Sexta Geração: Uma Geração que Ficará na Saudade

Feito por skylight. Arte por FellFromtheSky. Traduzido por Luna.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Art by Sky

Já faz três anos desde a primeira vez que foi-nos dito algo sobre Pokémon X e Y. Não estávamos muito longe em 2013 quando um Nintendo Direct foi anunciado para 8 de Janeiro. Os fãs estavam inicialmente otimistas; a sexta geração poderia ser anunciada em breve (ignorando o fato de que os jogos Black 2 e White 2 haviam sido lançados há apenas alguns meses atrás).

Pikachu nos disse que tinha grandes notícias para compartilhar conosco naquele dia, e nós vimos Chespin, Fennekin e Froakie (juntos de Xerneas e Yveltal) pela primeira vez. Nós iríamos poder visitar Kalos antes do ano acabar!

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire foram anunciados em Maio de 2014. A reação da fanbase foi INCRIVELMENTE positiva; nós estávamos finalmente recebendo remakes para os muito populares jogos da região de Hoenn.

Vamos relembrar os destaques da sexta geração de Pokémon!

X e Y

Pokémon X e Y foram os primeiros jogos a ter um lançamento mundial simultâneo. Isso foi fantástico; treinadores de todo o mundo estariam começando suas jornadas ao mesmo tempo.

Mega Evoluções foram inicialmente um dos aspectos mais controversos de Pokémon X e Y. Nenhum outro jogo tinha tentado brincar com a fórmula da evolução... até aquela hora. Pokémon muitas vezes ignorados como Kangaskhan agora tinham um propósito no competitivo. Charizard, um preferido dos fãs, conseguiu ganhar duas Mega Evoluções. Mewtwo também ganhou duas. Os fãs se questionaram se isso poderia destruir o competitivo de Pokémon por inteiro. Os desenvolvedores sabiam que Mega Pokémon tinham o potencial de arruinar o competitivo, o que fez com que limitassem essa mecânica para uma Mega Stone por time.

Nós procuramos por todas as Vivillon que nem loucos durante os primeiros meses iniciais até que percebemos que isso dependia literalmente de onde você estava (que nem uma borboleta na vida real!). Isso criou uma loucura no GTS, onde pessoas trocavam Pokémon lendários pelas formas da Vivillon. Se você vivia no Rio de Janeiro, Dubai ou Singapura, sabia que tinha uma ferramenta de barganha sensacional. Todos queriam as formas raras da Vivillon, não importando o custo (sim, pessoas trocavam seus amados shinies por uma Vivillon).

Se você pensou que o Shiny Charm, introduzido na quinta geração, mudou a mecânica dos shinies, você estava incrivelmente errado. Com a sexta geração, tivemos uma chance maior de encontro com shinies, Friend Safaris, um novo PokéRadar, Horde Hunting e chain fishing, coisas que fizeram os shinies não serem mais tão raros assim. Friend Safaris eram extremamente populares (e pessoas ainda procuram ativamente por Safaris no Reddit hoje em dia), já que você podia pegar apenas três Pokémon em um Safari, e isso era tudo dependente de com quem você tinha amizade. Sim, isso provavelmente parece ser uma má mensagem, mas Pokémon encontrados em um Safari eram mais prováveis de serem shiny, e quem não iria querer ser amigo de uma pessoa que poderia possivelmente lhe dar um Ditto com IVs incríveis?

A customização das personagens era facilmente uma das mecânicas mais populares introduzidas em Pokémon X e Y. Você quer um personagem loiro? Sem problemas. Uma minissaia? Claro, isso vai fazer sua personagem ficar ainda melhor. Você quer tirar o seu chapéu? Você é louco, cara. Eu suponho que as pessoas em Kalos são bastante resistentes ao sol (isso, ou eles vieram da região de Alola).

Nós fomos introduzidos a um dos maiores esquisitos da franquia Pokémon: um cara alto chamado AZ. Ele aparentemente usou a "Arma Suprema" muito antes do que um cara doido, Lysandre. Lysandre, diferente de AZ, queria usá-la para o mal, e matar todo mundo que não concordava com seus ideais. Sim, ele era um cara legal.

Omega Ruby e Alpha Sapphire

Nós finalmente tivemos a chance de revisitar a bela Hoenn depois de cerca de 11 anos após o lançamento original americano em 2003 de Pokémon Ruby e Sapphire.

Zinnia era facilmente uma das melhores personagens introduzidas em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. Zinnia deixava-nos curioso, mesmo estando mais envolvida na história do post-game do que na história principal. Junta de seu companheiro leal, um Whismur chamado Aster, ela viajou por Hoenn procurando pelo que ela precisava para salvar o mundo (e consequentemente forçando você a segui-la). Os únicos pontos negativos do Delta Episode foram sua duração (você viajava para um lugar e voltava umas dez vezes) e que Zinnia não fazia sentido nenhum até o final. Por outro lado, você pôde experienciar um inteiramente novo nível de broken com Mega Rayquaza estando em sua posse no final da história.

Steven estava de volta, e ele estava provavelmente ainda mais irritante do que antes. Apesar disso, um ponto positivo foi que Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire finalmente introduziram uma nova mecânica que nós estávamos querendo desde o começo dos jogos: ter a capacidade de voar sem ter o move Fly. Graças a ambos Mega Latias e Mega Latios, nós podíamos explorar toda a região estando no céu. Nós podíamos achar Pokémon no céu, também... e sim, eles podiam ser shiny (meu Swablu dourado pode confirmar isso). A Mirage Island também voltou. Em vez de apenas uma, dependendo de por quais você "passava" você podia ganhar acesso a muitas outras ilhas com Pokémon raros todos os dias.

Team Aqua e Team Magma agora tinham acesso a uma arma ainda melhor do que antes: Primals. Não, eles não eram nem um pouco mais competentes do que eram em 2003. Primals eram legais e tudo, mas também ganhamos algumas novas Mega Evoluções. Swampert e Sceptile finalmente ganharam Mega Evoluções... assim como alguns Pokémon estranhos, como Audino.

Secret Bases estavam de volta, e elas viraram ainda mais secretas. Tirando o fato de que não eram, na verdade. Graças à Internet você podia explorar literalmente a base secreta de qualquer pessoa sem ter que estar bem do lado dela. Seus "amigos" também podiam lhe dar itens raros como uma Dawn Stone, um Rare Bone... ah, e uma Master Ball. Literalmente o primeiro item que eu ganhei vindo de uma Secret Base de um amigo meu. Eu nunca a usei.

A DexNav também era popular. Você tinha mais chances de conseguir um Pokémon Shiny usando ela, e além disso deixava toda a caça aos Pokémon um pouco mais fácil. Coisas bem legais.

Os Pokémon

Foram introduzidos alguns dos melhores... e alguns dos piores Pokémon nesta geração.

Greninja é quase tão amado quanto Pikachu, até onde a fanbase importa, graças a Ash e seu vínculo intenso com ele. Talonflame teve uma das habilidades mais úteis de todos os tempos em Gale Wings. É geralmente considerado o pássaro regional mais famoso graças a Gale Wings e o fato de que era parte tipo Fire. As pessoas pensavam que Vanilluxe tinha um design estúpido... mas nesta geração nós fomos introduzidos à família de Honedge; Pokémon que eram espadas flutuantes. Pelo menos Aegislash era muito bom no competitivo!

Mega Evoluções foram uma das partes mais controversas da sexta geração. Mega Gengar, Mega Rayquaza (que era tão forte que ganhou sua própria tier - Anything Goes) e Mega Kangaskhan eram incrivelmente broken no início. Pelo menos com o Mega Kangaskhan, o "bebê na bolsa" FINALMENTE fez sentido. Apesar que eu ainda quero que ele seja uma pré-evolução, mas tanto faz. Mawile ganhou uma nova combinação de tipos e uma Mega Evolução. Finalmente parou de ser ignorada (e você ainda mal consegue ver seu rosto...). Lucario teve basicamente a Mega Evolução mais legal porque é o Lucario. Mega Slowbro nos deixou um pouco confusos. Como diabos ele se mantinha em pé??? Outros, como Mega Steelix, apenas deixaram seus antigos homólogos muito mais legais.

O novo tipo Fairy deixou Pokémon esquecidos incríveis de novo. Azumarill passou a ser importante no competitivo, e Clefable finalmente ficou legal o suficiente para OU. Para muitos outros, as novas mudanças em seus tipos não importaram muito no geral, mas pelo menos agora eles faziam mais sentido (como por exemplo Granbull, o Fairy Pokémon que era considerado "normal" em todos os sentidos até esse ponto).

Outros Jogos

Um dos jogos mais populares introduzidos na sexta geração foi Pokémon Shuffle. Mega Pokémon eram a chave para completar todos os puzzles com sucesso. Pokémon Shuffle vai continuar existindo na sétima geração também. Não se sabe se ele vai ter outro nome ou que mudanças vão ser implementadas para ele na sétima geração.

Por outro lado, Pokémon Rumble World foi um pouco decepcionante. Ele surgiu cerca de dois meses após o Pokémon Shuffle, e mesmo os dois sendo jogos gratuitos para 3DS, Pokémon Rumble World não conseguia manter os jogadores interessados depois deles completarem o jogo principal. Pokémon Shuffle, por outro lado, foi capaz de continuar fornecendo conteúdo fresco e ainda tem uma playerbase bem grande.

Pokken Tournament, o jogo de Wii U, foi originalmente lançado como um jogo arcade no Japão. O jogo providenciou-nos uma forma de REALMENTE batalhar com Pokémon em uma forma que nós nunca havíamos experimentado antes.

É também é impossível falar da sexta geração sem mencionar Pokémon GO. Mesmo não tendo nenhum Pokémon da sexta geração, o muito esperado jogo mobile da franquia Pokémon foi capaz de trazer Pokémon de volta para os holofotes e providenciou uma grande publicidade para promover a sétima geração. Praticamente todo mundo que tinha um smartphone bom o suficiente o jogou no primeiro mês de seu lançamento; agora as pessoas finalmente podiam falar sobre Pokémon de novo sem serem ridicularizadas. O jogo era tão popular que as pessoas que nem sabiam o que era Pokémon decidiram jogar ativamente. Ele estava até nas notícias!

Por fim, Red, Blue e Yellow foram relançados e passaram a ser jogáveis no 3DS como parte da celebração do aniversário de 20 anos da franquia.

Outras Mídias

No anime, Ash capturou outro pássaro regional (Fletchling) enquanto explorava Kalos. Ele também virou amigo de um Froakie. Ele ficou tão próximo de Froakie que ao evoluir para Greninja, Ash efetivamente virou parte dele... e de alguma forma nos últimos 20 anos o Pikachu não foi capaz de chegar tão perto assim de Ash. Toma essa, Pikachu. Ah, e então ele estupidamente jogou fora seu Greninja que estava eternamente vinculado com ele. Ash está ficando cada vez mais esperto.

Conclusão

A sexta geração trouxe várias mudanças positivas aos Pokémon, e mesmo sendo hora de seguir em frente, não há como esquecer (ou ignorar, no caso da Mega Evolução) a geração que ajudou a trazer vários Pokémon de volta aos holofotes.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »