OU Celesteela

Status
Not open for further replies.

Yaotome

Will you prove worthy?
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Original

Visão Geral

Celesteela é uma sólida opção defensiva na tier, possuindo fantástica combinação de tipos, stats bem balanceados e larga movepool. Sua tipagem Steel / Flying e seu enorme bulk lhe permitem fazer check a muitas ameaças na tier, tais como Tapu Lele, Mega Diancie, Mega Alakazam, Mega Latios, Garchomp, Tapu Bulu e Landorus-T. Apesar de não possuir formas de recovery muito confiáveis, Celesteela tem acesso a Leech Seed, permitindo-lhe se sustentar contra não Grass-types; porém, ela encontra dificuldades face à alta usagem de Zapdos, o qual anula todos os seus sets e faz PP Stall a Leech Seed facilmente. Além disso, muitos Pokémon que normalmente seriam derrotados por Celesteela vêm se adaptando constantemente à sua presença e usando Z-Moves para a derrotar ou a enfraquecer drasticamente, como Fightinium Z em Tapu Lele.

[SET]
nome: Defensiva
move 1: Leech Seed
move 2: Protect
move 3: Heavy Slam
move 4: Flamethrower
item: Leftovers
ability: Beast Boost
nature: Relaxed
evs: 248 HP / 104 Def / 156 SpD

Moves

Leech Seed, além de ser a sua opção mais próxima de recovery confiável, permite que Celesteela se cure contra não Grass-types e irrite muitas switch-ins que estariam seguras sem esse move, como Heatran. Protect dá a Celesteela a oportunidade de fazer scout ao item adversário e revelar usuários de items Choice e Z-Moves, bem como recupera HP de forma segura por meio de Leftovers e Leech Seed. Heavy Slam é o seu STAB mais forte, causando bastante dano em Pokémon que não lhe resistem. Flamethrower é eficaz contra Steel-types — resistentes a Heavy Slam — tais como Skarmory, Mega Scizor e Magnezone, e também contra Grass-types, que são imunes a Leech Seed, como Tangrowth e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Os 248 EVs em HP, combinados aos 28 EVs em Defense, permitem que Celesteela com HP inteiro não sofra OHKO de High Jump Kick de Jolly Mega Medicham. Os EVs restantes são postos em Special Defense para ajudar no combate contra Pokémon fortes no lado special, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Latios. A nature Sassy é usada para aumentar o bulk de Celesteela, sem fazê-la perder poder ofensivo de Heavy Slam e Flamethrower. Alternativamente, Celesteela pode optar por uma spread de 248 HP / 104 Def / 156 SpD com uma nature Relaxed para fazer check a ameaças ofensivas como Mega Scizor e Mega Pinsir eficientemente, ainda conseguindo receber dois Hidden Power Fire de Choice Specs Tapu Lele caso Stealth Rock não esteja em campo.

Dicas de Uso

Celesteela deve ser enviada ao campo contra os Pokémon aos quais faz wall com facilidade, como Tapu Lele, Mega Pinsir, as variantes de Protean Greninja, Landorus-T e a maioria dos sets de Garchomp. Tome cuidado com moves que derrotam Celesteela facilmente e com Pokémon que a atraem, como Rockium Z Landorus-T. Enquanto Protect pode fazer scout a movesets assim, seja cuidadoso: seu oponente poderá tomar vantagem disso e usar um move de setup ou preservar seu Z-Move. Evite deixar que ela fique muito fraca, pois uma Celesteela saudável é um dos Pokémon mais irritantes de se enfrentar na tier inteira. Isso inclui evitar levar Knock Off e usar Leech Seed + Protect quando for necessário.

Opções de Equipe

Toxapex completa o famoso core CelePex, um core defensivo bem forte, causando principalmente danos passivos para enfraquecer ameaças. Apesar de ambos terem fraqueza a Electric, Celesteela consegue bater de frente com muitos Psychic-types que ameaçam Toxapex; por outro lado, Toxapex lhe dá suporte de Toxic Spikes, o que é bastante apreciado. Tangrowth é outro usuário de Regenerator que se encaixa muito bem com Celesteela, ajudando a enfrentar Electric-types e servindo de esponja para moves Water-type poderosos de inimigos como Ash-Greninja. Clefable também é uma opção sólida, já que pode fazer switch in em Electric-types mais fracos, como Thundurus, e consegue enfrentar physical attackers como Mega Medicham e Mega Heracross. Além disso, Clefable é capaz de espalhar paralysis com Thunder Wave, recuperar o HP de Celesteela com Wish ou remover itens de Pokémon ameaçadores, tal como Heatran, usando Knock Off. Zygarde e outros Ground-types também são ótimos parceiros, visto que podem derrotar alguns Pokémon capazes de parar Celesteela completamente, tais como Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur, além de ser potentes ameaças a Electric-types, como Tapu Koko e Thundurus. Outras opções bulky para combater Electric-types incluem Ground-types bulky, a exemplo de Hippowdon; inclusive, existem alguns Pokémon que podem enfrentar a maioria dos Electric-types até um certo ponto, entre eles Tyranitar e Chansey.

Outras Opções

Sets de Autotomize mais focados em Attack — usando Heavy Slam, Earthquake e Fire Blast como moves ofensivos — podem ser considerados, porém, são mais facilmente neutralizados por usuários de Intimidate, como Landorus-T. Nesses sets, Celesteela também pode optar por usar Groundium Z, a fim de conseguir um OHKO em Toxapex após um boost, ou Rockium Z com Stone Edge para atrair Zapdos. Sets de Autotomize mais focados em Special Attack também são viáveis com Flyinium Z, contudo, eles sofrem com a incapacidade de derrotar Toxapex, Heatran e Zapdos. Earthquake pode substituir Flamethrower para acertar Heatran e causar mais dano em Magnezone; entretanto, essa é uma grande perda de poder contra Kartana, Skarmory, Ferrothorn e, inclusive, Celesteela adversária.

Checks e Counters

Zapdos: É um dos poucos Pokémon que conseguem parar Celesteela completamente, já que recebe dano ínfimo de todas as suas opções ofensivas comuns e pode fazer PP stall a Leech Seed com grande facilidade. Zapdos também pode acertá-la com seus moves STAB Electric-type, causando dano super efetivo.

Fire-types: Esses recebem pouco dano da maior parte das opções ofensivas de Celesteela e podem revidar com poderosos moves STAB. Heatran, Volcarona e Mega Charizard X são exemplos de Pokémon que podem derrubar Celesteela com extrema facilidade ou realizar setup na frente dela. Alguns Fire-types menos comuns, tal como Mega Charizard Y, também podem ser bastante problemáticos para Celesteela.

Outros Electric-types: Electric-types, como Tapu Koko e Magnezone, conseguem pressionar Celesteela fortemente, podendo derrotá-la diretamente ou prendê-la em campo. Entretanto, esses Pokémon enfrentam dificuldade ao lidar com uma Celesteela com boosts, especialmente se já estiverem enfraquecidos. Ademais, eles ainda podem encontrar certo aperto fazendo switch in contra Leech Seed, sobretudo, se houver entry hazards em campo.

Vários Lures Ofensivos: Muitos Pokémon em OU usam Z-Moves como isca, visando pegar Celesteela desprevenida e derrotá-la ou enfraquecê-la a ponto de a tornar quase incapacitada. Alguns exemplos incluem Tapu Lele e Magearna, as quais podem usar Fightinium Z e Electrium Z, respectivamente, para obliterar Celesteela; Garchomp, que pode usar Firium Z; e Landorus-T, que usa comumente Gravity ou Smack Down. Alternativamente, há alguns Pokémon que podem remover Leftovers com Knock Off, como Tornadus-T e Clefable.

Créditos
• Escrito por p2
• Traduzido por Yaotome
• Revisão gramatical por
• Controle de qualidade por Colonel M, Hootie e Gary
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Celesteela é uma sólida opção defensiva na tier. Sua tipagem Steel / Flying e seu enorme bulk lhe permitem fazer check a muitas ameaças na tier, tais como Tapu Lele, Mega Diance, Mega Alakazam, Mega Latios, Garchomp, Tapu Bulu e Landorus-T. Apesar de não possuir formas de recovery muito confiáveis, Celesteela tem acesso a Leech Seed, o que lhe permite se sustentar contra não-Grass-types (remover hífen do prefixo). Porém, Celesteela encontra dificuldades face à alta usagem de Zapdos, que anula todos os seus sets e faz PP Stall a Leech Seed sem muito esforço. Além disso, muitos Pokémon que normalmente seriam derrotados por Celesteela estão se adaptando constantemente à sua presença e usando Z-Moves para ou derrotá-la ou enfraquecê-la drasticamente, como por exemplo Fightinium Z em Tapu Lele.

Defensive
Moves


[SET]
nome: Defensive Defensiva
move 1: Leech Seed
move 2: Protect
move 3: Heavy Slam
move 4: Flamethrower
item: Leftovers
ability: Beast Boost
nature: Relaxed
evs: 248 HP / 104 Def / 156 SpD

Moves

Leech Seed, além de ser a sua opção mais próxima de recovery confiável, permite que Celesteela se cure contra não-Grass-types (remover hífen do prefixo não) e irritar muitos irrite muitas switch-ins que estariam seguros seguras sem este esse move, como Heatran. Protect dá a Celesteela a oportunidade de fazer scout ao item adversário, (remover vírgula) e de revelar usuários de items Choice e Z-Moves, além de lhe deixar recuperar HP de forma segura via Leftovers e Leech Seed. Heavy Slam é o seu STAB mais forte e causa bastante dano em Pokémon que não o resistem. Flamethrower é eficaz contra Steel-types — resistentes a Heavy Slam — tais como Skarmory, Mega Scizor e Magnezone, e também contra Grass-types, imunes a Leech Seed, tais como Tangrowth e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Os 248 EVs em HP, em combinação com os 156 EVs em Special Defense, permitem que Celesteela não sofra 2HKO do de Hidden Power Fire de Tapu Lele Choice Specs, assumindo que não haja Stealth Rock em campo. Os EVs que sobram são postos em Defense, para ajudar no combate contra Pokémon fortes no lado physical, como Mega Pinsir, Landorus-T (sem Gravity) e Garchomp. A nature Relaxed é usada para aumentar o bulk de Celesteela, sem fazê-la perder poder ofensivo com Heavy Slam e Flamethrower. Alternativamente, se ameaças focadas em Attack não causarem muito problema à sua equipe, Celesteela pode atuar como uma opção defensiva mais focada em SpD Special Defense.

Dicas de Uso

Celesteela deve ser enviada ao campo contra os Pokémon aos quais faz wall facilmente, como Tapu Lele, Mega Pinsir, Landorus-T, assim como a maioria das variantes de Garchomp e Greninja Protean. Tome cuidado com moves que derrotam Celesteela facilmente, (remover vírgula) e com Pokémon que lhe dão lure a atrair, como Landorus-T Rockium Z. Enquanto Protect pode ser usado para fazer scout a movesets assim, seja cuidadoso: seu oponente pode tomar vantagem disso e usar um move de setup, preservando seu Z-Move. Evite deixar que Celesteela fique muito fraca, pois, (adicionar vírgula) em condições normais, ela é um dos Pokémon mais irritantes a de se enfrentar na tier inteira. Isso inclui evitar levar Knock Off e usar Leech Seed + Protect quando for necessário.

Opções de Equipe

Toxapex e Celesteela formam o famoso core CelePex, um core defensivo bem forte, que tem como base causar dano passivo aos oponentes. Apesar de ambos terem fraqueza a Electric, Celesteela consegue bater de frente com muitos Psychic-types que ameaçam Toxapex; por outro lado, Toxapex lhe dá suporte de Toxic Spikes, o que é bastante apreciado. Tangrowth é outro usuário de Regenerator que se encaixa muito bem com Celesteela, pois ele a ajuda a enfrentar Electric-types e serve de esponja contra moves Water-type poderosos de inimigos como Keldeo. Clefable também é uma opção sólida, já que pode fazer switch-in (remover hífen. a diferença entre switch in e switch-in: Clefable pode fazer switch in em Electric-types mais fracos. Clefable é uma boa switch-in para Elctric-types mais fracos.) em Electric-types mais fracos, como Thundurus, e consegue bater de frente com physical attackers como Mega Medicham e Mega Heracross. Além disso, Clefable consegue espalhar paralysis via Thunder Wave, curar recuperar o HP de Celesteela com Wish, (remover vírgula) e/ou remover itens de Pokémon ameaçadores, tais como Heatran, usando Knock Off. Zygarde e outros Ground-types também são ótimos parceiros, porque podem derrotar alguns Pokémon capazes de parar Celesteela completamente — tais como Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur — além de serem potentes ameaças a Electric-types como Tapu Koko e Thundurus. Se for necessário mais bulk, vale citar Hippowdon como opção. E ainda existem alguns Pokémon que podem enfrentar a maioria dos Electric-types até um certo ponto, como Tyranitar e Chansey.

Outras Opções

Sets de Autotomize mais orientados a physical focados em Attack — usando Heavy Slam, Earthquake e Fire Blast como moves ofensivos — podem ser usados, porém são mais fáceis de neutralizar com usuários de Intimidate, como Landorus-T. Nesses sets, Celesteela também pode optar por usar Groundium Z, a fim de dar conseguir um OHKO em Toxapex após um boost, ou Rockium Z com Stone Edge para atrair Zapdos. Sets de Autotomize mais orientados a mais focados em Special Attack também são viáveis com Flyinium-Z (remover hífen), mas estes esses sofrem com a incapacidade de derrotar Toxapex, Heatran e Zapdos. Air Slash pode ser usado em sets defensivos para pressionar ainda mais Grass-types com alto bulk, (remover vírgula) e para punir inimigos como Volcarona. Toxic também pode ser usado para debilitar alguns outros Pokémon mais bulky, como Tangrowth, Mew e Zapdos. Earthquake pode substituir Flamethrower, para acertar Heatran e causar mais dano em Magnezone; entretanto, essa é uma grande perda de poder contra Kartana, Skarmory, Ferrothorn e até uma Celesteela adversária.

Checks e Counters

Zapdos: É um dos poucos Pokémon que conseguem parar Celesteela completamente, já que recebe dano negligível de todas as suas opções ofensivas comuns e pode fazer PP stall a Leech Seed com grande facilidade. Zapdos também pode acertá-la causando dano super(adicionar espaço)efetivo com seus moves STAB Electric-type. Os únicos contrapontos são sets de lure incomuns, (adicionar vírgula) como Rockium-Z (remover vírgula) e Toxic.

Outros Electric-types: Tapu Koko, Mega Manectric, Thundurus e Magnezone conseguem pressionar Celesteela fortemente, seja via KO ou trapping podendo derrotá-la diretamente ou prendê-la em campo. Entretanto, esses Pokémon podem encontrar dificuldade em lidar com uma Celesteela com boosts, especialmente se já estiverem enfraquecidos. Ademais, esses Pokémon ainda podem encontrar certa dificuldade fazendo switch-in (remover hífen) contra Leech Seed, sobretudo se houverem entry hazards em campo.

Vários Lures Ofensivos: Muitos Pokémon em OU usam Z-Moves como lure, com o objetivo de pegar Celesteela de surpresa e derrotá-la ou enfraquecê-la a ponto de torná-la quase inútil. Alguns exemplos: (remover dois pontos) incluem Tapu Lele e Magearna, que podem usar Fightinium Z e Electrium Z, (adicionar vírgula) respectivamente, para obliterar Celesteela; Garchomp, que pode usar Firium Z; e Landorus-T, que usa comumente Gravity ou Smack Down. Alternativamente, há alguns Pokémon que podem remover Leftovers via Knock Off, como Tornadus-T e Clefable.

Fire-types: Estes Fire-types recebem pouco dano da maior parte das opções ofensivas de Celesteela e podem revidar com moves STAB de alto poder. Mega Charizard Y, Heatran e Volcarona são exemplos de Pokémon que podem derrubar Celesteela com extrema facilidade, ou até mesmo realizar setup em na frente dela. Alguns Fire-types menos comuns, como Mega Charizars X, também podem ser bastante problemáticos para Celesteela.

Créditos
• Escrito por p2
• Traduzido por Yaotome
• Revisão gramatical por The Dutch Plumberjack e CryoGyro (isso é para a tradução)
• Controle de qualidade por Colonel M, Hootie e Gary


Visão Geral

Celesteela é uma sólida opção defensiva na tier. Sua tipagem Steel / Flying e seu enorme bulk lhe permitem fazer check a muitas ameaças na tier, tais como Tapu Lele, Mega Diance, Mega Alakazam, Mega Latios, Garchomp, Tapu Bulu e Landorus-T. Apesar de não possuir formas de recovery muito confiáveis, Celesteela tem acesso a Leech Seed, o que lhe permite se sustentar contra não Grass-types. Porém, Celesteela encontra dificuldades face à alta usagem de Zapdos, que anula todos os seus sets e faz PP Stall a Leech Seed sem muito esforço. Além disso, muitos Pokémon que normalmente seriam derrotados por Celesteela estão se adaptando constantemente à sua presença e usando Z-Moves para derrotá-la ou enfraquecê-la drasticamente, como por exemplo Fightinium Z em Tapu Lele.

[SET]
nome: Defensiva
move 1: Leech Seed
move 2: Protect
move 3: Heavy Slam
move 4: Flamethrower
item: Leftovers
ability: Beast Boost
nature: Relaxed
evs: 248 HP / 104 Def / 156 SpD

Moves

Leech Seed, além de ser a sua opção mais próxima de recovery confiável, permite que Celesteela se cure contra não Grass-types e irrite muitas switch-ins que estariam seguras sem esse move, como Heatran. Protect dá a Celesteela a oportunidade de fazer scout ao item adversário e de revelar usuários de items Choice e Z-Moves, além de lhe deixar recuperar HP de forma segura via Leftovers e Leech Seed. Heavy Slam é o seu STAB mais forte e causa bastante dano em Pokémon que não o resistem. Flamethrower é eficaz contra Steel-types — resistentes a Heavy Slam — tais como Skarmory, Mega Scizor e Magnezone, e também contra Grass-types, imunes a Leech Seed, tais como Tangrowth e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Os 248 EVs em HP, em combinação com os 156 EVs em Special Defense, permitem que Celesteela não sofra 2HKO de Hidden Power Fire de Tapu Lele Choice Specs, assumindo que não haja Stealth Rock em campo. Os EVs que sobram são postos em Defense, para ajudar no combate contra Pokémon fortes no lado physical, como Mega Pinsir, Landorus-T (sem Gravity) e Garchomp. A nature Relaxed é usada para aumentar o bulk de Celesteela, sem fazê-la perder poder ofensivo com Heavy Slam e Flamethrower. Alternativamente, se ameaças focadas em Attack não causarem muito problema à sua equipe, Celesteela pode atuar como uma opção defensiva mais focada em Special Defense.

Dicas de Uso

Celesteela deve ser enviada ao campo contra os Pokémon aos quais faz wall facilmente, como Tapu Lele, Mega Pinsir, Landorus-T, assim como a maioria das variantes de Garchomp e Greninja Protean. Tome cuidado com moves que derrotam Celesteela facilmente e com Pokémon que a atrair, como Landorus-T Rockium Z. Enquanto Protect pode ser usado para fazer scout a movesets assim, seja cuidadoso: seu oponente pode tomar vantagem disso e usar um move de setup, preservando seu Z-Move. Evite deixar que Celesteela fique muito fraca, pois, em condições normais, ela é um dos Pokémon mais irritantes de se enfrentar na tier inteira. Isso inclui evitar levar Knock Off e usar Leech Seed + Protect quando for necessário.

Opções de Equipe

Toxapex e Celesteela formam o famoso core CelePex, um core defensivo bem forte, que tem como base causar dano passivo aos oponentes. Apesar de ambos terem fraqueza a Electric, Celesteela consegue bater de frente com muitos Psychic-types que ameaçam Toxapex; por outro lado, Toxapex lhe dá suporte de Toxic Spikes, o que é bastante apreciado. Tangrowth é outro usuário de Regenerator que se encaixa muito bem com Celesteela, pois ele a ajuda a enfrentar Electric-types e serve de esponja contra moves Water-type poderosos de inimigos como Keldeo. Clefable também é uma opção sólida, já que pode fazer switch in em Electric-types mais fracos, como Thundurus, e consegue bater de frente com physical attackers como Mega Medicham e Mega Heracross. Além disso, Clefable consegue espalhar paralysis via Thunder Wave, recuperar o HP de Celesteela com Wish e/ou remover itens de Pokémon ameaçadores, tais como Heatran, usando Knock Off. Zygarde e outros Ground-types também são ótimos parceiros, porque podem derrotar alguns Pokémon capazes de parar Celesteela completamente — tais como Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur — além de serem potentes ameaças a Electric-types como Tapu Koko e Thundurus. Se for necessário mais bulk, vale citar Hippowdon como opção. E ainda existem alguns Pokémon que podem enfrentar a maioria dos Electric-types até um certo ponto, como Tyranitar e Chansey.

Outras Opções

Sets de Autotomize mais focados em Attack — usando Heavy Slam, Earthquake e Fire Blast como moves ofensivos — podem ser usados, porém são mais fáceis de neutralizar com usuários de Intimidate, como Landorus-T. Nesses sets, Celesteela também pode optar por usar Groundium Z, a fim de conseguir um OHKO em Toxapex após um boost, ou Rockium Z com Stone Edge para atrair Zapdos. Sets de Autotomize mais mais focados em Special Attack também são viáveis com Flyinium Z, mas esses sofrem com a incapacidade de derrotar Toxapex, Heatran e Zapdos. Air Slash pode ser usado em sets defensivos para pressionar ainda mais Grass-types com alto bulk e para punir inimigos como Volcarona. Toxic também pode ser usado para debilitar alguns outros Pokémon mais bulky, como Tangrowth, Mew e Zapdos. Earthquake pode substituir Flamethrower, para acertar Heatran e causar mais dano em Magnezone; entretanto, essa é uma grande perda de poder contra Kartana, Skarmory, Ferrothorn e até uma Celesteela adversária.

Checks e Counters

Zapdos: É um dos poucos Pokémon que conseguem parar Celesteela completamente, já que recebe dano negligível de todas as suas opções ofensivas comuns e pode fazer PP stall a Leech Seed com grande facilidade. Zapdos também pode acertá-la causando dano super efetivo com seus moves STAB Electric-type. Os únicos contrapontos são sets de lure incomuns, como Rockium Z e Toxic.

Outros Electric-types: Tapu Koko, Mega Manectric, Thundurus e Magnezone conseguem pressionar Celesteela fortemente, podendo derrotá-la diretamente ou prendê-la em campo. Entretanto, esses Pokémon podem encontrar dificuldade em lidar com uma Celesteela com boosts, especialmente se já estiverem enfraquecidos. Ademais, esses Pokémon ainda podem encontrar certa dificuldade fazendo switch in contra Leech Seed, sobretudo se houver entry hazards em campo.

Vários Lures Ofensivos: Muitos Pokémon em OU usam Z-Moves como lure, com o objetivo de pegar Celesteela de surpresa e derrotá-la ou enfraquecê-la a ponto de torná-la quase inútil. Alguns exemplos incluem Tapu Lele e Magearna, que podem usar Fightinium Z e Electrium Z, respectivamente, para obliterar Celesteela; Garchomp, que pode usar Firium Z; e Landorus-T, que usa comumente Gravity ou Smack Down. Alternativamente, há alguns Pokémon que podem remover Leftovers via Knock Off, como Tornadus-T e Clefable.

Fire-types: Fire-types recebem pouco dano da maior parte das opções ofensivas de Celesteela e podem revidar com moves STAB de alto poder. Mega Charizard Y, Heatran e Volcarona são exemplos de Pokémon que podem derrubar Celesteela com extrema facilidade, ou até mesmo realizar setup na frente dela. Alguns Fire-types menos comuns, como Mega Charizars X, também podem ser bastante problemáticos para Celesteela.

Créditos
• Escrito por p2
• Traduzido por Yaotome
• Revisão gramatical por
• Controle de qualidade por Colonel M, Hootie e Gary
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

Houve modificações na análise original. Caso possua um tempo livre, confira essas mudanças. Guie-se, sobretudo, usando o diffchecker;

As alterações ocorreram principalmente em: Detalhes do Set, Opções de Equipe, Outras Opções e a ordem do Checks & Counters;

Aplicações do GP devem ser feitas em: Visão Geral e Checks & Counters Zapdos;

Para otimizar seu tempo, pegue o Copy-paste e aplique apenas o que foi pontuado anteriormente. Alterações pessoais ficam a seu critério;

Comentários:

Ótima e autônoma estrutura;

GP 2/2:

Visão Geral

Celesteela é uma sólida opção defensiva na tier com uma fantástica combinação de tipos, com stats bem balanceados e com uma larga movepool. Sua tipagem Steel / Flying e seu enorme bulk lhe permitem fazer check a muitas ameaças na tier, tais como Tapu Lele, Mega Diance, Mega Alakazam, Mega Latios, Garchomp, Tapu Bulu e Landorus-T. Apesar de não possuir formas de recovery muito confiáveis, Celesteela tem acesso a Leech Seed, permitindo-lhe se sustentar contra não Grass-types. Porém, Celesteela encontra dificuldades face à alta usagem de Zapdos, o qual anula todos os seus sets e faz PP Stall a Leech Seed facilmente. Além disso, muitos Pokémon que normalmente seriam derrotados por Celesteela estão se adaptando constantemente à sua presença e usando Z-Moves para a derrotar ou a enfraquecer drasticamente, como (A: nesse caso, o "como" já assume uma função de introduzir exemplos, tornando redundante adicionar mais uma expressão "por exemplo". Outra alternativa, ao meu ver, seria "sendo um exemplo", caso você queira manter a palavra "exemplo") Fightinium Z em Tapu Lele.

[SET]
nome: Defensiva
move 1: Leech Seed
move 2: Protect
move 3: Heavy Slam
move 4: Flamethrower
item: Leftovers
ability: Beast Boost
nature: Relaxed
evs: 248 HP / 104 Def / 156 SpD

Moves

Leech Seed, além de ser a sua opção mais próxima de recovery confiável, permite que Celesteela se cure contra não Grass-types e irrite muitas switch-ins as quais estariam seguras sem esse move, como Heatran. Protect dá a Celesteela a oportunidade de fazer scout ao item adversário e de revelar usuários de items Choice e Z-Moves, bem como recupera HP de forma segura por meio de Leftovers e Leech Seed. Heavy Slam é o seu STAB mais forte, causando bastante dano em Pokémon que não lhe resistem. Flamethrower é eficaz contra Steel-types — resistentes a Heavy Slam — tais como Skarmory, Mega Scizor e Magnezone, e também contra Grass-types, imunes a Leech Seed, dentre os quais Tangrowth e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Os 248 EVs em HP, combinados aos 28 EVs em Defense, permitem que Celesteela com HP inteiro não sofra OHKO de High Jump Kick de Jolly Mega Medicham. Os EVs restantes são postos em Special Defense para ajudar no combate contra Pokémon fortes no lado special, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Latios. A nature Sassy é usada para aumentar o bulk de Celesteela, sem fazê-la perder poder ofensivo de Heavy Slam e Flamethrower. Alternativamente, Celesteela pode optar por uma spread de 248 HP / 104 Def / 156 SpD com uma nature Relaxed para fazer check a ameaças ofensivas como Mega Scizor e Mega Pinsir eficientemente, ainda conseguindo receber dois Hidden Power Fire de Choice Specs Tapu Lele caso Stealth Rock não esteja em campo.

Dicas de Uso

Celesteela deve ser enviada ao campo contra os Pokémon aos quais faz wall com facilidade (A: posteriormente, "facilmente" será repetido), como Tapu Lele, Mega Pinsir, as variantes de Protean Greninja, Landorus-T e a maioria dos sets de Garchomp. Tome cuidado com moves que derrotam Celesteela facilmente e com Pokémon que a atrair, como Rockium Z Landorus-T. Enquanto Protect pode fazer scout a movesets assim, seja cuidadoso: seu oponente poderá tomar vantagem disso e usar um move de setup ou preservar seu Z-Move. Evite deixar que ela fique muito fraca, pois uma Celesteela saudável é um dos Pokémon mais irritantes de se enfrentar na tier inteira. Isso inclui evitar levar Knock Off e usar Leech Seed + Protect quando for necessário.

Opções de Equipe

Toxapex completa o famoso core CelePex, um core defensivo bem forte o qual se baseia em danos passivos para enfraquecer ameaças. Apesar de ambos terem fraqueza a Electric, Celesteela consegue bater de frente com muitos Psychic-types que ameaçam Toxapex; por outro lado, Toxapex lhe dá suporte de Toxic Spikes, o que é bastante apreciado. Tangrowth é outro usuário de Regenerator que se encaixa muito bem com Celesteela, ajudando a enfrentar Electric-types e servindo de esponja para moves Water-type poderosos de inimigos como Ash-Greninja. Clefable também é uma opção sólida, já que pode fazer switch in em Electric-types mais fracos, como Thundurus, e consegue enfrentar physical attackers como Mega Medicham e Mega Heracross. Além disso, Clefable é capaz de espalhar paralysis com Thunder Wave, recuperar o HP de Celesteela com Wish ou remover itens de Pokémon ameaçadores, tal como Heatran, usando Knock Off. Zygarde e outros Ground-types também são ótimos parceiros, visto que podem derrotar alguns Pokémon capazes de parar Celesteela completamente, tais como Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur, além de ser potentes ameaças a Electric-types, como Tapu Koko e Thundurus. Outras opções bulky para combater Electric-types incluem Ground-types bulky, a exemplo de Hippowdon; inclusive, existem alguns Pokémon que podem enfrentar a maioria dos Electric-types até um certo ponto, entre eles Tyranitar e Chansey.

Outras Opções

Sets de Autotomize mais focados em Attack — usando Heavy Slam, Earthquake e Fire Blast como moves ofensivos — podem optáveis, porém (G: com exceção de "mas", tente usar as adversativas entre vírgulas — todavia, porém, contudo, entretanto, etc), são mais fáceis de neutralizar com usuários de Intimidate, como Landorus-T. Nesses sets, Celesteela também pode optar por usar Groundium Z, a fim de conseguir um OHKO em Toxapex após um boost, ou Rockium Z com Stone Edge para atrair Zapdos. Sets de Autotomize mais focados em Special Attack também são viáveis com Flyinium Z, contudo, eles sofrem com a incapacidade de derrotar Toxapex, Heatran e Zapdos. Air Slash pode ser usado em sets defensivos para pressionar ainda mais Grass-types com alto bulk e para punir inimigos como Volcarona. Toxic também pode ser usado para debilitar alguns outros Pokémon mais bulky, como Tangrowth, Mew e Zapdos. (A: esse trecho, aparentemente, foi retirado. Reveja) Earthquake pode substituir Flamethrower para acertar Heatran e causar mais dano em Magnezone; entretanto, essa é uma grande perda de poder contra Kartana, Skarmory, Ferrothorn e, inclusive, Celesteela adversária.

Checks e Counters

Zapdos: É um dos poucos Pokémon que conseguem parar Celesteela completamente, já que recebe dano ínfimo (A: embora eu tenha encontrado neglígivel como palavra, acredito que a melhor alternativa seria optar por um vocábulo mais acessível ao leitor. Recomendo que não use neglígivel, porém, se você fizer questão de pôr, não possuo uma objeção) de todas as suas opções ofensivas comuns e pode fazer PP stall a Leech Seed com grande facilidade. Zapdos também pode acertá-la, causando dano super efetivo com seus moves STAB Electric-type. Os únicos contrapontos são sets de lure incomuns, como Rockium Z e Toxic. (A: não encontrei esse trecho na análise. Se possível, por favor, dê uma rápida olhada nessa parte da análise)

Fire-types: Esses recebem pouco dano da maior parte das opções ofensivas de Celesteela e podem revidar com poderosos moves STAB. Heatran, Volcarona e Mega Charizard X são exemplos de Pokémon que podem derrubar Celesteela com extrema facilidade ou realizar setup na frente dela. Alguns Fire-types menos comuns, tal como Mega Charizard Y (A: a ordem estava alternada de Charizard X e Y), também podem ser bastante problemáticos para Celesteela.

Outros Electric-types: Electric-types, como Tapu Koko e Magnezone, conseguem pressionar Celesteela fortemente, podendo derrotá-la diretamente ou prendê-la em campo. Entretanto, esses Pokémon enfrentam dificuldade ao lidar com uma Celesteela com boosts, especialmente se já estiverem enfraquecidos. Ademais, eles ainda podem encontrar certo aperto fazendo switch in contra Leech Seed, sobretudo, se houver entry hazards em campo.

Vários Lures Ofensivos: Muitos Pokémon em OU usam Z-Moves como isca, visando pegar Celesteela desprevenida e derrotá-la ou enfraquecê-la a ponto de a tornar quase incapacitada. Alguns exemplos incluem Tapu Lele e Magearna, as quais podem usar Fightinium Z e Electrium Z, respectivamente, para obliterar Celesteela; Garchomp, que pode usar Firium Z; e Landorus-T, que usa comumente Gravity ou Smack Down. Alternativamente, há alguns Pokémon que podem remover Leftovers com Knock Off, como Tornadus-T e Clefable.


Copy-paste &
https://www.diffchecker.com/l89wkwYU :

Visão Geral

Celesteela é uma sólida opção defensiva na tier com uma fantástica combinação de tipos, com stats bem balanceados e com uma larga movepool. Sua tipagem Steel / Flying e seu enorme bulk lhe permitem fazer check a muitas ameaças na tier, tais como Tapu Lele, Mega Diance, Mega Alakazam, Mega Latios, Garchomp, Tapu Bulu e Landorus-T. Apesar de não possuir formas de recovery muito confiáveis, Celesteela tem acesso a Leech Seed, permitindo-lhe se sustentar contra não Grass-types. Porém, Celesteela encontra dificuldades face à alta usagem de Zapdos, o qual anula todos os seus sets e faz PP Stall a Leech Seed facilmente. Além disso, muitos Pokémon que normalmente seriam derrotados por Celesteela estão se adaptando constantemente à sua presença e usando Z-Moves para a derrotar ou a enfraquecer drasticamente, como Fightinium Z em Tapu Lele.

[SET]
nome: Defensiva
move 1: Leech Seed
move 2: Protect
move 3: Heavy Slam
move 4: Flamethrower
item: Leftovers
ability: Beast Boost
nature: Relaxed
evs: 248 HP / 104 Def / 156 SpD

Moves

Leech Seed, além de ser a sua opção mais próxima de recovery confiável, permite que Celesteela se cure contra não Grass-types e irrite muitas switch-ins as quais estariam seguras sem esse move, como Heatran. Protect dá a Celesteela a oportunidade de fazer scout ao item adversário e de revelar usuários de items Choice e Z-Moves, bem como recupera HP de forma segura por meio de Leftovers e Leech Seed. Heavy Slam é o seu STAB mais forte, causando bastante dano em Pokémon que não lhe resistem. Flamethrower é eficaz contra Steel-types — resistentes a Heavy Slam — tais como Skarmory, Mega Scizor e Magnezone, e também contra Grass-types, imunes a Leech Seed, dentre os quais Tangrowth e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Os 248 EVs em HP, combinados aos 28 EVs em Defense, permitem que Celesteela com HP inteiro não sofra OHKO de High Jump Kick de Jolly Mega Medicham. Os EVs restantes são postos em Special Defense para ajudar no combate contra Pokémon fortes no lado special, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Latios. A nature Sassy é usada para aumentar o bulk de Celesteela, sem fazê-la perder poder ofensivo de Heavy Slam e Flamethrower. Alternativamente, Celesteela pode optar por uma spread de 248 HP / 104 Def / 156 SpD com uma nature Relaxed para fazer check a ameaças ofensivas como Mega Scizor e Mega Pinsir eficientemente, ainda conseguindo receber dois Hidden Power Fire de Choice Specs Tapu Lele caso Stealth Rock não esteja em campo.

Dicas de Uso

Celesteela deve ser enviada ao campo contra os Pokémon aos quais faz wall com facilidade, como Tapu Lele, Mega Pinsir, as variantes de Protean Greninja, Landorus-T e a maioria dos sets de Garchomp. Tome cuidado com moves que derrotam Celesteela facilmente e com Pokémon que a atrair, como Rockium Z Landorus-T. Enquanto Protect pode fazer scout a movesets assim, seja cuidadoso: seu oponente poderá tomar vantagem disso e usar um move de setup ou preservar seu Z-Move. Evite deixar que ela fique muito fraca, pois uma Celesteela saudável é um dos Pokémon mais irritantes de se enfrentar na tier inteira. Isso inclui evitar levar Knock Off e usar Leech Seed + Protect quando for necessário.

Opções de Equipe

Toxapex completa o famoso core CelePex, um core defensivo bem forte o qual se baseia em danos passivos para enfraquecer ameaças. Apesar de ambos terem fraqueza a Electric, Celesteela consegue bater de frente com muitos Psychic-types que ameaçam Toxapex; por outro lado, Toxapex lhe dá suporte de Toxic Spikes, o que é bastante apreciado. Tangrowth é outro usuário de Regenerator que se encaixa muito bem com Celesteela, ajudando a enfrentar Electric-types e servindo de esponja para moves Water-type poderosos de inimigos como Ash-Greninja. Clefable também é uma opção sólida, já que pode fazer switch in em Electric-types mais fracos, como Thundurus, e consegue enfrentar physical attackers como Mega Medicham e Mega Heracross. Além disso, Clefable é capaz de espalhar paralysis com Thunder Wave, recuperar o HP de Celesteela com Wish ou remover itens de Pokémon ameaçadores, tal como Heatran, usando Knock Off. Zygarde e outros Ground-types também são ótimos parceiros, visto que podem derrotar alguns Pokémon capazes de parar Celesteela completamente, tais como Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur, além de ser potentes ameaças a Electric-types, como Tapu Koko e Thundurus. Outras opções bulky para combater Electric-types incluem Ground-types bulky, a exemplo de Hippowdon; inclusive, existem alguns Pokémon que podem enfrentar a maioria dos Electric-types até um certo ponto, entre eles Tyranitar e Chansey.

Outras Opções

Sets de Autotomize mais focados em Attack — usando Heavy Slam, Earthquake e Fire Blast como moves ofensivos — podem optáveis, porém, são mais fáceis de neutralizar com usuários de Intimidate, como Landorus-T. Nesses sets, Celesteela também pode optar por usar Groundium Z, a fim de conseguir um OHKO em Toxapex após um boost, ou Rockium Z com Stone Edge para atrair Zapdos. Sets de Autotomize mais focados em Special Attack também são viáveis com Flyinium Z, contudo, eles sofrem com a incapacidade de derrotar Toxapex, Heatran e Zapdos. Earthquake pode substituir Flamethrower para acertar Heatran e causar mais dano em Magnezone; entretanto, essa é uma grande perda de poder contra Kartana, Skarmory, Ferrothorn e, inclusive, Celesteela adversária.

Checks e Counters

Zapdos: É um dos poucos Pokémon que conseguem parar Celesteela completamente, já que recebe dano ínfimo de todas as suas opções ofensivas comuns e pode fazer PP stall a Leech Seed com grande facilidade. Zapdos também pode acertá-la, causando dano super efetivo com seus moves STAB Electric-type.

Fire-types: Esses recebem pouco dano da maior parte das opções ofensivas de Celesteela e podem revidar com poderosos moves STAB. Heatran, Volcarona e Mega Charizard X são exemplos de Pokémon que podem derrubar Celesteela com extrema facilidade ou realizar setup na frente dela. Alguns Fire-types menos comuns, tal como Mega Charizard Y, também podem ser bastante problemáticos para Celesteela.

Outros Electric-types: Electric-types, como Tapu Koko e Magnezone, conseguem pressionar Celesteela fortemente, podendo derrotá-la diretamente ou prendê-la em campo. Entretanto, esses Pokémon enfrentam dificuldade ao lidar com uma Celesteela com boosts, especialmente se já estiverem enfraquecidos. Ademais, eles ainda podem encontrar certo aperto fazendo switch in contra Leech Seed, sobretudo, se houver entry hazards em campo.

Vários Lures Ofensivos: Muitos Pokémon em OU usam Z-Moves como isca, visando pegar Celesteela desprevenida e derrotá-la ou enfraquecê-la a ponto de a tornar quase incapacitada. Alguns exemplos incluem Tapu Lele e Magearna, as quais podem usar Fightinium Z e Electrium Z, respectivamente, para obliterar Celesteela; Garchomp, que pode usar Firium Z; e Landorus-T, que usa comumente Gravity ou Smack Down. Alternativamente, há alguns Pokémon que podem remover Leftovers com Knock Off, como Tornadus-T e Clefable.
 
HTML:
[title]
Celesteela

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Celesteela &eacute; uma s&oacute;lida op&ccedil;&atilde;o defensiva na tier, possuindo fant&aacute;stica combina&ccedil;&atilde;o de tipos, stats bem balanceados e larga movepool. Sua tipagem Steel / Flying e seu enorme bulk lhe permitem fazer check a muitas amea&ccedil;as na tier, tais como Tapu Lele, Mega Diancie, Mega Alakazam, Mega Latios, Garchomp, Tapu Bulu e Landorus-T. Apesar de n&atilde;o possuir formas de recovery muito confi&aacute;veis, Celesteela tem acesso a Leech Seed, permitindo-lhe se sustentar contra n&atilde;o Grass-types; por&eacute;m, ela encontra dificuldades face &agrave; alta usagem de Zapdos, o qual anula todos os seus sets e faz PP Stall a Leech Seed facilmente. Al&eacute;m disso, muitos Pok&eacute;mon que normalmente seriam derrotados por Celesteela v&ecirc;m se adaptando constantemente &agrave; sua presen&ccedil;a e usando Z-Moves para a derrotar ou a enfraquecer drasticamente, como Fightinium Z em Tapu Lele.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defensiva</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Leech Seed</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Protect</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Beast Boost</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Heavy Slam</span></td><td>Nature: <span class="nature">Relaxed</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Flamethrower</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 104 Def / 156 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Leech Seed, al&eacute;m de ser a sua op&ccedil;&atilde;o mais pr&oacute;xima de recovery confi&aacute;vel, permite que Celesteela se cure contra n&atilde;o Grass-types e irrite muitas switch-ins que estariam seguras sem esse move, como Heatran. Protect d&aacute; a Celesteela a oportunidade de fazer scout ao item advers&aacute;rio e revelar usu&aacute;rios de items Choice e Z-Moves, bem como recupera HP de forma segura por meio de Leftovers e Leech Seed. Heavy Slam &eacute; o seu STAB mais forte, causando bastante dano em Pok&eacute;mon que n&atilde;o lhe resistem. Flamethrower &eacute; eficaz contra Steel-types &mdash; resistentes a Heavy Slam &mdash; tais como Skarmory, Mega Scizor e Magnezone, e tamb&eacute;m contra Grass-types, que s&atilde;o imunes a Leech Seed, como Tangrowth e Ferrothorn.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Os 248 EVs em HP, combinados aos 28 EVs em Defense, permitem que Celesteela com HP inteiro n&atilde;o sofra OHKO de High Jump Kick de Jolly Mega Medicham. Os EVs restantes s&atilde;o postos em Special Defense para ajudar no combate contra Pok&eacute;mon fortes no lado special, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Mega Latios. A nature Sassy &eacute; usada para aumentar o bulk de Celesteela, sem faz&ecirc;-la perder poder ofensivo de Heavy Slam e Flamethrower. Alternativamente, Celesteela pode optar por uma spread de 248 HP / 104 Def / 156 SpD com uma nature Relaxed para fazer check a amea&ccedil;as ofensivas como Mega Scizor e Mega Pinsir eficientemente, ainda conseguindo receber dois Hidden Power Fire de Choice Specs Tapu Lele caso Stealth Rock n&atilde;o esteja em campo.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Celesteela deve ser enviada ao campo contra os Pok&eacute;mon aos quais faz wall com facilidade, como Tapu Lele, Mega Pinsir, as variantes de Protean Greninja, Landorus-T e a maioria dos sets de Garchomp. Tome cuidado com moves que derrotam Celesteela facilmente e com Pok&eacute;mon que a atraem, como Rockium Z Landorus-T. Enquanto Protect pode fazer scout a movesets assim, seja cuidadoso: seu oponente poder&aacute; tomar vantagem disso e usar um move de setup ou preservar seu Z-Move. Evite deixar que ela fique muito fraca, pois uma Celesteela saud&aacute;vel &eacute; um dos Pok&eacute;mon mais irritantes de se enfrentar na tier inteira. Isso inclui evitar levar Knock Off e usar Leech Seed + Protect quando for necess&aacute;rio.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Toxapex completa o famoso core CelePex, um core defensivo bem forte, causando principalmente danos passivos para enfraquecer amea&ccedil;as. Apesar de ambos terem fraqueza a Electric, Celesteela consegue bater de frente com muitos Psychic-types que amea&ccedil;am Toxapex; por outro lado, Toxapex lhe d&aacute; suporte de Toxic Spikes, o que &eacute; bastante apreciado. Tangrowth &eacute; outro usu&aacute;rio de Regenerator que se encaixa muito bem com Celesteela, ajudando a enfrentar Electric-types e servindo de esponja para moves Water-type poderosos de inimigos como Ash-Greninja. Clefable tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o s&oacute;lida, j&aacute; que pode fazer switch in em Electric-types mais fracos, como Thundurus, e consegue enfrentar physical attackers como Mega Medicham e Mega Heracross. Al&eacute;m disso, Clefable &eacute; capaz de espalhar paralysis com Thunder Wave, recuperar o HP de Celesteela com Wish ou remover itens de Pok&eacute;mon amea&ccedil;adores, tal como Heatran, usando Knock Off. Zygarde e outros Ground-types tamb&eacute;m s&atilde;o &oacute;timos parceiros, visto que podem derrotar alguns Pok&eacute;mon capazes de parar Celesteela completamente, tais como Tangrowth, Amoonguss e Mega Venusaur, al&eacute;m de ser potentes amea&ccedil;as a Electric-types, como Tapu Koko e Thundurus. Outras op&ccedil;&otilde;es bulky para combater Electric-types incluem Ground-types bulky, a exemplo de Hippowdon; inclusive, existem alguns Pok&eacute;mon que podem enfrentar a maioria dos Electric-types at&eacute; um certo ponto, entre eles Tyranitar e Chansey.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Sets de Autotomize mais focados em Attack &mdash; usando Heavy Slam, Earthquake e Fire Blast como moves ofensivos &mdash; podem ser considerados, por&eacute;m, s&atilde;o mais facilmente neutralizados por usu&aacute;rios de Intimidate, como Landorus-T. Nesses sets, Celesteela tamb&eacute;m pode optar por usar Groundium Z, a fim de conseguir um OHKO em Toxapex ap&oacute;s um boost, ou Rockium Z com Stone Edge para atrair Zapdos. Sets de Autotomize mais focados em Special Attack tamb&eacute;m s&atilde;o vi&aacute;veis com Flyinium Z, contudo, eles sofrem com a incapacidade de derrotar Toxapex, Heatran e Zapdos. Earthquake pode substituir Flamethrower para acertar Heatran e causar mais dano em Magnezone; entretanto, essa &eacute; uma grande perda de poder contra Kartana, Skarmory, Ferrothorn e, inclusive, Celesteela advers&aacute;ria.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Zapdos</strong>: &Eacute; um dos poucos Pok&eacute;mon que conseguem parar Celesteela completamente, j&aacute; que recebe dano &iacute;nfimo de todas as suas op&ccedil;&otilde;es ofensivas comuns e pode fazer PP stall a Leech Seed com grande facilidade. Zapdos tamb&eacute;m pode acert&aacute;-la com seus moves STAB Electric-type, causando dano super efetivo.</li>
    <li><strong>Fire-types</strong>: Esses recebem pouco dano da maior parte das op&ccedil;&otilde;es ofensivas de Celesteela e podem revidar com poderosos moves STAB. Heatran, Volcarona e Mega Charizard X s&atilde;o exemplos de Pok&eacute;mon que podem derrubar Celesteela com extrema facilidade ou realizar setup na frente dela. Alguns Fire-types menos comuns, tal como Mega Charizard Y, tamb&eacute;m podem ser bastante problem&aacute;ticos para Celesteela.</li>
    <li><strong>Outros Electric-types</strong>: Electric-types, como Tapu Koko e Magnezone, conseguem pressionar Celesteela fortemente, podendo derrot&aacute;-la diretamente ou prend&ecirc;-la em campo. Entretanto, esses Pok&eacute;mon enfrentam dificuldade ao lidar com uma Celesteela com boosts, especialmente se j&aacute; estiverem enfraquecidos. Ademais, eles ainda podem encontrar certo aperto fazendo switch in contra Leech Seed, sobretudo, se houver entry hazards em campo.</li>
    <li><strong>V&aacute;rios Lures Ofensivos</strong>: Muitos Pok&eacute;mon em OU usam Z-Moves como isca, visando pegar Celesteela desprevenida e derrot&aacute;-la ou enfraquec&ecirc;-la a ponto de a tornar quase incapacitada. Alguns exemplos incluem Tapu Lele e Magearna, as quais podem usar Fightinium Z e Electrium Z, respectivamente, para obliterar Celesteela; Garchomp, que pode usar Firium Z; e Landorus-T, que usa comumente Gravity ou Smack Down. Alternativamente, h&aacute; alguns Pok&eacute;mon que podem remover Leftovers com Knock Off, como Tornadus-T e Clefable.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/245102" target="_blank">p2</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/yaotome.284533/" target="_blank">Yaotome</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/12650" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/137027" target="_blank">Hootie</a> e <a href="/forums/members/101351" target="_blank">Gary</a></li>  
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/celesteela
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top