Uma Jornada Pela Banlist de LC (Parte 1)

Por DC. Traduzido por Miketw. Publicado em: 25/05/2021.
« Artigo Anterior Próximo Artigo »
A Journey Through LC's Banlist art

Arte por Zephyri.

Introdução

Ao decorrer da geração, SS LC teve inúmeros suspect tests e quickbans, levando muitos Pokémon a fazer sua aparição na banlist de LC. Alguns destes Pokémon banidos eram famosos no metagame, mudando a tier ao seu redor e forçando inovações. Outros eram mágicos de um só truque, tendo ótimas influências no metagame mesmo com suas limitações em LC. Na Parte 1 deste artigo, nós vamos explorar alguns destes banimentos antes da DLC e olhar as circunstâncias e ambiente que levaram ao seu eventual lugar na banlist de LC.


Metagame Pré-Pokémon Home

O metagame de SS LC antes de Home, começando em seu lançamento, trouxe muitas novidades interessantes, mas também desafiadoras. A mais notável característica foi o número limitado de Pokémon disponíveis, também referido como "Dexit". Isto resultou no metagame sendo centralizado ao redor de diversos Pokémon chave que tiveram maior influência sobre quais arquétipos reinariam supremos em LC. Uma segunda novidade era a distribuição limitada de moves que causou com que alguns Pokémon tivessem uma queda em sua viabilidade em decorrência de não cumprirem papéis que na teoria deveriam. Um clássico exemplo era Pawniard, que não tinha acesso a Knock Off e era dependente de Night Slash ou Thief, tornando difícil de encaixá-lo em equipes. A última novidade, apesar de passageira em LC, era Dynamax; ela tinha um tremendo efeito quando estava presente, criando partidas desiguais que eram vistas como "nada saudáveis". Agora que temos um ótimo panorama da situação, vamos mergulhar fundo em alguns Pokémon proeminentes, abilities, moves e recursos que foram relegados à banlist de LC antes de Pokémon Home.

Banidos ao Lançar: Scyther, Sneasel, Swirlix, Tangela, Baton Pass

Scyther Sneasel Swirlix Tangela

Mesmo que estes quatro Pokémon e um move não receberam quickban ou suspect test, eles foram imediatamente mandados para a banlist de LC logo ao seu lançamento. Em um metagame dominado por Pokémon ofensivos, Scyther e Sneasel brilhariam acima do resto, gabando-se de alto Attack, excelente Speed e incrível movepool. A combinação destas características tornaria-os difíceis de controlar, especialmente quando ambos poderiam tomar vantagem dos checks e counters um do outro. Swirlix seria uma ameaça versátil; seus mais diferentes sets, desde Belly Drum cleaner a Calm Mind sweeper até utilidade com Sticky Web, requeririam diferentes checks e counters, o que o tornaria uma ameaça difícil de conter por conta do alcance limitado de Pokémon e moves disponíveis. Tangela seria um colosso defensivo, esbaldando excelente HP, ótimo bulk mixed e Regenerator, que dificultaria conseguir um KO, especialmente em um metagame com pouquíssimo suporte de Knock Off. Além do mais, sua habilidade de agir como uma ameaça ofensiva graças a seu 100 de base Special Attack e acesso a Chlorophyll fariam dele um potencial terror em equipes de sun. Uma relíquia de SM LC, Baton Pass foi enviado para a banlist por sua habilidade de criar cenários nada saudáveis. Como mostrado pelos metagames anteriores de LC, passar boosts de Speed é incrivelmente opressor, especialmente em um metagame onde Speed tiers são relativamente restritas.

Galarian Corsola

Galarian Corsola

O primeiro Pokémon a ser banido em LC, Galarian Corsola era uma wall praticamente impossível de causar OHKO. Ostentando um bulk base de 60 / 100 / 100, Galarian Corsola tinha um bulk enlouquecedor para um Pokémon LC. Ele também tinha uma incrível movepool para acompanhar aquele bulk, tendo acesso a opções como Will-O-Wisp, Strength Sap, Hex, Stealth Rock, Calm Mind, Iron Defense e muito mais. Além do mais, a baixa distribuição de Knock Off na tier significava que Galarian Corsola mantinha seu bulk e incrível longevidade ao longo da partida. Todos estes fatores feitos para uma robusta e assustadora ameaça defensiva fizeram com que ela garantisse seu lugar na banlist de LC.

Dynamax

Sendo a primeira tier oficial a banir Dynamax, LC estabeleceu os precedentes de um futuro de banimentos que viriam. Dynamax em LC era uma poderosa, porém opressiva ferramenta. Em um metagame onde offense reinou de forma suprema, Dynamax corroborou a balança ainda mais para este estilo de jogo. Pokémon chave como Galarian Farfetch'd, Scraggy e Rufflet eram quase impossíveis de controlar quando estavam em Dynamax, já que eles conseguiam acumular ambos boosts ofensivos e defensivos em uma pequena quantia de turnos. Usando Dynamax defensivamente em LC era desfavorável, já que gastar a Dynamax defensivamente para fazer check a um alvo também em Dynamax significava que o jogador estava cedendo momentum para o oponente. Embora sendo uma mecânica de SS, Dynamax era muito para o metagame de LC e acabou na banlist.

Gothita

Gothita

Gothita era uma ameaça no metagame, podendo consistentemente prender não Ghost-types sem punição por conta da falta de Pursuit. Isto permitiu que ela superasse outros trappers, como Diglett, Trapinch e Wynaut e ainda encaixasse numa variedade de equipes. O set Calm Mind + Rest de Gothita era o mais utilizado, fazendo PP stall e setup em alvos como Diglett e Ferroseed, permitindo que Gothita se tornasse um ameaçador setup sweeper. O set de Choice Scarf de Gothita também era ótimo, permitindo que prendesse oponentes mais rápidos como Vullaby e Cutiefly e ainda incapacitasse walls como Ferroseed e Spritzee com Trick, ajudando companheiros. Sua habilidade de prender consistentemente múltiplos alvos fez Gothita opressora o bastante para garantir seu lugar na banlist de LC.

Gastly

Gastly

Gastly era um colosso ofensivo em LC, dominando o metagame antes de Pokémon Home com facilidade. A escassez de Pursuit em SS, sua incapacidade de ser preso por Arena Trap e Shadow Tag, e combinação de alto Special Attack e Speed o fizeram ser reconhecido. Gastly era limitado efetivamente apenas por três Pokémon: Muchlax, Pawniard e Vullaby defensivo special. Os dois anteriores poderiam ser presos e eliminados por trappers como Trapinch, enquanto o último não podia repetidamente fazer switch em Gastly, especialmente se Stealth Rock estivesse em campo. A proeza ofensiva de Gastly era inigualável e fez dele um forte candidato para o quickban.

Moody

Remoraid

Moody recebeu uma mudança em SS onde não haveria mais boost em evasion e accuracy; isto teve o intuito de reduzir os aspectos de RNG em Moody, tornando-o mais amigável competitivamente. Entretanto, a mudança na limitação dos stats impulsionados por Moody significava que haveria uma chance maior de conseguir boost em um stat desejado. Isto era incrivelmente valioso, especialmente em LC, onde Pokémon ofensivos conseguindo boosts poderiam ultrapassar e causar KO em seus checks ou impulsionar seu bulk ao ponto onde era impossível de sofrer KO. Um clássico exemplo era Remoraid, que podia utilizar Substitute + Protect para acumular múltiplos boosts e causar o efeito bola de neve efetivamente. Estes aspectos de Moody foram analisados como desleais em LC, e sem contestação, Moody ganhou uma viagem para a banlist.

Cherubi

Cherubi

Cherubi é uma adição interessante para a banlist. Seu único propósito era funcionar como um sweeper de sun, um papel que cumpria com grande proeza. Coverage Fire e Grass de Cherubi era necessária em equipes de sun, já que permitia passar por Steel-types como Ferroseed e Pawniard que poderiam deter o outro sweeper de sun, Oddish. Eventualmente, foi considerado muito poderoso e chegou à banlist como uma maneira de enfraquecer equipes de sun que dominavam o metagame.


Metagame Pós-Pokémon Home

O lançamento de Pokémon Home teve um maior impacto no desenvolvimento do metagame de LC, expandindo o alcance de Pokémon disponíveis. Os favoritos dos fãs, como Ponyta e Bulbasaur, fizeram seu retorno, resultando no aumento de viabilidade de alguns Pokémon. Contudo, a maior mudança foi a reintrodução de certos moves para certos Pokémon. Pokémon como Drifloon e Cutiefly ganharam acesso a alguns de seus moves originais, aumentando seu já alto poder para novos níveis e eventualmente levando para seus lugares na banlist de LC.

Drifloon

Drifloon

O primeiro Pokémon a receber quickban no metagame pós lançamento de Pokémon Home, Drifloon tinha um infame status em LC. Inicialmente esteve sob suspect test no metagame antes de Pokémon Home, Drifloon era visto como um incômodo, possuindo vasta movepool que permitia que ele lidasse com vários checks, como Vullaby, Pawniard e Munchlax, o que muitos jogadores consideravam opressivo. Contudo, Drifloon escapou de ser banido por apenas um voto, por motivos de que muitos jogadores o viam como um Pokémon balanceado, dando ênfase que sua falta de recovery confiável impedia-o de ser uma ameaça. O lançamento de Pokémon Home reintroduziu Recycle para a movepool de Drifloon, tapando sua maior fraqueza e concedendo maior longevidade. Isto permitiu que muitos sets de Drifloon, desde o physical AcroWisp até o special Calm Mind sweeper, brilhassem. Estes pontos, combinados com o fato que ele não havia sido banido por um voto, influenciou no quickban e levou para sua eventual aparição na banlist.

Vulpix

Vulpix

O próximo Pokémon que recebeu quickban, Vulpix foi banido por sua incrível utilidade. Pokémon Home adicionou notáveis sweepers de sun em Bulbasaur, que possuía a mesma coverage Fire e Grass que Cherubi tinha, inquestionavelmente trazendo equipes de sun ao topo da lista de viabilidade. Como o principal suporte do estilo de jogo mais dominante naquele tempo, auto sun, a habilidade de Vulpix consistentemente ativar o arquétipo o fez digno de banimento. Seu eventual banimento também trouxe Cherubi de volta, já que era considerado um problema menor visto que competia com Bulbasaur em um metagame sem Vulpix.

Alolan Vulpix

Alolan Vulpix

Bem como sua contraparte Kantoniana, Alolan Vulpix foi banido por sua incrível utilidade. Aurora Veil tinha um tremendo efeito no metagame, viabilizando setup sweepers poderosos como Scraggy, Nasty Plot Vullaby e Zigzagoon. Além do mais, sua presença forçava jogadores a utilizarem estratégias anti-Aurora Veil como Brick Break Pawniard, que existia apenas para este propósito. Sua presença esmagadora no metagame levou Alolan Vulpix ao suspect test e posteriormente para a banlist.

Cutiefly

Cutiefly

O último dos quickbans, Cutiefly na verdade compartilha similaridades com Drifloon. Ambos possuem grandes movepools que lhes permite passar por alguns de seus checks e ter acesso a opções de boost, tornando ambos setup sweepers de primeira classe. O que empurrou Cutiefly para além do topo foi a reintrodução de Roost para sua movepool. Roost deu a Cutiefly longevidade e tornou seu set de Quiver Dance opressivo, já que checks tradicionais, como Mareanie e Oddish, não podiam mais pressioná-lo o bastante com Sludge Bomb. Dado sua variedade de sets, especialmente os consistente sets de Quiver Dance, Cutiefly foi o último membro a entrar para a banlist de LC durante a era pós-Pokémon Home.


Conclusão

Com isto chegamos ao fim da Parte 1 da Jornada pela banlist de LC. Mesmo que estes Pokémon não possam ser utilizados em partidas normais de LC, a sala LC do PS ocasionalmente proporciona tours de LC Ubers onde você pode usar todas as ameaças mencionadas no artigo. Fique ligado para a Parte 2, onde discutiremos alguns dos Pokémon que entraram neste grupo vindos dos metagames após a DLC!

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Próximo Artigo »