Over Used: Vencedores e Perdedores da Mudança de Geração

Feito por Exploudit e Jordy. Traduzido por GustavoYAY.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Já faz cerca de um ano desde a introdução de SM, com a introdução de 85 novos Pokémon causando grandes mudanças no metagame. Graças aos Guardiões das Ilhas, Kartana, Magearna, Ash-Greninja, Blacephalon e Stakataka, um novo metagame se formou. Outros Pokémon que eram antes banidos, como Greninja, Mega Mawile, Hoopa-U e Mega Sableye também contribuíram para isso. Alguns Pokémon desapareceram completamente da face da terra, enquanto outros ficaram significantemente melhores.


Os Vencedores


Zygarde

Zygarde

O protetor do ecossistema de Kalos não estava em uma posição tão favorável em ORAS; o bulk adicional e acesso a Extreme Speed era muito bom, mas seu parceiro Dragon / Ground-Type Garchomp era geralmente mais efetivo na maioria das equipes devido à sua maior Speed e ao seu poder, e Zygarde residia em BL. Ele ainda era um Pokémon perigoso se o seu potencial completo fosse usado, mas não tão perigoso sem setup suficiente.

Em SM, todavia, Zygarde ganhou uma nova ability em Power Construct, que rapidamente foi banida para Ubers, deixando Zygarde apenas com sua ability inútil, Aura Break. Todavia, SM deu a Zygarde mais presentes além de sua forma Completa; Zygarde recebeu três novos signature moves na transição para SM, mas o que o fez realmente se destacar foi Thousand Arrows, que ignora a imunidade a Ground das suas melhores switch-ins, como Zapdos, Skarmory e Celesteela, o que foi um grande diferencial para Zygarde. Isso o fez muito mais efetivo não só para finalidades de sweep, mas também lhe deu poder imediato com Choice Band, já que não ter que se preocupar com Flying-types e usuários de Levitate entrando em campo era um grande incentivo para colocar Choice Band no seu Zygarde. Ele também podia optar por diferentes sets como Dragon Dance com Groundium Z ou Dragonium Z e Double Dance Zygarde com Dragon Dance e Coil, ambos os quais são úteis em diferentes estilos de equipes. Enfim, Zygarde realmente apreciou os planos da Game Freak para seu destino em SM, passando de uma imitação de Garchomp para uma das ameaças mais perigosas em OU.

Mega Tyranitar

Mega Tyranitar

Mega Tyranitar era extremamente difícil de se justificar em ORAS devido a necessidade de outras Mega Evoluções como Mega Scizor, Mega Lopunny, Mega Diancie e Mega Metagross; essas Mega Evoluções traziam competição por um espaço na equipe e podiam derrotá-lo. Ele também via muita competição de sua forma base, que tinha muito mais Speed inicial com um Choice Scarf ou poder com um set de Choice Band.

Com a introdução de SM, a importância das Mega Evoluções diminuiu bastante. Mega Evoluções não são mais uma necessidade na equipe, e o banimento de Mega Metagross também beneficiou Mega Tyranitar, porque ele tinha menos um Pokémon para competir por esse espaço, além de perder um de seus checks. A transição de ORAS para USM trocou sets como Choice Scarf e Chople Berry Tyranitar por Dragon Dance e Stealth Rock Mega Tyranitar, respectivamente. Isso permite Mega Tyranitar realmente brilhar, já que ele é um bom usuário de Stealth Rock graças à sua capacidade de pressionar Defoggers comuns como Latios, Latias e Mantine. Isso, aliado ao seu insano bulk, faz com que ele seja muito consistente em colocar Stealth Rock em campo. Quando Mega Tyranitar foi lançado, ele teve bastante uso em times de Aurora Veil, e depois se adaptou a equipes balance e bulky offense onde é um sweeper potente, graças ao seu acesso a Dragon Dance e boas opções de coverage. Isso permite que Mega Tyranitar quebre vários cores defensivos muito bem. A queda dos Fighting-types também caiu como uma luva para ele; não ter que se preocupar com eles tanto quanto em ORAS é ótimo.

Hawlucha

Hawlucha

Em ORAS, Hawlucha não tinha muito que o ajudasse; ele estava destinado a BL, muito bom para UU e insuficiente para OU. Depender de Sitrus Berry e Substitute para ativar a sua ability já era um grande fardo, o que lhe dava poucas oportunidades para usar Swords Dance. Além disso, tentar um sweep em um metagame dominado por Talonflame não era uma boa ideia.

Contudo, em SM, com a introdução das Terrain Seeds, Hawlucha ganhou muita viabilidade, já que o suporte de Terrain de um dos Guardiões das Ilhas era suficiente para ativar Unburden imediatamente, fazendo dele um sweeper muito mais confiável. Os boosts defensivos também são bônus muito bem vindos que permitem Hawlucha resistir melhor a Quick Attack de Mega Pinsir quando aliado com Tapu Koko ou Tapu Bulu ou poder fazer setup em Landorus-T e Mega Venusaur com mais facilidade se aliado com Tapu Lele ou a não tão viável Tapu Fini.

Pelipper

Pelipper

Pelipper não era bom em ORAS, residindo confortavelmente em PU como um Defogger e physical wall, fazendo ótimo uso de sua combinação de tipos e acesso a Roost para isso. Porém, em SM, Pelipper recebeu a ability divina que é Drizzle, o que o fez subir como um foguete até OU, superando completamente, em qualquer aspecto, o antigo usuário de Drizzle, Politoed, que agora está nos confins de PU onde Drizzle é banido.

Em SM, o acesso de Pelipper a U-turn e Roost o torna um usuário de rain confiável para equipes completas de rain, elevando o estilo de jogo a novos patamares, mas ele geralmente também tem uma abordagem diferente por ser totalmente ofensivo com Hydro Pump e Hurricane melhorados por Choice Specs, considerando a ótima coverage e a alta Base Power desses dois moves.

Volcarona

Volcarona

À primeira vista, é difícil entender porque Volcarona não era ótima em ORAS; ela tinha tudo a seu favor, certo? Tinha uma boa Speed tier, ótima coverage, um incrível stat de Special Attack, e mais importante, acesso a Quiver Dance, então por que ela era uma sweeper obscura e inconsistente? A resposta é óbvia: por conta de seu grande inimigo, Talonflame. O pássaro com Gale Wings podia facilmente acabar com Volcarona com um Brave Bird prioritário, tornando a função de Volcarona como sweeper muito complicada contra qualquer equipe com um Talonflame.

Com a queda de Talonflame em SM, no entanto, Volcarona ganhou um grande aumento em viabilidade, já que seu maior revenge killer simplesmente desapareceu de OU. A introdução dos Z-Moves também foi muito gentil para Volcarona, permitindo-lhe usar uma grande variedade de opções como Buginium Z, Psychium Z e Firium Z. Apesar de não possuir uma usagem alta, Volcarona impõe várias restrições no processo de construção de equipes, fazendo Choice Scarf Keldeo usar Stone Edge apenas para dar revenge kill nela, forçando várias equipes bulky offense a usar um usuário de Choice Scarf mais rápido que +1 Volcarona e influenciando alguns Toxapex a usar Payapa Berry.

Os Perdedores


Slowbro

Slowbro

Slowbro era um Water-type único e extremamente bom em ORAS OU. Ele era capaz de parar várias ameaças importantes, incluindo Pokémon como Talonflame, Keldeo, Mega Charizard X e Mega Lopunny, podendo também funcionar como um sweeper com Calm Mind, o que era possível graças a seu imenso bulk e acesso a Scald, o que permitia Slowbro causar burn em alguns Pokémon para resistir a physical attacks com mais facilidade.

Muitas coisas mudaram para Slowbro, e não para a melhor. Toxapex dá a Slowbro competição direta como um Water-type bulky, possuindo mais bulk e uma tipagem defensiva melhor. Toxapex também tem acesso a Haze e Toxic Spikes, o que o faz oferecer mais para a sua equipe do que Slowbro. O surgimento de Toxic Spikes, devido a Toxapex, também prejudicou Slowbro indiretamente. Ash-Greninja é um Water-type que define o metagame e que Slowbro não pode lidar devido ao tipo Dark de Ash-Greninja e a Special Defense baixa de Slowbro. Gale Wings recebeu um nerf em SM e fez Talonflame despencar, o que significa um Pokémon a menos para Slowbro deter. Choice Specs Keldeo era muito popular em ORAS; infelizmente, graças à introdução de Toxapex, Keldeo ficou bem pior, e de novo, Slowbro tinha menos um Pokémon para se importar. Z-Moves faz com que Slowbro seja sobrecarregado por Pokémon como Landorus-T e Garchomp, que ele supostamente deveria fazer check. Slowbro agora reside em NU

Talonflame

Talonflame

O pássaro regional de Kalos era muito bom em ORAS. A combinação de Bulk Up ou Swords Dance e Brave Bird ou Acrobatics com prioridade o fez uma ameaça perigosa, apesar da sua mísera base 81 em Attack. Em ORAS, ele costumava usar sets defensivos voltado ao lado special, usando Roost com prioridade para fazer setup mais livremente com Bulk Up, mas sets mais ofensivos como Swords Dance e Choice Band também eram viáveis. A sua ability lhe permitia manter setup sweepers como Volcarona e Serperior em cheque.

Entretanto, antes do lançamento oficial de SM, alguns dataminers descobriram que Gale Wings, o aspecto chave do sucesso de Talonflame, havia recebido um nerf severo. Em ORAS, ele sempre garantia prioridade em moves Flying-type, mas em SM, essa ability só ativaria se Talonflame estivesse com o HP cheio. Esse nerf fez Talonflame cair de OU em ORAS para BL2 em SM. Atualmente, ele precisa de investimento total em Speed, já que qualquer coisa desde Stealth Rock a dano residual de weather remove a sua capacidade de ganhar prioridade, e o manter com HP cheio é muito difícil e faz com que ele seja não seja confiável de se usar. Em geral, a prevalência de Talonflame é vista com saudosismo por muitos, graças ao seu interessante e único conceito — certamente, a Game Freak discorda.

Mega Gardevoir

Mega Gardevoir

Mega Gardevoir estava em um bom lugar em ORAS. Ela era uma sólida wallbreaker que, apesar de possuir uma combinação de STAB parada por Steel-types, era capaz de fazer buracos em arquétipos comuns e punir esses Steel-types com Focus Blast. Seus Hyper Voices também eram extremamente fortes, e a maioria das switch-ins eram punidas por Focus Blast ou Psyshock. Por fim, ela tinha pouca competição como uma special wallbreaker Psychic-type ou Fairy-type. Porém, isso mudou com a introdução de um Pokémon: Tapu Lele.

Muitos esperavam que o nerf a Pixilate seria o fator que destruiria a função de Mega Gardevoir, mas na verdade, o problema era a guardiã de Akala Island, Tapu Lele. Ela faz o que Mega Gardevoir fazia, só que melhor; mesmo sem um item de boosting, Tapu Lele é mais forte do que Mega Gardevoir, e contando a variedade de itens que Tapu Lele podia usar, Mega Gardevoir foi deixada para trás. Não há muitos motivos para usar Mega Gardevoir no lugar de Tapu Lele. Will-O-Wisp, Taunt, Healing Wish, 100 de base Speed e Hyper Voice atravessando Substitute são algumas das armas que Mega Gardevoir ainda tem no seu arsenal que a diferenciam de Tapu Lele, mas eles não fazem Mega Gardevoir valer o nicho. Além disso, assim que Mega Gardevoir foi lançada, não demorou muito até ela ter um uso tão baixo que ela caiu para UU. Mas então, depois de terminar o seu suspect test de Weavile, o council de UU votou em Mega Gardevoir, e em um quase unânime voto de 9-1 prendeu Mega Gardevoir no limbo de BL: não tão boa em OU, mas forte demais para UU.

Clefable

Clefable

Clefable foi um Pokémon fenomenal em ORAS, possuindo uma variedade ampla de sets que vão desde usuária de Stealth Rock a sweeper com Calm Mind. Ela era capaz de parar uma boa porção da tier enquanto capaz de agir como um sweeper graças ao seu potente tipo defensivo em Fairy, acesso a Thunder Wave para espalhar paralyse e ser mais rápida que seus adversários, Soft-Boiled para providenciar recovery confiável, opções sólidas de coverage em Flamethrower, Ice Beam e Thunderbolt e Magic Guard para evitar poison de Toxic, permitindo-lhe fazer sweep mais facilmente. Clefable também era bem efetiva como uma usuária de Stealth Rock graças à sua capacidade de derrotar vários usuários de Defog.

Clefable ainda é um Pokémon sólido em USM, mas não define o metagame como já fez em ORAS. Isto se dá principalmente devido a introdução de ambos Toxapex e Celesteela, que são capazes de parar as oportunidades de Clefable de sweep com Calm Mind. A introdução de Pokémon como Kartana, Tapu Lele, Tapu Bulu e Magearna também faz mal para ela, já que eles podem pressioná-la. Apesar disso, Clefable ainda é muito boa e capaz de fazer check a várias ameaças que eram irrelevantes em ORAS, como Hawlucha e Zygarde. É por isso que Clefable passou a ser uma usuária de Stealth Rock com utilidade em USM em vez de uma sweeper de Calm Mind em ORAS.

Tornadus-T

Tornadus

Tornadus-T era um dos wallbreakers mais importantes de ORAS graças ao quão fortes eram seus Hurricanes, especialmente quando fortalecidos por Life Orb; sua ability, Regenerator, também o fazia negar qualquer dano de recoil de Life Orb. Também existiam poucos Pokémon resistentes a Flying, o principal sendo Rotom-W, que não gostava de tomar um Hurricane fortalecido por Life Orb, já que isso causava cerca de 38% de dano nele, e ele não tinha nenhum tipo de recovery consistente. Tornadus-T também podia usar Assault Vest com sucesso, o que o fazia um bom pivot graças a bons moves de utilidade em Knock Off e U-turn.

Tornadus-T teve um grande déficit de viabilidade com a introdução de SM; principalmente devido ao power creep, mas também devido a introdução de muitos Pokémon que podem derrotá-lo como Tapu Koko, Tapu Lele, Magearna e Toxapex. Felizmente para Tornadus-T, USM lhe conferiu a habilidade de agir como um usuário de Defog ofensivo; graças a isso, Tornadus-T é uma boa escolha em equipes balance que precisam de um usuário de Defog rápido que traz a utilidade de Knock Off consigo.

Pokémon que são os dois


Mega Charizard X

Mega Charizard X

Mega Charizard X era um dos sweepers mais relevantes da tier graças ao seu incrível poder e combinação de tipos. Não havia muitas formas de lidar contra Dragon Dance Mega Charizard X em ORAS OU, já que não tinham tantas walls capazes de lidar com sua combinação de STAB e escolha de move de coverage. O fato de que ele tem acesso a recovery confiável em Roost o tornava duro na queda, podendo fazer setup com Dragon Dance em suas supostas respostas defensivas.

Graças à introdução de Toxapex, além da ascensão de Landorus-T defensivo, ficou muito difícil para Mega Charizard X fazer sweep com Dragon Dance de forma confiável, o que o fez mudar para um set de wallbreaker. Mega Charizard X é um wallbreaker muito forte, já que vários dos seus checks e counters são suscetíveis a serem enfraquecidos. É por isso que Mega Charizard X pode derrotar várias walls com sucesso e permitir que seus parceiros de equipe façam um sweep.

Keldeo

Keldeo

Em ORAS OU, Keldeo era um usuário de Choice Specs muito bom graças à falta de Pokémon resistentes a Water e Fighting; ele tinha ótimos stats de Speed e Special Attack para ajudar nisso. Ele também podia derrotar uma larga porção de seus checks com burns causando 12.5% de dano por turno. Todas essas características tornavam Keldeo um wallbreaker fantástico.

Já que a tipagem defensiva de Toxapex o para, Keldeo começou a usar um set de Calm Mind + Taunt em USM OU para derrotá-lo. O set de Choice Scarf de Keldeo também ficou bem melhor graças a introdução de Ash-Greninja e a reintrodução de outras ameaças potentes que Keldeo pode fazer revenge kill quando equipado com um Choice Scarf. Todavia, Tapu Bulu para Keldeo completamente, então alguns sets usam Hidden Power Poison para lidar com ele, o que é difícil de encaixar em sets de Choice Scarf e Calm Mind + Taunt.

Vá lá!

Da queda de Talonflame à ascensão de Zygarde e Hawlucha, o metagame de ORAS é drasticamente diferente do de USM. Isso, aliado à introdução de Z-Moves e vários novos Pokémon, faz ambos os metagames bem distintos e únicos. Que outra forma há de aprender sobre esses dois metagames senão jogando eles? Ambas as gerações são únicas e interessantes de suas formas, então sinta-se a vontade para entrar no Pokémon Showdown! e se divertir agora que você conhece as principais diferenças entre eles.

HTML por Naziel | Script por Quarkz
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »