Stall em OU Através das Eras: de BW a ORAS

Feito por Knuckstrike. Traduzido por Tico 21. Publicado em: 30/08/2019.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Immagine di AmirAlexander

Arte por AmirAlexander.

BW

Por que esse cogumelo sempre volta com o HP cheio? E por que meu Swords Dance não tem efeito?

4 de Março de 2011. Crianças de todo o mundo correram até às lojas mais próximas para conseguir uma cópia de Pokémon Black ou White, nenhuma delas estando ciente de que um sapo estaria prestes a virar o metagame de seus jogos de ponta-cabeça

Pois é, a quinta geração não era apenas sobre musicais Pokémon e nomes em listas negras. Insatisfeita com a forma como o metagame se desenvolvia, a Game Freak melhorou dois Pokémon — Politoed e Ninetales — mais do que já tinha melhorado qualquer outro Pokémon antes, dando-lhes abilities de weather permanente.

Enquanto os usuários de weather anteriores Groudon e Kyogre fossem banidos para o reino de Ubers, tanto Politoed como Ninetales eram controláveis, então continuaram em OU.

Rain, sun e sand foram os três principais estilos de jogo baseados em weather de Black & White, e todas as equipes competitivas deviam ter uma maneira de lidar com eles. Para isso havia as equipes stall de B&W, as quais jogariam ao redor das vantagens e desvantagens que cada weather tinha a oferecer.

Weather

Politoed

Usar rain em stall tinha seus benefícios. Para começar, removia outros weathers que poderiam ser prejudiciais para equipes stall. Sand e hail causam dano residual aos Pokémon defensivos, tornando-os mais fáceis de se derrotar, enquanto sun aumenta o poder dos ataques Fire-type de wallbreakers como Volcarona e Victini, o que os tornava quase imparáveis. Ao invés disso, invocar rain enfraquecia esses ataques Fire-type que visam atingir várias das principais walls da tier. Politoed em si não era nem uma escolha terrível em equipes stall, já que tinha um bulk decente o suficiente para permanecer vivo por um tempo e poder atrapalhar os planos do adversário com Perish Song e Encore.

Ferrothorn

Ferrothorn foi lançado na quinta geração, sendo que suas proezas defensivas e capacidades de colocar hazards eram inigualáveis. Capaz de aguentar até mesmo ataques Dragon-type com boosts das recém-lançadas Gems, ele virou rapidamente o Pokémon mais usado da tier, e os Dragon-types tiveram que se adaptar. Rain ajudava Ferrothorn a consistentemente fazer check a Pokémon com coverage Fire-type através da partida ao enfraquecer esses ataques. Embaixo de rain, Skarmory poderia até enfrentar alguns physical attackers Fire-type da tier. Com Regenerator sendo adicionado em BW, surgiram novas walls que também apreciavam a suavização de ataques Fire-type. Os principais exemplos incluem Tangrowth e Amoonguss, ambos os quais compartilham uma fraqueza a Hidden Power Fire.

Tentacruel

Rain também permitiu a usuários de Rain Dish, sobretudo Tentacruel, regenerar 12.5% de seu HP a cada turno quando usado com Leftovers ou Black Sludge. Embaixo de rain, Tentacruel servia um propósito semelhante a Gliscor em outros times, sendo capaz de usar repetidamente Substitute e Protect sem perder HP. Isso ajudava imensamente em parar oponentes de equipes que dependiam de condições de status para causar dano. Além disso, cada Scald que Tentacruel usava tinha seu poder aumentado pela rain. Devido a Keldeo ser tão comum e forte nesse weather, equipes stall geralmente precisavam levar vários checks para ele, com Tentacruel sendo uma boa opção. Outros candidatos eram o sempre presente Celebi ou o surpreendentemente resistente e efetivo Jellicent, que era imune a ambos STABs de Keldeo enquanto não deixava physical attackers fazerem switch in em segurança graças ao medo de Will-O-Wisp.

Ninetales

O segundo tipo de weather mais comum em equipes mais resistentes, sun, não era usado em stall completo, mas sim em equipes stall mais balanceadas. Utilizando um Dugtrio para superar as fraquezas das equipes de sun stall a fortes atacantes Fire-type, como Heatran, e para prender usuários de weather adversários, ele formava um core muito forte ao lado de Xatu, Ninetales, Cresselia e a recém-melhorada Chansey. Isso durou até Dugtrio ser banido de OU, no entanto, cores semelhantes ainda são populares nas equipes stall de B&W hoje em dia, às vezes levando uma Gothitelle ou até mesmo um Diglett no lugar que Dugtrio mantinha originalmente. Eventualmente Diglett, e mais recentemente Gothitelle, foram banidos, deixando Magnezone como o único trapper viável. Uma das principais ameaças, Keldeo, era muito menos ameaçador com sun enfraquecendo seus ataques Water-type, e essas equipes garantiam que o calor do sol não fosse desperdiçado.

Chansey, a pré evolução geralmente inferior de Blissey, viu novamente uso graças a um item recém-introduzido: Eviolite. Aumentando em 50% ambas as defesas, agora Chansey era mais bulky em ambos os lados defensivos comparada à sua evolução, faltando apenas o recovery de Leftovers.

Hippowdon

O último dos weathers úteis, sand, geralmente era apenas usado em stall graças aos seus bons invocadores. A falta de Rock-types bulky com acesso a recovery confiável fez com que a utilidade defensiva oferecida por sand fosse inexistente. Se a equipe stall não se importasse em receber o dano de sand, Hippowdon era um check novo e eficaz contra vários physical attackers poderosos da tier, como Terrakion e Tyranitar. Ele também poderia sabotar o weather adversário e é um check confiável a algumas das principais ameaças de sand offense, como Excadrill e Landorus-T.

Sand stall recorria a cores que não eram afetados pela sandstorm, apresentando walls como Gliscor e Bronzong. Hippowdon também era usado sem sua ability Sand Stream, de modo a não afetar seus colegas de equipe que poderiam ser mais sabotados do que ajudados pelo dano residual consistente gerado por sand.

Chansey

Os jogadores de stall quase sempre focavam em um dos três tipos de weather, construindo uma equipe em torno desse weather específico para evitar que o oponente se beneficiasse com uma condição de weather favorável. Dentre os três, rain era o mais comum, já que os moves Water-type que eram impulsionados geralmente se voltavam para o Special Attack e muitos Pokémon usados em stall poderia aguentar até mesmo as variantes impulsionadas por esse weather. Os exemplos incluem os já mencionados Tentacruel e Amoonguss, mas Chansey e Latias também poderiam se recuperar desses golpes, usando métodos de recovery ativos ao invés de depender de métodos passivos, como Regenerator ou Rain Dish.

Novas Abilities

Amoonguss

Entretanto, weathers não eram tudo o que a quinta geração tinha a oferecer. Ela introduziu duas abilities que agora consideramos comuns em várias equipes stall: Regenerator e Magic Bounce. Enquanto Magic Bounce teve de esperar uma geração antes de receber um usuário bulk com uso abrangente, Regenerator foi imediatamente útil e fez Pokémon que seriam medíocres, como Amoonguss e Tangrowth, úteis em stall. Eles poderiam ser usados como um jeito de fazer switch in repetidamente em ataques e até mesmo em hazards sem perder HP a longo prazo. Seus usuários Grass-type apreciaram o novíssimo item Rocky Helmet como um meio de punir o uso repetido do incrivelmente proveitoso U-turn, sem levar muito dano mesmo se o usuário de U-turn se una a um de Volt Switch graças à resistência de Grass a Electric. Esse novo golpe combinou bem com outros usuários de U-turn e era capaz de pressionar equipes stall, já que eles não tinham chance para se recuperar do dano recebido. Regenerator impedia que equipes stall fossem atropeladas por táticas como essa.

Quagsire

Se o adversário tentasse fazer setup para derrotar esse método de recovery passivo, BW deu a stall um novo método de lidar com Pokémon que adquiriam boosts. Unaware foi melhorado por na verdade receber usuários que não eram da família inútil de Bidoof. Outrora sentado em PU como isca de setup, Quagsire agora não era afetado por essas táticas e encontrou seu caminho em muitas equipes stall, as quais precisavam de uma resposta mais confiável a setup de Terrakion e Salamence. Quagsire foi ajudado ainda mais por Scald: um novo golpe com força decente de baixo risco e alta recompensa, tendo 30% de chances de causar burn. Conseguir um burn em um inimigo significava que era enfraquecido rapidamente, já que burn ainda dava 12,5% de dano por turno em BW.

Steel-types e Outras Walls Melhoradas

Skarmory

Um dos carros-chefe de stall de BW, Skarmory adorava o dano reduzido de Fire que rain oferecia e, com a nova mecânica de Sturdy agindo como um Focus Sash gratuito, sua utilidade se elevou mais do que nunca. Dragon- e Ground-types eram alguns dos tipos ofensivos physical mais comuns e ameaçadores, mas Skarmory fornecia uma resistência útil a ambos enquanto tinha recovery seguro, uma opção de utilidade que outros acumuladores de Spikes não tinham acesso.

Sem Spikes, mas sendo tão bulky quanto, Jirachi também era muito sólido contra vários Dragon-type em uma mesma equipe e poderia usar Wish para manter não só ele mesmo, mas também seus colegas de equipe saudáveis. Sendo capaz de usar uma variedade de sets e sem uma fraqueza a Electric, era menos vulnerável a ser preso por Magnezone do que Skarmory, apesar de sofrer mais contra o onipresente Garchomp. Bronzong funcionava de forma semelhante a Jirachi, mas faltava-lhe a movepool à qual Jirachi e Ferrothorn tinham acesso. No entanto, sua ability Levitate e sua boa tipagem conquistaram um nicho para ele, lidando melhor com Garchomp e Dragonite do que outros Steel-types.

Gliscor

Gliscor, outra wall com ability aprimorada, viu usagem decente na quarta geração como um Toxic staller, mas a quinta geração lhe deu Poison Heal, transformando-o em uma das principais ameaças da tier. Similarmente a Tentacruel, poderia recuperar 25% de HP a cada dois turnos, permitindo-lhe fazer stall com Toxic em oponentes usando Substitute e Protect desde que tivesse PP sobrando. Combinado a uma wall special, ele faz maravilhas contra os tão comuns times de sand.

Equipe de Exemplo

Uma equipe popular de stall da quinta geração é semelhante à forte equipe de M Dragon.

Politoed minisprite Quagsire minisprite Dragonite minisprite Chansey minisprite Tentacruel minisprite Ferrothorn minisprite

Usando stall com rain, M Dragon consegue criar uma grande sinergia dentro da equipe. Politoed é o ponto de partida do time, carregando Toxic para punir Pokémon que gostam de fazer switch in, como Latios. Pode causar burn com Scald naqueles que não são afetados por poison. Com rain ativa, a maioria dos Dragon-type são parados pelo muito popular Ferrothorn, o qual também pode colocar hazards enquanto aguenta ataques Dragon- e Psychic-type do adversário. Rocky Helmet, assim como suporte de hazards, ajuda a enfraquecer physical attackers rapidamente, além de machucar usuários de Rapid Spin comuns.

Ferrothorn forma um core defensivo physical resistente com Quagsire, com o segundo parando completamente vários Fire- e Fighting-types que ameaçam o primeiro, até mesmo do lado physical. Se eles tentarem fazer setup enquanto Ferrothorn acumula hazards, Quagsire os para friamente com Unaware. Já que carrega Toxic, Tentacruel é uma grande ajuda, recuperando 25% de HP a cada dois turnos graças a Rain Dish e Black Sludge. Isso lhe permite fazer stall com Toxic efetivamente enquanto procura por burns de Scald e joga Toxic Spikes em qualquer turno que lhe ofereçam de graça.

Já para a Special Defense, a equipe ostenta um core de Dragonite e Chansey. Dragonite é capaz de aguentar qualquer golpe caso esteja com o HP cheio, graças a sua ability Multiscale, e, em troca, pode dar dano decente com Hurricane com 100% de precisão em rain. Chansey é capaz de aguentar esses ataques special em virtude de seu bulk special imenso, aumentado ainda mais por Eviolite. Devido a seu grande bulk special, seu recovery confiável e sua sinergia de tipos, os dois não cairão para qualquer um dos ataques special mais comuns. Ao passo que Dragonite pode prevenir setup com Dragon Tail, Chansey coloca o oponente na corda bamba com Toxic. Ameaças comuns a equipes de rain, como Celebi e Reuniclus, são lidados com facilidade pelo set interessante que Dragonite usa.

Estado Atual do Stall de BW

Xatu

Com a introdução de Black 2 e White 2, uma variedade de wallbreakers dominantes foi lançada. Tiranos como o já citado Keldeo e também Kyurem-Black, Landorus e Genesect eram muito difíceis de lidar para cores bulky. Apesar de os dois últimos serem banidos para Ubers pouco tempo depois de serem lançados, a apresentação de muitas ameaças poderosas fizeram stall ser mais difícil de ser usado. Além disso, a prevalência duradoura de Ferrothorn em times não stall dificultou para as walls em stall continuarem saudáveis, já que os principais usuários de Rapid Spin como Starmie e Tentacruel não poderiam manter em segurança os Spikes fora de campo. Embora muito eficaz na época, contra as construções ofensivas atuais, o stall de M Dragon precisa de um bom matchup para ter uma boa performance.

Gothitelle

Em particular, Dragonite e Quagsire eram frequentemente trocados por outros Pokémon em arquétipos mais específicos, preferindo Whirlwind Skarmory ao invés de Quagsire como um phazer. As equipes stall mais amplamente usadas na atualidade são as de sun stall, utilizando Magic Bounce de Xatu para manter entry hazards fora do campo. Muitas vezes elas são usadas com Gothitelle, sendo que a variante masculina podia prender ameaças especificas usando sua nova hidden ability, Shadow Tag, até ela ser banida recentemente de OU, deixando Magnezone como o único trapper disponível para se usar em equipes stall. Com as características de stall mas sem usar seis walls, essas versões são geralmente consideradas mais semi-stall do que stall completos. Algo teve que mudar para stall completos se tornarem adequadamente efetivos de novo.

Uma equipe stall recente bem-sucedida foi usada por z0mOG no Smogon Tour 26 vs ABR. Usando um rain stall, ele prosseguiu para ganhar o torneio.

Replay aqui.


X/Y

Eevee tem uma eevolution Normal-type? E por que Charizard está mudando de forma?

Com stall esperando ansiosamente grandes mudanças com a transição de B2W2 para XY, a Game Freak não desapontou quando mudou as coisas. Uma espécie de mutações poderosas conhecidas como Mega Evoluções foi introduzida, assemelhando-se aos Pokémon originais, mas após eles terem pego as Sete Esmeraldas do Caos. Mega Evoluir um Pokémon trocava seu slot de item por um aumento em seu potencial, muitas vezes com stats melhorados, uma tipagem diferente e uma ability útil. Embora a perda de um item seja lamentável, o aumento de poder que esses Pokémon recebiam geralmente compensava.

Mega Evoluções

Jirachi

Offense agora usava um Mega Pokémon em um teamslot reservado anteriormente a um usuário de Choice Specs ou Choice Band, fazendo alguns desses breakers serem lidados mais facilmente pelas equipes stall, já que tinham menos poder bruto do que um Pokémon normal com boosts de um item Choice. Por outro lado, muitas das Megas recém-lançadas eram capazes de romper stall sozinhas. Com base stats aprimorados e melhores abilities, o resultado foi um uso generalizado de muitos dos Mega Pokémon mais fortes da tier. Equipes stall não poderiam mais se contentar com checks neutros para lidar com essas grandes forças e tiveram que se equipar com checks específicos contra vários dos breakers mais ameaçadores. Uma das ameaças mais notáveis e apavorantes para construções stall era Mega Gardevoir, que, muito semellhante a Keldeo em B2W2, era capaz de romper ambas walls physical e special com um único set. Ela usava uma combinação de Psyshock e Hyper Voice, sendo que o último ainda era impulsionado por uma das recém-lançadas abilites -ate, Pixilate. Sendo capaz de trocar de golpes a qualquer momento devido a não ter um item Choice, ela ainda tinha dois moveslots sobrando para moves de coverage, incômodo ou setup. Steel-types, como Jirachi e Ferrothorn, se tornaram opções populares em equipes stall para impedir Gardevoir de acabar com a equipe. Os recém-lançados Aegislash e, após o banimento do mesmo, Doublade eram alternativas se seu time era fraco ao absurdamente forte Mega Heracross.

Chansey

Ambas as variantes de Mega Charizard, apesar de ainda serem fracas a Stealth Rock, eram quase impossíveis de fazer switch in para stall. A variante special Y invoca sun para si mesma, aumentando o poder de seu golpes Fire-type e dando às equipes sun um usuário de Drought mais confiável do que Ninetales jamais foi. Felizmente para stall, devido à mudança das mecânicas de weather, seu Drought durava apenas por cinco turnos, fazendo com que só Charizard tivesse tempo de fazer bom uso do sun que invocava em equipes dedicadas.

As equipes stall continuaram a usar Chansey como uma switch-in confiável ao lagarto, mas times de Charizard Y se adaptaram ao juntar ele com Choice Band Tyranitar, que poderia dar KO em Chansey em definitivo com Superpower. Se Chansey tentasse sair de campo, ele poderia prendê-la com Pursuit, enfraquecendo-a para depois derrotar a equipe com outro breaker focado no lado special. As variantes physical X de Charizard também viram usos como stallbreaker, ameaçando dar 2HKO com Outrage até em Quagsire focado em Defense.

Rapidamente, tornou-se óbvio que muitos Mega introduzidos na sexta geração eram simplesmente poderosos demais para OU, então, Gengarite, Lucarionite e Kangaskhanite foram banidas para tiers mais altas dentro de meses. A mais influente de todas as Megas introduzidas em OU era Mega Mawile, um Pokémon com stat de Attack maior do que o já amedrontador Mega Medicham, o qual foi introduzido em ORAS. Com uma ability que duplica seu Attack e uma das melhores tipagens do jogo, não havia nenhum Pokémon em stall que poderia fazer switch in confiavelmente nela. Felizmente para as Chansey de toda a nação, Mawile foi banida em XY, fazendo stall uma opção mais do que viável novamente.

Mudanças nas Mecânicas

Clefable

O tipo Fairy de Mawile era uma nova adição de XY, aparecendo como um tipo muito útil para stall. Fraco apenas aos incomuns ataques Poison- e Steel-type, Pokémon como Clefable e Gardevoir se tornaram grandes ameaças de OU com o seu tipo recém-adquirido, concedendo imunidade aos outrora dominantes Dragon-types que costumavam aterrorizar equipes stall nas gerações anteriores. Os Steel-types cujo trabalho de deter os dragões arcavam agora poderiam focar em parar outras ameaças, como Mega Metagross, uma Mega Evolução introduzida em ORAS que recebeu a nova ability Tough Claws e fez um grande uso dela.

Clefable, em especial, tornou-se um dos melhores Pokémon em OU, graças a sua movepool versátil e sua ótima tipagem. Sendo capaz de enfrentar ameaças anteriormente consideradas imparáveis, como Kyurem-B e Mega Heracross, Clefable usava sua versatilidade e seu bulk para prejudicar equipes inteiras com condições de status. No entanto, nem tudo eram flores e arco-íris para as equipes stall, já que essa fada era vista como uma espada de dois gumes. Sua tipagem melhorada não só significava que times stall agora tinham uma grande wall de Unaware à disposição, mas também introduziu um Pokémon comum que era difícil de derrotar contra as equipes adversárias, sendo imune a danos residuais devido à sua outra ótima ability, Magic Guard. Equipes stall não podiam confiar em danos causados por status e entry hazards para a enfraquecer e, muitas vezes, tinham que a desgastar a longo prazo, fazendo-a gastar todos os seus PP ou dependendo em vencer no um a um contra outra Clefable em uma guerra de Calm Mind ou status.

Mew

A dinâmica dos entry hazards mudou imensamente em XY, decorrente em grande parte pela mecânica melhorada de Defog. Anteriormente um move inútil no cenário competitivo, ele já não era mais usável somente como um HM no in-game, mas em vez disso servia para remover entry hazards e screens durantes as batalhas. Com Defog sendo significativamente mais acessível do que o desajeitado e ineficaz contra Ghost Rapid Spin, vários times agora se encontraram com acesso a um método confiável de manter hazards fora de campo. Isso foi um grande impulso para a confiabilidade das equipes stall, para os quais levar dano extra poderia estabelecer a diferença entre parar um adversário ou levar um 2HKO. Skarmory, Zapdos, Mew, Mega Scizor, Gliscor e Mandibuzz eram apenas alguns dos Pokémon úteis em stall de XY que ganharam acesso ao move e poderiam poupar um moveslot.

A segunda grande mudança no metagame de hazards veio mais tarde com o lançamento de ORAS. Os jogos introduziram quinze novas Mega Evoluções, uma das quais mudaria significativamente a forma como hazards eram usados.

Mega Sableye

Embora Mega Slowbro tenha sido lançado em ORAS com incríveis 180 de base Defense e recovery confiável, os olhares estavam voltados para Mega Sableye, que ganhou um rubi de 150 quilos e quase o mesmo em bulk. Seu principal diferencial é a sua combinação de um tipo espetacular e uma ability incrível: Magic Bounce. Uma ability anteriormente reservada para Psychic-types frágeis, Sableye foi seu primeiro usuário bulky com recovery confiável e boa tipagem defensiva. Agora hazards não só eram mais fáceis de remover com um Defogger em cada time, mas também ficou mais difícil de os colocar contra equipes stall usando o diabinho. Tirar mais de 50% do HP de Mega Sableye era a nova expectativa dos usuários de hazards e, sendo ele apenas fraco a Fairy-type, que era pouco visto ofensivamente, Sableye muitas vezes era capaz de manter hazards fora de campo sozinho com seu set de utilidade focado em Defense, geralmente só temendo Clefable e Heatran com Stealth Rock. Sableye executava esse papel de forma tão eficaz que muitas equipes stall conseguiram usar Flying-types novamente, como o com fraqueza quádrupla a Stealth Rock Talonflame, um Pokémon recém-lançado com um move de recovery com prioridade em Roost e uma movepool de suporte efetiva. Ele poderia até mesmo servir como uma condição de vitória contra equipes stall oponentes ao fazer setup com Bulk Up. Outros Flying-types, como Togekiss e Zapdos, poderiam ser usados também, aliviando a pressão contra stallbreakers comuns, como Breloom e Garchomp. Até mesmo Shedinja, um Pokémon anteriormente visto como inviável devido a sua fraqueza mortal a todos os tipos de entry hazards, era considerado uma opção viável em um stall de Sableye para impedir inimigos que não poderiam o atacar ou usar status, como Keldeo e Mega Metagross sem Pursuit.

Mega Sableye normalmente formava um core bulky com Chansey. Enquanto Sableye focava em Defense e mantinha physical attackers afastados, Chansey podia impedir a maioria dos special attackers de derrotar a equipe. Em termos de tipagem, tinham boa harmonia, já que Sableye era imune à fraqueza a Fighting de Chansey, enquanto a mesma poderia aguentar facilmente qualquer ataque Fairy-type mirado em Sableye. O setup adversário não era prejudicial ao time, desde que houvesse um usuário de Unaware de reserva. Como último recurso, muitas ameaças imparáveis poderiam agora ser presas ou prejudicadas fatalmente por outro novo truque: Shadow Tag.

Gothitelle

Shadow Tag e Arena Trap cresceram em OU, já que podiam prender as principais ameaças para e nas equipes stall. Com stall sendo mais viável do que nunca, Gothitelle, em particular, ganhou uma grande melhoria. Ao contrário de Pokémon como Wobbuffet e Dugtrio, Gothitelle tinha uma ilustre movepool que fazia grande uso de sua capacidade de prender oponentes, um bulk aceitável e um tipo defensivamente decente. Usava Choice Scarf em stall para dá-lo com Trick durante a partida contra stallbreakers desavisados ou até dos quais se desconfia, após os forçar a ficar em campo e os trancar no último golpe usado. As ameaças notáveis Manaphy e Clefable rapidamente se destacavam menos quando equipadas com Choice Scarf, privando-os das suas opções de setup e do quão fácil eles poderiam se recuperar dos danos. Gothitelle era capaz de fazer revenge kill a Mega Heracross e Mega Medicham e, em uma emergência, também poderia causar paralysis em Gardevoir com Thunder Wave, que na sexta geração ainda cortava a Speed em três quartos. Se Gothitelle estava em campo contra um stallbreaker que não poderia causar muito dano, poderia até mesmo fazer setup com Calm Mind após trocar seu Choice Scarf e avançar para fazer sweep em equipes inteiras sozinha.

Outros meios de prender, como Pursuit Weavile, também eram uma opção popular em equipes stall, embora muito inferior à imensa utilidade que Gothitelle trazia.

Cores de Stall

Mega Scizor

Se Sableye não fosse a Mega Evolução escolhida em equipes stall, escolhia-se normalmente entre as variantes Mega de Scizor, Venusaur e Slowbro. Todos eles ostentavam recovery confiável e bulk physical alto e formavam um bom core de stall com Chansey. Enquanto Scizor e Venusaur tinham poucas fraquezas e conseguiam parar até mesmo grande parte das principais ameaças de OU, Slowbro compensava sua série de fraquezas ao amentar ambas as suas defesas com Calm Mind e Iron Defense, além de ter ótimas abilities tanto antes como depois da Mega Evolução.

Muitas vezes era preciso ter uma Mega Evolução para vencer outra Mega Evolução, e essas Mega Evoluções alternativas venciam um conjunto diferente de ameaças com as quais equipes de Sableye tinham problemas. Enquanto Slowbro tinha um bom matchup contra Mega Charizard X, Talonflame e Keldeo, Mega Scizor fazia wall a Mega Metagross e Bisharp, o qual era fortalecido por sua ability ao ser atingido por Defog, enquanto Mega Venusaur impedia Mega Diancie e qualquer variante de Azumarill de dificultar o progresso de stall, caso a equipe tivesse dificuldade contra eles.

Mega Altaria também poderia ser usado, executando um papel similar a Clefable em equipes stall e usando Heal Bell para seus colegas de equipe ou Dragon Dance para fazer sweep no late-game caso fosse necessário.

Alomomola

Como nem todos os seis Pokémon da equipe podem segurar uma Mega Stone, usuários de Regenerator continuaram sendo escolhas populares em equipes stall para apoiar os cores clássicos de stall. Recuperar um terço do seu HP cada vez que saíam de campo significava que eles poderiam continuar saudáveis contra as ameaças às quais deviam fazer counter, independente do suporte da equipe ou se os hazards estavam em seu lado do campo. Amoonguss era o usuários mais comum com seu bulk alto, tipagem útil e Spore com 100% de accuracy, embora não pudesse mais colocar Grass-types em sleep graças às novas mecânicas de powder. Tornadus-T e Alomomola eram outras opções viáveis, dependendo da utilidade que o time stall precisava. Alomomola poderia passar Wishes enormes para seus companheiros de equipe usando seu alto HP, raramente precisando se recuperar devido a sua ability, Regenerator, além de não sofrer muitos danos graças a suas defesas decentes e bom tipo Water puro. Por outro lado, Tornadus-T não tinha recovery confiável, mas, em vez disso, usou seu moveset de utilidade para usar Defog em hazards e seu recém-melhorado Knock Off para se livrar de itens adversários, facilitando que sejam parados ou enfraquecidos pelo resto do time. O tipo Flying de Tornadus-T fazia com que Spikes não o afetassem, tornando-o o único usuário de Regenerator que tinha algum HP garantido após fazer switch in, sem importar com quantos hazards eram acumulados contra ele.

Tornadus-Therian

Devido a weather não ser mais uma força dominante no meta, as equipes stall da sexta geração não eram mais forçadas a criar um plano de jogo restrito no teambuilder. Enquanto em Black & White as equipes stall eram regularmente construídas com um arquétipo de equipe definido em mente, as equipes stall de X&Y tinham mais liberdade, o que as tornavam muito mais assustadoras. Ao invés de seguir um modelo, stalls eram formados por cores como Mega Sableye e Chansey ou por vários Pokémon com Regenerator. À medida que as gerações progridem, mais Pokémon têm acesso a moves de recovery confiáveis, o que dá aos times stall mais colegas de equipe para escolher.

Equipe de Exemplo

Um time comum e bem-sucedido na época foi construído por CleanerThanRotom-W, usando o comum core 'ABR' de Mega Sableye, Chansey, Gothitelle e Skarmory. Quagsire foi escolhido como a wall de Unaware da equipe, enquanto Cresselia remendava muitos dos buracos da equipe. Os movesets completos podem ser encontrados aqui.

Mega Sableye minisprite Chansey minisprite Skarmory minisprite Quagsire minisprite Cresselia minisprite Gothitelle minisprite

Mega Sableye era visto como a cara de stall em ORAS, mantendo hazards adversários fora de campo. Sets de Calm Mind eram muito comuns em ORAS: aumentar os stats era visto como mais importante no início de ORAS do que a utilidade que Knock Off trazia, principalmente contra equipes stall oponentes sem Clefable.

Similar a Sableye, Chansey era encontrada em cada equipe stall da sexta geração. Tendo um stat de HP gigantesco e apenas uma fraqueza a Fighting, fica claro o porquê Chansey era vista como uma das principais walls special da tier. Ela assumiu vários papéis necessários da equipe, incluindo wall special, usuário de Stealth Rock, cleric e distribuidor de dano. Seismic Toss limitava a quantidade de vezes que physical attackers, como Terrakion e Landorus-T, poderiam fazer switch in, além de ajudar a fazer stall de PP em moves de recovery contra walls oponentes. Como discutido anteriormente, ela formava um core muito efetivo com Sableye.

Skarmory

Como muitas das Mega Evoluções da tier ainda instigavam medo em ambos Mega Sableye e Chansey, Skarmory era usado como a principal switch-in a ameaças como Mega Pinsir e Mega Metagross. Carregava tanto Counter como Whirlwind para impedir o time de levar um sweep pelo dito Pinsir e para lidar com Tyranitar e outros breakers. Sua utilidade como wall physical com Defog aliviava um pouco a pressão sob Sableye. Rocky Helmet era muito útil em Skarmory, não só para punir usos repetidos de U-turn, mas também para reduzir o tempo que os physical breakers oponentes tinham a fim de buscar por uma diminuição de Defense ou critical hits. O item dava dano decente em cada golpe de contato que Skarmory tomava, apesar de Shed Shell e Leftovers serem boas opções também para versões alternativas da equipe. Quagsire finalizava o core physical tradicional, parando setup com bulk decente e ability incrível ao invés de um golpe de phazing. Como Toxic já estava sendo levado em Cresselia, ele podia usar Encore para impedir que certas ameaças, como Mega Gyarados, façam setup nele.

Cresselia

Na era de Landorus, ter Cresselia era obrigatório em várias equipes stall, sendo um dos poucos Pokémon capazes de fazer switch em seus ataques com boost de Life Orb, já que Chansey odiava ter seu Eviolite retirado por Knock Off dos sets mixed e temia o setup das variantes de Calm Mind. Cresselia Skill Swap tinha uma boa mecânica que lhe dava mais espaço para respirar contra times stall oponentes usando Clefable ou Sableye. Quando levado junto de Toxic, era capaz de fazer stall de Toxic nos dois, enquanto também tinha utilidade regular contra incômodos como Rotom-W e Landorus.

A outra metade do core Psychic, Gothitelle, finalizava a equipe. Como explicado anteriormente, sua presença é justificada por sua capacidade única de prender oponentes e parar vários stallbreakers ameaçadores. Thundurus, Latias, Clefable e Manaphy oponentes eram muito menos perigosos quando equipados com um Choice Scarf ou, claro, quando nocauteados por Gothitelle. Gothitelle tinha a habilidade única de colocar sweepers normalmente ameaçadores em uma posição na qual não ousavam aparecer no campo de batalha por medo de ficarem presos.

Weavile

Após o banimento de Landorus, Cresselia era muitas vezes substituída por Amoonguss em equipes similares por sua resistências aos STABs de Keldeo e sua ability incrível, Regenerator. De maneira similar, Weavile assumiu o lugar de Gothitelle após Shadow Tag ser banido de OU. Muitas vezes, Weavile cumpria o papel sendo sacrificado para prejudicar ou prender com Pursuit os breakers mais efetivos do oponente contra o time de quem o usava.

Estado Atual de Stall em ORAS

Mega Slowbro

Durante a história de ORAS, a maioria dos principais stallbreakers de OU foram banidos. Isso inclui Greninja com sua coverage insana, Landorus com seus ataques fortalecidos por Sheer Force e Life Orb que não lhe custavam HP e Hoopa-U, que também poderia usar uma grande variedade de sets, todos mortais para stall. Com os wallbreakers mais poderosos sendo removidos da tier, stall foi visto como uma força muito forte no metagame. Tanto Shadow Tag como Sableye foram posteriormente banidos de OU, forçando stall a implementar Mega Evoluções e trappers alternativos.

A existência de muitas Mega Evoluções poderosas e o banimento de Sableye e Gothitelle tornaram difícil o uso do stall completo no metagame atual. Embora não inviável, vários dos principais jogadores agora preferem usar semi-stall: um tipo de stall que também usa um sweeper geral de reserva, como Gliscor Swords Dance, Clefable Calm Mind, Mega Altaria, Mega Slowbro ou Talonflame bulky. Mega Slowbro em particular é visto como uma das maiores ameaças em ORAS OU, com imunidade a golpes critical, Defense alta e acesso a recovery confiável. Ele pode jogar a maior parte da partida como um Slowbro regular para fazer uso de Regenerator e apenas Mega Evoluir mais tarde quando a equipe oponente estiver suficientemente enfraquecida para um sweep. Equipes stall e semi-stall são muitas vezes usadas com walls que também ostentam stats ofensivos decentes, como Hippowdon e Tornadus-T. Com a abundância de ameaças fortes o jogo depende do matchup quando apresenta essas escolhas e, como resultado, os times se tornam mais viáveis em torneios, principalmente se seu oponente espera que você esteja usando stall.

Gliscor

Equipes stall ainda apresentam cores como Chansey mais uma wall physical e vários usuários de Regenerator. O Smogon Tour 26 mostrou de novo o quão efetivo stall pode ser na partida entre Finchinator e Welli0u. Finchinator foi capaz de impedir os planos de Welli0u ao parar o seu time com o core de Regenerator e Chansey. Mega Slowbro e Gliscor com setup serviram como suas condições de vitória; Slowbro, em especial foi usado de forma conservadora até que a oportunidade certa de fazer setup e realizar sweep chegasse.

Replay aqui.

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »