Cobertura do Suspect: Hydreigon em ORAS UU

Feito por Shiba. Arte por Bummer. Traduzido por Ninjacalibur.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Art by Bummer

Introdução

Após o ban de Salamence na etapa anterior de UU, os líderes da tier voltaram sua atenção para um dos Pokémon mais influentes da tier durante toda a sexta geração: Hydreigon. Possuindo uma combinação de tipos ofensiva e defensivamente fantástica, versatilidade para se destacar em vários papéis e uma distribuição de stats excepcional, incluindo 105 de base Attack e 125 de base Special Attack, era difícil evitar que Hydreigon centralizasse a tier. Mesmo tendo feito parte de UU por toda a geração, o aumento da popularidade de seus sets mixed tornaram Hydreigon cada vez mais difícil de enfrentar. Os oponentes têm que primeiro descobrir qual set Hydreigon está usando, ou correm o risco de perder um Pokémon para suas inúmeras opções de coverage. Estes fatores combinados foram mais do que suficientes para a realização do primeiro suspect test público de Hydreigon.


Sets comuns

Hydreigon

Um set mixed demonstra a capacidade incrível de Hydreigon como um wallbreaker. Como nenhum tipo resiste a combinação de Dark, Dragon e Steel, praticamente nenhum Pokémon pode fazer wall contra esse set. Além disso, Hydreigon também pode abrir mão de Roost e usar Superpower como um quarto ataque para atingir Pokémon tipo Normal bulky como Blissey, Snorlax e Porygon2, que normalmente aguentariam os outros ataques. No geral, esse set se tornou popular recentemente com a queda de Sylveon para UU e a popularidade de cores como AloBliss.

Hydreigon

Sets Choiced também estão entre os mais comuns de Hydreigon. Com Choice Scarf, Hydreigon se torna um dos melhores revenge killers da tier, dando outspeed em todo o metagame sem boosts (incluindo alguns de seus checks comuns, como Cobalion e Whimsicott) e sendo extremamente forte. Já com Choice Specs, Hydreigon passa a ser um wallbreaker quase incomparável, sendo capaz de dar 2HKO em Fairies como Sylveon e Florges com Flash Cannon. Embora a Speed e o poder desses sets já sejam suficientes pra justificar seu uso, eles ficam ainda melhores com U-turn, que permite a Hydreigon roubar facilmente momentum dos seus poucos checks para beneficiar seus companheiros de equipe.

Hydreigon

Apesar do set stallbreaker não ser tão ofensivo quanto os outros, ele é um dos mais eficientes. Com Taunt, Hydreigon pode efetivamente neutralizar Pokémon defensivos que tentem enfrentá-lo, como Blissey e Umbreon. Ele também pode impedir Pokémon comuns como Krookodile e Swampert de usar Stealth Rock, e até impedir que Pokémon como Snorlax e Suicune recuperem HP depois de fazer switch-in. Embora esse set não seja tão comum quanto era anteriormente, continua sendo uma opção sólida para equipes que precisam de algo que derrote stall de maneira relativamente fácil.


Argumentos pró-ban

A maioria dos argumentos a favor do ban de Hydreigon vieram das mudanças recentes no metagame. Offense se tornou um dos melhores, se não o melhor playstyle, fazendo uso de ameaças como Conkeldurr, Celebi, Sylveon e entre outros. A tarefa de montar equipes que não fossem puramente ofensivas se tornou difícil, considerando que era necessário se preparar para inúmeros Pokémon além de Hydreigon, e a maioria dos outros playstyles eram obrigados a usar os mesmos Pokémon para fazer check a todas as ameaças. Uma boa quantidade de jogadores escolheu votar ban também pela popularidade recente dos sets lure, como Iron Tail para atingir Sylveon ou Superpower para derrotar counters habituais como Blissey ou Snorlax. Embora Hydreigon tenha sido um dos Pokémon essenciais de UU por quase toda a sexta geração, ele foi escolhido pelo conselho e pelos líderes da tier como um dos maiores problemas no metagame devido à restrição pesada que colocava na construção de times.

Argumentos anti-ban

No geral, os jogadores que não votaram ban mencionaram os pontos fracos do ataque mais forte de Hydreigon: Draco Meteor, que reduz seu Special Attack em dois estágios e geralmente o força a dar switch out. Jogadores renomados também lembraram que mesmo sem counters garantidos, devido ao seu acesso a Iron Tail e Superpower, Hydreigon ainda podia ser derrotado como qualquer outro wallbreaker: com o uso de sacrifícios ou pivots para obrigá-lo a dar switch out, ou fazer revenge kill. Por fim, ainda usaram o argumento de que Celebi é o problema real na tier devido à sua alta versatilidade, e que sua presença faz Hydreigon parecer muito melhor do que realmente é.


Conclusão

Os dois lados tinham argumentos bastante sólidos para determinar se Hydreigon era realmente um problema para a tier ou não. De qualquer jeito, a votação foi extremamente acirrada como já era previsto, e 52,02% dos jogadores escolheram não banir Hydreigon. Assim, com uma maioria simples, Hydreigon permanece em UU, seu lar por toda a sexta geração.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »