• Check out the relaunch of our general collection, with classic designs and new ones by our very own Pissog!

PTSL I - Commencement Thread

Boa tarde. Fiquei sabendo que minha inscrição de capitão provavelmente não será aceita por motivos questionáveis e possivelmente parciais, e gostaria de discorrer um pouco sobre isso. De maneira alguma faço este post para desrespeitar alguém ou tentar soar superior; quero apenas expressar minha opinião sobre as decisões tomadas.

Primeiramente, queria dizer que participei durante 2 dias da construção de parte do regulamento e estava no servidor privado exclusivo para a organização da PTSL, mas não seria um dos hosts. Nesses 2 dias, discutimos várias ideias sobre a estrutura do torneio e tive algumas delas aceitas — e, mais importante, todas foram ouvidas e discutidas. Entre essas ideias, uma delas foi sobre as inscrições para manager do torneio, em que sugeri que os critérios de inscrição deveriam ser os mesmos da PTPL. A sugestão pareceu ter sido aceita pelos hosts do torneio naquele momento.

Entretanto, hoje aconteceram duas coisas inesperadas: de manhã, o servidor da PTSL simplesmente sumiu para mim e não recebi nenhuma mensagem explicando. Assumi, então, que fui removido da equipe que contribuiu no regulamento. Não vi problema nisso; o torneio já estava postado e, como eu não seria host, minha ajuda não era mais necessária. Porém, um pouco mais tarde, recebi uma imagem em que um dos hosts (Ea-Nasir — por mais que ele se considere um "Shadow Host" em chats públicos) diz, em um grupo, a seguinte frase: "Envy leo otavio n pega time [...] Eu sou host e to te dizendo q n pega". Ele, poucas horas antes, também havia feito sua inscrição como capitão.

Fui à DM dele questioná-lo sobre a mensagem e, em súmula, sua resposta foi: "como já havíamos decidido, daremos prioridade para managers que não conseguiram uma vaga na PTPL."

Entretanto, ao discutirmos essa “garantia” de que eu (e, consequentemente, o meu trio) não seríamos managers na PTSL, perguntei primeiramente quais eram os critérios oficiais do torneio para decidir quem seria ou não capitão. Ele me mandou ler as regras, onde encontrei o seguinte:

"Os capitães principais serão escolhidos baseado nas opiniões dos hosts e do resto da staff relacionada a torneios baseado em quem eles acreditam ser os melhores para ocupar as posições de capitão. Adicionamos ainda que será levado em consideração se um capitão já teve a chance de capitanear durante a PTPL. Caso esse seja o caso, tentaremos, dentro do possível, abrir a oportunidade de capitães que consideremos capazes e não tenham tido a mesma sorte consigam a posição, mesmo que possam ser menos experientes num geral.

Ter muita experiência não significa que será escolhido; é muito provável que demos chance a, pelo menos, um trio de managers novos."

Então, das duas uma: ou fui manager (assim como meu trio) única e exclusivamente da última edição da PTPL e isso pesou contra nossa inscrição, ou nós não somos competentes o suficiente para ocupar a vaga.

Certo, vamos falar sobre as duas hipóteses.

Sobre a primeira: apenas três trios (em 6 times no torneio) não têm nenhum manager que teve um time na PTPL deste ano — e em nenhum momento esses trios receberam qualquer garantia de que não teriam time. Isso já fragiliza o argumento da prioridade para “managers de primeira viagem”. Ainda é possível argumentar que eu, Léo e Otávio fomos managers este ano; porém, o regulamento (trecho destacado em negrito acima) não especifica que isso vale exclusivamente para a edição deste ano. Isso reduz o número de trios “novatos” para apenas dois, sendo que um deles não foi considerado apto para liderar uma equipe.

O mais interessante é que o próprio Host do torneio se inscreveu como capitão com dois usuários que já foram capitães — Cartulo este ano e Frixel no ano passado. Então, gostaria de saber: essa regra também seria flexibilizada para encaixá-los, ou essa flexibilidade só vale para o meu trio?

A segunda hipótese, é que nós seríamos despreparados para comandar uma equipe em comparação aos outros times. Não vou falar pelos outros trios, pois acredito que todos que se inscreveram merecem uma chance e de maneira alguma me considero superior a ninguém. Por isso, resolvi perguntar para alguns jogadores que já capitaneei em torneios similares — PTPL, LCSL e LPL — e estas foram algumas das respostas:

Kimer (LCSL)
teemado (PTPL)
fate1q (LPL)
Incognition (LCSL)
Mok3s (LCSL e LPL)

Novax (LCSL III e IV)
Agera (LCSL)
LogIce (LCSL)

Por fim, gostaria de dizer que eu não tenho o direito de necessariamente ter um time, assim como a equipe do torneio não tem obrigação de me dar um. Porém, o modo como isso foi conduzido me deixou aborrecido, pois parece faltar constância nos critérios e transparência, já que eu mesmo tive que procurar o host para saber sobre meu veto. Me sinto constrangido de ter que fazer um post assim, mas ainda tenho muita vontade de participar de uma equipe para ajudar jogadores novos e sem espaço a conquistarem resultados e reconhecimento.
Screenshot_20251104_221600.jpg

pera lá deixa eu ler aqui...

Minha Opinião sobre o Possível Formato da PTSL​

Opa, galera! Vou dar minha opinião sobre o possível formato da PTSL. Já que a maioria sabe que a PTSL foi vetada de ser feita no seu formato desejado de farm, venho por meio deste expressar meus pensamentos sociológicos a cerca da dúvida que paira na mente da comunidade.

Quero começar destacando que não acho o formato de old gens uma boa opção para este tour. Claro que temos que ter um formato diferente da PTPL, mas precisa ser um diferente para pior? Fica o questionamento. Irei citar alguns dos motivos pelos quais acho que old gen (DPP para baixo) não faz sentido para este torneio.

1. Não Fugir da Proposta Inicial do Tour​

O objetivo da PTSL era incluir jogadores da comunidade não draftados em um torneio. Não faz sentido, portanto, colocar um formato de torneio que vai afastar ainda mais esses jogadores não draftados de um possível bid na PTSL com tiers como ADV.

2. Comunidade com Membros Novos no Jogo​

Nossa comunidade tem bastante membros novos no jogo e, inegavelmente, somos a comunidade mais divertida e ativa da Smogon em torneios nativos. Com tiers atuais(até oras por ai), esses jogadores novos teriam uma participação maior no torneio e mais oportunidades de se incluir no cenário competitivo.

Deixo aqui exemplos da Braga, do Digo e do Banpool, que fizeram uma ótima PTPL mesmo não tendo nenhuma ou pouca experiência nas tiers em que foram colocados. Acredito que os motivos para isso ter acontecido foram terem sido colocados em slots com ladder ativa no Pokémon Showdown e o suporte de outros membros da equipe. O que será o contrário caso o torneio seja realizado em old gen, um formato que favorece a dominância de gringos, já que os BRs que jogam isso são meia dúzia de gato pingado.

3. Falta de Interesse e um Torneio Mais Apático​

Se old gen for colocado até ADV, ou mesmo até RBY, como alguns vêm citando, isso causaria no player draftado o "efeito ilha", conhecido no League of Legends e sofrido pelo toplaner. Esse efeito acontece porque, enquanto o mid e o bot estão movimentados pela ação dos junglers e pelos objetivos do jogo, o toplaner (nosso player de ADV/RBY ou qualquer outra old gen colocada) ficaria isolado. Ele não receberia ajuda por não terem players com o conhecimento da tier (situação parecida com DOU na PTPL), e os players novatos teriam menos slots para participar e movimentar o hype do torneio e da comunidade.

4. Evitar a Dominância de Gringos e Batalhas Constrangedoras​

Está claro que os gringos vão dominar as old gens. E nos confrontos que tivermos BR contra BR, eu deixo o convite para olharem os confrontos que Leandro, goat de GSC, travou na FPL do nosso site BR, que inclusive acabou ficando com um score de 11-0 no tour. Ele decidiu a final do torneio em GSC contra o YATO SAYONARA e jogou uma week contra o NEYMAR X. Fora que lá ainda jogam os players banidos que são bons; aqui, nem isso vai ter. O torneio foi decidido numa batalha entre o goat de GSC contra o YATO SAYONARA. Vamos evitar esse tipo de constrangimento.

Possíveis Tiers​

Agora que já expus alguns dos meus pontos para não ter uma old gen tão para baixo assim, vou colocar possíveis tiers a serem colocadas no torneio:

• NDEX OU: Ótima base de players BR e aproxima a comunidade não draftada e jogadores novos para o torneio.
  • ORAS: Acho que é interessante colocar, pois é uma tier que ainda é jogada no Masters e tem a sua relevância.
  • BO3 STOURS: Por falta do que colocar aqui, vou citar essa, que já é presença em muitos torneios.
  • BO3 OLD GEN: Cara, se for para colocar a "merda" da old gen (DPP para baixo), que seja em um BO3 para que só um cara tenha que sofrer com isso.

Formato​

Quanto ao formato, creio que se deva manter 12 slots para participarem mais jogadores. Tem que pegar as pools da PTPL e trocar algumas tiers no voto da comunidade. Creio que tierpick se diferencia do formato da PTPL. Faz 6 slots fixos e 6 tierpick, e pau na máquina! Na verdade, já não sei o que estou falando aqui, mas este texto é mais para falar sobre os motivos que não curto oldgens na ptsl. Vamos debater os melhores formatos e exponham os motivos de acharem oldgens uma boa ideia para esse torneio.

Concordo com a maioria dos pontos do Leo mas quero citar alguns que eu penso diferente:

Formato de 12 slots pra um torneio que vamos focar principalmente em lusofonos (eu espero) parece muito, 10 slots pra mim é o número ideal.

Eu acho que deviamos evitar repetir tiers que já tivemos na PTPL e dar espaço pra tiers populares, eu diria que as principais seriam: Random Battle e NDOU, sim rbats é o formato mais popular do showdown no quesito de quantidade e já está presente em vários outros teamtours similares ao
nosso. Já NDOU é só uma tier bacana que a maioria dos jogadores novos gostam de jogar.

Limitar ainda mais o número de gringos por time pra algo tipo 2 ou 3 ao total (não tendo necessariamente uma limitação na line starter).

e o PRINCIPAL, o formato. Eu sugeri ao Grillo recentemente o formato de flex slot/tier pick que vem sendo popular com vários teamtours usando recentemente, não vou enrolar explicando como é o formato mas se alguém tem curiosidade só olhar AQUI. É um formato bacana e que instiga jogadores a jogarem diferentes tiers durante o torneio oque é bem interessante considerando que a maioria dos jogadores novos não tem uma "main tier" e devem estar abertos a qualquer experiencia.

Back