Boa tarde. Fiquei sabendo que minha inscrição de capitão provavelmente não será aceita por motivos questionáveis e possivelmente parciais, e gostaria de discorrer um pouco sobre isso. De maneira alguma faço este post para desrespeitar alguém ou tentar soar superior; quero apenas expressar minha opinião sobre as decisões tomadas.
Primeiramente, queria dizer que participei durante 2 dias da construção de parte do regulamento e estava no servidor privado exclusivo para a organização da PTSL, mas não seria um dos hosts. Nesses 2 dias, discutimos várias ideias sobre a estrutura do torneio e tive algumas delas aceitas — e, mais importante, todas foram ouvidas e discutidas. Entre essas ideias, uma delas foi sobre as inscrições para manager do torneio, em que sugeri que os critérios de inscrição deveriam ser os mesmos da PTPL. A sugestão pareceu ter sido aceita pelos hosts do torneio naquele momento.
Entretanto, hoje aconteceram duas coisas inesperadas: de manhã, o servidor da PTSL simplesmente sumiu para mim e não recebi nenhuma mensagem explicando. Assumi, então, que fui removido da equipe que contribuiu no regulamento. Não vi problema nisso; o torneio já estava postado e, como eu não seria host, minha ajuda não era mais necessária. Porém, um pouco mais tarde, recebi uma imagem em que um dos hosts (
Ea-Nasir — por mais que ele se considere um "Shadow Host" em chats públicos) diz, em um grupo, a seguinte frase: "Envy leo otavio n pega time [...] Eu sou host e to te dizendo q n pega". Ele, poucas horas antes, também havia feito sua inscrição como capitão.
Fui à DM dele questioná-lo sobre a mensagem e, em súmula, sua resposta foi: "como já havíamos decidido, daremos prioridade para managers que não conseguiram uma vaga na PTPL."
Entretanto, ao discutirmos essa “garantia” de que eu (e, consequentemente, o meu trio) não seríamos managers na PTSL, perguntei primeiramente quais eram os critérios oficiais do torneio para decidir quem seria ou não capitão. Ele me mandou ler as regras, onde encontrei o seguinte:
"Os capitães principais serão escolhidos baseado nas opiniões dos hosts e do resto da staff relacionada a torneios baseado em quem eles acreditam ser os melhores para ocupar as posições de capitão. Adicionamos ainda que será levado em consideração se um capitão já teve a chance de capitanear durante a PTPL. Caso esse seja o caso, tentaremos, dentro do possível, abrir a oportunidade de capitães que consideremos capazes e não tenham tido a mesma sorte consigam a posição, mesmo que possam ser menos experientes num geral.
Ter muita experiência não significa que será escolhido; é muito provável que demos chance a, pelo menos, um trio de managers novos."
Então, das duas uma: ou fui manager (assim como meu trio) única e exclusivamente da última edição da PTPL e isso pesou contra nossa inscrição, ou nós não somos competentes o suficiente para ocupar a vaga.
Certo, vamos falar sobre as duas hipóteses.
Sobre a primeira: apenas três trios (em 6 times no torneio) não têm nenhum manager que teve um time na PTPL deste ano — e em nenhum momento esses trios receberam qualquer garantia de que não teriam time. Isso já fragiliza o argumento da prioridade para “managers de primeira viagem”. Ainda é possível argumentar que eu, Léo e Otávio fomos managers este ano; porém, o regulamento (trecho destacado em negrito acima) não especifica que isso vale exclusivamente para a edição deste ano. Isso reduz o número de trios “novatos” para apenas dois, sendo que um deles não foi considerado apto para liderar uma equipe.
O mais interessante é que o próprio Host do torneio se inscreveu como capitão com dois usuários que já foram capitães — Cartulo este ano e Frixel no ano passado. Então, gostaria de saber: essa regra também seria flexibilizada para encaixá-los, ou essa flexibilidade só vale para o meu trio?
A segunda hipótese, é que nós seríamos despreparados para comandar uma equipe em comparação aos outros times. Não vou falar pelos outros trios, pois acredito que todos que se inscreveram merecem uma chance e de maneira alguma me considero superior a ninguém. Por isso, resolvi perguntar para alguns jogadores que já capitaneei em torneios similares — PTPL, LCSL e LPL — e estas foram algumas das respostas:
Kimer (LCSL)
teemado (PTPL)
fate1q (LPL)
Incognition (LCSL)
Mok3s (LCSL e LPL)
Novax (LCSL III e IV)
Agera (LCSL)
LogIce (LCSL)
Por fim, gostaria de dizer que eu não tenho o direito de necessariamente ter um time, assim como a equipe do torneio não tem obrigação de me dar um. Porém, o modo como isso foi conduzido me deixou aborrecido, pois parece faltar constância nos critérios e transparência, já que eu mesmo tive que procurar o host para saber sobre meu veto. Me sinto constrangido de ter que fazer um post assim, mas ainda tenho muita vontade de participar de uma equipe para ajudar jogadores novos e sem espaço a conquistarem resultados e reconhecimento.