PTPL VIII - Preâmbulo

Grillo

⭐⭐⭐
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
Olá a todos!

A oitava edição do nosso torneio mais tradicional está chegando, e sei que a maioria de vocês espera uma data exata; a realidade é que ainda não temos, mas a ideia é começar a PTPL VIII em junho ou julho. Mas então: por que esta thread?

Bom, há tempo que a PTPL, mesmo com alguns erros e polêmicas, vem sendo um torneio bem estabelecido, com um formato conhecido por todos os jogadores e que muda só algumas regras pequenas. Eu acho que, talvez, pode ser o momento de fazer o torneio "subir de nível", e pensei em fazer esta thread para ver as opiniões de vocês. O que mudariam? O que não? Mais times? Mais jogadores? Mais tiers? Algo não relacionado a isso? (por exemplo, eu gostaria muito de aumentar o engajamento do torneio, com coisas menores, talvez como um "torneio de predicts" ou algo para aumentar os espectadores). Qualquer proposta que vocês tenham.

Tirar as tiers q não tem playerbase (monotype e DOU)
Tocando nesse topico daqui: infelizmente, apesar do sucesso atual de alguns players br na tier, acho que DOU ja esgotou o que tinha para dar a esse torneio (e sim, eu sei q puxei pra isso ficar ano passado, mas acho q no geral a tier n teme o sucesso necessario em 2025 para voltar em 2026). Monotype eu discordo de remover, acho que mantem relevancia para o torneio, mas acho que o argumento da remocao das tiers e etc tem de ser rediscutido etc. Eu sugiro substituir DOU por Draft, a comunidade de draft pt/br n é pequena e tem figuras relevantes, durante a PTSL mostrou ser uma tier competitiva com a pool disponivel (apesar de um monte de players de respeito terem ficado undrafted) e remove uma tier que a comunidade n tem estado contente com a presenca no torneio. Se essa sugestao parecer ruim, vao so com ORAS, mas acho que a playerbase de ORAS n se tem mostrado suficiente.

Sobre o numero de lusofonos que vem sendo discutido tambem, acho que 6/8 (6 na line, 8 overall) continua sendo o sweet spot, ainda que possa sacrificar alguma competitividade do torneio ao forcar jogadores mais fracos do que alternativas gringas na pool a serem slottados, mantem o foco na comunidade lusofona, e vendo que esse parece ser o objetivo primeiro da PTPL, acho que a escolha mais sabia seria manter o split atual.

man,vc n vale 10k e quer vetar? Só falou 2 managers de um unico time, abaixar pra 2 managers é melhor, não existe justificativa pra 3 e só diminui a pool de bons jogadores disponíveis
Não sei se você sabe como funcionam as coisas por aqui no fórum. Vou tentar te explicar um pouco:

1- Chamar alguém de ruim no jogo por dar um argumento que você não concorda não é um ataque legítimo, só demonstra falta de conhecimento e repertório. Eu sou contra 10k fixos também e meus resultados são indiferentes nessa thread, mostre seu argumento sem descredibilizar o outro dessa forma caso você realmente esteja interessado em discutir.

2- Sobre "2 managers de um único time": na minha primeira PTPL, o Starmies teve o selfbuy do Thiago Nunes e do Beraldo, ambos por 10k cada; dizer que "isso só aconteceu em um time" é querer ignorar o óbvio, se tiverem 2 selfbuys por 10k, é esperado que mais da metade dos times usem isso a seu favor, ou você acha normal ter Plague e Skyiew ambos por 10k? Teria acontecido em 2024.

3- Como não existe justificativa para 3 managers? A principal é ter mais pessoas diferentes disponíveis para ajudar em diferentes tiers e serviços de managers em geral. Além de 3 managers não ser algo obrigatório (não foi ano passado), não diminui a pool de bons jogadores disponíveis, quem entra como terceiro manager é justamente alguém que NÃO está interessado em jogar e prefere ficar nessa função. Sabe o que diminui a pool de bons jogadores? Dois selfbuys a preços absurdamente baixos kkkkkk

Enfim, não estou comprando lado no bife de vocês, só quero argumentar contra o selfbuy de 10k que, ao meu ver, é danoso ao torneio.

Eu sugiro substituir DOU por Draft, a comunidade de draft pt/br n é pequena e tem figuras relevantes, durante a PTSL mostrou ser uma tier competitiva com a pool disponivel (apesar de um monte de players de respeito terem ficado undrafted) e remove uma tier que a comunidade n tem estado contente com a presenca no torneio. Se essa sugestao parecer ruim, vao so com ORAS, mas acho que a playerbase de ORAS n se tem mostrado suficiente.

Acredito que Draft como uma tier fixa na PTSL já foi o bastante, não vejo necessidade em remover DOU se for para colocar uma tier que já tem espaço na comunidade. Uma opção poderia ser National Dex, que por mais que eu não goste da tier, tem uma quantidade boa de jogadores se comparada com as outras tiers não presentes no torneio.

eu acho que poderia incluir todas ou tiers + lower tiers de sv junto com sv lc , sv dou. eu sei que talvez seja muita coisa mas acho importante incentivar a communidade br a jogar mais oldgens.
se vc considerar RBY - SV em OU e as Tiers de SV teremos 17 slots (RBY, GSC, ADV, DPP, BW, ORAS, SM, SS, SV OU + SV UBERS, UU, RU, NU, PU, MONOTYPE, DOUBLES, LC). No último torneio, estavam quase se matando para tirar Monotype / Doubles OU por terem "poucos speakers", se colocarmos TODAS as tiers de OU ficará impossível, seria mais fácil mudar o nome para ADPL

se vc considerar RBY - SV em OU e as Tiers de SV teremos 17 slots (RBY, GSC, ADV, DPP, BW, ORAS, SM, SS, SV OU + SV UBERS, UU, RU, NU, PU, MONOTYPE, DOUBLES, LC). No último torneio, estavam quase se matando para tirar Monotype / Doubles OU por terem "poucos speakers", se colocarmos TODAS as tiers de OU ficará impossível, seria mais fácil mudar o nome para ADPL
Adpl é mickey e nao acho que é um tour que ajuda novatos a crescerem specialmente brs é tipo uma roapl da vida , por mim podia deixar monotype/dou pra outro teamtour da room pt.

Last edited:
man,vc n vale 10k e quer vetar?
Eu n vetei nada, eu ofereci minha opinião na discussão. Eu de facto não me daria selfbuy por 10k, desperdicio de dinheiro quando existem Ubers melhores por precos mais baixos. N tenho certeza do que isso influencia na discussão, a minha habilidade como player não me parece relevante para considerar a relevancia da minha opinião sobre esse tópico particular

Só falou 2 managers de um unico time

Ano passado, 5 dos 8 times deram selfbuy em pelo menos 1 manager, apesar do preço ser 20k. Em um dos times (o mencionado), 2 managers deram selfbuy, cada um por 20k. Sob o contexto em que existem 6 managers durante a PTPL 2025 apenas que se consideraram bons o suficiente para custar 20k deveria ser justificação suficiente para não reduzir os valores de selfbuy, e se reduzido, definitivamente não para metade do preço.

abaixar pra 2 managers é melhor, não existe justificativa pra 3 e só diminui a pool de bons jogadores disponíveis

Deixo a resposta a esse ponto com o post do Envy que responde perfeitamente qual a justificativa que existe para se manter 3 managers, sem eu ter de regurgitar informação já passada mais cedo nessa thread.

3- Como não existe justificativa para 3 managers? A principal é ter mais pessoas diferentes disponíveis para ajudar em diferentes tiers e serviços de managers em geral. Além de 3 managers não ser algo obrigatório (não foi ano passado), não diminui a pool de bons jogadores disponíveis, quem entra como terceiro manager é justamente alguém que NÃO está interessado em jogar e prefere ficar nessa função. Sabe o que diminui a pool de bons jogadores? Dois selfbuys a preços absurdamente baixos kkkkkk

Adpl é mickey e nao acho que é um tour que ajuda novatos a crescerem specialmente brs é tipo uma roapl da vida , por mim podia deixar monotype/dou pra outro teamtour da room pt.
Eu acho importante ter mais jogadores como lpz , mielke , mayo , a hero destiny , Century Express e etc. E por mim PTPL poderia ser uma boa opportunidade pra crescer a communidade br em oldgens no geral pq pode ser importante specialmente pra worldcups e ter varios jogadores que são main pode dar uma differença é claro que ptpl nao vai tornar um novato em um jogador de SPL mas é sempre bom começar com alguma coisa menor. Mesmo que talvez nao tenha tantos speakers nessas tiers todo mundo no time pode aprender outras tiers com o proprio time se tiver interesse vendo como é. Conto por experiencia propia que aprendi mais sobre oldgens em worldcups msm que o brazil nunca ganho 1 nas que eu participei o ambiente sempre me deixou interessado em aprender mais

Last edited:
Acredito que Draft como uma tier fixa na PTSL já foi o bastante, não vejo necessidade em remover DOU se for para colocar uma tier que já tem espaço na comunidade. Uma opção poderia ser National Dex, que por mais que eu não goste da tier, tem uma quantidade boa de jogadores se comparada com as outras tiers não presentes no torneio.

A minha sugestão de Draft vem do facto de que eu acho que durante a PTSL, pelo menos a mim, pareceu que o formato seria relativamente bem recebido por esse torneio. Apesar de ano passado eu ter argumentado a favor de National Dex, acho que o contexto atual de national dex na comunidade lusófona não se encontra propício a ser incluido na PTPL, pelo menos com as regras atuais de eligibilidade, e sendo um torneio com foco na comunidade lusófona, no sentido geral também não me parece fazer sentido. A comunidade não está particularmente estabelecida de momento, e um bom número dos jogadores brasileiros que escolhem national dex como a sua tier principal tendem a ser jogadores que são mais iniciantes e ainda estão descobrindo suas tiers de interesse.

Eu acho remover DOU esse ano necessário, a comunidade de DOU lusófona tem visto pouca atividade, salvo o aparecimento de jogadores como inabakunana e o recente sucesso do picamediana na SS DOU CUP a decorrer de momento, e a tier ja era relativamente impopular nas edições passadas desse torneio. Draft foi a minha sugestão inicial, mas me parece plausivel ir com algo como ORAS, ou, indo com as ideias expressadas pelo leoperi, incluir algo como ADV OU ou alguma opção de Bo3/Bo5 de old gens, apesar de que essa ideia parece demasiado ambiciosa para uma comunidade que também se encontra em um estado precário na comunidade lusófona (essa sendo a de oldgens, apesar de ADV mostrar algum movimento a mais, dai eu ter mencionado essa tier em particular). Adicionar mais 1 slot de SV OU para mim parece SV a mais, mas se as massas preferirem, quem sou eu pra julgar?

(Na verdade o esquema é adicionar Champions BSS, mas vcs n estão preparados para essa conversa)

Depois vou ler as sugestões do pessoal mas eu gostaria de trazer algumas aqui que eu não sei se já foram trazidas.

A começar por:

1- Adicionar ORAS OU; Oras possui uma comunidade extremamente forte na Smogon e possui excelentes jogadores lusófonos, tais como Lighthouses vencedor do Circuit de ORAS, Baganha finalista do Smogon Masters, Lusa que dispensa comentários e entre outros excelentes jogadores, além de ser uma tier que está na WCOP e eu gostaria de ver mais lusófonos se aventurando em uma tier que vem sendo bem ativa ultimamente e com muito suporte para que esta ingressando na mesma.

2- Não sou contra a remoção de DOU e Monotype, creio que são tiers que não possuem tantos atrativos para novos jogadores e também são slots sacrificados pela maioria dos times na PTPL, sempre sendo ocupado por um lusófono que nunca jogou a tier ou um gringo.

3- Diminuir a quantidade de managers de 3 > 2
Aqui é simplesmente pelo fato de que queremos o máximo de players de qualidade jogando a PTPL, além do selfbuy ser limitado a 2, creio que a quantidade de managers não é atrativa pro torneio em si já que tira bons jogadores do torneio.

4- Sobre a diminuição de lusófonos por time é uma discussão que deveria ser trazida porém é importante trazer argumentos concretos do porque isso melhoraria a qualidade do torneio, gosto de ter muitos lusófonos por line por que isso abre oportunidade para novos players se mostrarem em um torneio com um pouco mais de competitividade, ao mesmo tempo concordo que isso diminui a qualidade do torneio em si.

Back