Ansioso pela minha quarta PTPL, decidi olhar sobre as possíveis mudanças que jogadores e hosters estão planejando para a oitava edição do Torneio e gostaria de vir apresentar meu ponto de vista sobre alguns tópicos, isso tudo claro, visando para a competição se tornar um equilíbrio entre a nossa comunidade e um bom nível competitivo.
Quantos Lusófonos devem estar na Line?
Acho que a melhor opção sempre será ter pelo menos 50% de lusófonos na line toda week obrigatóriamente. Optar pela diminuição desses slots é ir contra a própria comunidade pois todos os dias temos novos jogadores aprendendo a jogar Pokémon Showdown, eu tenho certeza absoluta que dá para aumentar o nível competitivo desse torneio sem mudar nisso, algo que vou apresentar nos próximos tópicos, mas, vi gente dizendo para diminuir de 6 para 3 slots (???), algo que não faz sentido já que temos bons jogadores, e que se queremos um torneio onde seja um equilíbrio entre comunidade e um bom nível competitivo, isso não deveria acontecer de forma alguma. A PTPL em si realmente precisa ser um torneio de alto nível, mas quem precisa fazer isso acontecer é a própria comunidade dela, e não os gringos.
Além disso eu acho que está de bom tamanho ser 12 tiers (assim sendo, 6 jogadores lusófonos como titulares de forma obrigatória), não acho que remover 'x' ou 'y' tier deixa o torneio mais competitivo, muito mais pelo contrário e vou dizer sobre isso nesse próximo tópico.
Tiers
Antes de falar sobre as tiers, gostaria de dizer que sou totalmente contra remover tiers da PTPL sem colocar uma nova no lugar, acho que 12 jogos é EXCELENTE para essa competição (sinceramente eu gostaria até que aumentasse pra 14 como vou dizer abaixo, mas aí acho que é impossível XD)
Monotype - ano passado tivemos eu, Leafium, Naoki, hxmo, felzzz, yuri dinamite e acho que tem mais um BR? Agora não lembro... Mas enfim, o ponto é que não faz sentido pedir para tirarem/alterarem uma tier onde a maioria dos jogadores são mains e lusófonos, desses que eu citei, apenas o felzzz eu sei que não maina a tier embora tenha sido treinado e preparado pelo Memphis, cujo o mesmo é 'main Monotyper'. A gente já sabe que a tier é competitiva e que tem bastante lusófonos jogando ela e que vão jogar nessa edição também, podemos ter a volta de Mateeus, JuleoCesar e outros nomes para a tier, então não faz sentido algum remover a mesma.
Doubles - eu acho que já está na hora de alterar essa tier, ano passado EU só lembro do Staraptor como lusófono startando e sendo main dessa tier (realmente não lembro se tem outro, tentei conferir nos posts da PTPL passada e não sei se acabei deixando um nome lusófono de lado que não reconheci), já vimos que diferente de Monotype por exemplo, essa tier não vai ter a sua base crescendo dentro do torneio, mas eu também não peço para que simplesmente removam ela do torneio pois, eu simplesmente não vejo sentido em diminuir a quantidade de tier de um torneio de uma comunidade grande.
PU - Estão simplesmente dormindo nessa tier. Peguei a Week4 de exemplo da PTPL VII onde tinhamos apenas 3 lusófonos, sendo eles, LpZ, seraphz e miekle, de resto era TUDO gringo, não é uma tier que tem player base pra nossa comunidade e eu acho que é tão relevante tirar ela do torneio quanto tirar Doubles, é óbvio que por exemplo, LpZ e seraphz conseguiriam jogar outras tiers tranquilamente e só estavam nessa para enfrentar os gringos, tirando um pouco o sentido desse torneio se você parar pra pensar pois, é pra ser um torneio PRINCIPALMENTE da nossa comunidade, não para os gringos (desculpas mielkle eu realmente não sei que tier cê joga a não ser ADV, mas vou mencionar seu nome novamente aqui em baixo goat!!), então eu realmente acho que tá na hora de tirar essa tier completamente sem sentido da competição, faz muito mais sentido tirar ela, do que tirar Monotype onde tem vários lusófonos jogando ela.
Agora, falando sobre possíveis tiers para entrar:
Adicionar +1 SV OU: Querem adicionar mais um SV OU pra mais gringo ficar jogando isso aqui e lusófono perder oportunidade, acho uma baita ideia de bosta já que ano passado só deu gringo jogando essa tier e só isso já diz muito. (Sinceramente eu acho que precisaria de que um dos slots de SV OU fosse OBRIGATÓRIO colocar lusófono para jogar)
ORAS OU - É uma tier competitiva embora realmente não sei se temos nomes lusófonos jogando isso pra valer, (por favor me digam nomes se tiver ou caso não tenha.) E como principal fator, é uma tier de Over Used que é extremamente presente em torneios grandes (como SPL), então acho sim que é uma tier que vale muito a pena ter no torneio no lugar de SV PU por exemplo. Tiers Over Used são e devem ser sempre bem-vindas para torneios de alto nível.
ADV OU - Outra tier extremamente competitiva, não vou falar muito dessa tier em específico porque o miekle já falou um monta dela nessa mensagem, eu concordo com o que ele disse da tier ser competitiva e ter base lusófona para isso, portanto, acho que ela deve entrar no torneio no luagr de Doubles.
Outras coisas que gostaria de dizer sobre Tiers
Eu ainda acho que seria legal uma BO3 de SV OU no lugar de um dos slots de SV OU, talvez essa para ser uma tier onde obrigatóriamente precise lusófonos, acho bacana a ideia, ou de ter simplesmente BO3 de SV/SS/SM igual comentei ano passado, poderia ser uma alternativa para colocar dentro do torneio
Draft - Achei MUITO FODA como foi o Draft da PTSL, gostaria de ver esse formato na PTPL também, embora eu realmente não sei onde ela se encaixaria, por isso havia falado sobre ter 14 tiers, pois colocaria ela e a próxima que vou dizer, é uma tier competitiva, tem player base lusófona etc etc.
National Dex - Mesma coisa do Draft basicamente, além de que é uma tier excelente para os lusófonos e seria algo pra quebrar um galho se por exemplo decidissem aumentar para 14 tiers, embora ainda acho que isto seja inviavel.
Por fim
Gostaria de só dizer que acho bacana ser 3 Managers e 2 podendo dar selfbuy, mas acho que um tópico pra isso é irrelevante.
A PTPL deveria ser um torneio entre o equilíbrio da nossa comunidade e de um alto nível competitivo, as alterações e ideias que eu proponho faria um equilíbrio excelente entre as duas coisas, se a gente tirar tiers que REALMENTE não tenham uma player base lusófona decente (como SV PU e Doubles), adicionar 2 tiers que tenham essa player base (como ADV OU), manter pelo menos 50% de lusófonos por line, faria assim o torneio se tornar algo mais sério de forma competitiva, mas que teria a nossa grande comunidade extremamente presente também, gringo na PTPL e na nossa comunidade é visita, não protagonistas.
Além disso, a PTSL pode ser um convite para os jogadores mais inexperientes para provar seu valor por lá e mostrarem que tem nível para jogar uma PTPL, fazendo assim, esse torneio ser ou praticamente ser 100% lusófono, isso seria excelente para a comunidade, seria convidativo, manteria um alto nível competitivo dentro do servidor e tudo mais.