PTPL VIII - Preâmbulo

Eu acho importante ter mais jogadores como lpz , mielke , mayo , a hero destiny , Century Express e etc. E por mim PTPL poderia ser uma boa opportunidade pra crescer a communidade br em oldgens no geral pq pode ser importante specialmente pra worldcups e ter varios jogadores que são main pode dar uma differença é claro que ptpl nao vai tornar um novato em um jogador de SPL mas é sempre bom começar com alguma coisa menor. Mesmo que talvez nao tenha tantos speakers nessas tiers todo mundo no time pode aprender outras tiers com o proprio time se tiver interesse vendo como é. Conto por experiencia propia que aprendi mais sobre oldgens em worldcups msm que o brazil nunca ganho 1 nas que eu participei o ambiente sempre me deixou interessado em aprender mais
Eu comentei sobre isso ano passado;

Screenshot_2.png

A PTPL não é um torneio que vai crescer comunidades de tiers específicas, isso não acontece — quem quer jogar essas tiers específicas vai atrás delas, maior exemplo é o pessoal de ADV que meteram 3 starters brasileiros na útlima SPL. O que de fato acontece é que esses jogadores podem indiretamente ficar isolados da comunidade da PTPL, mas não faz sentido termos um torneio restrito ao ponto de mais da metade dos jogadores serem obrigatóriamente lusófonos e colocarmos tiers como RBY, GSC ou DPP que realisticamente tem pouquíssimos usuários que mainam por aqui, não faz sentido colocar um slot que só um ou dois times vão ter jogadores brasileiros e que ainda por cima são mais difíceis de slotar algum clicker, por causa das mecânicas serem absurdamente diferentes. Entretanto, acho adicionar ADV no torneio uma ideia interessante, pois é uma comunidade legitimamente grande no Brasil e acredito que boa parte estaria interessada em jogar.

1- Adicionar ORAS OU; Oras possui uma comunidade extremamente forte na Smogon e possui excelentes jogadores lusófonos, tais como Lighthouses vencedor do Circuit de ORAS, Baganha finalista do Smogon Masters, Lusa que dispensa comentários e entre outros excelentes jogadores, além de ser uma tier que está na WCOP e eu gostaria de ver mais lusófonos se aventurando em uma tier que vem sendo bem ativa ultimamente e com muito suporte para que esta ingressando na mesma.
Acho que o principal problema que eu vejo com ORAS é falta de players lusófonos que seria realista esperar que dessen signup. Dos 3 que você mencionou, Lusa e Baganha virtualmente nunca jogam PTPL, nem sei se alguma vez jogaram e definitivamente não em 2024/2025, e acho dificil ver isso mudar (nenhum deles deu signup PTSL, em que tinha ORAS) e eu n acho que existam grandes novos potenciais na tier, pelo menos ate onde eu tenho visto na comunidade. Apesar de eu ter argumentadl que DOU deveria ser removido por ORAS mais cedo nessa thread, apos longa reflexão, eu acho que DOU oferece mais ao torneio e à comunidade lusófona de momento do que ORAS (dado manter certos players como staraptor, chainlessjoe, puddlespkmn e talvez embcpt que jogaram a tier em edicoes passadas e adicionando novos potenciais na tier como inabakunana e picamediana que se tem destacado recentemente na tier ou ate mesmo meu nepo push de calmmind75). Se formos por um caminho de remover DOU, eu pessoalmente sou mais a favor de incluir ADV no lugar, em que a comunidade ativa foi jogar na PTSL na maior parte, mostrando que de facto existe um interesse na comunidade da tier em jogar torneios PT, e a comunidade da tier é ativa e tem tendencia a expandir. Alternativamente, podemos adicionar SV3, eu n sou o maior fa da ideia, acho q td mundo ta cansado de SV ja, mas faria algum sentido e fica mais consistente com outros teamtours do site, alem de obviamente ter uma grande comunidade envolvida.

2- Não sou contra a remoção de DOU e Monotype, creio que são tiers que não possuem tantos atrativos para novos jogadores e também são slots sacrificados pela maioria dos times na PTPL, sempre sendo ocupado por um lusófono que nunca jogou a tier ou um gringo.
Ano passado, Monotype teve os seguintes starters:
NaokiiSeven
Rio Vidal
Felzzz
KniY
LeafiumZ
Dieu Amphibien
Trichotomy
Hxmo
Sales Royal
JustHK

Com outros players jogando menos de 4 jogos na tier, que foi o ponto de cutoff que eu usei. Desses, a maioria sao jogadores que ou mainam a tier ou tem experiencia na tier de forma extensiva. Eu n conheco bem o JustHK ent n sei se isso o reflete, e sei que o felzzz não maina a tier, mas ele parece ser a excessão. Esse argumento era valido quando foi feito ano passado, mas acho que depois da PTPL 2025 os argumentos de que a tier tem falta de starters lusofonos que joguem a tier e que vai ser relegada a clickers me parece sem cabimento, olhando ao precedente do ano passado. Eu argumento a favor de manter Monotype para a proxima edicao da PTPL. Dou ja é um caso mais dificil. Eu tenho argumentado a favor de a remover, e argumentei mesmo ali acima, mas acho que essa remocao tem de ser feita com cuidado. DOU oferece sim algo ao torneio, e existem jogadores novos na cena interessados na tier, e jogadores antigos na cena que jogam a tier em toda PTPL. Por isso sim, manter DOU oferece algo de valor ao torneio, e acho que substituir por qualquer coisa vai causar mais dano do que concertar um problema.

4- Sobre a diminuição de lusófonos por time é uma discussão que deveria ser trazida porém é importante trazer argumentos concretos do porque isso melhoraria a qualidade do torneio, gosto de ter muitos lusófonos por line por que isso abre oportunidade para novos players se mostrarem em um torneio com um pouco mais de competitividade, ao mesmo tempo concordo que isso diminui a qualidade do torneio em si.
Após alguma reflexão, eu acho que o melhor formato, tendo em vista o objetivo do torneio, seria passar de 6 starters e 8 players speakers overall para 5 starters e 8 players speakers overall. Acho que isso garantiria que os speakers continuam tendo seu espaco no torneio e ganhando visibilidade enquanto daria uma maior flexibilidade nas lineups que garante que ninguém fica obrigado a ficar preso em nenhuma tier como um sacrificio

Draft > DOU ou Monotype. Há MUITOS jogadores de draft no nosso país, os quais, fazem jus a existência de uma vaga para eles em nosso maior torneio, diferente de DOU.
Agora que temos torneios secundários da room PT, como a PTSL, que cumprem com eficiência o papel de fomentar o surgimento e a integração de novos talentos eu acredito que podemos mudar a quantidade de pt speakers necessárias da LU na PTPL para aumentar o nível técnico do nosso campeonato. Poderíamos voltar para 3, assim como era no passado, mas 4 também funcionaria.
A ultima coisa que eu gostaria de falar aqui é uma possível diminuição de slots para esse torneio, tendo em vista que agora temos a PTSL, eu não vejo motivo para continuar tendo tantos slots assim, e podemos seguir exemplo de outros torneios como Teamballo onde há 10 slots e não 12, e é um torneio muito superior tecnicamente ao nosso, e creio que uma mudança dessa, junto com a diminuição de PT Speakers por line, poderia fazer o nosso torneio virar tão forte tecnicamente quanto o torneio italiano. Assim, eu proponho uma distinção mais clara de propósitos entre as competições: enquanto a PTPL se consolidaria como um torneio voltado à excelência técnica e ao mais alto nível competitivo, a PTSL permaneceria como o principal ambiente de fomento, inclusão e desenvolvimento de novos talentos. Não há razão para que ambos os torneios compartilhem os mesmos objetivos estruturais. Essa é minha opinião como campeão, manager, e lenda do torneio brasileiro do site.

Minha única sugestão seria adicionar um slot de ADV ao torneio. Obviamente, sendo um jogador majoritariamente de ADV, isso seria muito interessante para mim, mas esse não é o intuito. ADV históricamente é um metagame com diversos brasileiros influentes, como tamahome, kerts, e mais recentemente, fruhdazi. A comunidade brasileira de ADV também é bem populosa e contém vários jogadores de alto nível (como mencionado anteriormente, 3 SPL starters de ADV eram brasileiros esse ano), e também é uma tier jogada por alguns jogadores mais experientes, mesmo que não mainando.
Nessa ADVPL também tivemos vários jogadores brasileiros draftados (plague, mayo, rambode, sossa, mielke, lighthouses). Acredito que um slot de ADV adicionaria mais qualidade à liga, pois daria uma oportunidade para mais jogadores capacitados jogarem em alto nível (em outras ocasiões, estes jogadores teriam que jogar em tiers que não são tão dominadas por eles, diminuindo a qualidade das partidas).

Pessoalmente, não concordo muito com a diminuição de lusófonos obrigatórios na lineup. Acredito que uma das coisas mais interessantes do torneio é me comunicar completamente em minha lingua natal no teamcord e formar laços com outros lusófonos que não conheço profundamente. Imagino que parte disso pode ser perdido caso essa regra mude, mas, da mesma forma, acredito que, caso necessário para manter a competitividade do torneio, a mudança deve ser feita.

Sou muito grato pelo espaço que a comunidade lusófona me concede, mesmo em torneios fora da minha main tier, e tenho confiança de que qualquer mudança feita no formato será para o melhor da liga.

Agora que temos torneios secundários da room PT, como a PTSL, que cumprem com eficiência o papel de fomentar o surgimento e a integração de novos talentos eu acredito que podemos mudar a quantidade de pt speakers necessárias da LU na PTPL para aumentar o nível técnico do nosso campeonato. Poderíamos voltar para 3, assim como era no passado, mas 4 também funcionaria.
Acho completamente insano 3 ou 4 PT speaker na lineup, principalmente se tivermos 10 ou 12 slots. A comunidade brasileira vem crescendo cada vez mais, não estamos mais na época que tinhamos poucos jogadores que se destacam no site, podemos notar que tanto na PTPL quanto na PTSL vemos cada vez mais players razoavelmente bons e esforçados, que estão precisando se provar no site ficando de fora ou estando no bench 90% do torneio (Zmath e Angolano são belos exemplos), da mesma forma que a PTSL revela, a PTPL faz o jogador se provar num ambiente com os grandes, imagino que um aumento poderia ser sim interessante mas desde que ainda continuemos com o intuito de ser um torneio da comunidade PT.
Se olharmos no papel, vemos que no ano passado tivemos diversos gringos jogando o torneio, temos como exemplo a tier de SV OU que foi totalmente dominada por eles com nomes como Cow, Axzel, Fusien, Patatex e outros.
Ao deixarmos a lineup conter mais gringos do que ptspeaker perde o intuito de ser um torneio da comunidade luso-brasileira, na minha visão, o ideal seria ou mais lusos ou a mesma quantidade, igual foi na ultima edição.
Estou falando isso como alguém que vê de fora, alguém que nunca jogou uma PTPL e que quer ver bons jogos e grandes revelações como a do doso749 na PTL VII (que provavelmente não teria acontecido se fosse no formato de antigamente.)

Quanto a possível saída de DOU não tenho nada a declarar, é uma tier que tem poucos PTs consideraveis bons, além de ser uma tier mais dificil de clicar. Talvez seria interessante manter, mesmo com a pouca quantidade de speakers tendo ela como main, pois pode incentivar os players a jogar deixando um time mais competitivo para uma possível DOUWC por exemplo. Sinceramente, não julgaria a saída para a escolha de DRAFT que foi bem interessante na PTSL, National Dex também nao seria nada mal. Pessoalmente, eu apoio mais um slot de SV OU, acho que seria importantíssimo para revelações que curtem e entendem da tier se destacarem, ja que no ano passado os gringos a dominaram completamente.

da mesma forma que a PTSL revela, a PTPL faz o jogador se provar num ambiente com os grandes
Você acabou de dar uma amostra perfeita de como o nosso sistema funciona, se um jogador consegue causar uma boa impressão na PTSL, ele não vai precisar depender de cota para ser draftado na PTPL.
O ponto é simples: a PTSL será um torneio inclusivo, feito justamente para revelar jogadores e preparar eles para a PTPL, que será o nosso torneio principal, com um nível mais alto e mais competitivo.
Outro detalhe importante: aumentar o número de estrangeiros não significa que os times vão jogar só com 4 brasileiros. Como você mesmo disse, a comunidade brasileira cresceu, e hoje existem mais jogadores que se destacam por mérito. Esses jogadores não vão perder espaço, quem se destacar seja na PTSL ou em qualquer outro torneio vai continuar tendo espaço na PTPL. O que muda é que jogadores que ainda não tem resultado ou histórico competitivo deixam de entrar apenas para completar elenco, esses jogadores passam a ter a PTSL como lugar ideal, pois ela será mais inclusiva, com mais espaço para evoluir, se provar e conquistar uma vaga na PTPL.
A proposta do nosso sistema é simples: mérito acima de cota, desenvolvimento acima de acomodação.

Ansioso pela minha quarta PTPL, decidi olhar sobre as possíveis mudanças que jogadores e hosters estão planejando para a oitava edição do Torneio e gostaria de vir apresentar meu ponto de vista sobre alguns tópicos, isso tudo claro, visando para a competição se tornar um equilíbrio entre a nossa comunidade e um bom nível competitivo.

Quantos Lusófonos devem estar na Line?
Acho que a melhor opção sempre será ter pelo menos 50% de lusófonos na line toda week obrigatóriamente. Optar pela diminuição desses slots é ir contra a própria comunidade pois todos os dias temos novos jogadores aprendendo a jogar Pokémon Showdown, eu tenho certeza absoluta que dá para aumentar o nível competitivo desse torneio sem mudar nisso, algo que vou apresentar nos próximos tópicos, mas, vi gente dizendo para diminuir de 6 para 3 slots (???), algo que não faz sentido já que temos bons jogadores, e que se queremos um torneio onde seja um equilíbrio entre comunidade e um bom nível competitivo, isso não deveria acontecer de forma alguma. A PTPL em si realmente precisa ser um torneio de alto nível, mas quem precisa fazer isso acontecer é a própria comunidade dela, e não os gringos.
Além disso eu acho que está de bom tamanho ser 12 tiers (assim sendo, 6 jogadores lusófonos como titulares de forma obrigatória), não acho que remover 'x' ou 'y' tier deixa o torneio mais competitivo, muito mais pelo contrário e vou dizer sobre isso nesse próximo tópico.

Tiers
Antes de falar sobre as tiers, gostaria de dizer que sou totalmente contra remover tiers da PTPL sem colocar uma nova no lugar, acho que 12 jogos é EXCELENTE para essa competição (sinceramente eu gostaria até que aumentasse pra 14 como vou dizer abaixo, mas aí acho que é impossível XD)
Monotype - ano passado tivemos eu, Leafium, Naoki, hxmo, felzzz, yuri dinamite e acho que tem mais um BR? Agora não lembro... Mas enfim, o ponto é que não faz sentido pedir para tirarem/alterarem uma tier onde a maioria dos jogadores são mains e lusófonos, desses que eu citei, apenas o felzzz eu sei que não maina a tier embora tenha sido treinado e preparado pelo Memphis, cujo o mesmo é 'main Monotyper'. A gente já sabe que a tier é competitiva e que tem bastante lusófonos jogando ela e que vão jogar nessa edição também, podemos ter a volta de Mateeus, JuleoCesar e outros nomes para a tier, então não faz sentido algum remover a mesma.
Doubles - eu acho que já está na hora de alterar essa tier, ano passado EU só lembro do Staraptor como lusófono startando e sendo main dessa tier (realmente não lembro se tem outro, tentei conferir nos posts da PTPL passada e não sei se acabei deixando um nome lusófono de lado que não reconheci), já vimos que diferente de Monotype por exemplo, essa tier não vai ter a sua base crescendo dentro do torneio, mas eu também não peço para que simplesmente removam ela do torneio pois, eu simplesmente não vejo sentido em diminuir a quantidade de tier de um torneio de uma comunidade grande.
PU - Estão simplesmente dormindo nessa tier. Peguei a Week4 de exemplo da PTPL VII onde tinhamos apenas 3 lusófonos, sendo eles, LpZ, seraphz e miekle, de resto era TUDO gringo, não é uma tier que tem player base pra nossa comunidade e eu acho que é tão relevante tirar ela do torneio quanto tirar Doubles, é óbvio que por exemplo, LpZ e seraphz conseguiriam jogar outras tiers tranquilamente e só estavam nessa para enfrentar os gringos, tirando um pouco o sentido desse torneio se você parar pra pensar pois, é pra ser um torneio PRINCIPALMENTE da nossa comunidade, não para os gringos (desculpas mielkle eu realmente não sei que tier cê joga a não ser ADV, mas vou mencionar seu nome novamente aqui em baixo goat!!), então eu realmente acho que tá na hora de tirar essa tier completamente sem sentido da competição, faz muito mais sentido tirar ela, do que tirar Monotype onde tem vários lusófonos jogando ela.

Agora, falando sobre possíveis tiers para entrar:
Adicionar +1 SV OU: Querem adicionar mais um SV OU pra mais gringo ficar jogando isso aqui e lusófono perder oportunidade, acho uma baita ideia de bosta já que ano passado só deu gringo jogando essa tier e só isso já diz muito. (Sinceramente eu acho que precisaria de que um dos slots de SV OU fosse OBRIGATÓRIO colocar lusófono para jogar)

ORAS OU - É uma tier competitiva embora realmente não sei se temos nomes lusófonos jogando isso pra valer, (por favor me digam nomes se tiver ou caso não tenha.) E como principal fator, é uma tier de Over Used que é extremamente presente em torneios grandes (como SPL), então acho sim que é uma tier que vale muito a pena ter no torneio no lugar de SV PU por exemplo. Tiers Over Used são e devem ser sempre bem-vindas para torneios de alto nível.
ADV OU - Outra tier extremamente competitiva, não vou falar muito dessa tier em específico porque o miekle já falou um monta dela nessa mensagem, eu concordo com o que ele disse da tier ser competitiva e ter base lusófona para isso, portanto, acho que ela deve entrar no torneio no luagr de Doubles.

Outras coisas que gostaria de dizer sobre Tiers
Eu ainda acho que seria legal uma BO3 de SV OU no lugar de um dos slots de SV OU, talvez essa para ser uma tier onde obrigatóriamente precise lusófonos, acho bacana a ideia, ou de ter simplesmente BO3 de SV/SS/SM igual comentei ano passado, poderia ser uma alternativa para colocar dentro do torneio
Draft - Achei MUITO FODA como foi o Draft da PTSL, gostaria de ver esse formato na PTPL também, embora eu realmente não sei onde ela se encaixaria, por isso havia falado sobre ter 14 tiers, pois colocaria ela e a próxima que vou dizer, é uma tier competitiva, tem player base lusófona etc etc.
National Dex - Mesma coisa do Draft basicamente, além de que é uma tier excelente para os lusófonos e seria algo pra quebrar um galho se por exemplo decidissem aumentar para 14 tiers, embora ainda acho que isto seja inviavel.

Por fim
Gostaria de só dizer que acho bacana ser 3 Managers e 2 podendo dar selfbuy, mas acho que um tópico pra isso é irrelevante.
A PTPL deveria ser um torneio entre o equilíbrio da nossa comunidade e de um alto nível competitivo, as alterações e ideias que eu proponho faria um equilíbrio excelente entre as duas coisas, se a gente tirar tiers que REALMENTE não tenham uma player base lusófona decente (como SV PU e Doubles), adicionar 2 tiers que tenham essa player base (como ADV OU), manter pelo menos 50% de lusófonos por line, faria assim o torneio se tornar algo mais sério de forma competitiva, mas que teria a nossa grande comunidade extremamente presente também, gringo na PTPL e na nossa comunidade é visita, não protagonistas.
Além disso, a PTSL pode ser um convite para os jogadores mais inexperientes para provar seu valor por lá e mostrarem que tem nível para jogar uma PTPL, fazendo assim, esse torneio ser ou praticamente ser 100% lusófono, isso seria excelente para a comunidade, seria convidativo, manteria um alto nível competitivo dentro do servidor e tudo mais.

Queria comentar que o post acima é majoritariamente incoerente e contraditório.

Acho que a melhor opção sempre será ter pelo menos 50% de lusófonos na line toda week obrigatóriamente. Optar pela diminuição desses slots é ir contra a própria comunidade pois todos os dias temos novos jogadores aprendendo a jogar Pokémon Showdown
Por que isso seria ir contra a própria comunidade? Para você assumir isso, teria que partir do pressuposto que os jogadores novos de todos os dias seriam comprados e jogariam, o que não é verdade, visto o número de jogadores iniciantes que foram undraft em todas as edições do torneio.

vi gente dizendo para diminuir de 6 para 3 slots (???), algo que não faz sentido já que temos bons jogadores, e que se queremos um torneio onde seja um equilíbrio entre comunidade e um bom nível competitivo, isso não deveria acontecer de forma alguma.
Certo, então já que nossa comunidade tem jogadores tão talentosos, a gente poderia simplesmente abaixar (ou até zerar) o número de falantes obrigatórios por time, visto que isso não faria diferença já que os managers provavelmente optariam pelo produto nacional de qualidade aos vis e usurpadores estrangeiros.

A PTPL em si realmente precisa ser um torneio de alto nível, mas quem precisa fazer isso acontecer é a própria comunidade dela, e não os gringos.
E como você pretende fazer que a comunidade se esforce para aumentar o nível do torneio? Mantendo seus 6 slots garantidos? Acredito que a recompensa da mediocridade não é o caminho mais lógico quando se quer que algo melhore, mas acaba sendo exatamente a sua sugestão.

A PTPL deveria ser um torneio entre o equilíbrio da nossa comunidade e de um alto nível competitivo, as alterações e ideias que eu proponho faria um equilíbrio excelente entre as duas coisas, se a gente tirar tiers que REALMENTE não tenham uma player base lusófona decente (como SV PU e Doubles), adicionar 2 tiers que tenham essa player base (como ADV OU), manter pelo menos 50% de lusófonos por line, faria assim o torneio se tornar algo mais sério de forma competitiva, mas que teria a nossa grande comunidade extremamente presente também
O ponto é que não dá pra equilibrar essas duas coisas, se você restringe ao ponto de mais da metade dos jogadores serem obrigatoriamente brasileiros, você está objetivamente abrindo mão de signups melhores para dar espaço a jogadores sem resultados expressivos, não tem como ter as duas coisas no modelo proposto, isso TALVEZ seria possível em um formato com MENOS slots (oito ou dez), pois ainda teria espaço para quem está começando, seria menor mas muito mais recompensante e certeiro. Mas por algum motivo você quer manter aumentar o nível competitivo, aumentar os slots gerais e manter o número mínimo exorbitante de brasileiros, e essas três coisas não são compatíveis.

gringo na PTPL e na nossa comunidade é visita, não protagonistas.
Uma das coisas mais toscas que eu já li. Ter um gringo "protagonista" jogando torneio de subfórum significa que o torneio tem prestígio, se você pretere um jogador de alto nível por um brasileiro que tem conta há 2 meses, você não está subindo o nível do torneio, só ta fazendo um subtorneio que vale avatar

Enfim, quero concluir que a maioria das ideias protecionistas de ter um alto número de lusófonos por time são inviáveis competitivamente, basear o argumento em dar um porto seguro para jogadores iniciantes brasileiros em detrimento ao nível técnico da competição é começar o torneio aceitando a derrota, e isso vem se repetindo bastante nos últimos anos por aqui, uma pessoa só vai começar a jogar bem se ela tiver que brigar pelo seu espaço, por isso que é tão difícil jogar uma SPL, por exemplo, você está COMPETINDO com MUITAS outras pessoas por aquele slot, quando você aceita a mediocridade e promete espaço em mais da metade dos elencos de cada time, você está fazendo exatamente o contrário do que é necessário para estimular o crescimento do nível técnico individual E coletivo.

Caso a popularidade dos argumentos do KniY de diminuir o nível técnico do torneio aumente, eu tenho uma sugestão melhor: não ter torneio.

Eu comentei isso no servidor anteriormente, se a gente concordar em fazer um torneio baseado na amizade, no chat, num hipotético desenvolvimento de jogadores iniciantes os dando 8 vagas garantidas por time, eu acho melhor a gente fazer uma confraternização ou outra coisa mais divertida, pois esse seria o foco. Ficam aqui algumas sugestões:

- Roblox: Round 6, Roube um Brainrot e alguns outros jogos, acredito que boa parte do pessoal vai se divertir bastante, bem mais do que numa competição de mentirinha.

- Bed Wars: Fazemos uma vaquinha para fechar um lobby de Bed Wars no Minecraft, ainda tem o fator da maioria dos jogadores novos já serem proficientes no jogo.

- Karaoke: Pessoalmente é uma das minhas favoritas, quem me conhece sabe da minha paixão por música e acho que boa parte da comunidade compartilha disso, teríamos boas horas de diversão, poderíamos até dar como prêmio um dos três avatares anuais da sala.

- Gartic Phone, Stopots, Word Bomb e similares: Esses são mais fáceis de jogar e não precisam de outros aplicativos, poderíamos fazer eles com várias pessoas ao mesmo tempo, meu favorito é o Gartic Phone, pois nesse não tem competição alguma, seria perfeito para a nossa comunidade.

Enfim, podem não ser aceitas, mas acho que todas essas opções são melhores do que o subtorneio de Pokémon que nossa comunidade tanto almeja.

Por que isso seria ir contra a própria comunidade? Para você assumir isso, teria que partir do pressuposto que os jogadores novos de todos os dias seriam comprados e jogariam, o que não é verdade, visto o número de jogadores iniciantes que foram undraft em todas as edições do torneio.
Essa parte dos novos jogadores serem draftados etc etc ok, concordo em partes com você
O que eu quis dizer de ser contra a própria comunidade é que, temos um jogador lusofono bom para uma tier, porém tem um gringo que é melhor, diminuindo a quantia de lusofonos os managers obviamente escolheriam o gringo e não o lusofono, o meu ponto é que não precisa encher de newba no time, mas acho que entre escolher o gringo fodao e o lusofono bom, deveriamos optar pela segunda opção como cominidade

Certo, então já que nossa comunidade tem jogadores tão talentosos, a gente poderia simplesmente abaixar (ou até zerar) o número de falantes obrigatórios por time, visto que isso não faria diferença já que os managers provavelmente optariam pelo produto nacional de qualidade aos vis e usurpadores estrangeiros.
eu disse que temos bons jogadores, não que todos são, e isso segue o que eu disse acima

como você pretende fazer que a comunidade se esforce para aumentar o nível do torneio? Mantendo seus 6 slots garantidos? Acredito que a recompensa da mediocridade não é o caminho mais lógico quando se quer que algo melhore, mas acaba sendo exatamente a sua sugestão
sobre as tiers, colocando tiers onde a playerbase lusofona seja maior, PTPL passada por ex teve muito gringo em SV OU e PU (embora o LpZ já tenha rebatido sobre PU no discord)
concordo sobre mediocridade não ser o caminho mais lógico, por isso disse sobre as mudanças de tiers (que eu sei que não é o suficiente pra você e os demais, mas ainda sim, já mudaria algumas coisas)

ponto é que não dá pra equilibrar essas duas coisas, se você restringe ao ponto de mais da metade dos jogadores serem obrigatoriamente brasileiros, você está objetivamente abrindo mão de signups melhores para dar espaço a jogadores sem resultados expressivos, não tem como ter as duas coisas no modelo proposto, isso TALVEZ seria possível em um formato com MENOS slots (oito ou dez), pois ainda teria espaço para quem está começando, seria menor mas muito mais recompensante e certeiro. Mas por algum motivo você quer manter aumentar o nível competitivo, aumentar os slots gerais e manter o número mínimo exorbitante de brasileiros, e essas três coisas não são compatíveis.
eu discordo, acho que é sim possível equilibrar, não perfeitamente, mas, pelo menos 45% ter como foco a comunidade é algo que deveria ser obrigatório, por isso sou contra diminuir os slots lusofonos obrigatórias
por isso minhas apostas são mais para as tiers, eu realmente acho que isso é possível, não ficaria perfeito mas pelo menos não seria horrível

Uma das coisas mais toscas que eu já li. Ter um gringo "protagonista" jogando torneio de subfórum significa que o torneio tem prestígio, se você pretere um jogador de alto nível por um brasileiro que tem conta há 2 meses, você não está subindo o nível do torneio, só ta fazendo um subtorneio que vale avatar
não é sobre dar oportunidade pra um brasileiro há 2 meses, e sim optar pelo lusofono bom do que o gringo fodão, isso pra ter um nível competitivo alto no torneio sem deixar a comunidade de lado
Enfim, quero concluir que a maioria das ideias protecionistas de ter um alto número de lusófonos por time são inviáveis competitivamente, basear o argumento em dar um porto seguro para jogadores iniciantes brasileiros em detrimento ao nível técnico da competição é começar o torneio aceitando a derrota, e isso vem se repetindo bastante nos últimos anos por aqui, uma pessoa só vai começar a jogar bem se ela tiver que brigar pelo seu espaço, por isso que é tão difícil jogar uma SPL, por exemplo, você está COMPETINDO com MUITAS outras pessoas por aquele slot, quando você aceita a mediocridade e promete espaço em mais da metade dos elencos de cada time, você está fazendo exatamente o contrário do que é necessário para estimular o crescimento do nível técnico individual E coletivo.
eu concordo com o ponto de vista de que os jogadores tem que lutar pelo seu espaço, mas acredito que diminuindo o número de lusofonos faz com que isso acabe se tornando irrelevante na hora do leilão dos jogadores
se fosse sobre colocar apenas lusofonos ou jogadores que não merecem, não teríamos tanto lusofonos sendo undrafts tanto da PTPL tanto da PTSL, é necessário jogadores undrafts sim, mas não da forma que você propõe

como havia dito, busco uma PTPL com um equilíbrio entre comunidade e competitividade e acredito que dá pra buscar esse equilíbrio, nem vou responder o seu outro post pois ele é irrelevante e não condiz com o meu ponto de vista sobre o que a PTPL deva ser

Quantos Lusófonos devem estar na Line?
Acho que a melhor opção sempre será ter pelo menos 50% de lusófonos na line toda week obrigatóriamente. Optar pela diminuição desses slots é ir contra a própria comunidade pois todos os dias temos novos jogadores aprendendo a jogar Pokémon Showdown, eu tenho certeza absoluta que dá para aumentar o nível competitivo desse torneio sem mudar nisso, algo que vou apresentar nos próximos tópicos, mas, vi gente dizendo para diminuir de 6 para 3 slots (???), algo que não faz sentido já que temos bons jogadores, e que se queremos um torneio onde seja um equilíbrio entre comunidade e um bom nível competitivo, isso não deveria acontecer de forma alguma. A PTPL em si realmente precisa ser um torneio de alto nível, mas quem precisa fazer isso acontecer é a própria comunidade dela, e não os gringos.
Além disso eu acho que está de bom tamanho ser 12 tiers (assim sendo, 6 jogadores lusófonos como titulares de forma obrigatória), não acho que remover 'x' ou 'y' tier deixa o torneio mais competitivo, muito mais pelo contrário e vou dizer sobre isso nesse próximo tópico.
O nosso ponto não é complicado, nós apenas não queremos um sistema onde somos forçados a draftar um jogador que não teve competência, disciplina ou esforço suficiente pra conquistar o seu slot. Cota não é mérito e nunca foi.
Ninguém aqui está dizendo que times devem ser limitados a 4 brasileiros, se existirem 6, 8 ou até 12 jogadores brasileiros com nível real pra competir, perfeito, que ocupem cada slot. Mas isso precisa ser consequência de desempenho, não de um mecanismo que ignora o mérito.
O que não pode acontecer é continuar essa palhaçada de draftar jogador só pra tapar buraco e completar elenco. Isso enfraquece o torneio, enfraquece o nível competitivo e pior ainda, cria uma cultura de mediocridade.
Essas cotas fazem exatamente isso: acomodam. Fazem jogadores acreditarem que não precisam se esforçar, que não precisam grindar, porque no fim vai ter vaga garantida.
Então vamos parar com essa ilusão de que isso é saudável pra comunidade. Não é.

mas acho que entre escolher o gringo fodao e o lusofono bom, deveriamos optar pela segunda opção como cominidade
Concordo contigo, prefiro a resenha a vencer o torneio. Se for pra ganhar tendo o time cheio de gringo eu não quero. Não me serve.

eu concordo com o ponto de vista de que os jogadores tem que lutar pelo seu espaço, mas acredito que diminuindo o número de lusofonos faz com que isso acabe se tornando irrelevante na hora do leilão dos jogadores
Eu e Skyiew éramos reservas do Medicham Kicks em 2023, era obrigatório ter apenas 3 brasileiros por time, os titulares eram Ryu (que o manager já tinha 'prometido' sua vaga), hs e PedroGreg (jogadores amplamente consolidados). Adivinha qual foi o resultado de eu ele termos que praticar, aprender e melhorar no jogo pra conseguir a vaga tão disputada? Em menos de um ano, nós dois estávamos jogando torneios oficiais.

E não digo isso de forma alguma como apelo a autoridade, só estou mostrando 2 exemplos claros de que quando um jogador que realmente se preocupa em melhorar no jogo e precisa brigar pelo espaço, ele corre atrás disso ao invés de pedir mais cota; já estamos indo para o terceiro ano de PTPL Inclusão e quantos jogadores 'revelados' nesse torneio se destacaram em alto nível? Sabe me dizer algum?

como havia dito, busco uma PTPL com um equilíbrio entre comunidade e competitividade e acredito que dá pra buscar esse equilíbrio, nem vou responder o seu outro post pois ele é irrelevante e não condiz com o meu ponto de vista sobre o que a PTPL deva ser
Por que não condiz? A gente não quer fazer a PTPL virar AmigosPL? Eu estou te mostrando na prática que qualquer competição fica defasada quando tem intervenção, e sinceramente? Com 6 slots de brasileiros, na maioria dos casos, os 'melhores' nem são os que são comprados, os que são comprados acabam sendo os que são mais legais, que tem mais amigos...

O nosso ponto não é complicado, nós apenas não queremos um sistema onde somos forçados a draftar um jogador que não teve competência, disciplina ou esforço suficiente pra conquistar o seu slot. Cota não é mérito e nunca foi.
Ninguém aqui está dizendo que times devem ser limitados a 4 brasileiros, se existirem 6, 8 ou até 12 jogadores brasileiros com nível real pra competir, perfeito, que ocupem cada slot. Mas isso precisa ser consequência de desempenho, não de um mecanismo que ignora o mérito.
O que não pode acontecer é continuar essa palhaçada de draftar jogador só pra tapar buraco e completar elenco. Isso enfraquece o torneio, enfraquece o nível competitivo e pior ainda, cria uma cultura de mediocridade.
Essas cotas fazem exatamente isso: acomodam. Fazem jogadores acreditarem que não precisam se esforçar, que não precisam grindar, porque no fim vai ter vaga garantida.
Então vamos parar com essa ilusão de que isso é saudável pra comunidade. Não é.
acredito que nos times que chegaram na final da competição isso não aconteceu de tal forma bizarra como você está dizendo, se eu não me engano seu time estava na final e acho que isso você pode me dizer se está certo ou errado

o meu ponto de vista é que o interesse pelo competitivo aumentou, por isso acho que devemos manter dessa forma, é realmente infeliz pro torneio e pros times terem tapa-buracos, mas acredito que isso não foi um problema gigantesco na PTPL passada e não acho que vá ser nessa edição

embora realmente é aceitável diminuir a quantidade de obrigatório para aumentar o nível do torneio, como você mesmo disse, terão times que vão ter mais de que o número de lusofonos necessários na suas lines e isso é normal, o problema é quando isso passa a ser raridade quando tem vários gringos lá e cá em uma equipe, afinal, todo capitão deveria optar por lusofonos que se esforçam e mereçam estar ali do que qualquer outra coisa

Concordo contigo, prefiro a resenha a vencer o torneio. Se for pra ganhar tendo o time cheio de gringo eu não quero. Não me serve.
isso não faz sentido, já que o que eu disse é para priorizar os lusofonos que merecem estar lá, não os de "cota"

E não digo isso de forma alguma como apelo a autoridade, só estou mostrando 2 exemplos claros de que quando um jogador que realmente se preocupa em melhorar no jogo e precisa brigar pelo espaço, ele corre atrás disso ao invés de pedir mais cota; já estamos indo para o terceiro ano de PTPL Inclusão e quantos jogadores 'revelados' nesse torneio se destacaram em alto nível? Sabe me dizer algum?
entendo seu ponto de vista, mas por acreditar no interesse competitivo da comunidade, os jogadores seriam forçados a mostrar que merecem aquela vaga no torneio e numa line titular

Por que não condiz? A gente não quer fazer a PTPL virar AmigosPL?
de forma alguma, eu pelo menos quero um torneio competitivo e que a comunidade interessada em melhorar no game sejam os personagens principais, já você, eu não sei

Com 6 slots de brasileiros, na maioria dos casos, os 'melhores' nem são os que são comprados, os que são comprados acabam sendo os que são mais legais, que tem mais amigos...
bom, isso já é uma escolha dos managers dos times, não é algo que eu ou você podemos controlar pra escolha de outros capitães

comunidade interessada em melhorar no game sejam os personagens principais, já você, eu não sei
Eu e View estamos há uns 8 posts te explicando o motivo das cotas serem objetivamente prejudiciais no seu suposto objetivo, você só não quer entender.

os jogadores seriam forçados a mostrar que merecem aquela vaga no torneio e numa line titular
Justamente, e estamos tentando te dizer que isso não acontece quando existe um sistema que garante vagas..?

Seus comentários respondendo ao meu post não tiveram conteúdo legítimo que eu possa responder, em alguns você só repetiu o que eu falei antes e em outros você falou coisas subjetivas, enfim, bom vagueposting.

Back