OU Gengar

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor to Smogon
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/gengar/ou/

[OVERVIEW]

Em virtude de seu alto Special Attack e de sua alta Speed, Gengar é um wallbreaker excepcional no metagame de OU. Ele consegue tirar vantagem da escassez de Pokémon resistentes a moves Ghost-type para disparar poderosos Shadow Ball enquanto pressiona vários Fairy-types da tier graças ao seu tipo Poison. Gengar também possui uma boa quantidade de moves de coverage e de utilidade à disposição, destacando-se Focus Blast, Thunderbolt e Taunt. Infelizmente, Gengar é extremamente frágil, perdendo facilmente para Pokémon mais rápidos, usuários de Choice Scarf e moves de prioridade, que são todos muito comuns em OU. Por isso, ele também não consegue aguentar golpes neutros muito fortes, obrigando-o às vezes a dar KOs nos Pokémon adversários. A fragilidade de Gengar também limita suas oportunidades de fazer switch in, impedindo-o de agir como wallbreaker consistente. Por fim, Gengar é uma presa fácil de Pursuit daqueles como Weavile e Tyranitar, forçando-o a jogar cuidadosamente para que ele não fique preso e seja derrotado.

[SET]
name: Utilitário Ofensivo
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Life Orb / Ghostium Z
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Shadow Ball é um forte STAB que acerta a maioria da tier com dano super efetivo ou neutro. Quando Ghostium Z é ativado, Shadow Ball se transforma em um Never-Ending Nightmare extremamente poderoso que pode causar um dano altíssimo a quase todos os Pokémon da tier. Notavelmente, Never-Ending Nightmare dá OHKO em variações ofensivas de Landorus-T e Garchomp com alguns danos prévios. Sludge Wave é um bom STAB secundário que acerta alvos neutros a Ghost, como Manaphy e Pelipper, com mais força do que outros moves de Gengar enquanto também causa um ótimo dano àqueles como Tangrowth, Clefable e Serperior. Taunt impede Pokémon defensivos, como Chansey, Amoonguss e Toxapex, de usarem seus moves de status, forçando-os a saírem de campo ou serem lentamente enfraquecidos pelos ataques de Gengar. Focus Blast pega Tyranitar e Steel-types, como Ferrothorn, Bisharp, Magnezone e Heatran, durante uma switch, dando OHKO ou 2HKO em todos. Will-O-Wisp pode substituir Taunt ou Focus Blast para debilitar physical attackers mais lentos que Gengar, como Tyranitar, ao mesmo tempo em que pune tentativas de Sucker Punch de Pokémon como Mega Mawile e Bisharp.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Special Attack dá uma quantidade considerável de poder aos ataques de Gengar, ao passo que Life Orb garante alguns KOs que normalmente não conseguiria, como em Latios e Mew após dano de Stealth Rock,com Shadow Ball. Ghostium Z pode ser usado no lugar de Life Orb caso nenhum parceiro de Gengar já esteja segurando um Z-Crystal devido ao dano massivo causado em uma grande porção do metagame. Como Shadow Ball conta com poucas resistências e imunidades, Metronome é uma opção para aumentar levemente o dano causado pelo move a cada uso consecutivo. O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível e lhe dá uma vantagem crucial em Speed contra rivais como Keldeo, Kartana e Mega Medicham. Cursed Body é a única ability de Gengar, mas pode vir a ser útil contra um Pokémon segurando um item Choice, podendo forçá-lo a usar Struggle ou a sair de campo.

Dicas de Uso
========

Gengar deve vir ao campo no early-game para usar bastante seus STABs e enfraquecer a equipe adversária. Isso abrirá brechas para um sweep de um parceiro pela falta de Pokémon capazes de segurar bem os golpes de Gengar. Em matchups contra equipes defensivas ou balance, Gengar deve enfrentar certas ameaças como Chansey e Toxapex; a partir daí, ele consegue debilitá-los com Taunt e prosseguir enfraquecendo-os sem tomar muito dano de seus golpes. Esse set deve evitar ficar na frente de ameaças que não levam OHKO com o HP cheio, como Volcarona e Gyarados, já que Gengar é muito frágil. Por essa fragilidade, Gengar também deve estar atento a qualquer ataque do oponente, ou seja, switch ins feitas após um parceiro ser derrotado ou com a ajuda de pivots são ótimas. Switches duplas e switch ins em ataques resistidos também são possíveis, embora mais arriscadas.

Opções de Equipe
========

Setup sweepers, como Gyarados, Mega Tyranitar e Landorus-T, aproveitam o fato de Gengar enfraquecer a equipe oponente para que eles façam sweep. Eles também apreciam a capacidade de Gengar de prevenir phazing e status com Taunt, facilitando setups contra Pokémon defensivos. O apoio de entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Jirachi e Ferrothorn permite a Gengar aumentar o dano causado ao mesmo tempo em que pune switches. Apoio de pivots como Assault Vest Magearna, Landorus-T e Magnezone também é útil para trazer Gengar ao campo em segurança. Checks de Dark-types, como Magearna, Keldeo e Mega Lopunny, podem se livrar das grandes ameaças a Gengar, como Weavile, Bisharp e Tyranitar, e, em troca, ele consegue diminuir a pressão que Fairy-types exercem sobre os dois últimos. Gengar também aprecia ter fortes physical attackers, como Mamoswine, Kyurem-B e Mega Pinsir, em sua equipe por eles pressionarem Pokémon focados em Special Defense que ele comumente não consegue derrotar sem gastar muitos PPs.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Trick / Thunderbolt
item: Choice Specs
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Shadow Ball é um poderoso STAB que pode ser usado repetitivamente de modo eficaz devido à falta de Pokémon resistentes a Ghost na tier. Sludge Wave acerta Assault Vest Tangrowth, que em outras situações faz wall a Gengar, ao mesmo tempo em que causa bastante dano a Fairy-types, como Clefable, além de acertar adversários como Keldeo e Zapdos com mais força do que qualquer outro de seus move. Focus Blast oferece uma coverage excelente, causando bastante dano a Pokémon que aguentam os STABs de Gengar, como Tyranitar, Bisharp e Ferrothorn. Trick debilita Pokémon defensivos que podem fazer switch in em seus ataques, como Chansey, Gastrodon e Amoonguss. Thunderbolt é a maior arma de Gengar contra Celesteela, que aguentaria todos os outros ataques, além de causar um bom dano a potenciais switch-ins, como Toxapex, Mantine e Assault Vest Tornadus-T. Hidden Power Ice também é uma opção no último slot para dar OHKO em Landorus-T e Garchomp.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar rivais como Keldeo, Kartana e Garchomp. O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs maximiza seu dano, tornando-o assim em um ótimo wallbreaker. Cursed Body é a única ability disponível, porém, quando ativada, força oponentes Choice-locked a usar Struggle ou sair de campo.

Dicas de Uso
========

Esse set funciona como um wallbreaker que visa abrir brechas para que um parceiro faça sweep. Porém, Gengar pode usar sua alta Speed para tentar um sweep no late-game caso a equipe adversária esteja enfraquecida o suficiente. Devido à sua fragilidade, Gengar deve tomar cuidado ao fazer switch ins. Geralmente, ele pode entrar em campo por meio de switches duplas previstas e em moves que ele ou é imune ou tem uma resistência quadrupla, embora seja melhor o trazer a campo com a ajuda de um pivot ou após a derrota de um parceiro. Por essa fragilidade, Gengar se atentar ao ficar de frente a ameaças, como Garchomp e Volcarona sem boosts, a não ser que esses Pokémon já estejam enfraquecidos, afinal, eles aguentam um golpe e dão OHKO em Gengar ou aproveitam para fazer setup. Uma vez que Choice Specs prende Gengar em um move, é importante que previsões cuidadosas sejam feitas com esse set. Por exemplo, se um alvo como Tyranitar ou Bisharp é previsto em uma switch in, Gengar deve usar Focus Blast para evitar ser preso por eles ou dar uma oportunidade de setup no turno seguinte. Trick deve ser especialmente usado durante essas previsões, visto que Gengar só terá uma oportunidade para forçar um alvo a segurar Choice Specs. Chansey e Mantine são exemplos de Pokémon que comumente farão switch in em Gengar, portanto, caso eles estejam na equipe adversária e você os preveja entrando em campo, Trick deve debilitá-los ao prender eles em um move e, no caso de Chansey, remover Eviolite.

Opções de Equipe
========

O apoio de Stealth Rock de Pokémon como Ferrothorn, Garchomp e Mega Diance podem punir as switch-ins de Gengar e permitir a ele garantir seus KOs, como o possível OHKO em Mega Latias usando Shadow Ball e 2HKO em Mantine com Sludge Wave. Suporte de Spikes de Pokémon como Greninja e Ferrothorn também pode ser útil para punir switch-ins típicas, como Assault Vest Magearna. Pivots, como Mega Scizor, Tapu Koko e Magnezone, trazem Gengar ao campo em segurança, o que é muito útil devido às suas baixas defesas. Setup sweepers, como Volcarona, Celesteela e Magearna, apreciam bastante a capacidade de Gengar como wallbreaker, já que ele consegue enfraquecer a equipe adversária o suficiente para que seus parceiros façam sweep. Physical attackers podem ajudar Gengar a derrubar special walls, com as quais ele sofre para derrotar. Exemplificam-se Tapu Koko, que é particularmente útil para derrubar ambos Mantine e Chansey com seu set de Z-Wild Charge, e Bisharp, que usa Knock Off para remover Eviolite de Chansey. Fighting-types, como Mega Medicham e Keldeo, também lidamcom Chansey ao mesmo tempo em que pressionam Dark-types que Gengar geralmente não consegue derrotar; em troca, Gengar pode remover Psychic- e Ghost-types que causam problemas a eles. Fairy-types, como Magearna e Tapu Lele, também fazem check aos Dark-types que atormentam Gengar e apreciam sua habilidade de atrair e remover Steel-types contra os quais esse tipo sofre, como Heatran e Celesteela.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Reflect Type é uma opção no set utilitário para que Gengar saia de campo mais a salvo de usuários de Pursuit. Porém, é um muito situacional e não será tão consistente quanto Taunt e Focus Blast. Substitute também é uma opção para tirar vantagem das switches forçadas por Gengar, permitindo-lhe disparar ataques de forma mais segura, mas, na maioria das vezes, continua sendo menos útil que Taunt e Focus Blast. Um set Choice Scarf permite a Gengar funcionar como revenge killer e potencial late-game cleaner, embora a queda de poder seja bem nítida, deixando-o ainda mais suscetível a ameaças ofensivas com bom bulk que conseguem aguentar golpes e devolver outros mais poderosos. Um set com Hex + Will-O-Wisp causa bastante dano à maioria dos alvos após lhes causar burn, apesar de ser necessário que tais alvos estejam com burn ou com outro status para Gengar causar danos consideráveis com seu STAB Ghost-type e, geralmente, não é tão útil quanto os sets principais listados. Gengar tem acesso a vários moves de coverage bastante úteis para surpreender ameaças específicas, como Psychic, Dazzling Gleam e Energy Ball. Infelizmente, muitas vezes ele não tem espaço para esses moves pela melhor coverage ou utilidade fornecidas por moves como Taunt, Focus Blast e Thunderbolt. Por fim, Gengar pode acessar uma abundância de moves de utilidade, como Disable, Knock Off, Haze e Icy Wind. Contudo, esses são moves muito difíceis de serem encaixados e situacionais demais para justificarem sua permanência em um set.

Checks e Counters
===================

**Pokémon Mais Rápidos**: Devido à extrema fragilidade de Gengar, Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Mega Lopunny e Greninja, podem ameaçá-lo fortemente com seus poderosos STABs. Usuários de Choice Scarf, como Excadrill e Tapu Lele, também são bem problemáticos devido ao fato de conseguirem ultrapassar e derrotar Gengar.

**Fortes Moves Prioridade**: As defesas ruins de Gengar tornam ele um alvo fácil a moves prioritários, como Shadow Sneak de Mimikyu, Sucker Punch de Mega Mawile e Bullet Punch de Mega Scizor.

**Usuários de Pursuit**: Usuários como Weavile, Tyranitar e Mega Scizor facilmente tiram vantagem ultrapassando Gengar ou resistindo ao move em que ele se prendeu, podendo nocauteá-lo utilizando Pursuit. Alolan Muk, embora não muito comum, é especialmente problemático, já que ele aguenta qualquer golpe de Gengar e o remove de jogo.

**Pokémon Ofensivos que Aguentam um Golpe**: Pokémon ofensivos que sobrevivem a pelo menos um ataque de Gengar, como Mega Charizard X, Keldeo e Garchomp, ameaçam-no fortemente, já que conseguem derrotá-lo com seus STABs após levarem um golpe.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Hilomilo, 313384]]
- Traduzido por: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Revisão gramatical por: [[Mitsuki, 262009], [Repu, 304761]]
- Controle de qualidade por: [[Gary, 101351], [GMars, 273636], [Finchinator, 114198]]
 
Last edited:

Mitsuki

humpf
is a member of the Site Staffis a Forum Moderatoris a Contributor to Smogonis a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator
Moderator
Visão Geral

Em virtude de seu alto Special Attack e de sua alta Speed, Gengar é um wallbreaker excepcional no metagame de OU. Ele consegue tirar vantagem da escassez de Pokémon resistentes a moves Ghost-type para disparar poderosos Shadow Balls ao mesmo tempo que exerce pressão nos vários Fairy-types da tier graças a seu tipo Poison-type (diria que -type = adjetivo, tipo = substantivo). Gengar também possui uma boa quantidade de moves de coverage e utilitários de utilidade a sua disposição, destacando-se Focus Blast, Thunderbolt e Taunt. Infelizmente, Gengar é extremamente frágil, perdendo facilmente para Pokémon mais rápidos, usuários de Choice Scarf e moves priority de prioridade, (ponto e vírgula > vírgula) que coisas muito comuns em OU. Por conta disso, ele também não consegue aguentar muitos golpes neutros, tendo que por vezes contar com depender de um KO no Pokémon adversário. A fragilidade de Gengar também limita suas oportunidades de fazer switch in, impedindo-o de exercer sua função como wallbreaker que faça um wallbreaking consistentemente. Por fim, Gengar é uma presa fácil de Pursuit vindo de coisas como Weavile e Tyranitar, fazendo com que seja necessário jogar cuidadosamente para que ele não fique preso e tome um KO seja derrotado.



[SET]
name: Utilitário Ofensivo
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Life Orb / Ghostium Z
ability: Cursed Body
nature: Timid
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe



Moves

Shadow Ball é um forte STAB que acerta a maioria da tier em com dano super efetivo ou neutro. Quando Ghostium Z é ativado, Shadow Ball se transforma num Never-Ending Nightmare extremamente poderoso que pode ser usado para dar causar um dano altíssimo em a quase todos os Pokémon da tier. Notavelmente, Never-Ending Nightmare dá OHKO em variações ofensivas de Landorus-T e Garchomp com só um pouco de dano anterior. Sludge Wave é um bom STAB secundário que acerta alvos neutros a Ghost, como Manaphy e Pelipper, com mais força do que qualquer outro move de Gengar ao mesmo tempo que dá enquanto também causa um ótimo dano em a coisas como Tangrowth, Clefable e Serperior. Taunt debilita incapacita Pokémon defensivos, como Chansey, Amoonguss e Toxapex, forçando-os a saírem de campo ou serem lentamente enfraquecidos pelos ataques de Gengar. Focus Blast pega Tyranitar e Steel-types, (adicionar vírgula) como Ferrothorn, Bisharp, Magnezone e Heatran, (adicionar vírgula) durante uma switch, dando OHKO ou 2HKO em todos. Will-O-Wisp pode ser usado no lugar de Taunt ou Focus Blast para debilitar atacantes physical attackers mais lentos que Gengar, como Tyranitar, ao mesmo tempo que pune tentativas de Sucker Punch de coisas como Mega Mawile e Bisharp.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Special Attack dá uma quantidade considerável de poder aos ataques de Gengar, ao passo que Life Orb lhe permite a ele garantir alguns KOs que normalmente não conseguiria, como em Latios e Mew após dano de Stealth Rock, (adicionar vírgula) com Shadow Ball. Ghostium Z pode ser usado no lugar de Life Orb caso nenhum parceiro de Gengar já esteja segurando um Z-Crystal devido ao dano massivo causado em uma grande porção do metagame. Como Shadow Ball conta com poucas resistências e imunidades, Metronome é uma opção para aumentar levemente o dano causado pelo move a cada dano uso consecutivo. O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível e lhe dá uma vantagem crucial em Speed contra coisas como Keldeo, Kartana e Mega Medicham. Cursed Body é a única ability de Gengar, mas pode vir a ser útil contra um Pokémon segurando Choice item, podendo forçá-lo a usar Struggle ou sair de campo.



Dicas de Uso

Gengar deve ser trazido ao campo durante o early-game para usar bastante seus STABs e enfraquecer a equipe adversária. Isso abrirá brechas para um sweep de um parceiro sweeper devido à falta de Pokémon capazes de segurar bem um golpe de Gengar. Em matchups contra equipes defensivas ou balance, Gengar deve tomar cuidado com certas ameaças, como Chansey e Toxapex. Nesse ponto; a partir daí, ele consegue debilitá-los com Taunt e prosseguir enfraquecendo-os sem tomar muito dano de seus golpes. Esse set deve evitar ficar na frente de ameaças que não levam OHKO com o HP cheio, como Volcarona e Gyarados, já que Gengar é muito frágil. Por conta dessa fragilidade, Gengar também deve estar atento a qualquer ataque vindo do oponente, ou seja, switch ins feitas após algum parceiro cair ser derrotado ou com a ajuda de um pivots são ótimas. Double Switches duplas e switch ins em ataques resistidos também são algumas opções, embora sejam mais arriscadas.



Opções de Equipe

Setup sweepers, como Gyarados, Mega-Tyranitar (remover hífen) e Landorus-T, apreciam o fato de Gengar conseguir enfraquecer a equipe oponente para que eles façam sweep. Eles também apreciam Taunt de Gengar, podendo prevenir phazing e status, a capacidade de Gengar de prevenir phazing e status com Taunt, facilitando setups contra Pokémon defensivos. O apoio de entry hazards vindo de coisas de Pokémon como Landorus-T, Jirachi e Ferrothorn permitem permite a Gengar aumentar o dano dado causado ao mesmo tempo que pune switches. Apoio de pivots como Assault Vest Magearna, Landorus-T e Magnezone também é útil para trazer Gengar ao campo em segurança. Checks de Dark-types, como Magearna, Keldeo e Mega Lopunny, podem se livrar das grandes ameaças a Gengar, como Weavile, (adicionar vírgula) Bisharp, (remover vírgula) e Tyranitar, e, (adicionar vírgula) em troca, ele consegue diminuir a pressão que os Fairy-types exercem sobre os dois últimos. Gengar também aprecia ter fortes physical attackers, como Mamoswine, Kyurem-B e Mega Pinsir, (adicionar vírgula) em sua equipe por eles conseguirem pressionar Pokémon especialmente defensivos focados em Special Defense que ele comumente não consegue quebrar derrotar sem gastar muitos PPs.



[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Trick / Thunderbolt
item: Choice Specs
ability: Cursed Body
nature: Timid
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe



Moves

Shadow Ball é um poderoso STAB que pode ser muito bem spammado usado repetitivamente de forma efetiva devido à falta de Pokémon resistentes a Ghost na tier. Sludge Wave acerta Assault Vest Tangrowth, que em outras situações faz wall a Gengar, ao mesmo tempo que causa bastante dano em a Fairy-types como Clefable, além de acertar coisas como Keldeo e Zapdos com mais força do que qualquer outro move. Focus Blast oferece uma coverage excelente, causando bastante dano a Pokémon que aguentam os STABs de Gengar, como Tyranitar, Bisharp e Ferrothorn. Trick debilita Pokémon defensivos que podem tentar entrar dar switch in nos ataques de Gengar, como Chansey, Gastrodon e Amoonguss. Thunderbolt é a maior arma de Gengar contra Celesteela, que aguenta todos os outros ataques, além de dar causar um bom dano em a potenciais switch-ins, como Toxapex, Mantine e Assault Vest Tornadus-T. Hidden Power Ice também é uma opção no último slot para dar OHKO em Landorus-T, Zygarde e Garchomp.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível, permitindo-olhe ultrapassar coisas como Keldeo, Kartana e Garchomp. O investimento máximo em Special Attack junto a Choice Specs maximiza o dano causado por Gengar, tornando-o assim um ótimo wallbreaker. Cursed Body é a única ability disponível. Porém, quando ativada, ela força os usuários de Choice-item oponentes Choice-locked a usarem Struggle ou saírem de campo.



Dicas de Uso

Esse set funciona como um wallbreaker que visa abrir brechas para que algum parceiro faça sweep. Porém, Gengar pode usar sua alta Speed para tentar um sweep no late-game sweep caso a equipe adversária esteja enfraquecida o suficiente. Por conta de Devido à sua fragilidade, Gengar deve tomar cuidado ao fazer switch(espaço)ins. Geralmente, ele pode entrar em campo por meio de double switches duplas previstas e em moves que ele ou é imune ou tem uma resistência quadrupla resiste 4x, embora seja melhor trazê-lo ao campo com a ajuda de um pivot ou após algum parceiro ser derrotado. Por conta dessa fragilidade, Gengar deve tomar cuidado ao ficar na frente de ameaças, como Zygarde, Garchomp e Volcarona sem boosts, exceto que esses Pokémon já estejam enfraquecidos, já que eles aguentam um golpe e dão OHKO em Gengar ou aproveitam para fazerem setup. Uma vez que Choice Specs prende Gengar em um move, é importante que esse set seja usado com previsões cuidadosas. Por exemplo, se um alvo como Tyranitar ou Bisharp é previsto em uma switch in, Gengar deve usar Focus Blast para evitar ser preso por eles ou dá-los uma oportunidade de setup no turno seguinte. Trick deve ser especialmente usado durante previsões cautelosas, visto que Gengar só terá uma oportunidade para forçar um alvo a segurar Choice Specs. Chansey e Mantine são exemplos de Pokémon que comumente farão switch in em Gengar, portanto caso eles estejam na equipe adversária e são previstos a entrar você os preveja entrando em campo, Trick deve ser usado para prendê-los em um move, assim debilitando-os e, no caso de Chansey, remover removendo Eviolite.



Opções de Equipe

O apoio de Stealth Rock vindo de coisas como Ferrothorn, Garchomp e Mega Diance podem punir as switch-ins (hífen) de Gengar e permitir a ele garantir seus KOs, como o possível OHKO em Mega Latias usando Shadow Ball e 2HKO em Mantine com Sludge Wave. Suporte de Spikes vindo de coisas Pokémon como Greninja e Ferrothorn também pode ser útil para punir switch-ins típicas, como Assault Vest Magearna. Pivots, (adicionar vírgula) como Mega Scizor, Tapu Koko e Magnezone, (adicionar vírgula) são capazes de trazer Gengar ao campo em segurança, o que é muito útil devido às suas baixas defesas. Setup sweepers, como Volcarona, Celesteela e Magearna, (adicionar vírgula) são grandes apreciadores da capacidade de Gengar como wallbreaker de Gengar, já que ele consegue enfraquecer o oponente a equipe adversária o suficiente para que seus parceiros façam sweep. Physical attackers podem ajudar Gengar a passar por special walls, as quais ele sofre para derrotar. Exemplos incluem Tapu Koko, que é particularmente útil para derrubar ambos Mantine e Chansey com seu set Z-Wild Charge, e Bisharp, que conta com Knock Off para remover Eviolite de Chansey. Fighting-types, como Mega Medicham e Keldeo, também conseguem lidar com Chansey ao mesmo tempo que pressionam Dark-types que Gengar geralmente não consegue derrotar, e; em troca, Gengar pode remover Psychic- e Ghost-types que causam problemas a eles. Fairy-types, como Magearna e Tapu Lele, também fazem check aos Dark-types que atormentam Gengar e apreciam sua habilidade de atrair e remover Steel-types contra os quais elas sofrem, como Heatran e Celesteela.



Outras Opções

Reflect Type é uma opção no set utilitário para que Gengar lide melhor com usuários de Pursuit. Porém, é um tanto quanto situacional e não será tão consistente de usar como Taunt e Focus Blast são. Substitute também é uma opção para tirar vantagem das switches forçadas por Gengar, (adicionar vírgula) e permite-o permitindo-lhe disparar ataques de forma mais segura, mas na maioria das vezes continua sendo menos útil que Taunt e Focus Blast. Um set Choice Scarf permite a Gengar funcionar como revenge killer e um potencial late-game cleaner, embora a queda de poder seja muita bastante perceptível, o que o deixa ainda mais suscetível a ameaças bulky offense ofensivas com bom bulk que conseguem aguentar golpes e devolver outros mais poderosos. Um set com Hex + Will-O-Wisp causa bastante dano à maioria dos alvos após serem queimados lhes causar burn, embora seja necessário que tais alvos estejam com burn ou qualquer outro status para que Gengar consiga dar causar algum dano notável com seu STAB Ghost-type e geralmente não é tão útil quanto os sets principais listados. Gengar tem acesso a uma variedade de moves de coverage que são bastante úteis para surpreender ameaças específicas, como Psychic, Dazzling Gleam e Energy Ball. Infelizmente, na maioria dos casos ele não tem espaço para esses moves por conta da melhor coverage ou utilidade fornecida por moves como Taunt, Focus Blast e Thunderbolt. Por fim, Gengar pode usar seu acesso a uma abundância de moves de utilidade, como Disable, Knock Off, Haze e Icy Wind. Porém Contudo, esses são moves muito difíceis de serem encaixados e são muito situacionais para justificarem sua permanência no set.

Checks e Counters

Pokémon Mais Rápidos: Devido a extrema fragilidade de Gengar, Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Mega Lopunny e Greninja, podem ameaçá-lo fortemente com seus poderosos STABs. Usuários de Choice Scarf, como Excadrill e Tapu Lele, também são bem problemáticos devido ao fato de conseguirem ultrapassar e dar KO em derrotar Gengar.

Fortes Moves Priority Prioridade: As defesas vergonhosas de Gengar fazem dele um alvo fácil a moves priority prioritários, como Shadow Sneak de Mimikyu, Sucker Punch de Mega Mawile e Bullet Punch de Mega Scizor.

Usuários de Pursuit: Coisas como Weavile, Tyranitar e Mega Scizor facilmente tiram vantagem de ou ultrapassar Gengar ou resistir ao move em que ele se prendeu, (adicionar vírgula) podendo e tirá-lo de jogo utilizando Pursuit. Alolan Muk, embora não muito comum, é especialmente problemático, já que ele aguenta qualquer golpe de Gengar e garante sua remoção de jogo.

Pokémon Ofensivos que Aguentam um Golpe: Pokémon ofensivos que consigam sobreviver a pelo menos um ataque de Gengar, como Mega Charizard X, Keldeo e Garchomp, ameaçam fortemente Gengar devido ao fato de conseguirem dar OHKO nele derrotá-lo com seus STABs após levarem um golpe.
 
  • Like
Reactions: lyd

Repu

is a member of the Site Staffis a Forum Moderatoris a Smogon Media Contributor
Moderator
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Leia, sobretudo, as (A)notações;

— Lembre de otimizar seu tempo: atualize com o Copy-paste e depois leia o GP;

— Se possível, evite usar a palavra "coisas" quando quiser se referir aos Pokémon, é muito informal;

Comentários:

— Desculpe-me a demora;

GP 2/2:

Visão Geral

Em virtude de seu alto Special Attack e de sua alta Speed, Gengar é um wallbreaker excepcional no metagame de OU. Ele consegue tirar vantagem da escassez de Pokémon resistentes a moves Ghost-type para disparar poderosos Shadow Ball enquanto pressiona vários Fairy-types da tier graças ao seu tipo Poison. Gengar também possui uma boa quantidade de moves de coverage e de utilidade à disposição (G: no caso, craseia-se "disposição" quando ela é a condição de estar disponível a fazer algo, por exemplo: "Estou à disposição para tirar suas dúvidas". Quando "disposição" age apenas como substantivo, não craseamos: "A disposição que tenho para fazer isso é pouca"), destacando-se Focus Blast, Thunderbolt e Taunt. Infelizmente, Gengar é extremamente frágil, perdendo facilmente para Pokémon mais rápidos, usuários de Choice Scarf e moves de prioridade, que são todos (A: antes "coisas" estava solto) muito comuns em OU. Por isso, ele também não consegue aguentar golpes neutros muito fortes, obrigando-o às vezes a dar KOs nos Pokémon adversários. A fragilidade de Gengar também limita suas oportunidades de fazer switch in, impedindo-o de agir como wallbreaker consistente. Por fim, Gengar é uma presa fácil de Pursuit daqueles como Weavile e Tyranitar, forçando-o a jogar cuidadosamente para que ele não fique preso e seja derrotado.



[SET]
name: Utilitário Ofensivo
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Life Orb / Ghostium Z
ability: Cursed Body
nature: Timid
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe



Moves

Shadow Ball é um forte STAB que acerta a maioria da tier com dano super efetivo ou neutro. Quando Ghostium Z é ativado, Shadow Ball se transforma em um Never-Ending Nightmare extremamente poderoso que pode causar um dano altíssimo a quase todos os Pokémon da tier. Notavelmente, Never-Ending Nightmare dá OHKO em variações ofensivas de Landorus-T e Garchomp com alguns danos prévios. Sludge Wave é um bom STAB secundário que acerta alvos neutros a Ghost, como Manaphy e Pelipper, com mais força do que outros moves de Gengar enquanto também causa um ótimo dano àqueles como Tangrowth, Clefable e Serperior. Taunt impede Pokémon defensivos, como Chansey, Amoonguss e Toxapex, de usarem seus moves de status, forçando-os a saírem de campo ou serem lentamente enfraquecidos pelos ataques de Gengar. Focus Blast pega Tyranitar e Steel-types, como Ferrothorn, Bisharp, Magnezone e Heatran, durante uma switch, dando OHKO ou 2HKO em todos. Will-O-Wisp pode substituir Taunt ou Focus Blast para debilitar physical attackers mais lentos que Gengar, como Tyranitar, ao mesmo tempo em que pune tentativas de Sucker Punch de Pokémon como Mega Mawile e Bisharp.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Special Attack dá uma quantidade considerável de poder aos ataques de Gengar, ao passo que Life Orb garante alguns KOs que normalmente não conseguiria, como em Latios e Mew após dano de Stealth Rock, com Shadow Ball. Ghostium Z pode ser usado no lugar de Life Orb caso nenhum parceiro de Gengar já esteja segurando um Z-Crystal devido ao dano massivo causado em uma grande porção do metagame. Como Shadow Ball conta com poucas resistências e imunidades, Metronome é uma opção para aumentar levemente o dano causado pelo move a cada uso consecutivo. O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível e lhe dá uma vantagem crucial em Speed contra rivais como Keldeo, Kartana e Mega Medicham. Cursed Body é a única ability de Gengar, mas pode vir a ser útil contra um Pokémon segurando um item Choice, podendo forçá-lo a usar Struggle ou a sair de campo.



Dicas de Uso

Gengar deve vir ao campo no early-game para usar bastante seus STABs e enfraquecer a equipe adversária. Isso abrirá brechas para um sweep de um parceiro pela falta de Pokémon capazes de segurar bem os golpes de Gengar. Em matchups contra equipes defensivas ou balance, Gengar deve enfrentar (A: semanticamente estava incoerente com o trecho posterior; ele deve tomar cuidado sendo que, se entrar na frente deles, pode usufruir benefícios? Mais ainda, não foi citado um fator negativo para destacar esse "cuidado" dele não poder entrar nessas ameaças) certas ameaças como Chansey e Toxapex; a partir daí, ele consegue debilitá-los com Taunt e prosseguir enfraquecendo-os sem tomar muito dano de seus golpes. Esse set deve evitar ficar na frente de ameaças que não levam OHKO com o HP cheio, como Volcarona e Gyarados, já que Gengar é muito frágil. Por essa fragilidade, Gengar também deve estar atento a qualquer ataque do oponente, ou seja, switch ins feitas após um parceiro ser derrotado ou com a ajuda de pivots são ótimas. Switches duplas e switch ins em ataques resistidos também são possíveis, embora mais arriscadas.



Opções de Equipe

Setup sweepers, como Gyarados, Mega Tyranitar e Landorus-T, aproveitam o fato de Gengar enfraquecer a equipe oponente para que eles façam sweep. Eles também apreciam a capacidade de Gengar de prevenir phazing e status com Taunt, facilitando setups contra Pokémon defensivos. O apoio de entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Jirachi e Ferrothorn permite a Gengar aumentar o dano causado ao mesmo tempo em que pune switches. Apoio de pivots como Assault Vest Magearna, Landorus-T e Magnezone também é útil para trazer Gengar ao campo em segurança. Checks de Dark-types, como Magearna, Keldeo e Mega Lopunny, podem se livrar das grandes ameaças a Gengar, como Weavile, Bisharp e Tyranitar, e, em troca, ele consegue diminuir a pressão que Fairy-types exercem sobre os dois últimos. Gengar também aprecia ter fortes physical attackers, como Mamoswine, Kyurem-B e Mega Pinsir, em sua equipe por eles pressionarem Pokémon focados em Special Defense que ele comumente não consegue derrotar sem gastar muitos PPs.



[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Trick / Thunderbolt
item: Choice Specs
ability: Cursed Body
nature: Timid
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe



Moves

Shadow Ball é um poderoso STAB que pode ser usado repetitivamente de modo eficaz devido à falta de Pokémon resistentes a Ghost na tier. Sludge Wave acerta Assault Vest Tangrowth, que em outras situações faz wall a Gengar, ao mesmo tempo em que causa bastante dano a Fairy-types, como Clefable, além de acertar adversários como Keldeo e Zapdos com mais força do que qualquer outro de seus move. Focus Blast oferece uma coverage excelente, causando bastante dano a Pokémon que aguentam os STABs de Gengar, como Tyranitar, Bisharp e Ferrothorn. Trick debilita Pokémon defensivos que podem fazer switch in em seus ataques, como Chansey, Gastrodon e Amoonguss. Thunderbolt é a maior arma de Gengar contra Celesteela, que aguentaria todos os outros ataques, além de causar um bom dano a potenciais switch-ins, como Toxapex, Mantine e Assault Vest Tornadus-T. Hidden Power Ice também é uma opção no último slot para dar OHKO em Landorus-T e Garchomp. (A: Zygarde foi removido)



Detalhes do Set


O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar rivais como Keldeo, Kartana e Garchomp. O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs maximiza seu dano, tornando-o assim em um ótimo wallbreaker. Cursed Body é a única ability disponível, porém, quando ativada, força oponentes Choice-locked a usar Struggle ou sair de campo.



Dicas de Uso

Esse set funciona como um wallbreaker que visa abrir brechas para que um parceiro faça sweep. Porém, Gengar pode usar sua alta Speed para tentar um sweep no late-game caso a equipe adversária esteja enfraquecida o suficiente. Devido à sua fragilidade, Gengar deve tomar cuidado ao fazer switch ins. Geralmente, ele pode entrar em campo por meio de switches duplas previstas e em moves que ele ou é imune ou tem uma resistência quadrupla, embora seja melhor o trazer a campo com a ajuda de um pivot ou após a derrota de um parceiro. Por essa fragilidade, Gengar se atentar ao ficar de frente a ameaças, como Garchomp e Volcarona sem boosts, a não ser que esses Pokémon já estejam enfraquecidos, afinal, eles aguentam um golpe e dão OHKO em Gengar ou aproveitam para fazer setup. Uma vez que Choice Specs prende Gengar em um move, é importante que previsões cuidadosas sejam feitas com esse set. Por exemplo, se um alvo como Tyranitar ou Bisharp é previsto em uma switch in, Gengar deve usar Focus Blast para evitar ser preso por eles ou dar uma oportunidade de setup no turno seguinte. Trick deve ser especialmente usado durante essas previsões, visto que Gengar só terá uma oportunidade para forçar um alvo a segurar Choice Specs. Chansey e Mantine são exemplos de Pokémon que comumente farão switch in em Gengar, portanto, (G: use "portanto" entre vírgulas) caso eles estejam na equipe adversária e você os preveja entrando em campo, Trick deve debilitá-los ao prender eles em um move e, no caso de Chansey, remover Eviolite.



Opções de Equipe

O apoio de Stealth Rock de Pokémon como Ferrothorn, Garchomp e Mega Diance podem punir as switch-ins de Gengar e permitir a ele garantir seus KOs, como o possível OHKO em Mega Latias usando Shadow Ball e 2HKO em Mantine com Sludge Wave. Suporte de Spikes de Pokémon como Greninja e Ferrothorn também pode ser útil para punir switch-ins típicas, como Assault Vest Magearna. Pivots, como Mega Scizor, Tapu Koko e Magnezone, trazem Gengar ao campo em segurança, o que é muito útil devido às suas baixas defesas. Setup sweepers, como Volcarona, Celesteela e Magearna, apreciam bastante a capacidade de Gengar como wallbreaker, já que ele consegue enfraquecer a equipe adversária o suficiente para que seus parceiros façam sweep. Physical attackers podem ajudar Gengar a derrubar special walls, com as quais ele sofre para derrotar. Exemplificam-se Tapu Koko, que é particularmente útil para derrubar ambos Mantine e Chansey com seu set de Z-Wild Charge, e Bisharp, que usa Knock Off para remover Eviolite de Chansey. Fighting-types, como Mega Medicham e Keldeo, também lidamcom Chansey ao mesmo tempo em que pressionam Dark-types que Gengar geralmente não consegue derrotar; em troca, Gengar pode remover Psychic- e Ghost-types que causam problemas a eles. Fairy-types, como Magearna e Tapu Lele, também fazem check aos Dark-types que atormentam Gengar e apreciam sua habilidade de atrair e remover Steel-types contra os quais esse tipo sofre, como Heatran e Celesteela.



Outras Opções

Reflect Type é uma opção no set utilitário para que Gengar saia de campo mais a salvo de usuários de Pursuit. Porém, é um muito situacional e não será tão consistente quanto Taunt e Focus Blast. Substitute também é uma opção para tirar vantagem das switches forçadas por Gengar, permitindo-lhe disparar ataques de forma mais segura, mas, na maioria das vezes, continua sendo menos útil que Taunt e Focus Blast. Um set Choice Scarf permite a Gengar funcionar como revenge killer e potencial late-game cleaner, embora a queda de poder seja bem nítida, deixando-o ainda mais suscetível a ameaças ofensivas com bom bulk que conseguem aguentar golpes e devolver outros mais poderosos. Um set com Hex + Will-O-Wisp causa bastante dano à maioria dos alvos após lhes causar burn, apesar de ser necessário que tais alvos estejam com burn ou com outro status para Gengar causar danos consideráveis com seu STAB Ghost-type e, geralmente, não é tão útil quanto os sets principais listados. Gengar tem acesso a vários moves de coverage bastante úteis para surpreender ameaças específicas, como Psychic, Dazzling Gleam e Energy Ball. Infelizmente, muitas vezes ele não tem espaço para esses moves pela melhor coverage ou utilidade fornecidas por moves como Taunt, Focus Blast e Thunderbolt. Por fim, Gengar pode acessar uma abundância de moves de utilidade, como Disable, Knock Off, Haze e Icy Wind. Contudo, esses são moves muito difíceis de serem encaixados e situacionais demais para justificarem sua permanência em um set.

Checks e Counters

Pokémon Mais Rápidos:
Devido à extrema fragilidade de Gengar, Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Mega Lopunny e Greninja, podem ameaçá-lo fortemente com seus poderosos STABs. Usuários de Choice Scarf, como Excadrill e Tapu Lele, também são bem problemáticos devido ao fato de conseguirem ultrapassar e derrotar Gengar.

Fortes Moves Prioridade: As defesas ruins de Gengar fazem dele um alvo fácil a moves prioritários, como Shadow Sneak de Mimikyu, Sucker Punch de Mega Mawile e Bullet Punch de Mega Scizor.

Usuários de Pursuit: Usuários como Weavile, Tyranitar e Mega Scizor facilmente tiram vantagem ultrapassando Gengar ou resistindo ao move em que ele se prendeu, podendo nocauteá-lo utilizando Pursuit. Alolan Muk, embora não muito comum, é especialmente problemático, já que ele aguenta qualquer golpe de Gengar e o remove de jogo.

Pokémon Ofensivos que Aguentam um Golpe: Pokémon ofensivos que sobrevivem a pelo menos um ataque de Gengar, como Mega Charizard X, Keldeo e Garchomp, ameaçam-no fortemente, já que conseguem derrotá-lo com seus STABs após levarem um golpe.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/6JaVEqH2 :

Visão Geral

Em virtude de seu alto Special Attack e de sua alta Speed, Gengar é um wallbreaker excepcional no metagame de OU. Ele consegue tirar vantagem da escassez de Pokémon resistentes a moves Ghost-type para disparar poderosos Shadow Ball enquanto pressiona vários Fairy-types da tier graças ao seu tipo Poison. Gengar também possui uma boa quantidade de moves de coverage e de utilidade à disposição, destacando-se Focus Blast, Thunderbolt e Taunt. Infelizmente, Gengar é extremamente frágil, perdendo facilmente para Pokémon mais rápidos, usuários de Choice Scarf e moves de prioridade, que são todos muito comuns em OU. Por isso, ele também não consegue aguentar golpes neutros muito fortes, obrigando-o às vezes a dar KOs nos Pokémon adversários. A fragilidade de Gengar também limita suas oportunidades de fazer switch in, impedindo-o de agir como wallbreaker consistente. Por fim, Gengar é uma presa fácil de Pursuit daqueles como Weavile e Tyranitar, forçando-o a jogar cuidadosamente para que ele não fique preso e seja derrotado.



[SET]
name: Utilitário Ofensivo
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Life Orb / Ghostium Z
ability: Cursed Body
nature: Timid
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe



Moves

Shadow Ball é um forte STAB que acerta a maioria da tier com dano super efetivo ou neutro. Quando Ghostium Z é ativado, Shadow Ball se transforma em um Never-Ending Nightmare extremamente poderoso que pode causar um dano altíssimo a quase todos os Pokémon da tier. Notavelmente, Never-Ending Nightmare dá OHKO em variações ofensivas de Landorus-T e Garchomp com alguns danos prévios. Sludge Wave é um bom STAB secundário que acerta alvos neutros a Ghost, como Manaphy e Pelipper, com mais força do que outros moves de Gengar enquanto também causa um ótimo dano àqueles como Tangrowth, Clefable e Serperior. Taunt impede Pokémon defensivos, como Chansey, Amoonguss e Toxapex, de usarem seus moves de status, forçando-os a saírem de campo ou serem lentamente enfraquecidos pelos ataques de Gengar. Focus Blast pega Tyranitar e Steel-types, como Ferrothorn, Bisharp, Magnezone e Heatran, durante uma switch, dando OHKO ou 2HKO em todos. Will-O-Wisp pode substituir Taunt ou Focus Blast para debilitar physical attackers mais lentos que Gengar, como Tyranitar, ao mesmo tempo em que pune tentativas de Sucker Punch de Pokémon como Mega Mawile e Bisharp.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Special Attack dá uma quantidade considerável de poder aos ataques de Gengar, ao passo que Life Orb garante alguns KOs que normalmente não conseguiria, como em Latios e Mew após dano de Stealth Rock, com Shadow Ball. Ghostium Z pode ser usado no lugar de Life Orb caso nenhum parceiro de Gengar já esteja segurando um Z-Crystal devido ao dano massivo causado em uma grande porção do metagame. Como Shadow Ball conta com poucas resistências e imunidades, Metronome é uma opção para aumentar levemente o dano causado pelo move a cada uso consecutivo. O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível e lhe dá uma vantagem crucial em Speed contra rivais como Keldeo, Kartana e Mega Medicham. Cursed Body é a única ability de Gengar, mas pode vir a ser útil contra um Pokémon segurando um item Choice, podendo forçá-lo a usar Struggle ou a sair de campo.



Dicas de Uso

Gengar deve vir ao campo no early-game para usar bastante seus STABs e enfraquecer a equipe adversária. Isso abrirá brechas para um sweep de um parceiro pela falta de Pokémon capazes de segurar bem os golpes de Gengar. Em matchups contra equipes defensivas ou balance, Gengar deve enfrentar certas ameaças como Chansey e Toxapex; a partir daí, ele consegue debilitá-los com Taunt e prosseguir enfraquecendo-os sem tomar muito dano de seus golpes. Esse set deve evitar ficar na frente de ameaças que não levam OHKO com o HP cheio, como Volcarona e Gyarados, já que Gengar é muito frágil. Por essa fragilidade, Gengar também deve estar atento a qualquer ataque do oponente, ou seja, switch ins feitas após um parceiro ser derrotado ou com a ajuda de pivots são ótimas. Switches duplas e switch ins em ataques resistidos também são possíveis, embora mais arriscadas.



Opções de Equipe

Setup sweepers, como Gyarados, Mega Tyranitar e Landorus-T, aproveitam o fato de Gengar enfraquecer a equipe oponente para que eles façam sweep. Eles também apreciam a capacidade de Gengar de prevenir phazing e status com Taunt, facilitando setups contra Pokémon defensivos. O apoio de entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Jirachi e Ferrothorn permite a Gengar aumentar o dano causado ao mesmo tempo em que pune switches. Apoio de pivots como Assault Vest Magearna, Landorus-T e Magnezone também é útil para trazer Gengar ao campo em segurança. Checks de Dark-types, como Magearna, Keldeo e Mega Lopunny, podem se livrar das grandes ameaças a Gengar, como Weavile, Bisharp e Tyranitar, e, em troca, ele consegue diminuir a pressão que Fairy-types exercem sobre os dois últimos. Gengar também aprecia ter fortes physical attackers, como Mamoswine, Kyurem-B e Mega Pinsir, em sua equipe por eles pressionarem Pokémon focados em Special Defense que ele comumente não consegue derrotar sem gastar muitos PPs.



[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Trick / Thunderbolt
item: Choice Specs
ability: Cursed Body
nature: Timid
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe



Moves

Shadow Ball é um poderoso STAB que pode ser usado repetitivamente de modo eficaz devido à falta de Pokémon resistentes a Ghost na tier. Sludge Wave acerta Assault Vest Tangrowth, que em outras situações faz wall a Gengar, ao mesmo tempo em que causa bastante dano a Fairy-types, como Clefable, além de acertar adversários como Keldeo e Zapdos com mais força do que qualquer outro de seus move. Focus Blast oferece uma coverage excelente, causando bastante dano a Pokémon que aguentam os STABs de Gengar, como Tyranitar, Bisharp e Ferrothorn. Trick debilita Pokémon defensivos que podem fazer switch in em seus ataques, como Chansey, Gastrodon e Amoonguss. Thunderbolt é a maior arma de Gengar contra Celesteela, que aguentaria todos os outros ataques, além de causar um bom dano a potenciais switch-ins, como Toxapex, Mantine e Assault Vest Tornadus-T. Hidden Power Ice também é uma opção no último slot para dar OHKO em Landorus-T e Garchomp.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar rivais como Keldeo, Kartana e Garchomp. O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs maximiza seu dano, tornando-o assim em um ótimo wallbreaker. Cursed Body é a única ability disponível, porém, quando ativada, força oponentes Choice-locked a usar Struggle ou sair de campo.



Dicas de Uso

Esse set funciona como um wallbreaker que visa abrir brechas para que um parceiro faça sweep. Porém, Gengar pode usar sua alta Speed para tentar um sweep no late-game caso a equipe adversária esteja enfraquecida o suficiente. Devido à sua fragilidade, Gengar deve tomar cuidado ao fazer switch ins. Geralmente, ele pode entrar em campo por meio de switches duplas previstas e em moves que ele ou é imune ou tem uma resistência quadrupla, embora seja melhor o trazer a campo com a ajuda de um pivot ou após a derrota de um parceiro. Por essa fragilidade, Gengar se atentar ao ficar de frente a ameaças, como Garchomp e Volcarona sem boosts, a não ser que esses Pokémon já estejam enfraquecidos, afinal, eles aguentam um golpe e dão OHKO em Gengar ou aproveitam para fazer setup. Uma vez que Choice Specs prende Gengar em um move, é importante que previsões cuidadosas sejam feitas com esse set. Por exemplo, se um alvo como Tyranitar ou Bisharp é previsto em uma switch in, Gengar deve usar Focus Blast para evitar ser preso por eles ou dar uma oportunidade de setup no turno seguinte. Trick deve ser especialmente usado durante essas previsões, visto que Gengar só terá uma oportunidade para forçar um alvo a segurar Choice Specs. Chansey e Mantine são exemplos de Pokémon que comumente farão switch in em Gengar, portanto, caso eles estejam na equipe adversária e você os preveja entrando em campo, Trick deve debilitá-los ao prender eles em um move e, no caso de Chansey, remover Eviolite.



Opções de Equipe

O apoio de Stealth Rock de Pokémon como Ferrothorn, Garchomp e Mega Diance podem punir as switch-ins de Gengar e permitir a ele garantir seus KOs, como o possível OHKO em Mega Latias usando Shadow Ball e 2HKO em Mantine com Sludge Wave. Suporte de Spikes de Pokémon como Greninja e Ferrothorn também pode ser útil para punir switch-ins típicas, como Assault Vest Magearna. Pivots, como Mega Scizor, Tapu Koko e Magnezone, trazem Gengar ao campo em segurança, o que é muito útil devido às suas baixas defesas. Setup sweepers, como Volcarona, Celesteela e Magearna, apreciam bastante a capacidade de Gengar como wallbreaker, já que ele consegue enfraquecer a equipe adversária o suficiente para que seus parceiros façam sweep. Physical attackers podem ajudar Gengar a derrubar special walls, com as quais ele sofre para derrotar. Exemplificam-se Tapu Koko, que é particularmente útil para derrubar ambos Mantine e Chansey com seu set de Z-Wild Charge, e Bisharp, que usa Knock Off para remover Eviolite de Chansey. Fighting-types, como Mega Medicham e Keldeo, também lidamcom Chansey ao mesmo tempo em que pressionam Dark-types que Gengar geralmente não consegue derrotar; em troca, Gengar pode remover Psychic- e Ghost-types que causam problemas a eles. Fairy-types, como Magearna e Tapu Lele, também fazem check aos Dark-types que atormentam Gengar e apreciam sua habilidade de atrair e remover Steel-types contra os quais esse tipo sofre, como Heatran e Celesteela.



Outras Opções

Reflect Type é uma opção no set utilitário para que Gengar saia de campo mais a salvo de usuários de Pursuit. Porém, é um muito situacional e não será tão consistente quanto Taunt e Focus Blast. Substitute também é uma opção para tirar vantagem das switches forçadas por Gengar, permitindo-lhe disparar ataques de forma mais segura, mas, na maioria das vezes, continua sendo menos útil que Taunt e Focus Blast. Um set Choice Scarf permite a Gengar funcionar como revenge killer e potencial late-game cleaner, embora a queda de poder seja bem nítida, deixando-o ainda mais suscetível a ameaças ofensivas com bom bulk que conseguem aguentar golpes e devolver outros mais poderosos. Um set com Hex + Will-O-Wisp causa bastante dano à maioria dos alvos após lhes causar burn, apesar de ser necessário que tais alvos estejam com burn ou com outro status para Gengar causar danos consideráveis com seu STAB Ghost-type e, geralmente, não é tão útil quanto os sets principais listados. Gengar tem acesso a vários moves de coverage bastante úteis para surpreender ameaças específicas, como Psychic, Dazzling Gleam e Energy Ball. Infelizmente, muitas vezes ele não tem espaço para esses moves pela melhor coverage ou utilidade fornecidas por moves como Taunt, Focus Blast e Thunderbolt. Por fim, Gengar pode acessar uma abundância de moves de utilidade, como Disable, Knock Off, Haze e Icy Wind. Contudo, esses são moves muito difíceis de serem encaixados e situacionais demais para justificarem sua permanência em um set.

Checks e Counters

Pokémon Mais Rápidos:
Devido à extrema fragilidade de Gengar, Pokémon mais rápidos, como Mega Alakazam, Mega Lopunny e Greninja, podem ameaçá-lo fortemente com seus poderosos STABs. Usuários de Choice Scarf, como Excadrill e Tapu Lele, também são bem problemáticos devido ao fato de conseguirem ultrapassar e derrotar Gengar.

Fortes Moves Prioridade: As defesas ruins de Gengar fazem dele um alvo fácil a moves prioritários, como Shadow Sneak de Mimikyu, Sucker Punch de Mega Mawile e Bullet Punch de Mega Scizor.

Usuários de Pursuit: Usuários como Weavile, Tyranitar e Mega Scizor facilmente tiram vantagem ultrapassando Gengar ou resistindo ao move em que ele se prendeu, podendo nocauteá-lo utilizando Pursuit. Alolan Muk, embora não muito comum, é especialmente problemático, já que ele aguenta qualquer golpe de Gengar e o remove de jogo.

Pokémon Ofensivos que Aguentam um Golpe: Pokémon ofensivos que sobrevivem a pelo menos um ataque de Gengar, como Mega Charizard X, Keldeo e Garchomp, ameaçam-no fortemente, já que conseguem derrotá-lo com seus STABs após levarem um golpe.
 

Repu

is a member of the Site Staffis a Forum Moderatoris a Smogon Media Contributor
Moderator
HTML:
[title]
Gengar

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Em virtude de seu alto Special Attack e de sua alta Speed, Gengar &eacute; um wallbreaker excepcional no metagame de OU. Ele consegue tirar vantagem da escassez de Pok&eacute;mon resistentes a moves Ghost-type para disparar poderosos Shadow Ball enquanto pressiona v&aacute;rios Fairy-types da tier gra&ccedil;as ao seu tipo Poison. Gengar tamb&eacute;m possui uma boa quantidade de moves de coverage e de utilidade &agrave; disposi&ccedil;&atilde;o, destacando-se Focus Blast, Thunderbolt e Taunt. Infelizmente, Gengar &eacute; extremamente fr&aacute;gil, perdendo facilmente para Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, usu&aacute;rios de Choice Scarf e moves de prioridade, que s&atilde;o todos muito comuns em OU. Por isso, ele tamb&eacute;m n&atilde;o consegue aguentar golpes neutros muito fortes, obrigando-o &agrave;s vezes a dar KOs nos Pok&eacute;mon advers&aacute;rios. A fragilidade de Gengar tamb&eacute;m limita suas oportunidades de fazer switch in, impedindo-o de agir como wallbreaker consistente. Por fim, Gengar &eacute; uma presa f&aacute;cil de Pursuit daqueles como Weavile e Tyranitar, for&ccedil;ando-o a jogar cuidadosamente para que ele n&atilde;o fique preso e seja derrotado.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Utilit&aacute;rio Ofensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Shadow Ball</span></td><td>Item: <span class="item-name">Life Orb</span> / <span class="item-name">Ghostium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Sludge Wave</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Cursed Body</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Taunt</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Shadow Ball &eacute; um forte STAB que acerta a maioria da tier com dano super efetivo ou neutro. Quando Ghostium Z &eacute; ativado, Shadow Ball se transforma em um Never-Ending Nightmare extremamente poderoso que pode causar um dano alt&iacute;ssimo a quase todos os Pok&eacute;mon da tier. Notavelmente, Never-Ending Nightmare d&aacute; OHKO em varia&ccedil;&otilde;es ofensivas de Landorus-T e Garchomp com alguns danos pr&eacute;vios. Sludge Wave &eacute; um bom STAB secund&aacute;rio que acerta alvos neutros a Ghost, como Manaphy e Pelipper, com mais for&ccedil;a do que outros moves de Gengar enquanto tamb&eacute;m causa um &oacute;timo dano &agrave;queles como Tangrowth, Clefable e Serperior. Taunt impede Pok&eacute;mon defensivos, como Chansey, Amoonguss e Toxapex, de usarem seus moves de status, for&ccedil;ando-os a sa&iacute;rem de campo ou serem lentamente enfraquecidos pelos ataques de Gengar. Focus Blast pega Tyranitar e Steel-types, como Ferrothorn, Bisharp, Magnezone e Heatran, durante uma switch, dando OHKO ou 2HKO em todos. Will-O-Wisp pode substituir Taunt ou Focus Blast para debilitar physical attackers mais lentos que Gengar, como Tyranitar, ao mesmo tempo em que pune tentativas de Sucker Punch de Pok&eacute;mon como Mega Mawile e Bisharp.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O investimento m&aacute;ximo em Special Attack d&aacute; uma quantidade consider&aacute;vel de poder aos ataques de Gengar, ao passo que Life Orb garante alguns KOs que normalmente n&atilde;o conseguiria, como em Latios e Mew ap&oacute;s dano de Stealth Rock,com Shadow Ball. Ghostium Z pode ser usado no lugar de Life Orb caso nenhum parceiro de Gengar j&aacute; esteja segurando um Z-Crystal devido ao dano massivo causado em uma grande por&ccedil;&atilde;o do metagame. Como Shadow Ball conta com poucas resist&ecirc;ncias e imunidades, Metronome &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para aumentar levemente o dano causado pelo move a cada uso consecutivo. O investimento m&aacute;ximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel e lhe d&aacute; uma vantagem crucial em Speed contra rivais como Keldeo, Kartana e Mega Medicham. Cursed Body &eacute; a &uacute;nica ability de Gengar, mas pode vir a ser &uacute;til contra um Pok&eacute;mon segurando um item Choice, podendo for&ccedil;&aacute;-lo a usar Struggle ou a sair de campo.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Gengar deve vir ao campo no early-game para usar bastante seus STABs e enfraquecer a equipe advers&aacute;ria. Isso abrir&aacute; brechas para um sweep de um parceiro pela falta de Pok&eacute;mon capazes de segurar bem os golpes de Gengar. Em matchups contra equipes defensivas ou balance, Gengar deve enfrentar certas amea&ccedil;as como Chansey e Toxapex; a partir da&iacute;, ele consegue debilit&aacute;-los com Taunt e prosseguir enfraquecendo-os sem tomar muito dano de seus golpes. Esse set deve evitar ficar na frente de amea&ccedil;as que n&atilde;o levam OHKO com o HP cheio, como Volcarona e Gyarados, j&aacute; que Gengar &eacute; muito fr&aacute;gil. Por essa fragilidade, Gengar tamb&eacute;m deve estar atento a qualquer ataque do oponente, ou seja, switch ins feitas ap&oacute;s um parceiro ser derrotado ou com a ajuda de pivots s&atilde;o &oacute;timas. Switches duplas e switch ins em ataques resistidos tamb&eacute;m s&atilde;o poss&iacute;veis, embora mais arriscadas.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Setup sweepers, como Gyarados, Mega Tyranitar e Landorus-T, aproveitam o fato de Gengar enfraquecer a equipe oponente para que eles fa&ccedil;am sweep. Eles tamb&eacute;m apreciam a capacidade de Gengar de prevenir phazing e status com Taunt, facilitando setups contra Pok&eacute;mon defensivos. O apoio de entry hazards de Pok&eacute;mon como Landorus-T, Jirachi e Ferrothorn permite a Gengar aumentar o dano causado ao mesmo tempo em que pune switches. Apoio de pivots como Assault Vest Magearna, Landorus-T e Magnezone tamb&eacute;m &eacute; &uacute;til para trazer Gengar ao campo em seguran&ccedil;a. Checks de Dark-types, como Magearna, Keldeo e Mega Lopunny, podem se livrar das grandes amea&ccedil;as a Gengar, como Weavile, Bisharp e Tyranitar, e, em troca, ele consegue diminuir a press&atilde;o que Fairy-types exercem sobre os dois &uacute;ltimos. Gengar tamb&eacute;m aprecia ter fortes physical attackers, como Mamoswine, Kyurem-B e Mega Pinsir, em sua equipe por eles pressionarem Pok&eacute;mon focados em Special Defense que ele comumente n&atilde;o consegue derrotar sem gastar muitos PPs.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Specs</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Shadow Ball</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Specs</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Sludge Wave</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Cursed Body</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Trick</span> / <span class="move-name">Thunderbolt</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Shadow Ball &eacute; um poderoso STAB que pode ser usado repetitivamente de modo eficaz devido &agrave; falta de Pok&eacute;mon resistentes a Ghost na tier. Sludge Wave acerta Assault Vest Tangrowth, que em outras situa&ccedil;&otilde;es faz wall a Gengar, ao mesmo tempo em que causa bastante dano a Fairy-types, como Clefable, al&eacute;m de acertar advers&aacute;rios como Keldeo e Zapdos com mais for&ccedil;a do que qualquer outro de seus move. Focus Blast oferece uma coverage excelente, causando bastante dano a Pok&eacute;mon que aguentam os STABs de Gengar, como Tyranitar, Bisharp e Ferrothorn. Trick debilita Pok&eacute;mon defensivos que podem fazer switch in em seus ataques, como Chansey, Gastrodon e Amoonguss. Thunderbolt &eacute; a maior arma de Gengar contra Celesteela, que aguentaria todos os outros ataques, al&eacute;m de causar um bom dano a potenciais switch-ins, como Toxapex, Mantine e Assault Vest Tornadus-T. Hidden Power Ice tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o no &uacute;ltimo slot para dar OHKO em Landorus-T e Garchomp.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O investimento m&aacute;ximo em Speed junto a nature Timid deixa Gengar o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel, permitindo-lhe ultrapassar rivais como Keldeo, Kartana e Garchomp. O investimento m&aacute;ximo em Special Attack com Choice Specs maximiza seu dano, tornando-o assim em um &oacute;timo wallbreaker. Cursed Body &eacute; a &uacute;nica ability dispon&iacute;vel, por&eacute;m, quando ativada, for&ccedil;a oponentes Choice-locked a usar Struggle ou sair de campo.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set funciona como um wallbreaker que visa abrir brechas para que um parceiro fa&ccedil;a sweep. Por&eacute;m, Gengar pode usar sua alta Speed para tentar um sweep no late-game caso a equipe advers&aacute;ria esteja enfraquecida o suficiente. Devido &agrave; sua fragilidade, Gengar deve tomar cuidado ao fazer switch ins. Geralmente, ele pode entrar em campo por meio de switches duplas previstas e em moves que ele ou &eacute; imune ou tem uma resist&ecirc;ncia quadrupla, embora seja melhor o trazer a campo com a ajuda de um pivot ou ap&oacute;s a derrota de um parceiro. Por essa fragilidade, Gengar se atentar ao ficar de frente a amea&ccedil;as, como Garchomp e Volcarona sem boosts, a n&atilde;o ser que esses Pok&eacute;mon j&aacute; estejam enfraquecidos, afinal, eles aguentam um golpe e d&atilde;o OHKO em Gengar ou aproveitam para fazer setup. Uma vez que Choice Specs prende Gengar em um move, &eacute; importante que previs&otilde;es cuidadosas sejam feitas com esse set. Por exemplo, se um alvo como Tyranitar ou Bisharp &eacute; previsto em uma switch in, Gengar deve usar Focus Blast para evitar ser preso por eles ou dar uma oportunidade de setup no turno seguinte. Trick deve ser especialmente usado durante essas previs&otilde;es, visto que Gengar s&oacute; ter&aacute; uma oportunidade para for&ccedil;ar um alvo a segurar Choice Specs. Chansey e Mantine s&atilde;o exemplos de Pok&eacute;mon que comumente far&atilde;o switch in em Gengar, portanto, caso eles estejam na equipe advers&aacute;ria e voc&ecirc; os preveja entrando em campo, Trick deve debilit&aacute;-los ao prender eles em um move e, no caso de Chansey, remover Eviolite.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>O apoio de Stealth Rock de Pok&eacute;mon como Ferrothorn, Garchomp e Mega Diance podem punir as switch-ins de Gengar e permitir a ele garantir seus KOs, como o poss&iacute;vel OHKO em Mega Latias usando Shadow Ball e 2HKO em Mantine com Sludge Wave. Suporte de Spikes de Pok&eacute;mon como Greninja e Ferrothorn tamb&eacute;m pode ser &uacute;til para punir switch-ins t&iacute;picas, como Assault Vest Magearna. Pivots, como Mega Scizor, Tapu Koko e Magnezone, trazem Gengar ao campo em seguran&ccedil;a, o que &eacute; muito &uacute;til devido &agrave;s suas baixas defesas. Setup sweepers, como Volcarona, Celesteela e Magearna, apreciam bastante a capacidade de Gengar como wallbreaker, j&aacute; que ele consegue enfraquecer a equipe advers&aacute;ria o suficiente para que seus parceiros fa&ccedil;am sweep. Physical attackers podem ajudar Gengar a derrubar special walls, com as quais ele sofre para derrotar. Exemplificam-se Tapu Koko, que &eacute; particularmente &uacute;til para derrubar ambos Mantine e Chansey com seu set de Z-Wild Charge, e Bisharp, que usa Knock Off para remover Eviolite de Chansey. Fighting-types, como Mega Medicham e Keldeo, tamb&eacute;m lidamcom Chansey ao mesmo tempo em que pressionam Dark-types que Gengar geralmente n&atilde;o consegue derrotar; em troca, Gengar pode remover Psychic- e Ghost-types que causam problemas a eles. Fairy-types, como Magearna e Tapu Lele, tamb&eacute;m fazem check aos Dark-types que atormentam Gengar e apreciam sua habilidade de atrair e remover Steel-types contra os quais esse tipo sofre, como Heatran e Celesteela.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Reflect Type &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o no set utilit&aacute;rio para que Gengar saia de campo mais a salvo de usu&aacute;rios de Pursuit. Por&eacute;m, &eacute; um muito situacional e n&atilde;o ser&aacute; t&atilde;o consistente quanto Taunt e Focus Blast. Substitute tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para tirar vantagem das switches for&ccedil;adas por Gengar, permitindo-lhe disparar ataques de forma mais segura, mas, na maioria das vezes, continua sendo menos &uacute;til que Taunt e Focus Blast. Um set Choice Scarf permite a Gengar funcionar como revenge killer e potencial late-game cleaner, embora a queda de poder seja bem n&iacute;tida, deixando-o ainda mais suscet&iacute;vel a amea&ccedil;as ofensivas com bom bulk que conseguem aguentar golpes e devolver outros mais poderosos. Um set com Hex + Will-O-Wisp causa bastante dano &agrave; maioria dos alvos ap&oacute;s lhes causar burn, apesar de ser necess&aacute;rio que tais alvos estejam com burn ou com outro status para Gengar causar danos consider&aacute;veis com seu STAB Ghost-type e, geralmente, n&atilde;o &eacute; t&atilde;o &uacute;til quanto os sets principais listados. Gengar tem acesso a v&aacute;rios moves de coverage bastante &uacute;teis para surpreender amea&ccedil;as espec&iacute;ficas, como Psychic, Dazzling Gleam e Energy Ball. Infelizmente, muitas vezes ele n&atilde;o tem espa&ccedil;o para esses moves pela melhor coverage ou utilidade fornecidas por moves como Taunt, Focus Blast e Thunderbolt. Por fim, Gengar pode acessar uma abund&acirc;ncia de moves de utilidade, como Disable, Knock Off, Haze e Icy Wind. Contudo, esses s&atilde;o moves muito dif&iacute;ceis de serem encaixados e situacionais demais para justificarem sua perman&ecirc;ncia em um set.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Pok&eacute;mon Mais R&aacute;pidos</strong>: Devido &agrave; extrema fragilidade de Gengar, Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, como Mega Alakazam, Mega Lopunny e Greninja, podem amea&ccedil;&aacute;-lo fortemente com seus poderosos STABs. Usu&aacute;rios de Choice Scarf, como Excadrill e Tapu Lele, tamb&eacute;m s&atilde;o bem problem&aacute;ticos devido ao fato de conseguirem ultrapassar e derrotar Gengar.</li>
    <li><strong>Fortes Moves Prioridade</strong>: As defesas ruins de Gengar fazem dele um alvo f&aacute;cil a moves priorit&aacute;rios, como Shadow Sneak de Mimikyu, Sucker Punch de Mega Mawile e Bullet Punch de Mega Scizor.</li>
    <li><strong>Usu&aacute;rios de Pursuit</strong>: Usu&aacute;rios como Weavile, Tyranitar e Mega Scizor facilmente tiram vantagem ultrapassando Gengar ou resistindo ao move em que ele se prendeu, podendo nocaute&aacute;-lo utilizando Pursuit. Alolan Muk, embora n&atilde;o muito comum, &eacute; especialmente problem&aacute;tico, j&aacute; que ele aguenta qualquer golpe de Gengar e o remove de jogo.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Ofensivos que Aguentam um Golpe</strong>: Pok&eacute;mon ofensivos que sobrevivem a pelo menos um ataque de Gengar, como Mega Charizard X, Keldeo e Garchomp, amea&ccedil;am-no fortemente, j&aacute; que conseguem derrot&aacute;-lo com seus STABs ap&oacute;s levarem um golpe.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/313384" target="_blank">Hilomilo</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/trafalgar-shambles.359610/" target="_blank">Trafalgar Shambles</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/101351" target="_blank">Gary</a>, <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a> e <a href="/forums/members/114198" target="_blank">Finchinator</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top