OU Mega Charizard X

Status
Not open for further replies.

Pinboim3

Rain days are the worst
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/charizard/

[OVERVIEW]

Mega Charizard X é um wallbreaker extremamente forte e um setup sweeper que pressiona ofensivamente Pokémon Steel- e Grass-types importantes como Magearna, Ferrothorn e Tangrowth. Sua boa tipagem ofensiva depois da Mega Evolução e seus de ataques STAB poderosos fortalecidos por Tough Claws lhe permitem passar pela maioria do metagame de OU com uma combinação de STABs quase não resistidos e suas escolhas de coverage. A boa speed tier de Mega Charizard X lhe permite ultrapassar adversários rápidos, como Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor, dando-lhe uma vantagem sobre outros wallbreakers mais lentos. O acesso a Dragon Dance de Mega Charizard X o torna muito perigoso após um boost, conseguindo ser mais rápido que usuários Choice Scarf, como Landorus-T. No entanto, ele é bastante suscetível a entry hazards; antes de Mega Evoluir, possui fraqueza quádrupla a Stealth Rock, tendo dificuldade para fazer switch in eficazmente, e depois da Mega Evolução se torna vulnerável a todos os tipos de entry hazards. Além disso, também vai perdendo HP por danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T e Iron Barbs de Ferrothorn, e recoil considerável de Flare Blitz, que usa para lidar com esses oponentes, o que limita a sua capacidade para derrotar tais Pokémon sem se desgastar, ao ponto de ser derrotado por atacantes mais rápidos ou mesmo golpes de prioridade.

[SET]
Name: Dragon Dance X
Move 1: Dragon Dance
Move 2: Flare Blitz
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Moves
========

Earthquake é a melhor opção de Mega Charizard X para atacar Heatran e Toxapex e ainda causa dano significativo em Rock-types, como Mega Diancie e Tyranitar. Também fornece um meio para atingir Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Outrage permite que Mega Charizard derrote Pokémon resistentes a ataques do tipo Fire, como Garchomp, bem como dar 2HKO em usuários de Unaware como Quagsire e Pyukumuku; no entanto, isso prende Mega Charizard X no move e dá turnos livres a Fairy-types perigosos, como Mega Mawile, Tapu Lele e Magearna. Roost substitui uma terceira opção de coverage para curar o HP perdido pelo recoil de Flare Blitz ou por fazer switch in com Stealth Rock no campo. Isso permite a Mega Charizard X fazer check com mais consistência a Grass-types, como Tapu Bulu, Kartana e Serperior.

Detalhes do Set
========

Mega Charizard X com a nature Jolly ultrapassa Tapu Lele, Kyurem-B e Hydreigon. Usar Blaze como a ability de Charizard antes da Mega Evolução o impede de tomar dano de Solar Power se entrar em campo quando o weather sun estiver ativo.

Dicas de Uso
========

Mega Charizard X deve evitar fazer switch in em ataques neutros, especialmente quando Stealth Rock estiver em campo. É ideal trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado cair ao chão. Mega Evoluir o mais cedo possível é ótimo, já que concede a Mega Charizard X uma nova resistência a ataques Electric além de resistência neutra a Water. Isso também retira a fraqueza quádrupla a Stealth Rock; contudo, torna-se suscetível a Spikes e Toxic Spikes como resultado. No entanto, se Charizard tiver a oportunidade para fazer setup em Landorus-T sem Stone Edge, ele pode não Mega Evoluir para ter imunidade a ataques Ground-type. Apesar de fazer check a uma variedade de Grass-types, sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução e sua vulnerabilidade a todos os tipos de entry hazards depois disso, significam que ele não faz switch in muitas vezes. Ele consegue, todavia, usar ataques Grass-types fracos, como Giga Drain de Tangrowth, para poder fazer switch in e ganhar turnos de setup. É melhor utilizar Mega Charizard X para fazer setup no meio ou no final do jogo após os Water-types bulky que lhe fazem check, como Tapu Fini e Gastrodon, terem sido enfraquecidos ou derrotados. Usuários de prioridades, como Ash-Greninja e Mega Mawile, também devem ser removidos se Mega Charizard X não conseguir se curar com Roost, visto que esses Pokémon podem dar revenge kill após danos residuais. Mega Charizard X deve ser cauteloso ao usar seus golpes STAB; Flare Blitz o força a tomar um dano pesado de recoil, o que pode desgastar Mega Charizard X ao ponto de estar ao alcance de golpes prioritários, então, quando der KO em adversários fracos a Fire-type, deve-se ter cuidado com isso. Outrage, por outro lado, prende Mega Charizard X no mesmo ataque, significando que ao dar KO no oponente, um Fairy-type poderoso como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele pode entrar em campo livremente e causar KO nele. Embora Mega Charizard X seja um sweeper eficaz no final de jogo, também pode agir como wallbreaker logo de início para enfraquecer os seus próprios checks, como Toxapex e Tapu Fini. Mega Charizard X deve usar Roost frequentemente quando o seu HP estiver baixo; ele consegue tirar vantagem dos turnos livres para recuperar o seu HP ao forçar que seus counters entrem campo. Toxic e paralysis assustam-no fortemente, logo, deve evitar fazer switch in diretamente em adversários como Toxapex, Heatran e Clefable. Mega Charizard X depende muito do seu stat de Attack para abrir brechas e fazer sweeps, por isso tem problemas com Intimidate de Landorus-T e não encontra oportunidades de setup facilmente quando faz switch in; portanto, assegure-se de que ele está enfraquecido antes de fazer setup, para que ele não possa fazer pivot na frente de Mega Charizard X e a sua presença ofensiva se torne mais fraca.

Opções de Equipe
========

Mega Charizard X se encaixa melhor em times offense ou bulky offense que apreciem ter um setup sweeper que puna Steel- e Grass-types comuns. Devido à vulnerabilidade de Mega Charizard X a entry hazards por sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução, ele aprecia companheiros que removam esses hazards, como Tornadus-T, Gliscor e Tapu Fini; sendo que a última o protege de status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. Ele também preza formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Choice Scarf Serperior. Mega Charizard X também aprecia entry hazards dos seus próprios aliados para dar dano residual nas suas switch-ins, como Tapu Fini. Portanto, Ferrothorn, Garchomp e Clefable ficam bem com Mega Charizard X. Suporte de pivots, como U-turn de Tornadus-T e Landorus-T, ajuda a trazer Mega Charizard X a campo em uma switch in livre, prevenindo que tome dano extra e cumprindo sua função mais facilmente. Water-types bulky como Tapu Fini e Toxapex são difíceis para Mega Charizard X derrotar, especialmente sem boosts. Pokémon como Tangrowth e Tapu Lele, que se aproveitam desses adversários, beneficiam Mega Charizard X, com a última se beneficiando pela capacidade de Mega Charizard X de derrotar Steel-types. Como é suscetível a ataques Ground-type de Landorus-T e Garchomp antes da Mega Evolução, switch-ins confiáveis e checks a esses oponentes, como Celesteela e Tapu Bulu, são bons parceiros. Em retorno, Mega Charizard X consegue eliminar Steel-types para eles. Visto que Mega Charizard X é eficaz ao fazer sweeps a times enfraquecidos com um boost de Dragon Dance, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana podem ajudar a desgastar o time adversário e romper alguns dos seus checks.

[SET]
Name: 3 Ataques
Move 1: Flare Blitz
Move 2: Outrage
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Moves
========

Outrage permite que Mega Charizard X derrote Pokémon comuns com resistência a ataques Fire, como Toxapex e Garchomp. No entanto, prende Mega Charizard X em campo e impede que faça switch in em frente de Fairy-types problemáticos, como Mega Mawile. Dragon Claw pode prevenir que Mega Charizard X fique preso e com confusion por Outrage, mas é muito mais fraco que Outrage e sequer pressiona Pokémon comuns resistentes a Fire, como Toxapex, e não dá OHKO em variantes bulky de Garchomp. Além disso, ao contrário de Outrage, Dragon Claw não consegue dar 2HKO em Pyukumuku e Quagsire. Earthquake possibilita ao Mega atacar Heatran com dano super efetivo e também pode causar dano a Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Roost mantém o HP de Mega Charizard X, já que o mesmo é desgastado facilmente por Stealth Rock, recoil de Flare Blitz e dano passivo, como Iron Barbs de Ferrothorn e Rocky Helmet de Tornadus-T.

Detalhes do Set
========

Mega Charizard X com nature Jolly consegue ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor. Como é um wallbreaker, ele não necessita de investimento em bulk. Utilizar Blaze como ability antes da Mega Evolução evita que Solar Power lhe dê danos ao entrar em campo quando o weather for sun.

Dicas de Uso
========

Mega Charizard X pode agir como um wallbreaker poderoso no início ou no meio do jogo que consegue enfraquecer muitos Pokémon chave populares, como Toxapex, Ferrothorn, Magearna e Tangrowth. Trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado for derrotado é ideal; contudo, pode entrar em campo em ataques fracos resistidos, como Horn Leech de Tapu Bulu, dando-lhe turnos livres para a Mega Evolução. Mega Evoluir no início do jogo é preferível para atenuar a fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock, todavia, ele se torna suscetível às outras formas de entry hazard, preservando ainda uma fraqueza a Stealth Rock. Se entry hazards não estiverem presentes em campo depois de Mega Evoluir, ele pode fazer switch in em Pokémon a que faz check com mais frequência. Os ataques STAB de Mega Charizard X são fáceis de castigar, por isso, deve ser cuidadoso quando os usar, já que o recoil de Flare Blitz pode desgastar Mega Charizard X até estar com HP ao alcance de ataques de prioridade. Quando dá KO em Pokémon com fraqueza a ataques Fire-type, como Tangrowth ou Ferrothorn, deve-se estar atento ao seu HP. Outrage prende Mega Charizard X no mesmo ataque, logo, se der KO no oponente, um Fairy-type poderoso, como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele, pode entrar em campo livremente e o derrotar. Portanto, só deve usar o ataque se Fairy-types estiverem todos eliminados ou se for realmente preciso dar KO em uma ameaça para Mega Charizard X e para os seus aliados. Mega Charizard X deve fazer predições com relativa frequência em switch ins de adversários; se previr que um Pokémon resistente ou imune a ataques Fire-type faça switch in, como Toxapex e Heatran, usar Outrage ou Earthquake pode os desgastar severamente ou dar KO nos checks de Mega Charizard X.

Opções de Equipe
========

Remoção de entry hazards é crucial ao usar Mega Charizard X devido à sua necessidade de fazer switch in muitas vezes para ser um wallbreaker eficiente; afinal, antes da Mega Evolução, Stealth Rock tira metade do seu HP, e Mega Charizard X é vulnerável a Spikes e Toxic Spikes depois de Mega Evoluir. Parceiros como Tornadus-T e Gliscor, tal como formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Kartana, fornecem remoção. Tapu Fini também provê remoção de hazards com segurança e bloqueia status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. A fraqueza de Mega Charizard X a atacantes Ground-type comuns, tais como Garchomp e Landorus-T, justificam checks a eles; os Defoggers mencionados antes e ainda outros checks como Tangrowth resolvem esse problema. Devido à ausência de moves de setup, Mega Charizard X tem dificuldade de eliminar Water-types bulky, como Toxapex e Tapu Fini. Como resultado, checks a esses Pokémon , como Tapu Bulu e Tapu Koko, auxiliam Mega Charizard X. Aliados que colocam entry hazards, como Garchomp, Ferrothorn e Clefable, contribuem para que Mega Charizardi X enfraqueça a equipe adversária. Ele também consegue fazer wallbreak efetivamente quando entrar em campo através de suporte de pivots; Tornadus-T e Rotom-W trazem Mega Charizard X em campo com segurança através de U-turn e Volt Switch, respectivamente. Uma vez que Mega Charizard X não consegue aumentar seu stat de Speed mediano nesse set e, como resultado, tem dificuldades para enfrentar Pokémon mais rápidos, companheiros fazem check a esses Pokémon rápidos como Choice Scarf Landorus-T e Ash-Greninja são boas escolhas. Em troca, Mega Charizard X consegue derrotar os checks deles, como Tangrowth.

[STRATEGY COMMENTS]

Outras Opções
=============

Dragon Claw é uma outra escolha de STAB Dragon-type para Mega Charizard X no set de Dragon Dance, apesar de ser bem mais fraco que Outrage e não pressionar Pokémon comuns que resistem a Fire-type, como Toxapex, bem como usuários de Unaware.

Checks e Counters
==================

**Rock-types e Stealth Rock**: Antes de Mega Evoluir, Charizard é quatro vezes fraco a Stealth Rock e é desgastado fortemente ao fazer switch in; depois da Mega Evolução, ainda é enfraquecido por entry hazards. Mega Charizard X também é extremamente vulnerável a atacantes Rock-type, como Mega Diancie, Mega Tyranitar e Tyranitar.

**Water-types bulky**: Devido à sua resistência a ataques Fire-type, Water-types bulky como Toxapex conseguem fazer switch in nos seus ataques STAB principais e o prejudicar com status ou o enfraquecer com Scald. Tapu Fini é o counter mais eficaz de Mega Charizard X graças à sua imunidade a Dragon, podendo fazer wall aos STABs dele, e Misty Terrain também enfraquece ataques Dragon-type para os aliados de Tapu Fini.

**Dano Residual**: Além de ser vulnerável a Stealth Rock, Mega Charizard X é extremamente suscetível a Spikes e Toxic Spikes depois da Mega Evolução. Outros danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T, Iron Barbs de Ferrothorn e Rough Skin de Garchomp, também desgastam Mega Charizard X ao ponto de ele ser derrotado por Pokémon mais rápidos e golpes de prioridade.

**Ground-types**: Mega Charizard X é extremamente vulnerável a ataques Ground-type após a Mega Evolução, e oponentes como Landorus-T e Hippowdon podem fazer switch in e ameaçar dar KO nele.

[CREDITS]
- Written by: [[GMars, 273636]]
- Translated by: [[Pinboim3, 435279]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Lyd, 303291]]
- Quality control by: [[uwu Smith Lord uwu, 12650], [Finchinator, 14198], [Subject 18, 137683]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Leia, sobretudo, as (A)notações;

Otimize seu tempo: atualize com o Copy-paste e depois leia o GP;

"Ataques" foi repetido muitas vezes. Se possível, mescle mais entre "ataques", "golpes", "moves" ou até mesmo, se o contexto permitir, nem usar a palavra;

Priorize usar "pivot". Digo isso pelo termo aparecer mais do que pivô, tanto em artigos quanto em análises;

"Outras Opções", um parágrafo da análise, estava ausente em sua tradução. Caso haja a oportunidade, revise-o, pois ele já fora adicionado;

Comentários:

Desculpa a demora;

GP 1/2:

Visão Geral

Mega Charizard X é um wallbreaker extremamente forte e um setup sweeper que pressiona ofensivamente Pokémon Steel- e Grass-types importantes como Magearna, Ferrothorn e Tangrowth. Sua boa tipagem ofensiva depois da Mega Evolução e suas opções de ataques STAB poderosos fortalecidos por Tough Claws lhe permitem passar pela maioria do metagame de OU com seus STABs quase não resistidos e suas escolhas de coverage. A boa speed tier de Mega Charizard X lhe permite ultrapassar adversários rápidos, como Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor, dando-lhe uma vantagem sobre outros wallbreakers mais lentos. O acesso a (A: não se craseia nome de move) Dragon Dance de Mega Charizard X o torna muito perigoso após um boost, conseguindo ser mais rápido que usuários Choice Scarf, como Landorus-T. No entanto, ele é bastante suscetível a entry hazards; antes de Mega Evoluir, possui fraqueza quádrupla a Stealth Rock, tendo dificuldade para fazer switch in (A: switch in sem hífen é a ação de fazer uma troca, enquanto com hífen se refere a um Pokémon que consegue entrar efetivamente na frente de outro. Por exemplo: Keldeo é uma switch-in de Bisharp, podendo se aproveitar do Pokémon Dark-type para fazer switch in em campo e usar Calm Mind) eficazmente, e depois da Mega Evolução se torna vulnerável a todos os tipos de entry hazards. Além disso, também vai perdendo HP por danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T e Iron Barbs de Ferrothorn, e recoil considerável de Flare Blitz, que usa para lidar com esses (A: quando for para retomar uma ideia, use "esse" ao invés de "este") oponentes, o que limita a sua capacidade para derrotar tais Pokémon sem se desgastar, ao ponto de ser derrotado por attackers mais rápidos ou mesmo golpes de prioridade.

[SET]
Name: Dragon Dance X
Move 1: Dragon Dance
Move 2: Flare Blitz
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Earthquake é a melhor opção de Mega Charizard X para atacar Heatran e Toxapex e ainda causa dano significativo em Rock-types, como Mega Diancie e Tyranitar. Também fornece um meio para atingir Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Outrage permite que Mega Charizard derrote Pokémon resistentes a ataques Fire, como Garchomp, bem como dar 2HKO em usuários de Unaware como Quagsire e Pyukumuku; no entanto, (G: lembre-se de usar a vírgula com as adversativas) isso prende Mega Charizard X no move e dá turnos livres a Fairy-types perigosos, como Mega Mawile, Tapu Lele e Magearna. Roost substitui uma terceira opção de coverage para curar o HP perdido pelo recoil de Flare Blitz ou por fazer switch in com Stealth Rock no campo. Isso permite a Mega Charizard X fazer check com mais consistência a Grass-types, como Tapu Bulu, Kartana e Serperior.

Detalhes do Set

Mega Charizard X com a nature Jolly ultrapassa Tapu Lele, Kyurem-B e Hydreigon. Usar Blaze como a ability de Charizard antes da Mega Evolução o impede de tomar dano de Solar Power se entrar em campo quando o weather sun estiver ativo.

Dicas de Uso

Mega Charizard X deve evitar fazer switch in em ataques neutros, especialmente quando Stealth Rock estiver em campo. É ideal trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado cair ao chão. Mega Evoluir o mais cedo possível é ótimo, já que (G: não só "já que" deve ter uma vírgula o antecedendo, como também outras conjunções como "uma vez que", "visto que" e "pois") concede a Mega Charizard X uma nova resistência a ataques Electric além de resistência neutra a Water. Isso também retira a fraqueza quádrupla a Stealth Rock; contudo, torna-se suscetível a Spikes e Toxic Spikes como resultado. No entanto, se Charizard tiver a oportunidade para fazer setup em Landorus-T sem Stone Edge, ele pode não Mega Evoluir para ter imunidade a ataques Ground-type. Apesar de fazer check a uma variedade de Grass-types, sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução e sua vulnerabilidade a todos os tipos de entry hazards depois disso, significam que ele não faz switch in muitas vezes. Ele consegue, todavia, usar ataques Grass-types fracos, como Giga Drain de Tangrowth, para poder fazer switch in e ganhar turnos de setup. É melhor utilizar Mega Charizard X para fazer setup no meio ou no final do jogo após os Water-types bulky que lhe fazem check, como Tapu Fini e Gastrodon, terem sido enfraquecidos ou derrotados. Usuários de prioridades, como Ash-Greninja e Mega Mawile, também devem ser removidos se Mega Charizard X não conseguir se curar com Roost, visto que esses Pokémon podem dar revege kill se tiver danos residuais. Mega Charizard X deve ser cauteloso ao usar seus golpes STAB; Flare Blitz o força a tomar um dano pesado de recoil, o que pode desgastar Mega Charizard X ao ponto de estar ao alcance de golpes prioritários, então, quando der KO em adversários fracos a Fire-type, deve-se ter cuidado com isso. Outrage, por outro lado, prende Mega Charizard X no mesmo ataque, significando que ao dar KO no oponente, um Fairy-type poderoso como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele pode entrar em campo livremente e causar KO nele. Embora Mega Charizard X seja um sweeper eficaz no final de jogo, também pode agir como wallbreaker logo de início para enfraquecer os seus próprios checks, como Toxapex e Tapu Fini. Mega Charizard X deve usar Roost frequentemente quando o seu HP estiver baixo; ele consegue tirar vantagem dos turnos livres para recuperar o seu HP ao forçar que seus counters entrem campo. Poison de Toxic e paralysis assustam-no fortemente, logo, deve evitar fazer switch in diretamente em adversários como Toxapex, Heatran e Clefable. Mega Charizard X depende muito do seu stat de Attack para abrir brechas e fazer sweeps, por isso tem problemas com Intimidate de Landorus-T e não encontra oportunidades de setup facilmente quando faz switch in; portanto, assegure-se de que ele está enfraquecido antes de fazer setup, para que ele não possa fazer pivot na frente de Mega Charizard X e a sua presença ofensiva se torne mais fraca.

Opções de Equipe

Mega Charizard X encaixa melhor em times offense ou bulky offense que apreciem ter um setup sweeper que puna Steel- e Grass-types comuns. Devido à vulnerabilidade de Mega Charizard X a entry hazards por sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução, ele aprecia companheiros que removam esses hazards, como Tornadus-T, Gliscor e Tapu Fini; sendo que a última o protege de status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. Ele também preza formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Choice Scarf Serperior. Mega Charizard X também aprecia entry hazards dos seus próprios aliados para dar dano residual nas suas switch-ins, como Tapu Fini. Portanto, Ferrothorn, Garchomp e Clefable ficam bem com Mega Charizard X. Suporte de pivots, como U-turn de Tornadus-T e Landorus-T, ajuda a trazer Mega Charizard X a campo em uma switch in livre, prevenindo que tome dano extra e cumprindo sua função mais facilmente. Water-types bulky como Tapu Fini e Toxapex são difíceis para Mega Charizard X derrotar, especialmente sem boosts. Pokémon como Tangrowth e Tapu Lele, que se aproveitam desses adversários, beneficiam Mega Charizard X, com a última se beneficiando pela capacidade de Mega Charizard X de derrotar Steel-types. Como é suscetível a ataques Ground-type de Landorus-T e Garchomp antes da Mega Evolução, switch-ins confiáveis e checks a esses oponentes, como Celesteela e Tapu Bulu, são bons parceiros. Em retorno, Mega Charizard X consegue eliminar Steel-types para eles. Visto que Mega Charizard X é eficaz ao fazer sweeps a times enfraquecidos com um boost de Dragon Dance, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana podem ajudar a desgastar o time adversário e romper alguns dos seus checks.

[SET]
Name: 3 Ataques (A: na pior das hipóteses, vai que alguém confunde o stat com os moves)
Move 1: Flare Blitz
Move 2: Outrage
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Outrage permite que Mega Charizard X derrote Pokémon comuns com resistência a ataques Fire, como Toxapex e Garchomp. No entanto, prende Mega Charizard X em campo e impede que faça switch in em frente de Fairy-types problemáticos, como Mega Mawile. Dragon Claw pode prevenir que Mega Charizard X fique preso e com confusion por Outrage, mas é muito mais fraco que Outrage e sequer pressiona Pokémon comuns resistentes a Fire, como Toxapex, e não dá OHKO em variantes bulky de Garchomp. Além disso, ao contrário de Outrage, Dragon Claw não consegue dar 2HKO em Pyukumuku e Quagsire. Earthquake possibilita ao Mega atacar Heatran com dano super efetivo e também pode causar dano a Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Roost mantém o HP de Mega Charizard X, já que (G: assim como "uma vez que", "visto que" e "pois", lembre-se de usar a vírgula quando escrever "já que") é desgastado facilmente por Stealth Rock, recoil de Flare Blitz e dano passivo, como Iron Barbs de Ferrothorn e Rocky Helmet de Tornadus-T.

Detalhes do Set

Mega Charizard X com nature Jolly consegue ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor. Como é um wallbreaker, (G: quando "como" assume o valor de uma conjunção causal, usa-se a vírgula) ele não necessita de investimento em bulk. Utilizar Blaze como ability antes da Mega Evolução evita que Solar Power lhe dê danos ao entrar em campo quando o weather for sun.

Dicas de Uso

Mega Charizard X pode agir como um wallbreaker poderoso no início ou no meio do jogo que consegue enfraquecer muitos Pokémon chave populares, como Toxapex, Ferrothorn, Magearna e Tangrowth. Trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado for derrotado é ideal; contudo, (G: adversativas, vírgula) pode entrar em campo em ataques fracos resistidos, como Horn Leech de Tapu Bulu, dando-lhe turnos livres para a Mega Evolução. Mega Evoluir no início do jogo é preferível para atenuar a fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock, todavia, ele se torna suscetível às outras formas de entry hazard, preservando ainda uma fraqueza a Stealth Rock. Se entry hazards não estiverem presentes em campo depois de Mega Evoluir, ele pode fazer switch in em Pokémon a que faz check com mais frequência. Os ataques STAB de Mega Charizard X são fáceis de castigar, por isso, deve ser cuidadoso quando os usar, já que o recoil de Flare Blitz pode desgastar Mega Charizard X até estar com HP ao alcance de ataques de prioridade. Quando dá KO em Pokémon com fraqueza a ataques Fire-type, como Tangrowth ou Ferrothorn, deve-se estar atento ao seu HP. Outrage prende Mega Charizard X no mesmo ataque, logo, se der KO no oponente, um Fairy-type poderoso, como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele, pode entrar em campo livremente e o derrotar. Portanto, só deve usar o ataque se Fairy-types estiverem todos eliminados ou se for preciso dar KO em uma ameaça para si e para os seus aliados. Mega Charizard X deve fazer predições com relativa frequência em switch ins de adversários; se previr que um Pokémon resistente ou imune a ataques Fire-type faça switch in, como Toxapex e Heatran, usar Outrage ou Earthquake pode os desgastar severamente ou dar KO nos checks de Mega Charizard X.

Opções de Equipe

Remoção de entry hazards é crucial ao usar Mega Charizard X devido à sua necessidade de fazer switch in muitas vezes para fazer wallbreak; antes da Mega Evolução, Stealth Rock tira metade do seu HP, e é vulnerável a Spikes e Toxic Spikes depois de o fazer. Parceiros como Tornadus-T e Gliscor, tal como formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Kartana, fornecem remoção. Tapu Fini também provê remoção de hazards com segurança e bloqueia status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. A fraqueza de Mega Charizard X a attackers Ground-type comuns, tais como Garchomp e Landorus-T, justificam checks a eles; os Defoggers mencionados antes e ainda outros checks como Tangrowth resolvem esse problema. Devido à precariedade (A: embora seja uma palavra maior, ainda prefiro a usar em questão de sentido; o X da questão não é Charizard não ter ditos moves, mas aqueles que ele já tem não ser o suficiente para que ela possa lidar apropriadamente com seus adversários) de moves de setup, ele tem dificuldade de eliminar Water-types bulky, como Toxapex e Tapu Fini. Como resultado, checks a esses Pokémon, como Tapu Bulu e Tapu Koko, auxiliam Mega Charizard X. Aliados que colocam entry hazards, como Garchomp, Ferrothorn e Clefable, contribuem para fazer wallbreak de Mega Charizard X. Ele também consegue fazer wallbreak efetivamente quando entrar em campo através de suporte pivots; Tornadus-T e Rotom-W trazem Mega Charizard X em campo com segurança através de U-turn e Volt Switch, respectivamente. Uma vez que Mega Charizard X não consegue aumentar seu stat de Speed médio nesse set e, como resultado, tem dificuldades para enfrentar Pokémon mais rápidos, companheiros fazem check a esses Pokémon rápidos como Choice Scarf Landorus-T e Ash-Greninja são boas escolhas. Em troca, Mega Charizard X consegue derrotar os checks deles, (A: nesse caso eu acho até perigoso não usar a vírgula, pois é possível inferir que Charizard está exercendo esse papel assim como Tangrowth o faz, o que não é o caso) como Tangrowth.

Outras Opções

Dragon Claw é uma outra escolha de STAB Dragon-type para Mega Charizard X no set de Dragon Dance, apesar de ser bem mais fraco que Outrage e não pressionar Pokémon comuns que resistem a Fire-type, como Toxapex, bem como usuários de Unaware.


Checks e Counters


Rock-types e Stealth Rock: Antes de Mega Evoluir, Charizard é quatro vezes fraco a Stealth Rock e é desgastado fortemente ao fazer switch in; depois da Mega Evolução, ainda é enfraquecido por entry hazards. Mega Charizard X também é extremamente vulnerável a attackers Rock-type, como Mega Diancie, Mega Tyranitar e Tyranitar.

Water-types bulky: Devido à sua resistência a (G: não se craseia diante de palavras no plural) ataques Fire-type, Water-types bulky como Toxapex conseguem fazer switch in nos seus ataques STAB principais e o prejudicar com status ou o enfraquecer com Scald. Tapu Fini é o counter mais eficaz de Mega Charizard X graças à sua imunidade a Dragon, podendo fazer wall aos STABs dele, e Misty Terrain também enfraquece ataques Dragon-type para os aliados de Tapu Fini.

Dano Residual: Além de ser vulnerável a Stealth Rock, Mega Charizard X é extremamente suscetível a Spikes e Toxic Spikes depois da Mega Evolução. Outros danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T, Iron Barbs de Ferrothorn e Rough Skin de Garchomp, também desgastam Mega Charizard X ao ponto de ele ser derrotado por attackers mais rápidos e ataques de prioridade.

Ground-types: Mega Charizard X é extremamente vulnerável a ataques Ground-type após a Mega Evolução, (A: adicionei a vírgula visando usar o "e" com valor conclusivo) e oponentes como Landorus-T e Hippowdon podem fazer switch in e ameaçar dar KO nele.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/YCXKBobn :

Visão Geral

Mega Charizard X é um wallbreaker extremamente forte e um setup sweeper que pressiona ofensivamente Pokémon Steel- e Grass-types importantes como Magearna, Ferrothorn e Tangrowth. Sua boa tipagem ofensiva depois da Mega Evolução e suas opções de ataques STAB poderosos fortalecidos por Tough Claws lhe permitem passar pela maioria do metagame de OU com seus STABs quase não resistidos e suas escolhas de coverage. A boa speed tier de Mega Charizard X lhe permite ultrapassar adversários rápidos, como Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor, dando-lhe uma vantagem sobre outros wallbreakers mais lentos. O acesso a Dragon Dance de Mega Charizard X o torna muito perigoso após um boost, conseguindo ser mais rápido que usuários Choice Scarf, como Landorus-T. No entanto, ele é bastante suscetível a entry hazards; antes de Mega Evoluir, possui fraqueza quádrupla a Stealth Rock, tendo dificuldade para fazer switch in eficazmente, e depois da Mega Evolução se torna vulnerável a todos os tipos de entry hazards. Além disso, também vai perdendo HP por danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T e Iron Barbs de Ferrothorn, e recoil considerável de Flare Blitz, que usa para lidar com esses oponentes, o que limita a sua capacidade para derrotar tais Pokémon sem se desgastar, ao ponto de ser derrotado por attackers mais rápidos ou mesmo golpes de prioridade.

[SET]
Name: Dragon Dance X
Move 1: Dragon Dance
Move 2: Flare Blitz
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Earthquake é a melhor opção de Mega Charizard X para atacar Heatran e Toxapex e ainda causa dano significativo em Rock-types, como Mega Diancie e Tyranitar. Também fornece um meio para atingir Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Outrage permite que Mega Charizard derrote Pokémon resistentes a ataques Fire, como Garchomp, bem como dar 2HKO em usuários de Unaware como Quagsire e Pyukumuku; no entanto, isso prende Mega Charizard X no move e dá turnos livres a Fairy-types perigosos, como Mega Mawile, Tapu Lele e Magearna. Roost substitui uma terceira opção de coverage para curar o HP perdido pelo recoil de Flare Blitz ou por fazer switch in com Stealth Rock no campo. Isso permite a Mega Charizard X fazer check com mais consistência a Grass-types, como Tapu Bulu, Kartana e Serperior.

Detalhes do Set

Mega Charizard X com a nature Jolly ultrapassa Tapu Lele, Kyurem-B e Hydreigon. Usar Blaze como a ability de Charizard antes da Mega Evolução o impede de tomar dano de Solar Power se entrar em campo quando o weather sun estiver ativo.

Dicas de Uso

Mega Charizard X deve evitar fazer switch in em ataques neutros, especialmente quando Stealth Rock estiver em campo. É ideal trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado cair ao chão. Mega Evoluir o mais cedo possível é ótimo, já que concede a Mega Charizard X uma nova resistência a ataques Electric além de resistência neutra a Water. Isso também retira a fraqueza quádrupla a Stealth Rock; contudo, torna-se suscetível a Spikes e Toxic Spikes como resultado. No entanto, se Charizard tiver a oportunidade para fazer setup em Landorus-T sem Stone Edge, ele pode não Mega Evoluir para ter imunidade a ataques Ground-type. Apesar de fazer check a uma variedade de Grass-types, sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução e sua vulnerabilidade a todos os tipos de entry hazards depois disso, significam que ele não faz switch in muitas vezes. Ele consegue, todavia, usar ataques Grass-types fracos, como Giga Drain de Tangrowth, para poder fazer switch in e ganhar turnos de setup. É melhor utilizar Mega Charizard X para fazer setup no meio ou no final do jogo após os Water-types bulky que lhe fazem check, como Tapu Fini e Gastrodon, terem sido enfraquecidos ou derrotados. Usuários de prioridades, como Ash-Greninja e Mega Mawile, também devem ser removidos se Mega Charizard X não conseguir se curar com Roost, visto que esses Pokémon podem dar revege kill se tiver danos residuais. Mega Charizard X deve ser cauteloso ao usar seus golpes STAB; Flare Blitz o força a tomar um dano pesado de recoil, o que pode desgastar Mega Charizard X ao ponto de estar ao alcance de golpes prioritários, então, quando der KO em adversários fracos a Fire-type, deve-se ter cuidado com isso. Outrage, por outro lado, prende Mega Charizard X no mesmo ataque, significando que ao dar KO no oponente, um Fairy-type poderoso como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele pode entrar em campo livremente e causar KO nele. Embora Mega Charizard X seja um sweeper eficaz no final de jogo, também pode agir como wallbreaker logo de início para enfraquecer os seus próprios checks, como Toxapex e Tapu Fini. Mega Charizard X deve usar Roost frequentemente quando o seu HP estiver baixo; ele consegue tirar vantagem dos turnos livres para recuperar o seu HP ao forçar que seus counters entrem campo. Poison de Toxic e paralysis assustam-no fortemente, logo, deve evitar fazer switch in diretamente em adversários como Toxapex, Heatran e Clefable. Mega Charizard X depende muito do seu stat de Attack para abrir brechas e fazer sweeps, por isso tem problemas com Intimidate de Landorus-T e não encontra oportunidades de setup facilmente quando faz switch in; portanto, assegure-se de que ele está enfraquecido antes de fazer setup, para que ele não possa fazer pivot na frente de Mega Charizard X e a sua presença ofensiva se torne mais fraca.

Opções de Equipe

Mega Charizard X encaixa melhor em times offense ou bulky offense que apreciem ter um setup sweeper que puna Steel- e Grass-types comuns. Devido à vulnerabilidade de Mega Charizard X a entry hazards por sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução, ele aprecia companheiros que removam esses hazards, como Tornadus-T, Gliscor e Tapu Fini; sendo que a última o protege de status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. Ele também preza formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Choice Scarf Serperior. Mega Charizard X também aprecia entry hazards dos seus próprios aliados para dar dano residual nas suas switch-ins, como Tapu Fini. Portanto, Ferrothorn, Garchomp e Clefable ficam bem com Mega Charizard X. Suporte de pivots, como U-turn de Tornadus-T e Landorus-T, ajuda a trazer Mega Charizard X a campo em uma switch in livre, prevenindo que tome dano extra e cumprindo sua função mais facilmente. Water-types bulky como Tapu Fini e Toxapex são difíceis para Mega Charizard X derrotar, especialmente sem boosts. Pokémon como Tangrowth e Tapu Lele, que se aproveitam desses adversários, beneficiam Mega Charizard X, com a última se beneficiando pela capacidade de Mega Charizard X de derrotar Steel-types. Como é suscetível a ataques Ground-type de Landorus-T e Garchomp antes da Mega Evolução, switch-ins confiáveis e checks a esses oponentes, como Celesteela e Tapu Bulu, são bons parceiros. Em retorno, Mega Charizard X consegue eliminar Steel-types para eles. Visto que Mega Charizard X é eficaz ao fazer sweeps a times enfraquecidos com um boost de Dragon Dance, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana podem ajudar a desgastar o time adversário e romper alguns dos seus checks.

[SET]
Name: 3 Ataques
Move 1: Flare Blitz
Move 2: Outrage
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Outrage permite que Mega Charizard X derrote Pokémon comuns com resistência a ataques Fire, como Toxapex e Garchomp. No entanto, prende Mega Charizard X em campo e impede que faça switch in em frente de Fairy-types problemáticos, como Mega Mawile. Dragon Claw pode prevenir que Mega Charizard X fique preso e com confusion por Outrage, mas é muito mais fraco que Outrage e sequer pressiona Pokémon comuns resistentes a Fire, como Toxapex, e não dá OHKO em variantes bulky de Garchomp. Além disso, ao contrário de Outrage, Dragon Claw não consegue dar 2HKO em Pyukumuku e Quagsire. Earthquake possibilita ao Mega atacar Heatran com dano super efetivo e também pode causar dano a Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Roost mantém o HP de Mega Charizard X, já que é desgastado facilmente por Stealth Rock, recoil de Flare Blitz e dano passivo, como Iron Barbs de Ferrothorn e Rocky Helmet de Tornadus-T.

Detalhes do Set

Mega Charizard X com nature Jolly consegue ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor. Como é um wallbreaker, ele não necessita de investimento em bulk. Utilizar Blaze como ability antes da Mega Evolução evita que Solar Power lhe dê danos ao entrar em campo quando o weather for sun.

Dicas de Uso

Mega Charizard X pode agir como um wallbreaker poderoso no início ou no meio do jogo que consegue enfraquecer muitos Pokémon chave populares, como Toxapex, Ferrothorn, Magearna e Tangrowth. Trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado for derrotado é ideal; contudo, pode entrar em campo em ataques fracos resistidos, como Horn Leech de Tapu Bulu, dando-lhe turnos livres para a Mega Evolução. Mega Evoluir no início do jogo é preferível para atenuar a fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock, todavia, ele se torna suscetível às outras formas de entry hazard, preservando ainda uma fraqueza a Stealth Rock. Se entry hazards não estiverem presentes em campo depois de Mega Evoluir, ele pode fazer switch in em Pokémon a que faz check com mais frequência. Os ataques STAB de Mega Charizard X são fáceis de castigar, por isso, deve ser cuidadoso quando os usar, já que o recoil de Flare Blitz pode desgastar Mega Charizard X até estar com HP ao alcance de ataques de prioridade. Quando dá KO em Pokémon com fraqueza a ataques Fire-type, como Tangrowth ou Ferrothorn, deve-se estar atento ao seu HP. Outrage prende Mega Charizard X no mesmo ataque, logo, se der KO no oponente, um Fairy-type poderoso, como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele, pode entrar em campo livremente e o derrotar. Portanto, só deve usar o ataque se Fairy-types estiverem todos eliminados ou se for preciso dar KO em uma ameaça para si e para os seus aliados. Mega Charizard X deve fazer predições com relativa frequência em switch ins de adversários; se previr que um Pokémon resistente ou imune a ataques Fire-type faça switch in, como Toxapex e Heatran, usar Outrage ou Earthquake pode os desgastar severamente ou dar KO nos checks de Mega Charizard X.

Opções de Equipe

Remoção de entry hazards é crucial ao usar Mega Charizard X devido à sua necessidade de fazer switch in muitas vezes para fazer wallbreak; antes da Mega Evolução, Stealth Rock tira metade do seu HP, e é vulnerável a Spikes e Toxic Spikes depois de o fazer. Parceiros como Tornadus-T e Gliscor, tal como formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Kartana, fornecem remoção. Tapu Fini também provê remoção de hazards com segurança e bloqueia status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. A fraqueza de Mega Charizard X a attackers Ground-type comuns, tais como Garchomp e Landorus-T, justificam checks a eles; os Defoggers mencionados antes e ainda outros checks como Tangrowth resolvem esse problema. Devido à precariedade de moves de setup, ele tem dificuldade de eliminar Water-types bulky, como Toxapex e Tapu Fini. Como resultado, checks a esses Pokémon, como Tapu Bulu e Tapu Koko, auxiliam Mega Charizard X. Aliados que colocam entry hazards, como Garchomp, Ferrothorn e Clefable, contribuem para fazer wallbreak de Mega Charizard X. Ele também consegue fazer wallbreak efetivamente quando entrar em campo através de suporte pivots; Tornadus-T e Rotom-W trazem Mega Charizard X em campo com segurança através de U-turn e Volt Switch, respectivamente. Uma vez que Mega Charizard X não consegue aumentar seu stat de Speed médio nesse set e, como resultado, tem dificuldades para enfrentar Pokémon mais rápidos, companheiros fazem check a esses Pokémon rápidos como Choice Scarf Landorus-T e Ash-Greninja são boas escolhas. Em troca, Mega Charizard X consegue derrotar os checks deles, como Tangrowth.

Outras Opções

Dragon Claw é uma outra escolha de STAB Dragon-type para Mega Charizard X no set de Dragon Dance, apesar de ser bem mais fraco que Outrage e não pressionar Pokémon comuns que resistem a Fire-type, como Toxapex, bem como usuários de Unaware.

Checks e Counters

Rock-types e Stealth Rock: Antes de Mega Evoluir, Charizard é quatro vezes fraco a Stealth Rock e é desgastado fortemente ao fazer switch in; depois da Mega Evolução, ainda é enfraquecido por entry hazards. Mega Charizard X também é extremamente vulnerável a attackers Rock-type, como Mega Diancie, Mega Tyranitar e Tyranitar.

Water-types bulky: Devido à sua resistência a ataques Fire-type, Water-types bulky como Toxapex conseguem fazer switch in nos seus ataques STAB principais e o prejudicar com status ou o enfraquecer com Scald. Tapu Fini é o counter mais eficaz de Mega Charizard X graças à sua imunidade a Dragon, podendo fazer wall aos STABs dele, e Misty Terrain também enfraquece ataques Dragon-type para os aliados de Tapu Fini.

Dano Residual: Além de ser vulnerável a Stealth Rock, Mega Charizard X é extremamente suscetível a Spikes e Toxic Spikes depois da Mega Evolução. Outros danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T, Iron Barbs de Ferrothorn e Rough Skin de Garchomp, também desgastam Mega Charizard X ao ponto de ele ser derrotado por attackers mais rápidos e ataques de prioridade.

Ground-types: Mega Charizard X é extremamente vulnerável a ataques Ground-type após a Mega Evolução, e oponentes como Landorus-T e Hippowdon podem fazer switch in e ameaçar dar KO nele.
 
Last edited:
adicionar (33AACC), alterar (FF8877), remover (CC3355)
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/charizard/

[OVERVIEW]

Mega Charizard X é um wallbreaker extremamente forte e um setup sweeper que pressiona ofensivamente Pokemon Steel- e Grass-types importantes como Magearna, Ferrothorn e Tangrowth. Sua boa tipagem ofensiva depois da Mega Evolução e seus suas opções de ataques STAB poderosos fortalecidos por Tough Claws lhe permitem passar pela maioria do metagame de OU com uma combinação de seus STABs quase não resistidos e suas escolhas de coverage. A boa speed tier de Mega Charizard X lhe permite ultrapassar adversários rápidos, como Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor, dando-lhe uma vantagem sobre outros wallbreakers mais lentos. O acesso a Dragon Dance de Mega Charizard X o torna muito perigoso após um boost, conseguindo ser mais rápido que usuários Choice Scarf, como Landorus-T. No entanto, ele é bastante suscetível a entry hazards; antes de Mega Evoluir, possui fraqueza quádrupla a Stealth Rock, tendo dificuldade para fazer switch in eficazmente, e depois da Mega Evolução se torna vulnerável a todos os tipos de entry hazards. Além disso, também vai perdendo HP por danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T e Iron Barbs de Ferrothorn, e recoil considerável de Flare Blitz, que usa para lidar com esses oponentes, o que limita a sua capacidade para derrotar tais Pokemon sem se desgastar, ao ponto de ser derrotado por atacantes attackers mais rápidos ou mesmo golpes de prioridade.

[SET]
Name: Dragon Dance X
Move 1: Dragon Dance
Move 2: Flare Blitz
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Moves
========

Earthquake é a melhor opção de Mega Charizard X para atacar Heatran e Toxapex e ainda causa dano significativo em Rock-types, como Mega Diancie e Tyranitar. Também fornece um meio para atingir Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Outrage permite que Mega Charizard derrote Pokemon resistentes a ataques do tipo Fire, como Garchomp, bem como dar 2HKO em usuários de Unaware como Quagsire e Pyukumuku; no entanto, isso prende Mega Charizard X no move e dá turnos livres a Fairy-types perigosos, como Mega Mawile, Tapu Lele e Magearna. Roost substitui uma terceira opção de coverage para curar o HP perdido pelo recoil de Flare Blitz ou por fazer switch in com Stealth Rock no campo. Isso permite a Mega Charizard X fazer check com mais consistência a Grass-types, como Tapu Bulu, Kartana e Serperior.

Detalhes do Set
========

Mega Charizard X com a nature Jolly ultrapassa Tapu Lele, Kyurem-B e Hydreigon. Usar Blaze como a ability de Charizard antes da Mega Evolução o impede de tomar dano de Solar Power se entrar em campo quando o weather sun estiver ativo.

Dicas de Uso
========

Mega Charizard X deve evitar fazer switch in em ataques neutros, especialmente quando Stealth Rock estiver em campo. É ideal trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado cair ao chão. Mega Evoluir o mais cedo possível é ótimo, já que concede a Mega Charizard X uma nova resistência a ataques Electric além de resistência neutra a Water. Isso também retira a fraqueza quádrupla a Stealth Rock; contudo, torna-se suscetível a Spikes e Toxic Spikes como resultado. No entanto, se Charizard tiver a oportunidade para fazer setup em Landorus-T sem Stone Edge, ele pode não Mega Evoluir para ter imunidade a ataques Ground-type. Apesar de fazer check a uma variedade de Grass-types, sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução e sua vulnerabilidade a todos os tipos de entry hazards depois disso, significam que ele não faz switch in muitas vezes. Ele consegue, todavia, usar ataques Grass-types fracos, como Giga Drain de Tangrowth, para poder fazer switch in e ganhar turnos de setup. É melhor utilizar Mega Charizard X para fazer setup no meio ou no final do jogo após os Water-types bulky que lhe fazem check, como Tapu Fini e Gastrodon, terem sido enfraquecidos ou derrotados. Usuários de prioridades, como Ash-Greninja e Mega Mawile, também devem ser removidos se Mega Charizard X não conseguir se curar com Roost, visto que esses Pokemon podem dar revenge kill após se tiver danos residuais. Mega Charizard X deve ser cauteloso ao usar seus golpes STAB; Flare Blitz o força a tomar um dano pesado de recoil, o que pode desgastar Mega Charizard X ao ponto de estar ao alcance de golpes prioritários, então, quando der KO em adversários fracos a Fire-type, deve-se ter cuidado com isso. Outrage, por outro lado, prende Mega Charizard X no mesmo ataque, significando que ao dar KO no oponente, um Fairy-type poderoso como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele pode entrar em campo livremente e causar KO nele. Embora Mega Charizard X seja um sweeper eficaz no final de jogo, também pode agir como wallbreaker logo de início para enfraquecer os seus próprios checks, como Toxapex e Tapu Fini. Mega Charizard X deve usar Roost frequentemente quando o seu HP estiver baixo; ele consegue tirar vantagem dos turnos livres para recuperar o seu HP ao forçar que seus counters entrem campo. Poison de (Toxic é o único move que pode causar Badly Poison em OU já que Toxic Fang não é usado, então dizer Toxic não tem problema) Toxic e paralysis assustam-no fortemente, logo, deve evitar fazer switch in diretamente em adversários como Toxapex, Heatran e Clefable. Mega Charizard X depende muito do seu stat de Attack para abrir brechas e fazer sweeps, por isso tem problemas com Intimidate de Landorus-T e não encontra oportunidades de setup facilmente quando faz switch in; portanto, assegure-se de que ele está enfraquecido antes de fazer setup, para que ele não possa fazer pivot na frente de Mega Charizard X e a sua presença ofensiva se torne mais fraca.

Opções de Equipe
========

Mega Charizard X se encaixa melhor em times offense ou bulky offense que apreciem ter um setup sweeper que puna Steel- e Grass-types comuns. Devido à vulnerabilidade de Mega Charizard X a entry hazards por sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes da Mega Evolução, ele aprecia companheiros que removam esses hazards, como Tornadus-T, Gliscor e Tapu Fini; sendo que a última o protege de status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. Ele também preza formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Choice Scarf Serperior. Mega Charizard X também aprecia entry hazards dos seus próprios aliados para dar dano residual nas suas switch-ins, como Tapu Fini. Portanto, Ferrothorn, Garchomp e Clefable ficam bem com Mega Charizard X. Suporte de pivots, como U-turn de Tornadus-T e Landorus-T, ajuda a trazer Mega Charizard X a campo em uma switch in livre, prevenindo que tome dano extra e cumprindo sua função mais facilmente. Water-types bulky como Tapu Fini e Toxapex são difíceis para Mega Charizard X derrotar, especialmente sem boosts. Pokemon como Tangrowth e Tapu Lele, que se aproveitam desses adversários, beneficiam Mega Charizard X, com a última se beneficiando pela capacidade de Mega Charizard X de derrotar Steel-types. Como é suscetível a ataques Ground-type de Landorus-T e Garchomp antes da Mega Evolução, switch-ins confiáveis e checks a esses oponentes, como Celesteela e Tapu Bulu, são bons parceiros. Em retorno, Mega Charizard X consegue eliminar Steel-types para eles. Visto que Mega Charizard X é eficaz ao fazer sweeps a times enfraquecidos com um boost de Dragon Dance, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana podem ajudar a desgastar o time adversário e romper alguns dos seus checks.

[SET]
Name: 3 Ataques
Move 1: Flare Blitz
Move 2: Outrage
Move 3: Earthquake
Move 4: Roost
Item: Charizardite X
Ability: Blaze
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Moves
========

Outrage permite que Mega Charizard X derrote Pokemon comuns com resistência a ataques Fire, como Toxapex e Garchomp. No entanto, prende Mega Charizard X em campo e impede que faça switch in em frente de Fairy-types problemáticos, como Mega Mawile. Dragon Claw pode prevenir que Mega Charizard X fique preso e com confusion por Outrage, mas é muito mais fraco que Outrage e sequer pressiona Pokemon comuns resistentes a Fire, como Toxapex, e não dá OHKO em variantes bulky de Garchomp. Além disso, ao contrário de Outrage, Dragon Claw não consegue dar 2HKO em Pyukumuku e Quagsire. Earthquake possibilita ao Mega atacar Heatran com dano super efetivo e também pode causar dano a Steel-types fracos a Ground-type, como Magearna e Magnezone, sem sofrer dano de recoil. Roost mantém o HP de Mega Charizard X, já que o mesmo é desgastado facilmente por Stealth Rock, recoil de Flare Blitz e dano passivo, como Iron Barbs de Ferrothorn e Rocky Helmet de Tornadus-T.

Detalhes do Set
========

Mega Charizard X com nature Jolly consegue ultrapassar Tapu Lele, Kyurem-B e Gliscor. Como é um wallbreaker, ele não necessita de investimento em bulk. Utilizar Blaze como ability antes da Mega Evolução evita que Solar Power lhe dê danos ao entrar em campo quando o weather for sun.

Dicas de Uso
========

Mega Charizard X pode agir como um wallbreaker poderoso no início ou no meio do jogo que consegue enfraquecer muitos Pokemon chave populares, como Toxapex, Ferrothorn, Magearna e Tangrowth. Trazer Mega Charizard X a campo em ataques mais fracos, através de suporte de pivot ou quando um aliado for derrotado é ideal; contudo, pode entrar em campo em ataques fracos resistidos, como Horn Leech de Tapu Bulu, dando-lhe turnos livres para a Mega Evolução. Mega Evoluir no início do jogo é preferível para atenuar a fraqueza quádrupla de Mega Charizard X a Stealth Rock, todavia, ele se torna suscetível às outras formas de entry hazard, preservando ainda uma fraqueza a Stealth Rock. Se entry hazards não estiverem presentes em campo depois de Mega Evoluir, ele pode fazer switch in em Pokemon a que faz check com mais frequência. Os ataques STAB de Mega Charizard X são fáceis de castigar, por isso, deve ser cuidadoso quando os usar, já que o recoil de Flare Blitz pode desgastar Mega Charizard X até estar com HP ao alcance de ataques de prioridade. Quando dá KO em Pokemon com fraqueza a ataques Fire-type, como Tangrowth ou Ferrothorn, deve-se estar atento ao seu HP. Outrage prende Mega Charizard X no mesmo ataque, logo, se der KO no oponente, um Fairy-type poderoso, como Magearna, Mega Mawile ou Tapu Lele, pode entrar em campo livremente e o derrotar. Portanto, só deve usar o ataque se Fairy-types estiverem todos eliminados ou se for realmente preciso dar KO em uma ameaça para Mega Charizard X si e para os seus aliados. Mega Charizard X deve fazer predições com relativa frequência em switch ins de adversários; se previr que um Pokemon resistente ou imune a ataques Fire-type faça switch in, como Toxapex e Heatran, usar Outrage ou Earthquake pode os desgastar severamente ou dar KO nos checks de Mega Charizard X.

Opções de Equipe
========

Remoção de entry hazards é crucial ao usar Mega Charizard X devido à sua necessidade de fazer switch in muitas vezes para ser um fazer wallbreaker eficiente; afinal, antes da Mega Evolução, Stealth Rock tira metade do seu HP, e Mega Charizard X é vulnerável a Spikes e Toxic Spikes depois de Mega Evoluir o fazer. Parceiros como Tornadus-T e Gliscor, tal como formas de remoção de hazards secundárias como Choice Scarf Landorus-T e Kartana, fornecem remoção. Tapu Fini também provê remoção de hazards com segurança e bloqueia status depois da Mega Evolução com Misty Terrain. A fraqueza de Mega Charizard X a atacantes attackers Ground-type comuns, tais como Garchomp e Landorus-T, justificam checks a eles; os Defoggers mencionados antes e ainda outros checks como Tangrowth resolvem esse problema. Devido à ausência precariedade de moves de setup, Mega Charizard X ele tem dificuldade de eliminar Water-types bulky, como Toxapex e Tapu Fini. Como resultado, checks a esses Pokemon, como Tapu Bulu e Tapu Koko, auxiliam Mega Charizard X. Aliados que colocam entry hazards, como Garchomp, Ferrothorn e Clefable, contribuem para que fazer wallbreak de Mega Charivari X enfraqueça a equipe adversária. Ele também consegue fazer wallbreak efetivamente quando entrar em campo através de suporte de pivots; Tornadus-T e Rotom-W trazem Mega Charizard X em campo com segurança através de U-turn e Volt Switch, respectivamente. Uma vez que Mega Charizard X não consegue aumentar seu stat de Speed mediano médio ("Average" no original dá a ideia de mediocridade, não de média mesmo) nesse set e, como resultado, tem dificuldades para enfrentar Pokemon mais rápidos, companheiros fazem check a esses Pokemon rápidos como Choice Scarf Landorus-T e Ash-Greninja são boas escolhas. Em troca, Mega Charizard X consegue derrotar os checks deles, como Tangrowth.

[STRATEGY COMMENTS]

Outras Opções
=============

Dragon Claw é uma outra escolha de STAB Dragon-type para Mega Charizard X no set de Dragon Dance, apesar de ser bem mais fraco que Outrage e não pressionar Pokemon comuns que resistem a Fire-type, como Toxapex, bem como usuários de Unaware.

Checks e Counters
==================

**Rock-types e Stealth Rock**: Antes de Mega Evoluir, Charizard é quatro vezes fraco a Stealth Rock e é desgastado fortemente ao fazer switch in; depois da Mega Evolução, ainda é enfraquecido por entry hazards. Mega Charizard X também é extremamente vulnerável a atacantes attackers Rock-type, como Mega Diancie, Mega Tyranitar e Tyranitar.

**Water-types bulky**: Devido à sua resistência a ataques Fire-type, Water-types bulky como Toxapex conseguem fazer switch in nos seus ataques STAB principais e o prejudicar com status ou o enfraquecer com Scald. Tapu Fini é o counter mais eficaz de Mega Charizard X graças à sua imunidade a Dragon, podendo fazer wall aos STABs dele, e Misty Terrain também enfraquece ataques Dragon-type para os aliados de Tapu Fini.

**Dano Residual**: Além de ser vulnerável a Stealth Rock, Mega Charizard X é extremamente suscetível a Spikes e Toxic Spikes depois da Mega Evolução. Outros danos residuais, como Rocky Helmet de Tornadus-T, Iron Barbs de Ferrothorn e Rough Skin de Garchomp, também desgastam Mega Charizard X ao ponto de ele ser derrotado por Pokemon attackers mais rápidos e golpes ataques de prioridade.

**Ground-types**: Mega Charizard X é extremamente vulnerável a ataques Ground-type após a Mega Evolução, e oponentes como Landorus-T e Hippowdon podem fazer switch in e ameaçar dar KO nele.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Gmars, 273636]]
- Traduzido por: [[Pinboim3, 435279]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761]], [Lyd, 303291]]
- Controle de qualidade por: [[uwu Smith Lord uwu, 12650]], [[Finchinator, 14198]], [Subject 18, 137683]]


GP 2 / 2
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top