• The moderator of this forum is Repu.
  • Welcome to Smogon! Take a moment to read the Introduction to Smogon for a run-down on everything Smogon.

Monotype Porygon2 (Normal)

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/porygon2/monotype/

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon focado em Defense para equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também lhe permite aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os ataques. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças a times Normal-type, como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa com opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de um recovery confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe a Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Focado em Defense (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recovery, permitindo-lhe continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup, além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Com a ability Download, Hidden Power Fire é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check a Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic e, se Hidden Power Fire for usado junto, deve-se usar o move no lugar de Foul Play, tornando Porygon2 mais eficaz contra equipes Steel-type. No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas. A ability Trace é a preferível, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de tentar conseguir um aumento em Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo sadio com Recover sempre que fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável a Toxic. Por outro lado, Keldeo detesta um possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado junto de Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Levando isso em conta, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense, como Skarmory, para aumentar o Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de tentar fazer uma limpa com Porygon2 no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check a uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes balance de Normal-type. Junto a Chansey, formam um core defensivo excepcional: Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa combinação. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é um ótimo parceiro, pois é uma ótima switch in a Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como as de Heracross, com Intimidate. Ele também é uma boa switch-in a Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta, apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes com prioridade, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, ainda, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers como Manaphy e Xurkitree que utilizam Porygon2 como isca de setup.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso não deixaria Porygon2 combater mais Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente, no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos pode fazer stall a Porygon2 com Toxic e Substitute. Mew consegue prejudicá-lo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano residual.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utilizar Porygon2 como isca de setup, pois tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem nocautear Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch in em Thunder Wave ou Discharge.

[CREDITS]
- Written by: [[Izaya, 311872]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[KevinELF, 314540], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [Terrors, 279058]]
 
Last edited:

Mimas

My cycle is ending here, thanks for everything.
As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar/modificar), azul (adicionar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon fisicamente defensivo em equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Em equipes Normal-type, Porygon2 é a melhor opção para uma wall physical graças ao seu altíssimo bulk com Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também permite-lhe aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. que special attacks de wallbreakers como Latios e Hydreigon sejam facilmente aguentados por ele. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os golpes. forma um formidável core defensivo com Chansey, visto que um consegue realizar switch na maioria das checks do outro. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças aos times Normal-type, a exemplo de como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa: possui opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de uma cura confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal de Porygon2 não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe à Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Wall Physical Fisicamente Defensivo (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recuperar sua saúde seu HP de forma segura, permitindo-lhe que ele continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é um bom golpe de uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup , além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Discharge pode ser usado no lugar de Toxic por sua coverage ao lado de Ice Beam e sua boa chance de paralisar o inimigo. Com a ability Download, Hidden Power Fire juntamente com Download é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check em Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Se Hidden Power Fire for usado, Discharge deve ser encaixado no lugar de Foul Play para permitir que Porygon2 lide com equipes Steel-type mais facilmente. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e a sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic, e, em conjunto com Hidden Power Fire, faz que Porygon2 seja mais eficaz contra equipes Steel-type (Não está errada a sua colocação, porém prefiro seguir a ordem da análise original) . No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam facilmente aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas de Porygon2. A ability Trace é preferível para ele, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de propiciar um aumento em seu Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot, trazendo-o ao campo em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo É importante manter Porygon2 sadio com Recover sempre que após ele realizar fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de realizar fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável à Toxic. Alternativamente, Keldeo detesta a possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado em conjunto à Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Dessa forma, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense estiver nele, como Skarmory, para obter um aumento de Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de Porygon2 ser acionado no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check em uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes Normal-type balanced. Ele e Chansey formam um core defensivo excepcional; Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa espinha dorsal. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é uma ótima parceira, pois é uma ótima switch in à Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como Heracross, por conta de Intimidate. Ele também é uma boa switch-in à Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes prioritários, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, adicionalmente, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers que utilizam Porygon2 como isca de setup, como Manaphy e Xurkitree.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso significa que Porygon2 não conseguirá mais combater Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente; no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar sua Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos enfraquece Porygon2 pouco a pouco com Toxic e Substitute. Mew consegue fazer o mesmo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar sua Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano exponencial.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar a Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utiizar Porygon2 como isca de setup, pois eles tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação de Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem dar OHKO em Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch-in em Thunder Wave ou Discharge.
 
Last edited:
As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar/modificar), azul (adicionar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon fisicamente defensivo em equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Em equipes Normal-type, Porygon2 é a melhor opção para uma wall physical graças ao seu altíssimo bulk com Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também permite-lhe aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. que special attacks de wallbreakers como Latios e Hydreigon sejam facilmente aguentados por ele. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os golpes. forma um formidável core defensivo com Chansey, visto que um consegue realizar switch na maioria das checks do outro. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças aos times Normal-type, a exemplo de como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa: possui opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de uma cura confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal de Porygon2 não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe à Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Wall Physical Fisicamente Defensivo (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recuperar sua saúde seu HP de forma segura, permitindo-lhe que ele continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é um bom golpe de uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup , além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Discharge pode ser usado no lugar de Toxic por sua coverage ao lado de Ice Beam e sua boa chance de paralisar o inimigo. Com a ability Download, Hidden Power Fire juntamente com Download é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check em Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Se Hidden Power Fire for usado, Discharge deve ser encaixado no lugar de Foul Play para permitir que Porygon2 lide com equipes Steel-type mais facilmente. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e a sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic, e, em conjunto com Hidden Power Fire, faz que Porygon2 seja mais eficaz contra equipes Steel-type (Não está errada a sua colocação, porém prefiro seguir a ordem da análise original) . No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam facilmente aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas de Porygon2. A ability Trace é preferível para ele, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de propiciar um aumento em seu Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot, trazendo-o ao campo em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo É importante manter Porygon2 sadio com Recover sempre que após ele realizar fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de realizar fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável à Toxic. Alternativamente, Keldeo detesta a possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado em conjunto à Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Dessa forma, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense estiver nele, como Skarmory, para obter um aumento de Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de Porygon2 ser acionado no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check em uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes Normal-type balanced. Ele e Chansey formam um core defensivo excepcional; Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa espinha dorsal. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é uma ótima parceira, pois é uma ótima switch in à Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como Heracross, por conta de Intimidate. Ele também é uma boa switch-in à Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes prioritários, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, adicionalmente, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers que utilizam Porygon2 como isca de setup, como Manaphy e Xurkitree.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso significa que Porygon2 não conseguirá mais combater Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente; no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar sua Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos enfraquece Porygon2 pouco a pouco com Toxic e Substitute. Mew consegue fazer o mesmo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar sua Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano exponencial.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar a Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utiizar Porygon2 como isca de setup, pois eles tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação de Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem dar OHKO em Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch-in em Thunder Wave ou Discharge.
Implementado! Vlw pelo GP.
 

Repu

Sailing Through The Sea of Time
is a member of the Site Staffis a Forum Moderatoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributor
Moderator
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças podem ser vistas no diff;

— Antes de atualizar a publicação com o Copy-paste, há uma mudança manual a ser feita. Dê uma conferida na parte do GP 2/2 na seção de "Moves". É importante ler a anotação antes de atualizar;

— Não é necessário crasear antes de nomes de moves, -types e afins. Os termos em inglês, bem geralmente (digo "bem geralmente pois não me recordo de nenhum caso específico no momento), que usamos não acompanham crase. Então, evite usá-las diante de termos como esses;

Comentários

— Perdoe-me a demore, mas cá está o segundo GP! Tardei para conseguir começar. Curti bastante, Mateeus_1! Parabéns pela estrutura bem autônoma da tradução. Agora só manter o pique.

:swole:

GP 2/2

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon focado Defense para equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também lhe permite aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os ataques. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças a times Normal-type, como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa com opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de um recovery (A: mantém-se no inglês) confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe a (G: não há um artigo de gênero "a" com o qual crasear. Quando se deparar com estes termos em inglês, seja coverage, moves, nature e tantos outros, evite crasear) Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Focado em Defense (A: não usamos "fisicamente" para nos referirmos a Defense) (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recovery, permitindo-lhe continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup, além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Com a ability Download, Hidden Power Fire é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check a Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic e, se Hidden Power Fire for usado junto, deve-se usar o move no lugar de Foul Play, tornando (A: não compreendi muito bem o porquê a mudança do GP 1/2 não foi aplicada e, admito, enquanto lia a análise, foi um pouco mais complicado identificar os elementos. Aliás, fiz essa pequena adição a fim de completar todas as informações presentes. Antes de aplicar o GP 2/2, por favor, dê mais uma conferida nesse trecho) Porygon2 mais eficaz contra equipes Steel-type. No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas. A ability Trace é a preferível, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de tentar conseguir um aumento em Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo sadio com Recover sempre que fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável a Toxic. Por outro lado, Keldeo detesta um possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado junto de Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Levando isso em conta, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense, como Skarmory, para aumentar o Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de tentar fazer uma limpa com Porygon2 no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check a uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes balance de Normal-type. Junto a Chansey, formam um core defensivo excepcional: Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa combinação. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é um ótimo parceiro, pois é uma ótima switch in a Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como as de Heracross, com Intimidate. Ele também é uma boa switch-in a Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta, (G: cuidado, às vezes a vírgula passa batida) apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes com prioridade, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, ainda, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers como Manaphy e Xurkitree que utilizam Porygon2 como isca de setup.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso não deixaria Porygon2 combater mais Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente, no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos pode fazer stall a Porygon2 com Toxic e Substitute. Mew consegue prejudicá-lo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano residual.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utilizar Porygon2 como isca de setup, pois tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem nocautear Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch in (A: quando se deparar com um "switching into" e outras flexões, não tenha dúvidas de que se trata de "switch in" sem hífen) em Thunder Wave ou Discharge.

[CREDITS]
- Written by: [[Izaya, 311872]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[KevinELF, 314540], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [Terrors, 279058]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/EQaW7VxH:

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon focado Defense para equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também lhe permite aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os ataques. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças a times Normal-type, como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa com opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de um recovery confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe a Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Focado em Defense (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recovery, permitindo-lhe continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup, além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Com a ability Download, Hidden Power Fire é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check a Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic e, se Hidden Power Fire for usado junto, deve-se usar o move no lugar de Foul Play, tornando Porygon2 mais eficaz contra equipes Steel-type. No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas. A ability Trace é a preferível, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de tentar conseguir um aumento em Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo sadio com Recover sempre que fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável a Toxic. Por outro lado, Keldeo detesta um possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado junto de Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Levando isso em conta, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense, como Skarmory, para aumentar o Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de tentar fazer uma limpa com Porygon2 no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check a uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes balance de Normal-type. Junto a Chansey, formam um core defensivo excepcional: Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa combinação. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é um ótimo parceiro, pois é uma ótima switch in a Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como as de Heracross, com Intimidate. Ele também é uma boa switch-in a Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta, apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes com prioridade, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, ainda, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers como Manaphy e Xurkitree que utilizam Porygon2 como isca de setup.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso não deixaria Porygon2 combater mais Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente, no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos pode fazer stall a Porygon2 com Toxic e Substitute. Mew consegue prejudicá-lo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano residual.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utilizar Porygon2 como isca de setup, pois tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem nocautear Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch in em Thunder Wave ou Discharge.

[CREDITS]
- Written by: [[Izaya, 311872]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[KevinELF, 314540], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [Terrors, 279058]]
 
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças podem ser vistas no diff;

— Antes de atualizar a publicação com o Copy-paste, há uma mudança manual a ser feita. Dê uma conferida na parte do GP 2/2 na seção de "Moves". É importante ler a anotação antes de atualizar;

— Não é necessário crasear antes de nomes de moves, -types e afins. Os termos em inglês, bem geralmente (digo "bem geralmente pois não me recordo de nenhum caso específico no momento), que usamos não acompanham crase. Então, evite usá-las diante de termos como esses;

Comentários

— Perdoe-me a demore, mas cá está o segundo GP! Tardei para conseguir começar. Curti bastante, Mateeus_1! Parabéns pela estrutura bem autônoma da tradução. Agora só manter o pique.

:swole:

GP 2/2

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon focado Defense para equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também lhe permite aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os ataques. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças a times Normal-type, como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa com opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de um recovery (A: mantém-se no inglês) confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe a (G: não há um artigo de gênero "a" com o qual crasear. Quando se deparar com estes termos em inglês, seja coverage, moves, nature e tantos outros, evite crasear) Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Focado em Defense (A: não usamos "fisicamente" para nos referirmos a Defense) (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recovery, permitindo-lhe continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup, além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Com a ability Download, Hidden Power Fire é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check a Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic e, se Hidden Power Fire for usado junto, deve-se usar o move no lugar de Foul Play, tornando (A: não compreendi muito bem o porquê a mudança do GP 1/2 não foi aplicada e, admito, enquanto lia a análise, foi um pouco mais complicado identificar os elementos. Aliás, fiz essa pequena adição a fim de completar todas as informações presentes. Antes de aplicar o GP 2/2, por favor, dê mais uma conferida nesse trecho) Porygon2 mais eficaz contra equipes Steel-type. No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas. A ability Trace é a preferível, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de tentar conseguir um aumento em Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo sadio com Recover sempre que fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável a Toxic. Por outro lado, Keldeo detesta um possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado junto de Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Levando isso em conta, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense, como Skarmory, para aumentar o Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de tentar fazer uma limpa com Porygon2 no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check a uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes balance de Normal-type. Junto a Chansey, formam um core defensivo excepcional: Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa combinação. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é um ótimo parceiro, pois é uma ótima switch in a Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como as de Heracross, com Intimidate. Ele também é uma boa switch-in a Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta, (G: cuidado, às vezes a vírgula passa batida) apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes com prioridade, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, ainda, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers como Manaphy e Xurkitree que utilizam Porygon2 como isca de setup.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso não deixaria Porygon2 combater mais Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente, no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos pode fazer stall a Porygon2 com Toxic e Substitute. Mew consegue prejudicá-lo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano residual.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utilizar Porygon2 como isca de setup, pois tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem nocautear Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch in (A: quando se deparar com um "switching into" e outras flexões, não tenha dúvidas de que se trata de "switch in" sem hífen) em Thunder Wave ou Discharge.

[CREDITS]
- Written by: [[Izaya, 311872]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[KevinELF, 314540], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [Terrors, 279058]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/EQaW7VxH:

[OVERVIEW]

Normal
========

Porygon2 é a melhor opção para um Pokémon focado Defense para equipes Normal-type graças ao seu ótimo bulk impulsionado por Eviolite. Mesmo sem investimento, o item também lhe permite aguentar golpes special de wallbreakers como Latios e Hydreigon. Porygon2 complementa Chansey muito bem, já que um consegue fazer switch in e cobrir a maioria dos checks para o outro e vice-versa, além de formarem um pilar defensivo para equipes Normal-type que é capaz de fazer switch in em quase todos os ataques. A ótima ability Trace faz dele um check para grandes ameaças a times Normal-type, como Dragonite e Landorus-T. Ademais, Porygon2 é dono de uma movepool diversa com opções de coverage em Ice Beam e Discharge, moves de utilidade como Toxic e Foul Play, além de um recovery confiável em Recover. No entanto, a sua tipagem Normal não oferece quaisquer resistências úteis; ela apenas aumenta a fraqueza da equipe a Fighting-types. Ele também é extremamente vulnerável a stallbreakers como Mew e usuários de Knock Off e Trick.

[SET]
name: Focado em Defense (Normal)
move 1: Recover
move 2: Ice Beam
move 3: Foul Play / Hidden Power Fire
move 4: Toxic / Discharge
item: Eviolite
ability: Trace / Download
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Recover oferece a Porygon2 um meio seguro de recovery, permitindo-lhe continuar fazendo switch in em ataques. Ice Beam é uma boa coverage, atingindo principalmente Gliscor e Dragonite. Foul Play evita que Pokémon como Scizor utilizem Porygon2 como isca de setup, além de dar dano considerável em physical attackers fortes, como Excadrill. Toxic, por sua vez, habilita Porygon2 a enfraquecer Pokémon defensivos, a exemplo de Swampert e Mega Slowbro. Com a ability Download, Hidden Power Fire é uma boa opção de coverage, possibilitando que Porygon2 faça check a Mega Scizor defensivo e Ferrothorn. Graças a sua boa coverage junto de Ice Beam e sua chance de paralisar o inimigo, Discharge é uma opção viável no lugar de Toxic e, se Hidden Power Fire for usado junto, deve-se usar o move no lugar de Foul Play, tornando Porygon2 mais eficaz contra equipes Steel-type. No entanto, optar por isso significa sacrificar a utilidade importante de Toxic.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em HP e Defense junto de uma nature Bold fazem com que Porygon2 tenha o maior bulk possível, permitindo que ataques de physical wallbreakers como Choice Band Excadrill sejam aguentados. Eviolite incrementa ambas as suas defesas. A ability Trace é a preferível, pois possibilita que outras abilities sejam copiadas, a exemplo da Multiscale de Dragonite, Intimidate de Gyarados e Regenerator de Slowbro. Apesar disso, Download deve ser utilizada se Porygon2 possuir três ataques, a fim de tentar conseguir um aumento em Special Attack.

Dicas de Uso
========

Use Porygon2 como um pivot em physical attackers como Mega Sharpedo e Excadrill. Certifique-se de mantê-lo sadio com Recover sempre que fizer switch em um ataque, a fim de evitar seu desgaste. A ability Trace deve ser aproveitada como um meio de fornecer mais oportunidades de switch in para Porygon2; se ele estiver intacto, pode fazer switch em Choice Band Dragonite ao copiar Multiscale. Porygon2 perde boa parte de sua utilidade no jogo se estiver sem Eviolite ou com status, pois tais condições limitam seu potencial de fazer switch em golpes. Portanto, afaste-o de usuários de Knock Off e Trick, a exemplo de Bisharp e Togekiss, assim como de Toxic. Tente blefar o quarto moveslot de Porygon2 contra algumas ameaças. Por exemplo, Mega Slowbro leva pouco dano de Discharge, mas é extremamente vulnerável a Toxic. Por outro lado, Keldeo detesta um possível paralysis de Discharge. O bulk de Porygon2 deve ser utilizado junto de Toxic e Recover para enfraquecer Pokémon perigosos, como Mega Slowbro. Porygon2 também pode punir sweepers que tentem fazer setup, como Mega Charizard X, com Foul Play. Se a variante de três ataques estiver sendo utilizada, é necessário usufruir de sua eficiência contra equipes Steel-type. Levando isso em conta, procure colocar Porygon2 em campo quando houver um Pokémon com maior Defense, como Skarmory, para aumentar o Special Attack. No entanto, Bisharp e Toxic Heatran precisam ser eliminados antes de tentar fazer uma limpa com Porygon2 no late-game.

Opções de Equipe
========

Devido ao seu bulk physical e à sua habilidade de fazer check a uma variedade de ameaças, Porygon2 é uma opção mandatória em equipes balance de Normal-type. Junto a Chansey, formam um core defensivo excepcional: Porygon2 realiza switch em checks dela, como Dragonite e Excadrill, enquanto Chansey aguenta golpes de wallbreakers special, como Mega Charizard Y e Tapu Koko. Assim, poucos Pokémon desmantelam essa combinação. Além disso, Chansey também absorve status com Natural Cure, cura Porygon2 de quaisquer status com Heal Bell, coloca Stealth Rock em campo e pode utilizar Toxic para liberar o último moveslot dele. Mega Lopunny também é um ótimo parceiro, pois é uma ótima switch in a Knock Off, lida facilmente com ameaças como Bisharp e Alolan Muk e pode utilizar Encore para tomar conta de stallbreakers. Em times sem Mega Lopunny, a variante de Porygon2 com três golpes é muito útil por ser excelente contra equipes Steel-type. Staraptor retira entry hazards com Defog e enfraquece investidas de Fighting-types, como as de Heracross, com Intimidate. Ele também é uma boa switch-in a Knock Off e derruba Bisharp, uma grande ameaça às equipes Normal-type, com Close Combat. Pokémon mais frágeis, como Porygon-Z, Diggersby, Mega Pidgeot e Meloetta, apreciam que Porygon2 faça switch in em usuários de golpes com prioridade, a exemplo de Scizor e Dragonite. Ademais, Porygon2 enfraquece seus respectivos checks com Toxic. Mega Pidgeot e Meloetta conseguem, ainda, nocautear Fighting-types. Ditto, por sua vez, pune sweepers como Manaphy e Xurkitree que utilizam Porygon2 como isca de setup.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Thunder Wave pode ser utilizado ao invés de Toxic para sabotar ameaças mais rápidas, como Keldeo e Terrakion. No entanto, isso não deixaria Porygon2 combater mais Pokémon defensivos como Mega Slowbro e Mantine.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Wallbreakers**: Wallbreakers como Choice Band Victini, Mega Charizard Y e Choice Specs Meloetta dão 2HKO em Porygon2 facilmente, no entanto, precisam ter cautela com Thunder Wave.

**Mega Sableye**: Mega Sableye toma pouco dano de quaisquer golpes de Porygon2, rebate Toxic e pode retirar Eviolite com Knock Off.

**Stallbreakers**: Zapdos pode fazer stall a Porygon2 com Toxic e Substitute. Mew consegue prejudicá-lo com Taunt e Knock Off.

**Retiradores de Item**: Usuários de Knock Off e Trick, como Alolan Muk e Togekiss, conseguem enfraquecer Porygon2 ao retirar Eviolite, reduzindo seu bulk de forma considerável.

**Toxic**: Porygon2 detesta Toxic, visto que fica em batalha por bastante tempo e, por isso, é vulnerável ao seu dano residual.

**Setup Sweepers**: Bisharp realiza setup em Porygon2 sem se preocupar com o dano de Foul Play. Ele também pode retirar Eviolite de Porygon2. Mega Altaria e Manaphy também podem utilizar Porygon2 como isca de setup, pois tomam pouco dano de sua coverage. Além disso, Mega Altaria se cura de status com Heal Bell e a combinação Rain Dance e Hydration de Manaphy evita que o mesmo seja afligido por tais condições.

**Fighting-types**: Fighting-types como Keldeo, Terrakion e Mega Gallade podem nocautear Porygon2 facilmente. No entanto, devem ter cuidado ao realizarem switch in em Thunder Wave ou Discharge.

[CREDITS]
- Written by: [[Izaya, 311872]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[KevinELF, 314540], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [Terrors, 279058]]
Haha, não se preocupe com isso! Imagino que esteja com um monte de coisas pra fazer também, infelizmente eh a vida...

Em primeiro lugar, obrigado pelo GP e pelas anotações, são ótimas pras outras traduções :blobthumbsup: . Sobre a questão de eu não ter aplicado o primeiro naquele trecho, foi mais "teimosia" minha, admito, rs... Isso porque eu achei o trecho bastante repetitivo e talvez até um pouco incoerente - Discharge tava ao lado de Toxic, não de Foul Play, mas isso talvez seja algo a ser discutido com a galera do Monotype QC, agora que eu apliquei o c/p. (Também foi falha minha eu não ter avisado alguém do GP antes sobre isso, eu acho).

Enfim, GP 2/2 implementado Repu
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top