Destaque em UU: Serperior

Feito por martha e Nuked. Traduzido por GustavoYAY.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by Pyritie

Arte por Pyritie.

Introdução

Desde sua introdução a UU no ano passado, Serperior tem sido uma grande ameaça. Seu acesso a combinação de Leaf Storm e Contrary permite-lhe aumentar seu Special Attack em dois estágios enquanto simultaneamente usa seu move STAB mais forte. Serperior usa muito bem seu incrível stat de Speed dessa forma, tornando-se de imediato um wallbreaker rápido e poderoso ou um cleaner caso ganhe oportunidades de setup. Seu tipo Grass também lhe permite espantar Pokémon como Swampert, Mega Slowbro e Krookodile, garantindo-lhe um turno grátis de setup com Substitute ou para disparar um Leaf Storm. Devido à grande influência de Serperior no metagame, Pokémon como Moltres, Crobat e Choice Scarf Infernape se tornaram mais populares. Outros usuários de Choice Scarf como Latias e Hydreigon também são úteis de se ter no time por serem resistentes a Leaf Storm.

O set principal de Serperior é um set de Substitute + Leech Seed que toma vantagem de seu alto stat de Speed para ganhar de checks como Alolan Muk e Blissey pelo cansaço. Alternativamente, Serperior também pode ser totalmente ofensivo com seu set de Normalium Z, focando em conseguir boosts e acertar o adversário com um move Normal-type de 200 de Base Power com +2. Serperior também tem diversas opções de utilidade como Defog, Taunt e Glare.


Serperior

Snivy

Sets

Serperior [Substitute & Leech Seed]

A capacidade de Serperior de forçar várias switches contra pilares de UU como Gliscor permite-lhe usar Substitute com facilidade, e, como resultado, pode forçar seus adversários em posições desconfortáveis onde Leech Seed drena o HP deles a cada turno, enquanto eles têm dificuldade em parar Serperior graças ao seu acesso a um Substitute rápido, não podendo sair de campo, temendo um turno de graça no qual Serperior pode aumentar seu Special Attack com Leaf Storm para ficar mais ameaçador. Um Serperior com boosts pode ameaçar até alguns Steel-types como Scizor e Cobalion com Hidden Power Fire.

Substitute + Leech Seed Serperior abusa de respostas comuns como Assault Vest Alolan Muk, que resiste Leaf Storm e toma pouco dano de Hidden Power Fire — especialmente quando sem boosts — e Blissey, que tem HP e Special Defense extremamente altos. Essas respostas são geralmente atraídas para evitar que um aliado tome dano de Leaf Storm, assim dando um turno livre para Serperior, com o turno em questão sendo utilizado ao invés disso para usar Substitute. Uma vez que Serperior esteja atrás de um Substitute, Leech Seed pode ser usado para drenar o HP do alvo e recuperar muito desse dano graças ao HP alto de Pokémon como Alolan Muk e Blissey. Já que Serperior tem acesso a um move STAB forte e pode ameaçar inimigos que não saem de campo com Substitute e Leech Seed, ele é muito forte para desmantelar equipes defensivas; tais equipes geralmente usam um Water-type como Alomomola ou Quagsire, que dão turnos livres para Serperior abusar de sua combinação devastadora.


Serperior [Normalium Z]

Esse set tem como objetivo usar sua força bruta para superar Pokémon resistentes a Grass como Latias, Hydreigon e Togekiss com um +2 Breakneck Blitz. Hidden Power Fire e Hyper Beam juntos a Leaf Storm dão a Serperior coverage neutra sem resistências na pior das hipóteses. Assim como o set de SubSeed, Serperior pode ganhar turnos livres de Swampert, dentre outros, para fazer setup, mas esse set parte totalmente para o ataque. No último slot, Glare, Synthesis e Taunt são boas opções; Glare permite a Serperior atrapalhar Pokémon rápidos como Choice Scarf Latias, Infernape e Hydreigon, além de Mega Aerodactyl na Switch, Giga Drain dá a Serperior mais longevidade e Taunt pode irritar Pokémon defensivos como Blissey.

Com esse set, é melhor ser o mais agressivo possível. É ideal que Serperior esteja com boosts antes de usar Breakneck Blitz, já que sem o boost, o move causa pouco dano na maioria dos alvos. Fora isso, tem pouco que se possa fazer para usar Serperior efetivamente. Deixá-lo tomar dano de hazards desnecessariamente é uma má ideia, entretanto, considerando que ele precisa de seu bulk para aguentar danos neutros. Geralmente, é melhor usar Glare durante uma switch do que usar Leaf Storm, pois ele pode prejudicar o oponente a longo prazo, ao invés de causar dano a curto prazo.


Serperior [Miracle Seed]

Para times que já tem um usuário de Z-Move mas ainda querem usar Serperior totalmente ofensivo, esse set é a opção ideal. Esse set não tem tantos problemas de slots, então, usar Giga Drain é possível, dando a serpente uma forma de recovery. Giga Drain também faz de Serperior um usuário consistente de Defog, mas se você já tiver um, Taunt e Glare são boas opções. O item de escolha é Miracle Seed, porque Serperior não quer perder longevidade, mas ainda quer bater forte com seus moves STAB.


Coisas com que Serperior tem Problemas

Serperior não gosta de special walls como Blissey e Alolan Muk, especialmente quando usa Normalium Z, mas ambos têm dificuldades contra SubSeed. Flying-types mais rápidos como Mega Pidgeot e Mega Aerodactyl atacam antes de Serperior, podendo nocauteá-lo ou causar muito dano com um STAB super efetivo. Moltres não é mais rápido, mas pode tomar Leaf Storm e usar Roost contra Breakneck Blitz. Dragon-types como Choice Scarf Latias e Hydreigon podem entrar em Leaf Storm relativamente confortáveis e causar muito dano em Serperior. Outros usuários de Choice Scarf como Infernape podem dar OHKO em Serperior, ademais, usuários de Choice Scarf juntos a Flying-types rápidos é geralmente como equipes ofensivas lidam com SubSeed Serperior. Além disso, o PP baixo de Leaf Storm pode ser um problema contra Pokémon como Moltres e Suicune, que possuem Pressure e limitam Leaf Storm a quatro usos.

Em geral, a maior falha de Serperior é seu problema em ganhar turnos em alguns jogos. É difícil colocá-lo em campo devido às suas cinco fraquezas e vulnerabilidade a entry hazards. Isso faz quase um requisito ter um usuário de Volt Switch ou U-turn no time, ou você vai precisar jogar excepcionalmente bem com switches duplas. De toda forma, isso faz com que usar Serperior efetivamente seja bem mais difícil.


Bons Parceiros

Usuários de U-turn e Volt Switch

Mega Manectric Infernape Hydreigon

Mega Manectric, Infernape e Hydreigon são excelentes com Serperior, pois podem colocá-lo em campo de forma segura, sem dano desnecessário. Em particular, Mega Manectric e Serperior juntos pressionam muito Flying- e Dragon-types como Mega Pidgeot, Togekiss e Latias, já que Mega Manectric pode acertar Mega Pidgeot e Togekiss com dano massivo e ambos podem causar um pouco de dano a Latias no decorrer da partida para um dos dois ganhar no late-game. Hydreigon também resiste a Fire e aprecia a capacidade de Serperior de pressionar Alomomola e Primarina. Infernape também se beneficia muito de Serperior pressionar Water-types.

Usuários de Entry Hazards

Klefki Tentacruel Cobalion Krookodile

Serperior adora qualquer usuário de hazards que a tier tem a oferecer. Isso porque hazards tornam o trabalho de Serperior muito mais fácil, enfraquecendo Pokémon como Latias, Alolan Muk, Mega Manectric e Infernape continuamente para que eles eventualmente não possam dar switch-in ou pressionar Serperior. Klefki pode até usar dual screens para ajudar Serperior, enquanto Tentacruel oferece uma opção única em Toxic Spikes para dar dano residual a Blissey, embora essa opção não seja muito útil contra ela e Alolan Muk a longo prazo. Usuários de Stealth Rock como Cobalion e Krookodile também são apreciados.


Vá Lá!

Serperior continua sendo uma grande ameaça no metagame de UnderUsed, com a capacidade de usar várias opções para pressionar diferentes checks e counters, então vá lá e teste um desses sets hoje!

HTML por ScarfWynaut
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »