Top 10 Titãs da Oitava Geração de STABmons

Feito por in the hills e pannuracotta. Traduzido por Frixel. Publicado em: 26/10/2022.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by Zephyri

Art by Zephyri.

Introdução

A oitava geração tem sido uma experiência nunca antes vista. Vimos Pokémon serem retirados, DLCs fazerem mudanças drásticas na Pokédex no meio da geração e sua principal mecânica, Dynamax, ser banida. Ao longo de todos estes eventos sem precedentes, muitos Pokémon ascenderam e caíram, enquanto outros permaneceram fortes ao longo de toda a geração. As DLCs adicionaram outro nível de complexidade, abalando os metagames múltiplas vezes com a adição de novas ameaças. Todos estes fatores devem ser ponderados ao avaliar o impacto que cada Pokémon teve nesta geração e, consequentemente, quais os dez Pokémon constituem os titãs desta geração. Nesta série com cinco capítulos, vamos ordenar o Top 10 Titãs desta geração para cada Other Metagame (OM). Cada titã foi nomeado e votado aqui no fórum dos Other Megames, com apenas dez Pokémon a chegar ao pódio.

Other Metagames é um grupo de formatos que não fazem parte do tiering oficial da Smogon. Estes formatos envolvem uma única mudança, como Almost Any Ability permitindo que o Pokémon escolha a sua ability ou NFE restringindo o conjunto de Pokémon disponíveis. As principais OMs que são descritas nesta série são Balanced Hackmons, Almost Any Ability, Mix and Mega, NFE e STABmons, todas com ladder permanente e que foram presentes no Circuito de OM durante toda a geração.

O terceiro metagame desta série é STABmons, uma OM baseada em moves. STABmons permite que os Pokémon aprendam qualquer move que corresponda à sua tipagem, incluindo pré-evoluções, mudanças de forma fora de batalha e tipagens em gerações prévias, além do seu moveset natural. Isto cria uma grande variedade de ameaças, uma vez que Pokémon ganham fortes moves STAB que lhes faltavam, recovery e, em alguns casos, entry hazards. Tornar-se um titã em STABmons não é tarefa fácil, com muitos gigantes tanto atual como previamente na tier. Para se destacar, é preciso ser o melhor dos melhores em funções ofensivas, defensivas ou de suporte. Vamos dar uma olhada em quais Pokémon estiveram acima do resto!


10

Landorus-T

Landorus-T esteve em destaque com a introdução da DLC2 devido a razões óbvias: dar à cara de OU recovery, Spikes e um poderoso Flying-type STAB em Dragon Ascent é uma receita para sucesso. Enquanto que os sets de utilidade eram incrivelmente versáteis, Landorus-T realmente brilhou com sets ofensivos, principalmente Swords Dance, Choice Band e Choice Scarf. Sets de Swords Dance eram incrivelmente difíceis de se fazer wall, já que a maioria das switch-ins para +2 Dragon Ascent eram passivas demais para prevenir Landorus-T de usar Shore Up. Isto muitas vezes lhe permitia fazer setup em checks defensivos, enquanto os checks ofensivos temiam ser ultrapassados e derrotados por possíveis sets de Rock Polish e Choice Scarf. Apesar de todas estas ferramentas, Landorus-T levou algum tempo para se tornar o melhor Pokémon do metagame devido à volatilidade da DLC2 inicial. Depois de ameaças como Urshifu-S e Naganadel estarem fora de cena, Landorus-T finalmente fez o seu caminho para a vanguarda do metagame. Apesar de todos os benefícios dos seus sets defensivos, Landorus-T foi inegavelmente potente demais, em grande parte devido aos sets de Swords Dance, e foi rapidamente banido. Landorus-T ocupa o 10º lugar em nossa lista pelo seu impacto neste curto período, embora inegavelmente pudesse ter causado um dano muito maior com mais tempo.

9

Zapdos

Galarian Zapdos ocupa o 9º lugar na lista devido às suas proezas ofensivas. Ele foi introduzido na DLC2 com fantásticos stats e tipagem ofensivos, o que somado a incluir No Retreat e Dragon Ascent ao seu moveset fez com que se tornasse imediatamente um sweeper bem conhecido. Dado que os seus STABs só são resistidos por Tapu Koko, Aegislash e Thundurus-T, Galarian Zapdos podia livremente usar Roost como o seu último move, o que o mantinha saudável contra qualquer potencial check defensivo, já que continuava a reduzir a Defense destes com Thunderous Kick. O já mencionado Tapu Koko era de longe o seu melhor check no metagame, contudo, estava longe de ser suficiente. Fazer check defensivamente a Galarian Zapdos não era uma opção para muitas equipes na maioria dos casos e requeria que os oponentes perdessem pelo menos um Pokémon para fazê-lo levar dano de Life Orb e as quedas de Defense e Special Defense de Dragon Ascent de modo a deixá-lo ao alcance de moves de prioridade, como Accelerock e Grassy Slide. A principal forma de contra-ataque a Galarian Zapdos era tentar pará-lo antes que ele pudesse fazer setup com No Retreat usando Pokémon como Tapu Koko, Tornadus-T e Cinderace para desgastá-lo fortemente ou nocauteá-lo. Em última análise, nenhuma dessas formas de contra-jogo poderia impedir consistentemente Galarian Zapdos de atropelar equipes e, deste modo, foi banido alguns meses depois do lançamento da DLC2.

8

Urshifu

Lançado na primeira DLC, Urshifu-S foi um dos wallbreakers mais ameaçadores da tier por muito tempo. Seus fortes STABs Close Combat, Wicked Blow e Sucker Punch tornavam-no quase impossível de se fazer switch in. Walls physical bulky como Toxapex, Hippowdon e Tangrowth foram usadas para fazer switch in, bem como Fairy-types como Sylveon já que resistiam a ambos STABs. No entanto, Poison Jab era uma opção popular para dar 2HKO em checks Fairy-type. Counters ofensivos como Cinderace e Keldeo eram populares para fazer revenge kill, no entanto, Urshifu-S podia usar sets de Choice Scarf para atrair, ultrapassar e nocauteá-los. Eventualmente, sets com No Retreat surgiram, o que aumentou o seu poder e a sua Speed sem a desvantagem de ficar Choice-locked, dando a Urshifu-S a habilidade de usar Life Orb ou Black Glasses para um aumento de dano adicional. Todos estes aspectos tornaram Urshifu-S ameaçador demais para a tier, mas o seu banimento foi adiado até a DLC2 devido ao grande número de novos checks potencialmente introduzidos. Durante o metagame da DLC2, a introdução de vários Fairy-types poderosos como Tapu Koko e Tapu Bulu, bem como checks ofensivos decentes como Landorus-T, seguraram Urshifu-S um pouco, mas no final ainda provou ser demais para o metagame e foi banido na DLC2.

7

Tapu Lele

Desde a introdução da DLC2, Tapu Lele foi uma séria ameaça. Enquanto as suas contrapartes Tapu Bulu e Tapu Koko roubaram grande parte dos holofotes no início, ela começou a ganhar destaque após os banimentos deles. O que fez Tapu Lele realmente poderosa foi os seus moves incrivelmente fortes: Fleur Cannon, Psystrike e Expanding Force em Psychic Terrain impulsionados por Choice Specs tornavam-na uma potente ameaça ofensiva. As respostas mais comuns eram Pokémon com bulk que resistiam a Psychic, como Slowking, Magearna, Tyranitar e Ferrothorn, contudo, estes checks ou tinham dificuldades em fazer switch in em Fleur Cannon ou ficavam incrivelmente prejudicados após Trick. Cores defensivos de Tyranitar + Toxapex podiam fazer switch em torno de Tapu Lele dependendo do move que estava Choice-locked, o que tornou sets com itens como Twisted Spoon e Calm Mind populares. Checks ofensivos e revenge killers como Urshifu-R, Aerodactyl e Gengar eram maneiras populares de derrotar Tapu Lele, mas se encontravam pressionados por sets com Choice Scarf. A habilidade de Tapu Lele desgastar Steel-types muitas vezes permitia a companheiros de equipe como Magearna e Weavile preparar os seus próprios sweeps. Eventualmente, Tapu Lele foi banida devido às restrições que provocava nas equipes.

6

Garchomp

A paisagem da DLC2 não teria sido a mesma sem Garchomp, que desde a sua introdução teve uma influência massiva no metagame entre os sets com Dragon Dance e Clangorous Soul, ambos ajudando-o a derrotar equipes não preparadas com facilidade. Depois da restrição de Clangorous Soul, sets como Dragon Dance ainda eram populares, enquanto Swords Dance cresceu em popularidade para melhores embates contra checks como Slowbro, Buzzwole e Corviknight. Com Precipice Blades e Shore Up, Garchomp poderia durar mais que qualquer switch-in, tirando Tapu Bulu, e o medo de Dragon Dance tornava fazer check ofensivo algo a se evitar. Garchomp não só influenciou principalmente a restrição de Clangorous Soul, mas também influenciou fortemente a restrição de Precipice Blades e o banimento de Magnet Pull. Apesar de todas estas ações de tiering que ajudaram a manter Garchomp sob controle, ele nunca deixou de ser uma ameaça de primeira e restringiu bastante o metagame ao redor dele, forçando o uso de dois ou mais entre Corviknight, Tapu Bulu, Celesteela e Weavile em praticamente todos os times. É inegável como Garchomp influenciou fortemente o primeiro ano do metagame da DLC2 e até o seu banimento poucos Pokémon conseguiram igualar sua influência.

5

Tapu Koko

Tapu Koko esteve em destaque assim que foi introduzido com a DLC 2 graças à adição de Rising Voltage ao seu moveset. Este move tornou Tapu Koko tão poderoso que apenas Pokémon Ground-type ou que resistissem a Electric conseguiam fazer switch in, apesar de terem de ser capazes de sobreviver a Fleur Cannon também. Isto logo criou um metagame centrado em Ground-types e maneiras de os vencer, mas a dominância de Tapu Koko tornou-se mais prevalente à medida que o metagame se estabelecia. Sets de Heavy-Duty Boots eram mais comuns devido à sua flexibilidade e longevidade, já que U-turn e Roost significavam que Tapu Koko poderia se manter saudável e ganhar momentum contra Ground-types. A Speed naturalmente alta de Tapu Koko permitia-lhe fazer check ofensivamente à maioria do metagame, o que significava que era fácil de encaixá-lo em quase qualquer equipe. A influência de Tapu Koko só foi ofuscada por Tapu Bulu dominando o metagame ao mesmo tempo, embora no final os dois também conseguissem ser uma dupla forte demais. Por um curto período de tempo, esses dois ditaram quase todo o metagame, durando até Tapu Koko ser o primeiro da dupla a ser banido pelas restrições insanas que impôs à criação de equipes.

4

Toxapex

Toxapex tem sido um clássico defensivo em STABmons por muito tempo. Embora fosse incomum nos primeiros dias de Sword & Shield STABmons, já que em geral se optava por Pokémon resistentes a Water menos passivos como Rotom-W e Ferrothorn, Toxapex viu algum uso como uma resposta a vários usuários de V-create e Dracovish. No entanto, com a DLC Isle of Armor, Toxapex ganhou uma adição crucial ao seu moveset: Flip Turn. Flip Turn permitiu que Toxapex fosse menos passivo e trouxesse wallbreakers como Urshifu-S, Alolan Marowak e Sylveon. Fantástico bulk com Regenerator e moves incríveis como Toxic, Haze, Knock Off e Scald fizeram de Toxapex uma ameaça quase merecedora de ban, com poucos Pokémon capazes de ameaçá-lo de forma confiável; no entanto, nunca chegou a ser banido. A DLC Crown Tundra saiu e a introdução de ameaças como Tapu Bulu, Blacephalon, Gengar e Heatran fez de Toxapex um Pokémon necessário para mantê-los sob controle. Com o número de special attackers adicional, os jogadores começaram a usar sets de Assault Vest que tiravam vantagem de moves como Clear Smog, Flip Turn e Poison Fang para fazer check. No geral, Toxapex tem sido um Pokémon incrível em SS STABmons e atualmente está confortavelmente no topo do Ranking de Viabilidade.

3

Tapu Bulu

Tapu Bulu teve, sem dúvida, o maior impacto dos Pokémon adicionados na DLC2. Tapu Bulu imediatamente conquistou o metagame devido às suas capacidades de revenge kill com Grassy Glide. Embora Rillaboom já existisse, Tapu Bulu foi um favorito imediato no metagame devido ao Attack mais alto, melhor coverage com Close Combat, Play Rough e Stone Edge e uma imunidade a moves do tipo Dragon, o que o tornou o melhor check de Garchomp no metagame. Com a sua ampla coverage e poderosos moves STAB, muito pouco no metagame poderia fazer switch-in em Tapu Bulu e muito menos poderia pará-lo quando estivesse em +2. Tapu Bulu também usou Strength Sap para fazer setup mais facilmente em walls como Corviknight, o que tornou o seu check ainda mais difícil. No seu auge, as equipes normalmente usavam pelo menos dois checks defensivos e um check ofensivo para vencê-lo adequadamente. Tapu Bulu teve um impacto tão grande no metagame que seu banimento distorceu completamente a face da tier por meses depois, já que as equipes tiveram que se ajustar à sua ausência.

2

Dragapult

Dragapult foi um Pokémon em destaque na oitava geração, com incrível Speed e stats ofensivos. Em tiers padrão, Dragapult é um pouco retido por sua falta de moves STAB physical confiáveis, mas este problema desapareceu em STABmons. Dragapult foi capaz de usar os sets Choice Specs e Choice Band com grande efeito, que é a principal razão pela qual ele era uma potência tão grande. Sua combinação de STABs era resistida apenas por Grimmsnarl, então o contra-ataque defensivo a Dragapult muitas vezes girava em torno de adivinhar duas coisas: se era physical ou special e qual STAB ele usaria. Qualquer previsão incorreta levaria Dragapult a fazer um progresso considerável nas equipes, e ele ainda poderia garantir um progresso de qualquer maneira com U-turn. Em partidas longas, era muito difícil não ser vítima de Dragapult, pois ultrapassava toda a tier e era fantástico em desgastar checks como Sylveon, Obstagoon, Tyranitar e Ferrothorn. Dragapult foi banido cerca de seis meses depois de entrar metagame, embora não por falta de tentativas da comunidade nos meses anteriores.

1

Tyranitar

Tyranitar tem sido a face do metagame desde o seu início e esta geração não foi diferente. Tyranitar começou a geração com nerfs notáveis, já que Pursuit, Diamond Storm e Shore Up eram uma grande parte do seu arsenal. Mesmo assim, Tyranitar foi uma ameaça poderosa e também era um dos melhores checks a Dragapult, Gengar e até mesmo Obstagoon. A DLC1 trouxe Shore Up de volta e marcou o retorno de Tyranitar ao trono, já que agora este conseguia pressionar confiavelmente equipes sem ter de se preocupar com desgaste, pois facilmente poderia recuperar o seu HP. Com a chegada da DLC2, tornou-se ainda mais prevalente devido à introdução de fortes Ghost-types e outros special attackers, como Spectrier, Blacephalon, Tapu Lele e Latios. Tyranitar tornou-se o check perfeito a todas estas ameaças e Accelerock o fez um bom check ofensivo à maioria dos Pokémon ofensivos, como Weavile, Tornadus-T, Cinderace e Dragonite. Tyranitar também se beneficiou bastante com o retorno de Diamond Storm, ganhando um STAB Rock-type confiável sem recoil, o que significava que poderia usar sets de Life Orb de forma mais convincente. A ascensão de Life Orb Tyranitar tornou-o melhor do que nunca, já que praticamente nada poderia lhe fazer switch in e este poderia manter-se saudável com Shore Up para continuar a derrotar ameaças ofensivas. Nenhum Pokémon chega perto do impacto que Tyranitar teve na oitava geração de STABmons, o que foi o motivo para ser quase praticamente decidido como o titã número 1º por unanimidade.


Conclusão

Esta geração de STABmons foi muito interessante, começando com uma infinidade de novos signature moves e depois ganhando muito mais ameaças para utilizá-los na DLC2. Os moves que foram eliminados do jogo também mudaram o cenário do metagame, especialmente no início com a remoção de moves como Shore Up. Esta é a geração que viu Landorus-T finalmente ser banido e novas ameaças como Dragapult e Urshifu-S aterrorizando o metagame por meses. Mesmo Pokémon como Spectrier, Zeraora e Sylveon causaram grandes impactos, mas mesmo eles não conseguiram chegar ao Top 10 Titãs quando colocados contra as presenças insanas dos titãs acima. À medida que encerramos a geração, olhamos para trás com muito apreço pelos titãs que ajudaram a moldar essa geração em uma experiência tão única e esperamos ansiosamente o que a nona geração tem a oferecer.

HTML por inactive.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »