Introdução a Smogon

Status
Not open for further replies.

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(Original feito por antemortem. Traduzido por Repu)

1569083199761.png



Bem-vindos a Smogon,
o maior website de Pokémon competitivo na internet! Este é o ponto a partir do qual você poderá aprender sobre tudo o que deseja saber no fórum e onde pode encontrar. Este tópico o direcionará a qualquer assunto que você queira aprender sobre os conteúdos feitos pela Smogon.

Esperamos que sua estadia na Smogon seja proveitosa e informativa, porém, algumas regras básicas devem ser apresentadas a fim de manter a qualidade de nossos fóruns alta. Não podemos deixar de enfatizar que as regras e expectativas da Smogon são diferentes daquelas esperadas pela internet. A equipe de moderadores supõe que você tenha lido as regras do fórum no qual decidiu postar. Seguir as regras é crucial, e você perderá seus privilégios caso o contrário seja feito.

As Regras Globais são normas gerais que devem ser seguidas em todos os fóruns. A ação discreta dos moderadores é absoluta em todas as ocasiões. O tópico de Regras Globais também cobre infrações às quais você pode estar sujeito se tiver quebrado alguma regra global ou específica de um fórum.

Se você for um fã de história e quiser saber mais do que se trata nossa comunidade, convidamo-los a ler a Filosofia da Smogon, cujos Pais Fundadores da Smogon escreveram. Isso lhe providenciará detalhes adicionais que farão sua estadia aqui ser mais proveitosa — isso se tiver decidido dar uma passadela! Se não quiser a ler, ou se a leitura dela fez surgir uma sede por mais conhecimento, o Tiering FAQ é uma lista prática sobre o quadro competitivo de tiers da Smogon e o seu funcionamento. Pokémon Competitivo é o feijão com arroz da Smogon, mas, caso seja um iniciante completo, nosso Competitive Battling FAQ tem algumas dicas e truques fantásticos para cair dentro no jogo. É um recém-chegado a Pokémon? Nada tema: nós também temos um guia para isso. Continue a descer neste tópico para encontrar links e receber tutorias de Pokémon competitivo, ter suas equipes avaliadas por jogadores experientes e ainda mais.

Espaços de Discussões Em Tempo Real
Geralmente, membros da comunidade se comunicam por diversos meios, não apenas pelo fórum. O mais popular deles é o Pokémon Showdown!, o principal simulador online de Pokémon. No simulador, centenas de jogadores ao redor do mundo podem conversar, criar equipes e batalhar entre si. Gosta de jogar uma certa tier? Há salas para todas as tiers oficiais da Smogon. Quer pôr a mão na massa e jogar competitivamente? O Showdown possui uma ladder competitiva na qual você pode batalhar e subir de rank conforme joga. Existem também batalhas sem ranks, torneios para participar e uma porção de outras maneiras de participar. Um guia completo sobre os básicos do Pokémon Showdown pode ser encontrado aqui.

O Discord é outro meio popular entre os membros da Smogon para conversarem em tempo real. Clique aqui para entrar no servidor. É o chat principal é aberto para todos e você pode falar sobre praticamente qualquer assunto. Então, fique à vontade para compartilhar o link do nosso convite para qualquer um que não tenha visto este tópico. Se tiver uma badge, você será adicionado ao grupo de badgeholders e ganhará acesso ao canal Inside Scoop. Com exceção disso, o canal geral é livre. O canal #directory oferece uma lista de servers aprovados pela Smogon sobre variados e específicos assuntos de discussão.

Jogando nos Fóruns
São as categorias competitivas que colocam a Smogon na linha de frente do cenário competitivo de Pokémon. Discussões Competitivas é a parte do fórum em que tudo sobre os vários metagames da Smogon é discutido. Os subfóruns estão divididos em: Ubers, OverUsed, UnderUsed, RarelyUsed e NeverUsed, PU, Little Cup, Doubles OU, VGC, Battle Spot, Ruins of Alph (para metagames antes da sexta geração) e Other Metagames. Esses subfóruns são gerenciados por uma equipe de moderadores com um grande conhecimento do metagame em questão. Entre eles você encontrará diversos desafios de ladder, projetos da comunidade, tópicos de Q&A e de discussão. Você pode saber mais sobre cada fórum ao ler as regras e os tópicos fixados neles!

Os torneios do fórum são exatamente o que o nome diz: é o lugar no qual os torneios oficiais e não oficiais da Smogon ocorrem no Pokémon Showdown!. Os melhores dos melhores da comunidade competitiva da Smogon batalham entre si com regularidade em uma larga escala de torneios. Qualquer usuário pode participar (certifique-se de postar "in" quando inscrições para torneios forem abertas) ou gerenciar um torneio, mas tenha em mente que organizar um torneio é um trabalho árduo. Então, não deixe de ler as instruções e regras quando for fazer um torneio no fórum Tournament Application.


Aprendendo no Fórum
Se você ainda não sente que está pronto para embarcar no fórum, temos fontes para prepará-lo. Battling 101 é o programa de tutoria da Smogon: um grupo dedicado de jogadores experientes se voluntariou para compartilhar conhecimentos e afiar as habilidades de novos jogadores por meio de tutorias particulares. O objetivo deles é melhorar as habilidades dos jogadores e induzi-los a participar mais da Smogon. Confira o FAQ para saber como se envolver nesse processo.

A comunidade Rate My Team é uma das mais simples de entender como funciona diariamente. Membros publicam suas equipes para refiná-las e também avaliam as equipes de outros usuários para melhorá-las. Apresentação é crucial para RMT, mais ainda do que em outros fóruns, e as regras e instruções deviam ser lidas antes de publicar. O arquivo de RMT é uma subseção dedicada a preservar RMTs, o que marca gerações do desenvolvimento dos vários metagames da Smogon através de times bem elaborados, apresentados com excelência e, mais importante, bem-sucedidos. Rating Activities é o lugar onde aspirantes a avaliadores de equipes podem ir para aprender mais com outros avaliadores já estabilizados.

Contribuindo para o Fórum
A área de Content Creation guarda o principal pilar que ergue a Smogon: as análises de Pokémon competitivo. Contributions and Corrections, ou C&C, é o ponto no qual são feitas as análises e os artigos disponíveis no site. Você pode reservar um Pokémon sobre o qual queira escrever nos vários tópicos do Index espalhados pelos subfóruns de análises. Uma vez que tiver escrito uma análise, ela aparecerá no site! No entanto, há um processo pelo qual elas devem passar e, por isso, leia a introdução ao C&C antes de tomar qualquer atitude. É mais alguém experiente em mecânicas do in-game ou quer compartilhar algumas dicas / alguns truques? A ala Articles and In-Game Guide deve ser de maior agrado para você
É na Flying Press que escritores mais ávidos da Smogon redigem sobre análises, assuntos em maior destaque nos metagames, processos de suspect test e muito mais. Artistas, codificadores e gramáticos são bem-vindos! E, por falar em artistas e codificadores, o Smeargle Studio e / ou o Technical Projects pode(m) ser os locais em que você vai mais se engajar. Enquanto isso, a comunidade Create-A-Pokemon faz Pokémon a partir de votos em todos os quesitos, desde a tipagem até a entrada da Pokédex. Certifique-se de ler o essencial — incluindo o notório e definitivo Mission Statement — antes de participar.

Socializando no Fórum
O Congregation of the Masses é um fórum focado para os usuários debaterem sobre políticas, problemas sociais e etc. The Great Library é uma ala bem mais descontraída para falar sobre desenhos animados, mangás, músicas, vídeo games e muito mais. Podem falar sobre tudo, menos Pokémon. Circus Maximus é ainda mais descontraído, cheio de jogos da Mafia, roleplays e variações dos mesmos. A Sport Arena é sobre o que o próprio nome diz. Por outro lado, FireBot é um fórum um pouco mais obscuro quanto a seus assuntos, mas praticamente tudo aquilo que não se cobre é publicado lá. Geralmente é usado para fins cômicos, então novos usuários são encorajados a participar e interagir aqui em específico.

Há algumas dúvidas particulares e específicas do fórum sobre as quais os novos membros podem não estar atentos. Clique abaixo para se familiarizar com elas.

P: O que é um alerta?
R:
Alertas são notificações que você recebe no canto superior direito do Index do fórum. Você recebe notificações se tiver publicado em algum tópico e houver novas mensagens; estiver dando "Watch" em um tópico e surgir novas mensagens; tiver recebido uma curtida na sua publicação; alguém começar a seguir você; e se alguém tiver enviado uma mensagem no seu perfil. Porém, caso não queira receber alertas, você pode configurar suas preferências no Painel de Controle.

P: O que são seguidores e como os adquirimos?
R:
Seguidores é uma função à parte usada pelo sistema do fórum. Seguir alguém serve apenas para saber mais facilmente se o usuário está online ou não, uma vez que aparecem abaixo da lista dos staff online. Além disso, você pode acompanhar nas novidades o que as pessoas que você está seguindo estão fazendo no fórum, indo de mudanças de foto de perfil até quais publicações eles curtiram. Não há vantagens nem desvantagens ter vários seguidores ou seguir outras pessoas, mas pode ser um jeito divertido de se conectar a outros usuários e manter contato com seus amigos na Smogon.

P: Por que só alguns dos staff aparecem na lista "Staff Online Now"?
R:
A lista de staffs online mostra exclusivamente os Super Moderators e Administradores.

P: O que é hyperlink e como posso fazer?
R:
Fazer um hyperlink de um texto ou de uma imagem significa que você está anexando um URL ao dito texto ou à dita imagem para redirecioná-lo a esse URL quando clicar neles. Para fazer isso, coloque o URL em colchetes e adicione o texto ou a imagem entre eles da seguinte forma:

[ URL=URL AQUI.com ]textoemquevocêquerfazerhyperlink[ /URL ]
Outro modo de fazer isso é marcar o texto ou a imagem e apertar no ícone de correntes na aba de ferramentas da publicação e adicionar o link na caixa de texto. Isso automaticamente colocará o link naquilo que foi selecionado.

P: Como posso marcar o nome de alguém em uma publicação?
R:
Você pode marcar usuários ao colocar um "@" antes do nome deles, por exemplo, @Username123. A fim de anexar a página de perfil de alguém, você também pode usar o id encontrado no final do URL do usuário e colocá-lo entre os seguintes colchetes:
[ USER=ID DO MEMBRO AQUI ]nome[ /USER ].

Então, para anexar o link de um perfil, deve-se fazer do seguinte modo:

[ USER=189371 ]Vacate[ /USER ]

No entanto, diferente de marcar, isso não notificará o usuário.

P: Como posso mudar o nome / as descrições do meu perfil?
R: Você deve publicar neste tópico e esperar a aprovação de um staff.

P: Como publico imagens?
R:
Se tiver um URL terminando com os caracteres ( .png, .jpeg, .gif, etc.), você pode colocá-lo entre os colchetes [ IMG. ][ /IMG ], mas sem o ponto final do primeiro deles. Isso adicionará uma imagem na sua publicação. De outro modo, você pode clicar no botão semelhante a um quadro na aba de ferramentas da caixa de publicação e colocar seu link nela, o que automaticamente adicionará uma imagem.

P: Como troco a foto de perfil?
R:
Vá ao seu nome de usuário no canto superior direito do Index e aperte em "Avatar" logo abaixo. Se clicar no botão "Browse" na mensagem que surgir, você pode escolher uma imagem de seu computador para a Smogon. Além disso, caso tenha uma conta no Gravatar, você pode simplesmente adicionar seu email e ativar seu Gravatar na Smogon.

P: Como envio uma mensagem privada para alguém?
R:
Na Smogon, "mensagens privadas" são conhecidas apenas como conversas, e você pode falar com várias pessoas de uma vez! Para criá-las, vá ao botão "Inbox" no canto superior direito do Index e clique em "Start a New Conversation". Na nova aba, digite o nome dos participantes na primeira caixa; se você quiser adicionar mais participantes à conversa, separe os nomes deles com vírgula (,). Na caixa seguinte, você pode adicionar um título à conversa. No último espaço, apenas digite a mensagem e, depois, clique em "Start a Conversation". Assim, sua mensagem terá sido enviada.

P: O que é um CT?
R:
CT é uma abreviação para "custom title", cujo termo é usado na Smogon para identificar o texto abaixo do nome do usuário e do avatar dele. Membros regulares não podem editar seus CT, mas, uma vez que adquirem uma badge, eles podem livremente editar. Há alguns casos em que usuários sem badges tem um CT, como quando um membro troca seu nome de usuário e seu CT passa a ser "formerly [nome antigo do usuário]".

P: Como publico um vídeo do Youtube?
R:
Para postar um vídeo, tudo o que precisa fazer é pegar a parte do URL posterior ao "v=" e adicionar entre [ media.=youtube ][ /media ], mas ignorando o ponto final do primeiro colchete. Por exemplo, a fim de publicar um vídeo, você deve pegar o que está no final (1yw1Tgj9-VU) e adicionar entre os colchetes anteriores, como em: [ media=youtube ]1yw1Tgj9-VU[ /media ].

P: Como posso ocultar mensagens?
R:
"Hide", ou "Spoiler" da maneira como outras boards se referem, faz exatamente o que o nome diz: esconde mensagens. Essas mensagens ocultadas aparecerão em um fundo laranja com uma caixa de texto cinza ou dizendo "Show Hide" ou "Example (open)". O código para criar essa caixa é [ HIDE ][ /HIDE ] ou [ HIDE=Exemplo ][ /HIDE ]. Se o sinal de igual a (=) não for usado, a mensagem que aparecerá vai ser "Show Hide". O local onde "Exemplo" se encaixa é para adicionar um título; por exemplo, um nome para se referir a todos os Pokémon da primeira geração seria .

P: Como se responde a uma postagem?
R:
Ao clicar em "Responder" (localizado à direita na publicação de alguém) você poderá automaticamente dar uma resposta à publicação dessa pessoa. Fazer "[ quote ] Texto [ /quote ]" também executará a mesma ação, mas não marcará o autor da mensagem. Você pode apertar "Responder" em várias publicações a fim de comentar em mais de uma postagem de uma só vez.

P: O que "fat" significa em uma sentença?
R:
Não tema, o fórum não está tirando sarro de você quando faz isso! Ele simplesmente adiciona "fat" devido a uma velha piada na qual a caixa de frases sofreu uma alteração para adicionar isso e meio que acabou ficando assim. Acontece naturalmente, independente de qual for a frase, e não há necessidade de adicionar mais uma tag a ela. Isso também significa que não é possível a retirar, mas evite ficar muito confuso quanto a esse assunto!

P: O que é VM?
R:
VM vem de "Visitor Message", ou mensagem de visitante, e seria o equivalente a fazer postagens na página do Facebook de alguém ou de qualquer outra rede social do gênero. São nelas em que interações e comunicações de fácil acesso ocorrem. Todos os usuários têm uma página para VMs, mas configurações privadas podem ser feitas para desativá-las. A fim de fazer isso, siga conta > privacidade > desative o botão perto de "poste mensagens em sua página de perfil". Só de clicar o nome do usuário o levará ao VM e na caixa de texto em que está escrito "escreva uma mensagem" é o lugar no qual a mensagem irá se a configuração privada estiver desativada.

P: O que são badges e o que elas fazem?
R
: Badges são recompensas aos usuários que contribuem para o site. Ter uma delas lhe permite usar um arquivo de imagem maior como perfil e lhe dá acesso a uma board de discussões para os contribuintes da comunidade. Mais informações sobre elas e como as obter podem ser encontradas aqui.

P: O que são "trophy points"?
R:
Faz parte do Xenforo, o software de fórum usado pela Smogon. Atualmente não se usam eles.

P: Como posso calcular danos?
R:
Você pode encontrar a calculadora de danos com a atualização mais recente aqui.

P: O que é "Anything Goes"?
R:
Ubers é uma tier oficialmente organizada pela Smogon, mas Mega Rayquaza foi banido dela de imediato. Durante esse processo, Anything Goes foi uma banlist criada a fim de permitir aos jogadores usarem Mega Rayquaza de algum jeito. Anything Goes é, de certo modo, bem próximo às batalhas do in-game, posto que há poucas cláusulas e limitações. Contudo, não deve ser confundido com Balanced Hackmons, cuja tier possui diversas restrições para balancear o metagame.

P: Onde posso trocar Pokémon?
R:
O principal lugar na Smogon para trocar Pokémon com os outros é na seção Wi-Fi, posto que existem várias lojas entre as quais escolher, mas trocas rápidas / pequenas podem ser postadas neste tópico. Se quiser interagir em tempo real com quem faz trocas ou breeds, confira a sala Wi-Fi do Pokémon Showdown!. Lembre-se: hacks são estritamente desaprovados pela Smogon e a maioria dos locais incentiva práticas legítimas de troca. Seja íntegro.

P: Como posso ver os banimentos / suspect tests antigos da Smogon?
R:
Há uma lista de tópicos contendo suspect tests anteriores no fórum Blind Voting, mas atualmente não há um compedium de suspect tests ou bans para a maior parte das tiers.


Desejamos-lhe o melhor, e que você se torne um membro de longa data logo e com louvor. Se tiver qualquer pergunta que não possa ser respondida com as fontes disponíveis nesse fórum, procure um membro do staff e envie a ele uma mensagem privada. Todos e quaisquer moderadores ficarão felizes em ajudar.

Agradecimentos,

Comunidade Smogon
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Um recado rápido sobre os colchetes no FAQ: eles não devem conter espaço na hora de usá-los. Ou seja, se usar [ hide ][ /hide ], simplesmente não funcionará. Os espaços foram adicionados apenas para que eles se mantivessem intactos na publicação, já que estava gerando complicações na hora de publicar.

Espero que esta postagem os ajudem quando estiverem navegando pela Smogon e, caso identifiquem algum erro, não deixem de me contactar.
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top